9ª PAUTA DA ARTICULAÇÃO 2022

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

DE ITAMARAJU

 

                  Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO – 2022

 

               COMPONENTE CURRICULAR: Arte

               ARTICULADOR: Valdirene Soares de Almeida Pires

               DATA: 01/11 / 2022

               HORÁRIO: 08:00h às 11:30h (matutino)

                   13:30h às 17:00h (vespertino)

                                                                                                                                                                                    

PAUTA:


1º Momento: Acolhida/Oração. (Vídeo - Nas asas do Senhor)

                                                                      

2º Momento: Leitura do texto

O Valor do Tempo

 

Para entender o valor de um ano:

Pergunte a um estudante que não passou nos exames finais;

 

Para entender o valor de um mês:

Pergunte a mãe que teve um filho prematuro;

 

Para entender o valor de uma semana:

Pergunte ao editor de uma revista semanal;

 

Para entender o valor de uma hora:

Pergunte aos apaixonados que estão esperando o momento do encontro;

 

Para entender o valor do minuto:

Pergunte a uma pessoa que perdeu o avião, o trem, ou o ônibus;

 

Para entender o valor de um segundo:

Pergunte a uma pessoa que sobreviveu a um acidente;

 

Para entender o valor de um milissegundo:

Pergunte a uma pessoa que ganhou a medalha de prata nas olimpíadas;

 

O tempo não espera por ninguém.

Valorize cada momento de sua vida.

                                                                                                Desconhecido

 

3º Momento: Vídeo ( Oração ao Tempo – Maria Gadu )

Link: https://youtu.be/D-KFp8dPutU

4º Momento: Socialização do tema abordado

5º Momento: Construção de um painel coletivo – 1 para cada ano

 

6º Momento: Construção das Sequências

6ºAno

Tema: ‘Consciência Negra- Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na Formação do Ser: Espaço para discussões étnicas e culturais’. (Bonecas Abayomi)

Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem.

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas

Período: Mês de Novembro                                                           Aulas: 04

7ºAno:

 

Tema Consciência Negra -“Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais”. (Máscaras Africana)

Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo

 

Objeto do conhecimento: Matrizes Estéticas e Culturais,

Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas   

Período:  Mês de Novembro                                                 Aulas: 04

8ºAno:

Tema Consciência Negra -“Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais”. (Instrumentos musicais de Origem Africana)

Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo

Objeto do conhecimento:  Contextos e Práticas, Patrimônio Cultural, Matrizes Estéticas e Culturais

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas   

Período:  Mês de Novembro                                                 Aulas: 04

9ºAno

Tema: Consciência Negra -“Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e cultural ( Personalidades Negras)

Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo

Objeto do Conhecimento:  Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Matrizes Estéticas e Culturais

Unidade Temática: Artes Visuais, Arte Integrada

Período: Mês de Novembro                                                    Aulas: 04

 

 

                     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

Seja menos preconceito, seja mais amor no peito

Seja Amor, seja muito mais amor.

E se mesmo assim for difícil ser

Não precisa ser perfeito

Se não der pra ser amor que seja pelo menos respeito.

Há quem nasceu pra julgar

É há quem nasceu pra amar

E é tão difícil entender em qual lado a gente está

Que o lado certo é amar!

Amar pra respeitar

Amar para tolerar

Amar para compreender,

Que ninguém tem o dever de ser igual a você!

O amor meu povo,

O amor é a própria cura, remédio pra qualquer mal.

Cura o amado e quem ama

O diferente e o igual

Talvez seja essa a verdade

Que é pela a anormalidade que todo amor é normal.

Não é estranho ser negro, o estranho é ser racista.

Não é estranho ser pobre, o estranho é ser eletista.

O índio não é estranho, estranho é o desmatamento.

Estranho é ser rico em grana, e pobre em sentimento.

Não é estranho ser gay, estranho é ser homofóbico.

Nem meu sotaque é estranho, estranho é ser xenofobico.

Meu corpo não é estranho, estranho é a escravidão que aprisiona seus olhos na grade de um padrão.

Minha fé não é estranha, estranho é a acusação, que acusa inclusive quem não tem religião.

O mundo sim é estranho, com tanta diversidade

Ainda não aprendeu a viver em igualdade.

Entender que nós estamos

Pecorrendo a mesma estrada.

Pretos, brancos, coloridos

Em uma só caminhada

Não carece divisão por raça, religião

Nem por sotaque

Oxente!

Sejam homem ou mulher

Você só é o que é

Por também ser diferente.

Por isso minha poesia, que sai aqui do meu peito

Diz aqui que a diferença nunca foi nenhum defeito.

Eu reforço esse clamor:

Se não der pra ser amor, que seja ao menos respeito!

 

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