5ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 7ºANO

 

                                            5ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: Consumidor consciente empreendedor eficiente(Atores somos nós)

Tema Contemporâneo Integrador:

Diversidade cultural

Unidade Temática: Teatro               Ano:     Período: 08/07 a 19/07/2024     Aulas: 06

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

    

                                            SOMOS TODOS ATORES

 

Aula1: Teatro somos todos atores                                                               (Aula trabalhada antes do recesso)

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas

Metodologia:

Aula expositiva dialógica. O professor deverá iniciar a aula mostrando a importância de cada um de nós como atores de nossas próprias vidas. Apresentar aos mesmos artistas como Ariano Suassuna e Willian Shakespeare.

Habilidade:

(EF69AR28) investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

(EFAR69AR25) Identificar e atuar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade da apreciação da estética teatral.

Desenvolvimento:

1º momento, apresentar o tema Teatro:  somos todos atores a turma iniciando com as perguntas de sondagem.

2º momento, realizar a leitura coletiva das páginas 142, 143,135,136 e137 com a turma

3° momento, realizar a atividade da página 134: 6,7,8 e página.137 atividades 11

4° Usar a atividade 136 para fazer a pesquisa

 

Aula 2: Origem do teatro                                                                             (Aula trabalhada antes do recesso)

Objeto de conhecimento

Contextos e práticas

Metodologia:

Roda de conversa, os estudantes em um círculo irão ler as informações trazidas pelo livro e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.

Habilidade:

(EF69AR25) Identificar e atuar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade da apreciação da estética teatral.

Desenvolvimento:

1º Momento: A turma organizada em filas será distribuída a atividade de leitura e interpretação

2º Momento: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual

3º Momento: Será realizada uma correção coletiva                                

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Teatro - A origem do teatro

A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.

Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.

O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.

A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.

A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios.

Professor, peça aos estudantes para assistir o vídeo: https://youtu.be/ur0iL3CURIQ ( Como Surgiu o Teatro) em seguida aplique a atividade.

 

Atividade sobre o que você aprendeu

 

1)      Em que lugar a arte teatral teve sua origem de forma oficial?

        a) Roma.   b) Grécia.  c) Itália.  d) Brasil

2)      Como surgiu o teatro na Grécia Antiga?

3)      Como se deu a implantação do teatro no Brasil?

4)      Quando se consolidou a manifestação teatral?

5)      Em que época o teatro ganhou força no Brasil?

2º Momento: O TEATRO POPULAR BRASILEIRO

A primeira manifestação do teatro no Brasil ocorreu no século XVI com o objetivo de catequização. O teatro

era usado pelos jesuítas para ensinar a religião católica aos índios ou colonos. Durante esse tempo, o padre

Anchieta foi um dos principais jesuítas que mais utilizou esse tipo de representação artística que era chamado de teatro de catequese. Na época, o teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que

artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram

realizadas em praças, ruas ou escolas.

O TEATRO POPULAR

Um marco importante do teatro popular brasileiro foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838. O drama foi encenado por uma associação verdadeiramente brasileira, com atores e intenções nacionalistas liderado pelo ator João Caetano. Posteriormente, o teatro popular no Brasil conseguiu ganhar notoriedade na década de 1950 com o crescimento de um público interessado em ver nos palcos as grandes questões nacionais. O teatro popular é definido como uma atração cultural destinada às camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em circos, praças e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo voltado para o gosto simples do povo brasileiro. Com o regime militar em 1964, inúmeras peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70, o teatro novamente ressurge mostrando produções constantes.

O TEATRO DE ARIANO SUASSUNA

O teatro de Ariano Suassuna impressiona pela habilidade que o autor apresenta em misturar o culto e o popular, com a finalidade de criar uma arte erudita a partir de características da cultura popular do Nordeste. Uma de suas obras teatrais mais famosa é o Auto da Compadecida. Trata-se de um drama sucedido no Nordeste

brasileiro, com elementos da tradição da literatura de cordel e do gênero comédia. A obra mistura cultura popular e tradição religiosa.

 CONCLUSÃO

O teatro popular é uma expressão artística realizada por um ator ou um grupo de atores em um palco, em

que é interpretada uma história fictícia ou não, com a colaboração de técnicos e auxiliares, sob a orientação

de um diretor que monta a obra escrita por um dramaturgo. Desse modo, o teatro é a arte da representação.

Texto: (Tudo Sala de Aula, 2021)

 

2º Momento: Atividades sobre o que você aprendeu (Gabarito em anexo)

1. A primeira manifestação teatral surgida no Brasil tinha a finalidade de:

a) ensinar a cultura dos portugueses aos índios.

b) transmitir as doutrinas religiosas do catolicismo.

c) representar as características do povo brasileiro.

d) incentivar a cultura popular nos ambientes escolares.

 

2. Como foi chamado o primeiro teatro em território brasileiro?

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3. O que motivou o crescimento do teatro popular no Brasil?

a) O interesse das pessoas por assuntos religiosos.

b) O interesse do povo em assuntos nacionalistas.

c) O aumento das classes menos favorecidas.

d) O apoio do governo aos artistas brasileiros.

 

4. Como podemos definir teatro popular?

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5. Com o regime militar em 1964, inúmeras peças teatrais foram proibidas no Brasil. Isso significa que

houve:

a) emancipação.

b) Independência.

c) censura.

d) calúnia.

6. Por que a tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição foi um marco importante para o teatro

popular brasileiro?

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7. Sobre as obras de Ariano Suassuna, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica da

sua arte teatral.

a) Produção letrada.

b) Linguagem popular.

c) Regionalismo e religiosidade.

d) Cultura sulista.

 

8. Como é chamada a pessoa responsável em elaborar um texto com o objetivo de transportá-lo para os

palcos?

a) Dramaturgo.

b) Diretor teatral.

c) Ator ou atriz.

d) assistente técnico.

9. Para você, por que o teatro popular é considerado uma arte?

 

ANEXO:

GABARITO

1B / 2. Teatro de catequese. / 3B / 4. Como uma atração cultural destinada às camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em circos, praças e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo voltado para o gosto simples do povo brasileiro. / 5C / 6. Porque foi encenado por uma associação verdadeiramente brasileira, com atores e intenções nacionalistas. / 7D / 8A / 9. Resposta Pessoal. 

 

Aula 3:Técnicas e tecnologias nas artes

Objeto de conhecimento:

Materialidades, Elementos da linguagem, Processos de criação

Metodologia:

Ø  Discussão em sala de aula 

Ø  Análise de vídeos e imagens

Ø  Trabalho em grupo

Ø  Produção artística prática

Habilidade:

(EF69AR05 Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura e colagem)

Artes Visuais

(EF69AR26 Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários

Teatro

(EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos

ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos

e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador

Teatro

Desenvolvimento:

1ºMomento: Introdução ao tema

Atividade:

1-Apresentar o tema da aula com breve explicação sobre a importância da técnica e tecnologia nas artes.

2-Mostrar e fazer uma leitura de imagem do Balé Folclórico do Amazonas de 2020.

3-Discussão inicial: O que é técnica?. O que é tecnologia? Como essas duas áreas se encontram nas artes?

2ºMomento: Análise dos espetáculos

Atividade:

Dividir a classe em três grupos, cada um focando em um dos seguintes tópicos:

a)      Balé Folclórico do Amazonas

b)      Perch: Uma celebração de voos e quedas

c)      Iluminação de palco em shows musicais

Cada grupo recebe material de apoio ( imagens, textos) e discute como a técnica e a tecnologia foram utilizadas em cada espetáculo.

Cada grupo apresenta suas conclusões para a turma destacando os aspectos mais importantes observados.

3ºMomento: Atividade prática

Ø  Propor uma atividade prática onde os estudantes criem uma pequena apresentação utilizando técnica e tecnologias simples (pode ser uma dança, uma cena teatral com iluminação improvisada, ou uma coreografia inspirada em “Perch”).

Ø  Grupos apresentam suas criações para a turma.

Ø  Reflexão final: Como a técnica e a tecnologia influenciaram suas criações?

Ø  O que aprenderam sobre a aplicação dessas ferramentas nas artes?

Recursos necessários:

° Materiais de apoio impressos (imagens, textos explicativos)

° Espaço aberto ou sala com possibilidade de apagar as luzes para simular iluminação de palco

° Materiais para criação artísticas (papel, canetas, lanternas, tecidos, etc.)

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade das apresentações em grupo/. Criatividade e aplicação das técnicas e tecnologias na atividade prática/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

 

 

Aula 4: Encantar o público nas artes cênicas e Profissionais das artes cênicas / Páginas 168 e 169

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas

Metodologia:

° Aula expositiva com vídeos e exemplos.

° Atividades práticas em grupo.

° Discussão e reflexão em sala.

Habilidade:

(EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no

espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Apresentação do tema

Atividade: Exposição teórica sobre o conceito de encantar o público nas artes cênicas. Utilizar imagens ou cartazes de apresentações cênicas de destaque para exemplificar. Leitura das páginas 168 e 169 e em seguida responder as questões 4,5,6 e 7.

 

 

 

 

 

 

Aula 5: Adereços e figurinos / Páginas 170 e 171

Objeto de conhecimento:

Elementos da linguagem

Metodologia:

·  Expositiva: Apresentação teórica e discussão.

·  Prática: Atividades em grupo para criação de adereços e figurinos.

Habilidade:

(EF69AR26)Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Introdução e exploração

·  Acolhida e Apresentação do Tema

  • Breve introdução sobre o tema adereços e figurinos.
  • Exposição de imagens e exemplos de figurinos famosos no teatro.

·  Discussão e Exploração

  • Discussão em sala sobre a importância dos adereços e figurinos no teatro.
  • Perguntas orientadoras: "Como os figurinos ajudam a contar a história?", "Qual a diferença entre adereço e figurino?"
  • Exibição de trechos curtos de peças teatrais onde os figurinos e adereços têm um papel crucial.

Exemplos Culturais e Históricos:

  • Citar o uso de adereços como asas e tecidos para representar o mar no espetáculo de Shakespeare, com direção de Gabriel Villela, em São Paulo (2015).
  • Mencionar o penteado, maquiagem e figurino utilizados pela atriz Heloisa Périsse no musical "O Mágico de Oz" em um teatro da cidade de São Paulo.
  • Falar sobre a cena do espetáculo "Ballet Triadic" de Oskar Schlemmer, Alemanha 1922, considerado um marco na história do figurino.

·  Falar sobre os aderecistas e os adereços que compõem os figurinos.

·  Mencionar o processo de troca de figurino e adereços pelo personagem ao longo da obra.

·  Explicar o papel do figurinista que concebe e desenha os figurinos.

·  Mencionar outros profissionais envolvidos como costureiros e zeladores de guarda-roupa.

2ºMomento: Atividade Prática

  1. Divisão em Grupos
    • Dividir os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas.
    • Cada grupo escolhe uma peça ou um tema para criar adereços e figurinos.
  2. Criação de Adereços e Figurinos
    • Distribuição de materiais básicos (papel, tecidos, tintas, etc.).
    • Cada grupo trabalha na criação de pelo menos um adereço e um figurino.
    • Incentivar a colaboração e a divisão de tarefas dentro do grupo.

3ºMomento: Apresentação e Avaliação

  1. Apresentação dos Grupos
    • Cada grupo apresenta seus adereços e figurinos.
    • Explicação do processo criativo e como esses elementos ajudam a contar a história da peça escolhida.
  2. Feedback
    • Discussão em sala sobre os trabalhos apresentados.
    • Feedback construtivo para cada grupo.

Avaliação

  • Participação nas discussões.
  • Criatividade e originalidade na criação dos adereços e figurinos.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Clareza e organização na apresentação dos trabalhos

 

Aula 6: Maquinarias / Páginas 172 a 175

Objeto de conhecimento:

Materialidades, Elementos da linguagem

Metodologia:

·  Aula expositiva: Uso de slides e vídeos para apresentar a história e exemplos de maquinaria teatral.

·  Discussão em grupo: Análise de como diferentes efeitos são usados em produções teatrais.

·  Atividade prática: Criação de modelos simples de alguns dos efeitos especiais discutidos.

Habilidade:

 (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Introdução e Contextualização

  1. Aula Expositiva: Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ct2YDbOqeFg (Manual Básico de Cenografia Teatral)                                   
    • Introdução ao tema da maquinaria teatral e sua importância histórica.
    • Apresentação dos diferentes tipos de maquinaria, como alçapões, cicloramas, máquinas de vento, etc.
    • Exemplos de uso desses efeitos em peças de Shakespeare.
    • Leitura das páginas 174, 175
  2. Discussão:
    • Perguntas e respostas para garantir a compreensão dos conceitos apresentados.
    • Breve discussão sobre a evolução da maquinaria teatral e seu impacto nas produções teatrais.

2ºMomento: Análise e Aplicação

  1. Discussão em Grupo:
    • Dividir a turma em pequenos grupos e distribuir materiais sobre diferentes tipos de maquinaria.
    • Cada grupo analisa e discute como os efeitos são utilizados em produções teatrais, focando em exemplos específicos e em seguida responder as perguntas número 10 e 11 da página 175
    • Apresentação dos grupos sobre suas análises e discussão em sala de aula.
  2. Atividade Prática:
    • Orientar os estudantes na criação de modelos simples de alguns dos efeitos especiais discutidos (por exemplo, um pequeno alçapão, uma máquina de vento simples).

3ºMomento: Exploração e Avaliação

  1. Atividade Prática Continuada:
    • Continuar a atividade prática, permitindo aos estudantes finalizar seus modelos.
    • Cada grupo apresenta seu modelo para a turma, explicando como funciona e sua aplicação no teatro.
  2. Discussão Final e Avaliação:
    • Reflexão sobre o que foi aprendido durante a aula.
    • Discussão sobre a importância da maquinária teatral no contexto histórico e contemporâneo.
    • Avaliação da participação dos estudantes nas atividades e discussões.

Recursos Necessários

  • Projetor e slides para a aula expositiva.
  • Vídeos de produções teatrais mostrando o uso de maquinária.
  • Materiais para a criação dos modelos práticos (papelão, tesoura, fita adesiva, etc.).

 

 

 

 

 

 

 

 

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