SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 04/10 A 30/10/2021

 

10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Itamaraju em Foco-História da Música

(Banda Show Cant)

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

 

Objeto do conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação, Contextos e Práticas , Cidade, Cultura e Práticas Culturais

Unidade Temática: Música/Artes Integradas     Ano:7º       Período:04/10 A 30/10/2021   Aulas:8                                 

HABILIDADES

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e cir - culação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cul - tural, política, histórica, econômica, estéti - ca e ética.

(EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desen - volvimento de formas e gêneros musicais.

(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

(EF69AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

(EF69AR22) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.

EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

 

                                

 

PROJETO QUEM SABE CANTA, QUEM NÃO SABE DANÇA

O professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo e violência.

O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as seguintes etapas:

        I.            Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;

      II.            Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante;

   III.            A classificação dar-se-á da seguinte forma:

ü  A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas pelos professores do componente curricular;

ü  A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.

   IV.            O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc)

     V.            O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;

   VI.            Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence;

VII.            O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação;

VIII.            O período para a realização da etapa escolar será 09/10 a 23/10/2021

   IX.            O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento;

     X.            Os professores de Arte deverão encaminhar em 24/10/2021 à Articulação de área os vídeos que foram selecionados;

XI      Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais.

XII    No dia 30/10/2021 será para a etapa final onde os alunos deverão se apresentar a comissão julgadora e em seguida será divulgado os vencedores.

1° Aula

Levantamento dos conhecimentos prévios:

·         Você já ouviu falar sobre musicoterapia?

·         Você sabe quais são os benefícios que a música trás para a vida das pessoas?

O que é musicoterapia?

Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes.

Pode ser utilizado em qualquer área que haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida.

Além disso, existe a musicoterapia comunitária, ou social, que visa emponderar  grupos e possibilitar o engajamento e organização necessários para que os indivíduos do grupo tenham plenas capacidades de enfrentar os desafios comuns da vida em sociedade.

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”.

Como a música age no cérebro?

Um estudo publicado em 2014 analisou como o cérebro funciona quando sob influência de música.

Nesse estudo, os pesquisadores colocaram músicos de jazz para tocar seus instrumentos enquanto faziam uma ressonância magnética do cérebro. Essa prática serviu para averiguar quais partes do cérebro se acendiam quando os músicos estavam tocando.

Além de se constatar que todas aquelas regiões foram de fato ativadas, os pesquisadores pediram que os músicos improvisassem em conjunto. Isso possibilitou a constatação de que o cérebro, quando estamos improvisando uma música em conjunto, funciona de uma maneira muito similar a quando estamos conversando oralmente com outra pessoa.

Essa descoberta serve de respaldo para musicoterapia e seus benefícios para processos comunicativos, visto que as mesmas áreas de comunicação se acendem tanto quando estamos conversando como quando estamos tocando algum instrumento com outra pessoa.

Além disso, a música ativa diversas regiões do cérebro responsáveis pela memória, como o hipocampo. Isso faz com que ela possa ser utilizada de forma terapêutica em pacientes que sofrem com doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Obs: Professor faça um momento de relaxamento de descontração com os alunos peça a eles para acessar o link

Oriente os alunos a estarem em silêncio e prestar atenção na música

Link: https://www.youtube.com/watch?v=RQuX0B0-AwQ

 

ATIVIDADE.

1)    Você gosta de ouvir música? Porquê?

2)    De acordo com o texto para que serve a musicoterapia?

3)    Você acha que a música promove relaxamento, e estimula os sentidos? Justifique:

4)    Quais são os benefícios que a música trás para as pessoas?

5)    Cantar auxilia na expressão verbal e sentimental, fluência a prosódia da fala. No canto, você consegue trabalhar respiração, articulação e expressividade. Escolha sua música favorita e solte a voz! Grave vídeo e mande para sua professora.

2ª Aula

 

1ª Etapa: Levantando conhecimentos prévios dos objetos de conhecimentos trabalhados:

 

·         Qual música você mais tem ouvido durante este isolamento social?

·         O que a música provoca em você?

·         Com qual música você mais se identifica atualmente?

 

                                                   História da Música

A História da música é muito antiga, visto que desde os primórdios os homens produziam diversas formas de sonoridade.

Lembre-se, portanto, que a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz.

Todos esses elementos são importantes e podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.

Veremos como essa linguagem artística caminhou durante os séculos até os nossos dias para adquirir as características que possui hoje no Ocidente.

                                                Música na Pré-História

 Pintura rupestre encontrada na Espanha exibe várias pessoas dançando, o que sugere a presença de música também.

A humanidade possui uma relação longa com a música, sendo essa umas das formas de manifestação cultural mais antigas.

Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação dos fenômenos da natureza.

Os ruídos das ondas quebrando na praia, os trovões, a comunicação entre os animais, o barulho do vento balançando as árvores, as batidas do coração; tudo isso influenciou as pessoas a também explorarem os sons que seus próprios corpos produziam. Como, por exemplo, os sons das palmas, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros.

Nessa época, tais experimentações não eram consideradas arte propriamente e estavam relacionadas à comunicação, aos ritos sagrados e à dança.

 

                                                        Atividade.

 

Copie as perguntas no caderno e responda.

 

1) Qual é a etimologia da palavra música?

2) Qual é a função social da música?

3) Quais são os elementos formais da música?

4) De que forma os seres humanos, passaram a desenvolver ações sonoras na pré- história?

5) Elabore um texto falando sobre a música na pré-história.

 

                                                                              3ª Aula

 

Artista da terra:

 

                                          

 

                      José Aparecido Moreira Chaves - ( Zezinho da banda show cant)

Brasileiro,casado , pai de três filhas,  nascido em  Comercinho,interior de Minas Gerais,o músico Zezinho veio para Itamaraju há mais ou menos 40 anos,começou a música com um grupo de pagode ,  depois com uma banda de forró e por fim surgiu a famosa banda show cant.

  O surgimento da banda show Cant foi há 35 anos atrás, Zezinho tem 40 anos de carreira, a banda show cant é uma banda eclética ,pois toca de tudo um pouco.

  Zezinho, além da banda show Cant possui um trio elétrico , sobrevive da música , possui duas formações :administração e contabilidade , más não quis exercer nem uma das duas profissões as quais se formou.

  A banda Show Cant é uma banda muito participativa  no verão , Zezinho também tem um grupo de forró chamado chinelo de couro, tem a música como sua vida, pois trabalha se divertindo e se diverte trabalhando.

                        Atividade

1-Onde nasceu e qual o nome completo do músico Zezinho?

2-Qual o estilo de música da banda show cant?

3-O que é a música para zezinho?

4- Quando surgiu  a banda  show cant?

5-Além da banda show cant, qual o nome do grupo de forró de Zezinho.?

Entrevista feita  pela professora: Sirléia Brito (29/09/2021)

4ª Aula

 

MÚSICAS PARA ESTUDAR

Muitos dizem ser necessário estudar em um ambiente silencioso, sem distrações. No entanto, para alguns, o estudo em um ambiente tranquilo também pode ser tedioso e não render em nada. Por isso, apoiamos aqueles que gostam de músicas para estudar.

Embora alguns estudos digam que ouvir música não é bom para estudo, acreditamos que ouvir música é uma boa alternativa para estudar calmamente. Você pode criar um ambiente tranquilo, onde você pode ser produtivo estudando sem ser em um silêncio absoluto. A música também ajuda a elevar o seu humor e motivá-lo a continuar, e tem alguns que dizem que ajuda na memorização e no ânimo para estudar.

Mas o desafio é escolher as músicas para estudar. Se você escolher o tipo errado de música, você pode acabar se distraindo com ela, em vez de melhorar a sua concentração para estudar para as próximas provas.

 

Disponível em: https://www.examtime.com/pt-BR/blog/musicas-para-estudar/. Acesso em: 28 de maio de 2016.

 

 

ATIVIDADE

Questão 1 – O tema trata:

a) dos benefícios advindos do hábito de escutar músicas.

b) da prática simultânea de ouvir músicas e estudar.

c) da importância da concentração para os estudos.

d) da seleção adequada de músicas.

 

Questão 2 – Identifique o argumento contrário à tese defendida no texto:

______________________________________________________________________________

 

Questão 3 – “Por isso, apoiamos aqueles que gostam de músicas para estudar.”. Esse período estabelece em relação aos períodos anteriores uma relação de: ___________________________

 

Questão 4- Por que é um desafio escolher músicas para estudar?

 

Responda:

a) Você gosta de ouvir música?

b) Qual é o ritmo de musical que você curte?

c) A Música te passa qual sensação?

 

5° Aula

 

A EVOLUÇÃO DA MÚSICA

Hoje vamos estudar sobre a evolução da Música ao longo do tempo. Vamos assistir o vídeohttps://fb.watch/8kus4_CGJp/ Acesso em: 29/09/2021 em seguida responder o questionário abaixo.

ATIVIDADE.

 

1) Você gostou do vídeo? Por que?

2) Você acha que a dança sofreu mudanças com passar do tempo? E o jeito de dançar, mudou? Explique:

3) No vídeo mostra, diferentes épocas das danças. Qual dos ritmo apresentados você mais se identificou ?

4) Faça uma pesquisa/entrevista com seus familiares, pais, avós e tios, para isso você irá levantar alguns questionamentos em forma de perguntas/dados, tais como:

• Como eram as músicas da “antigamente” e como se dançava.

 • Se a música fazia parte do cotidiano deles e de que maneira.

 • Como eles enxergam as mudanças das músicas de antigamente para as de hoje, a   maneira como se dança mudou?

 

Escutar, fazer música e dançar são práticas comuns a todos os povos do planeta. Existem vestígios de que a música e a dança são importantes desde a origem da humanidade, tanto para rituais sagrados, celebrações e diversão.

Cada pessoa e cada povo têm um jeito específico de se expressar e de compreender a música e a dança:

¨  Então responda:

¨  Desde quando existem   a música em nossa humanidade?

¨   - Como você se senti quando dança e escuta uma música?

¨  - Você tem escutado música nos últimos dias?

¨  - Você conhece música dos outros países?

 

 

6°Aula

Gêneros e estilos musicais

 

Como já sabemos, a música é uma das linguagens da arte e possui o seu próprio sistema de representação.

Vamos pensar nas linguagens artísticas como se fosse uma família. Nesta família eu encontro várias “pessoas”: a Dança, o Teatro, a Música, o Desenho, a Literatura e etc.

Todos são artistas, todos produzem obras pensando no valor estético e simbólico, mas cada um do seu jeito.

Quando falamos de música, podemos pensar nos diversos instrumentos musicais, nas partituras, em timbre, duração, notas musicais e etc. Posso pensar também nas músicas que eu gosto e que talvez não sejam as mesmas músicas que o meu colega gosta. Eu posso preferir ouvir rock enquanto outra pessoa curte ouvir funk ou pagode.

Quando eu penso nestes diversos tipos de música, eu estou pensando em gêneros musicais.

Opa! O que significa o termo gênero?

Posso responder que são os tipos, classe, espécie, por exemplo: gênero masculino ou feminino. Quando estou falando de música, posso dizer que os gêneros musicais são grupos que possuem alguma semelhança: rock, MPB, Sertanejo, Samba, forró, funk e tantos outros.Ora, como é que eu sei que a música que tá tocando no rádio é um samba? Ah! Tem um ritmo que só o samba tem. Também percebo os instrumentos de percussão como pandeiro, agogô, tambor e etc.

Bom, mas será que todo samba é igual? Ou ainda temos outra divisão para dar nome para os tipos de samba?

Sim, além do gênero, ainda temos os estilos musicais:

Gêneros e estilos musicais

Sertanejo: sertanejo raiz, romântico, dançante, universitário.

MPB: Músicas de ditadura militar, MPB, Bossa nova, tropicalismo.

Samba: roda, partido alto, samba-enredo, breque, gafieira.

Forró: pé de serra, universitário, eletrônico.

Estrangeiras: country, blues, rock, pop, tango, flamenco, folk.

Então, o estilo musical são variações dentro do mesmo gênero. Tudo certo até aqui?

Atividade:

 1 – Ouvir uma música de um gênero e estilo musical que você NÃO gosta e escrever um pequeno texto contando como foi a experiência. Continua não gostando? Por quê?

2- O gênero musical sertanejo

Pena Branca e Xavantinho, dois irmãos que botaram fogo na fundanga da música brasileira.

 O pioneiro do movimento de música sertaneja, no Brasil, foi o jornalista e escritor Cornélio Pires. Ele costumava trazer para os grandes centros os costumes dos caipiras, que desde encenações teatrais a cantores de estilo, como o catira. No início da década de 20, uma instituição liderada por Mário de Andrade promoveu uma semana para a divulgação da arte brasileira, onde pela primeira vez foi montado um grupo intitulado de sertanejo, com instrumentos simples como a viola caipira, misturando alguns ritmos como o catira, moda de viola, Lundu, Cururu, valorizando ainda mais o trabalho de Cornélio Pires. As duplas foram surgindo a partir da década de 20, as primeiras são Mariano e Caçula, Zico e Ferrinho. As primeiras manifestações da música sertaneja ressaltavam elementos que caracterizavam uma identidade cultural do homem do campo. Conforme entrevista concedida pelo professor José Roberto Zan ao site Viola Tropeira, o homem do campo dessa época era um tipo originário de contextos sociais précapitalistas, o qual ainda não havia sido afetado pela modernização, pelo mundo urbano e pela sociedade industrial. Era bom, puro e dócil, diferente do homem urbano que cultivava outros valores. A música sertaneja urbanizada apresenta características opostas às da caipira, não há recorrência ao ambiente rural. Os temas antes cantados como natureza, religião e superstições dão lugar aos dramas urbanos e casos de amor fracassados.    Mas não é só da natureza que falam em suas músicas. O sentimento ingênuo do homem do campo também faz parte de seus temas. Um exemplo disso é a música “Mocinhas da cidade”. Da mesma época dessa dupla, Tonico e Tinoco, paulistas, também vêm com essa proposta, a de falar de forma simples e verdadeira de seus valores culturais. A identidade caipira aparece, inclusive, na variante linguística usada. Claro, no caso das músicas sertanejas de raízes. Esse segmento fez uso da variante “caipira”. Já o sertanejo atual, apenas se beneficiou desse título, uma vez que, está fortemente influenciado pela música “pop” americana. Isso é devido ao fenômeno da globalização, pois temos outros valores e influências e também o país já não possui um grande contingente de pessoas vivendo no campo. Logo, é natural que a música, antes, rural seja urbanizada. Continuando a ilustrar esse cenário da música sertaneja de raiz, citamos uma de bastante sucesso: “Cuitelinho,” cujo autor é desconhecido. Essa música teve várias gravações, é uma letra com um forte conteúdo poético, escrita por alguém que não conhecia a norma culta da língua, mas dono de um talento poético extraordinário. A letra fala de alguém que teve de deixar sua terra natal em busca, talvez, de uma vida melhor. Outro exemplo é “Rancho Fundo” que também figura entre as grandes músicas sertanejas de raiz, aborda uma temática de tristeza e lamento de alguém que conheceu os encantos de uma mulher da cidade, a qual, agora, não sai de sua cabeça. Um terceiro exemplo é “Chico Mineiro” que traz uma temática bastante comum entre as antigas músicas sertanejas. Ela fala dos boiadeiros. É importante lembrar também de “Tristeza do Jeca”, uma canção que fala do amor utilizando-se de amentos da natureza e descrevendo a vida simples do homem da roça. Ainda tem “Boi de Carro”, que expressa desprezo sofrido tanto por ele quanto pelo animal, após anos de trabalho. Essa letra tem um apelo capitalista e utilitarista. Mas como o propósito do trabalho é analisar todos os segmentos do gênero não se pode tirar de foco a música sertaneja moderna, representada por cantores como Daniel, Leonardo, entre outros. Depois dessa explanação acerca dos vários gêneros musicais, visando estabelecer uma relação entre eles e o contexto histórico. 

 

Análise musical

Cuitelinho
Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia,ai,ai
Ai quando eu vim da minha terra
Despedi da parentália
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaias
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes batáia,ai, ai
A tua saudade corta
Como aço de naváia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia

E os óio se enche d´água
Que até a vista se atrapáia, ai...

A música Cuitelinho, composta por Bento Costa, a letra da música é extraída do folclore da região pantaneira do estado Mato Grosso e considerada uma das mais lindas canções populares brasileira. Cuitelinho conta a história do saudosismo de um soldado que lutou na guerra do Paraguai. A letra foi recolhida durante uma pescaria por Paulo Vanzolini, e interpretada por grandes músicos brasileiros como Nara Leão, Milton Nascimento, Renato Teixeira e Pena Branca e Xavantinho.

                                                       Atividade

 

1.Assistir ao vídeo e ouvir a canção no Youtube e responder as questões.

 https://www.youtube.com/watch?v=E3Uaqd4CCR8                                                                                                       

 

1.    Quais os instrumentos que podem ser percebido na canção?

 

2.    Qual o tipo de gênero referente a essa música?

 

3.    O que mais lhe chamou atenção na canção?

 

4.    Qual o “eu lírico” da música?

OBS: Eu lírico é um termo usado dentro da literatura para designar o pensamento geral daquele que está narrando um poema/música.

Atividade de criação artística

Represente através do desenho o que diz a música, realize essa atividade usando toda sua imaginação e criatividade.

 

Atividade de pesquisa

         Procure no dicionário ou google os seguintes significados:

Cuitelinho:

Lundu-

Cururu- 

Extraída-

Folclore-

 

7°Aula - Gêneros musicais

Muito antes de existirem tambores, o homem provavelmente já dançava, marcando o ritmo com palmas ou batendo os pés. “As primeiras músicas compostas pelo ser humano acompanhavam danças ligadas a cerimônias religiosas”, diz o antropólogo Rafael de Menezes, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Portanto, os diferentes tipos de ritmo sempre ajudaram a definir gêneros e estilos. A relação entre ritmo, melodia e harmonia seria, assim, o primeiro passo na definição de um estilo musical – mas, muitas vezes, isso ainda não basta. Há vários estilos cuja identidade está ligada também a outros fatores – dos instrumentos utilizados à origem étnica (razão pela qual se fala em ritmos latinos e africanos)

Gêneros Musicais Brasileiros

No Brasil, a população possui uma relação intensa com a música. O povo brasileiro, de forma geral, é bastante musical, apreciando essa forma de arte em seu dia a dia e nos momentos de lazer. O país é muito diverso culturalmente, e apresenta distintos estilos musicais dependendo da região. Entretanto, alguns se destacam e fazem sucesso em todo território.

São muitos os estilos e gêneros musicais brasileiros. Estes são os mais conhecidos: Arrocha, Axe, Baião, Bolero, Bossa nova, Brega, Carimbó, Choro, Disco, Eletrônica, Forró, Frevo, Funk, House, Lambada, Lundum, Mambo, Merengue, MPB, Pagode, Polca, Reggae, Rock, Rumba, Sertanejo, Salsa, Samba, Tango, Valsa, Xaxado, Xote.

                                                                           ATIVIDADES

1)Responda:

a)Quais gêneros musicais você conhece?

b)Da lista acima, escreva os estilos musicais que não conhece.

c)Pesquise o gênero musical de sua preferência, escreva suas principais características e artista do gênero.

d)Em sua opinião, o que torna uma música agradável.

2)Agora você é o compositor. Invente um trecho de uma música para a obra de Tarsila do Amaral

Palmeiras, 1925

3)Escreva o trecho de uma música de sua preferência e faça a ilustração.

 

 

8°Aula

Gênero Musical Sulmatogrossense Chamamé

Imagem do 1º Concurso de Chamamé de Mato Grosso do Sul que teve como prêmio para o casal vencedor uma passagem e estadia para Corrientes, na Argentina, região onde o ritmo surgiu.

O chamamé enquanto patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul

O estado de Mato Grosso do Sul, por conta de sua condição muito próxima aos seus vizinhos hispano-americanos, teve e ainda tem uma grande influência dos países fronteiriços em sua construção histórica e cultural. Não podemos, portanto, negar que temos grande influência, principalmente, de países como Paraguai, Bolívia, Uruguai e Argentina, quanto à construção de nossa identidade e a consequente garantia do nosso patrimônio cultural.

No campo da música enquanto manifestação cultural, não se pode negar a grande influência do Chamamé. De origem ligada à Argentina e ao Paraguai, é um gênero musical surgido na província de Corrientes na Argentina e de lá difundido para muitos destinos além de suas fronteiras territoriais (HIGA, 2010, p. 153-154).

As raízes do Chamamé, segundo Higa (2010, p. 156-157), remontam à variações da Polca Paraguai, passando por influências regionais da região de seu nascimento, inclusive influências da cultura guarani, (a palavra chamamé, de origem guarani, quer dizer algo como “improvisação” ou “algo feito às pressas”), como ressalta Higa, apoiado nas afirmações de Szaran (1997, p.142-143).

Segundo Szaran (1997, p.142), o chamamé é um gênero musical derivado da polca paraguaia graças à introdução do acordeon nos conjuntos populares.

O termo “chamamé” surgiu em 1930, o compositor paraguaio Samuel Aguayo (1909-1993) havia gravado a canção Corrientes poty (“Flor de Corrientes”) de Diego Novillo Quiroga e Francisco Pracánico em Buenos Aires pela RCA Victor, e o diretor daquela gravadora, visando aumentar as vendas do disco na região de Corrientes (norte da Argentina), criou o termo “chamamé”, que em guarani significa “coisa feita rapidamente, improvisada”. (apud HIGA, 2010, p. 156-157).

A chegada do Chamamé à região do Mato Grosso do Sul, no entanto, tem forte influência paraguaia, pois, segundo a Revista ARCA, o Chamamé, “embora originário de Corrientes (Argentina), chegou até Mato Grosso do Sul via Paraguai.

O Chamamé, portanto, se desenvolveu grandemente em Mato Grosso do Sul, com inúmeros e altamente qualificados compositores e intérpretes, além de muito apreciado e difundido em cidades deste estado, fatos que proporcionaram que este gênero musical conquistasse um dia especial no calendário estadual, com a instituição do dia 19 de setembro como Dia Estadual do Chamamé (Lei n.º 3.837/2009), sendo este gênero muito respeitado e reconhecido pelos sul-mato-grossenses.

 

Leia e copie no caderno a canção abaixo:

 

Roda de Tereré

Eu nasci numa terra tão bela da arara azul
Da onça pintada, tucano e do jacaré
Onde a natureza floresce de norte a sul
Essa terra que eu amo que é Mato Grosso do Sul

Ela é feita de rios que trafegam até o pantanal
Onde nascem os peixes mais lindos que Deus já criou
Onde os pastos são fartos de gados e a criação
Que abastecem que geram o sustento de toda nação

Roda de tereré pode chegar quem quer
Morena bonita que dança guarânia e chamamé

Agradeço a Deus por ter nascido aqui
A cidade Bonito que fica pertinho de mim
Uma gente bem simples, com um coração de amor
Onde o brilho do sol me aquece de muito calor.

Composição: Ana Flávia Caldeira dos Santos Vila Maior

 

 

01. Atividade análise e observação

A canção que você leu acima retrata o cenário do cotidiano Sulmatogrossense, elencando fauna, flora e elementos culturais de nosso estado, analise a canção observando em quais cenários a canção é igual, semelhante ou contrário a sua vida. Descreva em seu caderno essas semelhanças ou arbitrariedades.

02. Atividade de criação artística

Após assistir ao vídeo e ouvir a canção no Youtube, represente através de desenho o que diz a música, utilizando os elementos que compõem o cenário Sulmatogrossense apresentados na canção, para tanto realize essa atividade usando toda sua imaginação e criatividade artística.

 https://www.youtube.com/watch?v=g3DxUQdFtAU

 

                                                             03.Questionamentos

 

1.    Quais os instrumentos que podem ser percebido na canção?

2.    A canção acima se refere a um gênero musical estadual muito comum em nosso estado. Qual o tipo de gênero referente a essa música?

3.    O que mais lhe chamou atenção na canção? Justifique.

4.    Qual a origem da palavra chamamé e qual seu significado?

5.    O Chamamé foi um gênero musical que se desenvolveu fortemente em Mato Grosso do Sul, sendo assim conquistou um dia especial no calendário estadual instituído em Lei, que lei seria essa? E o que ela estabelecia?

 

                                                04. Atividade de pesquisa

         Procure no dicionário ou google os seguintes significados:

Guarânia-

Polca-

 

FONTES:

7ºano acessados em 28/09/2021

https://www.todamateria.com.br/generos-musicais-brasileiros/

https://www.youtube.com/watch?v=1KskJDDW93k

https://blog.obabox.com.br/mpb-musica-cantores/

file:///C:/Users/Marcela/OneDrive/Documentos/arte_-_ciclo_ii_t2_-_pet_-_20072020.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=g3DxUQdFtAU

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (*) Vídeo; ( ) Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:(* ) Prova; (* ) Trabalho; (*) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; ( *) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo;  ( * ) Atividade escrita; ( *) Avaliação da participação; Outros:

 

 

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