2ªPAUTA DE ENCONTRO PEDAGÓGICO 2024

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE             EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                                         Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2022

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ARTICULADOR: VALDIRENE SOARES DE ALMEIDA PIRES

DATA: 05/03/2024

HORÁRIO: 13:30h às 17:00h (vespertino)

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2ºMomento: Leitura e reflexão do texto “Professor, você é um profissional ou amador?”

Professor - Você é Profissional ou Amador?

Fabiano Brum

Imagine um músico profissional, um guitarrista, um violonista ou um pianista, tocando uma bela canção, com maestria, virtuosismo e sensibilidade. Sua técnica apurada e a leveza com que executa a melodia, chega a nos fazer pensar que é simples tocar aquelas notas tão maravilhosas.
Mas, no fundo sabemos que para tocar de forma tão apurada estes profissionais tiveram horas e horas de estudo, treinamento e dedicação em cima de seus instrumentos.
Para que você professor perceba a real necessidade de um aperfeiçoamento contínuo, faremos uma analogia com a rotina de preparação de um músico profissional.
Assim como um educador não nasceu preparado para enfrentar uma sala de aula repleta de alunos exigentes e de personalidades diferentes, nenhum grande músico, apesar de todo talento nato, veio ao mundo dando um show de performance em seu instrumento e se apresentando para grandes platéias.

Os músicos em sua grande maioria começaram a praticar suas atividades muitas vezes por obra do acaso; por influência de um amigo que tocava em uma banda de garagem, por ter uma pessoa na família que tocasse ou gostasse de música, pela admiração por um ídolo, ou até mesmo por imposição dos pais, estes na ânsia de arrumar uma atividade sadia que ocupasse o tempo dos filhos.

Acontece que com o passar do tempo, estas pessoas foram se identificando cada vez mais com seu instrumento, passando a praticá-lo com afinco. Quando menos perceberam já haviam adotado a música como profissão.

Mas ao se classificarem como profissionais, tiveram também que encarar uma rotina diária de preparação profissional; treinamentos específicos, horas e horas diárias de repetições, cuidados especiais com postura, alimentação, tempo de repouso para recuperar energias, etc. Ou seja, a árdua busca pela perfeição, por uma técnica mais apurada, um timbre com personalidade e uma execução impecável.

Agora imagine a sua atividade de professor, seja da escola pública ou privada, e responda mentalmente as seguintes questões:

1)               Você se considera um educador profissional ou amador?
2) Esta atividade é o seu principal ganha-pão e necessária para o equilíbrio do seu orçamento?
3) Você foi contratado para ser professor?

Se respondeu “profissional” para a primeira questão e “sim” para as demais, aí vai o derradeiro questionamento:

- Você esta se preparando como um profissional?

Poderíamos afirmar que aquele que se considera um profissional, não pode ter a mesma rotina de um amador, de uma pessoa que se aperfeiçoa de vez em quando, que participa de um treinamento de vez em quando, que pesquisa sobre sua atividade de vez em quando, que lê um livro sobre a sua área de vez em quando.
Se você é um “profissional” mas tem uma rotina de preparação “amadora”, o máximo que conseguirá é algum resultado “mediano” e talvez dar um boa aula de vez em quando!


Pense nisso!

 

3º Momento: Socializar sobre os desafios de trabalhar os temas Intercurriculares Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” / Consumidor consciente, empreendedor eficiente / Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco. Um projeto que tem como meta a observação do professor quanto a habilidade do pensamento do aluno, como analisar e sintetizar, dependendo da intencionalidade da proposta, leitura buscando uma coerência entre a forma de ensinar e a forma de mensurar o aprendizado.

4º Momento: Lanche

5º Momento: Relatos da aplicação da última sequência didática de Arte

– E como foi o andamento do trabalho com a 1ºSequência Didática de Arte, com momento de escuta.

Diagnóstico e socialização.

 

6º Momento: Elaboração da 7ª Sequência Didática

Os grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação ponto por ponto, após a apresentação das metodologia, o espaço fica aberto para as intervenções.

 

Tema: Tema Inter curricular: Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti)

combate ao Aedes pode e deve se tornar um hábito entre os cidadãos. Basta alguns minutos para eliminar a água dos vasos de plantas; vedar totalmente a tampa das caixas d'água, galões, tonéis, poços e latões; guardar as garrafas sempre de boca para baixo; manter as calhas sempre limpas para evitar o acúmulo de água.

hem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

 

 Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 12 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os estudantes que tem acesso à internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

Sugestão: No primeiro momento elaborar uma revisão do conteúdo anterior com atividades ou dinâmica para memorização e utilizar atividade Complementar dos capítulo do livro Espaço e Interação Geografia.

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.

Reproduzir atividades no Google Forms, caso achem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 12 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os estudantes que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-arte-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.

Reproduzir atividades no Google Forms, caso achem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

 

SUGESTÃO :

                                                                         METODOLOGIAS

  •  Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;
  • Leitura e interpretação de textos;
  •  Conversa informal;
  • Aula expositiva utilizando o livro didático;
  • Vídeos,ou exposição de slides abordando os temas estudados;

 

 

 

 

                                                 Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário