9ºANO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: :  AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA(Dança, sensação e Emoção- Região Sudeste )

Objeto do conhecimento:  Contextos e práticas, Elementos da linguagem, Processos de criação

 

Unidade Temática: Dança

Ano: 9º                                                       Período:19/04 a 23/04/2021           Aulas: 02

HABILIDADES

EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

(EF69AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

(EF69AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica.

(EF69AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1ª AULA: Danças

 

 

1º Momento: Levantamento de Conhecimento Prévio

 

Ø  Você gosta de dançar?

Ø  Quais sentimentos a dança te traz?

Ø  Qual estilo de dança combina com você?

Ø  Você gosta de dançar sozinha ou coladinha?

 

 

 

 

 

O ser humano dança para manifestar seus sentimentos. A facilidade de se expressar através do corpo faz parte da natureza humana. A dança, como expressão artística, caracteriza-se pelo uso do corpo, seguindo movimentos previamente estabelecidos ou improvisados. As danças improvisadas são danças criadas no movimento, sem preparo prévio, surgem com sentimentos e criatividade. A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. Além disso, é também um meio de entretenimento e, muitas vezes, de interação social. Assim como outras manifestações da arte, a dança consegue, em alguns casos, transmitir valores culturais de um povo específico, assim como traduzir em gestos uma enorme gama de emoções e sentimentos. Existem 9 estilos de dança mais conhecidos no Brasil e no mundo: Dança contemporânea. A dança contemporânea é um gênero que surgiu como desdobramento da dança moderna, Street dance (Dança de Rua), Dança clássica (Ballet), Dança de salão, Dança Clássica Indiana, Danças africanas, Samba, Dança do ventre (Bellydance).  A dança que é realizada atualmente é chamada de dança contemporânea. Assim como outras manifestações da arte contemporânea, a dança hoje traz diversas referências e inspirações, despontando por volta da década de 60. Entretanto, o mais importante é que a dança contemporânea pode ser entendida como uma expressão que busca a consciência corporal, se importando com questões que vão além de aspectos técnicos e valorizando a criatividade e a improvisação.

Ampliando o conhecimento, segue um vídeo: (Danças) https://www.youtube.com/watch?v=ape7gCpK0RY

 

2º Momento:

                                                  ATIVIDADE

1-    Qual o nome que se dá a dança que surgem sem preparo prévio, mas com sentimento e criatividade?

2-    Quais são os tipos de danças que você conhece? Qual você gosta de dançar?

3-    Pesquise sobre os 9 estilos de dança que cita no texto acima!

4-    Segundo o vídeo que você acabou de assistir, como era realizados os eventos importantes no Egito?

5-    Ainda sobre o vídeo, você acha que na dança cada pessoa tem o seu jeito de se expressar? Mesmo dançando a mesma música?

6-    Como era considerada e qual a importância da dança nas civilizações antigas? ( explicação no vídeo)

7-    Você acha que a dança faz parte da vida das pessoas desde criança? Explique sua resposta.

2ª AULA: Danças Região Sudeste

1º Momento:

Catira ou Cateretê (MG, SP) Os dançarinos formam duas fileiras, uma em frente da outra e dão seis pulos batendo as mãos e os pés. Essa dança folclórica é marcada pela batida dos pés e das mãos movimentadas pelo ritmo da música, que por sua vez, é produzida pela viola caipira. Por esse motivo, a moda de viola é o ritmo mais empregado. Na dança, duas fileiras são formadas pelos integrantes, que se movimentam de frente um para o outro. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos. Os violeiros podem estar frente a frente, ou ainda, virados para os demais dançarinos. São eles os responsáveis por iniciar a música, momento chamado de rasqueado. Logo, os dançarinos fazem o movimento denominado escova, onde há uma rápida batida das mãos e dos pés, acompanhado por seis pulos. Ao longo da música destacam-se dois movimentos: serra acima e serra abaixo. No primeiro, os dançarinos rodam uns atrás dos outros e da esquerda para a direita, alternando a batida dos pés e das mãos. No segundo, e após realizada a volta completa, eles viram e voltam para trás (da direita para esquerda) com as batidas alternadas dos pés e das mãos. No recortado, as fileiras e os dançarinos trocam de lugar. Por fim, temos o levante, onde todos cantam a melodia em coro. Os integrantes do grupo de Catira possuem uma vestimenta específica. Eles usam camisas, calças, chapéus e botinas. Esse último adereço talvez seja o mais importante, uma vez que fazem o som de batida, que se junta com as melodias. Além disso, o lenço é muito comum, sendo que alguns usam no pescoço, outros, na cintura. Atualmente, já é possível encontrar mulheres que fazem parte do grupo de catireiros, e mesmo assim, a vestimenta é igual. A origem da Catira é múltipla, ou seja, ela reúne traços europeus, indígenas e africanos. A verdade é que desde o período colonial já temos essa dança como manifestação cultural.

 

Aprofundando o conhecimento segue o vídeo:

Acesse: Catira Os Considerados: https://www.youtube.com/watch?v=gBZU2TprTLE

 

2º Momento:

                                                              ATIVIDADE

1-    Quais as características da dança cateretê?

2-    Explique como se dança cateretê? O que você achou da dança?

3-    Onde geralmente são realizadas essas danças? Qual desses lugares você escolheria para dançar?

4-    Qual o nome que se dá ao momento em que os responsáveis iniciam a música?

5-    Ao longo da música quais são os dois movimentos que se destacam?

6-    Qual a origem da catira?

7-     Você gostou do Vídeo? Descreva o que você sentiu ao assistir.

8-    Pesquise qual o significado das palavras:

1-    FOLCLÓRICAS

2-    RASQUEADO

3-    MANIFESTAÇÂO CULTURAL

4-    CATIREIROS

3º Momento:

1-    Faça um desenho trajando as vestimentas da dança cateretê.

 

 

 

Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.

                                                                                                           Tiago 1:12

 

Fonte de Pesquisa: Acessados em 16/04/2021

 

https://www.google.com/search?q=dan%C3%A7a+o+cateret%C3%AA&rlz=1C1GCEA_enBR930B

https://www.youtube.com/watch?v=gBZU2TprTLE

https://www.youtube.com/watch?v=ape7gCpK0RY

https://www.todamateria.com.br/catira/

https://www.google.com/search?q=quais+s%C3%A3o+os+elementos+formais+da+dan%C3%A7a&tbm=isc

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário