“A ARTE DA VIDA CONSISTE EM FAZER DA VIDA UMA OBRA DE ARTE”

                                                                            MAHATMA GANDHI

 

 

 

 

MEMORIAL ARTE - 2023

 

ANO DE 2023

É com grande satisfação que apresento este memorial, uma retrospectiva dedicada aos anos finais das atividades pedagógicas orientadas pelos professores no componente de Arte. Ao longo desse período enriquecedor, busquei proporcionar aos professores experiências que transcendem as fronteiras da sala de aula, estimulando a criatividade, a expressão individual e a apreciação artística. Cada projeto, aula e atividade foram concebidos com o intuito de fomentar o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo não apenas o domínio técnico, mas também a compreensão crítica do papel da arte na sociedade. Este memorial serve não apenas como um registro de conquistas, mas também como uma reflexão sobre o impacto duradouro que a Arte pode ter na formação de mentes criativas e cidadãos conscientes. Convido todos a explorar este documento, que representa a jornada coletiva de descobrimento, aprendizado e inspiração que compartilhamos ao longo desse ano dedicado à arte e à educação.

A arte é uma expressão única e poderosa da criatividade humana, transcendendo barreiras culturais e temporais para conectar indivíduos de maneiras profundas e emotivas. Por meio de uma variedade de formas, como pintura, escultura, música, dança e literatura, a arte captura a essência da experiência humana, provocando reflexão, inspiração e introspecção. Ela não apenas reflete a diversidade de perspectivas e visões de mundo, mas também serve como um espelho que revela as complexidades da condição humana. Ao desafiar convenções, a arte expande os horizontes da imaginação e impulsiona a inovação. Seja como meio de protesto, celebração ou simples contemplação estética, a arte continua a enriquecer nossas vidas, proporcionando um meio pelo qual podemos nos conectar uns com os outros e com o cerne da nossa própria humanidade.

Jornada Pedagógica de Arte 2023

Dia 27 de Fevereiro de 2023 aconteceu na CESESB o primeiro encontro presencial com os professores do Ensino Fundamental Anos Finais, Coordenação Geral dos Anos Finais e Articuladores de Área.

Preocupados em acolher esses professores de uma forma diferente, recebendo-os de maneira sensível e empática foi o principal objetivo do reencontro promovido pela equipe dos Anos Finais, um "Acolhimento Emocional".

Registros dessa noite memorável!

As atividades referentes aos encontros com professores para iniciar o ano letivo de 2023 no município de Itamaraju transcorreu durante toda semana. "Tecnologia e as Competências Socioemocionais: Reflexões Necessárias com o palestrante Eduardo Shinyashik, no auditório da CESESB/FACISA. Em 28 de Fevereiro, estiveram reunidos todos os professores com Articuladorores de Área, no colégio Reitor Edgard Santos, encerrou com palestra para os Professores do Ensino Fundamental Anos Finais Sede e Campo, ministrada por Leandro Gaffo discorrendo sobre “APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS A PARTIR DE PRÁTICAS INOVADORAS, AFETIVAS E SEGURAS.” com objetivos de oportunizar o desenvolvimento dos profissionais da educação, favorecendo a ampliação da participação e o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. Durante a Jornada Pedagógica, são considerados temas relevantes para a prática docente, estratégias de ensino inovadoras, avaliação de resultados e a implementação de políticas educacionais. Além disso, esse momento propicia o alinhamento de objetivos, a construção de metas comuns e o fortalecimento do trabalho em equipe, contribuindo para o aprimoramento contínuo da qualidade do ensino. A Jornada Pedagógica de Itamaraju se dividiu em 3 etapas, iniciando nas escolas na quinta (23/02) e sexta-feira (24/02) com sugestão de pauta pela Coordenação Técnica do Ensino Fundamental Anos Finais, para, entre outras necessidades das escolas introduzir subtemas como avaliações externas (provas SABE e SAEB) e discutir os resultados do ano anterior, antes de tudo, realizar a acolhida a toda equipe da escola, planejar o calendário festivo da instituição, estudo do PPP e avaliação do ano letivo anterior para propor alterações.

No encontro dia 04 de Abril, foi orientado sobre a temática da semana diagnóstica também com foco nas emoções, e, direcionamento para a construção da Sequência Didática, tendo o cuidado de priorizar o carinho, a compreensão, trabalhar a empatia com todos, o que proporciona um ambiente harmônico e construtivo. Ainda dentre os objetivos está o desenvolvimento de ações dentro da escola que melhore a condução do ensino de Arte, priorizando a autonomia do aluno na construção do conhecimento.

Somente após o diagnóstico dos alunos o planejamento anual será construído, com a participação dos professores.

Acompanhamento nas Escolas

Período: Ao longo do ano letivo

Descrição da Atividade:

Durante o ano letivo foram realizadas 16 visitas monitoradas na Escola Municipal Sizaltina Barbosa, inicialmente no dia 14 de Fevereiro, em reunião Valdirene Soares de Almeida Pires, a então Articuladora de Arte, Arlete Batista a atual Coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental e a diretora Ivanilde Flores, para direcionamento das atividades na escola.

A pauta foi sugerida, assim como as orientações e explicações necessárias para o cumprimento de todas as etapas da pauta, como por exemplo:

Busca Ativa durante todo o ano; Avaliação Diagnóstica; Calendário de Eventos da Escola; provas SABE E SAEB; Elencar junto aos professores, temas de formação para o decorrer dos encontros pedagógicos durante o ano letivo e relatórios mensais do coordenador sobre as ACs na escola.

 

Ao longo desses anos os Anos Finais do Ensino Fundamental prima pela elaboração do Planejamento Anual com a participação do professor, que ocorre depois da quinzena de diagnóstico, outro fator relevante para a construção do planejamento. Muitos pontos são considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com relação a aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Nesse momento os professores são protagonistas na construção desse documento, pois sabem e conhecem sobre sua clientela, dificuldades, anseios, habilidades, enfim, fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais presentes em uma sala de aula e que precisam ser priorizados.

Elaboração do Plano Anual

ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO E FORMAÇÃO

Período: Ao longo do Ano Letivo (encontros quinzenais de março a dezembro) Descrição da atividade: Entende-se que a formação de professores é essencial para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Compreende a imersão na conotação política da docência, associada a uma concepção de Estado e ao contrato social, que é definido entre o conhecimento produzido e a ser ensinado, e o desenvolvimento desse conhecimento no ano. Os encontros de Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas terças-feiras, nos períodos de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboração de Plano de Trabalho coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor soluções que atendam tais necessidades;  construção, em conjunto com os professores do planejamento anual e das sequências didáticas quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com informações necessárias e sugerindo ações relacionadas a área; formação continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, como educação e tecnologia, relação entre as tecnologias e o tempo, reflexo em nossos alunos.

ARTICULAÇÃO E FORMAÇÃO

Período: Ao longo do ano letivo

Descrição da Atividade:

Durante o ano letivo foram realizadas encontros de Articulação e Formação na Secretaria Municipal de Educação, inicialmente no dia 04de março.

 

CONAEE-2024

Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade e desenvolvimento socioambiental sustentável para garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza. # Modelo do convite Eixo VII

           

                

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO 2024

APLICABILIDADE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Período: Ao longo do ano letivo de 2023

Descrição da Atividade: As sequências didáticas construídas durante os encontros de articulação são aplicadas em sala de aula. Os professores registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas durante as aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de portfólio. O principal objetivo desse trabalho é acompanhar o desempenho do professor durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de melhores métodos na condução do conhecimento em sala de aula.

 Ações das sequências 2023

CORES E OS ARTISTAS (IVAN CRUZ E LUCIANO MARTINS)

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

MOSAICO E MANDALA

PROFESSORA SIRLÉIA

PONTILHISMO

 

 

OFICINA DE ARTESANATO COM OS PROFESSORES DE ARTE

Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo.” Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Construindo teatro de caixa de papelão

EXPOSIÇÃO DE ARTE-PROFESSORA MARCELA

           

PROJETO MEIO AMBIENTE

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo.” Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

 

FOTOGRAFIA#ESCOLA LIBERDADE-PROFESSORA CLAÚDIA

PROJETO MEIO AMBIENTE

PROJETO MEIO AMBIENTE#ESCOLA MARIA D’AJUDA-PROFESSORA MARIA

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA-DESFILE DA CULTURA DE ORIGEM AFRICANA

 

 

ESCOLA MILITAR REITOR EDGARD SANTOS

FESTA AO DIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

                      

 

COMEMORANDO O DIA DO PROFESSOR

    

          UM MIMO PARA OS PROFESSORES

 

CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO DE ARTE

Período:

Descrição da Atividade:

O momento foi marcado por muita descontração, agradecimento e alegria, principalmente em poder confraternizar comemorando o encerramento das atividades de articulação, foi um momento bastante significativo. A pauta festiva foi regada por texto reflexivo de balanço do ano, músicas, dança, momento para fotos e um lanche.  

Valdirene Soares de Almeida Pires Articuladora de Arte)

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário