2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8ºANO/2022

 

2ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE 2022

TEMA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA COMO: LUGAR DE ACOLHIMENTO, CONHECIEMNTO E AFETIVIDADE (PSICOLOGIA DAS CORES/ IVAN CRUZ)

 

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais        Ano:                   Período: 28/03 a 08/04/2022        Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético

(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.
  2. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  3. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

1ª AULA: ACOLHIMENTO, BOAS VINDAS!

 

Levantando conhecimentos prévios

·         As cores influenciam os sentimentos?

·         Quais as suas cores favoritas?

 

RELEMBRANDO CORES

 

                                                O QUE SÃO CORES PSICOLOGICAS?

 A psicologia das cores estuda o significado e a emoção que cada uma delas causam ao ser humano.

1 – Cor amarela: significado

Por ser uma cor forte, o amarelo chama a atenção de quem o vê. ela é comprada ao sol e remete também à luz e ao calor. Além do mais, alguns estudiosos acreditam que o amarelo pode estimular a fome. Não à toa, marcas como Mc Donalds e Burguer King a utilizam para estimular o consumo.

  • Sensações causadas pelo amarelo: Advertência, alegria, juventude, fome e calor.

2 – Cor vermelha: significado

Na psicologia das cores., a cor vermelha é uma de maiores destaques. Dessa forma, ela pode representar diferentes emoções, tais como amor e raiva. Além disso, a psicologia diz que ela ainda provoca a excitação e também a fome.

  • Sensações causadas pelo vermelho: Extroversão, amor, ansiedade, intensidade e velocidade

3 – Significado da cor verde

É uma cor conectada à natureza e, por isso, traz leveza, tranquilidade e harmonia. Essa cor também possui relação com a esperança e também remete à saúde.

  • Sensações promovidas pelo verde: Riqueza, saúde, equilíbrio, natureza e esperança

4 – Significado da cor rosa

O rosa clara transmite a tranquilidade e a inocência, portanto remete à infância. Já o rosa mais escura remete à paixão e a sedução.

  • Sensações promovidas pela rosa: Tranquilidade, maciez, infância, paixão e inocência.

5 – Significado da cor laranja

O laranja possui diversas características em comum com o vermelho e o amarelo. É uma cor alegre e, por isso, transmite energia ao público e  estimula a criatividade. No entanto, como é uma cor secundária, ela é menos impactante que as primárias.

  • Sensações promovidas pelo laranja: Estimulante, entretenimento, alegria, confiança e sabedoria

6 – Significado da cor  azul

O azul é uma cor unânime. Em tons mais claros transmite sensação de leveza e tranquilidade. Enquanto o azul mais escuro é utilizado para demonstrar segurança e poder. esta cor é muito utilizada por empresas que desejam passar credibilidade e confianças. No setor de tecnologia ela é muito presente.

  • Sensações promovidas pela cor azul: Confiança, força, poder, tranquilidade e frio

7 – Significado da cor roxa

A psicologia diz que o roxo ou violeta possui ligação com a antiguidade. Antigamente, somente nobres, bispos e família real podiam utilizar vestimentas dessa cor. Dessa forma, ela significa poder, sabedoria e respeito. Além de transmitir uma ideia de criatividade.

  • Sensações promovidas pela cor roxa : Calma, extravagância, luxo, poder e sabedoria

Sensações promovidas pela cor azul: Natureza, rústico, aromas, conforto e elegância

9 – Significado da cor preta

É a mais elegante das cores! Por isso, remete à sofisticação, modernidade e luxo. ela pode ser vinculada também a situações de medo ou curiosidade.

  • Sensações promovidas pela cor preta: Mal, elegância, credibilidade,

sofisticação e mistério

1-    Quais sensações são promovidas pelas cores?

A-   Rosa:

B-   Preto:

C-   Verde:

D-   Amarelo:

E-   Azul:

2-    Qual o significado das cores?

A-   Roxo:

B-   Branco:

C-   Vermelho:

D-   Laranja:

3-    Pesquise no dicionário o significado de algumas palavras que estão no texto.

A-   Confiança:

B-   Tranquilidade:

C-   Sofisticação:

D-   Extroversão:

E-   Criatividade:

2ªAULA:

                                   ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE A MÚSICA AQUARELA

OBS: PROFESSOR QUE NÃO CONSEGUIR PASSAR O VIDEO PODE COLOCAR SOMENTE A MÚSICA.

https://www.youtube.com/watch?v=xT8HIiFQ8Y0 acessado dia 22/03/2022

 

     

 

 

         

                    

https://www.youtube.com/watch?v=xT8HIiFQ8Y0

1)    Descreva as cenas abaixo de acordo com a música.

 

2.Pinte as imagens do exercício 1.

3.Agora é a sua vez de desenhar representando os trechos da música:

a.”... Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva...” ou qualquer outro do seu gosto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Desenhe e pinte os balões de acordo as cores que estão marcadas e em seguida escreva dentro o significado de cada cor:

 

 

3ª AULA: O CÍRCULO CROMÁTICO

Círculo Cromático é composto por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias. Este instrumento é utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é uma guia rápida com a qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as meio-complementares e triádica: escolhe-se três cores que possuem a mesma distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os detalhes. Outras combinações harmónicas possíveis e nos ajuda a descobrir combinações, comparações

Veja como é fácil combinar as cores no círculo cromático:

É bem simples: escolha uma cor no círculo cromático, pule três cores e escolha a próxima cor, pule outras três cores e terá a tríade formada. Alguns exemplos de combinação de cor tríade são: verde, laranja e violeta; vermelho, amarelo e azul; roxo, verde e vermelho alaranjado.

Assim, a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores complementares: O azul (primária) e o laranja (secundária) O vermelho (primária) e o verde (secundária)

Classificação das cores que compõem o círculo cromático:

·         Cores primárias: azul, vermelho e amarelo.

·         Cores secundárias: verde, laranja e roxo/violeta.

·         Cores terciárias: Vermelho-arroxeado, Vermelho-alaranjado, Amarelo-alaranjado, Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-arroxeado.

Obs: Professor Peça aos alunos que assistam o Vídeo, se você não pode passar em sala de aula, disponibilize o link para os alunos nos grupos de WhatsApp. 

Vídeo: Como combinar as cores através do círculo cromático?

 https://www.youtube.com/watch?v=Kskd0ircZb8

 

APÓS ASSISTIR O VÍDEO RESPONDA AS QUESTÕES:

1-      Cite o nome das classificações das cores que fazem parte do círculo cromático.

2-      Quais são as cores complementares?

3-      Como podemos obter a tríade?

 

 

ATIVIDADE PRÁTICA

 

4-      Faça um círculo cromático usando o passo a passo:

                   A -Com o compasso faça um círculo e divida em quatro partes.

B -Divida cada quadrante em mais duas partes.

                   C -Com o compasso faça mais um círculo

                                                                   

 

 

CIRCULO CROMATICO COM CD

 

 

 

 

                                                                  https://www.youtube.com/watch?v=fEoyk6taJBk acessado em 23/03/22

 

 

 

4ª AULA: O PODER DA COR PÁGINA 102 E AS CARACTERÍSTICAS DAS CORES 105 E 106

 

TRABALHANDO COM O LIVRO DIDÁTICO

Professor caso não queira entregar os livros para os alunos levarem para casa, vocês podem utilizar para essa aula e retornar com o livro para a biblioteca da escola.

 

 ATIVIDADE PÁGINA 103

 

5ª AULA: IVAN CRUZ

Ivan Cruz e suas obras retratando a infância 

Arte-educadora e artista visual

Ivan Cruz é conhecido por retratar em telas as diversas brincadeiras antigas de criança.

Suas obras exibem o universo infantil de forma alegre e colorida e, por isso, encantam os pequenos e trazem aos adultos a nostalgia da infância.

O artista e suas pinturas-Ivan Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1947 e teve uma infância muito rica do ponto de vista lúdico. Se formou em direito em 1970, mas sempre esteve envolvido com o universo das artes. Assim, em 1986 passa a se dedicar à pintura, quando já estava morando em Cabo Frio.

Seu objetivo sempre foi exercitar a criatividade, sem necessariamente entrar para algum movimento artístico. Fez aulas na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro no final dos anos 80 e passou a expor seu trabalho na região. Nessa época, as pinturas exibiam temas variados.

A temática lúdica-Foi no início dos anos 90 que Ivan Cruz realiza sua primeira obra abordando as brincadeiras de criança. A tela iria para uma exposição em Portugal, mas devido ao sucesso que teve na sua cidade, o artista decidiu cancelar a mostra na Europa e se dedicar a expor em seu país. Foi a partir de então que começa a explorar ainda mais as diferentes brincadeiras em seus quadros, sempre retratando o divertimento que ele próprio tinha em seus tempos de criança.

Nas obras as crianças aparecem pulando corda, brincando de bonecas, empinando pipa, pulando carniça, jogando pião e realizando muitas outras atividades lúdicas tão importantes para o desenvolvimento e interação social. Sua produção chama atenção, principalmente, de professores e professoras, pelo interesse em trabalhar com as crianças diversas competências a partir das brincadeiras.

As obras procuram também estimular as crianças a brincar umas com as outras, realizando atividades que estão cada vez mais distantes do mundo infantil por conta da intensa relação desenvolvida entre elas e a tecnologia

O artista optou por retratar as figuras humanas sem feições, pois assim é possível que o público que observa possa se imaginar na cena. A ideia é que as crianças consigam inventar uma face e uma identidade para cada personagem, o que enriquece a obra.

Ivan relata que, às vezes, as pessoas conseguem captar a alegria e o sorriso das figuras, mesmo que ele não esteja estampado. Isso acontece porque toda a construção da cena é feliz e as memórias de quem observa também contribuem para terminar de criar a obra.

1-    Responda:

A-    Por que o autor fez essas pinturas?

B-    Cite quais emoções você sente ao observar as obras de Ivan Cruz?

C-   Em quais momentos você gosta de pintar?

D-   Quais brincadeiras você gosta? escolha uma e faça um desenho com muito capricho!

 

2-    Pesquise com seus familiares a respeito das brincadeiras que eles faziam quando eram crianças e em seguida fazer um relatório para ser socializado em sala de aula.  Após a pesquisa executar brincadeiras infantis da época dos seus pais e registrar através de vídeos e fotos.

 

ATIVIDADE PRÁTICA

Professor está atividade o aluno poderá realizar no caderno de desenho, você pode passar o vídeo em sala de aula, disponibilizar um dia antes do grupo de WhatsApp ou até mesmo produzir uma atividade e levar orientado seus alunos como pode ser feito.

 

Não esquecer de pedir o material com antecedência

Revista

Cola

Tesoura e barbantes

 


                               https://www.youtube.com/watch?v=GEivDPCZDoE   acessado em 23/03/2022

                              

  CONTINUAÇÃO: IVAN CRUZ

As brincadeiras sempre estiveram presentes na vida cotidiana do ser humano como criança. É importante ressaltar que brincar é fundamental para o processo de desenvolvimento infantil e também na sua aprendizagem.

Através da brincadeira é possível descobrir os limites do corpo, a afetividade e, lidar com suas frustrações.

Segundo Ivan Cruz “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto quando criança que não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.

 

 

Sugiro que o professor leve a imagem para apresentar aos alunos.

 

Atividade

 

Observe a imagem e faça as atividades abaixo

 

1)    Descreva quais elementos estão presentes na imagem:

2)    Faça a releitura da imagem, bem linda e colorida.

  

 

Acessados em 22/03/2022

https://www.google.com/search?q=circulo+cromatico&tbm=isch&ved=2ahUKEwjehe2h5dHvAh

https://www.culturagenial.com/ivan-cruz-obras-sobre-a-infancia/

http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com/2012/01/

https://brasilescola.uol.com.br/artes/cores-primarias.htm

 

Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o proposito debaixo dos céus.

Eclesiastes 3:10

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (x ) Revista; (  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário