SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2021

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: As Diversas Facetas do Consumo (O ser humano e seu abrigo)

 

Temas Contemporâneos/Integradores:

Saúde na Escola, Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia

Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem

Unidade Temática: Artes visuais       Ano: 7º                  Período: 02/08/21 a 14/08/2021               Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

 (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 (EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

 

1°Aula

Ø  Levantamento conhecimento prévio.

Ø  Você acha que é um consumidor exagerado?

Ø  Você já se sentiu diminuído perante seus colegas por não ter determinado bem?

Ø  Como você acha que deve reagir quando deseja ou precisa de um produto e sua família não pode adquirir nesse momento?

 

Consumo exagerado, um problema?

 

   Consumir, é o ato de investir em  produtos como alimentos, roupas, calçados, móveis, eletrônicos e tudo aquilo inventado pelo homem e inserido no comércio. O consumo é essencial, o ser humano vive do que consome e isso já faz parte da sociedade desde as antigas civilizações.       Porém, a sociedade influenciada pela mídia, tem em mente como forma de prazer o consumo excessivo, o que trás à sociedade e ao ambiente tanto danos presentes quanto futuros.

    O acúmulo de lixo é um dos principais problemas que encontramos na atualidade. A cada compra desnecessária, um novo lixo nasce com o descarte de uma embalagem, por exemplo. Além disso, o uso de matérias primas também agride o ambiente, pois além do lixo descartado, a produção de tais produtos envolvem o desgaste de matérias primas e o gasto de água, outro problema ecológico e social bastante discutido atualmente.

    Com isso, se a sociedade continuar neste mundo de consumo sem consciência, está mesma viverá futuramente em um monte de lixo, onde ocorreram maiores tragédias (como enchentes) e vários outros malefícios vindos deste acúmulo de lixo.

    A melhor solução viria dos próprios consumidores, que com um maior conhecimento do assunto exposto pela mídia, tomariam assim mais consciência do que o consumo exagerado pode causar. Além disso, embalagens que trazem mais impacto deveriam ser substituídas por outras de menos, para que assim, junto do menor consumo por parte da população e mais reciclagem pelos próprios, um futuro mais limpo virá a todos de recompensa.

 

https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/consumo-consciente-como-minimizar-o-impacto-do-nosso-consumo-no-planeta/consumo-exagerado-um-problema/3169/ acesso em:27/07/2021

     

 

 

 

ATIVIDADE

 

IMAGEM 1                                                                         IMAGEM 2

 

Disponível em: Imagem 1

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1905&evento=1 Acesso em 27/07/2021

Disponível em: Imagem 2

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/singlelink.php?cid=59&lid=20328 Acesso em 27/07/2021

 

1 - Reflita sobre a primeira imagem e responda:

 

a)    O que a imagem representa?

            b)   Na sua opinião, todos  os produtos apresentados são necessários à sobrevivência?

 

2 - Observe a segunda charge e responda as questões:

 

            a) A mulher demonstra realmente precisar de roupas novas?

 

            b) Por que a mulher comprou roupas novas? O que a influenciou?

 

  c) Qual foi a reação da mulher no terceiro quadro? Qual foi o motivo dessa reação?

 

  d) Na sua opinião, a mulher usará as roupas novas até ficarem gastas? Por quê?

 

  e) Você acha que a compra realizada era necessária?

 

 

 2ª Aula

 

1ª Etapa: Conversa de artista página 50 do livro didático.

 

Nesta seção, o aluno poderá relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões da vida social, cultural política, histórica, econômica, estética e ética.

 

Professor peça aos alunos que leiam o trecho do texto

 

     

 

Shigeru Ban: o arquiteto que utiliza seu talento em benefício da humanidade

 

O arquiteto japonês Shigeru Ban é sinônimo de criatividade e inovação. Ele é um dos artistas mais importantes da atualidade. Recentemente, foi eleito pela revista Time como um dos profissionais mais inovadores do século XXI.

Talvez isso se deva ao fato dele ser o pioneiro na aplicação de vários princípios de desenvolvimento sustentável em projetos de construção civil.

Shigeru Ban: Igreja de papelão/acesso em 14/12/2020

Uma das ideias mais brilhantes e sem precedentes de Shigeru é o uso de materiais de fácil acesso, como o papelão, para erguer diferentes esquemas estruturais.

O que o motivou foram os altos índices de consumo de concreto em construções comuns.

Ele pesquisou muito e acabou projetando casas experimentais baseadas em produtos não padronizados e em um contexto diferente.

Ban testou várias combinações até chegar a uma onde estética, espaços, materiais e estruturas se apresentam de forma inteligente, eficaz, segura que são exemplos de arquitetura sustentável.

O resultado por ele obtido tem regido os processos e práticas construtivas da nova era de edifícios.

Além disso, tem inspirado jovens arquitetos a buscarem outras formas de manifestar a sua arte com mais propósito e ousadia.

 Sugestões de questionamentos após socialização do texto:

 

Ø  Em sua opinião o que significa dizer: “O arquiteto que utiliza seu talento em benefício da humanidade”

 

Ø  A que se deve ao fato de recentemente o arquiteto japonês Shigeru Ban ter sido eleito pela revista Time como um dos profissionais mais inovadores do século XXI?

 

Ø  Leia o trecho da fala de Shigeru (...) Então eu pensei:como arquitetos, podemos ser envolvidos na reconstrução da habitação temporária, nós podemos fazer melhor”. É por isso que eu comecei a trabalhar em áreas de desastres. Escreva sua opinião e sentimentos a respeito do trabalho realizado por Shigeru Ban.

 

Ø  Imagine-se como um artista, de que maneira usaria seu talento em prol da sociedade? Você acredita que todos seres humanos com diferentes profissões possa ajudar a sociedade. 

 

Ø  Faça um levantamento de outros projetos de Shigeru Ban na internet. O que os trabalhos dele têm em comum? Como esses trabalhos se relacionam com a fala do arquiteto? Registre sua resposta no caderno.

 

 

2ª Etapa: A forma na arquitetura página 51 do livro didático.

 

Esta seção objetiva nos leva a pensar sobre a forma na história da arquitetura, abordando a relação entre técnica e forma e os desafios para a arquitetura no futuro.

                                                            

 

Professor, leia juntamente com os alunos as informações a seguir e peça que realizem a atividade em seguida;

 

A arquitetura é a arte de construir espaços que servem de abrigo e proporcionam conforto e segurança. Quando a construção de um arranha-céu, um palácio ou uma simples casa incorpora valores subjetivos, como a beleza e a satisfação dos sentidos físicos e espirituais, a arquitetura se aproxima da arte. Projetar formas que unam beleza e funcionalidade é um dos desafios dos arquitetos.

Nos tempos modernos, com o uso de aço, as estruturas tornam-se mais leves e flexíveis, o que possibilitou dos arranha-céus presentes na paisagem das grandes cidades. A combinação de concreto armado com aço permitiu a construção de formas curvas e grandes vãos, técnica usada por arquitetos modernistas brasileiros como Oscar Niemeyer (1907-2012). Uma das suas principais obras foi o projeto da nossa capital Brasília.

 

Para saber mais sobre o artista sugere-se o vídeo a seguir “A vida é um sopro” que aborda a vida e obra de Niemeyer. Veja aqui alguns trechos do filme: http://www.youtube.com/watch?v=3LdoT-XDnLk, acessado em 27/07/2021.

 

Após a análise do texto e dos vídeos os alunos deverão responder os seguintes questionamentos:

 

Ø  Quem foi Oscar Niemeyer? O que ele fez?

 

Ø  Quais são suas principais obras?

 

Ø  Qual a sua importância para o país?                                    

 

Agora é sua vez! Hora de criar!

 

Observe algumas das principais obras de Oscar Niemeyer:

 

 

 

                                

 

 

                                

                                                                                                                           https://www.google.com.br/url?httpswww.youtube.com

acessado em 27/07/2021

                                                  Releitura

Ø  Observe que em nossa cidade há construções com as mesmas técnicas do arquiteto Oscar Niemeyer: como por exemplo a Igreja Santos Cosme e Damião. Use essa construção e faça uma bela releitura, abuse da imaginação e mãos à obra.

 

 

https://www.google.com.br/urlitamarajunoticias.com.br/Acessado em 27/07/2021

                                                        

 

3ª Aula

 

 

1ª Etapa: Como construir uma casa página 52 do livro didático.

Professor converse com os estudantes sobre como são construídas as casas onde moram e casas do bairro ou da cidade em que vivem.

Estimule-os a imaginar projetos para melhorar a qualidade da própria casa e também da vizinhança.

 

Sugere-se que seja feita a socialização do trecho a seguir com os alunos.

                                                        

                                              

Como construir uma casa

 

Construir uma casa não é tarefa fácil, requer tecnologia, materiais e modos de produção próprios. As pessoas envolvidas nesse tipo de atividade precisam, em geral, ter conhecimentos específicos, além de dominar o uso das ferramentas necessárias. Hoje existe alguns sistemas pré-fabricados com os quais é possível edificar uma casa em poucos dias de trabalho.

Na sequência, apresentam-se três exemplos bem diferentes de construção. Observe:

 

Arquitetura vernacular:

“Iglu” é uma palavra do povo Inuit, que se traduz por “casa”. Os Inuits são um grupo dos muitos que compõem o grande povo esquimó que habita na região ártica. Os esquimós constroem suas casas com blocos de gelo assentados em espiral. Depois para aquecer seu abrigo, forram os espaços interiores com peles de animais e ascendem lamparinas que queimas gordura de foca baleia e outros animais marinhos.

                                

                                           Cena do filme como construir um iglu, de Douglas Winkson, 1949 acesso em 27/07/2021

Designi para arqutetura

Uma malha composta por triângulos foi usada pelo designer americano Richard Buckminster Fuller (1895-1983), para projetar na décade de 1950 esta estrutura que chamou de geodésica. Ele estava interessado em criar soluções arquitetônicas para obter o máximo de ocupação do espaço com o minímo de materiais e consumo de energia.

                                

                                 

                                                     BucKminster Fuller em frente à geodélica, em 1967/ acesso em 27/07/2021

 

Autoconstrução:

Mais de cem milhões de pessoas vivem em moradias precárias na América ltina e no Caribe. Abaixo podemos acompanhar um projeto desenvolvido em várias cidades dessa região que promove a construção coletiva de casas em bairros onde há carência habitacional.

                                  

                                           Cena do filme um teto para meu país, do projeto Teto 2012/acesso em 27/07/2021

 

Após esses exemplos, é hora de observar os métodos construtivos das casas do bairro onde você mora, ou da cidade em que você vive e refletir sobre elas:

 

Ø  Como são as casas do bairro onde você mora? Como são as calçadas, ruas, escadarias, praças e paisagens.

 

Ø  Tente lembrar de uma construção que chame a tenção no bairro ou na cidade onde você vive. Busque uma casa diferente, feita de algum material incomum, ou então que tenha algum tipo de decoração ou detalhe especial. Escreva algumas informações sobre essa construção.

 

 

4° Aula

 

Conhecendo a realidade de pessoas que não tem onde morar.

 

Professor, nessa atividade leve os alunos a refletirem sobre o problema enfrentado pelas pessoas que vivem nas ruas e as que moram em lugares sem condições de segurança ou conforto. Chame a atenção dos alunos para os problemas de moradia que as famílias mais pobres enfrentam, principalmente nas grandes cidades. Conte a eles que as áreas com melhor infraestrutura são muito caras e as famílias de baixa renda só têm condições de viver em áreas com infraestrutura precária ou inexistente. Explique que infraestrutura é o sistema de esgoto, água encanada, serviço de energia elétrica, entre outros.

 Explique que: 

 

Muitas pessoas não conseguem construir uma casa em locais apropriados e com materiais adequados. Por isso, constroem casas que podem representar um risco aos moradores, como nas favelas, nos morros, dentre outros.

Por que você acha que isso acontece?

 

 Os alunos devem entender que: as pessoas moram em áreas de risco por não possuírem recursos financeiros, o que ocasiona problema social; em muitas cidades essas famílias vão ocupar áreas sujeitas a inundações como as margens dos rios ou desabamentos como nas encostas dos morros.

Mostre fotos desse tipo de construções. 

 

 

Fonte: Sítio: “Caos Carioca”.Disponível em: <http://www.caoscarioca.com.br/2010/chuva-devastadora-para-o-rio/>. Acesso em: 27/07/2021

 

Converse com os alunos sobre os problemas enfrentados pelos moradores de rua, inclusive crianças. Fale para eles que essa situação contraria as leis criadas para garantir o direito à moradia, amparo e proteção às crianças. Explique a eles porque isso acontece.

 

Ressalte: 

Existem outras pessoas que não têm casa para morar.

Muitas vivem nas ruas, nas praças, embaixo de pontes e viadutos ou dentro de cabanas montadas com lona ou plástico. Essas pessoas não têm um abrigo para se proteger.

 

O que você acha que pode acontecer com uma pessoa que não tem onde se abrigar

 

Leia com eles o poema “Sem Casa” de Roseana Murray.


Sem casa


Tem gente que não tem casa.
Mora ao léu, debaixo da ponte.
No céu a lua espia
Esse monte de gente
Na rua
Como se fosse papel.

Gente tem que ter
Onde morar,
Um canto, um quarto,
Uma cama,
O corpo cansado,
Com carinho, com cuidado,
Que o corpo é a casa
Dos pensamentos.

                                                                                             

                                                                        Fonte: MURRAY, Roseana. Casas. Belo Horizonte: Formato, 1994/acessado em 27/07/2021.

 

Proponha a atividade registrando.

Depois de ler o poema responda com suas palavras:

 

Ø  Onde moram as pessoas que não tem casa?

Ø  Por que há gente que não tem onde morar?

Ø  Você já viu alguma criança nessa situação?

Ø  O que você acha que deve ser mais difícil para essas crianças que não tem onde morar?

Ø  Que intervenções relacionadas a políticas públicas pode ser feitas para amenizar essa situação?

 

Para finalizar proponha a leitura e socialização das páginas 54 e 55 do livro didático: Um espaço para habitar. Onde os três trabalhos apresentados, embora tenham em comum a proposição de espaços mínimos de habitação, tem finalidades distintas.

Sugere-se as seguintes questões sobre a relação entre os objetos apresentados para ajuda-los a refletir sobre o assunto.

 

Ø  Qual é o espaço mínimo necessário para uma habitação

Ø  Que atividades cotidianas as pessoas fazem de forma coletiva?

Ø  Você gosta de dividir a casa onde mora com parentes e amigos? Justifique sua resposta;

Ø  Por que apenas alguns grupos adotam a forma de viver nômade?

Ø  Não seria bom morar sempre perto do trabalho ou da escola?

Ø  Você gosta mais de viajar ou de ficar em casa.

 

Obs: Atividade extra em anexo

 

Fonte de Pesquisa: Livro Mosaico 7ºano

https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/consumo-consciente-como-minimizar-o-impacto-do-nosso-consumo-no-planeta/consumo-exagerado-um-problema/3169/ acesso em:27/07/2021

  file:///C:/Users/Marcela/OneDrive/Documentos/A%20CHARGE%20SOBRE%20CONSUMO.pdf ACESSO EM 27/07/2021

RECURSOS:(x) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   ( x ) Outros:

AVALIAÇÃO:( +) Prova; (+) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (+) 

( ) Seminários; (+ ) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo;  ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

 

 

Anexo:

 

 

 

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