| SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE | |
| Tema: Luz e Som  | Unidade Temática: Artes Visuais    | 
| Objetos de
  Conhecimento: Contextos e Práticas | |
| Ano:
  8º                          Período: 03
  a 14/08                                Nº de Aulas: 4 | |
| HABILIDADES | |
|  (EF15AR01) Identificar e apreciar
  formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando
  a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de
  modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da
  escola e da comunidade. | |
| OBJETIVOS ESPECÍFICOS | |
| 3. Pesquisar e conhecer
  distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas
  na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição
  e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte  9. Analisar e valorizar o
  patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas
  histórias e diferentes visões de mundo.  | |
| ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA | 
| AULA 01 1ª Etapa: Levantando
  conhecimentos prévios Obs:Todas as questões
  deveram ser registradas no caderno pelos alunos. .Você
  costuma observar a variação da luz no decorrer do dia? .Quanto
  aos sons cotidianos,você repara neles com freqüência? .Este
  capítulo estabelecem relações entre a luz e o som ao explorar o trabalho de
  artistas híbridos,cujo trabalho concatena elementos visuais e sonoros,e sobre
  cor que ajuda a refletir sobre escolhas,significados e convenções e uma
  abordagem do conceito de paisagem sonora,com objetivo de ampliar a
  sensibilidade auditiva dos alunos e conscientizá-los da escuta autoral. .Vocês
  conhecem a obra TabomBass, de Vivian Caccuri? Que consiste em um sistema de
  alto-falantes empilhados,como ocorre em festa de rua. .Observe
  a foto da página 80 e descreva no seu caderno o que mais te chama atenção. .Os
  sons foram compostos por artistas da cidade de Acra,em Gana,que colaboraram
  com Caccuri,depois de um período de pesquisa nesse país. Cite os nomes desses
  artistas. 2ª
  Etapa: Aprofundando no assunto faça uma visita no site: >Vivian Caccuri TabomBass 32ª Bienal
  S.Paulohttps://www.youtube.com/watch?v=MoSMPeMhV-8acesso 29/07/2020 .Na frente
  das caixas tem 3 velas, o que elas representam? .Qual o
  significado do nome TabomBass? >Canções Submersas Vivian Caccurihttps://www.youtube.com/watch?v=4Nc-KVvPLSwacesso 29/07/2020 Comente sobre
  o que você achou dessa técnica com as Carpas:                                                                    
                                 AULA 02 3ª Etapa:
  APRENDENDO COM OS SENTIDOS .Nesta atividade os alunos terão a
  oportunidade de explorar e analisar elementos constitutivos da música,como
  timbre e duração,por meio de jogos.experimentando diferentes níveis(alto,médio
  e baixo) .Peça duas pessoas
  de sua família para fazer com você. .Para isso
  uma pessoa ficará em pé uma sentada e outra sentada no chão. .Agora siga
  as instruções do livro na página 81 do livro didático e em seguida com uma
  tampa de panela percutida uma única vez com uma colher deixe-o soar em sua
  máxima duração. .Peça aos
  alunos que levantem a mão quando acharem que o som já acabou completamente. .pergunte ao
  grupo: .Todos
  levantaram a mão ao mesmo tempo?         
  .A percepção da duração desse som foi igual para todos? .O som mudou
  com a distância ou aproximação da fonte sonora? 4ª Etapa: . Ainda com
  os olhos fechados, peça aos alunos que tentem perceber os sons dos seus
  corpos durante um minuto: >A
  repiração                               
          >Zunido no
  ouvido                         >Sons
  da barriga .Ao término
  converse com os alunos sobre a experiência e pergunte: .Vocês
  tiveram dificuldade em se manter em silêncio por um minuto? .Qual é a
  sensação ou sentimento de somente escutar,sem falar ou interferir no ambiente
  sonoro? .Algum som
  surpreendeu? .Descobriram algum som novo?   
  .Em qual etapa foi mais difícil notar os sons?                                                                                             
  AULA
  03 .5ª
  Etapa: Abra o livro didático na página 82,a imagem nos mostra um ambiente de
  paredes,piso e teto brancos totalmente transformado pela luz colorida. Essa é
  a obra  (Cromossaturação) do
  venezuelano Carlos Cruz Díez. .Vocês
  percebem que o som e a luz podem nos afetar e interferir em um ambiente? .Ouçam
  os alunos com suas experiências e em seguida visite o site:  .Carlos
  Cruz Díez ganha exposição em São Paulo  https://www.youtube.com/watch?v=OBbAWitv6nUAcesso
  em 30/07/20 6ª Etapa:Verificando a
  aprendizagem .Quai as sensações que as pessoas
  sentiam ao observar as artes do artista Carlos Díez? .Descreva a técnica que o artista
  usava com as cores em suas obras? .Peça aos alunos que listem os
  sons presentes em diferentes paisagens sonoras como: .Um salão de festa           .Uma biblioteca               .Uma quadra de esporte              .Uma cozinha .Converse com eles sobre as
  características desses sons e como eles ajudam a ciar uma identidade para
  esses ambientes. .Estimule a curiosidade dos alunos
  a respeito da luz e do som. .Ressalte que entre a comparação
  de som e luz ainda que ambos se propagem pelo espaço de maneiras e em
  velocidades diferentes,ambos são elementos fundamentais para a arte. 7ª Etapa: Faça a leitura da
  páginas 82 e 86 do livro didático e em seguida responda as questões 1, 2 e 3
  da página 82 do livro
  didático. Obs: Professores não esqueçam de corrigir as questões
  trabalhadas.                                                                          
  AULA
  04 .Retomando as questões
  da aula anterior leia as páginas 83 a 91 do livro didático e em seguida
  responda as questões da página 91. .Nessas páginas
  encontraremos vários artistas e instrumentos muito interessantes para
  socializar- mos.      | 
| RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; ( 
  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso; 
  (  ) Outros:  | 
| AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de
  Exercícios/Livro páginas: (87, 89, 93 e 94) 
   (  ) Seminários;
  (  ) Apresentação oral; (X) Observação
  do desempenho do grupo; (  ) Cartaz;
  (X) Debate;   ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
  participação; Outros:                                                         | 
|  | 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário