4ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:”Valores em pauta:
Aprendizagens significativas e inovadoras em sala de aula” Tema Intercurricular: Sustentabilidade no sentido mais
significativo: Amor a vida, por todas as formas de vida e para vida
(Acessórios Teatrais) |
Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e
Tecnologia, Meio Ambiente Objeto
do conhecimento: Contextos e
Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de Criação |
Unidade Temática: Teatro
Ano: 7º Período: 03/05 a 13/05/2023 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES
|
|
(EF15AR18) Reconhecer e apreciar formas distintas
de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a
ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário,
a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional. (EF69AR19).
Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais
(variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de
personagens e narrativas etc.). (EF69AR27) Pesquisar e criar formas de
dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o
teatro contemporâneo. (EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e
grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas,
investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e
organização da atuação profissional em teatro. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
·
Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a percepção,
a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora
dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade.. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||
Informações
para os alunos: Boas-vindas. 1º Aula: 1º Momento: Levantando conhecimentos prévios - Origem do Teatro Ø Você sabe o que é teatro? Ø Você já assistiu uma apresentação
de teatro? Ø Você sabe o que é preciso para que
uma peça teatral aconteça? Teatro
- A origem do teatro A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades
primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes
sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência. Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar
lendas referentes aos deuses e heróis. O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C.,
em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do
vinho e da alegria. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem
como o local físico em que tal arte se apresenta. A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão
do empenho dos jesuítas em catequizar os índios. Professor,peça aos alunos para
assistir o vídeo: https://youtu.be/ur0iL3CURIQ ( Como Surgiu o Teatro) em seguida
aplique a atividade. Atividade
sobre o que você aprendeu 1) Em
que lugar a arte teatral teve sua origem de forma oficial? a)
Roma. b) Grécia. c) Itália.
d) Brasil 2) Como
surgiu o teatro na Grécia Antiga? 3) Como
se deu a implantação do teatro no Brasil? 4) Quando
se consolidou a manifestação teatral? 5) Em
que época o teatro ganhou força no Brasil? 2º
Momento: O TEATRO POPULAR BRASILEIRO ( Introdução) A primeira manifestação do teatro no Brasil ocorreu
no século XVI com o objetivo de catequização. O teatro era usado pelos jesuítas para ensinar a religião
católica aos índios ou colonos. Durante esse tempo, o padre Anchieta foi um dos principais jesuítas que mais
utilizou esse tipo de representação artística que era chamado de teatro de catequese. Na época, o teatro
possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam
espaços destinados à atividade teatral, as peças eram realizadas em praças, ruas ou escolas. 2ª Aula 1º Momento: Um marco importante do
teatro popular brasileiro foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta
e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838. O drama foi
encenado por uma associação verdadeiramente brasileira, com atores e
intenções nacionalistas liderado pelo ator João Caetano. Posteriormente, o
teatro popular no Brasil conseguiu ganhar notoriedade na década de 1950 com o
crescimento de um público interessado em ver nos palcos as grandes questões
nacionais. O teatro popular é definido como uma atração cultural destinada às
camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em circos,
praças e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo voltado para
o gosto simples do povo brasileiro. Com o regime militar em 1964, inúmeras
peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70, o teatro novamente
ressurge mostrando produções constantes.
O teatro de Ariano Suassuna impressiona
pela habilidade que o autor apresenta em misturar o culto e o popular, com a
finalidade de criar uma arte erudita a partir de características da cultura
popular do Nordeste. Uma de suas obras teatrais mais famosa é o Auto da
Compadecida. Trata-se de um drama sucedido no nordeste brasileiro, com elementos da tradição da
literatura de cordel e do gênero comédia. A obra mistura cultura popular e
tradição religiosa. CONCLUSÃO O teatro popular é uma expressão artística
realizada por um ator ou um grupo de atores em um palco, em que é interpretada uma história fictícia ou
não, com a colaboração de técnicos e auxiliares, sob a orientação de um diretor que monta a obra escrita por
um dramaturgo. Desse modo, o teatro é a arte da representação. Texto: (Tudo Sala de Aula, 2021) 2º Momento: Atividades sobre o que você aprendeu (Gabarito
em anexo) 1. A primeira manifestação teatral surgida no Brasil tinha a
finalidade de: a) ensinar a cultura dos portugueses aos
índios. b) transmitir as doutrinas religiosas do
catolicismo. c) representar as características do povo
brasileiro. d) incentivar a cultura popular nos
ambientes escolares. 2. Como foi chamado o primeiro teatro em território brasileiro? _____________________________________________________________________________________ 3. O que motivou o crescimento do teatro popular no Brasil? a) O interesse das pessoas por assuntos
religiosos. b) O interesse do povo em assuntos
nacionalistas. c) O aumento das classes menos favorecidas. d) O apoio do governo aos artistas
brasileiros. 4. Como podemos definir teatro popular? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 5. Com o regime militar em 1964, inúmeras peças teatrais foram
proibidas no Brasil. Isso significa que houve: a) emancipação. b) Independência. c) censura. d) calúnia. 6. Por que a tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição foi um
marco importante para o teatro popular brasileiro? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 7. Sobre as obras de Ariano Suassuna, assinale a alternativa que NÃO
apresenta uma característica da sua arte teatral. a) Produção letrada. b) Linguagem popular. c) Regionalismo e religiosidade. d) Cultura sulista. 8. Como é chamada a pessoa responsável em elaborar um texto com o
objetivo de transportá-lo para os palcos? a) Dramaturgo. b) Diretor teatral. c) Ator ou atriz. d) Assistente técnico. 9. Para você, por que o teatro popular é
considerado uma arte? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 3ª Aula 1º Momento: Levantando Conhecimentos Prévios Vocês sabiam que podemos contribuir para
preservação do meio ambiente? E dessa formar criar várias coisas legais? Como nós estamos estudando sobre o
teatro,iremos ver que até no teatro eles criam roupas costumizadas, jóias,
cintos, chapéus, pulseiras, relógios e muito mais.Isto é reciclar! ·
Nesta
aula vamos aprender a proteger o meio ambiente. 1) Você já ouviu falar pra que serve a sustentabilidade? 2) O que você entende
sobre a sustentabilidade? 3) Como podemos
contribuir para uma vida sustentável? ·
Professor,
explique para os alunos o que é sustentabilidade É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre
Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e
propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a
conservação ambiental. Exemplos de Sustentabilidade Preferência
por consumir produtos biodegradáveis; Separar
o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de
caminhadas ou bicicletas. Confira alguns exemplos de ações que integram o conceito de sustentabilidade ambiental. 1.
Usar fontes de energia renováveis e limpas. ... 2.
Racionalizar e controlar a exploração de recursos
minerais. ... 3.
Reciclagem do lixo. ... 4.
Usar meios de transporte não-poluentes. ... 5.
Racionalizar o consumo de energia e água. Adotar a prática dos três “erres”:
o primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar adquirir produtos
desnecessários; o segundo R. de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite
embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de
RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto
ou, então, em produto semelhante.
http://educacaodevalor.blogspot.com.br/2011/11/atividade-sobre-desenvolvimento.html 6.
2º Momento: Quais
são os adereços no Teatro? Quais são os adereços? Adereço formalmente conhecido como (propriedade teatral),
é todo objeto usado para enfeite, como anéis, pulseiras, brincos, colares,
cintos, chapéus ou adornos. São chamados adereço de
cabeça, chapéus com plumas, como os enfeites de cabeça de escola de
samba que são bem mais elaborados. Em espectáculos e na indústria audiovisual, refere-se a todo objeto
(objeto de cena) necessário ao uso do atuante (ator, locutor,
entrevistador, etc.) Adereços e aderecista
Significado de Aderecista substantivo
masculino e feminino Quem faz adereços, quem confecciona peças de
vestuário ou objetos de decoração que compõem o cenário para uma peça de
teatro, um filme ou obra televisiva. Profissional encarregado dos adereços.
Etimologia (origem da palavra aderecista). Adereço +
ista. Função do aderecista no teatro
Confecciona, cria e organiza
adereços e pesquisa materiais alternativos para montagem de cenários
teatrais, de novela, dentre outros. Disponível em: https://www.vivendobauru.com.br/o-que-e-aderecos-no-teatro/, acesso em Atividade 1- Descreva o que são adereços. 2- Qual é o papel do adereço na
cena teatral? 3- Como é chamado o profissional
que confecciona os adereços? 4- Seguindo orientações do
professor e com base no que você estudou, produza o seu próprio adereço. 5- Agora
que você conhece a história do teatro monte seu texto como se fosse uma cena
de uma peça teatral, com o tema Sustentabilidade e o Meio Ambiente. ( O aluno(a) usará após a confecção do
teatro de sombras na nossa 4ª aula)
4ªAula 1º Momento: Os tipos de teatro de sombras Elas podem ser operadas por baixo, com varas, como no teatro javanês; com varas que ficam em ângulo reto com a
tela, como no teatro chinês e grego; ou por meio de cordões escondidos atrás dos bonecos como nas sombras chinesas.
O teatro de sombras não precisa se limitar a figuras planas. “Existe
uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano
121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina
favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino
das Sombras”, caso contrário ele seria morto. A iluminação
no teatro de sombras vai
além de refletores e equipamentos que projetam, afinal, as luzes indesejáveis
e fora de controle, que podem surgir por uma janela, um reflexo, um flash
fotográfico, um poste de iluminação pública ou outra fonte inesperada, também
podem invadir e ocupar a atenção do público. 2º Momento: Aplicando o que você aprendeu 1- Como é
a presença do cenário no teatro de sombras? 2- Quem
foi o criador do teatro de sombras? 3-
Qual
é a lenda do teatro de sombras? 3º Momento:
Agora é a sua vez! Para
construir um teatro de sombras, você vai precisar dos seguintes materiais: Agora
é só apresentar a peça que você escreveu e se divertir! ANEXO: GABARITO 1B / 2. Teatro de catequese. / 3B /
4. Como uma atração cultural destinada às camadas da sociedade menos
favorecida, pois é um teatro feito em circos, praças e em espaços públicos,
por artistas amadores, e sobretudo voltado para o gosto simples do povo
brasileiro. / 5C / 6. Porque foi encenado por uma associação
verdadeiramente brasileira, com atores e intenções nacionalistas. / 7D / 8A /
9. Resposta Pessoal. Fonte de Pesquisa: http://saladelinguaportuguesablog.blogspot.com/2015/07/a-partir-da-leitura-do-texto-abaixo.html?m=1,
Disponível em 18/04/2023 https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-sitio-do-picapau-amarelo-6o-ano/ https://www.tudosaladeaula.com/2022/04/atividade-de-arte-teatro-popular-brasileiro-6ao9ano-com- gabarito.html https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee- ngOa9MzjSdqNMXoI
7ºano acessado em 24/07/2022 https://youtu.be/cERyzrRgm5Uacessado
em 24/07/2022
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário