SEQUÊNCIA DIDÁTICA –14/06 a 03/07/2021

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!

Temas: Contemporâneos/Integradores

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento:  :  Contextos e Práticas/Sistema de linguagem/ Matrizes Estéticas e Cultural/ Processos de Criação- As Primeiras Expressões Artísticas

Unidade Temática: Artes Visuais      Ano: 6º                Período: 14/06 a 03/07/2021       Aulas: 4

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

 

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

 (EF69AR031) Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões de vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. 

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.  Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

1ª AULA: A Arte na Pré-História – 6º ano

1º Momento

1º Momento:

 Para falar sobre a Pré-história, o professor deverá apresentar a charge abaixo e propor os seguintes questionamentos a turma:

1.     Qual a atividade os dois personagens estão executando?

2.     Como estão vestidos os homens da imagem?

3.     Os dois personagens são homens pré-históricos? Justifique com elementos da charge.

Disponível em: < http://prof-maurosergio.blogspot.com.br/2011/02/atividade-1a.html > Acesso em: 08/06/2021 

 

 Em seguida o professor irá apresentar o texto a seguir:

A Arte na Pré-História


     Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano (caça, rituais, danças, alimentação, etc.). Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos. Para fazerem as pinturas nas paredes de cavernas, os homens da Pré-História usavam sangue de animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, etc.

Leia junto com os alunos A História da Escrita.

   

1º Agora chegou a sua vez!

IMAGINE QUE VOCÊ TENHA VIVIDO NA PRÉ-HISTÓRIA. CRIE SINAIS OU DESENHOS PARA REPRESENTAR AS PALAVRAS ABAIXO:

AMIGO

 

AMOR

 

TERRA

 

HOMEM

 

ANIMAL

 

NATUREZA

 

CASA

 

CAVERNA

 

 

 

2º FAÇA UM LINDO DESENHO USANDO CARVÃO

 

 

 

 

 

 


 

 

2º AULA:

Pedir aos alunos que assistam ao vídeo sobre uma família da pré-história “Os Flinstones.”  

https://www.youtube.com/watch?v=6jNFsySOfAQ&t=40s&ab_channel=PoloFilmesFilmeRaros

– Acessado em 08/06/2021

Mas, diferente da moderna vida dos Flintstones, naquele tempo a realidade era dura como pedra, porém nem um pouco romântica, como um poema. Os primeiros humanos eram rudes, e se arranjavam de formas mais grosseiras que se possa imaginar. Os primeiros seres foram chamados pelos cientistas de “hominídeos”.

Hominídeos - Eles são  grupos de seres pré-históricos bem parecidos com o homem atual. Os gêneros de hominídeos variaram tanto quanto sua temporalidade que era de cinco milhões de anos até, mais ou menos 120 mil anos.

Os grupos de hominídeos são classificados como:

  • Caçadores – Aqueles que dependiam da caça para sua sobrevivência
  • Coletores - os que saciavam suas necessidades valendo-se de frutas e plantas

Os hominídeos  não possuam o costume de fixarem território. Não tinham morada certa, portanto, migravam cada vez que a necessidade de sobrevivência os instigava.

Imagine você acordando em plena idade da pedra, com muita fome e sede. Precisa utilizar a instalações sanitárias, banhar-se e arrumar algumas tarefas para fazer…

ATIVIDADE

Produção Textual: O diário de um cavernante – Pré-história

Material necessário

  • Folha de papel ou caderno
  • Caneta ou lápis

Passo a passo para a atividade (Produção Textual)

1.    Nessa atividade, os alunos deverão imaginar que são hominídeos, portanto, irão criar, individualmente,a página de um diário, descrevendo como foi seu dia de homem ou mulher da caverna.

2.    Eles deverão descrever como foi acordar e encarar o sol, como conseguiram banho e comida. Falarão de que forma se arranjaram, até que a noite os obrigou a voltar para a caverna, e por que voltaram?

3.    Após a construção do texto, peça que compartilhem sua criação para os professores e reflitam como fariam se houvesse recursos e a tecnologia que existe hoje.

 

3ª AULA  Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

 

Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

1.    Paleolítico : O famoso tempo da pedra lascada. O paleolítico é também o tempo em que a humanidade aprendeu a dominar o fogo, “tecnologia” que permitiu avanços quanto à alimentação e meios para suportar os climas frios.

2.    O Neolítico: Tempo da pedra polida – Esse foi o tempo da tecnologia rústica, ou seja, o aprendizado do  uso de artefatos como pedra, madeira, pedaços de ossos e cerâmica é importante  para que esse período seja identificado. É neste período que o homem dominou a agricultura e aprendeu domesticar animais,  possibilitando a sua fixação em determinados locais.

3.    Mesolítico/Idade dos metais ; Esse tempo foi considerado como sendo o último período da pré história, que corresponde ao período em que o homem passou a ter um  domínio perfeito sobre o fogo e começou a fazer a fusão de metais, obtendo o bronze, por exemplo. Esse período data de 6 a 5 mil anos atrás e coincide com o aparecimento das primeiras civilizações.

 

4.    Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto, também esculturas de metal.

5.    A pré-história durou até 6.000 anos antes de Cristo, aproximadamente, quando foi possível verificar vestígios do início da escrita.

 

                               

 

 

 

ATIVIDADE

 

1. QUESTÃO

Após fazer uma leitura atenta do texto, responda as questões a baixo.

 

1) A história da arte é dividida em 3 períodos principais, quais são eles?

 

2) Qual o período da história que o homem era nômade, ou seja, não tinha habitação fixa?

 

3) Qual a principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada?

 

4) Em qual período o homem dominou o fogo?

 

2. QUESTÃO

 O desenvolvimento da técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e a construção das primeiras moradias se deu em qual período da pré-história?

 

3. QUESTÃO

 

 As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas ou de técnicas diversificadas, mas também muito simples. Quanto a estas características iniciais da arte rupestre julgue as afirmações abaixo (V) VERDADEIRAS ou (F) FALSAS:

 

a) (  ) Uma das técnicas mais usadas e detectadas em várias partes do mundo com características bastante semelhantes é o Naturalismo.

 

b) (    ) Suas esculturas valorizam de forma explícita o corpo humano, sobretudo, o masculino

 

c ) (    ) Havia-se a intenção imediata do artista em criar uma arte decorativa.

 

d) (  ) Uma das obras em escultura mais fascinante deste período é a escultura da Vênus Willendorf  e a de Savinhano.

 

4. QUESTÃO

 

 A arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem ao longo de toda sua história. Como era feita a tinta nesse período?

 

5. QUESTÃO

 

 Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre?

 Assinale somente uma alternativa.

 

a) A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.

 

b) Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira.

 

c) Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste período.

 

d) Estilo artístico onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.

 

4ª AULA

Exposição – Homem da caverna- Pré-história

Que tal uma atividade, com exposição de material construído pelos próprios alunos? A proposta é para que os alunos soltem a criatividade e criem peças artesanais, parecidas com utensílios primitivos.

Material necessário

  • Caixas e caixotes velhos
  • Cola
  • pedras e argila, galhos secos, folhas…

Passo a passo para a atividade 1ª Exposição – Homem da caverna

1.    Promova uma exposição, onde os alunos serão desafiados a construírem artefatos com matéria prima da natureza.

 

2.    Poderão ser pequenos carros com galhos de árvore, maquetes de cavernas feita com a colagem de folhas de árvores, estilingues com galhos, quadros e vasilhas  feitos com pedrinhas, com bucha vegetal, osso secos de frango, penas…

 

3.    Eles poderão usar vasos, caixas de pizzas ou outros objetos e cobri-los com cola e areia, pedras, folhas secas… para simularem peças da idade da pedra.

 

4.    A participação será individual. O aluno fará um relatório de tudo que usou pra confeccionar sua arte.

 

5.    No dia marcado para a exposição, permita que os alunos exponham suas obras de artes, e separem um trecho para explicarem sobre sua criação.  Peça que cada grupo explique a diferença entre a pedra lascada e a pedra polida, o paleolítico e o neolítico…

6.    Para concluir, façam uma votação secreta, para saber quem foi mais criativo, qual homem da caverna criou a obra de arte mais interessante.

Quem disse que aprender é massante? Pelo contrário, poderá ser muito interessante!

 

OBSERVAÇÃO: CABE AO PROFESSOR ESTIPULAR A DATA DE ENTREGA, EXEMPLO: 05/07 SERÁ O ÚLTIMO DIA DE ENTREGA.

 

 

2º MOMENTO - RELEMBRANDO

Arte rupestre- as mais antigas produções humanas já encontradas.

 

Outro  destaque com relação à Pré-História e aos documentos estudados por especialistas dessa área é a arte rupestre. Eles são a prova de que o homem daquela época, já possuía  inteligência. Ele já sabia que poderia registrar o que lhe acontecia, em desenhos nas pedras.

A pré-história diz respeito ao período que antecede às primeiras civilizações, embora já houvesse a existência dos hominídeos, eles não se portavam como o homem histórico, o qual dominava um território, se organizava, edificava, implantando seus costumes e culturas junto às suas tribos.

O homem primitivo era nômade, e apenas se preocupava com a própria sobrevivência. No entanto, a pré- história  já  seria um ensaio e preparativo do espaço, para que pudesse se estabelecer a história.

Pois bem, agora que já lemos um resumo do que vem a ser a Pré-História, que tal passarmos aos exercícios para fixarmos melhor essa ideia?

Pintando a Pedra – Pré-história

Se já existiam artistas naquela época, o que não diríamos do dia de hoje? Desafio  você a criar algo fantástico com pedras, tinta e imaginação, vai lá?

 

Passo a passo para a atividade Pintando a pedra – Pré-história

1.    Peça aos alunos que selecione pedras de diversos tamanhos (que não sejam pesadas de mais);

2.    Tintas e pincéis;

3.    Deixe que usem, portanto, a criatividade e criem peças, personagens, ou o que  quiserem

4.    Se houver tempo disponível, convide a alguns deles a dizerem o que a sua obra de arte lhe faz lembrar  (Você poderá se surpreender).

Em tudo o que fazemos, sempre ficará um pedaço de nós, manifestando o que há dentro em nossa alma.

Veja o exemplo:

 

https://minhasatividades.com/10-atividades-sobre-pre-historia/  acessado: 08/06/2021

 

 

 

 

 

RELEMBRANDO A PRÉ-HISTÓRIA USANDO O MAPA MENTAL

O que é um mapa mental?

Um mapa mental é um diagrama utilizado para organizar informações de maneira visual. O mapa mental pode ser utilizado para estudos, para organização de tarefas ou estruturação de um planejamento.

No centro de um mapa mental coloca-se o objetivo ou a ideia central, de onde partem outras informações a ela relacionadas. É possível fazer diversas ramificações a partir de cada palavra-chave

 

 

ARTE

 

https://www.significados.com.br/mapa-mental/ 

https://br.pinterest.com/pin/146015212904019341/ Acessado 08/07/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário