SOMOS TODOS ATORES
Aula1: Teatro somos todos atores (Aula trabalhada antes do recesso) |
Objeto de conhecimento: Contextos
e práticas |
Metodologia: Aula
expositiva dialógica. O professor deverá iniciar a aula mostrando a
importância de cada um de nós como atores de nossas próprias vidas.
Apresentar aos mesmos artistas como Ariano Suassuna e Willian Shakespeare. |
Habilidade: (EF69AR28) investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os
limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. (EFAR69AR25) Identificar e atuar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os
no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade da apreciação da
estética teatral. |
Desenvolvimento: 1º
momento, apresentar o tema Teatro:
somos todos atores a turma iniciando com as perguntas de sondagem. 2º
momento, realizar a leitura coletiva das páginas 142, 143,135,136 e137 com a
turma 3°
momento, realizar a atividade da página 134: 6,7,8 e página.137 atividades 11 4° Usar a
atividade 136 para fazer a pesquisa |
Objeto de conhecimento Contextos
e práticas |
||
Metodologia: Roda de conversa, os estudantes em um círculo irão
ler as informações trazidas pelo livro e colocar dentro deste debate seus pontos
de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente
socializar. |
||
Habilidade: (EF69AR25) Identificar e atuar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os
no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade da apreciação da
estética teatral. |
||
Desenvolvimento: 1º
Momento: A turma organizada em filas será distribuída a atividade de leitura e
interpretação 2º
Momento: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual 3º
Momento: Será realizada uma correção coletiva _____________________________________________________________________________________ Teatro - A origem do teatro A origem
do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas
danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle
dos fatos indispensáveis para a sobrevivência. Em seu
desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e
heróis. O teatro
apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais
anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. A palavra
teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal
arte se apresenta. A
implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em
catequizar os índios. Professor,
peça aos estudantes para assistir o vídeo: https://youtu.be/ur0iL3CURIQ ( Como Surgiu o Teatro) em seguida
aplique a atividade. Atividade sobre o que você
aprendeu 1)
Em que lugar a arte teatral teve sua origem de forma oficial? a) Roma. b) Grécia.
c) Itália. d) Brasil 2) Como surgiu o teatro
na Grécia Antiga? 3) Como se deu a
implantação do teatro no Brasil? 4) Quando se consolidou a
manifestação teatral? 5)
Em que época o teatro ganhou força no Brasil? 2º Momento: O TEATRO POPULAR
BRASILEIRO A primeira
manifestação do teatro no Brasil ocorreu no século XVI com o objetivo de
catequização. O teatro era usado
pelos jesuítas para ensinar a religião católica aos índios ou colonos.
Durante esse tempo, o padre Anchieta
foi um dos principais jesuítas que mais utilizou esse tipo de representação
artística que era chamado de teatro de catequese. Na época, o teatro possuía
uma preocupação muito mais religiosa do que artística,
os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade
teatral, as peças eram realizadas
em praças, ruas ou escolas. O TEATRO POPULAR Um marco importante do teatro popular brasileiro foi a representação
da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em
13 de março de 1838. O drama foi encenado por uma associação verdadeiramente
brasileira, com atores e intenções nacionalistas liderado pelo ator João
Caetano. Posteriormente, o teatro popular no Brasil conseguiu ganhar
notoriedade na década de 1950 com o crescimento de um público interessado em
ver nos palcos as grandes questões nacionais. O teatro popular é definido
como uma atração cultural destinada às camadas da sociedade menos favorecida,
pois é um teatro feito em circos, praças e em espaços públicos, por artistas
amadores, e sobretudo voltado para o gosto simples do povo brasileiro. Com o
regime militar em 1964, inúmeras peças foram proibidas e somente a partir dos
anos 70, o teatro novamente ressurge mostrando produções constantes. O TEATRO DE ARIANO SUASSUNA O teatro de Ariano
Suassuna impressiona pela habilidade que o autor apresenta em misturar o
culto e o popular, com a finalidade de criar uma arte erudita a partir de
características da cultura popular do Nordeste. Uma de suas obras teatrais
mais famosa é o Auto da Compadecida. Trata-se de um drama sucedido no
Nordeste brasileiro, com
elementos da tradição da literatura de cordel e do gênero comédia. A obra mistura
cultura popular e tradição religiosa. CONCLUSÃO O teatro popular é uma
expressão artística realizada por um ator ou um grupo de atores em um palco,
em que é interpretada uma
história fictícia ou não, com a colaboração de técnicos e auxiliares, sob a
orientação de um diretor que
monta a obra escrita por um dramaturgo. Desse modo, o teatro é a arte da
representação. Texto: (Tudo Sala de
Aula, 2021) 2º Momento: Atividades sobre o que você aprendeu (Gabarito em anexo) 1. A primeira manifestação teatral surgida no
Brasil tinha a finalidade de: a) ensinar a cultura
dos portugueses aos índios. b) transmitir as
doutrinas religiosas do catolicismo. c) representar as
características do povo brasileiro. d) incentivar a
cultura popular nos ambientes escolares. 2. Como foi chamado o primeiro teatro em
território brasileiro? _____________________________________________________________________________________ 3. O que motivou o crescimento do teatro popular
no Brasil? a) O interesse das
pessoas por assuntos religiosos. b) O interesse do povo
em assuntos nacionalistas. c) O aumento das
classes menos favorecidas. d) O apoio do governo
aos artistas brasileiros. 4. Como podemos definir teatro popular? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 5. Com o regime militar em 1964, inúmeras peças
teatrais foram proibidas no Brasil. Isso significa que houve: a) emancipação. b) Independência. c) censura. d) calúnia. 6. Por que a tragédia Antônio José ou O Poeta e a
Inquisição foi um marco importante para o teatro popular brasileiro? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 7. Sobre as obras de Ariano Suassuna, assinale a
alternativa que NÃO apresenta uma característica da sua arte teatral. a) Produção letrada. b) Linguagem popular. c) Regionalismo e
religiosidade. d) Cultura sulista. 8. Como é chamada a pessoa responsável em
elaborar um texto com o objetivo de transportá-lo para os palcos? a) Dramaturgo. b) Diretor teatral. c) Ator ou atriz. d) assistente técnico. 9. Para você, por que
o teatro popular é considerado uma arte?
|
Aula 3:Técnicas e tecnologias nas artes |
Objeto de conhecimento: Materialidades,
Elementos da linguagem, Processos de criação |
Metodologia: Ø Discussão em sala de aula Ø Análise de vídeos e imagens Ø Trabalho em grupo Ø Produção artística prática |
Habilidade: (EF69AR05 Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística
(desenho, pintura e colagem) Artes
Visuais (EF69AR26 Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos
acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e
sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários Teatro (EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos
dramáticos ou outros
estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e
adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o
espectador Teatro |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Introdução ao tema Atividade:
1-Apresentar
o tema da aula com breve explicação sobre a importância da técnica e tecnologia
nas artes. 2-Mostrar
e fazer uma leitura de imagem do Balé Folclórico do Amazonas de 2020. 3-Discussão
inicial: O que é técnica?. O que é tecnologia? Como essas duas áreas se
encontram nas artes? 2ºMomento:
Análise dos espetáculos Atividade: Dividir a
classe em três grupos, cada um focando em um dos seguintes tópicos: a)
Balé
Folclórico do Amazonas b)
Perch:
Uma celebração de voos e quedas c)
Iluminação
de palco em shows musicais Cada grupo
recebe material de apoio ( imagens, textos) e discute como a técnica e a
tecnologia foram utilizadas em cada espetáculo. Cada grupo
apresenta suas conclusões para a turma destacando os aspectos mais
importantes observados. 3ºMomento: Atividade prática Ø Propor uma atividade prática onde os
estudantes criem uma pequena apresentação utilizando técnica e tecnologias
simples (pode ser uma dança, uma cena teatral com iluminação improvisada, ou
uma coreografia inspirada em “Perch”). Ø Grupos apresentam suas criações para a turma. Ø Reflexão final: Como a técnica e a tecnologia
influenciaram suas criações? Ø O que aprenderam sobre a aplicação dessas
ferramentas nas artes? Recursos necessários: °
Materiais de apoio impressos (imagens, textos explicativos) ° Espaço
aberto ou sala com possibilidade de apagar as luzes para simular iluminação
de palco ° Materiais
para criação artísticas (papel, canetas, lanternas, tecidos, etc.) Avaliação: Participação
nas discussões /. Qualidade das apresentações em grupo/. Criatividade e
aplicação das técnicas e tecnologias na atividade prática/. Reflexão final
sobre o aprendizado da aula. |
Aula 4: Encantar o público nas artes cênicas e Profissionais das artes
cênicas / Páginas 168 e 169 |
Objeto de conhecimento: Contextos
e práticas |
Metodologia: ° Aula expositiva com vídeos e
exemplos. ° Atividades práticas em grupo. °
Discussão e reflexão em sala. |
Habilidade: (EF69AR25)
Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no
tempo e no espaço de
modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Apresentação
do tema Atividade: Exposição teórica sobre o conceito de
encantar o público nas artes cênicas. Utilizar imagens ou cartazes de
apresentações cênicas de destaque para exemplificar. Leitura das páginas 168
e 169 e em seguida responder as questões 4,5,6 e 7. |
Aula 5: Adereços e figurinos / Páginas 170 e 171 |
Objeto de conhecimento: Elementos
da linguagem |
Metodologia: ·
Expositiva: Apresentação
teórica e discussão. ·
Prática: Atividades em
grupo para criação de adereços e figurinos. |
Habilidade: (EF69AR26)Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos
acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e
sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Introdução
e exploração · Acolhida e Apresentação do Tema
· Discussão e Exploração
Exemplos Culturais e Históricos:
·
Falar sobre os aderecistas e os adereços que compõem os figurinos. ·
Mencionar o processo de troca de figurino e adereços pelo personagem
ao longo da obra. ·
Explicar o papel do figurinista que concebe e desenha os figurinos. ·
Mencionar outros profissionais envolvidos como costureiros e zeladores
de guarda-roupa. 2ºMomento: Atividade
Prática
3ºMomento:
Apresentação e Avaliação
Avaliação
|
Aula 6: Maquinarias / Páginas 172 a 175 |
Objeto de conhecimento: Materialidades,
Elementos da linguagem |
Metodologia: ·
Aula expositiva: Uso de slides e vídeos para apresentar a
história e exemplos de maquinaria teatral. ·
Discussão em grupo: Análise de como diferentes efeitos são
usados em produções teatrais. ·
Atividade prática: Criação de modelos simples de alguns dos efeitos
especiais discutidos. |
Habilidade: (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística
(desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem,
instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos
acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e
sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
|
Desenvolvimento: 1ºMomento: Introdução
e Contextualização
2ºMomento:
Análise
e Aplicação
3ºMomento:
Exploração
e Avaliação
Recursos Necessários
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário