ACOMPANHAMENTO A ESCOLA SIZALTINA

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

 ESTADO DA BAHIA

Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju – Bahia

CUIDAR PARA EDUCAR MELHOR

 

 

O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.

 (Leonardo Boff)

 

ESTRUTURA DO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

 

 

ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR E VICE-DIRETOR

 

PERIODICIDADE

ATIVIDADES E ROTINAS: DIRETOR E VICE-DIRETOR DA ESCOLA

 

 

 

 

 

 

 

 

DIÁRIA

 

 

v    Antes do começo da aula, recepcionar estudantes, pais e professores, criando cotidianamente uma atmosfera acolhedora;

v    Ao final do turno, observar também a saída dos estudantes da escola;

v     Construir uma agenda diária e semanal com a equipe gestora (diretor, vice-diretor e coordenador) priorizando os compromissos relacionados ao processo pedagógico de aprendizagem dos estudantes; 

v    Assegurar o controle da frequência de estudantes, professores e demais servidores, e caso necessário, tomar providências cabíveis;

v    Manter um contato próximo com os pais ou responsáveis objetivando garantir a frequência regular dos estudantes, combatendo e prevenindo o abandono e a evasão;

v    Garantir que se cumpra o tempo de aula: entrada, início e fim do intervalo, bem como a saída; (O tempo de cada aula é de 50 minutos)

v    Assegurar que os professores estejam nas salas e estimular o cumprimento do Plano de Aula;

v    Visitar as salas de aula por amostragem;

v     Estar atento para ouvir os anseios, expectativas e interesses dos estudantes;

v     Criar condições favoráveis para o bom andamento do clima de cordialidade e empenho entre estudantes, professores, funcionários, pais e toda a comunidade escolar, estabelecendo um senso de responsabilização entre todos;

v    Orientar os técnicos administrativos e de serviços gerais para que supervisionem as áreas de uso comum e a rotina de limpeza, segurança, organização e oferta de merenda.

 

SEMANAL

 

 

v    Realizar plantão pedagógico de forma individualizada com agendamento dos casos que exigem maior atenção para estudantes, pais e professores;

v    Acompanhar pessoalmente ou através do coordenador o plano de aula e o diário de classe;

v    Estimular e apoiar o cumprimento do plano de aula, fazendo observações positivas em relação ao resultado do trabalho pedagógico realizado;

v    Assegurar o atendimento às solicitações de documentos feitas à escola, bem como as informações solicitadas pela secretaria de educação;

v    Reunir-se com a equipe com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador) para acompanhar a agenda do coordenador, examinar as avaliações internas e planejar possíveis intervenções;

v    Verificar a qualidade do serviço de transporte escolar oferecido no cotidiano. Ou seja, se o horário estabelecido pela escola é respeitado, se é um serviço seguro e se os motoristas são cuidadosos com as crianças

 

 

 

 

 

 

 

MENSAL

 

v    Analisar o rendimento dos estudantes e rever as metas;

v    Reavaliar com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador) o Plano de Ação considerando os indicadores atualizados;

v    Planejar e acompanhar o programa de recuperação paralela junto com a coordenação

v    Analisar e rever as estratégias de ensino de cada professor;

v    Conversar individualmente com professores sobre o rendimento dos estudantes e as metodologias aplicadas em sala de aula;

v    Realizar reunião com pais para informar os resultados de aprendizagem dos estudantes e solicitar o apoio das famílias para adoção de medidas de reforço escolar e recuperação de objetos de conhecimento;

v    Promover evento de reconhecimento dos estudantes que estão tendo boa frequência e bom rendimento;

v     Planejar reposição de aulas, quando necessário;

v     Divulgar para os docentes o calendário da formação de professores e acompanhar sua participação;

v    Solicitar o apoio da Secretaria de Educação do município para oferta de aulas de reforço para os estudantes que necessitem de suporte pedagógico extra;

v    Conferir o estoque da merenda escolar com especial atenção à qualidade da alimentação oferecida, averiguando a satisfação e bem estar dos estudantes;

v     Realizar reunião com todos os funcionários para avaliar a implementação do Plano de Ação da escola;

v    Apresentar à comunidade escolar o movimento financeiro da escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANUAL

v    Planejar e organizar a Semana Pedagógica com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador);

v    Acompanhar a entrega e devolução dos livros didáticos;

v    Elaborar o calendário de eventos;

v    Rever o PPP com o núcleo gestor, analisando e construindo junto com os professores eventuais redefinições;

v    Acompanhar a aplicação das avaliações externas, sempre de acordo com as orientações da secretaria de educação;

v     Analisar os resultados da escola com professores, colegiado e pais;

v    Definir com a comunidade escolar possíveis ações de melhoria;

v    Coordenar e supervisionar a realização do inventário anual do patrimônio;

v    Realizar balanço anual de três dimensões do trabalho desenvolvido: pedagógica, administrativa e financeira;

v    Realizar a prestação de contas junto à secretaria de educação e órgãos financiadores;

v    Convocar o conselho fiscal para verificar e aprovar a prestação de contas para envio aos órgãos competentes;

v    Participar do conselho de classe acompanhando os dados de aprovação, reprovação e abandono de estudantes, buscando sempre contribuir com o desenvolvimento do estudante e sua permanência na escola;

v     Celebrar a conclusão do ano letivo de maneira festiva, destacando as conquistas ao longo da jornada e reconhecendo a contribuição de todos, bem como a importância de dar continuidade à missão de educar a todos e transformar vidas

 

 

ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR E VICE-DIRETOR COORDENADOR PEDAGÓGICO

 

 

PERIODICIDADE

ATIVIDADES E ROTINAS COORDENADOR PEDAGÓGICO

 

 

 

DIÁRIA

 

 

v    Acolher os professores e estudantes;

v     Checar sua agenda, priorizando as pautas diárias mais relevantes;

v    Checar e-mail e outras mídias da escola, e verificar demandas da secretaria de educação;

v    Manter-se informado sobre a frequência dos estudantes e professores, realizando a caminhada pedagógica;

v     Fazer observações de aula, priorizando as salas  com baixo rendimento;

v    Observar o intervalo;

v     Garantir o tempo pedagógico (50 minutos de aula);

 

SEMANAL

 

 

v    Acompanhar e contribuir com o planejamento pedagógico específico por ano;

v    Orientar os professores considerando o planejamento das atividades e aspectos observados em sala de aula;

v    Verificar/sugerir metodologias diversificadas para o professor trabalhar em sala de aula;

v    Agendar atendimento para estudantes, pais e professores, sempre que necessário;

v    Participar de reunião de alinhamento com o diretor  e vice-diretor escolar;

v    Selecionar textos para estudar com os professores nos planejamentos específicos;

v    Organizar rotina pedagógica para as aulas de reforço no turno ou contraturno.

 

 

 

 

 

 

 

MENSAL

 

v    Acompanhar o planejamento pedagógico geral;

v     Realizar, junto ao diretor e vice-diretor, reunião com pais para devolutiva dos resultados de aprendizagem dos estudantes;

v     Reconhecer, de maneira sistemática, os estudantes que estão tendo boa frequência e bom rendimento escolar;

v    Acompanhar o cumprimento do calendário escolar;

v    Planejar reposição de aulas, quando necessário; Monitorar o Plano de Ação da escola;

v    Divulgar aos docentes o calendário de formação dos professores e acompanhar a participação deles;

v    Participar de Formação e reuniões para Coordenador Pedagógico oferecidas pela Secretaria de Educação

 

 

 

 

ANUAL

v    Colaborar com a elaboração do calendário escolar; Rever o PPP junto com o diretor e vice-diretor;

v    Elaborar a pauta da semana/jornada pedagógica dos professores;

v    Organizar, em articulação com a direção da escola, a enturmação dos estudantes de maneira criteriosa e ética;

v     (ORGANIZAR) Participar do conselho de classe participativo, acompanhando os dados de aprovação, reprovação e abandono de estudantes, buscando sempre contribuir com o desenvolvimento do estudante e permanência na escola;

v    Analisar os resultados da escola com professores, colegiado e pais.

 

 

A visita do  articulador nas escolas precisa ser alicerçada e guiada por uma escuta sensível, atenciosa, sem julgamento, para que os canais de comunicação fiquem sempre abertos, evitando: críticas (às vezes inconscientes), falta de foco, ignorar o que foi dito, não observar os sentimentos ou as entrelinhas da comunidade escolar. Essa interação do articulador com outros profissionais da escola requer atenção, cuidado, ética. É preciso que haja na escola um  local adequado para um bom diálogo sem interrupções externas. As relações interpessoais são delicadas e a comunicação humana é complexa, por isso deve ser bem cuidada e sempre precisa de aprimoramento.

Saber escutar é uma arte e Carl Rogers, em sua publicação “Um jeito de ser”, reflete e descreve de forma poética os sentimentos gerados por meio da experiência em escutar pessoas:

 

“Ouvir verdadeiramente alguém é como ouvir a música das estrelas, quer dizer, tudo aquilo que está por trás da mensagem dita: sentimentos, pensamentos, emoções. Esse ouvir profundo signi­ca ouvir os sons e captar o mundo interno da pessoa;

Ele sentia um grande prazer em realmente ouvir alguém porque isso o enriquecia como pessoa;

Esse ouvir profundo proporciona um encontro verdadeiro entre almas e traz uma interação promotora de bem estar e crescimento para ambos;

A partir da observação de si e de outras pessoas em experiência dolorosa, o fato de ser escutado sem julgamento ajudava a pessoa a melhorar. As pessoas ­ cam agradecidas, aliviadas e isso até ajuda a encontrar possíveis caminhos para lidar com aquela dor;

Para a comunicação  fluir bem, também é importante escutar a vozinha interior, identicar sentimentos e pensamentos difusos, escondidos para que a comunicação seja verdadeira e integre sentimentos e pensamentos de forma coerente;

Estimar, amar e aceitar o outro proporciona um ambiente seguro para a auto expressão, o diálogo e o crescimento”.

 

Nesse sentido, o acompanhamento escolar embasado nos princípios acima descritos possibilitarão engajamento e estreitamento de laços entre o articulador e a escola, bem como, uma comunicação saudável e respeitosa. Para tanto, as visitas precisam ser bem estruturadas e organizadas “a partir de recursos que permitam foco, clareza de objetivos, possibilidade de escuta, feedback, aprendizagem e acompanhamento contínuo”.

ESCOLA: MUNICIPAL SIZALTINA BARBOSA

 

QUADRO GERAL DE ESTUDANTES POR TURMAS

 

ANO

TURMAS

ALUNOS

Matutino

Vespertino

Total

Matutino

Vespertino

Total

1

2

3

23

21+23

44

2

-

2

39+39

-

78

2

-

2

32+33

-

65

2

-

2

32+34

-

66

 

EQUIPE GESTORA

 

FUNÇÃO

NOME

TELEFONE

E-MAIL

EFETIVO

CONTRATADO

Diretor (a)

Ivanilde Costa da Silva

(73)998199334

sizaltinabarbosadossantos@hotmail.com

X

 

Vice-diretor (a)

------------

------------

------------

---------

--------

Coordenador (a)

Arlete Gomes Batista

(73)999697641

lete.portoseguro@hotmail.com

 

X

Secretário (a)

Tarcisio Azevedo Moreira Belem

(73)988337861

sizaltinabarbosadossantos@hotmail.com

X

 

 

 

EQUIPE DOCENTE

 

 

 

NOME

 

 

 

 

L PORTUGUESA

LEITURA/P.TEXTUAL

LÍNGUA INGLESA

ARTE

EDUC. FÍSICA

 

CIÊNCIAS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

ENS. RELIGIOSO

P. DE VIDA

EFETIVO

 

 

 

 

 

 

 

CONTRATADO

 

 

 

CONCUR

 

 

 

01

Andressa Clarice Silva Dias

 

 

 

 

 

 

 

x

 

x

x

 

x

02

Carine de Souza Santos

 

 

 

 

 

 

 

x

 

x

 

 

x

03

Cristina Trindade Brandão

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

04

Dalila Rodrigues Palmeira

 

 

 

 

x

 

 

 

 

 

 

 

x

05

Elane Santos Lago

 

 

 

 

 

x

 

 

 

 

 

 

x

06

Eligia Lima dos Santos Silva

 

 

 

 

 

 

x

 

 

x

 

x

 

07

Ellen  Santana Loiola

 

 

 

 

 

x

 

 

 

 

 

 

x

08

Filipe dos Santos Lerbach

 

 

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

09

Flanica Neres de Souza Santos

 

x

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

10

Maria José Passos Souza Vieira

 

 

 

 

 

 

x

 

 

x

 

x

 

11

Mauro André Monteiro Figueiredo

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 

 

x

12

Marizete Barbosa de Oliveira

 

 

 

x

 

 

 

 

 

 

 

 

x

13

Reginaldo Souza Santos

 

 

 

 

 

 

x

 

 

x

 

x

 

14

Sâmara Roose Viana Flores

x

x

 

 

 

 

 

 

 

x

 

x

 

15

Valdiene Rodrigues Figueiredo

x

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

16

Zenilda Fernandes dos Santos

x

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

x

 

17

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

18

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AUXILIAR DE SECRETARIA

 

NOME

EFETIVO

CONTRATADO

TURNO

OBS

Matutino

Vespertino

Noturno

Adriano dos Santos Oliveira

X

 

X

X

 

 

André Lucas Almeida Matos

 

X

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MERENDEIRAS

 

NOME

EFETIVO

CONTRATADO

TURNO

OBS

Matutino

Vespertino

Noturno

 

 

 

 

 

 

 

Marlete Barbosa de Oliveira

 

X

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SERVIÇOS GERAIS

 

NOME

EFETIVO

CONTRATADO

TURNO

OBS

Matutino

Vespertino

Noturno

Andréia Pereira Diamantino

X

 

 

 

 

 

Célia Souza Lima da Silva

X

 

 

 

 

 

Daniele Mota de Santana

 

X

 

 

 

 

Daniele dos Santos Fiuza

 

X

 

 

 

 

Maria da Conceição Almeida Reis

X

 

 

 

 

 

Maria Aparecida Souza Castro Teles

 

X

 

 

 

 

 

 

 

PORTEIRO

 

NOME

EFETIVO

CONTRATADO

TURNO

OBS

Matutino

Vespertino

Noturno

XXXX

XXXXX

XXXX

XXXX

XXXX

XXXX

XXXX

XXXX

XXXXX

XXXX

XXXX

XXXX

XXXX

XXXX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VIGILANTE

 

NOME

EFETIVO

CONTRATADO

TURNO

OBS

Matutino

Vespertino

Noturno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SERVIDORES APOSENTADOS (READAPTADOS)

 

NOME

FUNÇÃO

TURNO

OBS

Matutino

Vespertino

Noturno

Arlete Gomes Batista

Coordenadora

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INSTRUMENTAL GERAL PARA ACOMPANHAMENTO QUINZENAL E RELATÓRIOS DAS VISITAS

 

DATA DA VISITA: 27/02/2024 

HORÁRIO DE CHEGADA: 7h40min

HORÁRIO DE SAÍDA: 11h 30min

 

GESTÃO DA ESCOLA

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS

SIM

PARCIAL

NÃO

OBSERVAÇÕES

 

O diretor/vice-diretor/coordenador está presente na escola no acolhimento dos estudantes/comunidade?

 

X

 

 

 

 

O ambiente escolar é favorável à aprendizagem (acolhida dos estudantes, engajamento dos professores, clima harmonioso)?

 

X

 

 

 

 

As atribuições de cada servidor estão claramente definidas?

 

X

 

 

 

 

A gestão acompanha diariamente a frequência dos estudantes?

 

X

 

 

 

 

A gestão acompanha diariamente e registra a falta dos servidores?

 

X

 

 

 

 

Essas faltas são encaminhadas à secretaria/ RH?

 

X

 

 

 

 

Houve o cumprimento dos dias letivos e carga horária previstas para o mês em curso? (verificar através do calendário letivo)

 

X

 

 

 

 

O dia letivo começa no horário previsto?

 

X

 

 

 

 

Os estudantes lancham na hora do intervalo?

 

X

 

 

 

 

O tempo usado para intervalo está conforme o estipulado pela secretaria?

 

X

 

 

 

 

A aula termina exatamente no horário previsto?

 

X

 

 

 

 

A escola construiu o seu plano de ação?

 

X

 

 

 

 

O plano de ação da escola está sendo cumprido?

 

X

 

 

 

 

O diretor/vice-diretor/coordenador tem uma pasta com todos os indicadores de aprendizagem da escola e a atualiza frequentemente?

 

 

 

 

X

 

 

 

 

A gestão acompanha/compreende os resultados por turma e por estudante?

 

X

 

 

 

 

A direção acompanha o trabalho do coordenador em relação ao planejamento dos professores?

 

X

 

 

 

 

A equipe gestora visita sistematicamente a sala de aula?

 

 

X

 

 

 

O diretor/vice-diretor elabora junto com o coordenador estratégias de intervenção com base nos resultados da escola?

 

X

 

 

 

 

A equipe gestora conhece e acompanha o material estruturado, sequência didática e/ou de apoio utilizado em sala de aula?

 

X

 

 

 

 

A equipe gestora conhece a rotina utilizada pelos professores em sala de aula?

 

X

 

 

 

 

Os professores participam regular e ativamente das formações/reuniões promovidas pela escola?

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GESTÃO DA ESCOLA

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS

SIM

PARCIAL

NÃO

OBSERVAÇÕES

 

O professor faz uso do material didático estruturado (sequência didática)?

 

 

X

 

 

 

A sala de aula apresenta um ambiente favorável à aprendizagem?

 

 

X

 

 

 

Os estudantes demonstram envolvimento durante a aula?

 

 

X

 

 

 

A escola promove recuperação paralela?

 

X

 

 

 

 

A escola desenvolve estratégias de reforço escolar? 

 

X

 

 

 

 

A escola reflete/analisa sistematicamente as avaliações (externas e internas), bem como os resultados dos indicadores, propondo intervenções quando necessário?

 

X

 

 

 

 

A escola divulga os resultados das avaliações (internas e externas) à comunidade escolar e local?

 

X

 

 

 

 

A escola dá uma atenção especial à política de alfabetização e letramento dos estudantes?

 

X

 

 

 

 

A escola dá uma atenção especial à política de inclusão dos estudantes com deficiência?

 

X

 

 

 

 

A escola tenta lotar os professores de acordo com seu perfil e habilidades para adequá-los às necessidades das turmas?

 

 

X

 

 

A equipe gestora tem atenção para implementar os encaminhamentos/combinados sugeridos e acordados com o articulador nos momentos das visitas?

 

X

 

 

 

 

 

 

 

GESTÃO DE PROJETOS

PROJETO BRASIL NA ESCOLA

 

NOME DA OFICINA

 

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 

Nº DE ALUNOS

 

NOME DO MONITOR

 

OBSERVAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBS: Registre com fotos esses momentos e peça cópia dos planejamentos e da frequência dos monitores.

GESTÃO DE PROJETOS

PROJETO BRASIL NA ESCOLA

 

NOME DA OFICINA

 

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 

Nº DE ALUNOS

 

NOME DO MONITOR

 

OBSERVAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBS: Registre com fotos esses momentos e peça cópia dos planejamentos e da frequência dos monitores.

GESTÃO DE PROJETOS

PROJETO INOVADOR

 

NOME DA OFICINA

 

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 

Nº DE ALUNOS

 

NOME DO MONITOR

 

OBSERVAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBS: Registre com fotos esses momentos e peça cópia dos planejamentos e da frequência dos monitores

ASPECTOS FINANCEIROS

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS OBSERVAÇÕES

SIM

PARCIAL

NÃO

OBSERVAÇÕES

 

A escola prioriza a aquisição de insumos e bens para apoiar na aprendizagem dos estudantes?

 

 

X

 

 

 

 

A escola identifica suas prioridades de forma participativa?

 

X

 

 

 

 

Apresenta pleno conhecimento das especificidades dos programas financeiros que assistem à escola?

 

X

 

 

 

 

A escola cumpre com os prazos estabelecidos no que concerne à utilização/prestação de contas dos recursos?

 

X

 

 

 

 

Controla de forma eficiente o consumo dos materiais adquiridos pela escola?

 

X

 

 

 

 

Publiciza a prestação de contas para toda a comunidade.

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR – RELATÓRIO DE VISITAS

 

ESCOLA: Municipal Sizaltina Barbosa

ARTICULADORA: Valdirene Soares de Almeida Pires

DIRETORA: Ivanilde Costa da Silva

COODENADORA: Arlete Gomes Batista                                  DATA: 27/02/2024

 

TÓPICOS DA PAUTA

ENCAMINHAMENTOS/

COMBINADOS

PRAZO

OBSERVAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEVANTAMENTO DE DESAFIOS

 

DESAFIOS NA ÁREA PEDAGÓGICA

DESAFIOS NA ÁREA FINANCEIRA - PRESTAÇÃO DE CONTAS

 

 

Ø  Falta de acompanhamento dos pais

Ø  Profissionais para dar aula de reforço

 

 

DESAFIOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS (RESPONSABILIDADE, FALTA/AUSÊNCIA DE PROFISSIONAIS, DESENTENDIMENTOS,...)

DESAFIOS NA ÁREA FÍSICA/ESTRUTURAL

 

 

 

 

 

 

 

 

Ø  Área para reuniões

Ø  Ampliação de salas

Ø  Quadra esportiva

Ø  Depósito

Ø  Sala para coordenação

Ø  Sala para os professores

Ø  Climatização

Ø  Rampa de acessibilidade

OUTROS

 

 

 

 

 

 

Valdirene Soares de Almeida                               _____________________________

        ARTICULADOR                                                   GESTOR DA ESCOLA

 

 

 

 

 

 

FORMULÁRIO PARA COORDENADOR

 

Relatório de Acompanhamento do Coordenador Pedagógico

 

Data: 27 de Fevereiro de 2024



Itens a serem

observados:

Professor:

Componente Curricular

     Professor:

Componente Curricular:

Professor:

Componente Curricular:

 

Professor:

Componente Curricular:

 

1-  Havia planejamento para o dia?

 Sim, Arte

Marizete

 Sim, Geografia

Mauro

 

 

2- Momento acompanhado: Sobre a Sequência Didática 

Incentivo à leitura.

Sim 

Sim

 

 

Correção da Tarefa.

 Sim    

Sim

 

 

 Introdução de novo conteúdo. Qual?

 Não

Não

 

 

Metodologias utilizadas na Condução do Conhecimento. Qual?

Práticas Criativas,

Leitura e

Releitura

Resumo, reescrita, leitura e interpretação

 

 

Houve alteração na Metodologia da Sequência? Por quê? Qual?

 

 

Sim

 

 

 

Sim

 

 

 

Aplicou dentro do tempo previsto?

Sim

Sim

 

 

Avaliação.

 ----

----

 

 

Outro. Qual?

 ----

----

 

 

3- A organização física da sala estava adequada para a atividade?

 

Sim

 

Sim

 

 

4- Os alunos trabalhavam individualmente ou em subgrupos?

 Das duas formas

 Das duas formas

 

 

5- Em relação aos recursos materiais:  

Quais foram utilizados?

 Livro didático,

 

 

 

 

Foram suficientes?

 

 

 

 

Foram adequados aos objetivos da aula?

 

 

 

 

Foram utilizados com êxito?

 

 

 

 

6-A duração da atividade foi:   

Suficiente ou Insuficiente?

 

 

 

 

Além do necessário?

 -----------

 ------------

 

 

7-No momento das atividades em sala, o professor:   

Envolveu todos os alunos no trabalho?

 

Sim

 

Sim

 

 

Assegurou oportunidade de expressão a todos os alunos?

 

Sim

 

Sim

 

 

Ofereceu exemplos?

Sim

Sim

 

 

Explicou com clareza?

Sim 

Sim

 

 

Assegurou-se da compreensão por todos os alunos?

 

Sim

 

Sim

 

 

►Atendeu alunos individualmente, de acordo com suas necessidades?

 

Sim

 

Sim

 

 

8- Como considera as relações estabelecidas entre prof/aluno?

 

 

 

 

 

 

9-E a relação entre alunos?

 

 

 

 

 

 

 

10- Cite um aspecto positivo da aula.

 

 

 

 

 

 

11- Cite um aspecto a ser aprimorado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12- Sugestões apresentadas ao prof.

 

 

 

 

 

 

 

13-Outras considerações

 

 

 

 

 

 

 

 

Assinatura do C.P.

 

 

 

 

Assinatura do professor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário