3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 7ºANO/2022

 

3ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Inter Curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

Subtema: A escola me conduz ao conhecimento sobre a arte na pré-história Brasileira

Objeto do conhecimento:   Contextos e Práticas/Sistema de linguagem/ Matrizes      Estéticas e Cultural/ Processos de Criação

Unidade Temática: Artes Visuais       Ano: 7ºano      Período: 11/04 a 22/02/2022            Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR43BA) Conhecer, analisar e relacionar os diferentes aspectos estéticos que marcam as Artes Visuais na história.

(EF69AR38BA) Experimentar e aplicar diferentes técnicas de produção manual em artes visuais

(EF69AR78BA) Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário.

(EF69AR43BA) Conhecer, analisar e relacionar os diferentes aspectos estéticos que marcam as Artes Visuais na história

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais

(EF15AR85BA) Analisar, classificar, debater, distinguir e elaborar elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.), das obras estudadas, de objetos culturais e de imagens do cotidiano escolar e das Artes Urbanas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

. Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

 . Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

 .  Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

 .  Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

-Professor segue em anexo o slide

 

1°AULA: Inicie a aula fazendo a leitura do texto abaixo e em seguida socializar.

1º Momento: Arte na Pré-História

 

Quando se fala em arte na Pré-História, estamos falando da produção vista como artística na

Pré-História, isto é, durante os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Em geral,

compreende  pinturas realizadas em cavernas, gravuras esculpidas em rochas, esculturas,

estatuetas,etc.

A arte na Pré-História assumiu características distintas. Os especialistas não sabem ao certo

os motivos pelos quais os seres humanos produziam tais objetos artísticos, mas especulam

que podem ser um registro artístico apenas como um registro do cotidiano, no sentido da “arte

pela arte”. Outros sugerem que poderiam ter uma função ritualística, com o objetivo de integrar

o homem com a natureza.

Do período Paleolítico, destacam-se, principalmente, as pinturas rupestres, que eram feitas nas

paredes das cavernas que são encontradas em diversos locais do mundo, inclusive no Brasil.

As pinturas rupestres representavam o homem em meio a grandes grupos de animais,

simbolizando as caçadas, e representavam também outras cenas do cotidiano humano.

Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na

pintura quanto na escultura, predominam as figuras femininas com a cabeça surgindo como

prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.

No período Mesolítico a arte tornou-se conceitual e racionalista, baseada no geométrico e no

abstrato. No Levante espanhol grupos humanos deixaram pinturas mais esquemáticas

tratando cenas mais complexas de caça, de danças e ritos mágicos.

O homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e construiu

as primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo e passou a ser

sedentário, fixando-se a terra, criando as primeiras aldeias e cidades.

 

Verificando a aprendizagem:

 

1.       A arte rupestre possui a característica de expressar elementos da cultura do homem pré-histórico. Dentre esses elementos, destacam-se, nas pinturas rupestres:

 a) O retrato das famílias.

 b) A descrição de cenas da cidade.

 c) A descrição das trocas comerciais.

 d) A descrição de cenas de caça e rituais.

 

2.       A pré-história, não foi registrada em nenhum documento. Explique então como ficamos sabendo sobre este período.

3.       Faça um resumo sobre o período Paleolítico, envolvendo o homem, o artista e as pinturas da época.

4.        O que é pintura Rupestre? Qual ou quais eram seus objetivos? Cite exemplos.

5.       Como eram as esculturas do Paleolítico? O que elas representavam?

 

2º Momento:

 

Pré-história: Arte na pré-história brasileira.                                                                             

 

O professor deverá juntamente com os alunos acessar o link a seguir:

https:// https://youtu.be/JJBV_30HXD8 Acesso em 05/04/2022

 

Em seguida faça os seguintes levantamentos prévios:

- Você já ouviu falar da arte rupestre?

- Você acha importante estudar a arte na pré-história?

 

Pinturas Rupestre no Brasil: Os registros mudando o jeito de viver dos seres humanos

 

            O Brasil pré-histórico apresenta-se com tradições rupestres de ampla dispersão através de suas grandes distâncias e ampla temporalidade. O registro arqueológico e, concretamente, o rupestre assim o indicam. As tradições rupestres do Brasil não evoluíram por caminhos independentes; os seus autores ou grupos étnicos aos quais pertencem, mantiveram contatos entre si, produzindo-se a natural evolução no tempo e no espaço. A arte pré-histórica, sabemos, entretanto que, pintadas nas profundidades das cavernas escuras, não foram feitas para agradar ninguém do mundo dos vivos, não há motivos aceitáveis para se duvidar ou negar a categoria artística das nossas expressivas e graciosas pinturas rupestres do Rio Grande do Norte ou do Piauí.

Foi precisamente nos sertões nordestinos do Brasil. Onde a natureza é particularmente hostil à ocupação humana, onde se desenvolveu uma arte rupestre pré-histórica das mais ricas e expressivas do mundo, demonstrando a capacidade de adaptação de numerosos grupos humanos que povoaram a região desde épocas que remontam ao pleistoceno final. No estado atual do conhecimento, podemos afirmar que três correntes, com seus horizontes culturais, deixaram notáveis registros pintados e gravados nos abrigos e paredões rochosos do Nordeste brasileiro.

Observe as imagens e responda as questões 1, 2 e 3.

                             

1)     Há muitas hipóteses sobre o significado das pinturas rupestres. Em sua opinião, elas seriam parte de um ritual, uma forma de registro ou uma forma de expressão artística? Justifique sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)     Observe a imagem da pintura rupestre e descreva o que você vê nela.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3)    Imagine que você é um arqueólogo e encontra essa pintura rupestre. Que informações ela pode fornecer acerca do modo de vida das pessoas que a produziram?

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

4)    Como eram feitas as tintas nesse período?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5)    Liste abaixo as palavras em destaque no texto e procure o significado de cada uma.

 

6)    Agora que você sabe o significado das palavras no texto, crie frases com as palavras abaixo:

a)    Demonstrando

b)    Registros

c)    Cavernas

d)    Nordestinos

7)    Agora crie frases através dos desenhos.

a-

__________________________________________

b-

___________________________________________

c-

___________________________________________

 

2°AULA

1ºMomento: Faça a correção da atividade da aula anterior

 

 

         

Ahttps://images.app.goo.gl/XMxE8YHbfT5Wz3va9

                                                                                                                              Acessado em 05/04/2022

 

2ºMomento: Crie frases com as palavras:

a)    Rupestre, Brasil

b)    Piauí, Figuras, Antiga

3ºMomento

 

VAMOS COLOCAR A MÃO NA MASSA.

Criando um desenho de uma pintura rupestre brasileira em relevo.

Você vai precisar de:

Papel cartão ou uma cartolina

Cola branca

Giz de cera

. Como fazer sua pintura rupestre com relevo.

A- Faça um desenho sobre a cartolina inspirado nos desenhos da arte rupestre brasileira, utilize o giz de cera de cor de sua preferência.

B- Contorne todo o desenho com a cola branca (utilize uma camada grossa de cola). Espere secar.

C- Com a mesma cor fez o desenho da arte rupestre, passa o giz de cera deitado por toda a superfície da cartolina. Os desenhos feitos com a cola ficaram mais destacados.

3ªAula

1ºMomento: Inicie a aula questionando aos alunos o que eles aprenderam na aula anterior e em seguida trabalhe o restante do texto

Faça a leitura compartilhada: A Arte Rupestre no Brasil - Continuação

2ºMomento:  Professor Peça aos alunos para prestarem atenção nas palavras ditadas e em seguida copiar no caderno.

                                                    Ditado de palavras

a)    Figuras

b)    Carvão

c)    Pinturas

d)    Brasil

e)    Rupestre

f)     Piauí

g)    Preciosas

h)    Sangue

 

3ºMomento: Atividade para casa

Para entender melhor sobre o assunto assistir o vídeo “A arte rupestre no Brasil e no mundo.

 Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jgptsj8w18w

Peça para os alunos anotarem o que eles acharam mais interessante no vídeo

 

4ª Aula: A Pré- História Brasileira

1ºMomento: Inicie a aula com uma roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre o vídeo “ A arte rupestre no Brasil e no mundo” Após a roda de conversa apresente o texto abaixo.

 

  Pinturas rupestres no Brasil

     Pesquisadores classificaram a arte rupestre no Brasil em dois grandes grupos: obras com motivos naturalistas e obras com motivos geométricos.

      No grupo dos motivos naturalistas predominam representações de figuras humanas, isoladas ou em grupo, em cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos. Há também figuras de animais: em geral onças, veados, pássaros diversos, peixes e insetos.

       As figuras com motivos geométricos são muito variadas: linhas paralelas; pontos agrupados; círculos, às vezes concêntricos; cruzes; espirais e triângulos. Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Destaca-se: Vênus de Willendorf.

2ºMomento: Verificando a aprendizagem

                                      Responda as questões

a)    Os pesquisadores classificaram a arte rupestre no Brasil em dois grandes grupos. Quais são eles?

b)    Descreva sobre os seguintes motivos da pintura Rupestre no Brasil:

Ø  Motivos naturalistas

Ø  Motivos geométricos

c)    Faça uma pesquisa dos cinco maiores Parques Nacionais onde estão localizados os principais Sítios Arqueológicos (Fazer uso do dicionário em sala de aula)

d)    De acordo com o texto, complete os espaços em branco da forma adequada, com C, Ç, S ou SS.

a)    On__ça                                                                 

b)    Pá__aros

c)    Diver__os

d)    In__etos

e)    E__culturas

f)     Au__ência

g)    Pesco__o

h)    Constru__ão

i)     Com__êntricos

j)     Cla__ificaram

k)    __írculo

l)     Cabe__a

 

 

FONTES: Acesso em 05/04/2022

 

https://images.app.goo.gl/Xk8nD6xX1jb9EWoJ7 https://www.educamundo.com.br/blog/arte-rupestre-no-brasil-visite-parques-nacionais

 

https://static.fecam.net.br/uploads/691/arquivos/1778807_Aividades_Artes_7__5_ano_Vespertino.pdf

 

http://meriti.rj.gov.br/home/wp-content/uploads/2020/05/6%C2%BA-ANO-HIST%C3%93RIA-.pdf

 

 

                                                   

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (x ) Revista; (  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário