10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema: Itamaraju em Foco-História da Música (Banda Show Cant) Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e Tecnologia,
Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades,
Processos de Criação, Contextos e Práticas , Cidade, Cultura e Práticas
Culturais |
Unidade Temática: Música/Artes
Integradas Ano:7º Período:04/10 A 30/10/2021 Aulas:8 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da
apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e
cir - culação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da
vida social, cul - tural, política, histórica, econômica, estéti - ca e
ética. (EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de
músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o
desen - volvimento de formas e gêneros musicais. (EF69AR19) Identificar e analisar diferentes
estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a
aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. (EF69AR20) Explorar e analisar elementos
constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.),
por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos,
canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação
musicais. (EF69AR22) Explorar e identificar diferentes
formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas
e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas
de registro em áudio e audiovisual. EF69AR06IT) Conhecer,
valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas
culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural,
favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos
dentro e fora da escola. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos.
PROJETO QUEM SABE CANTA, QUEM NÃO SABE DANÇA O professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos
alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o aluno
gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo,
desde que não faça apologia à droga, sexo e violência. O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá
as seguintes etapas:
I.
Todos os alunos e alunas do Ensino
Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar; II.
Cada ano/série competirá somente
entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto,
alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante; III.
A classificação dar-se-á da seguinte
forma: ü A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de
uma comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as
melhores indicadas pelos professores do componente curricular; ü A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de
cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares. IV.
O desafio consiste em o (a) aluno (a)
gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode,
forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc) V.
O vídeo deverá ser gravado em casa e
não em locais públicos; VI.
Iniciar o vídeo apresentando o nome
do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence; VII.
O aluno deverá aparecer no vídeo com
a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação; VIII.
O período para a realização da etapa
escolar será 09/10 a 23/10/2021 IX.
O aluno (a) poderá ser
desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento; X.
Os professores de Arte deverão
encaminhar em 24/10/2021 à Articulação de área os vídeos que foram
selecionados; XI Os vídeos e fotos dos
campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes
sociais. XII No dia 30/10/2021 será
para a etapa final onde os alunos deverão se apresentar a comissão julgadora
e em seguida será divulgado os vencedores. 1°
Aula Levantamento
dos conhecimentos prévios: ·
Você
já ouviu falar sobre musicoterapia? ·
Você
sabe quais são os benefícios que a música trás para a vida das pessoas? O que é musicoterapia? Trata-se de um híbrido entre arte e
saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além
disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus
pacientes. Pode ser utilizado em qualquer área
que haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida
de prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida. Além disso, existe a musicoterapia
comunitária, ou social, que visa emponderar grupos e possibilitar o engajamento e
organização necessários para que os indivíduos do grupo tenham plenas
capacidades de enfrentar os desafios comuns da vida em sociedade. Segundo a Federação Mundial de
Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e
restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma
melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor
qualidade de vida”. Como a música age no cérebro? Um estudo publicado em 2014 analisou
como o cérebro funciona quando sob influência de música. Nesse estudo, os pesquisadores
colocaram músicos de jazz para tocar seus instrumentos enquanto faziam uma
ressonância magnética do cérebro. Essa prática serviu para averiguar quais
partes do cérebro se acendiam quando os músicos estavam tocando. Além de se constatar que todas aquelas
regiões foram de fato ativadas, os pesquisadores pediram que os músicos
improvisassem em conjunto. Isso possibilitou a constatação de que o cérebro,
quando estamos improvisando uma música em conjunto, funciona de uma maneira
muito similar a quando estamos conversando oralmente com outra pessoa. Essa descoberta serve de respaldo para
musicoterapia e seus benefícios para processos comunicativos, visto que as
mesmas áreas de comunicação se acendem tanto quando estamos conversando como
quando estamos tocando algum instrumento com outra pessoa. Além disso, a música ativa diversas
regiões do cérebro responsáveis pela memória, como o hipocampo. Isso faz com
que ela possa ser utilizada de forma terapêutica em pacientes que sofrem com
doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Obs:
Professor faça um momento de relaxamento de descontração com os
alunos peça a eles para acessar o link Oriente os alunos a estarem em silêncio e prestar atenção na música Link: https://www.youtube.com/watch?v=RQuX0B0-AwQ ATIVIDADE. 1)
Você
gosta de ouvir música? Porquê? 2)
De
acordo com o texto para que serve a musicoterapia? 3)
Você
acha que a música promove relaxamento, e estimula os sentidos? Justifique: 4)
Quais
são os benefícios que a música trás para as pessoas? 5)
Cantar
auxilia na expressão verbal e sentimental, fluência a prosódia da fala. No
canto, você consegue trabalhar respiração, articulação e expressividade.
Escolha sua música favorita e solte a voz! Grave vídeo e mande para sua professora. 2ª Aula 1ª Etapa: Levantando
conhecimentos prévios dos objetos de conhecimentos trabalhados: ·
Qual música você mais tem ouvido durante
este isolamento social? ·
O que a música provoca em você? ·
Com qual música você mais se identifica
atualmente?
História da Música A História da música é muito antiga, visto
que desde os primórdios os homens produziam diversas formas de sonoridade. Lembre-se, portanto, que a música é um tipo
de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz. Todos esses elementos são importantes e podem
nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender
emoções. Veremos como essa linguagem artística
caminhou durante os séculos até os nossos dias para adquirir as
características que possui hoje no Ocidente.
Música na Pré-História Pintura rupestre encontrada na Espanha exibe
várias pessoas dançando, o que sugere a presença de música também. A humanidade possui uma relação longa com a
música, sendo essa umas das formas de manifestação cultural mais antigas. Ainda na pré-história, há mais de 50 mil
anos, os seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na
observação dos fenômenos da natureza. Os ruídos das ondas quebrando na praia, os
trovões, a comunicação entre os animais, o barulho do vento balançando as
árvores, as batidas do coração; tudo isso influenciou as pessoas a também
explorarem os sons que seus próprios corpos produziam. Como, por exemplo, os
sons das palmas, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros. Nessa época, tais experimentações não eram
consideradas arte propriamente e estavam relacionadas à comunicação, aos
ritos sagrados e à dança.
Atividade. Copie
as perguntas no caderno e responda. 1) Qual é a etimologia da palavra música? 2) Qual é a função social da música? 3) Quais são os elementos formais da música? 4) De que forma os seres humanos, passaram a
desenvolver ações sonoras na pré- história? 5) Elabore um texto falando sobre a música na
pré-história.
3ª Aula Artista da terra: José
Aparecido Moreira Chaves - ( Zezinho da banda show cant) Brasileiro,casado
, pai de três filhas, nascido em Comercinho,interior de Minas Gerais,o
músico Zezinho veio para Itamaraju há mais ou menos 40 anos,começou a música
com um grupo de pagode , depois com
uma banda de forró e por fim surgiu a famosa banda show cant. O surgimento da banda show Cant foi há 35
anos atrás, Zezinho tem 40 anos de carreira, a banda show cant é uma banda
eclética ,pois toca de tudo um pouco. Zezinho, além da banda show Cant possui um
trio elétrico , sobrevive da música , possui duas formações :administração e
contabilidade , más não quis exercer nem uma das duas profissões as quais se
formou. A banda Show Cant é uma banda muito
participativa no verão , Zezinho
também tem um grupo de forró chamado chinelo de couro, tem a música como sua
vida, pois trabalha se divertindo e se diverte trabalhando. Atividade 1-Onde nasceu e qual o nome
completo do músico Zezinho? 2-Qual o estilo de música da
banda show cant? 3-O que é a música para
zezinho? 4- Quando surgiu a banda
show cant? 5-Além da banda show cant,
qual o nome do grupo de forró de Zezinho.? Entrevista
feita pela professora: Sirléia Brito
(29/09/2021) 4ª Aula MÚSICAS
PARA ESTUDAR Muitos
dizem ser necessário estudar em um ambiente silencioso, sem distrações. No
entanto, para alguns, o estudo em um ambiente tranquilo também pode ser
tedioso e não render em nada. Por isso, apoiamos aqueles que gostam de
músicas para estudar. Embora
alguns estudos digam que ouvir música não é bom para estudo, acreditamos que
ouvir música é uma boa alternativa para estudar calmamente. Você pode criar
um ambiente tranquilo, onde você pode ser produtivo estudando sem ser em um
silêncio absoluto. A música também ajuda a elevar o seu humor e motivá-lo a
continuar, e tem alguns que dizem que ajuda na memorização e no ânimo para
estudar. Mas o
desafio é escolher as músicas para estudar. Se você escolher o tipo errado de
música, você pode acabar se distraindo com ela, em vez de melhorar a sua
concentração para estudar para as próximas provas. Disponível em: https://www.examtime.com/pt-BR/blog/musicas-para-estudar/.
Acesso em: 28 de maio de 2016. ATIVIDADE Questão
1 – O tema trata: a) dos benefícios advindos do hábito de escutar
músicas. b) da prática simultânea de ouvir músicas e
estudar. c) da importância da concentração para os
estudos. d) da seleção adequada de músicas. Questão
2 – Identifique o argumento contrário à tese defendida no texto: ______________________________________________________________________________ Questão
3 – “Por isso, apoiamos aqueles que gostam de músicas para estudar.”.
Esse período estabelece em relação aos períodos anteriores uma relação de:
___________________________ Questão
4- Por que é um desafio escolher músicas para estudar? Responda: a) Você gosta de ouvir música? b) Qual é o ritmo de musical que você curte? c) A Música te passa qual sensação? 5° Aula A EVOLUÇÃO DA MÚSICA Hoje
vamos estudar sobre a evolução da Música ao longo do tempo. Vamos assistir o vídeohttps://fb.watch/8kus4_CGJp/ Acesso
em: 29/09/2021 em seguida responder o questionário abaixo. ATIVIDADE. 1) Você gostou do vídeo? Por que? 2) Você acha que a dança sofreu mudanças com
passar do tempo? E o jeito de dançar, mudou? Explique: 3) No vídeo mostra, diferentes épocas das danças.
Qual dos ritmo apresentados você mais se identificou ? 4) Faça uma pesquisa/entrevista com seus
familiares, pais, avós e tios, para isso você irá levantar alguns
questionamentos em forma de perguntas/dados, tais como: • Como eram as músicas da “antigamente” e como se
dançava. • Se a música
fazia parte do cotidiano deles e de que maneira. • Como
eles enxergam as mudanças das músicas de antigamente para as de hoje, a maneira como se dança mudou? Escutar, fazer música e dançar são práticas
comuns a todos os povos do planeta. Existem vestígios de que a música e a
dança são importantes desde a origem da humanidade, tanto para rituais
sagrados, celebrações e diversão. Cada pessoa e cada povo têm um jeito específico
de se expressar e de compreender a música e a dança: ¨ Então
responda: ¨ Desde
quando existem a música em nossa humanidade? ¨ -
Como você se senti quando dança e escuta uma música? ¨ - Você
tem escutado música nos últimos dias? ¨ - Você
conhece música dos outros países? 6°Aula Gêneros
e estilos musicais Como já sabemos, a música é uma das linguagens da
arte e possui o seu próprio sistema de representação. Vamos pensar nas linguagens artísticas como se
fosse uma família. Nesta família eu encontro várias “pessoas”: a Dança, o
Teatro, a Música, o Desenho, a Literatura e etc. Todos são artistas, todos produzem obras pensando
no valor estético e simbólico, mas cada um do seu jeito. Quando falamos de música, podemos pensar nos
diversos instrumentos musicais, nas partituras, em timbre, duração, notas
musicais e etc. Posso pensar também nas músicas que eu gosto e que talvez não
sejam as mesmas músicas que o meu colega gosta. Eu posso preferir ouvir rock
enquanto outra pessoa curte ouvir funk ou pagode. Quando eu penso nestes diversos tipos de música,
eu estou pensando em gêneros musicais. Opa! O que significa o termo gênero? Posso responder que são os tipos, classe, espécie,
por exemplo: gênero masculino ou feminino. Quando estou falando de música,
posso dizer que os gêneros musicais são grupos que possuem alguma semelhança:
rock, MPB, Sertanejo, Samba, forró, funk e tantos outros.Ora, como é que eu
sei que a música que tá tocando no rádio é um samba? Ah! Tem um ritmo que só
o samba tem. Também percebo os instrumentos de percussão como pandeiro,
agogô, tambor e etc. Bom, mas será que todo samba é igual? Ou ainda
temos outra divisão para dar nome para os tipos de samba? Sim, além do gênero, ainda temos os estilos
musicais: Gêneros
e estilos musicais Sertanejo:
sertanejo raiz, romântico, dançante, universitário. MPB:
Músicas de ditadura militar, MPB, Bossa nova, tropicalismo. Samba:
roda, partido alto, samba-enredo, breque, gafieira. Forró: pé
de serra, universitário, eletrônico. Estrangeiras:
country, blues, rock, pop, tango, flamenco, folk. Então, o estilo musical
são variações dentro do mesmo gênero. Tudo certo até aqui? Atividade: 1 – Ouvir uma música de
um gênero e estilo musical que você NÃO gosta e escrever um pequeno texto
contando como foi a experiência. Continua não gostando? Por quê? 2- O gênero musical
sertanejo Pena Branca e Xavantinho, dois irmãos que botaram
fogo na fundanga da música brasileira. O pioneiro do movimento de música sertaneja,
no Brasil, foi o jornalista e escritor Cornélio Pires. Ele costumava trazer
para os grandes centros os costumes dos caipiras, que desde encenações
teatrais a cantores de estilo, como o catira. No início da década de 20, uma
instituição liderada por Mário de Andrade promoveu uma semana para a
divulgação da arte brasileira, onde pela primeira vez foi montado um grupo
intitulado de sertanejo, com instrumentos simples como a viola caipira,
misturando alguns ritmos como o catira, moda de viola, Lundu, Cururu,
valorizando ainda mais o trabalho de Cornélio Pires. As duplas foram surgindo
a partir da década de 20, as primeiras são Mariano e Caçula, Zico e Ferrinho.
As primeiras manifestações da música sertaneja ressaltavam elementos que
caracterizavam uma identidade cultural do homem do campo. Conforme entrevista
concedida pelo professor José Roberto Zan ao site Viola Tropeira, o homem do
campo dessa época era um tipo originário de contextos sociais
précapitalistas, o qual ainda não havia sido afetado pela modernização, pelo
mundo urbano e pela sociedade industrial. Era bom, puro e dócil, diferente do
homem urbano que cultivava outros valores. A música sertaneja urbanizada
apresenta características opostas às da caipira, não há recorrência ao
ambiente rural. Os temas antes cantados como natureza, religião e
superstições dão lugar aos dramas urbanos e casos de amor fracassados. Mas não é só da natureza que falam em
suas músicas. O sentimento ingênuo do homem do campo também faz parte de seus
temas. Um exemplo disso é a música “Mocinhas da cidade”. Da mesma época dessa
dupla, Tonico e Tinoco, paulistas, também vêm com essa proposta, a de falar
de forma simples e verdadeira de seus valores culturais. A identidade caipira
aparece, inclusive, na variante linguística usada. Claro, no caso das músicas
sertanejas de raízes. Esse segmento fez uso da variante “caipira”. Já o
sertanejo atual, apenas se beneficiou desse título, uma vez que, está
fortemente influenciado pela música “pop” americana. Isso é devido ao
fenômeno da globalização, pois temos outros valores e influências e também o
país já não possui um grande contingente de pessoas vivendo no campo. Logo, é
natural que a música, antes, rural seja urbanizada. Continuando a ilustrar
esse cenário da música sertaneja de raiz, citamos uma de bastante sucesso:
“Cuitelinho,” cujo autor é desconhecido. Essa música teve várias gravações, é
uma letra com um forte conteúdo poético, escrita por alguém que não conhecia
a norma culta da língua, mas dono de um talento poético extraordinário. A
letra fala de alguém que teve de deixar sua terra natal em busca, talvez, de
uma vida melhor. Outro exemplo é “Rancho Fundo” que também figura entre as
grandes músicas sertanejas de raiz, aborda uma temática de tristeza e lamento
de alguém que conheceu os encantos de uma mulher da cidade, a qual, agora,
não sai de sua cabeça. Um terceiro exemplo é “Chico Mineiro” que traz uma
temática bastante comum entre as antigas músicas sertanejas. Ela fala dos
boiadeiros. É importante lembrar também de “Tristeza do Jeca”, uma canção que
fala do amor utilizando-se de amentos da natureza e descrevendo a vida
simples do homem da roça. Ainda tem “Boi de Carro”, que expressa desprezo
sofrido tanto por ele quanto pelo animal, após anos de trabalho. Essa letra
tem um apelo capitalista e utilitarista. Mas como o propósito do trabalho é
analisar todos os segmentos do gênero não se pode tirar de foco a música
sertaneja moderna, representada por cantores como Daniel, Leonardo, entre
outros. Depois dessa explanação acerca dos vários gêneros musicais, visando
estabelecer uma relação entre eles e o contexto histórico. Análise
musical Cuitelinho A
música Cuitelinho, composta por Bento Costa, a letra da música é extraída do
folclore da região pantaneira do estado Mato Grosso e considerada uma das
mais lindas canções populares brasileira. Cuitelinho conta a história do
saudosismo de um soldado que lutou na guerra do Paraguai. A letra foi
recolhida durante uma pescaria por Paulo Vanzolini, e interpretada por
grandes músicos brasileiros como Nara Leão, Milton Nascimento, Renato
Teixeira e Pena Branca e Xavantinho. Atividade 1.Assistir ao vídeo e ouvir a canção no Youtube e
responder as questões. https://www.youtube.com/watch?v=E3Uaqd4CCR8 1. Quais
os instrumentos que podem ser percebido na canção? 2. Qual o
tipo de gênero referente a essa música? 3. O que
mais lhe chamou atenção na canção? 4. Qual o
“eu lírico” da música? OBS: Eu lírico é um termo usado dentro da literatura para designar o
pensamento geral daquele que está narrando um poema/música. Atividade
de criação artística Represente
através do desenho o que diz a música, realize essa atividade usando toda sua
imaginação e criatividade. Atividade de pesquisa Procure
no dicionário ou google os seguintes significados: Cuitelinho: Lundu- Cururu- Extraída- Folclore- 7°Aula - Gêneros musicais Muito antes de
existirem tambores, o homem provavelmente já dançava, marcando o ritmo com
palmas ou batendo os pés. “As primeiras músicas compostas pelo ser humano
acompanhavam danças ligadas a cerimônias religiosas”, diz o antropólogo
Rafael de Menezes, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Portanto, os diferentes tipos de ritmo sempre ajudaram a definir gêneros e
estilos. A relação entre ritmo, melodia e harmonia seria, assim, o primeiro
passo na definição de um estilo musical – mas, muitas vezes, isso ainda não
basta. Há vários estilos cuja identidade está ligada também a outros fatores
– dos instrumentos utilizados à origem étnica (razão pela qual se fala em
ritmos latinos e africanos) Gêneros Musicais Brasileiros No Brasil, a população
possui uma relação intensa com a música. O povo brasileiro, de forma geral, é
bastante musical, apreciando essa forma de arte em seu dia a dia e nos
momentos de lazer. O país é muito diverso culturalmente, e apresenta
distintos estilos musicais dependendo da região. Entretanto, alguns se
destacam e fazem sucesso em todo território. São muitos os estilos e
gêneros musicais brasileiros. Estes são os mais conhecidos: Arrocha, Axe,
Baião, Bolero, Bossa nova, Brega, Carimbó, Choro, Disco, Eletrônica, Forró,
Frevo, Funk, House, Lambada, Lundum, Mambo, Merengue, MPB, Pagode, Polca,
Reggae, Rock, Rumba, Sertanejo, Salsa, Samba, Tango, Valsa, Xaxado, Xote.
ATIVIDADES 1)Responda: a)Quais gêneros musicais você conhece? b)Da lista acima, escreva os estilos musicais que
não conhece. c)Pesquise o gênero musical de sua preferência,
escreva suas principais características e artista do gênero. d)Em sua opinião, o que torna uma música
agradável. 2)Agora você é o compositor. Invente um trecho de
uma música para a obra de Tarsila do Amaral 3)Escreva o trecho de uma música de sua
preferência e faça a ilustração. 8°Aula Gênero Musical Sulmatogrossense Chamamé Imagem
do 1º Concurso de Chamamé de Mato Grosso do Sul que teve como prêmio para o
casal vencedor uma passagem e estadia para Corrientes, na Argentina, região
onde o ritmo surgiu. O chamamé
enquanto patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul O estado de Mato Grosso do Sul, por conta de sua
condição muito próxima aos seus vizinhos hispano-americanos, teve e ainda tem
uma grande influência dos países fronteiriços em sua construção histórica e
cultural. Não podemos, portanto, negar que temos grande influência,
principalmente, de países como Paraguai, Bolívia, Uruguai e Argentina, quanto
à construção de nossa identidade e a consequente garantia do nosso patrimônio
cultural. No campo da música enquanto manifestação
cultural, não se pode negar a grande influência do Chamamé. De origem ligada
à Argentina e ao Paraguai, é um gênero musical surgido na província de
Corrientes na Argentina e de lá difundido para muitos destinos além de suas
fronteiras territoriais (HIGA, 2010, p. 153-154). As raízes do Chamamé, segundo Higa (2010, p.
156-157), remontam à variações da Polca Paraguai, passando por influências
regionais da região de seu nascimento, inclusive influências da cultura
guarani, (a palavra chamamé, de origem guarani, quer dizer algo como
“improvisação” ou “algo feito às pressas”), como ressalta Higa, apoiado nas
afirmações de Szaran (1997, p.142-143). Segundo Szaran (1997, p.142), o chamamé é um
gênero musical derivado da polca paraguaia graças à introdução do acordeon
nos conjuntos populares. O termo “chamamé” surgiu em 1930, o compositor
paraguaio Samuel Aguayo (1909-1993) havia gravado a canção Corrientes poty
(“Flor de Corrientes”) de Diego Novillo Quiroga e Francisco Pracánico em
Buenos Aires pela RCA Victor, e o diretor daquela gravadora, visando aumentar
as vendas do disco na região de Corrientes (norte da Argentina), criou o
termo “chamamé”, que em guarani significa “coisa feita rapidamente,
improvisada”. (apud HIGA, 2010, p. 156-157). A chegada do Chamamé à região do Mato Grosso do
Sul, no entanto, tem forte influência paraguaia, pois, segundo a Revista
ARCA, o Chamamé, “embora originário de Corrientes (Argentina), chegou até
Mato Grosso do Sul via Paraguai. O Chamamé, portanto, se desenvolveu grandemente
em Mato Grosso do Sul, com inúmeros e altamente qualificados compositores e
intérpretes, além de muito apreciado e difundido em cidades deste estado,
fatos que proporcionaram que este gênero musical conquistasse um dia especial
no calendário estadual, com a instituição do dia 19 de setembro como Dia
Estadual do Chamamé (Lei n.º 3.837/2009), sendo este gênero muito respeitado
e reconhecido pelos sul-mato-grossenses. Leia e copie no caderno a canção abaixo: Roda de Tereré Eu
nasci numa terra tão bela da arara azul Ela é
feita de rios que trafegam até o pantanal Roda
de tereré pode chegar quem quer Agradeço
a Deus por ter nascido aqui Composição:
Ana Flávia Caldeira dos Santos Vila Maior 01.
Atividade análise e observação A canção que você leu acima retrata o cenário do
cotidiano Sulmatogrossense, elencando fauna, flora e elementos culturais de
nosso estado, analise a canção observando em quais cenários a canção é igual,
semelhante ou contrário a sua vida. Descreva em seu caderno essas semelhanças
ou arbitrariedades. 02.
Atividade de criação artística Após assistir ao vídeo e ouvir a canção no
Youtube, represente através de desenho o que diz a música, utilizando os
elementos que compõem o cenário Sulmatogrossense apresentados na canção, para
tanto realize essa atividade usando toda sua imaginação e criatividade
artística. https://www.youtube.com/watch?v=g3DxUQdFtAU
03.Questionamentos 1.
Quais os instrumentos que podem ser percebido na
canção? 2.
A canção acima se refere a um gênero musical
estadual muito comum em nosso estado. Qual o tipo de gênero referente a essa
música? 3.
O que mais lhe chamou atenção na canção?
Justifique. 4.
Qual a origem da palavra chamamé e qual seu
significado? 5.
O Chamamé foi um gênero musical que se desenvolveu fortemente em Mato
Grosso do Sul, sendo assim conquistou um dia especial no calendário estadual
instituído em Lei, que lei seria essa? E o que ela estabelecia?
04. Atividade de pesquisa
Procure
no dicionário ou google os seguintes significados: Guarânia-
FONTES: 7ºano acessados em 28/09/2021 https://www.todamateria.com.br/generos-musicais-brasileiros/ https://www.youtube.com/watch?v=1KskJDDW93k https://blog.obabox.com.br/mpb-musica-cantores/ file:///C:/Users/Marcela/OneDrive/Documentos/arte_-_ciclo_ii_t2_-_pet_-_20072020.pdf |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (*) Vídeo; ( ) Computador; (
) Jogos; () Textos Informativos;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(*
) Prova; (* ) Trabalho; (*) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( *) Apresentação
oral; () Observação do desempenho do grupo; ( * ) Atividade escrita; ( *) Avaliação da
participação; Outros: |
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