PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2022
COMPONENTE
CURRICULAR: ARTE
ARTICULADOR: VALDIRENE
SOARES DE ALMEIDA PIRES
DATA: 05/03/2024
HORÁRIO:
13:30h às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2ºMomento: Leitura
e reflexão do texto “Professor, você é um profissional ou amador?”
Professor
- Você é Profissional ou Amador?
Fabiano
Brum
Imagine
um músico profissional, um guitarrista, um violonista ou um pianista, tocando
uma bela canção, com maestria, virtuosismo e sensibilidade. Sua técnica apurada
e a leveza com que executa a melodia, chega a nos fazer pensar que é simples tocar
aquelas notas tão maravilhosas.
Mas, no fundo sabemos que para tocar de forma tão apurada estes profissionais
tiveram horas e horas de estudo, treinamento e dedicação em cima de seus
instrumentos.
Para que você professor perceba a real necessidade de um aperfeiçoamento
contínuo, faremos uma analogia com a rotina de preparação de um músico
profissional.
Assim como um educador não nasceu preparado para enfrentar uma sala de aula
repleta de alunos exigentes e de personalidades diferentes, nenhum grande músico,
apesar de todo talento nato, veio ao mundo dando um show de performance em seu
instrumento e se apresentando para grandes platéias.
Os
músicos em sua grande maioria começaram a praticar suas atividades muitas vezes
por obra do acaso; por influência de um amigo que tocava em uma banda de
garagem, por ter uma pessoa na família que tocasse ou gostasse de música, pela
admiração por um ídolo, ou até mesmo por imposição dos pais, estes na ânsia de
arrumar uma atividade sadia que ocupasse o tempo dos filhos.
Acontece
que com o passar do tempo, estas pessoas foram se identificando cada vez mais
com seu instrumento, passando a praticá-lo com afinco. Quando menos perceberam
já haviam adotado a música como profissão.
Mas
ao se classificarem como profissionais, tiveram também que encarar uma rotina
diária de preparação profissional; treinamentos específicos, horas e horas
diárias de repetições, cuidados especiais com postura, alimentação, tempo de
repouso para recuperar energias, etc. Ou seja, a árdua busca pela perfeição,
por uma técnica mais apurada, um timbre com personalidade e uma execução
impecável.
Agora
imagine a sua atividade de professor, seja da escola pública ou privada, e
responda mentalmente as seguintes questões:
1)
Você se considera um educador profissional
ou amador?
2) Esta atividade é o seu principal ganha-pão e necessária para o equilíbrio do
seu orçamento?
3) Você foi contratado para ser professor?
Se respondeu “profissional” para a
primeira questão e “sim” para as demais, aí vai o derradeiro questionamento:
- Você esta se preparando como um
profissional?
Poderíamos afirmar que aquele que se
considera um profissional, não pode ter a mesma rotina de um amador, de uma
pessoa que se aperfeiçoa de vez em quando, que participa de um treinamento de
vez em quando, que pesquisa sobre sua atividade de vez em quando, que lê um
livro sobre a sua área de vez em quando.
Se você é um “profissional” mas tem uma rotina de preparação “amadora”, o
máximo que conseguirá é algum resultado “mediano” e talvez dar um boa aula de
vez em quando!
Pense nisso!
3º
Momento: Socializar sobre os desafios de trabalhar os temas
Intercurriculares Sustentabilidade no seu sentido
mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” / Consumidor consciente,
empreendedor eficiente /
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco. Um projeto que tem como meta a
observação do professor quanto a habilidade do pensamento do aluno, como
analisar e sintetizar, dependendo da intencionalidade da proposta, leitura buscando
uma coerência entre a forma de ensinar e a forma de mensurar o aprendizado.
4º
Momento: Lanche
5º Momento: Relatos
da aplicação da última sequência didática de Arte
–
E como foi o andamento do trabalho com a 1ºSequência Didática de Arte, com
momento de escuta.
Diagnóstico
e socialização.
6º Momento: Elaboração
da 7ª Sequência Didática
Os
grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e
habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação
ponto por ponto, após a apresentação das metodologia, o espaço fica aberto para
as intervenções.
Tema:
Tema Inter curricular:
Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti)
O combate ao Aedes pode e deve se tornar
um hábito entre os cidadãos. Basta alguns minutos para eliminar a água dos
vasos de plantas; vedar totalmente a tampa das caixas d'água, galões, tonéis,
poços e latões; guardar as garrafas sempre de boca para baixo; manter as calhas
sempre limpas para evitar o acúmulo de água.
hem oportuno.
Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e
avaliação no final da sequência.
Orientações para o trabalho: O grupo deverá
construir uma sequência didática contendo 12 aulas (seguir o modelo da
sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente
todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender
os estudantes que tem acesso à internet poderá fazer uso de outros recursos
metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides,
textos informativos, jogos e outros.
Sugestão: No primeiro momento elaborar uma
revisão do conteúdo anterior com atividades ou dinâmica para memorização e
utilizar atividade Complementar dos capítulo do livro Espaço e Interação Geografia.
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e
aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos
prévios e introduzir a temática.
Reproduzir
atividades no Google Forms, caso achem oportuno.
Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e
avaliação no final da sequência.
Orientações para o trabalho: O grupo deverá
construir uma sequência didática contendo 12 aulas (seguir o modelo da
sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente
todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender
os estudantes que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos
metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides,
textos informativos, jogos e outros.
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-arte-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e
aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos
prévios e introduzir a temática.
Reproduzir
atividades no Google Forms, caso achem oportuno.
Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e
avaliação no final da sequência.
SUGESTÃO :
METODOLOGIAS
- Sondagem dos conhecimentos prévios
através de imagens, ou, atividades práticas;
- Leitura e interpretação de
textos;
- Conversa informal;
- Aula expositiva utilizando o
livro didático;
- Vídeos,ou exposição de slides
abordando os temas estudados;
Que
Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário