SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: As diversas
facetas do consumo (Intervenção Urbana) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia,
Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, materialidade, processos
de criações. |
Unidade Temática: Artes Visuais/Teatro Ano:
7º Período:05/07 a 17/07 /2021 Aulas: 05 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se
integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.),
gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.),
cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR05) Experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR06) Desenvolver processos de
criação em Artes Visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo
individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e
recursos convencionais, alternativos e digitais. (EF15AR07) Reconhecer algumas
categorias do sistema das Artes Visuais (museus, galerias, instituições,
artistas, artesãos, curadores etc.). |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
1º Momento: Informações para os alunos -
Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O
formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar
um por vez etc.; -
Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.); -
Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a
aula); - Todas as questões
deverão ser registradas no caderno pelos alunos. -Professor segue em anexo
o slide 1ª
AULA 1ª
Momento: Levantando conhecimentos prévios. -Você já ouviu falar de uma pessoa consumista? -Você sabe a diferença entre consumo e
consumismo? VOCÊ É
CONSUMIDOR OU CONSUMISTA? CONSUMIDOR é quem pratica o CONSUMO, que é o ato
de comprar produtos ou serviços visando a necessidade real, ou seja, apenas
para suprir as necessidades de sobrevivência. CONSUMISTA é quem pratica o CONSUMISMO, que é o
ato de comprar produtos ou serviços de forma compulsiva, sem necessidade e
consciência. Onde se tem origem a perturbação emocional, a falta de recursos
financeiros e, juntamente com a necessidade de suprir, a indiferença social e
a baixa autoestima. Consumo é
quando a gente compra as coisas que nós realmente precisamos, nem mais, nem
menos, mas na quantidade necessária. SOCIEDADE DE CONSUMO O século XX pode ser caracterizado pelo desenvolvimento
tecnológico associado a um crescimento sem precedentes na produção e pela
formação de uma sociedade fortemente estimulada ao consumo. Em determinados
grupos sociais, o consumo passou a exercer papel fundamental nas relações
entre seus integrantes. Vivemos numa sociedade que valoriza as pessoas pelos objetos que
possuem. Ter a posse de determinados bens é uma demonstração de sucesso
social. A própria concepção de desenvolvimento econômico de um país está
associada à capacidade de produzir e consumir bens materiais e outros
serviços. ATIVIDADE CONSUMISMO Os homens, através da
tecnologia, inventam a cada dia novas formas de conforto e lazer. E objetos
que possam atender à demanda do consumo. Uma das formas de
convencer o consumidor a compra os novos produtos é a publicidade. A
publicidade é feita das formas mais variadas. Vai de um simples folheto
distribuído nas ruas, ou pelos correios, até sofisticados filmes, que contam
muito caro e que os anunciantes passam nas principais emissoras de televisão
ou nos cinemas. Nós falamos em televisão,
mas é bom lembrar que outros veículos de comunicação – rádios e jornais –
também vivem do que cobram pelos anúncios. Toda essa carga é jogada em cima
das pessoas e fica difícil resistir à vontade de comprar. E comprar cada vez
mais, mesmo que não se necessite deste ou daquele brinquedo, ou
eletrodoméstico. Isto é consumismo. Ele atinge mais diretamente as crianças,
que acabam sempre desejando tudo o que é anunciado. Até por que não têm a
noção real do valor do dinheiro e a dificuldade que seus pais enfrentam para
consegui-los. O consumismo é um tal que
deve ser combatido em todas as idades. Mas é difícil acabar com ele, porque
as crianças vêem, nas ruas e em suas escolas, os colegas com um tênis da moda
ou uma mochila nova e logo querem ter essas novidades. Esse espírito de
competição também leva os adultos à compra de objetos que são absolutamente
desnecessários. Se nosso vizinho compra um carro novo, logo queremos trocar o
nosso. A necessidade da
conscientização do que é consumismo é uma busca constante das famílias hoje
em dia. Também de uma grande parte da sociedade. E todos reconhecem que é
preciso resistir ao consumismo. (André Carvalho e Alencar Abujamra,
Consumidor e consumismo, Coleção “Pegante ao José”, Lê, 1993.) 1) Segundo o texto, o que é consumismo: 2) De acordo com o texto, quem é
diretamente mais atingida pela publicidade? 3) A publicidade é feita das formas
mais variadas. Isso faz com que: 4) “Toda essa carga é jogada em cima
das pessoas...” . Isso significa que: 5) Por que é difícil
acabar com o consumismo? 6) Por que o consumismo
atinge mais as crianças? 2ª Etapa: A proposta desse capitulo: Intervenções
urbanas capitulo 4 páginas 88 e 89 é conhecer intervenções urbanas no Brasil
e no mundo e refletir sobre elas, para isso apresente uma série de
intervenções em linguagens diferentes e com base nelas faça os seguintes
levantamentos prévios: > Você já ouviu falar de
intervenção urbana? O que acha que essa expressão significa? > Já viu projetos que tem o objetivo
de melhorar a vida nas cidades? Sugerir a
turma que assista o vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=t_nopV2eO6g, acessado em 29/06/2021. Sugestões
de questionamentos: Ø O que
você achou dessa manifestação artística? Ø Você tem
habilidades para esse tipo de arte? Ø Um muro
grafitado é considerado arte? Por que? Ø Na sua
cidade existe algum tipo de intervenção urbana? Aponte quais: 2ª AULA 1ª Etapa:
Começando por você. >Fazer
a leitura da página 90 do livro didático e em seguida apresentar os slides (segue em anexo) e fazer as
devidas explicações. Em seguida para verificar a aprendizagem fazer as
questões da página 90. 2ª Etapa:
A arte de intervir na cidade páginas: 91 a 93 Peça a turma que
faça a leitura das páginas citadas e, em seguida sugere-se que seja realizada
a atividade abaixo: Ø Desde as últimas décadas do século XX, um
fenômeno cultural invadiu as cidades do mundo todo as intervenções urbanas.
Onde e por quem esse tipo de manifestação é realizada? Ø Assinale a seguir a alternativa que melhor
representa o principal objetivo dessas manifestações a-( ) Para planejar o desenvolvimento das
pequenas, médias e grandes cidades. b-( ) Dialogar com a população, quase sempre
sem a intermediação de governos, museus, galerias, teatros ou outras
instituições. c-( ) Dividir os espaços públicos e privados. d-( ) Construir espaços de abrigo coletivo, nos
quais as pessoas tivessem a privacidade para descansar; Ø O fotógrafo francês JR (1983) intitula-se um
artivista, o que isso significa? De qual maneira ele demonstra sua arte pelo
mundo? Ø Como se intitula a série de arte que o fotógrafo
francês criou no Rio de Janeiro? Você gostaria de ter um grande retrato seu
estampado em algum lugar da cidade? Porque? Ø A partir da observação da imagem da página 92 que
mostra pinturas feitas nos muros do ateliê JAMAC, escreva o que significa e
como surgiu esse clube de arte? Ø O Artista paulistano Srur (1974) dedica-se a
fazer intervenções urbanas desde o ano de 200, suas obras chamam a atenção da
população para problemas ambientais, observe a imagem e responda o
questionamento a seguir: A)- A cidade que você mora é atravessada por um
rio? Como é o estado das águas e da vegetação de suas margens? Que sensação a
intervenção do artista no rio Pinheiros provoca em você? B)- Entender que um consumo sem limites exerce
demasiada pressão sobre os recursos naturais e provoca danos ao meio
ambiente. Justifique esta afirmativa? C)-
O que significa o consumo sustentável? 3ª AULA 1ªEtapa: Apresente
o conteúdo das páginas 94 a 97 que representam que as linguagens da arte
podem ocupar o espaço urbano, pedir para os alunos acessarem o vídeo: https://youtu.be/cERyzrRgm5Uacessado
em 29/06/2021, Faça as devidas explicações: 2ª Etapa: Após leitura do conteúdo, explicações e
visualização de imagens e vídeos faça os seguintes questionamentos: Ø Você já
assistiu a uma peça, uma projeção de filme ou alguma apresentação artística
na rua? Ø Que elementos
mais lhe chamam atenção nas imagens da peça os cavaleiros da triste figura?
Que leitura você faz dos figurinos, do cenário, da maquiagem e da organização
dos atores no cenário? Ø Das
manifestações artísticas apresentadas no vídeo com qual delas você mais se
identificou? Você estaria disposto a reproduzi-la? Ø Nas
apresentações do ERRO grupo página 96, o elenco se apresenta sem deixar claro
que estão fazendo teatro. O público participa dos jogos sem saber que estão
fazendo parte de uma encenação, o que rompe a distância entre a realidade e
ficção. Você já interagiu com desconhecidos por meio de jogos? Ø Se você
tivesse de montar uma peça de teatro de rua, sobre o que seria? Ø Que
linguagem artística predominam em cada um dos trabalhos? Ø Apesar de
produzidos com técnicas diferentes e procedimentos diferentes, que semelhança
você identifica entre esses trabalhos? 4ª AULA 1ªEtapa: Conversa
de artista Oriente os alunos a fazerem a
leitura das páginas 98 e 99 onde os alunos poderão pesquisar apreciar e analisar
formas distintas das artes visuais contemporâneas em obras de um artista
brasileiro. Peça
aos alunos que leiam o fragmento do diário de bordo de Eduardo Srur página 98
e observe as imagens abaixo e em
seguida questione-os: www.história das artes.comacessado em 29/06/2021 Ø
O que os trabalhos de Eduardo Srur
que você viu tem em comum? 2ª
Etapa: Após
leitura, observações de imagens e socialização peça aos alunos que façam uma
pesquisa sobre outros artistas que também trabalham a intervenção urbana. 5ªAULA: Silvio Alvarez-
Consumo consciente O quadro de Silvio Alvarez, A Casa do Mickey, traz a
mensagem do consumo consciente para a garotada. Além de focar o ensino da
arte e a conscientização ambiental por intermédio do estímulo à reciclagem.
Segundo o artista os doces, sanduíches, refrigerantes e sorvetes fazem parte
do universo infantil, sempre fizeram, e não vê nenhum problema nisso, desde
que dentro de um limite consciente. Pode-se tomar refrigerante, desde que fique bem claro que o
mais saudável é a água e o suco natural. Pode-se comer um belo sanduíche de
vez em quando, se ficar bem claro que são as verduras, os legumes, o arroz e
o feijão que vão fazer a gente crescer bem forte, saudável e viver muito
mais. A criança sempre compreende quando dizemos claramente o que é melhor
para ela. O problema é que o consumo está tão desenfreado e sem
limites, mas tudo pode ser resolvido com um bom papo no dia a dia com as
crianças, em casa e na escola. Além de darmos o exemplo. Não se pode falar de
consumo consciente com a criançada se, na frente delas, compramos qualquer
coisa sem critério. https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf ATIVIDADE 1 1 – Observe a obra e responda: a) O que você vê nesta imagem? b)
Qual a mensagem que o artista passa através
dessa obra? c)
Como você acha que foi a reação das pessoas ao
ver esta obra? ATIVIDADE 2 - Você agora é o artista. Faça a releitura da obra,
você pode usar embalagens ou realizar o desenho. Seja criativo, solte a
imaginação. FONTES: ACESSO EM 29/06/2021 https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee-ngOa9MzjSdqNMXoI 7ºano acessado em 29/06/2021 https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf https://youtu.be/cERyzrRgm5Uacessado
em 29/06/2021 |
RECURSOS:( x) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (
) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário