3ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema
Inter Curricular: Escola como espaço de
acolhimento, afetividade e conhecimento. Subtema: A escola me conduz ao conhecimento sobre a arte
na pré-história Brasileira |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas/Sistema de linguagem/
Matrizes Estéticas e Cultural/
Processos de Criação |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano: 7ºano Período: 11/04 a 22/02/2022 Aulas:
04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR02) Pesquisar e
analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no
espaço. (EF69AR43BA) Conhecer,
analisar e relacionar os diferentes aspectos estéticos que marcam as Artes
Visuais na história. (EF69AR38BA) Experimentar e aplicar diferentes técnicas de produção
manual em artes visuais (EF69AR78BA) Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos
presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário. (EF69AR43BA) Conhecer, analisar e relacionar os diferentes aspectos
estéticos que marcam as Artes Visuais na história (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos
colegas, para alcançar sentidos plurais (EF15AR85BA) Analisar, classificar, debater,
distinguir e elaborar elementos constitutivos das artes visuais (ponto,
linha, forma, cor, espaço, movimento etc.), das obras estudadas, de objetos
culturais e de imagens do cotidiano escolar e das Artes Urbanas. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
. Compreender as relações entre as linguagens da
Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso
das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo
audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada
linguagem e nas suas articulações. . Pesquisar e
conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas
manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –,
sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações
em Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e
criação artística. . Mobilizar recursos tecnológicos como formas
de registro, pesquisa e criação artística. .
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e
colaborativo nas artes. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
Experienciar a
ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
-Todas as
questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos. -Professor segue em anexo o slide 1°AULA: Inicie a aula fazendo a leitura do texto
abaixo e em seguida socializar. 1º
Momento: Arte na Pré-História Quando se
fala em arte na Pré-História, estamos falando da produção vista como
artística na Pré-História,
isto é, durante os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Em
geral, compreende pinturas realizadas em cavernas, gravuras
esculpidas em rochas, esculturas, estatuetas,etc. A arte na
Pré-História assumiu características distintas. Os especialistas não sabem ao
certo os motivos
pelos quais os seres humanos produziam tais objetos artísticos, mas especulam que podem
ser um registro artístico apenas como um registro do cotidiano, no sentido da
“arte pela arte”.
Outros sugerem que poderiam ter uma função ritualística, com o objetivo de
integrar o homem com
a natureza. Do período
Paleolítico, destacam-se, principalmente, as pinturas rupestres, que eram
feitas nas paredes das
cavernas que são encontradas em diversos locais do mundo, inclusive no
Brasil. As pinturas
rupestres representavam o homem em meio a grandes grupos de animais, simbolizando
as caçadas, e representavam também outras cenas do cotidiano humano. Os artistas
do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto
na pintura
quanto na escultura, predominam as figuras femininas com a cabeça surgindo
como prolongamento
do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. No período
Mesolítico a arte tornou-se conceitual e racionalista, baseada no geométrico
e no abstrato.
No Levante espanhol grupos humanos deixaram pinturas mais esquemáticas tratando
cenas mais complexas de caça, de danças e ritos mágicos. O homem do
Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e
construiu as
primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo e passou
a ser sedentário,
fixando-se a terra, criando as primeiras aldeias e cidades. Verificando
a aprendizagem: 1. A
arte rupestre possui a característica de expressar elementos da cultura do
homem pré-histórico. Dentre esses elementos, destacam-se, nas pinturas
rupestres: a)
O retrato das famílias. b)
A descrição de cenas da cidade. c)
A descrição das trocas comerciais. d)
A descrição de cenas de caça e rituais. 2. A
pré-história, não foi registrada em nenhum documento. Explique então como
ficamos sabendo sobre este período. 3. Faça
um resumo sobre o período Paleolítico, envolvendo o homem, o artista e as
pinturas da época. 4. O que é pintura Rupestre? Qual ou quais eram
seus objetivos? Cite exemplos. 5. Como
eram as esculturas do Paleolítico? O que elas representavam? 2º
Momento: Pré-história:
Arte na pré-história brasileira.
O
professor deverá juntamente com os alunos acessar o link a seguir: https://
https://youtu.be/JJBV_30HXD8 Acesso em 05/04/2022 Em
seguida faça os seguintes levantamentos prévios: -
Você
já ouviu falar da arte rupestre? -
Você
acha importante estudar a arte na pré-história? Pinturas Rupestre no Brasil: Os registros
mudando o jeito de viver dos seres humanos O Brasil pré-histórico apresenta-se com
tradições rupestres de ampla dispersão através de suas grandes distâncias e
ampla temporalidade.
O registro arqueológico e, concretamente,
o rupestre assim o indicam. As tradições rupestres do Brasil não evoluíram
por caminhos independentes; os seus autores ou grupos étnicos aos quais
pertencem, mantiveram contatos entre si, produzindo-se a natural evolução no
tempo e no espaço. A arte pré-histórica, sabemos, entretanto que, pintadas
nas profundidades
das cavernas
escuras, não foram feitas para agradar ninguém do mundo dos vivos, não há
motivos aceitáveis para se duvidar ou negar a categoria artística das
nossas expressivas
e graciosas pinturas rupestres do Rio Grande do Norte ou do Piauí. Foi precisamente nos sertões nordestinos
do Brasil. Onde a natureza é particularmente hostil à ocupação humana, onde
se desenvolveu uma arte rupestre pré-histórica das mais ricas e expressivas
do mundo, demonstrando a capacidade de adaptação de numerosos grupos
humanos que povoaram a região desde épocas que remontam ao pleistoceno final.
No estado atual do conhecimento, podemos afirmar que três correntes, com seus
horizontes culturais, deixaram notáveis registros pintados e
gravados nos abrigos e paredões rochosos do Nordeste brasileiro. Observe as imagens e
responda as questões 1, 2 e 3. 1)
Há muitas
hipóteses sobre o significado das pinturas rupestres. Em sua opinião, elas
seriam parte de um ritual, uma forma de registro ou uma forma de expressão
artística? Justifique sua resposta. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2)
Observe a imagem
da pintura rupestre e descreva o que você vê nela. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3)
Imagine que você é um arqueólogo e encontra essa pintura
rupestre. Que informações ela pode fornecer acerca do modo de vida das
pessoas que a produziram? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 4) Como eram feitas as
tintas nesse período? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5) Liste abaixo as
palavras em destaque no texto e procure o significado de cada uma. 6) Agora que você sabe o significado das
palavras no texto, crie frases com as palavras abaixo: a)
Demonstrando b)
Registros c)
Cavernas d)
Nordestinos 7)
Agora crie frases através dos desenhos. a- b- c- 2°AULA 1ºMomento: Faça a correção da
atividade da aula anterior
Ahttps://images.app.goo.gl/XMxE8YHbfT5Wz3va9
Acessado
em 05/04/2022 2ºMomento: Crie
frases com as palavras: a) Rupestre,
Brasil b) Piauí,
Figuras, Antiga 3ºMomento VAMOS
COLOCAR A MÃO NA MASSA. Criando
um desenho de uma pintura rupestre brasileira em relevo. Você vai precisar de: Papel cartão ou uma cartolina Cola branca Giz de cera . Como fazer sua
pintura rupestre com relevo. A- Faça um desenho sobre a cartolina inspirado nos desenhos
da arte rupestre brasileira, utilize o giz de cera de cor de sua preferência. B- Contorne todo o desenho com a cola branca (utilize uma
camada grossa de cola). Espere secar. C- Com a mesma cor fez o desenho da arte rupestre, passa
o giz de cera deitado por toda a superfície da cartolina. Os desenhos feitos
com a cola ficaram mais destacados. 3ªAula 1ºMomento:
Inicie
a aula questionando aos alunos o que eles aprenderam na aula anterior e em
seguida trabalhe o restante do texto Faça a leitura compartilhada: A Arte Rupestre no Brasil - Continuação 2ºMomento: Professor Peça aos
alunos para prestarem atenção nas palavras ditadas e em seguida copiar no
caderno.
Ditado de palavras
a) Figuras b) Carvão c) Pinturas d) Brasil e) Rupestre f) Piauí g) Preciosas h) Sangue 3ºMomento:
Atividade para casa Para
entender melhor sobre o assunto assistir o vídeo “A arte rupestre no Brasil e
no mundo. Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=jgptsj8w18w Peça para os alunos
anotarem o que eles acharam mais interessante no vídeo 4ª Aula: A Pré- História Brasileira 1ºMomento: Inicie a aula com uma roda de conversa utilizando perguntas
para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que
sabem sobre o vídeo “ A arte rupestre no Brasil e no mundo” Após a roda de
conversa apresente o texto abaixo. Pinturas rupestres no Brasil Pesquisadores classificaram a
arte rupestre no Brasil em dois grandes grupos: obras com motivos naturalistas
e obras com motivos geométricos. No grupo dos motivos naturalistas predominam
representações de figuras humanas, isoladas ou em grupo, em cenas de caça,
guerra e trabalhos coletivos. Há também figuras de animais: em geral onças, veados, pássaros
diversos, peixes e insetos. As figuras com motivos geométricos são muito
variadas: linhas paralelas; pontos agrupados; círculos, às vezes concêntricos; cruzes;
espirais e triângulos. Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também
trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a
ausência de figuras
masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como
prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
Destaca-se: Vênus de Willendorf. 2ºMomento: Verificando a aprendizagem
Responda as questões a) Os
pesquisadores classificaram a arte rupestre no Brasil em dois grandes grupos.
Quais são eles? b) Descreva
sobre os seguintes motivos da pintura Rupestre no Brasil: Ø Motivos
naturalistas Ø Motivos
geométricos c) Faça uma pesquisa dos cinco maiores Parques
Nacionais onde estão localizados os principais Sítios Arqueológicos (Fazer uso do dicionário em
sala de aula) d)
De
acordo com o texto, complete os espaços em branco da forma adequada, com C,
Ç, S ou SS. a)
On__ça
b)
Pá__aros c)
Diver__os d)
In__etos e)
E__culturas f)
Au__ência g)
Pesco__o h)
Constru__ão i)
Com__êntricos j)
Cla__ificaram k)
__írculo l)
Cabe__a FONTES: Acesso
em 05/04/2022 https://images.app.goo.gl/Xk8nD6xX1jb9EWoJ7 https://www.educamundo.com.br/blog/arte-rupestre-no-brasil-visite-parques-nacionais https://static.fecam.net.br/uploads/691/arquivos/1778807_Aividades_Artes_7__5_ano_Vespertino.pdf http://meriti.rj.gov.br/home/wp-content/uploads/2020/05/6%C2%BA-ANO-HIST%C3%93RIA-.pdf |
RECURSOS:( ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; (x ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; (x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário