Sequência Didática 05/07 A 17/07/2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: As diversas facetas do consumo (Intervenção Urbana)

 

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, materialidade, processos de criações. 

Unidade Temática: Artes Visuais/Teatro       Ano: 7º               Período:05/07 a 17/07 /2021            Aulas: 05

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

 (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em Artes Visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das Artes Visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

-Professor segue em anexo o slide

 

1ª AULA

1ª Momento:

Levantando conhecimentos prévios.

-Você já ouviu falar de uma pessoa consumista?

-Você sabe a diferença entre consumo e consumismo?

 

VOCÊ  É CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?

CONSUMIDOR é quem pratica o CONSUMO, que é o ato de comprar produtos ou serviços visando a necessidade real, ou seja, apenas para suprir as necessidades de sobrevivência.

CONSUMISTA é quem pratica o CONSUMISMO, que é o ato de comprar produtos ou serviços de forma compulsiva, sem necessidade e consciência. Onde se tem origem a perturbação emocional, a falta de recursos financeiros e, juntamente com a necessidade de suprir, a indiferença social e a baixa autoestima.

Consumo é quando a gente compra as coisas que nós realmente precisamos, nem mais, nem menos, mas na quantidade necessária.

SOCIEDADE DE CONSUMO

O século XX pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico associado a um crescimento sem precedentes na produção e pela formação de uma sociedade fortemente estimulada ao consumo. Em determinados grupos sociais, o consumo passou a exercer papel fundamental nas relações entre seus integrantes.

Vivemos numa sociedade que valoriza as pessoas pelos objetos que possuem. Ter a posse de determinados bens é uma demonstração de sucesso social. A própria concepção de desenvolvimento econômico de um país está associada à capacidade de produzir e consumir bens materiais e outros serviços.

ATIVIDADE

CONSUMISMO

 

Os homens, através da tecnologia, inventam a cada dia novas formas de conforto e lazer. E objetos que possam atender à demanda do consumo.

 

Uma das formas de convencer o consumidor a compra os novos produtos é a publicidade. A publicidade é feita das formas mais variadas. Vai de um simples folheto distribuído nas ruas, ou pelos correios, até sofisticados filmes, que contam muito caro e que os anunciantes passam nas principais emissoras de televisão ou nos cinemas.

 

Nós falamos em televisão, mas é bom lembrar que outros veículos de comunicação – rádios e jornais – também vivem do que cobram pelos anúncios. Toda essa carga é jogada em cima das pessoas e fica difícil resistir à vontade de comprar. E comprar cada vez mais, mesmo que não se necessite deste ou daquele brinquedo, ou eletrodoméstico. Isto é consumismo. Ele atinge mais diretamente as crianças, que acabam sempre desejando tudo o que é anunciado. Até por que não têm a noção real do valor do dinheiro e a dificuldade que seus pais enfrentam para consegui-los.

 

O consumismo é um tal que deve ser combatido em todas as idades. Mas é difícil acabar com ele, porque as crianças vêem, nas ruas e em suas escolas, os colegas com um tênis da moda ou uma mochila nova e logo querem ter essas novidades. Esse espírito de competição também leva os adultos à compra de objetos que são absolutamente desnecessários. Se nosso vizinho compra um carro novo, logo queremos trocar o nosso.

 

A necessidade da conscientização do que é consumismo é uma busca constante das famílias hoje em dia. Também de uma grande parte da sociedade. E todos reconhecem que é preciso resistir ao consumismo.

 

(André Carvalho e Alencar Abujamra, Consumidor e consumismo, Coleção “Pegante ao José”, Lê, 1993.)

 

1) Segundo o texto, o que é consumismo:

 

2) De acordo com o texto, quem é diretamente mais atingida pela publicidade?

 

3) A publicidade é feita das formas mais variadas. Isso faz com que:

 

4) “Toda essa carga é jogada em cima das pessoas...” . Isso significa que:

 

5) Por que é difícil acabar com o consumismo?

 

6) Por que o consumismo atinge mais as crianças?

 

2ª Etapa: A proposta desse capitulo: Intervenções urbanas capitulo 4 páginas 88 e 89 é conhecer intervenções urbanas no Brasil e no mundo e refletir sobre elas, para isso apresente uma série de intervenções em linguagens diferentes e com base nelas faça os seguintes levantamentos prévios:

 

> Você já ouviu falar de intervenção urbana? O que acha que essa expressão significa?

> Já viu projetos que tem o objetivo de melhorar a vida nas cidades?

 

 Sugerir a turma que assista o vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=t_nopV2eO6g, acessado em 29/06/2021.

 

Sugestões de questionamentos:

Ø  O que você achou dessa manifestação artística?

Ø  Você tem habilidades para esse tipo de arte?

Ø  Um muro grafitado é considerado arte? Por que?

Ø  Na sua cidade existe algum tipo de intervenção urbana? Aponte quais:

 

 2ª AULA

1ª Etapa: Começando por você.

>Fazer a leitura da página 90 do livro didático e em seguida apresentar os slides (segue em anexo) e fazer as devidas explicações. Em seguida para verificar a aprendizagem fazer as questões da página 90.

 

2ª Etapa: A arte de intervir na cidade páginas: 91 a 93

Peça a turma que faça a leitura das páginas citadas e, em seguida sugere-se que seja realizada a atividade abaixo:

 

Ø  Desde as últimas décadas do século XX, um fenômeno cultural invadiu as cidades do mundo todo as intervenções urbanas. Onde e por quem esse tipo de manifestação é realizada?

 

Ø  Assinale a seguir a alternativa que melhor representa o principal objetivo dessas manifestações

a-(  ) Para planejar o desenvolvimento das pequenas, médias e grandes cidades.

b-(  ) Dialogar com a população, quase sempre sem a intermediação de governos, museus, galerias, teatros ou outras instituições.

c-(  ) Dividir os espaços públicos e privados.

d-(  ) Construir espaços de abrigo coletivo, nos quais as pessoas tivessem a privacidade para descansar;

 

Ø  O fotógrafo francês JR (1983) intitula-se um artivista, o que isso significa? De qual maneira ele demonstra sua arte pelo mundo?

Ø  Como se intitula a série de arte que o fotógrafo francês criou no Rio de Janeiro? Você gostaria de ter um grande retrato seu estampado em algum lugar da cidade? Porque?

Ø  A partir da observação da imagem da página 92 que mostra pinturas feitas nos muros do ateliê JAMAC, escreva o que significa e como surgiu esse clube de arte?

Ø  O Artista paulistano Srur (1974) dedica-se a fazer intervenções urbanas desde o ano de 200, suas obras chamam a atenção da população para problemas ambientais, observe a imagem e responda o questionamento a seguir:

 

A)- A cidade que você mora é atravessada por um rio? Como é o estado das águas e da vegetação de suas margens? Que sensação a intervenção do artista no rio Pinheiros provoca em você?

 

B)- Entender que um consumo sem limites exerce demasiada pressão sobre os recursos naturais e provoca danos ao meio ambiente. Justifique esta afirmativa?

 

C)- O que significa o consumo sustentável?

 3ª AULA

1ªEtapa:

 

Apresente o conteúdo das páginas 94 a 97 que representam que as linguagens da arte podem ocupar o espaço urbano, pedir para os alunos acessarem o vídeo: https://youtu.be/cERyzrRgm5Uacessado em 29/06/2021,

Faça as devidas explicações:

 

2ª Etapa:

 

 Após leitura do conteúdo, explicações e visualização de imagens e vídeos faça os seguintes questionamentos:

 

Ø  Você já assistiu a uma peça, uma projeção de filme ou alguma apresentação artística na rua?

Ø  Que elementos mais lhe chamam atenção nas imagens da peça os cavaleiros da triste figura? Que leitura você faz dos figurinos, do cenário, da maquiagem e da organização dos atores no cenário?

Ø  Das manifestações artísticas apresentadas no vídeo com qual delas você mais se identificou? Você estaria disposto a reproduzi-la?

Ø  Nas apresentações do ERRO grupo página 96, o elenco se apresenta sem deixar claro que estão fazendo teatro. O público participa dos jogos sem saber que estão fazendo parte de uma encenação, o que rompe a distância entre a realidade e ficção. Você já interagiu com desconhecidos por meio de jogos?

Ø  Se você tivesse de montar uma peça de teatro de rua, sobre o que seria?

Ø  Que linguagem artística predominam em cada um dos trabalhos?

Ø  Apesar de produzidos com técnicas diferentes e procedimentos diferentes, que semelhança você identifica entre esses trabalhos?

 

 4ª AULA 

1ªEtapa: Conversa de artista

Oriente os alunos a fazerem a leitura das páginas 98 e 99 onde os alunos poderão pesquisar apreciar e analisar formas distintas das artes visuais contemporâneas em obras de um artista brasileiro.

Peça aos alunos que leiam o fragmento do diário de bordo de Eduardo Srur página 98 e observe as imagens abaixo e  em seguida questione-os:

www.história das artes.comacessado em 29/06/2021

 

Ø  O que os trabalhos de Eduardo Srur que você viu tem em comum?

2ª Etapa:

Após leitura, observações de imagens e socialização peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre outros artistas que também trabalham a intervenção urbana.

5ªAULA:

Silvio Alvarez- Consumo consciente

O quadro de Silvio Alvarez, A Casa do Mickey, traz a mensagem do consumo consciente para a garotada. Além de focar o ensino da arte e a conscientização ambiental por intermédio do estímulo à reciclagem. Segundo o artista os doces, sanduíches, refrigerantes e sorvetes fazem parte do universo infantil, sempre fizeram, e não vê nenhum problema nisso, desde que dentro de um limite consciente.

Pode-se tomar refrigerante, desde que fique bem claro que o mais saudável é a água e o suco natural. Pode-se comer um belo sanduíche de vez em quando, se ficar bem claro que são as verduras, os legumes, o arroz e o feijão que vão fazer a gente crescer bem forte, saudável e viver muito mais. A criança sempre compreende quando dizemos claramente o que é melhor para ela.

O problema é que o consumo está tão desenfreado e sem limites, mas tudo pode ser resolvido com um bom papo no dia a dia com as crianças, em casa e na escola. Além de darmos o exemplo. Não se pode falar de consumo consciente com a criançada se, na frente delas, compramos qualquer coisa sem critério.

https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf

ATIVIDADE 1

1 – Observe a obra e responda:

a) O que você vê nesta imagem?

b)  Qual a mensagem que o artista passa através dessa obra?

c)  Como você acha que foi a reação das pessoas ao ver esta obra?

 

ATIVIDADE 2 - Você agora é o artista. Faça a releitura da obra, você pode usar embalagens ou realizar o desenho. Seja criativo, solte a imaginação.

 

FONTES: ACESSO EM 29/06/2021

https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee-ngOa9MzjSdqNMXoI 7ºano acessado em 29/06/2021

https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf

https://youtu.be/cERyzrRgm5Uacessado em 29/06/2021

RECURSOS:( x) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo;  ( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário