SEQUÊNCIA DIDÁTICA 20/09 A 01/10/2021

 

9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA ARTE

Tema: Itamaraju em Foco –Setembro Amarelo/ Itamaraju Ontem e Hoje  

Objeto do conhecimento:  Contextos e Práticas, Elementos da linguagem, Materialidades, Processos de Criação, Arte e Tecnologia. Cidade, Cultura e Práticas Culturais

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integrada     Ano: 8º        Período: 20/09 a 01/10/2021    Aulas: 4

HABILIDADES

 

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,

política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas

linguagens artísticas.

(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística,

problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte,

artesanato, folclore, design etc.).

(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

 

(EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e

estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

 

(EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsapp, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

 

 

 

1ª Aula:

1º Etapa: Nesse primeiro momento é importante relembrar a história da cidade, trazendo um pouco do contexto histórico em que a cidade foi se desenvolvendo. Após a leitura do texto, copie e responda as atividades, no caderno:

Aspectos Históricos de Itamaraju-Bahia

Arquivo pessoal- Lorrana do Nascimento Paes

 

 

          A cidade que já foi a maior potência da região por causa de atividades como: a cultura e produção do cacau, café, madeira de lei, é hoje o 5º município em arrecadação do extremo sul, ocupa a quarta posição populacional da região com 64.455 habitantes, no entanto ainda possui o segundo maior território do extremo sul baiano com 2.370 km2, menor apenas que Porto Seguro.

         Itamaraju em 5 de outubro completará 60 anos de emancipação política administrativa, resistindo a tudo e a todos. O munícipio ainda é dono de 100% das melhores fontes de água corrente e de uma grande massa de rios que produzem a segunda melhor água do Brasil, perdendo apenas para Cuiabá, capital do Mato Grosso, esses dados foram colhidos por institutos científicos ligados à Coca-Cola.

         A atual cidade de Itamaraju nasceu de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos nosso Santos Padroeiros Cosme e Damião. Antes disso, porém, a região foi chamada Dois Irmãos em função da seguinte história:

 

 

 

 

 

 

“É aqui que você se esconde?”

Durante a Guerra do Paraguai, fazia-se sorteio entre homens em idade variada para o serviço   militar ingressarem-se às fileiras do exército. Foi então que foram sorteados Francisco Nascimento dos Santos e o seu genro, Teoclosio Batista, que tomaram a decisão drástica de não atenderem ao chamado da lei. Perseguidos foram presos. Certa noite, ainda antes de entrarem em mobilização depois de um ligeira luta no acampamento desamarraram e dominaram o sentinela e conseguiram fugir enquanto o resto dormia. Assim eles foram levados para exploração de madeira ao sul.

Ficaram 3 anos sem se comunicarem com os familiares, que até aquele momento desconheciam seu paradeiro. Eles já se achavam adaptados ao novo ambiente, e não queriam abandonara terra de proteção, aqui seria sua terra, e de seus entes queridos. Pediram a Olinto Garcia Marcial que trouxesse lhe todos os familiares. Ainda temerosos, nem lá iriam busca-los.

Ao todo 12 familiares aqui chegaram. Armaram barracas junto as que já existiam, inicialmente eram palhoças. A mulher de Francisco a Dona Martinha ficou surpresa com o cenário de imensidão da floresta e a precariedade do ambiente e da vida onde foram bruscamente arrastadas, ela então exclamou “É nesse lugar Francisco, que você está escondido?”

Importante: Essa história foi contada por Cândido Nascimento dos Santos, neto de Francisco aqui nascido em 1893.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

2ª etapa: Professor, é hora de trabalhar a interpretação e também a escrita com os alunos. Para isso, peçam que reescrevam essa história mudando alguns aspectos que ficarão a escolha do aluno:

 

Atividade

 

1.    Quais os nomes anteriores dado a Itamaraju-Ba?

 

2.    No setor econômico, quais foram as atividades que impulsionaram o progresso do povoado naquela época?

 

3.    Explique o por quê da cidade ter sido chamada de Escondido?

 

4.    “O café tornou-se a principal fonte de produção da região por volta de 1895, no arraial do Escondido. Interessados na cultura e comércio do café, muitos começaram a deslocar para o vilarejo”.  Ainda hoje, é possível dizer que a cidade preserva esse tipo de produção? (a do café). Cite os nomes das empresas que fazem parte da colheita anual de café:

 

5.    Após a leitura do texto “É aqui que se esconde?”, é hora de escrever um novo final para história de seu Francisco e Dona martinha. Complete a história a partir desse ponto:

 

         Armaram barracas junto as que já existiam, inicialmente eram palhoças. A mulher de Francisco a Dona Martinha ficou surpresa com o cenário de imensidão da floresta e a precariedade do ambiente e da vida onde foram bruscamente arrastadas, ela então exclamou “É nesse lugar Francisco, que você está escondido?” ...

 

2ª Aula: Professor, faça a leitura dos textos que contam a história de Itamaraju com relação a cultura e a arte. Apresente alguns slides que possam auxiliar

 

1º Momento: Relembre alguns artistas que fizeram sucesso na cidade, e em seguida discuta com os alunos, sobre as questões;

Artistas que fizeram história na cidade Itamaraju

 

 

“Banda Césio 137” – Na primeira metade da década de 1990, nossa cidade se surpreendeu com uma banda itamarajuense que passou a ter suas músicas sempre tocadas nas emissoras de rádio de Minas Gerais, Espirito Santo e Bahia. Tratava-se da Banda “Cézio 137”, encabeçada pelos jovens “Gery” e “Geraldo”, dois irmãos apaixonados pela música que já eram muito conhecidos dos itamarajuenses, dada às participações em shows de calouros e festivais musicais da época.

 

No ano de 1993, depois de terem sidos apresentados ao cantor e produtor musical Marcus Pitter  e a Cícero Pestana, líder do grupo de rock "Dr. Silvana & Cia", um dos ícones musicais das décadas de 80 e 90, gravaram o seu primeiro Long Play “A essência Final”, disponível em Vinil, CD e K7. Nesse trabalho da "CÉSIO 137", considerado de excelente qualidade pelos críticos e apreciadores do estilo musical rock e MPB, três músicas se destacaram, sendo elas Késsia, Pirâmide e Soldados, que, em Itamaraju, sempre estavam entre as mais pedidas nas paradas de sucesso das rádios "99 FM" e "Extremo Sul 830/AM", disputando com grandes nomes da época a exemplo dos "Engenheiros do Hawaii", "Paralamas do Sucesso", "Legião Urbana", etc.

 

A carreira desses dois grandes cantores ficou marcada com um grande show realizado pela Banda Césio 137 em Porto Seguro, quando da primeira visita do então Presidente Fernando Henrique Cardoso àquela cidade, ocasião em que o fenômeno musical regional foi convidado pelos organizadores a fazer parte da programação.

 

Embora tenha sido extinta, a banda em questão segue sendo lembrada com saudosismo, por ter com a sua letra e melodia marcado uma época para muitos jovens itamarajuenses. Mesmo com a extinção da banda, “Geraldo Mell” e “Gery Gomes” seguem em carreira solo, alimentando suas paixões pela música.

Autor: SidneyOliveira

Confira a música Késia: https://www.youtube.com/watch?v=FOl4fqZb8-E

 

 

A CANTORA IVONE FERREIRA – Alguns nomes, ao longo da história de nossa cidade, ganharam destaque na cultura local. E, no cenário musical, temos uma mulher que, por onde passa, tem representado com muito orgulho a nossa Itamaraju, levando a sua beleza, a sua graça e o encanto do seu canto aos ouvidos amantes da boa música. Estamos falando da Itamarajuense IVONE, que desde muito cedo dedica-se à música, não só como interprete das grandes vozes nacionais da MPB, mas sobretudo como uma compositora que empresta sua voz a belas canções.

 

É sem dúvida uma das maiores vozes da nossa cidade. Tal reconhecimento não vem apenas do nosso povo, mas de todos aqueles que, em outros rincões, ouviram e ainda ouvem essa mulher cantar. Ivone, mesmo sem o apoio merecido daqueles que deveriam valorizar os talentos de nossa terra, representou Itamaraju em dois grandes festivais musicais, a saber, o “Canta Bahia” e o “Canta Nordeste”, nos quais foi destaque com a canção “Cristais de hoje”.

 

Dada a potência de sua voz, o grande cantor e compositor “Tau Brasil”, uma das maiores estrelas da música de raiz da MPB, a convidou para integrar o seu projeto musical de resgate da música de raíz, denominado “Nas trilhas do Mucuri”, e com o qual cantaram em várias cidades baianas e mineiras, a exemplo do show de que juntos realizaram, em Itamaraju, no ano de 2012, em pleno São João, encantando os milhares de presentes na Praça do Rotary.

 

Atualmente, de forma aguerrida, Ivone Ferreira leva uma vida de dedicação à família e ao trabalho diário no comércio itamarajuense, além de se envolver com projetos da Associação Artística e Cultural de Itamaraju (AACI), através da qual, juntamente com outros artistas locais, tem buscado a valorização da cultura de nossa cidade, algo que o faz sem abandonar a sua paixão pela música.

 

Autor: Sidney Oliveira

 

Confira a música Cristais de Hoje: https://www.youtube.com/watch?v=hcncAfLTqGE 

 

Atividade

 

1)    Ao analisar as músicas compostas pela banda Césio 137, assinale a alternativa correspondente ao seu estilo musical:

 

a)    Samba e Pagode

b)    Axé

c)    Rock e MPB

d)    Bossa Nova

 

2)    A história por traz da cantora Ivone Ferreira nos faz refletir sobre o trabalho de um compositor, você considera essa profissão importante? Por quê?

 

3)    Quais investimentos você considera importante, para que a cultura musical melhorasse em sua cidade?

 

4)    Cite 3 artistas atuais que façam parte do cenário musical da cidade de Itamaraju:

 

5)    Pesquise e escreva em seu caderno o significado de:

     

Ø  Melodia-

Ø  Talentos-

Ø  Cultura-

Ø  Destaque-

Ø  Integrar-

Ø  Aguerrida-

Ø  Valorização-

Ø  Paixão-

Ø  Abandonar-

Ø  Programação-

Ø  Carreira-

Ø  Fenômeno-

Ø  Extinção-

Ø  Saudosismo-

Ø  Orgulho-

Ø  Rincões-

 

 

 

3ª Aula:

1º Momento: É hora de saber um pouco mais sobre a nossa cidade, faça a leitura atenciosa juntos com os alunos, em seguida responda a atividade:

 

 

Curiosidades sobre Itamaraju:

"Itamaraju" é uma palavra oriunda da língua Tupi. Vocábulo tupi que significa ″rio das pedras″ ou ″pedra das árvores do jucurucu″..O nome de Itamaraju foi criado pelo pioneiro do cacau Moisés Santos Almeida, considerado por muitos da região como um poeta alegórico, pelo qual a cidade ganhou a significação da palavra formada pela junção das seguintes sílabas:

ITA que na linguagem indígena significa pedra, simbolizada pela pedra cartão postal da cidade “Pedra do Monte Pescoço”; MARA significando uma região montanhosa simbolizada pela Pedra do Monte Pescoço e de matas representadas por suas galhas de árvores que se debruçam nas margens do Rio Jucuruçu; JU primeira sílaba do rio que corta inteiramente o município Jucuruçu, que também é termo indígena, numa alegoria poética dos tupiniquins e pataxós.

 

ATIVIDADE

1-     Qual a origem do nome Itamaraju?

2-     Em qual ano Itamaraju foi emancipado? Quem era o atual prefeito?

3-     É hora de recriar a nossa bandeira, reproduza-a no caderno

 

 

2º Momento: Recordar é viver! Faça um levantamento prévio com os alunos, sobre os concursos de bandas marciais, e toda a sua representatividade em nosso munícipio:

 

                                   

 

·         A foto acima faz parte da cultura da nossa cidade, você seria capaz de dizer sobre qual momento ela foi feita?

·         Muitas coisas mudaram de lá para cá, você já participou de algum evento assim na sua escola?

·         Assinale quais itens não podem faltar em desfiles como esse:

(     ) roupas coloridas; estandarte da escola; bandeiras; instrumentos de percussão; chapéus.

(     ) microfone; cavaquinho; bateria; guitarra.

(     ) corpo de baile; ritmo; coreografia.

(     ) música; peça teatral; atores;

 

4ª Aula:

Professor, estamos no mês da conscientização contra o suicídio e promoção à vida. Por isso, nada mais propício do que levarmos esse assunto para a sala de aula:

 

1º Momento:

 

1)        📽️Leia a notícia que está no Slide – OMS alerta: Suicídio é a 3ª causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos.

 

2)        🎬Assista aos vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=Nl1Wg5s484w

https://www.youtube.com/watch?v=ZxWeshxyQIU

https://www.youtube.com/watch?v=EiEkt529rBA

 

          Setembro amarelo, o que significa?

          SUICÍDIO: COMO AJUDAR?

          DEPRESSÃO - CAUSA, SINTOMAS E TRATAMENTO

          ARTE E DEPRESSÃO

3)        📝RESPONDA O EXERCÍCIO QUE ESTÁ NO FINAL DO SLIDE.

2º Momento: Como proposta de incentivo a criatividade, peça aos alunos que confeccione um cartaz, um card, ou até mesmo um post no Instagram, que contenha as seguintes coisas:

 

·         Frases com informações sobre o suicídio;

·         Sinais de alerta, que caracterizem um início de doenças que estão relacionadas. Ex: ansiedade, bipolaridade, depressão;

·         Desenhos que lembrem esse tema;

 

Exemplos:

 

 

 

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;(  ) Relatórios;    ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros:

 

REFERÊNCIAS:

https://www.slideshare.net/Alvarenga-48/atividade-de-arte-msica-101929460

 

https://www.youtube.com/watch?v=Nl1Wg5s484w

https://www.youtube.com/watch?v=ZxWeshxyQIU

https://www.youtube.com/watch?v=EiEkt529rBA

https://www.youtube.com/watch?v=hcncAfLTqGE 

https://www.youtube.com/watch?v=FOl4fqZb8-E

 

Arquivo pessoal- Lorrana do Nascimento Paes

Textos (Artistas) Sidney Oliveira

ACERVO: VALDECI ROSA DE ALMEIDA

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário