2ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE 2022 |
|
TEMA: A
IMPORTÂNCIA DA ESCOLA COMO: LUGAR DE ACOLHIMENTO, CONHECIEMNTO E AFETIVIDADE
(PSICOLOGIA DAS CORES/ IVAN CRUZ) |
Objeto do conhecimento: Contextos e
Práticas, Elementos da Linguagem |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano:
8º Período: 28/03 a 08/04/2022
Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético (EF15AR13) Identificar e apreciar
criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e
analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de
circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana. (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento
etc.). (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística
(desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem,
instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais,
instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais (EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,
escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes
produções artísticas. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a
imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da
Arte. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
|
Informações
para os alunos: 1ª AULA: ACOLHIMENTO, BOAS
VINDAS! Levantando conhecimentos prévios ·
As cores influenciam os sentimentos? ·
Quais as suas cores favoritas? RELEMBRANDO CORES
O QUE SÃO CORES PSICOLOGICAS? A psicologia das
cores estuda o significado e a emoção que cada uma delas causam ao ser
humano. 1 – Cor amarela: significado Por ser uma cor forte, o amarelo
chama a atenção de quem o vê. ela é comprada ao sol e remete também à luz e
ao calor. Além do mais, alguns estudiosos acreditam que o amarelo pode
estimular a fome. Não à toa, marcas como Mc Donalds e Burguer King a utilizam
para estimular o consumo.
2 – Cor vermelha: significado Na psicologia das cores., a cor
vermelha é uma de maiores destaques. Dessa forma, ela pode representar diferentes
emoções, tais como amor e raiva. Além disso, a psicologia diz que ela ainda
provoca a excitação e também a fome.
3 – Significado da cor verde É uma cor conectada à natureza e, por
isso, traz leveza, tranquilidade e harmonia. Essa cor também possui relação
com a esperança e também remete à saúde.
4 – Significado da cor rosa O rosa clara transmite a
tranquilidade e a inocência, portanto remete à infância. Já o rosa mais
escura remete à paixão e a sedução.
5 – Significado da cor laranja O laranja possui diversas
características em comum com o vermelho e o amarelo. É uma cor alegre e, por
isso, transmite energia ao público e estimula a criatividade. No
entanto, como é uma cor secundária, ela é menos impactante que as primárias.
6 – Significado da cor azul O azul é uma cor unânime. Em tons
mais claros transmite sensação de leveza e
tranquilidade. Enquanto o azul mais escuro é utilizado para demonstrar
segurança e poder. esta cor é muito utilizada por empresas que desejam passar
credibilidade e confianças. No setor de tecnologia ela é muito presente.
7 – Significado da cor roxa A psicologia diz que o roxo
ou violeta possui ligação com a antiguidade.
Antigamente, somente nobres, bispos e família real podiam utilizar
vestimentas dessa cor. Dessa forma, ela significa poder, sabedoria e
respeito. Além de transmitir uma ideia de criatividade.
Sensações promovidas pela cor
azul: Natureza, rústico, aromas, conforto e elegância 9 – Significado da cor preta É a mais elegante das cores! Por
isso, remete à sofisticação, modernidade e luxo. ela pode ser vinculada
também a situações de medo ou curiosidade.
sofisticação e mistério 1- Quais sensações são promovidas pelas cores? A- Rosa: B- Preto: C- Verde: D- Amarelo: E- Azul: 2- Qual o significado das cores? A- Roxo: B- Branco: C- Vermelho: D- Laranja: 3- Pesquise no dicionário o significado de algumas
palavras que estão no texto. A- Confiança: B- Tranquilidade: C- Sofisticação: D- Extroversão: E- Criatividade: 2ªAULA: ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE A MÚSICA
AQUARELA OBS: PROFESSOR QUE NÃO CONSEGUIR
PASSAR O VIDEO PODE COLOCAR SOMENTE A MÚSICA. https://www.youtube.com/watch?v=xT8HIiFQ8Y0 acessado dia 22/03/2022 https://www.youtube.com/watch?v=xT8HIiFQ8Y0 1)
Descreva as cenas abaixo de acordo com a música. 2.Pinte as imagens do
exercício 1. 3.Agora é a sua
vez de desenhar representando os trechos da música: a.”... Corro
o lápis em torno da mão e me dou uma luva...” ou qualquer outro do seu gosto.
Desenhe e pinte os balões de acordo
as cores que estão marcadas e em seguida escreva dentro o significado de cada
cor: 3ª AULA: O CÍRCULO CROMÁTICO O Círculo Cromático é composto por 12 cores: as três
primárias, as três secundárias e as seis terciárias. Este instrumento é
utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é uma guia rápida com a
qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as
meio-complementares e triádica: escolhe-se três cores que possuem a
mesma distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os
detalhes. Outras
combinações harmónicas possíveis e nos ajuda a descobrir combinações,
comparações Veja como é fácil combinar as cores
no círculo cromático: É bem
simples: escolha uma cor no círculo cromático, pule três cores e
escolha a próxima cor, pule outras três cores e
terá a tríade formada. Alguns exemplos de combinação de cor tríade
são: verde, laranja e violeta; vermelho, amarelo e azul; roxo, verde e
vermelho alaranjado. Assim,
a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores
complementares: O azul (primária) e o laranja (secundária) O vermelho
(primária) e o verde (secundária) Classificação das cores que compõem
o círculo cromático: ·
Cores primárias: azul, vermelho e amarelo. ·
Cores secundárias: verde, laranja e roxo/violeta. ·
Cores terciárias: Vermelho-arroxeado, Vermelho-alaranjado,
Amarelo-alaranjado, Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-arroxeado. Obs: Professor Peça aos alunos que assistam o Vídeo, se você não pode
passar em sala de aula, disponibilize o link para os alunos nos grupos de
WhatsApp. Vídeo: Como combinar as cores através do círculo cromático? https://www.youtube.com/watch?v=Kskd0ircZb8 APÓS ASSISTIR O VÍDEO RESPONDA AS
QUESTÕES: 1-
Cite o nome das classificações das cores que fazem parte do círculo
cromático. 2-
Quais são as cores complementares? 3-
Como podemos obter a tríade? ATIVIDADE
PRÁTICA 4-
Faça um círculo cromático usando o passo a passo: A -Com o compasso faça um
círculo e divida em quatro partes. B -Divida cada quadrante em mais duas partes. C -Com o compasso faça
mais um círculo CIRCULO CROMATICO COM CD https://www.youtube.com/watch?v=fEoyk6taJBk
acessado em 23/03/22 4ª AULA: O PODER DA COR PÁGINA 102 E AS CARACTERÍSTICAS DAS CORES 105 E 106 TRABALHANDO COM O LIVRO DIDÁTICO
Professor caso não
queira entregar os livros para os alunos levarem para casa, vocês podem
utilizar para essa aula e retornar com o livro para a biblioteca da escola. ATIVIDADE PÁGINA 103 5ª AULA: IVAN CRUZ Ivan Cruz e suas obras retratando a infância Arte-educadora
e artista visual Ivan
Cruz é conhecido por retratar em telas as diversas brincadeiras antigas de
criança. Suas
obras exibem o universo infantil de forma alegre e colorida e, por isso,
encantam os pequenos e trazem aos adultos a nostalgia da infância. O
artista e suas pinturas-Ivan Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1947 e
teve uma infância muito rica do ponto de vista lúdico. Se formou em direito
em 1970, mas sempre esteve envolvido com o universo das artes. Assim, em 1986
passa a se dedicar à pintura, quando já estava morando em Cabo Frio. Seu
objetivo sempre foi exercitar a criatividade, sem necessariamente entrar para
algum movimento artístico. Fez aulas na Escola de Belas Artes do Rio de
Janeiro no final dos anos 80 e passou a expor seu trabalho na região. Nessa
época, as pinturas exibiam temas variados. A temática
lúdica-Foi no início dos anos 90 que Ivan Cruz realiza sua primeira obra
abordando as brincadeiras de criança. A tela iria para uma exposição em
Portugal, mas devido ao sucesso que teve na sua cidade, o artista decidiu
cancelar a mostra na Europa e se dedicar a expor em seu país. Foi a partir de
então que começa a explorar ainda mais as diferentes brincadeiras em seus
quadros, sempre retratando o divertimento que ele próprio tinha em seus
tempos de criança. Nas obras as crianças aparecem pulando
corda, brincando de bonecas, empinando pipa, pulando carniça, jogando pião e
realizando muitas outras atividades lúdicas tão importantes para o
desenvolvimento e interação social. Sua produção
chama atenção, principalmente, de professores e professoras, pelo interesse
em trabalhar com as crianças diversas competências a partir das brincadeiras. As obras procuram também estimular as
crianças a brincar umas com as outras, realizando atividades que estão cada
vez mais distantes do mundo infantil por conta da intensa relação
desenvolvida entre elas e a tecnologia O artista optou por retratar as
figuras humanas sem feições, pois assim é possível que o público que observa
possa se imaginar na cena. A ideia é que as crianças consigam inventar uma
face e uma identidade para cada personagem, o que enriquece a obra. Ivan relata que, às vezes, as pessoas
conseguem captar a alegria e o sorriso das figuras, mesmo que ele não esteja
estampado. Isso acontece porque toda a construção da cena é feliz e as
memórias de quem observa também contribuem para terminar de criar a obra. 1-
Responda: A- Por
que o autor fez essas pinturas? B- Cite
quais emoções você sente ao observar as obras de Ivan Cruz? C- Em
quais momentos você gosta de pintar? D- Quais
brincadeiras você gosta? escolha uma e faça um desenho com muito capricho! 2-
Pesquise com seus familiares a respeito das brincadeiras
que eles faziam quando eram crianças e em seguida fazer um relatório para ser
socializado em sala de aula. Após a
pesquisa executar brincadeiras infantis da época dos seus pais e registrar
através de vídeos e fotos. ATIVIDADE PRÁTICA
Professor está atividade o
aluno poderá realizar no caderno de desenho, você pode passar o vídeo em sala
de aula, disponibilizar um dia antes do grupo de WhatsApp ou até mesmo
produzir uma atividade e levar orientado seus alunos como pode ser feito. Não esquecer de pedir o
material com antecedência Revista Cola Tesoura e barbantes https://www.youtube.com/watch?v=GEivDPCZDoE
acessado em 23/03/2022 CONTINUAÇÃO: IVAN CRUZ As brincadeiras
sempre estiveram presentes na vida cotidiana do ser humano como criança. É
importante ressaltar que brincar é fundamental para o processo de
desenvolvimento infantil e também na sua aprendizagem. Através da
brincadeira é possível descobrir os limites do corpo, a afetividade e, lidar
com suas frustrações. Segundo Ivan Cruz
“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto quando criança que não
brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. Sugiro que o professor leve
a imagem para apresentar aos alunos. Atividade Observe a imagem e faça as atividades abaixo 1) Descreva quais elementos estão
presentes na imagem: 2) Faça a releitura da imagem, bem
linda e colorida. Acessados em 22/03/2022 https://www.google.com/search?q=circulo+cromatico&tbm=isch&ved=2ahUKEwjehe2h5dHvAh https://www.culturagenial.com/ivan-cruz-obras-sobre-a-infancia/ http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com/2012/01/ https://brasilescola.uol.com.br/artes/cores-primarias.htm Tudo tem seu tempo determinado e há
tempo para todo o proposito debaixo dos céus. Eclesiastes 3:10 |
|
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; (x ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário