9ª Sequência Ciências 2020

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: A interceptação dos estímulos: sistema nervoso; A organização do Sistema Nervoso; Funcionamento do Sistema Nervoso; O Sistema Nervoso e as Drogas; Executando respostas: ossos e músculos. 

Ano: 6º                          Período:    14 a 23/12                          Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

(EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais

Simular a comunicação celular entre órgãos dos sentidos e o sistema nervoso central.

Discutir os efeitos de substâncias psicoativas no sistema nervoso.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

TEMA: A INTERCEPÇÃO DOS ESTÍMULOS; O SISTEMA NERVOSO

Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Leia o tema da aula para a turma e informe que eles irão discutir como o ser humano e outros animais controlam seus movimentos, quais órgãos estão envolvidos e as principais funções por eles desempenhadas. Em seguida, peça para que deem as mãos a alguma pessoa que esteja ao seu lado e aperte bem forte. Após essa dinâmica inicial e com base no tema da aula, levante questões como:

·         Como o meu corpo reage a esse estímulo de apertar as mãos?

Etapa 02: Para início de conversa

Anote no caderno as hipóteses de como é possível realizarmos movimentos, reagindo a diversos estímulos do meio. Por exemplo quando pisamos em um prego e tiramos o pé rapidamente, ou também quando um animal se encontra em perigo quando estar sendo atacado por um predador. Não esqueça de colocar o tema da aula e a data.

·         DE ONDE VEM O ESTÍMULO?

·         COMO MEU CORPO REAGE A ESTE ESTÍMULO?

·         QUAL SERÁ A REAÇÃO DO ANIMAL DIANTE DO PREDADOR?

Etapa 03: Aprofundando no Tema

Solicitar  aos alunos que façam leitura compartilhada da página 56, do livro Didático Inspire Ciências 6º ano, em seguida, explicar para os alunos que todos os estímulos  capitados pelos órgãos dos sentidos só adquirem significado quando interpretados pelo sistema nervoso. Professor, aproveite esse momento pra esclarecer possíveis dúvidas levantadas pelos alunos.

Etapa 04: Mão na Massa

Solicitar que os alunos façam no caderno o desenho da célula nervosa (neurônio) e suas estruturas.

Obs.: O desenho deverá ser colorido destacando cada estrutura respectivamente. Orientar pra que realizem a atividade de forma organizada.

 

AULA 02

 

 

Tema: A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO.

 

Etapa 05: Para início de conversa projete ou leia o tema da aula para a turma e informe que eles irão discutir como acontece a propagação do impulso nervoso no ser humano e em outros animais e as possíveis transformações que ocorrem nos sistemas desses seres vivos.

Etapa 06: Questão Disparadora

Peça que os alunos indiquem outras situações em que o corpo vai responder muito rapidamente a um determinado estímulo. Espera-se que eles citem exemplos como: encostar em algo pontiagudo, fugir de um animal, gritar ou pular por causa de um susto, reagir ao chutar uma pedra ou tropeçar, entre outros.

ETAPA 07: APROFUNDANDO NO TEMA

Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 57 Á 59. ASSISTIR O VIDEO SOBRE IMPULSO NERVOSO DISPONÍVEL NO LINK abaixo, em seguida comentar sobre o vídeo.  https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/impulso-nervoso.htm.

Outra sugestão muito  interessante é Mergulho no Tema Atividade 3 , livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 74 que sugere o filme: “ Divertida Mente” com duraçaõ de 35 minutos (poderá ser uma atividade em família), em seguida os alunos deverão responder as questões reflexivas no caderno. Link do filme:  https://youtu.be/DZvf7eIyQIk  , para ressaltar que o cérebro, parte do encéfalo que pertence ao sistema nervoso, também é encarregado das memórias e emoções. Dizer também que é comum as pessoas falarem que o coração é a sede dos sentimentos, mas, na verdade, é o cérebro o responsável pelos diversos sentimentos.

Etapa 08: Mão na massa

Fazer pesquisa na internet sobre atos reflexos e arco reflexo anotar no caderno e enviar ao professor.

Etapa 09: Você é o Artista

Oriente ao aluno para criar um emoji representado seu estado emocional (feliz, triste, confuso, cansado, desanimado...), solicicite que façam em tamanho grande e colorido.

AULA 03

 

Obs.: Ao iniciar a aula, fazer socialização das pesquisas da aula anterior.

 

TEMA: FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO.

Etapa 10: Questão Disparadora

Qual ou quais estruturas possibilitam a coordenação das funções do nosso corpo e sua interação com o ambiente?

Etapa 11: Para Início de Conversa:  Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 59, 60 e 61. Explorar o esquema do ato reflexo com os alunos. Ressaltar qual é o estímulo (tocar no objeto quente) e qual é o caminho do impulso nervoso. É importante que os alunos diferenciem os neurônios sensitivos dos motores,

Em seguida anotar no caderno os significados das palavras abaixo:

·         IMPULSO NERVOSO

·         NEUROTRANSMISSORES

·         SINAPSE

Obs.: Fazer a correção da atividade via WhatsApp  na mesma aula.

 

AULA 04

Tema: O sistema nervoso e as drogas.

Etapa 12: Questão disparadora

Perguntar aos alunos o que eles entendem por drogas lícitas e drogas ilícitas e pedir que anotem no caderno as respostas pessoais para comparar com as definições obtidas ao final da aula.

Etapa 13: Aprofundando no Tema

Solicitar aos alunos que façam leitura compartilhada das páginas 62, 63 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. É importante que os alunos reconheçam que droga não é só aquela substância que faz mal à saúde e causa dependência. Comentar também que algumas substâncias mesmo sendo lícitas, apresentam restrições em relação ao comércio e consumo.

Etapa14: Sistematização

Pedir aos alunos que pesquisem exemplos de drogas lícitas e ilícitas, construam uma tabela no caderno.

Etapa 15: Mergulho no tema

Por mais prudência no trânsito, esse é o texto que o livro didático Inspire Ciências 6º ano, traz na página 75. Após leitura compartilhada e discussão sobre o texto, orientar aos alunos que realizem uma campanha de conscientização sobre o uso de bebidas alcoólicas antes de dirigir.

Sugestões para a campanha:

  • Solicitar um agente de trânsito ou policial federal para fazer um vídeo e transmitir para as turmas;
  • Pedir aos alunos para criarem e divulgarem  na internet um vídeo falando dos riscos de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas.

 

AULA 05

 

Tema: Executando a resposta:  Ossos e Músculos.

Etapa 16: Questão Disparadora

Perguntar aos alunos se algum deles já sofreu alguma fratura óssea, permitindo que eles troquem experiências e compartilhem vivências.

Etapa 17: Aprofundando no Tema

Solicitar que os alunos  assistam o vídeo sobre Sistema Locomotor disponível no link: https://youtu.be/ac40-iYsurY . Em seguida, orientar que façam a leitura compartilhada das páginas 64 e 65, do livro didático Inspire Ciências 6º ano.  É importante que os alunos compreendam que ossos e músculos são órgãos que executam a resposta elaborada pelo sistema nervoso.

Etapa 18: Mergulho no tema

Livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 76.  Sugerir aos alunos que assistam o curta- metragem de animação O Presente disponível no link: https://youtu.be/ac40-iYsurY  e respondam as questões da atividade 5, referentes ao vídeo, no caderno para socialização das mesmas na aula seguinte.

 

AULA 06

           

Socializar as questões referentes ao filme da aula anterior.

Tema: A coordenação conjunta.

Etapa 19: Leitura e  Interpretação

Fazer a leitura e discussão do texto “Interação entre seres humanos e máquinas”, do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 68 e 69.

ORIENTAÇÕES: Propor aos alunos que façam uma primeira leitura do texto e do infográfico. Depois ler em conjunto com toda a turma e explorar o infográfico, de modo que os alunos associem parte do funcionamento  da mão biônica com o que aprenderam na unidade. Em seguida copiar e responder  as questões da página 69 no caderno.

Etapa 20: Solicitar que os alunos assistam a vídeo aula sobre a interação entre os sistemas nervoso e endócrino disponível no link: https://youtu.be/KRkCdrBBK1k , em seguida pedir que um aluno faça a leitura das páginas 66 e 67, do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Solicitar que façam a atividade da página 67, sob a orientação do professor(a).

Explicar que, algumas respostas elaboradas pelo sistema nervoso resultam em movimentos de ossos e músculos. Outras respostas, no entanto, resultam na liberação de hormônios. Nesses casos, em vez de os neurônios estimularem os músculos, estimulam as glândulas.

Etapa 21: Hora do Jogo

Acessem os links abaixo dos JOGOS VIRTUAIS para começar a brincadeira.

https://cienciasnaturales.didactalia.net/pt/recurso/sistema-nervoso-central-normal/b1d63b37-73bf-4f31-9b7b-3a83a4808d40

 

https://sesieducacao.com.br/brasil/jogos.php?id=47482

 

Etapa 22: FIM DE PAPO

Aproveitar esta sessão para revisar o conteúdo estudado e avaliar a compreensão dos alunos. Pedir à turma que observe as informações ilustradas na página 79 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, e classifique cada um dos itens da seguinte maneira:

·         Compreendi bem;

·         Entendi, mas tenho dúvidas;

·         Não entendi.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (63, 67, 69, 74, 75, 76 e 79) (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

 

Tema: Composição do Ar

                                                      

Unidade Temática: Terra e Universo

 

Objetos de Conhecimento: Composição do ar; Propriedades do ar; A Atmosfera

 

Ano: 7º                                  Período: 14 a 23/12                             Nº de Aulas: 06

 

HABILIDADES

 

(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Reconhecer que o ar existe, identificando fatores que constatem sua presença.

Identificar as substâncias que compõem a atmosfera e quais ciclos biogeoquímicos (ciclo do nitrogênio, do oxigênio, do  carbono e da água) que ocorrem em parte na atmosfera.

Distinguir as diferentes camadas da atmosfera, identificando as características específicas de cada uma delas.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Etapa 1: Levantamentos de conhecimentos prévios:

Inicie a aula verificando as concepções dos estudantes a respeito dos gases atmosféricos. Levante questões como: “É possível ver o ar?”, “Podemos sentir o ar?”, “De que o ar é feito?”. Espera-se que os estudantes digam que não é possível ver o ar, mas que podemos perceber seus efeitos, como a brisa, o movimento das folhas das plantas, o voo das pipas e dos aviões, a fumaça, a presença de água no ar próximo a objetos quentes, entre outras situações. Explique, então, que quando vemos fumaça ou neblina não estamos vendo o ar, mas substâncias misturadas no ar, como, por exemplo, partículas resultantes de combustão (no caso da fumaça) e gotículas de água (no caso da neblina). É provável que os estudantes saibam que o ar contém gás oxigênio. Esclareça que é não possível ver os gases que formam o ar, como o gás carbônico, o gás oxigênio e o vapor de água. Após esse momento inicial, explique aos estudantes que o ar é constituído de uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio (cerca de 78%), o oxigênio (cerca de 21%) e o gás carbônico (0,03%). Em conjunto com a ajuda da turma, construa no quadro textos explicativos com informações sobre os gases nitrogênio, oxigênio e carbônico (disponibilizados por whatsapp e e-mail).

Para a aula seguinte, peça aos estudantes que pensem em formas de verificar a presença de algum desses gases e do vapor de água no ar atmosférico. No caderno, eles deverão descrever pelo menos um experimento simples que indique a presença de um gás no ar. O planejamento do experimento deve conter os materiais, os procedimentos e os possíveis resultados que levam à conclusão de que o ar contém aquele determinado gás.

Etapa 2: Conforme a disponibilidade de tempo, peça a dois ou mais estudantes que apresentem suas ideias de experimentos solicitadas na aula anterior como tarefa de casa. Nesse momento, não é necessário avaliar detalhadamente o experimento, mas apenas discutir sua viabilidade e se ele funcionaria ou não para investigar a presença de determinado gás. Essa discussão pode ser feita coletivamente, sempre com o estímulo da participação de todos e do respeito para com as diferentes ideias.

Etapa 3:  No segundo momento da aula, realize três experimentos que demonstrem que o ar é uma mistura de gases. Para isso, providencie frutas que escurecem facilmente quando deixadas em contato com o ar, como a maçã ou a banana, dois copos de vidro, uma vela pequena e água gelada. Caso não haja bebedouro ou fonte similar de água gelada, leve uma garrafa térmica com água gelada, ou ainda gelo em um isopor para colocar na água no momento do experimento. É importante que a vela seja menor que o copo, de forma que caiba acesa dentro dele. Conduza os ensaios de forma visível a todos os estudantes. Se não puder fazer de forma síncrona grave o experimento e apresente em forma de vídeo aos alunos, ou sugira que eles executem o experimento. ( arquivo com o direcionamento dos experimento e tabelas serão disponibilizados por whatsapp e e-mail.)

AULA 02

Etapa 4: POR QUE O AR É TÃO IMPORTANTE?

Nesse momento o professor deverá sondar os alunos a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos a respeito do tema "A composição do ar", não se preocupe em responder pois os mesmos irão relatar várias importâncias.

Depois de ouvi-los diga a eles os motivos que tornam o ar tão importante, não apenas para o ser humano, mas para todos os seres vivos.

Etapa 5: Para aprofundarmos nos conhecimentos sobre a importância do ar. Peça para os alunos observarem as imagens e fazerem a leitura das páginas 84 e 85 do livro Inspire Ciências do 7º ano, e para que respondam no caderno as questões para início de conversa da página 85. Não esqueça de lembrá-los para tirarem fotos das respostas e enviarem ao professor.

Pedir para que o aluno Assista o vídeo disponível no link abaixo.

O AR que respiramos.  https://youtu.be/UMSV2JLNWdA.

Etapa 6: Correção da atividade do livro página 85 proposta na etapa 2

Etapa 7: Iniciar aula falando da composição do ar, perguntando aos alunos se eles sabem quais são esses gases e pedindo para os mesmos abrirem o livro Inspire Ciências do 7° ano nas páginas 86 e 87, observarem e analisarem alguns dos componentes do ar. Em seguida, fazer algumas perguntas, para verificar a aprendizagem, tais como:

1_ O que você entendeu sobre composição do ar?

2­_ Quais são os gases que compõem o ar atmosféricos?

3_ Quais são os gases mais abundantes?

4_Agora relate um pouco sobre o gás nitrogênio.

AULA 03

Etapa 8: Socialização e correção da etapa 5

Etapa 9:  Para conhecer mais sobre o assunto peça para assistirem ao vídeo sobre composição do ar.

https://youtu.be/llfXc_wI5v4

Etapa 10: Em seguida diga aos alunos que eles irão produzir um gráfico sobre a composição do ar, podendo usar o modelo que eles viram no vídeo.

AULA 04

Etapa 11:  Inicie a aula socializando os gráficos solicitados na etapa 10.

Etapa 12: Faça uma breve revisão sobre os gases que compõem o ar atmosférico, fazendo leitura compartilhada e parando para reforçar e dar exemplos do nosso cotidiano para facilitar o entendimento do conteúdo. Para isso, utilizar os textos do livro sobre cada gás, nas páginas 87, 88 e 90.

Etapa 13: Solicitar que realizem a atividade contida na página 92, corrigindo e socializando a mesma posteriormente.

Etapa 14: Fazer a leitura compartilhada dos textos propriedades do ar, massa e volume existente na página 93 e do texto expansibilidade e compressibilidade na página 94 do livro de ciências.

Solicite aos alunos que realizem as atividades da página 95

 

AULA 05

Etapa 15:  Correção das atividades da etapa 14

Etapa 16: Para introduzir o conteúdo, fazer as seguintes perguntas aos alunos:

  • Você sabe o significado da palavra ATMOSFERA? Como ela está dividida?

  Em seguida, pedir que assistam o vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=-VpwDlndCKo

Etapa 17:  Abordar o conteúdo através de leitura compartilhada das páginas 96 a 101 ou através dos slides disponíveis no link: https://pt.slideshare.net/edsonluz/atmosfera-camadas

AULA 06

Etapa 18: Verificação da Aprendizagem

Realizar as atividades da página 102 do livro didático “Inspire Ciências” 7ºano.

Etapa 19: Correção da Atividade

Etapa 20: Hora do Jogo

Solicitar que testem os conhecimentos respondendo os quizzes abaixo.

https://quizizz.com/admin/quiz/5adfcf19cd8387001905bdba/atmosfera-terrestre

http://www.cmcmc.pt/CN/CN5/13_AR/QUEST/rec_cn5_at_camad_q1.asp

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 85, 92, 95,102 ) (  ) Seminários;  (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema:  Sistema Solar, Terra e Lua e respectivos movimentos.

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Nosso lugar no Universo; O Sol e a Terra; A Lua

Ano: 8º                                             Período: 14 a 23/12                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Refletir sobre o cuidado e preservação do nosso planeta, já que este é o único lugar possível para abrigar vida.

Identificar o endereço da Terra no Universo e relacionar a Terra dentro de uma organização na qual os astros se encontram.

  Distinguir as principais características do movimento de rotação e de translação da Terra.

Distinguir e explicar as diferentes fases da lua.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Aula 01

Tema: Nosso lugar no universo

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Levantamento de Conhecimentos Prévios a partir das questões das páginas 190 e 191 do livro Inspire Ciências 8º Ano, nesse momento, deixar os alunos a vontade para opinarem.

Orientações: Sempre ouvir as opiniões dos alunos e promover um ambiente democrático, em que todos se sintam respeitados e incentivados a falar.

Etapa 02: Atividade de desenho (10 minutos)

Oriente os alunos a desenharem no caderno:

         A Terra, a Lua e o Sol;

         Onde estamos no planeta;

         Outros corpos  celestes que conhecem.

Incentive os alunos a organizar com cabeçalho e o tema da aula, escreverem legendas ou comentários na folha.

Etapa 03: Aprofundando no Tema 

Como sugestão para aprofundar conhecimentos sugerir aos alunos que assistam os vídeos sobre “O Nosso Lugar no Universo”, “As ideias de Aristóteles e Ptolomeu” e “Copérnico e o Heliocentrismo” disponíveis nos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=HL1AKRx28Js

 https://www.youtube.com/watch?v=WtwXxgp76RM

Aula 02

Tema: As ideias de Aristóteles e Ptolomeu

Copérnico e o heliocentrismo

Etapa 04: Fazer a leitura compartilhada com os alunos das páginas 192 a 196 sobre o universo, fazendo considerações a cerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a surgir durante a ação.

Etapa 05: Para verificação da aprendizagem solicitar aos alunos que façam a atividade da página 198 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

Aula 03

Tema: O Sol e a Terra

 Etapa 06:  Corrigir a atividade da aula anterior da página 198, esclarecendo as dúvidas surgidas durante a execução da atividade.

 Etapa 07: Como sugestão para aprofundar conhecimentos convide os alunos que assistam os vídeos  “A rotação da Terra e o dia e a noite”  https://youtu.be/gHMPQC84ALg

“Movimento aparente do Sol em diferentes locais da Terra” https://youtu.be/VDvmFYBhQ-Y

“Rotação e Translação da Terra - Os Movimentos do Planeta Terra” https://youtu.be/TUy6SC2MRig

Após assistir o vídeo levante os questionamentos:

● O que é a rotação da Terra?

● O que é o movimento de translação?

● Por que dizemos movimento aparente do Sol?

● O que são solstícios e equinócios?

Ainda com intuito de aprender um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:

https://www.youtube.com/watch?v=a3YgLJ-ymEM

http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3423.pdf

Aula 04

Etapa 07: Sistematização do Conteúdo

Fazer a leitura compartilhada com os alunos das páginas 199 a 203 e 205 a 207 para compreender os movimentos de Rotação e Translação, fazendo considerações acerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a surgir durante a ação.

Etapa 08: Verificando a Aprendizagem

Solicitar aos alunos que realizem a atividade de 1 a 6 da página 204 e a atividade de 1 a 4 da página 208 do livro didático Inspire Ciências 8º Ano.

Aula 05

Tema: A lua

Etapa 09: Correção e Socialização

Corrigir as atividades das páginas 204 e 208 de forma coletiva, oralmente afim de sanar as dúvidas surgidas.

Etapa 10: Aprofundamento no tema

Convidar os alunos a assistirem aos vídeos disponíveis nos links abaixo:

 “A lua e suas fases” https://youtu.be/3Wefx4Vpx1M

“Eclipse para crianças - Eclipse solar e eclipse lunar - O que é um eclipse? https://youtu.be/Ujy6xcuecK4

Obs: Momento muito importante que ilustra esses fenômenos, fortalecendo o entendimento do objeto em estudo.

Etapa 11: Atividade prática

Orientar os alunos a realizarem a atividade prática da página 222 do livro Inspire Ciências 8º ano. E depois responder as questões de reflexão da página 223.                          

         

Aula 06

Tema: Fases da lua

Etapa 12: Aprofundando no Tema

Coordenar a leitura de forma coletiva das páginas 209 a 211 e 213 a 216 para compreender melhor o assunto, fazendo intervenções a cerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a surgir durante a ação.

Depois solicitar que façam a atividade das páginas 212 e 217 do livro Inspire Ciências 8º ano.

Etapa 13: Lendo e Interpretando

Sugestão de atividade complementar:

Fazer a leitura de forma coletiva seguida de discussão e interpretação do texto “Conquista da Lua foi motivada por disputa de poder”, nas páginas 224 e 225 do livro Inspire Ciências 8º ano.  

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (190, 191, 198, 204, 208, 212, 217, 223  );  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Estrutura da matéria

Unidade Temática: Vida e Evolução  

Objetos de Conhecimento: Ideias sobre a Matéria; Modelos atômicos; Eletrosfera em camadas; Átomos e Elementos Químicos; Classificação dos elementos químicos.

Ano: 9º                          Período: 14 a 23/12                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

(EF09CI01IT) Relacionar a disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica com suas propriedades atômicas, físicas ou químicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a estrutura básica do átomo atualmente e os modelos atômicos anteriores.

Compreender que a eletricidade é definida como a parte da ciência que estuda fenômenos que ocorrem graças à existência de cargas elétricas nos átomos que compõem a matéria.

Identificar isótopos, isóbaros e isótonos. 

Conceituar elementos químicos. 

Identificar os elementos químicos pelo símbolo.

Utilizar tabela periódica como instrumento de consulta.  

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA  

AULA 01

Tema: Ideias sobre a Matéria

Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Você se lembra dos níveis de organização da vida? Pois bem, eles organizavam os componentes estruturais que todos os seres vivos tem. Mas, além de seres, vivos, o que formam todas as coisas? É fácil perceber que os objetos, utensílios, alimentos, ferramentas, móveis etc. são feitos dos mais variados tipos de materiais. Mas será que eles têm algo em comum? Afinal, eles são formados de quê? Se você pegar uma laranja e for dividindo, dividindo e dividindo cada vez mais em partes menores, você consegue chegar à alguma estrutura? Você já ouviu falar em átomo e dimensões subatômicas? Átomos são observáveis à olho nu? Será que todos os átomos são iguais? Substâncias compostas possuem constituição atômica semelhante? Nesse momento, acolha as respostas dos alunos, deixando-os livres para expressar seus conhecimentos à respeito do tema. Para exemplificar, exiba uma imagem de peças lego soltas (https://drive.google.com/file/d/1dbgpr_ontQRrqoS8dO19r5Ojk9LEH0Rw/view?usp=sharing) e pergunte aos alunos: Quantas cores de peças você observa? Quantos tipos de peças diferentes aparecem na imagem? Você saberia dizer quantas combinações ou encaixes diferentes poderíamos fazer com as peças mostradas acima? Após questionar, evidencie alguns resultados de casinhas e automóveis montados em lego (https://drive.google.com/file/d/1cf7PdaNS79KZkvHFx2jD7YJlHhoY_MXa/view?usp=sharing),  fazendo a seguinte comparação: imagine que tudo o que existe na natureza e no mundo de modo geral tenha sido formado pela ligação de pequenas peças. Imagine que cada tipo de peça tenha sido combinado de formas diferentes, em quantidades bastante variáveis. Pois é assim que tudo acontece. Na natureza, cada peça individual de Lego pode ser comparada com a menor parte de uma coisa qualquer e ser chamada de átomo. A união de duas ou mais peças, iguais ou diferentes, é chamada de molécula. Então, para construir todo e qualquer tipo de objeto, substância ou material, basta juntarmos moléculas diversas e teremos como resultado diferentes tipos de matéria. Deixe claro que tudo que existe é feito de matéria. Matéria é tudo que possui massa (pode ser colocado numa balança e medido) e que possui volume, ocupa lugar no espaço. A matéria é aquilo que existe, aquilo que forma as coisas e que pode ser observado como tal; é sempre constituída de partículas elementares, que possuem determinada massa.

Etapa 2: Aprofundando no tema

Aula expositiva apresentando conceitos relacionados à matéria, constituição atômica e modelos atômicos, utilizando o livro didático (páginas 86, 87 e 92). Você pode exibir o vídeo a seguir que evidencia o histórico relacionado aos modelos atômicos: https://www.youtube.com/watch?v=YMyyg1hzNfw 

Etapa 3: Algo Mais

Continue explanando o assunto associado à constituição atômica, evidenciando o objeto de conhecimento das páginas 88 e 89. Você pode usar o vídeo a seguir para melhor compreensão: https://www.youtube.com/watch?v=JvA4tKRDgzE 

AULA 02

Tema: Modelos Atômicos

Etapa 4: Ilustrando

Peça aos alunos que vejam a explicação a seguir sobre os modelos atômicos e que copiem no caderno a ilustração produzida ao final dele, como um mapa mental ilustrado: https://www.youtube.com/watch?v=lDrKIqubzdw Essa ilustração será importante para que o aluno tenha segurança para desenvolver o modelo atômico proposto a seguir, e apresentar informações sobre ele.

Etapa 5: Mão na Massa

Agora que os alunos já sabem diferenciar os modelos atômicos, solicite que eles façam um modelo atômico comestível, evidenciando a estrutura atômica. Nesse momento o professor pode optar em fazer sorteio dos temas, ou deixar livre para que os alunos selecionem o modelo de preferência. Pode também solicitar que os alunos façam uma edição de fotos/vídeo com seu modelo atômico e que invistam na explicação do conteúdo, evidenciando: características do modelo e a história sobre sua criação (como o autor chegou à ideia, que experimentos realizou, como outros pesquisadores colaboraram etc).

AULA 03

Tema: Estrutura do Átomo e Elemento Químico

Etapa 6: Verificação da Aprendizagem

Solicite aos alunos que respondam as questões 1 a 5 da página 93, do livro Inspire de Ciências 9º Ano.

Etapa 7: Exposição de Conteúdo

Aula expositiva utilizando a tabela periódica sobre Átomos, número atômico, estrutura do átomo, os elétrons e sua organização no átomo, cálculo de massa e nêutrons, isótopos, isóbaros e isótonos. (Utilize o Livro Inspire Ciências 9º Ano, páginas 94 a 96) Você pode utilizar a vídeo-aula a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=3wai3Wib5sY 

AULA 04

Tema: Classificação Periódica dos Elementos Químicos

Etapa 08: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Agora que já se sabe o que é um elemento químico, podemos perguntar: como estão organizados todos esses elementos? Como são classificados? Questione os alunos como eles imaginam que ocorra essa classificação. Acolha as respostas que surgirem para dar seguimento à próxima etapa.

Etapa 09: Exposição do Conteúdo

Utilizando o livro Inspire Ciências 9º Ano, página 96 a 99, aborde sobre a Classificação dos elementos químicos, o histórico da tabela periódica, e como ler a tabela periódica. É interessante que seja mostrado para os alunos as mudanças pelas quais a tabela periódica passou até chegar nesse modelo atual, utilize imagens do livro ou imagens disponíveis na internet e até mesmo,  esse vídeo para apoio nessa abordagem https://www.youtube.com/watch?v=yv5168bi1X4.

Etapa 10: Hora do Jogo

Após abordar sobre a tabela periódica, exibir imagens, explicar sua organização, partilhe o link a seguir: https://rachacuca.com.br/passatempos/clickclick/6/elementos-da-tabela-periodica/ com os estudantes e peça para que eles joguem o desafio de associar o elemento químico para os símbolos. Não é obrigatório que os alunos saibam associar todos os elementos químicos aos símbolos, é um bom momento para conhecer mais sobre a tabela.

Etapa 11: Verificação da Aprendizagem

Para finalizar, após os alunos terem participado do desafio, peça para que encontrem na tabela periódica, elementos químicos que eles sabem que fazem parte do dia-a-dia deles de alguma forma. Oriente que ele anote qual o elemento, onde ele se encontra e que traga essas informações na próxima aula.

AULA 05

Tema: Classificação Periódica dos Elementos Químicos

ETAPA 12: Aprofundando no Tema

Exiba o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VZp2WA3Wz8Q que aborda sobre como ler a tabela periódica e como estão classificados os elementos que a compõem. Conteúdo também disponível nas páginas 100 e 101 do livro Inspire Ciências.

ETAPA 13: Verificação da Aprendizagem

Sugira aos alunos que respondam às questões de 1 a 6 da página 102 do livro Inspire Ciências 9º Ano.

ETAPA 14: Para pensar

Peça que os alunos façam a leitura do texto “Memórias de uma infância química” disponibilizado no WhatsApp, e-mail ou no link abaixo. Em seguida solicite que respondam aos questionamentos relacionados ao texto.

https://drive.google.com/file/d/1kuWClo4KpubN7gnvMul5J1W7_hiAsYXA/view?usp=sharing

 AULA 06

Tema: Origens da Química

ETAPA 15: Aprofundando no Tema

A Química está presente em atividades humanas desde a antiguidade. Os antigos egípcios já fabricavam vidro em 4000 a.c., os gregos já sabiam da existência de átomo em 500 a.c, os chineses desenvolveram a porcelana no século VI, entre outras civilizações que contribuíram para Química ao longo dos séculos. Após abordar sobre a Origens da Química, em seguida solicite que os alunos façam a leitura do texto nos links a seguir:    https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/origens-da-quimica-quimica-ja-teve-relacao-com-alquimia.htm e  http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc01/historia.pdf

ETAPA 16: Curiosidades

Curiosidades da Origem da Química e Alquimia, disponíveis no link a seguir. https://www.youtube.com/watch?v=y7Wj4CH2ReY e https://www.youtube.com/watch?v=E-fsgXaAdOQ  

Essas curiosidades, além de enriquecerem o entendimento do conteúdo de Química, dão também mais sentido ao que está sendo aprendido e nos mostra que a Química é uma ciência que pode ser divertida e que podemos ter prazer no seu estudo, pois está presente em nossa vida cotidiana e pode nos ajudar a resolver inúmeros problemas.

ETAPA 17: Leitura e Interpretação

Peça que os alunos façam a leitura compartilhada do texto das  páginas 116 e 117 do livro Inspire Ciências 9º Ano, em seguida orientar a discussão sobre o texto e interpretação oral.

ETAPA 14: Verificação da Aprendizagem

Solicite aos alunos que respondam às questões 1, 2, 3 e 4 do livro Inspire de Ciências, página 117.

ETAPA 15: Correção

Correção da última atividade proposta. 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:  

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (93, 102, 117 )  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

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