SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
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Tema: Prevenção à
Covid (Diálogo com o Passado) Temas Contemporâneos/Integradores: Saúde
na Escola Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo |
Objeto do conhecimento: Contextos e
Praticas,Elementos da Linguagem,Materialidade,Sistema de Linguagem. Matrizes
Estéticas e Culturais,Patrimônio Cultural, Arte e Tecnologia |
Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas Ano:
9º Período: 19/07 a
30/072021 Aulas: 04 |
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HABILIDADES
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(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos
visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. elementos da linguagem (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das
artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão,
espaço, movimento etc) na apreciação de diferentes produções
artísticas. (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão
cartística(desenho,pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotografia,performance
etc). (EF69AR08) Diferenciar as
categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre
outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes
visuais. (EF69AR31) relacionar as praticas artisticas a
diferentes dimensoes da vida social cultural politica historia hustirica
economica estetica e etica (EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e
políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas
e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.). (EF69AR34) Analisar e
valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de
diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório
relativos às diferentes linguagens artísticas. (EF69AR35) Identificar e
manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de
modo reflexivo, ético e responsável. (EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais
e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a
ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e
cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético. (EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço. (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR08)
Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador,
designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do
sistema das artes visuais. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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3. Pesquisar e conhecer
distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas
na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição
e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte. 9.
Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional,
material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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1ª AULA 1ª Etapa: Apresente
o tema à turma – Diálogo com o Passado- (tropicalismo). Explorando
alguns questionamentos, sem dar respostas, sobre esse período, como por
exemplo: ·
Já ouviram falar desse movimento? ·
Em que ano surgiu esse movimento? ·
Quais os artistas brasileiros que
fizeram parte dessa fase? Após
o levantamento dessas questões de sua socialização, realize a leitura nas
páginas 68, 69 e 70 e em seguida responda a atividade. Atividade sobre o tema estudado 1)
O
que foi o movimento tropicalista? O que ele caracterizava? 2)
Que compositores brasileiros lideraram esse
movimento? 3)
Além de Caetano Veloso e Gilberto Gil, cite nomes de outros artistas que
fizeram parte desse movimento.
AULA 02 DIÁLOGO COM O PASSADO O Tropicalismo foi um movimento
cultural de vanguarda que ocorreu no Brasil nos anos de 1967 e 1968 nas
artes, principalmente na Música.
Merecem destaques os compositores Caetano veloso, Gilberto Gil, que lideraram
o movimento, além de Nara Leão, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes (Rita Lee,
Arnaldo Baptista e Sérgio Dias), Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam,
Jorge Bem, Maria Bethânia. O
Tropicalismo caracterizado como um movimento libertário e revolucionário, buscava se afastar um pouco do intelectualismo
da Bossa Nova a fim de aproximar a música brasileira dos aspectos da cultura popular, do samba, do pop,
do rock, da psicodelia. Interessante observar que essa experiência estética
aberta, sincrética e inovadora lançada pelos tropicalistas, mudou não somente
a música popular brasileira, mas o panorama da cultura em geral, em busca
da modernidade do
país. Contexto Histórico No
momento, o Brasil passava por momentos de conflito como o Golpe de 64, a
censura, as greves, os movimentos estudantis, que culminaram num regime
ditatorial no país. Após o declínio da Bossa Nova*, o
novo movimento que surge, a saber, a MPB, foi o fulcro necessário para que um
conjunto de artistas, denominados "Tropicalistas", se reunissem com objetivos de libertação e
mudanças no panorama cultural brasileiro. Teve
grande influência do movimento
concretista na literatura e nas artes plásticas. Na música, além
do sincretismo de ritmos, o movimento apostou na
presença do som melódico das guitarras em
suas canções. *
A Bossa Nova foi um
movimento da música popular brasileira que surgiu no final dos anos 50,
caracterizado por forte influência do samba carioca e do jazz
norte-americano. Músicas As músicas que mais se destacaram no Movimento
Tropicalista e, muitas inclusive ganharam os Festivais de Música de MPB da Tv
Record foram: "Tropicália" (1968),
"Alegria, Alegria" (1967), "Atrás do Trio Elétrico" e
"É proibido proibir" (1968) (1968) de Caetano Veloso; "Domingo
no Parque" (1967), "Aquele abraço" (1968) de Gilberto Gil; "São
Paulo, meu amor" (1968) e "Parque Industrial" (1968) de Tom
Zé; "Não identificado" (1969),
"Mamãe, coragem" (1968) e "Baby" (1968) de Gal Costa; "Tropicália
ou Panis et Circenses" (1968), "Miserere Nobis" (1968), e "Minha Menina" (1968) dos
Mutantes. Bandas de Pífano É um
conjunto instrumental de percussão e sopro, dos mais antigos,
característicos e importantes da música folclórica brasileira. Os
componentes das bandas são, na sua maioria, trabalhadores rurais que se
ocupam da agricultura de subsistência, trabalhando no "alugado", ou
cultivando sua pequena roça. Atividades 1. Como pode notar, nos textos tem muitas palavras
desconhecidas do nosso vocabulário do dia-a-dia. Usando o dicionário ou fazendo pesquisa na
internet, escreva o significado das palavras abaixo: a) Vanguarda
- b) Revolucionário - c) Psicodélico
- d) Sincrética
- e) Ditatorial - f) Fulcro - g) Sincretismo
- 2)
O que foi o movimento da Bossa Nova? 3)
Você sabe o significado da palavra MPB? Escreva aqui. 4)
A MPB foi a base para que os tropicalistas se reunissem e se tornassem um
movimento artístico. Qual era o objetivo da união desse grupo? 5)
O som de qual instrumento musical foi utilizado pelos tropicalistas para dar
som melódico às suas canções? 6)
O que são as chamadas Bandas de Pífano? . AULA 03 Vamos falar um pouquinho
sobre o Corona vírus/covid-19 e as medidas de prevenção. Peça aos alunos que assistam
o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LwUjglzIUhc
Após assistir o vídeo
responda as questões. 1) Quando a pessoa apresentam os primeiros
sintomas? 2) A partir de qual dia a pessoa passa a ser
transmissor? 3) De acordo com o vídeo, como contraímos o
vírus? 4) Na sua opinião qual a parte mais difícil de
estarmos diante de uma pandemia como a do Corona Vírus? 5) O que você achou de mais difícil nesses anos
de isolamento social? 6) )
Quais são os principais sintomas da covid 19 em: A)
Pessoas mais novas B)
Pessoas do grupo de risco 7) Faça um cartaz com uma campanha publicitária
para conscientização das pessoas, para que possam evitar a disseminação do
corona vírus:
AULA 04 Revisando
sobre o Tropicalismo para depois falar do papel das mulheres no movimento. Assintam
o vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=avpRBwK_b3I Após
o vídeo dando continuidade ao objeto de conhecimento, para nessa aula
trabalhar a atuação das mulheres nos
dois movimentos artísticos ( Antropofagia e Tropicalismo), destacando a
problematização política, sociais e de gênero na atuação artística. Realize
a leitura das páginas 70, 71, 74 e 75. Atividade 1)
O professor irá orientar os alunos na
formulação das fichas técnicas que estão sendo solicitadas na atividade da
página 75. MODELOS
DAS FICHAS TÉCNICAS
2)
Faça uma releitura da obra Manacá de
Tarsila do Amaral- página 70 https://pt.slideshare.net/erikavecci1/tarsila-do-amaral-2117454 Acessado:14/07/2021 Fonte de Pesquisa http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=151#v%C3%ADdeos
Acessado em 14/07/2021 https://pt.slideshare.net/erikavecci1/tarsila-do-amaral-2117454 Acessado:14/07/2021 https://www.youtube.com/watch?v=avpRBwK_b3I https://www.youtube.com/watch?v=LwUjglzIUhc
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RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; ( x ) Outros: |
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AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
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