|
ESTADO DA BAHIA
Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju – Bahia
CUIDAR PARA EDUCAR MELHOR |
O que se opõe ao descuido e ao
descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange
mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação,
preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.
(Leonardo Boff)
ESTRUTURA DO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR
ATRIBUIÇÕES
DO DIRETOR E VICE-DIRETOR
PERIODICIDADE |
ATIVIDADES E ROTINAS: DIRETOR E
VICE-DIRETOR DA ESCOLA |
DIÁRIA |
v
Antes do começo da
aula, recepcionar estudantes, pais
e professores, criando cotidianamente uma atmosfera acolhedora; v
Ao final do turno,
observar também a saída dos estudantes da escola; v
Construir uma agenda diária e semanal com a equipe gestora (diretor, vice-diretor
e coordenador) priorizando os compromissos relacionados ao processo
pedagógico de aprendizagem dos estudantes;
v
Assegurar o
controle da frequência de estudantes, professores e demais servidores, e caso
necessário, tomar providências cabíveis; v
Manter um contato
próximo com os pais ou responsáveis objetivando garantir a frequência regular
dos estudantes, combatendo e prevenindo o abandono e a evasão; v
Garantir que se
cumpra o tempo de aula: entrada, início e fim do intervalo, bem como a saída;
(O tempo de cada aula é de 50 minutos) v
Assegurar que os
professores estejam nas salas e estimular o cumprimento do Plano de Aula; v
Visitar as salas de
aula por amostragem; v
Estar atento para ouvir os anseios, expectativas
e interesses dos estudantes; v
Criar condições favoráveis para o bom
andamento do clima de cordialidade e empenho entre estudantes, professores,
funcionários, pais e toda a comunidade escolar, estabelecendo um senso de
responsabilização entre todos; v
Orientar os
técnicos administrativos e de serviços gerais para que supervisionem as áreas
de uso comum e a rotina de limpeza, segurança, organização e oferta de
merenda. |
SEMANAL |
v
Realizar plantão
pedagógico de forma individualizada com agendamento dos casos que exigem
maior atenção para estudantes, pais e professores; v
Acompanhar
pessoalmente ou através do coordenador o plano de aula e o diário de classe; v
Estimular e apoiar
o cumprimento do plano de aula, fazendo observações positivas em relação ao
resultado do trabalho pedagógico realizado; v
Assegurar o
atendimento às solicitações de documentos feitas à escola, bem como as
informações solicitadas pela secretaria de educação; v
Reunir-se com a
equipe com a equipe gestora
(vice-diretor e coordenador) para acompanhar a agenda do coordenador,
examinar as avaliações internas e planejar possíveis intervenções; v
Verificar a
qualidade do serviço de transporte escolar oferecido no cotidiano. Ou seja,
se o horário estabelecido pela escola é respeitado, se é um serviço seguro e
se os motoristas são cuidadosos com as crianças |
MENSAL |
v
Analisar o
rendimento dos estudantes e rever as metas; v
Reavaliar com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador)
o Plano de Ação considerando os indicadores atualizados; v
Planejar e
acompanhar o programa de recuperação paralela junto com a coordenação v
Analisar e rever as
estratégias de ensino de cada professor; v
Conversar
individualmente com professores sobre o rendimento dos estudantes e as
metodologias aplicadas em sala de aula; v
Realizar reunião
com pais para informar os resultados de aprendizagem dos estudantes e
solicitar o apoio das famílias para adoção de medidas de reforço escolar e
recuperação de objetos de conhecimento; v
Promover evento de
reconhecimento dos estudantes que estão tendo boa frequência e bom
rendimento; v
Planejar reposição de aulas, quando
necessário; v
Divulgar para os docentes o calendário da
formação de professores e acompanhar sua participação; v
Solicitar o apoio
da Secretaria de Educação do município para oferta de aulas de reforço para
os estudantes que necessitem de suporte pedagógico extra; v
Conferir o estoque
da merenda escolar com especial atenção à qualidade da alimentação oferecida,
averiguando a satisfação e bem estar dos estudantes; v
Realizar reunião com todos os funcionários
para avaliar a implementação do Plano de Ação da escola; v
Apresentar à comunidade
escolar o movimento financeiro da escola. |
ANUAL |
v Planejar e
organizar a Semana Pedagógica com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador); v Acompanhar a
entrega e devolução dos livros didáticos; v Elaborar o
calendário de eventos; v Rever o PPP com o
núcleo gestor, analisando e construindo junto com os professores eventuais
redefinições; v Acompanhar a
aplicação das avaliações externas, sempre de acordo com as orientações da
secretaria de educação; v Analisar os resultados da escola com
professores, colegiado e pais; v Definir com a
comunidade escolar possíveis ações de melhoria; v Coordenar e
supervisionar a realização do inventário anual do patrimônio; v Realizar balanço
anual de três dimensões do trabalho desenvolvido: pedagógica, administrativa
e financeira; v Realizar a
prestação de contas junto à secretaria de educação e órgãos financiadores; v Convocar o conselho
fiscal para verificar e aprovar a prestação de contas para envio aos órgãos
competentes; v Participar do
conselho de classe acompanhando os dados de aprovação, reprovação e abandono
de estudantes, buscando sempre contribuir com o desenvolvimento do estudante
e sua permanência na escola; v Celebrar a conclusão do ano letivo de
maneira festiva, destacando as conquistas ao longo da jornada e reconhecendo
a contribuição de todos, bem como a importância de dar continuidade à missão
de educar a todos e transformar vidas |
ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR E VICE-DIRETOR COORDENADOR
PEDAGÓGICO
PERIODICIDADE
|
ATIVIDADES
E ROTINAS COORDENADOR PEDAGÓGICO |
DIÁRIA |
v
Acolher os
professores e estudantes; v Checar sua
agenda, priorizando as pautas diárias mais relevantes; v Checar e-mail e outras mídias da escola, e verificar
demandas da secretaria de educação; v Manter-se informado sobre a frequência dos estudantes e
professores, realizando a caminhada pedagógica; v Fazer
observações de aula, priorizando as salas com baixo rendimento; v Observar o intervalo; v Garantir o tempo
pedagógico (50 minutos de aula); |
SEMANAL |
v
Acompanhar e
contribuir com o planejamento pedagógico específico por ano; v
Orientar os
professores considerando o planejamento das atividades e aspectos observados
em sala de aula; v
Verificar/sugerir
metodologias diversificadas para o professor trabalhar em sala de aula; v
Agendar atendimento
para estudantes, pais e professores, sempre que necessário; v
Participar de
reunião de alinhamento com o diretor e
vice-diretor escolar; v
Selecionar textos
para estudar com os professores nos planejamentos específicos; v
Organizar rotina
pedagógica para as aulas de reforço no turno ou contraturno. |
MENSAL |
v Acompanhar o planejamento pedagógico geral; v Realizar, junto
ao diretor e vice-diretor, reunião com pais para devolutiva dos resultados de
aprendizagem dos estudantes; v Reconhecer, de
maneira sistemática, os estudantes que estão tendo boa frequência e bom
rendimento escolar; v Acompanhar o cumprimento do calendário escolar; v Planejar reposição de aulas, quando necessário; Monitorar
o Plano de Ação da escola; v Divulgar aos docentes o calendário de formação dos
professores e acompanhar a participação deles; v Participar de Formação e reuniões para Coordenador
Pedagógico oferecidas pela Secretaria de Educação |
ANUAL |
v Colaborar com a elaboração do calendário escolar; Rever
o PPP junto com o diretor e vice-diretor; v Elaborar a pauta da semana/jornada pedagógica dos
professores; v
Organizar, em
articulação com a direção da escola, a enturmação dos estudantes de maneira
criteriosa e ética; v
(ORGANIZAR) Participar do conselho de classe
participativo, acompanhando os dados de aprovação, reprovação e abandono de
estudantes, buscando sempre contribuir com o desenvolvimento do estudante e
permanência na escola; v
Analisar os resultados
da escola com professores, colegiado e pais. |
A visita do articulador nas escolas precisa ser alicerçada
e guiada por uma escuta sensível, atenciosa, sem julgamento, para que os canais
de comunicação fiquem sempre abertos, evitando: críticas (às vezes
inconscientes), falta de foco, ignorar o que foi dito, não observar os
sentimentos ou as entrelinhas da comunidade escolar. Essa interação do articulador
com outros profissionais da escola requer atenção, cuidado, ética. É preciso
que haja na escola um local adequado
para um bom diálogo sem interrupções externas. As relações interpessoais são
delicadas e a comunicação humana é complexa, por isso deve ser bem cuidada e
sempre precisa de aprimoramento.
Saber escutar é uma arte e Carl Rogers, em
sua publicação “Um jeito de ser”, reflete e descreve de forma poética os
sentimentos gerados por meio da experiência em escutar pessoas:
“Ouvir verdadeiramente alguém é como ouvir a
música das estrelas, quer dizer, tudo aquilo que está por trás da mensagem
dita: sentimentos, pensamentos, emoções. Esse ouvir profundo signica ouvir os
sons e captar o mundo interno da pessoa;
Ele sentia um grande prazer em realmente
ouvir alguém porque isso o enriquecia como pessoa;
Esse ouvir profundo proporciona um encontro
verdadeiro entre almas e traz uma interação promotora de bem estar e
crescimento para ambos;
A partir da observação de si e de outras
pessoas em experiência dolorosa, o fato de ser escutado sem julgamento ajudava
a pessoa a melhorar. As pessoas cam agradecidas, aliviadas e isso até ajuda a
encontrar possíveis caminhos para lidar com aquela dor;
Para a comunicação fluir bem, também é importante escutar a
vozinha interior, identicar sentimentos e pensamentos difusos, escondidos para
que a comunicação seja verdadeira e integre sentimentos e pensamentos de forma
coerente;
Estimar, amar e aceitar o outro proporciona
um ambiente seguro para a auto expressão, o diálogo e o crescimento”.
Nesse sentido, o acompanhamento escolar
embasado nos princípios acima descritos possibilitarão engajamento e
estreitamento de laços entre o articulador e a escola, bem como, uma
comunicação saudável e respeitosa. Para tanto, as visitas precisam ser bem
estruturadas e organizadas “a partir de recursos que permitam foco, clareza de
objetivos, possibilidade de escuta, feedback, aprendizagem e acompanhamento
contínuo”.
ESCOLA: MUNICIPAL
SIZALTINA BARBOSA
QUADRO
GERAL DE ESTUDANTES POR TURMAS
ANO |
TURMAS |
ALUNOS |
||||
Matutino |
Vespertino |
Total |
Matutino |
Vespertino |
Total |
|
6º |
1 |
2 |
3 |
23 |
21+23 |
44 |
7º |
2 |
- |
2 |
39+39 |
- |
78 |
8º |
2 |
- |
2 |
32+33 |
- |
65 |
9º |
2 |
- |
2 |
32+34 |
- |
66 |
EQUIPE GESTORA
FUNÇÃO |
NOME |
TELEFONE |
E-MAIL |
EFETIVO |
CONTRATADO |
Diretor (a) |
Ivanilde Costa
da Silva |
(73)998199334 |
sizaltinabarbosadossantos@hotmail.com |
X |
|
Vice-diretor (a) |
------------ |
------------ |
------------ |
--------- |
-------- |
Coordenador (a) |
Arlete Gomes
Batista |
(73)999697641 |
lete.portoseguro@hotmail.com |
|
X |
Secretário (a) |
Tarcisio Azevedo
Moreira Belem |
(73)988337861 |
sizaltinabarbosadossantos@hotmail.com |
X |
|
EQUIPE DOCENTE
Nº |
NOME |
L PORTUGUESA |
LEITURA/P.TEXTUAL |
LÍNGUA INGLESA |
ARTE |
EDUC. FÍSICA |
CIÊNCIAS |
MATEMÁTICA |
HISTÓRIA |
GEOGRAFIA |
ENS. RELIGIOSO |
P. DE VIDA |
EFETIVO |
CONTRATADO CONCUR |
01 |
Andressa Clarice Silva
Dias |
|
|
|
|
|
|
|
x |
|
x |
x |
|
x |
02 |
Carine
de Souza Santos |
|
|
|
|
|
|
|
x |
|
x |
|
|
x |
03 |
Cristina Trindade
Brandão |
x |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
x |
04 |
Dalila
Rodrigues Palmeira |
|
|
|
|
x |
|
|
|
|
|
|
|
x |
05 |
Elane
Santos Lago |
|
|
|
|
|
x |
|
|
|
|
|
|
x |
06 |
Eligia
Lima dos Santos Silva |
|
|
|
|
|
|
x |
|
|
x |
|
x |
|
07 |
Ellen
Santana Loiola |
|
|
|
|
|
x |
|
|
|
|
|
|
x |
08 |
Filipe
dos Santos Lerbach |
|
|
x |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
x |
09 |
Flanica Neres de Souza
Santos |
|
x |
x |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
x |
10 |
Maria José Passos Souza
Vieira |
|
|
|
|
|
|
x |
|
|
x |
|
x |
|
11 |
Mauro André Monteiro
Figueiredo |
|
|
|
|
|
|
|
|
x |
|
|
|
x |
12 |
Marizete Barbosa de
Oliveira |
|
|
|
x |
|
|
|
|
|
|
|
|
x |
13 |
Reginaldo Souza Santos |
|
|
|
|
|
|
x |
|
|
x |
|
x |
|
14 |
Sâmara Roose Viana
Flores |
x |
x |
|
|
|
|
|
|
|
x |
|
x |
|
15 |
Valdiene Rodrigues
Figueiredo |
x |
x |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
x |
|
16 |
Zenilda Fernandes dos
Santos |
x |
|
|
|
|
|
|
|
|
x |
|
x |
|
17 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
18 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
AUXILIAR DE SECRETARIA
NOME |
EFETIVO |
CONTRATADO |
TURNO |
OBS |
||
Matutino |
Vespertino |
Noturno |
||||
Adriano dos Santos
Oliveira |
X |
|
X |
X |
|
|
André Lucas Almeida Matos |
|
X |
X |
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MERENDEIRAS
NOME |
EFETIVO |
CONTRATADO |
TURNO |
OBS |
||
Matutino |
Vespertino |
Noturno |
||||
|
|
|
|
|
|
|
Marlete Barbosa de Oliveira |
|
X |
X |
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SERVIÇOS GERAIS
NOME |
EFETIVO |
CONTRATADO |
TURNO |
OBS |
||
Matutino |
Vespertino |
Noturno |
||||
Andréia Pereira
Diamantino |
X |
|
|
|
|
|
Célia Souza Lima da Silva |
X |
|
|
|
|
|
Daniele Mota de Santana |
|
X |
|
|
|
|
Daniele dos Santos Fiuza |
|
X |
|
|
|
|
Maria da Conceição Almeida Reis |
X |
|
|
|
|
|
Maria Aparecida Souza Castro Teles |
|
X |
|
|
|
|
PORTEIRO
NOME |
EFETIVO |
CONTRATADO |
TURNO |
OBS |
||
Matutino |
Vespertino |
Noturno |
||||
XXXX |
XXXXX |
XXXX |
XXXX |
XXXX |
XXXX |
XXXX |
XXXX |
XXXXX |
XXXX |
XXXX |
XXXX |
XXXX |
XXXX |
|
|
|
|
|
|
|
VIGILANTE
NOME |
EFETIVO |
CONTRATADO |
TURNO |
OBS |
||
Matutino |
Vespertino |
Noturno |
||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SERVIDORES APOSENTADOS (READAPTADOS)
NOME |
FUNÇÃO |
TURNO |
OBS |
||
Matutino |
Vespertino |
Noturno |
|||
Arlete Gomes Batista |
Coordenadora |
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
INSTRUMENTAL GERAL
PARA ACOMPANHAMENTO QUINZENAL E RELATÓRIOS DAS VISITAS
DATA DA VISITA: 27/02/2024
HORÁRIO DE CHEGADA: 7h40min
HORÁRIO DE SAÍDA: 11h 30min
GESTÃO DA ESCOLA |
||||
ASPECTOS
A SEREM OBSERVADOS |
SIM |
PARCIAL |
NÃO |
OBSERVAÇÕES |
O diretor/vice-diretor/coordenador está
presente na escola no acolhimento dos estudantes/comunidade? |
X |
|
|
|
O ambiente escolar é favorável à
aprendizagem (acolhida dos estudantes, engajamento dos professores, clima
harmonioso)? |
X |
|
|
|
As atribuições de cada servidor estão
claramente definidas? |
X |
|
|
|
A gestão acompanha diariamente a frequência
dos estudantes? |
X |
|
|
|
A gestão acompanha
diariamente e registra a falta dos servidores? |
X |
|
|
|
Essas faltas são
encaminhadas à secretaria/ RH? |
X |
|
|
|
Houve o cumprimento dos dias letivos e
carga horária previstas para o mês em curso? (verificar através do calendário
letivo) |
X |
|
|
|
O dia letivo começa no horário previsto? |
X |
|
|
|
Os estudantes lancham na hora do intervalo?
|
X |
|
|
|
O tempo usado para intervalo está conforme
o estipulado pela secretaria? |
X |
|
|
|
A aula termina exatamente no horário
previsto? |
X |
|
|
|
A escola construiu o seu plano de ação? |
X |
|
|
|
O plano de ação da escola está sendo
cumprido? |
X |
|
|
|
O diretor/vice-diretor/coordenador tem uma
pasta com todos os indicadores de aprendizagem da escola e a atualiza
frequentemente? |
X |
|
|
|
A gestão acompanha/compreende os resultados
por turma e por estudante? |
X |
|
|
|
A direção acompanha o trabalho do
coordenador em relação ao planejamento dos professores? |
X |
|
|
|
A equipe gestora visita sistematicamente a
sala de aula? |
|
X |
|
|
O diretor/vice-diretor elabora junto com o
coordenador estratégias de intervenção com base nos resultados da escola? |
X |
|
|
|
A equipe gestora conhece e acompanha o
material estruturado, sequência didática e/ou de apoio utilizado em sala de
aula? |
X |
|
|
|
A equipe gestora conhece a rotina utilizada
pelos professores em sala de aula? |
X |
|
|
|
Os
professores participam regular e ativamente das formações/reuniões promovidas
pela escola? |
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
GESTÃO DA ESCOLA |
||||
ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS |
SIM |
PARCIAL |
NÃO |
OBSERVAÇÕES |
O
professor faz uso do material didático estruturado (sequência didática)? |
|
X |
|
|
A
sala de aula apresenta um ambiente favorável à aprendizagem? |
|
X |
|
|
Os
estudantes demonstram envolvimento durante a aula? |
|
X |
|
|
A
escola promove recuperação paralela? |
X |
|
|
|
A
escola desenvolve estratégias de reforço escolar? |
X |
|
|
|
A
escola reflete/analisa sistematicamente as avaliações (externas e internas),
bem como os resultados dos indicadores, propondo intervenções quando
necessário? |
X |
|
|
|
A
escola divulga os resultados das avaliações (internas e externas) à
comunidade escolar e local? |
X |
|
|
|
A
escola dá uma atenção especial à política de alfabetização e letramento dos
estudantes? |
X |
|
|
|
A
escola dá uma atenção especial à política de inclusão dos estudantes com
deficiência? |
X |
|
|
|
A
escola tenta lotar os professores de acordo com seu perfil e habilidades para
adequá-los às necessidades das turmas? |
|
X |
|
|
A
equipe gestora tem atenção para implementar os encaminhamentos/combinados
sugeridos e acordados com o articulador nos momentos das visitas? |
X |
|
|
|
GESTÃO DE
PROJETOS |
||||
PROJETO BRASIL NA ESCOLA |
||||
NOME DA OFICINA |
HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO |
Nº DE ALUNOS |
NOME DO MONITOR |
OBSERVAÇÃO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OBS: Registre com fotos esses momentos e peça cópia dos
planejamentos e da frequência dos monitores.
GESTÃO DE
PROJETOS |
||||
PROJETO BRASIL NA ESCOLA |
||||
NOME DA OFICINA |
HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO |
Nº DE ALUNOS |
NOME DO MONITOR |
OBSERVAÇÃO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OBS: Registre com fotos esses momentos e peça cópia dos
planejamentos e da frequência dos monitores.
GESTÃO DE
PROJETOS |
||||
PROJETO INOVADOR |
||||
NOME DA OFICINA |
HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO |
Nº DE ALUNOS |
NOME DO MONITOR |
OBSERVAÇÃO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OBS: Registre com fotos esses momentos e peça cópia dos
planejamentos e da frequência dos monitores
ASPECTOS FINANCEIROS |
||||
ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS
OBSERVAÇÕES |
SIM |
PARCIAL |
NÃO |
OBSERVAÇÕES |
A
escola prioriza a aquisição de insumos e bens para apoiar na aprendizagem dos
estudantes? |
X |
|
|
|
A
escola identifica suas prioridades de forma participativa? |
X |
|
|
|
Apresenta
pleno conhecimento das especificidades dos programas financeiros que assistem
à escola? |
X |
|
|
|
A
escola cumpre com os prazos estabelecidos no que concerne à
utilização/prestação de contas dos recursos? |
X |
|
|
|
Controla
de forma eficiente o consumo dos materiais adquiridos pela escola? |
X |
|
|
|
Publiciza
a prestação de contas para toda a comunidade. |
X |
|
|
|
ACOMPANHAMENTO ESCOLAR – RELATÓRIO DE VISITAS
ESCOLA: Municipal
Sizaltina Barbosa
ARTICULADORA: Valdirene
Soares de Almeida Pires
DIRETORA: Ivanilde Costa da
Silva
COODENADORA: Arlete
Gomes Batista
DATA: 27/02/2024
TÓPICOS DA PAUTA |
ENCAMINHAMENTOS/ COMBINADOS |
PRAZO |
OBSERVAÇÃO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
LEVANTAMENTO DE
DESAFIOS
DESAFIOS NA ÁREA PEDAGÓGICA |
DESAFIOS NA ÁREA FINANCEIRA - PRESTAÇÃO DE
CONTAS |
Ø Falta de acompanhamento dos pais Ø Profissionais para dar aula de
reforço |
|
DESAFIOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS (RESPONSABILIDADE, FALTA/AUSÊNCIA
DE PROFISSIONAIS, DESENTENDIMENTOS,...) |
DESAFIOS NA ÁREA FÍSICA/ESTRUTURAL |
|
Ø Área para reuniões Ø Ampliação de salas Ø Quadra esportiva Ø Depósito Ø Sala para coordenação Ø Sala para os professores Ø Climatização Ø Rampa de acessibilidade |
OUTROS |
|
|
Valdirene Soares
de Almeida _____________________________
ARTICULADOR
GESTOR DA ESCOLA
FORMULÁRIO PARA
COORDENADOR
Relatório de
Acompanhamento do Coordenador Pedagógico
Data: 27 de Fevereiro de 2024
Itens a serem observados: |
Professor: Componente Curricular |
Professor: Componente Curricular: |
Professor: Componente Curricular: |
Professor: Componente Curricular: |
1- Havia planejamento para o dia? |
Sim, Arte Marizete |
Sim, Geografia Mauro |
|
|
2- Momento acompanhado: Sobre a Sequência
Didática |
||||
►Incentivo à leitura. |
Sim |
Sim |
|
|
►Correção
da Tarefa. |
Sim |
Sim |
|
|
► Introdução de novo conteúdo. Qual? |
Não |
Não |
|
|
►Metodologias utilizadas na Condução
do Conhecimento. Qual? |
Práticas
Criativas, Leitura e Releitura |
Resumo,
reescrita, leitura e interpretação |
|
|
►Houve alteração na Metodologia da Sequência? Por
quê? Qual? |
Sim |
Sim |
|
|
►Aplicou dentro do tempo previsto? |
Sim |
Sim |
|
|
►Avaliação. |
---- |
---- |
|
|
►Outro. Qual? |
---- |
---- |
|
|
3- A organização física da sala estava adequada
para a atividade? |
Sim |
Sim |
|
|
4- Os alunos trabalhavam individualmente ou em
subgrupos? |
Das duas formas |
Das duas formas |
|
|
5- Em relação aos recursos materiais: |
||||
►Quais foram utilizados? |
Livro
didático, |
|
|
|
►Foram suficientes? |
|
|
|
|
►Foram adequados aos objetivos da aula? |
|
|
|
|
►Foram
utilizados com êxito? |
|
|
|
|
6-A duração da atividade foi: |
||||
Suficiente ou
Insuficiente? |
|
|
|
|
Além do necessário? |
----------- |
------------ |
|
|
7-No momento das atividades em sala, o
professor: |
||||
►Envolveu todos os alunos no trabalho? |
Sim |
Sim |
|
|
►Assegurou oportunidade de expressão a todos os
alunos? |
Sim |
Sim |
|
|
►Ofereceu exemplos? |
Sim |
Sim |
|
|
►Explicou com clareza? |
Sim |
Sim |
|
|
►Assegurou-se da compreensão por todos os alunos? |
Sim |
Sim |
|
|
►Atendeu alunos individualmente, de acordo com
suas necessidades? |
Sim |
Sim |
|
|
8- Como considera as relações estabelecidas entre
prof/aluno? |
|
|
|
|
9-E a relação entre alunos? |
|
|
|
|
10- Cite um aspecto positivo da aula. |
|
|
|
|
11- Cite um aspecto a ser aprimorado. |
|
|
|
|
12- Sugestões apresentadas ao prof. |
|
|
|
|
13-Outras considerações |
|
|
|
|
Assinatura do
C.P. |
|
|
|
|
Assinatura do
professor |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário