Sequência Didática 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Prevenção à Covid (Diálogo com o Passado)

 

Temas Contemporâneos/Integradores:

Saúde na Escola

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

 

Objeto do conhecimento: Contextos e Praticas,Elementos da Linguagem,Materialidade,Sistema de Linguagem.

Matrizes Estéticas e Culturais,Patrimônio Cultural, Arte e Tecnologia

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas    Ano:     Período: 19/07 a 30/072021        Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02)  Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. elementos da linguagem

(EF69AR04)  Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc) na apreciação de diferentes produções artísticas. 

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão cartística(desenho,pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotografia,performance etc).

 (EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.

(EF69AR31)  relacionar as praticas artisticas a diferentes dimensoes da vida social cultural politica historia hustirica economica estetica e etica​

(EF69AR33)   Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folcloredesign etc.).

(EF69AR34)  Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

(EF69AR35)  Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

                                                                            1ª AULA

1ª Etapa:

Apresente o tema à turma – Diálogo com o Passado- (tropicalismo).

Explorando alguns questionamentos, sem dar respostas, sobre esse período, como por exemplo:

 

·         Já ouviram falar desse movimento?

·         Em que ano surgiu esse movimento?

·         Quais os artistas brasileiros que fizeram parte dessa fase?

Após o levantamento dessas questões de sua socialização, realize a leitura nas páginas 68, 69 e 70 e em seguida responda a atividade.

 

 

 

Atividade sobre o tema estudado

 

1)     O que foi o movimento tropicalista? O que ele caracterizava?

2)     Que compositores brasileiros lideraram esse movimento?

3)    Além de Caetano Veloso e Gilberto Gil, cite nomes de outros artistas que fizeram parte desse movimento.

 

 

                                                              AULA 02

DIÁLOGO COM O PASSADO

Tropicalismo foi um movimento cultural de vanguarda que ocorreu no Brasil nos anos de 1967 e 1968 nas artes, principalmente na Música. Merecem destaques os compositores Caetano veloso, Gilberto Gil, que lideraram o movimento, além de Nara Leão, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes (Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias), Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam, Jorge Bem, Maria Bethânia.

O Tropicalismo caracterizado como um movimento libertário e revolucionário, buscava se afastar um pouco do intelectualismo da Bossa Nova a fim de aproximar a música brasileira dos aspectos da cultura popular, do samba, do pop, do rock, da psicodelia. Interessante observar que essa experiência estética aberta, sincrética e inovadora lançada pelos tropicalistas, mudou não somente a música popular brasileira, mas o panorama da cultura em geral, em busca da modernidade do país.

Contexto Histórico

No momento, o Brasil passava por momentos de conflito como o Golpe de 64, a censura, as greves, os movimentos estudantis, que culminaram num regime ditatorial no país. Após o declínio da Bossa Nova*, o novo movimento que surge, a saber, a MPB, foi o fulcro necessário para que um conjunto de artistas, denominados "Tropicalistas", se reunissem com objetivos de libertação e mudanças no panorama cultural brasileiro.

Teve grande influência do movimento concretista na literatura e nas artes plásticas. Na música, além do sincretismo de ritmos, o movimento apostou na presença do som melódico das guitarras em suas canções.

* A Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira que surgiu no final dos anos 50, caracterizado por forte influência do samba carioca e do jazz norte-americano.

Músicas

As músicas que mais se destacaram no Movimento Tropicalista e, muitas inclusive ganharam os Festivais de Música de MPB da Tv Record foram:

 "Tropicália" (1968), "Alegria, Alegria" (1967), "Atrás do Trio Elétrico" e "É proibido proibir" (1968) (1968) de Caetano Veloso;

"Domingo no Parque" (1967), "Aquele abraço" (1968) de Gilberto Gil;

"São Paulo, meu amor" (1968) e "Parque Industrial" (1968) de Tom Zé;

 "Não identificado" (1969), "Mamãe, coragem" (1968) e "Baby" (1968) de Gal Costa;

"Tropicália ou Panis et Circenses" (1968), "Miserere Nobis" (1968),  e "Minha Menina" (1968) dos Mutantes.

Bandas de Pífano

É um conjunto instrumental de percussão e sopro, dos mais antigos, característicos e importantes da música folclórica brasileira.

Os componentes das bandas são, na sua maioria, trabalhadores rurais que se ocupam da agricultura de subsistência, trabalhando no "alugado", ou cultivando sua pequena roça.

Atividades

1. Como pode notar, nos textos tem muitas palavras desconhecidas do nosso vocabulário do dia-a-dia.  Usando o dicionário ou fazendo pesquisa na internet, escreva o significado das palavras abaixo:

a) Vanguarda  -       

b) Revolucionário -                 

 c) Psicodélico -        

 d) Sincrética -

e) Ditatorial -                 

 f) Fulcro -                       

 g) Sincretismo -

2) O que foi o movimento da Bossa Nova?

3) Você sabe o significado da palavra MPB? Escreva aqui.

4) A MPB foi a base para que os tropicalistas se reunissem e se tornassem um movimento artístico. Qual era o objetivo da união desse grupo?

5) O som de qual instrumento musical foi utilizado pelos tropicalistas para dar som melódico às suas canções?

6) O que são as chamadas Bandas de Pífano?

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                                                                      AULA 03

Vamos falar um pouquinho sobre o Corona vírus/covid-19 e as medidas de prevenção.

Peça aos alunos que assistam o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LwUjglzIUhc

Após assistir o vídeo responda as questões.

 

1)  Quando a pessoa apresentam os primeiros sintomas?

2)  A partir de qual dia a pessoa passa a ser transmissor?

3)  De acordo com o vídeo, como contraímos o vírus?

4)  Na sua opinião qual a parte mais difícil de estarmos diante de uma pandemia como a do Corona Vírus?

5)  O que você achou de mais difícil nesses anos de isolamento social?

6) ) Quais são os principais sintomas da covid 19 em:

A)   Pessoas mais novas

B)   Pessoas do grupo de risco

7)  Faça um cartaz com uma campanha publicitária para conscientização das pessoas, para que possam evitar a disseminação do corona vírus:

                                                             AULA 04

 

Revisando sobre o Tropicalismo para depois falar do papel das mulheres no movimento.

Assintam o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=avpRBwK_b3I

 

Após o vídeo dando continuidade ao objeto de conhecimento, para nessa aula trabalhar  a atuação das mulheres nos dois movimentos artísticos ( Antropofagia e Tropicalismo), destacando a problematização política, sociais e de gênero na atuação artística.

Realize a leitura das páginas 70, 71, 74 e 75.

 

Atividade

1)    O professor irá orientar os alunos na formulação das fichas técnicas que estão sendo solicitadas na atividade da página 75.

 

MODELOS DAS FICHAS TÉCNICAS

                                           TARSILA DO AMARAL - ANTROPOFAGIA

NOMES DAS OBRAS

             ANO

CARACTERÍSTICAS

TEMAS/CORES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                 TROPICÁLIA - DISCOGRAFIA

NOMES DAS CANÇÕES

NOMES DOS MÚSICOS

NOMES DOS COMPOSITORES/ ARRANJADORES/ GRAVADORA

ANO DE LANÇAMENTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2)    Faça uma releitura da obra Manacá de Tarsila do Amaral- página 70

 

 

https://pt.slideshare.net/erikavecci1/tarsila-do-amaral-2117454 Acessado:14/07/2021

Fonte de Pesquisa

http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=151#v%C3%ADdeos Acessado em 14/07/2021

https://pt.slideshare.net/erikavecci1/tarsila-do-amaral-2117454 Acessado:14/07/2021

 https://www.youtube.com/watch?v=avpRBwK_b3I

https://www.youtube.com/watch?v=LwUjglzIUhc

 

 

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   ( x ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

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