7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: As Diversas Facetas do Consumo (O
ser humano e seu abrigo) Temas Contemporâneos/Integradores: Saúde
na Escola, Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia |
Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e
Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem |
Unidade Temática: Artes visuais Ano:
7º Período: 02/08/21 a 14/08/2021 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço. (EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF69AR05) Experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR17) Explorar e analisar,
criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da
música e do conhecimento musical. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
||||
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos. 1°Aula Ø Levantamento conhecimento prévio. Ø Você acha que é um consumidor
exagerado? Ø Você já se sentiu diminuído perante
seus colegas por não ter determinado bem? Ø Como você acha que deve reagir quando deseja ou precisa de um produto
e sua família não pode adquirir nesse momento? Consumo exagerado, um problema? Consumir, é o ato de investir
em produtos como alimentos, roupas,
calçados, móveis, eletrônicos e tudo aquilo inventado pelo homem e inserido
no comércio. O consumo é essencial, o ser humano vive do que consome e isso
já faz parte da sociedade desde as antigas civilizações. Porém, a sociedade influenciada pela
mídia, tem em mente como forma de prazer o consumo excessivo, o que trás à
sociedade e ao ambiente tanto danos presentes quanto futuros. O acúmulo de lixo é um dos
principais problemas que encontramos na atualidade. A cada compra
desnecessária, um novo lixo nasce com o descarte de uma embalagem, por
exemplo. Além disso, o uso de matérias primas também agride o ambiente, pois
além do lixo descartado, a produção de tais produtos envolvem o desgaste de
matérias primas e o gasto de água, outro problema ecológico e social bastante
discutido atualmente. Com isso, se a sociedade
continuar neste mundo de consumo sem consciência, está mesma viverá
futuramente em um monte de lixo, onde ocorreram maiores tragédias (como
enchentes) e vários outros malefícios vindos deste acúmulo de lixo. A melhor solução viria dos
próprios consumidores, que com um maior conhecimento do assunto exposto pela
mídia, tomariam assim mais consciência do que o consumo exagerado pode
causar. Além disso, embalagens que trazem mais impacto deveriam ser
substituídas por outras de menos, para que assim, junto do menor consumo por
parte da população e mais reciclagem pelos próprios, um futuro mais limpo
virá a todos de recompensa. https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/consumo-consciente-como-minimizar-o-impacto-do-nosso-consumo-no-planeta/consumo-exagerado-um-problema/3169/ acesso em:27/07/2021 ATIVIDADE IMAGEM 1 IMAGEM 2 Disponível em: Imagem 1 http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1905&evento=1 Acesso em
27/07/2021 Disponível em: Imagem 2 http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/singlelink.php?cid=59&lid=20328 Acesso em
27/07/2021 1 - Reflita sobre
a primeira imagem e responda: a)
O que a imagem
representa? b) Na sua opinião, todos os produtos apresentados são necessários à
sobrevivência? 2 - Observe a
segunda charge e responda as questões: a) A mulher demonstra realmente
precisar de roupas novas? b) Por que a mulher comprou
roupas novas? O que a influenciou? c) Qual foi a reação da mulher
no terceiro quadro? Qual foi o motivo dessa reação? d) Na sua opinião, a mulher
usará as roupas novas até ficarem gastas? Por quê? e) Você acha que a compra
realizada era necessária? 2ª Aula 1ª Etapa: Conversa de artista página 50 do livro
didático. Nesta seção, o aluno poderá relacionar as práticas
artísticas ás diferentes dimensões da vida social, cultural política,
histórica, econômica, estética e ética. Professor peça aos alunos que leiam o trecho do texto Shigeru Ban: o arquiteto que
utiliza seu talento em benefício da humanidade O arquiteto japonês Shigeru Ban é sinônimo de criatividade e inovação. Ele é um dos artistas mais importantes da
atualidade. Recentemente, foi eleito pela revista Time como um dos
profissionais mais inovadores do século XXI. Talvez isso se
deva ao fato dele ser o pioneiro na aplicação de vários princípios de
desenvolvimento sustentável em projetos de construção civil. Shigeru Ban: Igreja de
papelão/acesso em 14/12/2020 Uma das ideias
mais brilhantes e sem precedentes de Shigeru é o uso de materiais de fácil
acesso, como o papelão, para erguer diferentes esquemas estruturais. O que o
motivou foram os altos índices de consumo de concreto em construções comuns. Ele pesquisou
muito e acabou projetando casas experimentais baseadas em produtos não
padronizados e em um contexto diferente. Ban testou várias combinações até chegar a uma onde estética, espaços,
materiais e estruturas se apresentam de forma inteligente, eficaz, segura que
são exemplos de arquitetura sustentável. O resultado
por ele obtido tem regido os processos e práticas construtivas da nova era de
edifícios. Além disso,
tem inspirado jovens arquitetos a buscarem outras formas de manifestar a sua
arte com mais propósito e ousadia. Sugestões de questionamentos após socialização do texto: Ø
Em sua opinião o que
significa dizer: “O arquiteto que utiliza seu talento em benefício da
humanidade” Ø
A que se deve ao fato de
recentemente o arquiteto japonês
Shigeru Ban ter sido eleito pela revista Time como um dos profissionais mais
inovadores do século XXI? Ø
Leia o trecho da fala de
Shigeru (...) Então eu pensei: “como
arquitetos, podemos ser envolvidos na reconstrução da habitação temporária,
nós podemos fazer melhor”. É por isso que eu comecei a trabalhar em áreas
de desastres. Escreva sua opinião e sentimentos a respeito do trabalho
realizado por Shigeru Ban. Ø
Imagine-se como um artista,
de que maneira usaria seu talento em prol da sociedade? Você acredita que
todos seres humanos com diferentes profissões possa ajudar a sociedade. Ø
Faça um levantamento de
outros projetos de Shigeru Ban na internet. O que os trabalhos dele têm em
comum? Como esses trabalhos se relacionam com a fala do arquiteto? Registre
sua resposta no caderno. 2ª Etapa: A
forma na arquitetura página 51 do livro didático. Esta seção objetiva nos leva
a pensar sobre a forma na história da arquitetura, abordando a relação entre
técnica e forma e os desafios para a arquitetura no futuro.
Professor, leia juntamente com os alunos as informações a seguir e
peça que realizem a atividade em seguida; A
arquitetura é a arte de construir espaços que servem de abrigo e proporcionam
conforto e segurança. Quando a construção de um arranha-céu, um palácio ou
uma simples casa incorpora valores subjetivos, como a beleza e a satisfação
dos sentidos físicos e espirituais, a arquitetura se aproxima da arte.
Projetar formas que unam beleza e funcionalidade é um dos desafios dos
arquitetos. Nos
tempos modernos, com o uso de aço, as estruturas tornam-se mais leves e
flexíveis, o que possibilitou dos arranha-céus presentes na paisagem das
grandes cidades. A combinação de concreto armado com aço permitiu a
construção de formas curvas e grandes vãos, técnica usada por arquitetos
modernistas brasileiros como Oscar Niemeyer (1907-2012). Uma das suas
principais obras foi o projeto da nossa capital Brasília. Para
saber mais sobre o artista sugere-se o vídeo a seguir “A vida é um sopro” que aborda a vida e obra de Niemeyer. Veja aqui alguns trechos
do filme: http://www.youtube.com/watch?v=3LdoT-XDnLk, acessado em 27/07/2021. Após a
análise do texto e dos vídeos os alunos deverão responder os seguintes
questionamentos: Ø Quem foi Oscar Niemeyer? O que ele fez? Ø Quais são suas principais obras? Ø Qual a sua importância para o país? Agora é sua vez! Hora de criar! Observe algumas das principais obras de Oscar Niemeyer:
https://www.google.com.br/url?httpswww.youtube.com acessado
em 27/07/2021 Releitura Ø Observe
que em nossa cidade há construções com as mesmas técnicas do arquiteto Oscar
Niemeyer: como por exemplo a Igreja Santos Cosme e Damião. Use essa
construção e faça uma bela releitura, abuse da imaginação e mãos à
obra.
https://www.google.com.br/urlitamarajunoticias.com.br/Acessado em
27/07/2021
3ª Aula 1ª
Etapa: Como construir uma casa página 52 do livro didático. Professor converse com os estudantes sobre
como são construídas as casas onde moram e casas do bairro ou da cidade em
que vivem. Estimule-os a imaginar projetos para
melhorar a qualidade da própria casa e também da vizinhança. Sugere-se
que seja feita a socialização do trecho a seguir com os alunos.
Como
construir uma casa Construir uma casa não é tarefa fácil, requer
tecnologia, materiais e modos de produção próprios. As pessoas envolvidas nesse
tipo de atividade precisam, em geral, ter conhecimentos específicos, além de
dominar o uso das ferramentas necessárias. Hoje existe alguns sistemas
pré-fabricados com os quais é possível edificar uma casa em poucos dias de
trabalho. Na sequência, apresentam-se três exemplos bem
diferentes de construção. Observe: Arquitetura vernacular: “Iglu” é uma palavra do povo Inuit, que se traduz
por “casa”. Os Inuits são um grupo dos muitos que compõem o grande povo
esquimó que habita na região ártica. Os esquimós constroem suas casas com
blocos de gelo assentados em espiral. Depois para aquecer seu abrigo, forram
os espaços interiores com peles de animais e ascendem lamparinas que queimas
gordura de foca baleia e outros animais marinhos. Cena do filme como construir um
iglu, de Douglas Winkson, 1949 acesso em 27/07/2021 Designi
para arqutetura Uma
malha composta por triângulos foi usada pelo designer americano Richard
Buckminster Fuller (1895-1983), para projetar na décade de 1950 esta
estrutura que chamou de geodésica. Ele estava interessado em criar soluções
arquitetônicas para obter o máximo de ocupação do espaço com o minímo de
materiais e consumo de energia.
BucKminster Fuller em frente à
geodélica, em 1967/ acesso em 27/07/2021 Autoconstrução: Mais
de cem milhões de pessoas vivem em moradias precárias na América ltina e no
Caribe. Abaixo podemos acompanhar um projeto desenvolvido em várias cidades
dessa região que promove a construção coletiva de casas em bairros onde há
carência habitacional. Cena do filme um teto para meu país, do
projeto Teto 2012/acesso em 27/07/2021 Após esses exemplos, é hora de observar os
métodos construtivos das casas do bairro onde você mora, ou da cidade em que
você vive e refletir sobre elas: Ø Como são
as casas do bairro onde você mora? Como são as calçadas, ruas, escadarias,
praças e paisagens. Ø Tente lembrar
de uma construção que chame a tenção no bairro ou na cidade onde você vive.
Busque uma casa diferente, feita de algum material incomum, ou então que
tenha algum tipo de decoração ou detalhe especial. Escreva algumas
informações sobre essa construção. 4° Aula Conhecendo
a realidade de pessoas que não tem onde morar. Professor,
nessa atividade leve os alunos a refletirem sobre o problema enfrentado pelas
pessoas que vivem nas ruas e as que moram em lugares sem condições de
segurança ou conforto. Chame a atenção dos alunos para os problemas de
moradia que as famílias mais pobres enfrentam, principalmente nas grandes
cidades. Conte a eles que as áreas com melhor infraestrutura são muito caras
e as famílias de baixa renda só têm condições de viver em áreas com
infraestrutura precária ou inexistente. Explique que infraestrutura é o
sistema de esgoto, água encanada, serviço de energia elétrica, entre outros. Explique
que:
Os
alunos devem entender que: as pessoas moram em áreas de risco por não
possuírem recursos financeiros, o que ocasiona problema social; em muitas
cidades essas famílias vão ocupar áreas sujeitas a inundações como as margens
dos rios ou desabamentos como nas encostas dos morros. Mostre
fotos desse tipo de construções. Fonte: Sítio:
“Caos Carioca”.Disponível em: <http://www.caoscarioca.com.br/2010/chuva-devastadora-para-o-rio/>. Acesso em:
27/07/2021 Converse
com os alunos sobre os problemas enfrentados pelos moradores de rua,
inclusive crianças. Fale para eles que essa situação contraria as leis
criadas para garantir o direito à moradia, amparo e proteção às crianças.
Explique a eles porque isso acontece. Ressalte:
Leia
com eles o poema “Sem Casa” de Roseana Murray.
Fonte:
MURRAY, Roseana. Casas. Belo Horizonte: Formato, 1994/acessado em
27/07/2021. Proponha
a atividade registrando. Depois
de ler o poema responda com suas palavras: Ø Onde
moram as pessoas que não tem casa? Ø Por que
há gente que não tem onde morar? Ø Você já
viu alguma criança nessa situação? Ø O que
você acha que deve ser mais difícil para essas crianças que não tem onde
morar? Ø Que intervenções
relacionadas a políticas públicas pode ser feitas para amenizar essa
situação? Para finalizar proponha a leitura e socialização
das páginas 54 e 55 do livro didático: Um espaço para habitar. Onde os três
trabalhos apresentados, embora tenham em comum a proposição de espaços
mínimos de habitação, tem finalidades distintas. Sugere-se as seguintes questões sobre a relação
entre os objetos apresentados para ajuda-los a refletir sobre o assunto. Ø Qual é
o espaço mínimo necessário para uma habitação Ø Que
atividades cotidianas as pessoas fazem de forma coletiva? Ø Você
gosta de dividir a casa onde mora com parentes e amigos? Justifique sua
resposta; Ø Por que
apenas alguns grupos adotam a forma de viver nômade? Ø Não
seria bom morar sempre perto do trabalho ou da escola? Ø Você
gosta mais de viajar ou de ficar em casa. Obs: Atividade extra em anexo Fonte de Pesquisa: Livro Mosaico 7ºano https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/consumo-consciente-como-minimizar-o-impacto-do-nosso-consumo-no-planeta/consumo-exagerado-um-problema/3169/ acesso
em:27/07/2021 file:///C:/Users/Marcela/OneDrive/Documentos/A%20CHARGE%20SOBRE%20CONSUMO.pdf
ACESSO EM 27/07/2021 |
||||
RECURSOS:(x)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
( x ) Outros: |
||||
AVALIAÇÃO:(
+) Prova; (+) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (+) ( ) Seminários; (+ ) Apresentação
oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: |
||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário