4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida! Temas: Contemporâneos/Integradores Ciência
e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do conhecimento: : Contextos e
Práticas/Sistema de linguagem/ Matrizes Estéticas e Cultural/ Processos de
Criação- As Primeiras Expressões Artísticas |
Unidade Temática: Artes Visuais
Ano: 6º Período: 14/06 a 03/07/2021 Aulas: 4 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de
artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes
matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes
contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário,
a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes
estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as
linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema,
animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos
diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes
visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço,
movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR031) Relacionar as práticas artísticas ás
diferentes dimensões de vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
·
Explorar,
conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais
do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais
brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para
reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a
diferentes contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender
as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive
aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e
comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de
produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar
a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3. Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Informações
para os alunos:
Boas-vindas.
-Informações sobre a forma
das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez...
- Duração (36 minutos cada aula)
- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)
- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula)
-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos
1ª AULA: A Arte na Pré-História – 6º ano
1º Momento
1º Momento:
Para falar sobre a Pré-história, o professor
deverá apresentar a charge abaixo e propor os seguintes questionamentos a
turma:
1. Qual a atividade os
dois personagens estão executando?
2. Como estão vestidos
os homens da imagem?
3. Os dois personagens
são homens pré-históricos? Justifique com elementos da charge.
Disponível em: < http://prof-maurosergio.blogspot.com.br/2011/02/atividade-1a.html > Acesso em: 08/06/2021
Em
seguida o professor irá apresentar o texto a seguir:
A Arte na
Pré-História
Um dos
períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não
foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior
à escrita. Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras
impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na
Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os
problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das
necessidades. O homem pré-histórico era capaz de se expressar
artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas.
Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de
cenas de seu cotidiano (caça, rituais, danças, alimentação, etc.).
Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O
estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os
cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos. Para fazerem as
pinturas nas paredes de cavernas, os homens da Pré-História usavam sangue de
animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, etc.
Leia junto
com os alunos A História da Escrita.
1º Agora chegou a sua vez! AMIGO AMOR TERRA HOMEM ANIMAL NATUREZA CASA CAVERNA
2º FAÇA UM LINDO DESENHO USANDO CARVÃO
Pedir aos alunos que assistam ao vídeo sobre uma família da
pré-história “Os Flinstones.”
https://www.youtube.com/watch?v=6jNFsySOfAQ&t=40s&ab_channel=PoloFilmesFilmeRaros
– Acessado em
08/06/2021
Mas, diferente da moderna vida dos Flintstones, naquele tempo a
realidade era dura como pedra, porém nem um pouco romântica, como um poema. Os
primeiros humanos eram rudes, e se arranjavam de formas mais grosseiras que se
possa imaginar. Os primeiros seres foram chamados pelos cientistas de
“hominídeos”.
Hominídeos - Eles são grupos de seres
pré-históricos bem parecidos com o homem atual. Os gêneros de hominídeos
variaram tanto quanto sua temporalidade que era de cinco milhões de anos até,
mais ou menos 120 mil anos.
Os grupos de
hominídeos são classificados como:
- Caçadores
– Aqueles que dependiam da caça para sua sobrevivência
- Coletores
- os que saciavam suas necessidades valendo-se de frutas e plantas
Os hominídeos
não possuam o costume de fixarem território. Não tinham morada certa, portanto,
migravam cada vez que a necessidade de sobrevivência os instigava.
Imagine você acordando em plena idade da pedra, com muita fome e
sede. Precisa utilizar a instalações sanitárias, banhar-se e arrumar algumas
tarefas para fazer…
ATIVIDADE
Produção
Textual: O diário de um cavernante – Pré-história
Material necessário
- Folha
de papel ou caderno
- Caneta
ou lápis
Passo a passo para a atividade (Produção
Textual)
1.
Nessa atividade, os alunos deverão imaginar que são hominídeos,
portanto, irão criar, individualmente,a página de um diário, descrevendo como
foi seu dia de homem ou mulher da caverna.
2.
Eles deverão descrever como foi acordar e encarar o sol, como
conseguiram banho e comida. Falarão de que forma se arranjaram, até que a noite
os obrigou a voltar para a caverna, e por que voltaram?
3.
Após a construção do texto, peça que compartilhem sua criação
para os professores e reflitam como fariam se houvesse recursos e a tecnologia
que existe hoje.
3ª AULA Paleolítico ou Idade da Pedra
Lascada
Esse período pode ser dividido em três fases:
Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
1. Paleolítico : O famoso tempo da pedra lascada.
O paleolítico é também o tempo em que a humanidade aprendeu a dominar o
fogo, “tecnologia” que permitiu avanços quanto à alimentação e meios para
suportar os climas frios.
2. O Neolítico: Tempo da pedra polida – Esse foi o tempo
da tecnologia rústica, ou seja, o aprendizado do uso de artefatos como
pedra, madeira, pedaços de ossos e cerâmica é importante para que esse
período seja identificado. É neste período que o homem dominou a agricultura e
aprendeu domesticar animais, possibilitando a sua fixação em determinados
locais.
3.
Mesolítico/Idade dos metais ; Esse tempo foi considerado como sendo o último
período da pré história, que corresponde ao período em que o homem passou a ter
um domínio perfeito sobre o fogo e começou a fazer a fusão de metais,
obtendo o bronze, por exemplo. Esse período data de 6 a 5 mil anos atrás e
coincide com o aparecimento das primeiras civilizações.
4. Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico
produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com
a utilidade do objeto, também esculturas de metal.
5. A pré-história
durou até 6.000 anos antes de Cristo, aproximadamente, quando foi possível
verificar vestígios do início da escrita.
ATIVIDADE
1. QUESTÃO
Após fazer uma
leitura atenta do texto, responda as questões a baixo.
1) A história da arte é dividida em 3 períodos
principais, quais são eles?
2) Qual o período da história que o homem era nômade, ou seja, não tinha
habitação fixa?
3) Qual a principal característica dos desenhos da Idade da
Pedra Lascada?
4) Em qual período o homem dominou o fogo?
2. QUESTÃO
O desenvolvimento da técnica de tecer
panos, de fabricar cerâmicas e a construção das primeiras moradias se deu em
qual período da pré-história?
3. QUESTÃO
As
primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos
nas paredes de argila das cavernas ou de técnicas diversificadas, mas também
muito simples. Quanto a estas características iniciais da arte rupestre julgue as
afirmações abaixo (V) VERDADEIRAS ou (F) FALSAS:
a) ( ) Uma das técnicas mais usadas e detectadas
em várias partes do mundo com características bastante semelhantes é o
Naturalismo.
b) ( )
Suas esculturas valorizam de forma explícita o corpo humano, sobretudo, o
masculino
c ) ( )
Havia-se a intenção imediata do artista em criar uma arte decorativa.
d) ( ) Uma das obras em escultura mais fascinante
deste período é a escultura da Vênus Willendorf
e a de Savinhano.
4. QUESTÃO
A arte
rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do
homem ao longo de toda sua história. Como era feita a tinta nesse período?
5. QUESTÃO
Qual das
alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre?
Assinale somente uma alternativa.
a) A arte rupestre era
composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em
paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.
b) Tipo de arte feita na
Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira.
c) Pinturas feitas com
sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste
período.
d) Estilo artístico onde os artistas podiam expor
suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.
4ª AULA
Exposição –
Homem da caverna- Pré-história
Que tal uma atividade, com exposição de material construído
pelos próprios alunos? A proposta é para que os alunos soltem a criatividade e
criem peças artesanais, parecidas com utensílios primitivos.
Material necessário
- Caixas
e caixotes velhos
- Cola
- pedras
e argila, galhos secos, folhas…
Passo a passo para a atividade 1ª
Exposição – Homem da caverna
1.
Promova uma exposição, onde os alunos serão desafiados a
construírem artefatos com matéria prima da natureza.
2.
Poderão ser pequenos carros com galhos de árvore, maquetes de
cavernas feita com a colagem de folhas de árvores, estilingues com galhos,
quadros e vasilhas feitos com pedrinhas, com bucha vegetal, osso secos de
frango, penas…
3.
Eles poderão usar vasos, caixas de pizzas ou outros objetos e
cobri-los com cola e areia, pedras, folhas secas… para simularem peças da idade
da pedra.
4.
A participação será individual. O aluno fará um relatório de
tudo que usou pra confeccionar sua arte.
5.
No dia marcado para a exposição, permita que os alunos exponham
suas obras de artes, e separem um trecho para explicarem sobre sua
criação. Peça que cada grupo explique a diferença entre a pedra lascada e
a pedra polida, o paleolítico e o neolítico…
6.
Para concluir, façam uma votação secreta, para saber quem foi
mais criativo, qual homem da caverna criou a obra de arte mais interessante.
Quem
disse que aprender é massante? Pelo contrário, poderá ser muito interessante!
OBSERVAÇÃO:
CABE AO PROFESSOR ESTIPULAR A DATA DE ENTREGA, EXEMPLO: 05/07 SERÁ O ÚLTIMO DIA
DE ENTREGA.
2º MOMENTO - RELEMBRANDO
Arte rupestre- as mais antigas produções humanas já encontradas.
Outro destaque com relação à Pré-História e aos documentos
estudados por especialistas dessa área é a arte rupestre. Eles são a prova de que
o homem daquela época, já possuía inteligência. Ele já sabia que poderia
registrar o que lhe acontecia, em desenhos nas pedras.
A pré-história diz respeito ao período que antecede às primeiras
civilizações, embora já houvesse a existência dos hominídeos, eles não se
portavam como o homem histórico, o qual dominava um território, se organizava,
edificava, implantando seus costumes e culturas junto às suas tribos.
O homem primitivo era nômade, e apenas se preocupava com a
própria sobrevivência. No entanto, a pré- história já seria um
ensaio e preparativo do espaço, para que pudesse se estabelecer a história.
Pois bem, agora que já lemos um resumo do que vem a ser a
Pré-História, que tal passarmos aos exercícios para fixarmos melhor essa ideia?
Pintando a
Pedra – Pré-história
Se já existiam artistas naquela época, o que não diríamos do dia
de hoje? Desafio você a criar algo fantástico com pedras, tinta e
imaginação, vai lá?
Passo a passo para a atividade Pintando
a pedra – Pré-história
1.
Peça aos alunos que selecione pedras de diversos tamanhos (que
não sejam pesadas de mais);
2.
Tintas e pincéis;
3.
Deixe que usem, portanto, a criatividade e criem peças,
personagens, ou o que quiserem
4.
Se houver tempo disponível, convide a alguns deles a dizerem o
que a sua obra de arte lhe faz lembrar (Você poderá se surpreender).
Em tudo o que fazemos, sempre ficará um pedaço de nós,
manifestando o que há dentro em nossa alma.
Veja o exemplo:
https://minhasatividades.com/10-atividades-sobre-pre-historia/ acessado: 08/06/2021
RELEMBRANDO
A PRÉ-HISTÓRIA USANDO O MAPA MENTAL
O
que é um mapa mental?
Um mapa mental
é um diagrama utilizado
para organizar informações
de maneira visual. O mapa mental pode ser utilizado para
estudos, para organização de tarefas ou estruturação de um planejamento.
No centro de um
mapa mental coloca-se o objetivo ou a ideia central, de onde partem outras
informações a ela relacionadas. É possível fazer diversas ramificações a partir
de cada palavra-chave
ARTE
https://www.significados.com.br/mapa-mental/
https://br.pinterest.com/pin/146015212904019341/ Acessado 08/07/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário