8ºano

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE

Tema: Luz e Som

Unidade Temática: Artes Visuais  

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas

Ano: 8º                          Período: 03 a 14/08                                Nº de Aulas: 4

HABILIDADES

 (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1ª Etapa: Levantando conhecimentos prévios

Obs:Todas as questões deveram ser registradas no caderno pelos alunos.

.Você costuma observar a variação da luz no decorrer do dia?

.Quanto aos sons cotidianos,você repara neles com freqüência?

.Este capítulo estabelecem relações entre a luz e o som ao explorar o trabalho de artistas híbridos,cujo trabalho concatena elementos visuais e sonoros,e sobre cor que ajuda a refletir sobre escolhas,significados e convenções e uma abordagem do conceito de paisagem sonora,com objetivo de ampliar a sensibilidade auditiva dos alunos e conscientizá-los da escuta autoral.

.Vocês conhecem a obra TabomBass, de Vivian Caccuri? Que consiste em um sistema de alto-falantes empilhados,como ocorre em festa de rua.

.Observe a foto da página 80 e descreva no seu caderno o que mais te chama atenção.

.Os sons foram compostos por artistas da cidade de Acra,em Gana,que colaboraram com Caccuri,depois de um período de pesquisa nesse país. Cite os nomes desses artistas.

2ª Etapa: Aprofundando no assunto faça uma visita no site:

>Vivian Caccuri TabomBass 32ª Bienal S.Paulohttps://www.youtube.com/watch?v=MoSMPeMhV-8acesso 29/07/2020

.Na frente das caixas tem 3 velas, o que elas representam?

.Qual o significado do nome TabomBass?

>Canções Submersas Vivian Caccurihttps://www.youtube.com/watch?v=4Nc-KVvPLSwacesso 29/07/2020

Comente sobre o que você achou dessa técnica com as Carpas:

                                                                                                   AULA 02

3ª Etapa: APRENDENDO COM OS SENTIDOS

.Nesta atividade os alunos terão a oportunidade de explorar e analisar elementos constitutivos da música,como timbre e duração,por meio de jogos.experimentando diferentes níveis(alto,médio e baixo)

.Peça duas pessoas de sua família para fazer com você.

.Para isso uma pessoa ficará em pé uma sentada e outra sentada no chão.

.Agora siga as instruções do livro na página 81 do livro didático e em seguida com uma tampa de panela percutida uma única vez com uma colher deixe-o soar em sua máxima duração.

.Peça aos alunos que levantem a mão quando acharem que o som já acabou completamente.

.pergunte ao grupo:

.Todos levantaram a mão ao mesmo tempo?          .A percepção da duração desse som foi igual para todos?

.O som mudou com a distância ou aproximação da fonte sonora?

4ª Etapa:

. Ainda com os olhos fechados, peça aos alunos que tentem perceber os sons dos seus corpos durante um minuto:

>A repiração                                        >Zunido no ouvido                         >Sons da barriga

.Ao término converse com os alunos sobre a experiência e pergunte:

.Vocês tiveram dificuldade em se manter em silêncio por um minuto?

.Qual é a sensação ou sentimento de somente escutar,sem falar ou interferir no ambiente sonoro?

.Algum som surpreendeu? .Descobriram algum som novo?    .Em qual etapa foi mais difícil notar os sons?

                                                                                             AULA 03

.5ª Etapa: Abra o livro didático na página 82,a imagem nos mostra um ambiente de paredes,piso e teto brancos totalmente transformado pela luz colorida. Essa é a obra  (Cromossaturação) do venezuelano Carlos Cruz Díez.

.Vocês percebem que o som e a luz podem nos afetar e interferir em um ambiente?

.Ouçam os alunos com suas experiências e em seguida visite o site:

.Carlos Cruz Díez ganha exposição em São Paulo  https://www.youtube.com/watch?v=OBbAWitv6nUAcesso em 30/07/20

6ª Etapa:Verificando a aprendizagem

.Quai as sensações que as pessoas sentiam ao observar as artes do artista Carlos Díez?

.Descreva a técnica que o artista usava com as cores em suas obras?

.Peça aos alunos que listem os sons presentes em diferentes paisagens sonoras como:

.Um salão de festa           .Uma biblioteca               .Uma quadra de esporte              .Uma cozinha

.Converse com eles sobre as características desses sons e como eles ajudam a ciar uma identidade para esses ambientes.

.Estimule a curiosidade dos alunos a respeito da luz e do som.

.Ressalte que entre a comparação de som e luz ainda que ambos se propagem pelo espaço de maneiras e em velocidades diferentes,ambos são elementos fundamentais para a arte.

7ª Etapa: Faça a leitura da páginas 82 e 86 do livro didático e em seguida responda as questões 1, 2 e 3 da página 82 do livro didático.

Obs: Professores não esqueçam de corrigir as questões trabalhadas.

                                                                          AULA 04

.Retomando as questões da aula anterior leia as páginas 83 a 91 do livro didático e em seguida responda as questões da página 91.

.Nessas páginas encontraremos vários artistas e instrumentos muito interessantes para socializar-

mos.

 

 

 

   

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (87, 89, 93 e 94) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário