SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: : AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE
PANDEMIA(Dança, sensação e Emoção- Região Sudeste ) |
Objeto do
conhecimento: Contextos e práticas, Elementos da linguagem, Processos de criação |
Unidade Temática: Dança Ano: 9º Período:19/04 a 23/04/2021 Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
EF69AR09) Pesquisar e
analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança,
reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. (EF69AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado,
abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua
história tradicional e contemporânea. (EF69AR11)
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e
espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o
movimento dançado. (EF69AR12)
Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento
como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. (EF69AR13)
Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança
de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e
a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. (EF69AR14)
Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha
sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição
cênica e apresentação coreográfica. (EF69AR15) Discutir as experiências
pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos,
problematizando estereótipos e preconceitos. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
Explorar,
conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e
culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades
tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e
espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social
e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. Compreender
as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive
aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e
comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de
produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. Experienciar
a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro,
pesquisa e criação artística. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo,
compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de
circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas,
sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de
exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e
internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões
de mundo. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1ª AULA: Danças 1º Momento: Levantamento de Conhecimento Prévio Ø Você
gosta de dançar? Ø Quais
sentimentos a dança te traz? Ø Qual
estilo de dança combina com você? Ø Você
gosta de dançar sozinha ou coladinha? O ser humano dança para manifestar seus sentimentos. A facilidade de
se expressar através do corpo faz parte da natureza humana. A dança, como
expressão artística, caracteriza-se pelo uso do corpo, seguindo movimentos
previamente estabelecidos ou improvisados. As danças improvisadas são danças
criadas no movimento, sem preparo prévio, surgem com sentimentos e
criatividade. A dança é uma das três
principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No
antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em
homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos
jogos, em especial aos olímpicos. Além disso, é também um meio de entretenimento e,
muitas vezes, de interação social. Assim como outras manifestações da arte, a
dança consegue, em alguns casos, transmitir valores culturais de um povo
específico, assim como traduzir em gestos uma enorme gama de emoções e
sentimentos. Existem
9 estilos de dança mais
conhecidos no Brasil e no mundo:
Dança contemporânea.
A dança contemporânea é um gênero que surgiu como
desdobramento da dança moderna, Street dance (Dança de
Rua), Dança clássica (Ballet), Dança de salão, Dança
Clássica Indiana, Danças africanas, Samba, Dança do
ventre (Bellydance). A dança que é realizada atualmente é chamada de dança
contemporânea. Assim como outras manifestações da arte contemporânea, a dança
hoje traz diversas referências e inspirações, despontando por volta da década
de 60. Entretanto, o mais importante é que a dança contemporânea pode ser
entendida como uma expressão que busca a consciência corporal, se importando
com questões que vão além de aspectos técnicos e valorizando a criatividade e
a improvisação. Ampliando o conhecimento,
segue um vídeo: (Danças) https://www.youtube.com/watch?v=ape7gCpK0RY 2º Momento:
ATIVIDADE 1- Qual o nome que se dá a
dança que surgem sem preparo prévio, mas com sentimento e criatividade? 2- Quais são os tipos de
danças que você conhece? Qual você gosta de dançar? 3- Pesquise sobre os 9 estilos
de dança que cita no texto acima! 4- Segundo o vídeo que você
acabou de assistir, como era realizados os eventos importantes no Egito? 5- Ainda sobre o vídeo, você
acha que na dança cada pessoa tem o seu jeito de se expressar? Mesmo dançando
a mesma música? 6- Como era considerada e
qual a importância da dança nas civilizações antigas? ( explicação no vídeo) 7- Você acha que a dança faz
parte da vida das pessoas desde criança? Explique sua resposta. 2ª AULA: Danças Região Sudeste 1º Momento: Catira ou
Cateretê (MG, SP) Os dançarinos formam duas fileiras, uma em
frente da outra e dão seis pulos batendo as mãos e os pés. Essa dança folclórica
é marcada pela batida dos pés e das mãos movimentadas pelo ritmo da música,
que por sua vez, é produzida pela viola caipira. Por esse motivo, a moda de
viola é o ritmo mais empregado. Na dança, duas fileiras são
formadas pelos integrantes, que se movimentam de frente um para o outro.
As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas
músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários
representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em
espaços públicos: praças, ruas e largos. Os violeiros
podem estar frente a frente, ou ainda, virados para os demais dançarinos. São
eles os responsáveis por iniciar a música, momento chamado de rasqueado.
Logo, os dançarinos fazem o movimento denominado escova, onde
há uma rápida batida das mãos e dos pés, acompanhado por seis pulos. Ao longo
da música destacam-se dois movimentos: serra acima e serra abaixo.
No primeiro, os dançarinos rodam uns atrás dos outros e da esquerda para a
direita, alternando a batida dos pés e das mãos. No segundo, e após realizada
a volta completa, eles viram e voltam para trás (da direita para esquerda)
com as batidas alternadas dos pés e das mãos. No recortado, as
fileiras e os dançarinos trocam de lugar. Por fim, temos o levante,
onde todos cantam a melodia em coro. Os
integrantes do grupo de Catira possuem uma vestimenta específica. Eles usam
camisas, calças, chapéus e botinas. Esse último adereço talvez seja o
mais importante, uma vez que fazem o som de batida, que se junta com as
melodias. Além disso, o lenço é muito comum, sendo que alguns usam no
pescoço, outros, na cintura. Atualmente, já é possível encontrar mulheres que
fazem parte do grupo de catireiros, e mesmo assim, a vestimenta é igual. A origem da Catira é múltipla, ou seja, ela reúne
traços europeus, indígenas e africanos. A verdade é que desde o período
colonial já temos essa dança como manifestação cultural. Aprofundando o conhecimento segue o vídeo: Acesse: Catira Os
Considerados: https://www.youtube.com/watch?v=gBZU2TprTLE 2º Momento:
ATIVIDADE 1- Quais as características da dança
cateretê? 2- Explique como se dança cateretê? O que você achou da
dança? 3- Onde geralmente são realizadas essas danças? Qual
desses lugares você escolheria para dançar? 4- Qual o nome que se dá ao momento em que os responsáveis
iniciam a música? 5- Ao longo da música quais são os dois movimentos que se
destacam? 6- Qual a origem da catira? 7- Você gostou do
Vídeo? Descreva o que você sentiu ao assistir. 8- Pesquise qual o significado das palavras: 1- FOLCLÓRICAS 2- RASQUEADO 3- MANIFESTAÇÂO CULTURAL 4- CATIREIROS 3º Momento: 1- Faça
um desenho trajando as vestimentas da dança cateretê. Feliz é aquele que nas aflições continua
fiel! Porque depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a
vida que Deus promete aos que o amam.
Tiago 1:12 Fonte de Pesquisa: Acessados em 16/04/2021 https://www.google.com/search?q=dan%C3%A7a+o+cateret%C3%AA&rlz=1C1GCEA_enBR930B https://www.youtube.com/watch?v=gBZU2TprTLE https://www.youtube.com/watch?v=ape7gCpK0RY https://www.todamateria.com.br/catira/ https://www.google.com/search?q=quais+s%C3%A3o+os+elementos+formais+da+dan%C3%A7a&tbm=isc |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário