9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA ARTE |
|
Tema: Itamaraju em Foco –Setembro Amarelo/
Itamaraju Ontem e Hoje |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da linguagem, Materialidades, Processos
de Criação, Arte e Tecnologia. Cidade,
Cultura e Práticas Culturais |
Unidade Temática: Artes Visuais,
Artes Integrada Ano: 8º Período: 20/09 a 01/10/2021 Aulas:
4 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as
relações processuais entre diversas linguagens artísticas. (EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e
políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as
diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.). (EF15AR14)
Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura,
intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras,
canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação
musical. (EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos e
grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o
desenvolvimento de formas e gêneros musicais. (EF69AR06IT) Conhecer,
valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas
culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural,
favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos
dentro e fora da escola. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
||
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsapp, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); 1ª Aula: 1º Etapa: Nesse
primeiro momento é importante relembrar a história da cidade, trazendo um
pouco do contexto histórico em que a cidade foi se desenvolvendo. Após a
leitura do texto, copie e responda as atividades, no caderno:
Aspectos
Históricos de Itamaraju-Bahia Arquivo
pessoal- Lorrana do Nascimento Paes A cidade que já foi a maior potência da
região por causa de atividades como: a cultura e produção do cacau, café,
madeira de lei, é hoje o 5º município em arrecadação do extremo sul, ocupa a
quarta posição populacional da região com 64.455 habitantes, no entanto ainda
possui o segundo maior território do extremo sul baiano com 2.370 km2, menor
apenas que Porto Seguro. Itamaraju em 5 de outubro completará
60 anos de emancipação política administrativa, resistindo a tudo e a todos.
O munícipio ainda é dono de 100% das melhores fontes de água corrente e de
uma grande massa de rios que produzem a segunda melhor água do Brasil,
perdendo apenas para Cuiabá, capital do Mato Grosso, esses dados foram
colhidos por institutos científicos ligados à Coca-Cola. A atual cidade de Itamaraju nasceu
de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos nosso Santos Padroeiros
Cosme e Damião. Antes disso, porém, a região foi chamada Dois Irmãos em
função da seguinte história: “É
aqui que você se esconde?” Durante a Guerra do Paraguai,
fazia-se sorteio entre homens em idade variada para o serviço militar ingressarem-se às fileiras do
exército. Foi então que foram sorteados Francisco Nascimento dos Santos e
o seu genro, Teoclosio Batista, que tomaram a decisão drástica de não
atenderem ao chamado da lei. Perseguidos foram presos. Certa noite, ainda
antes de entrarem em mobilização depois de um ligeira luta no acampamento
desamarraram e dominaram o sentinela e conseguiram fugir enquanto o resto
dormia. Assim eles foram levados para exploração de madeira ao sul. Ficaram 3 anos sem se comunicarem
com os familiares, que até aquele momento desconheciam seu paradeiro.
Eles já se achavam adaptados ao novo ambiente, e não queriam abandonara
terra de proteção, aqui seria sua terra, e de seus entes queridos.
Pediram a Olinto Garcia Marcial que trouxesse lhe todos os familiares.
Ainda temerosos, nem lá iriam busca-los. Ao todo 12 familiares aqui chegaram.
Armaram barracas junto as que já existiam, inicialmente eram palhoças. A
mulher de Francisco a Dona Martinha ficou surpresa com o cenário de
imensidão da floresta e a precariedade do ambiente e da vida onde foram
bruscamente arrastadas, ela então exclamou “É nesse lugar Francisco,
que você está escondido?” Importante: Essa história
foi contada por Cândido Nascimento dos Santos, neto de Francisco aqui
nascido em 1893. 2ª
etapa: Professor,
é hora de trabalhar a interpretação e também a escrita com os alunos. Para
isso, peçam que reescrevam essa história mudando alguns aspectos que ficarão
a escolha do aluno: Atividade 1. Quais os nomes anteriores dado a
Itamaraju-Ba? 2. No setor econômico, quais foram as
atividades que impulsionaram o progresso do povoado naquela época? 3. Explique o por quê da cidade ter sido
chamada de Escondido? 4. “O café tornou-se a principal fonte de
produção da região por volta de 1895, no arraial do Escondido. Interessados
na cultura e comércio do café, muitos começaram a deslocar para o vilarejo”. Ainda
hoje, é possível dizer que a cidade preserva esse tipo de produção? (a do
café). Cite os nomes das empresas que fazem parte da colheita anual de café: 5. Após a leitura do texto “É aqui que se
esconde?”, é hora de escrever um novo final para história de seu Francisco e
Dona martinha. Complete a história a partir desse ponto:
Armaram barracas junto as que já existiam, inicialmente eram palhoças.
A mulher de Francisco a Dona Martinha ficou surpresa com o cenário de
imensidão da floresta e a precariedade do ambiente e da vida onde foram
bruscamente arrastadas, ela então exclamou “É nesse lugar Francisco, que
você está escondido?” ... 2ª Aula: Professor, faça a leitura dos textos que
contam a história de Itamaraju com relação a cultura e a arte. Apresente
alguns slides que possam auxiliar 1º Momento:
Relembre alguns artistas que fizeram sucesso na cidade, e em seguida discuta
com os alunos, sobre as questões; Artistas que fizeram história na cidade
Itamaraju “Banda
Césio 137” – Na primeira metade da década de 1990,
nossa cidade se surpreendeu com uma banda itamarajuense que passou a ter suas
músicas sempre tocadas nas emissoras de rádio de Minas Gerais, Espirito Santo
e Bahia. Tratava-se da Banda “Cézio 137”, encabeçada pelos jovens “Gery” e
“Geraldo”, dois irmãos apaixonados pela música que já eram muito conhecidos
dos itamarajuenses, dada às participações em shows de calouros e festivais
musicais da época. No
ano de 1993, depois de terem sidos apresentados ao cantor e produtor musical
Marcus Pitter e a Cícero Pestana,
líder do grupo de rock "Dr. Silvana & Cia", um dos ícones
musicais das décadas de 80 e 90, gravaram o seu primeiro Long Play “A
essência Final”, disponível em Vinil, CD e K7. Nesse trabalho da "CÉSIO
137", considerado de excelente qualidade pelos críticos e apreciadores
do estilo musical rock e MPB, três músicas se destacaram, sendo elas Késsia,
Pirâmide e Soldados, que, em Itamaraju, sempre estavam entre as mais pedidas
nas paradas de sucesso das rádios "99 FM" e "Extremo Sul
830/AM", disputando com grandes nomes da época a exemplo dos
"Engenheiros do Hawaii", "Paralamas do Sucesso",
"Legião Urbana", etc. A
carreira desses dois grandes cantores ficou marcada com um grande show
realizado pela Banda Césio 137 em Porto Seguro, quando da primeira visita do
então Presidente Fernando Henrique Cardoso àquela cidade, ocasião em que o
fenômeno musical regional foi convidado pelos organizadores a fazer parte da
programação. Embora
tenha sido extinta, a banda em questão segue sendo lembrada com saudosismo,
por ter com a sua letra e melodia marcado uma época para muitos jovens
itamarajuenses. Mesmo com a extinção da banda, “Geraldo Mell” e “Gery Gomes”
seguem em carreira solo, alimentando suas paixões pela música. Autor: SidneyOliveira Confira
a música Késia: https://www.youtube.com/watch?v=FOl4fqZb8-E A
CANTORA IVONE FERREIRA – Alguns nomes, ao longo da história de
nossa cidade, ganharam destaque na cultura local. E, no cenário musical,
temos uma mulher que, por onde passa, tem representado com muito orgulho a
nossa Itamaraju, levando a sua beleza, a sua graça e o encanto do seu canto
aos ouvidos amantes da boa música. Estamos falando da Itamarajuense IVONE,
que desde muito cedo dedica-se à música, não só como interprete das grandes
vozes nacionais da MPB, mas sobretudo como uma compositora que empresta sua
voz a belas canções. É
sem dúvida uma das maiores vozes da nossa cidade. Tal reconhecimento não vem
apenas do nosso povo, mas de todos aqueles que, em outros rincões, ouviram e
ainda ouvem essa mulher cantar. Ivone, mesmo sem o apoio merecido daqueles
que deveriam valorizar os talentos de nossa terra, representou Itamaraju em
dois grandes festivais musicais, a saber, o “Canta Bahia” e o “Canta
Nordeste”, nos quais foi destaque com a canção “Cristais de hoje”. Dada
a potência de sua voz, o grande cantor e compositor “Tau Brasil”, uma das
maiores estrelas da música de raiz da MPB, a convidou para integrar o seu
projeto musical de resgate da música de raíz, denominado “Nas trilhas do
Mucuri”, e com o qual cantaram em várias cidades baianas e mineiras, a
exemplo do show de que juntos realizaram, em Itamaraju, no ano de 2012, em
pleno São João, encantando os milhares de presentes na Praça do Rotary. Atualmente,
de forma aguerrida, Ivone Ferreira leva uma vida de dedicação à família e ao
trabalho diário no comércio itamarajuense, além de se envolver com projetos
da Associação Artística e Cultural de Itamaraju (AACI), através da qual,
juntamente com outros artistas locais, tem buscado a valorização da cultura
de nossa cidade, algo que o faz sem abandonar a sua paixão pela música. Autor: Sidney Oliveira Confira
a música Cristais de Hoje: https://www.youtube.com/watch?v=hcncAfLTqGE Atividade 1)
Ao analisar as músicas compostas pela
banda Césio 137, assinale a alternativa correspondente ao seu estilo
musical: a) Samba
e Pagode b) Axé c) Rock
e MPB d) Bossa
Nova 2)
A história por traz da cantora Ivone
Ferreira nos faz refletir sobre o trabalho de um compositor, você considera
essa profissão importante? Por quê? 3)
Quais investimentos você considera
importante, para que a cultura musical melhorasse em sua cidade? 4)
Cite 3 artistas atuais que façam parte
do cenário musical da cidade de Itamaraju: 5)
Pesquise e escreva em seu caderno o
significado de: Ø Melodia- Ø Talentos- Ø Cultura- Ø Destaque- Ø Integrar- Ø Aguerrida- Ø Valorização- Ø Paixão- Ø Abandonar- Ø Programação- Ø Carreira- Ø Fenômeno- Ø Extinção- Ø Saudosismo- Ø Orgulho- Ø Rincões- 3ª Aula: 1º
Momento: É hora de saber um pouco mais sobre a nossa
cidade, faça a leitura atenciosa juntos com os alunos, em seguida responda a
atividade: "Itamaraju" é uma palavra oriunda da língua Tupi.
Vocábulo tupi que significa ″rio das pedras″ ou ″pedra das árvores do
jucurucu″..O nome de Itamaraju foi criado pelo pioneiro do cacau Moisés
Santos Almeida, considerado por muitos da região como um poeta alegórico,
pelo qual a cidade ganhou a significação da palavra formada pela junção das
seguintes sílabas: ITA que na linguagem indígena significa pedra, simbolizada pela
pedra cartão postal da cidade “Pedra do Monte Pescoço”; MARA significando
uma região montanhosa simbolizada pela Pedra do Monte Pescoço e de matas
representadas por suas galhas de árvores que se debruçam nas margens do Rio
Jucuruçu; JU primeira sílaba do rio que corta inteiramente o município
Jucuruçu, que também é termo indígena, numa alegoria poética dos tupiniquins
e pataxós. ATIVIDADE 1-
Qual a origem do nome Itamaraju? 2-
Em qual ano Itamaraju foi emancipado? Quem era o atual prefeito? 3-
É hora de recriar a nossa bandeira, reproduza-a no caderno 2º
Momento: Recordar é viver! Faça um levantamento prévio
com os alunos, sobre os concursos de bandas marciais, e toda a sua
representatividade em nosso munícipio: ·
A foto acima faz parte da cultura da
nossa cidade, você seria capaz de dizer sobre qual momento ela foi feita? ·
Muitas coisas mudaram de lá para cá,
você já participou de algum evento assim na sua escola? ·
Assinale quais itens não podem faltar em
desfiles como esse: ( ) roupas coloridas; estandarte da
escola; bandeiras; instrumentos de percussão; chapéus. ( ) microfone; cavaquinho; bateria;
guitarra. ( ) corpo de baile; ritmo; coreografia. ( ) música; peça teatral; atores; 4ª Aula: Professor,
estamos no mês da conscientização contra o suicídio e promoção à vida. Por
isso, nada mais propício do que levarmos esse assunto para a sala de aula: 1º
Momento: 1) 📽️Leia a notícia que está no Slide – OMS alerta:
Suicídio é a 3ª causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos. 2) 🎬Assista aos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Nl1Wg5s484w https://www.youtube.com/watch?v=ZxWeshxyQIU https://www.youtube.com/watch?v=EiEkt529rBA • Setembro amarelo, o que significa? • SUICÍDIO: COMO AJUDAR? • DEPRESSÃO - CAUSA, SINTOMAS E
TRATAMENTO • ARTE E DEPRESSÃO 3) 📝RESPONDA O EXERCÍCIO QUE ESTÁ NO FINAL
DO SLIDE. 2º
Momento: Como proposta de incentivo a criatividade,
peça aos alunos que confeccione um cartaz, um card, ou até mesmo um post no Instagram,
que contenha as seguintes coisas: ·
Frases com informações sobre o suicídio;
·
Sinais de alerta, que caracterizem um
início de doenças que estão relacionadas. Ex: ansiedade, bipolaridade,
depressão; ·
Desenhos que lembrem esse tema; Exemplos: |
||
|
||
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( )
Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação
da participação; Outros: REFERÊNCIAS: https://www.slideshare.net/Alvarenga-48/atividade-de-arte-msica-101929460 |
||
https://www.youtube.com/watch?v=Nl1Wg5s484w https://www.youtube.com/watch?v=ZxWeshxyQIU https://www.youtube.com/watch?v=EiEkt529rBA https://www.youtube.com/watch?v=hcncAfLTqGE https://www.youtube.com/watch?v=FOl4fqZb8-E Arquivo pessoal- Lorrana do
Nascimento Paes Textos (Artistas) Sidney Oliveira ACERVO: VALDECI ROSA DE ALMEIDA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário