SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE |
|
Tema: Luz e Som |
Unidade Temática: Artes Visuais |
Objetos de
Conhecimento: Contextos e Práticas |
|
Ano:
8º Período: 03
a 14/08 Nº de Aulas: 4 |
|
HABILIDADES |
|
(EF15AR01) Identificar e apreciar
formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando
a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de
modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da
escola e da comunidade. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
3. Pesquisar e conhecer
distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas
na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição
e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte 9. Analisar e valorizar o
patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas
histórias e diferentes visões de mundo. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1ª Etapa: Levantando
conhecimentos prévios Obs:Todas as questões
deveram ser registradas no caderno pelos alunos. .Você
costuma observar a variação da luz no decorrer do dia? .Quanto
aos sons cotidianos,você repara neles com freqüência? .Este
capítulo estabelecem relações entre a luz e o som ao explorar o trabalho de
artistas híbridos,cujo trabalho concatena elementos visuais e sonoros,e sobre
cor que ajuda a refletir sobre escolhas,significados e convenções e uma
abordagem do conceito de paisagem sonora,com objetivo de ampliar a
sensibilidade auditiva dos alunos e conscientizá-los da escuta autoral. .Vocês
conhecem a obra TabomBass, de Vivian Caccuri? Que consiste em um sistema de
alto-falantes empilhados,como ocorre em festa de rua. .Observe
a foto da página 80 e descreva no seu caderno o que mais te chama atenção. .Os
sons foram compostos por artistas da cidade de Acra,em Gana,que colaboraram
com Caccuri,depois de um período de pesquisa nesse país. Cite os nomes desses
artistas. 2ª
Etapa: Aprofundando no assunto faça uma visita no site: >Vivian Caccuri TabomBass 32ª Bienal
S.Paulohttps://www.youtube.com/watch?v=MoSMPeMhV-8acesso 29/07/2020 .Na frente
das caixas tem 3 velas, o que elas representam? .Qual o
significado do nome TabomBass? >Canções Submersas Vivian Caccurihttps://www.youtube.com/watch?v=4Nc-KVvPLSwacesso 29/07/2020 Comente sobre
o que você achou dessa técnica com as Carpas:
AULA 02 3ª Etapa:
APRENDENDO COM OS SENTIDOS .Nesta atividade os alunos terão a
oportunidade de explorar e analisar elementos constitutivos da música,como
timbre e duração,por meio de jogos.experimentando diferentes níveis(alto,médio
e baixo) .Peça duas pessoas
de sua família para fazer com você. .Para isso
uma pessoa ficará em pé uma sentada e outra sentada no chão. .Agora siga
as instruções do livro na página 81 do livro didático e em seguida com uma
tampa de panela percutida uma única vez com uma colher deixe-o soar em sua
máxima duração. .Peça aos
alunos que levantem a mão quando acharem que o som já acabou completamente. .pergunte ao
grupo: .Todos
levantaram a mão ao mesmo tempo?
.A percepção da duração desse som foi igual para todos? .O som mudou
com a distância ou aproximação da fonte sonora? 4ª Etapa: . Ainda com
os olhos fechados, peça aos alunos que tentem perceber os sons dos seus
corpos durante um minuto: >A
repiração
>Zunido no
ouvido >Sons
da barriga .Ao término
converse com os alunos sobre a experiência e pergunte: .Vocês
tiveram dificuldade em se manter em silêncio por um minuto? .Qual é a
sensação ou sentimento de somente escutar,sem falar ou interferir no ambiente
sonoro? .Algum som
surpreendeu? .Descobriram algum som novo?
.Em qual etapa foi mais difícil notar os sons?
AULA
03 .5ª
Etapa: Abra o livro didático na página 82,a imagem nos mostra um ambiente de
paredes,piso e teto brancos totalmente transformado pela luz colorida. Essa é
a obra (Cromossaturação) do
venezuelano Carlos Cruz Díez. .Vocês
percebem que o som e a luz podem nos afetar e interferir em um ambiente? .Ouçam
os alunos com suas experiências e em seguida visite o site: .Carlos
Cruz Díez ganha exposição em São Paulo https://www.youtube.com/watch?v=OBbAWitv6nUAcesso
em 30/07/20 6ª Etapa:Verificando a
aprendizagem .Quai as sensações que as pessoas
sentiam ao observar as artes do artista Carlos Díez? .Descreva a técnica que o artista
usava com as cores em suas obras? .Peça aos alunos que listem os
sons presentes em diferentes paisagens sonoras como: .Um salão de festa .Uma biblioteca .Uma quadra de esporte .Uma cozinha .Converse com eles sobre as
características desses sons e como eles ajudam a ciar uma identidade para
esses ambientes. .Estimule a curiosidade dos alunos
a respeito da luz e do som. .Ressalte que entre a comparação
de som e luz ainda que ambos se propagem pelo espaço de maneiras e em
velocidades diferentes,ambos são elementos fundamentais para a arte. 7ª Etapa: Faça a leitura da
páginas 82 e 86 do livro didático e em seguida responda as questões 1, 2 e 3
da página 82 do livro
didático. Obs: Professores não esqueçam de corrigir as questões
trabalhadas.
AULA
04 .Retomando as questões
da aula anterior leia as páginas 83 a 91 do livro didático e em seguida
responda as questões da página 91. .Nessas páginas
encontraremos vários artistas e instrumentos muito interessantes para
socializar- mos. |
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (87, 89, 93 e 94)
( ) Seminários;
( ) Apresentação oral; (X) Observação
do desempenho do grupo; ( ) Cartaz;
(X) Debate; ( X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário