4ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 7ºANO 2023

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:”Valores em pauta: Aprendizagens significativas e inovadoras em sala de aula”

Tema Intercurricular:  Sustentabilidade no sentido mais significativo: Amor a vida, por todas as formas de vida e para vida (Acessórios Teatrais)

Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de Criação

Unidade Temática: Teatro          Ano:                Período:  03/05 a 13/05/2023                       Aulas: 04

HABILIDADES

 (EF15AR18)  Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.

 (EF69AR19). Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.).

(EF69AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade..

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 

1º Aula:

1º Momento: Levantando conhecimentos prévios - Origem do Teatro

Ø  Você sabe o que é teatro?

Ø  Você já assistiu uma apresentação de teatro?

Ø  Você sabe o que é preciso para que uma peça teatral aconteça?

                                         

Teatro - A origem do teatro

A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.

Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.

O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.

A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.

A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios.

Professor,peça aos alunos para assistir o vídeo: https://youtu.be/ur0iL3CURIQ ( Como Surgiu o Teatro) em seguida aplique a atividade.

 

Atividade sobre o que você aprendeu

1)      Em que lugar a arte teatral teve sua origem de forma oficial?

        a) Roma.   b) Grécia.  c) Itália.  d) Brasil

2)      Como surgiu o teatro na Grécia Antiga?

3)      Como se deu a implantação do teatro no Brasil?

4)      Quando se consolidou a manifestação teatral?

5)      Em que época o teatro ganhou força no Brasil?

2º Momento: O TEATRO POPULAR BRASILEIRO ( Introdução)

A primeira manifestação do teatro no Brasil ocorreu no século XVI com o objetivo de catequização. O teatro

era usado pelos jesuítas para ensinar a religião católica aos índios ou colonos. Durante esse tempo, o padre

Anchieta foi um dos principais jesuítas que mais utilizou esse tipo de representação artística que era

chamado de teatro de catequese. Na época, o teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que

artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram

realizadas em praças, ruas ou escolas.

 

2ª Aula

1º Momento:

                                     O TEATRO POPULAR

Um marco importante do teatro popular brasileiro foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838. O drama foi encenado por uma associação verdadeiramente brasileira, com atores e intenções nacionalistas liderado pelo ator João Caetano. Posteriormente, o teatro popular no Brasil conseguiu ganhar notoriedade na década de 1950 com o crescimento de um público interessado em ver nos palcos as grandes questões nacionais. O teatro popular é definido como uma atração cultural destinada às camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em circos, praças e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo voltado para o gosto simples do povo brasileiro. Com o regime militar em 1964, inúmeras peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70, o teatro novamente ressurge mostrando produções constantes.

                                      O TEATRO DE ARIANO SUASSUNA

O teatro de Ariano Suassuna impressiona pela habilidade que o autor apresenta em misturar o culto e o popular, com a finalidade de criar uma arte erudita a partir de características da cultura popular do Nordeste. Uma de suas obras teatrais mais famosa é o Auto da Compadecida. Trata-se de um drama sucedido no nordeste

brasileiro, com elementos da tradição da literatura de cordel e do gênero comédia. A obra mistura cultura popular e tradição religiosa.

 CONCLUSÃO

O teatro popular é uma expressão artística realizada por um ator ou um grupo de atores em um palco, em

que é interpretada uma história fictícia ou não, com a colaboração de técnicos e auxiliares, sob a orientação

de um diretor que monta a obra escrita por um dramaturgo. Desse modo, o teatro é a arte da representação.

Texto: (Tudo Sala de Aula, 2021)

 

2º Momento: Atividades sobre o que você aprendeu (Gabarito em anexo)

1. A primeira manifestação teatral surgida no Brasil tinha a finalidade de:

a) ensinar a cultura dos portugueses aos índios.

b) transmitir as doutrinas religiosas do catolicismo.

c) representar as características do povo brasileiro.

d) incentivar a cultura popular nos ambientes escolares.

 

2. Como foi chamado o primeiro teatro em território brasileiro?

_____________________________________________________________________________________

 

3. O que motivou o crescimento do teatro popular no Brasil?

a) O interesse das pessoas por assuntos religiosos.

b) O interesse do povo em assuntos nacionalistas.

c) O aumento das classes menos favorecidas.

d) O apoio do governo aos artistas brasileiros.

 

4. Como podemos definir teatro popular?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

5. Com o regime militar em 1964, inúmeras peças teatrais foram proibidas no Brasil. Isso significa que

houve:

a) emancipação.

b) Independência.

c) censura.

d) calúnia.

6. Por que a tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição foi um marco importante para o teatro

popular brasileiro?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

7. Sobre as obras de Ariano Suassuna, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica da

sua arte teatral.

a) Produção letrada.

b) Linguagem popular.

c) Regionalismo e religiosidade.

d) Cultura sulista.

 

8. Como é chamada a pessoa responsável em elaborar um texto com o objetivo de transportá-lo para os

palcos?

a) Dramaturgo.

b) Diretor teatral.

c) Ator ou atriz.

d) Assistente técnico.

9. Para você, por que o teatro popular é considerado uma arte?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

 

3ª Aula

1º Momento: Levantando Conhecimentos Prévios

Vocês sabiam que podemos contribuir para preservação do meio ambiente? E dessa formar criar várias coisas legais?

Como nós estamos estudando sobre o teatro,iremos ver que até no teatro eles criam roupas costumizadas, jóias, cintos, chapéus, pulseiras, relógios e muito mais.Isto é reciclar!

·         Nesta aula vamos aprender a proteger o meio ambiente.

 

  1) Você já ouviu falar pra que serve a sustentabilidade?

  2) O que você entende sobre a sustentabilidade?

  3) Como podemos contribuir para uma vida sustentável?

 

·         Professor, explique para os alunos o que é sustentabilidade

É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Exemplos de Sustentabilidade

Preferência por consumir produtos biodegradáveis; Separar o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas.

Confira alguns exemplos de ações que integram o conceito de sustentabilidade ambiental.

1.      Usar fontes de energia renováveis e limpas. ...

2.      Racionalizar e controlar a exploração de recursos minerais. ...

3.      Reciclagem do lixo. ...

4.      Usar meios de transporte não-poluentes. ...

5.      Racionalizar o consumo de energia e água.

Adotar a prática dos três “erres”: o primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R. de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.

                                                  http://educacaodevalor.blogspot.com.br/2011/11/atividade-sobre-desenvolvimento.html

6.       

2º Momento: Quais são os adereços no Teatro?

Quais são os adereços?

Adereço formalmente conhecido como (propriedade teatral), é todo objeto usado para enfeite, como anéis, pulseiras, brincos, colares, cintos, chapéus ou adornos. São chamados adereço de cabeça, chapéus com plumas, como os enfeites de cabeça de escola de samba que são bem mais elaborados. Em espectáculos e na indústria audiovisual, refere-se a todo objeto (objeto de cena) necessário ao uso do atuante (ator, locutor, entrevistador, etc.)

Adereços e aderecista

Significado de Aderecista substantivo masculino e feminino Quem faz adereços, quem confecciona peças de vestuário ou objetos de decoração que compõem o cenário para uma peça de teatro, um filme ou obra televisiva. Profissional encarregado dos adereços. Etimologia (origem da palavra aderecista). Adereço + ista.

Função do aderecista no teatro

Confecciona, cria e organiza adereços e pesquisa materiais alternativos para montagem de cenários teatrais, de novela, dentre outros.

Disponível em: https://www.vivendobauru.com.br/o-que-e-aderecos-no-teatro/, acesso em

Atividade

1- Descreva o que são adereços.

2- Qual é o papel do adereço na cena teatral?

3- Como é chamado o profissional que confecciona os adereços?

4- Seguindo orientações do professor e com base no que você estudou, produza o seu próprio adereço.

5- Agora que você conhece a história do teatro monte seu texto como se fosse uma cena de uma peça teatral, com o tema Sustentabilidade e o Meio Ambiente. ( O aluno(a) usará após a confecção do teatro de sombras na nossa 4ª aula)        

4ªAula

1º Momento:

Os tipos de teatro de sombras

Elas podem ser operadas por baixo, com varas, como no teatro javanês; com varas que ficam em ângulo reto com a tela, como no teatro chinês e grego; ou por meio de cordões escondidos atrás dos bonecos como nas sombras chinesas. O teatro de sombras não precisa se limitar a figuras planas.

Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário ele seria morto.

iluminação no teatro de sombras vai além de refletores e equipamentos que projetam, afinal, as luzes indesejáveis e fora de controle, que podem surgir por uma janela, um reflexo, um flash fotográfico, um poste de iluminação pública ou outra fonte inesperada, também podem invadir e ocupar a atenção do público.

 

2º Momento:

Aplicando o que você aprendeu

 

1-    Como é a presença do cenário no teatro de sombras?

2-    Quem foi o criador do teatro de sombras?

3-    Qual é a lenda do teatro de sombras?

 

3º Momento: Agora é a sua vez!

Para construir um teatro de sombras, você vai precisar dos seguintes materiais:

 

 

Agora é só apresentar a peça que você escreveu e se divertir!

ANEXO:

 

GABARITO

1B / 2. Teatro de catequese. / 3B / 4. Como uma atração cultural destinada às camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em circos, praças e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo voltado para o gosto simples do povo brasileiro. / 5C / 6. Porque foi encenado por uma associação verdadeiramente brasileira, com atores e intenções nacionalistas. / 7D / 8A / 9. Resposta Pessoal. 

 

Fonte de Pesquisa:

http://saladelinguaportuguesablog.blogspot.com/2015/07/a-partir-da-leitura-do-texto-abaixo.html?m=1, Disponível em 18/04/2023

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-sitio-do-picapau-amarelo-6o-ano/

https://www.tudosaladeaula.com/2022/04/atividade-de-arte-teatro-popular-brasileiro-6ao9ano-com-

gabarito.html

https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee-

ngOa9MzjSdqNMXoI 7ºano acessado em 24/07/2022

https://youtu.be/cERyzrRgm5Uacessado em 24/07/2022

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário