SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema: Interação entre os sistemas
locomotor e nervoso |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: A interceptação dos estímulos:
sistema nervoso; A organização do Sistema Nervoso; Funcionamento do Sistema
Nervoso; O Sistema Nervoso e as Drogas; Executando respostas: ossos e
músculos. |
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Ano: 6º Período: 14 a 23/12 Nº de
Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a
sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os
sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI10) Explicar como o
funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias
psicoativas. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Justificar
o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais Simular
a comunicação celular entre órgãos dos sentidos e o sistema nervoso central. Discutir
os efeitos de substâncias psicoativas no sistema nervoso. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA
01 TEMA:
A INTERCEPÇÃO DOS ESTÍMULOS; O SISTEMA NERVOSO Etapa
1: Levantamento de Conhecimentos Prévios Leia o tema da aula para a turma e
informe que eles irão discutir como o ser humano e outros animais controlam
seus movimentos, quais órgãos estão envolvidos e as principais funções por
eles desempenhadas. Em seguida, peça para que deem as
mãos a alguma pessoa que esteja ao seu lado e aperte bem forte. Após essa
dinâmica inicial e com base no tema da aula, levante questões como: ·
Como o meu corpo reage a esse
estímulo de apertar as mãos? Etapa
02: Para início de conversa Anote no caderno as hipóteses de
como é possível realizarmos movimentos, reagindo a diversos estímulos do
meio. Por exemplo quando pisamos em um prego e tiramos o pé rapidamente, ou
também quando um animal se encontra em perigo quando estar sendo atacado por
um predador. Não esqueça de colocar o tema da aula e a data. ·
DE ONDE VEM O ESTÍMULO? ·
COMO MEU CORPO REAGE A ESTE
ESTÍMULO? ·
QUAL SERÁ A REAÇÃO DO ANIMAL
DIANTE DO PREDADOR? Etapa
03: Aprofundando no Tema Solicitar aos alunos que façam leitura compartilhada
da página 56, do livro Didático Inspire Ciências 6º ano, em seguida, explicar
para os alunos que todos os estímulos
capitados pelos órgãos dos sentidos só adquirem significado quando
interpretados pelo sistema nervoso. Professor, aproveite esse momento pra
esclarecer possíveis dúvidas levantadas pelos alunos. Etapa
04: Mão na Massa Solicitar que os alunos façam no
caderno o desenho da célula nervosa (neurônio) e suas estruturas. Obs.: O desenho deverá ser
colorido destacando cada estrutura respectivamente. Orientar pra que realizem
a atividade de forma organizada. AULA
02 Tema:
A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO. Etapa 05: Para início de conversa projete
ou leia o tema da aula para a turma e informe que eles irão discutir como
acontece a propagação do impulso nervoso no ser humano e em outros animais e
as possíveis transformações que ocorrem nos sistemas desses seres vivos. Etapa 06: Questão Disparadora Peça que os alunos indiquem outras situações em que o
corpo vai responder muito rapidamente a um determinado estímulo. Espera-se
que eles citem exemplos como: encostar em algo pontiagudo, fugir de um
animal, gritar ou pular por causa de um susto, reagir ao chutar uma pedra ou
tropeçar, entre outros. ETAPA 07: APROFUNDANDO
NO TEMA Leitura e interpretação das imagens do livro didático
Inspire Ciências 6º ano, páginas 57 Á 59. ASSISTIR O VIDEO SOBRE IMPULSO
NERVOSO DISPONÍVEL NO LINK abaixo, em seguida comentar sobre o vídeo. https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/impulso-nervoso.htm.
Outra sugestão muito
interessante é Mergulho no Tema
Atividade 3 , livro didático Inspire
Ciências 6º ano, página 74 que sugere o filme: “ Divertida Mente” com duraçaõ
de 35 minutos (poderá ser uma atividade em família), em seguida os alunos
deverão responder as questões reflexivas no caderno. Link do filme: https://youtu.be/DZvf7eIyQIk , para ressaltar que o cérebro, parte do
encéfalo que pertence ao sistema nervoso, também é encarregado das memórias e
emoções. Dizer também que é comum as pessoas falarem que o coração é a sede
dos sentimentos, mas, na verdade, é o cérebro o responsável pelos diversos
sentimentos. Etapa 08: Mão na massa Fazer pesquisa na
internet sobre atos reflexos e arco reflexo anotar no caderno e enviar ao
professor. Etapa
09: Você é o Artista Oriente ao aluno para criar um
emoji representado seu estado emocional (feliz, triste, confuso, cansado,
desanimado...), solicicite que façam em tamanho grande e colorido. AULA 03 Obs.:
Ao iniciar a aula, fazer socialização das pesquisas da aula anterior. TEMA: FUNCIONAMENTO
DO SISTEMA NERVOSO. Etapa 10: Questão Disparadora Qual ou
quais estruturas possibilitam a coordenação das funções do nosso corpo e sua
interação com o ambiente? Etapa 11: Para Início de Conversa: Leitura
e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano,
páginas 59, 60 e 61. Explorar o esquema do ato reflexo com os alunos.
Ressaltar qual é o estímulo (tocar no objeto quente) e qual é o caminho do
impulso nervoso. É importante que os alunos diferenciem os neurônios
sensitivos dos motores, Em
seguida anotar no caderno os significados das palavras abaixo: ·
IMPULSO
NERVOSO ·
NEUROTRANSMISSORES ·
SINAPSE Obs.: Fazer a correção da atividade via WhatsApp na mesma aula. AULA 04 Tema: O sistema nervoso e as drogas. Etapa 12: Questão disparadora Perguntar
aos alunos o que eles entendem por drogas lícitas e drogas ilícitas e pedir
que anotem no caderno as respostas pessoais para comparar com as definições
obtidas ao final da aula. Etapa 13: Aprofundando no Tema Solicitar
aos alunos que façam leitura compartilhada das páginas 62, 63 do livro
didático Inspire Ciências 6º ano. É importante que os alunos reconheçam que
droga não é só aquela substância que faz mal à saúde e causa dependência.
Comentar também que algumas substâncias mesmo sendo lícitas, apresentam restrições
em relação ao comércio e consumo. Etapa14: Sistematização Pedir
aos alunos que pesquisem exemplos de drogas lícitas e ilícitas, construam uma
tabela no caderno. Etapa 15: Mergulho no tema Por
mais prudência no trânsito, esse é o texto que o livro didático Inspire Ciências
6º ano, traz na página 75. Após leitura compartilhada e discussão sobre o
texto, orientar aos alunos que realizem uma campanha de conscientização sobre
o uso de bebidas alcoólicas antes de dirigir. Sugestões
para a campanha:
AULA 05 Tema: Executando a resposta: Ossos e Músculos. Etapa 16: Questão Disparadora Perguntar
aos alunos se algum deles já sofreu alguma fratura óssea, permitindo que eles
troquem experiências e compartilhem vivências. Etapa 17: Aprofundando no Tema Solicitar
que os alunos assistam o vídeo sobre
Sistema Locomotor disponível no link: https://youtu.be/ac40-iYsurY .
Em seguida, orientar que façam a leitura compartilhada das páginas 64 e 65, do
livro didático Inspire Ciências 6º ano.
É importante que os alunos compreendam que ossos e músculos são órgãos
que executam a resposta elaborada pelo sistema nervoso. Etapa 18: Mergulho no tema Livro
didático Inspire Ciências 6º ano, página 76.
Sugerir aos alunos que assistam o curta- metragem de animação O
Presente disponível no link: https://youtu.be/ac40-iYsurY e respondam as questões da atividade 5, referentes
ao vídeo, no caderno para socialização das mesmas na aula seguinte. AULA 06 Socializar as questões referentes ao filme da
aula anterior. Tema: A coordenação conjunta. Etapa 19: Leitura e Interpretação Fazer a
leitura e discussão do texto “Interação entre seres humanos e máquinas”, do livro
didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 68 e 69. ORIENTAÇÕES: Propor aos alunos que façam uma primeira leitura do texto e do
infográfico. Depois ler em conjunto com toda a turma e explorar o
infográfico, de modo que os alunos associem parte do funcionamento da mão biônica com o que aprenderam na
unidade. Em seguida copiar e responder
as questões da página 69 no caderno. Etapa 20: Solicitar que os alunos
assistam a vídeo aula sobre a interação entre os sistemas nervoso e endócrino
disponível no link: https://youtu.be/KRkCdrBBK1k ,
em seguida pedir que um aluno faça a leitura das páginas 66 e 67, do livro
didático Inspire Ciências 6º ano. Solicitar que façam a atividade da página
67, sob a orientação do professor(a). Explicar
que, algumas respostas elaboradas pelo sistema nervoso resultam em movimentos
de ossos e músculos. Outras respostas, no entanto, resultam na liberação de
hormônios. Nesses casos, em vez de os neurônios estimularem os músculos,
estimulam as glândulas. Etapa 21: Hora do Jogo Acessem
os links abaixo dos JOGOS VIRTUAIS para começar a brincadeira. https://sesieducacao.com.br/brasil/jogos.php?id=47482 Etapa 22: FIM DE PAPO Aproveitar
esta sessão para revisar o conteúdo estudado e avaliar a compreensão dos
alunos. Pedir à turma que observe as informações ilustradas na página 79 do
livro didático Inspire Ciências 6º ano, e classifique cada um dos itens da
seguinte maneira: ·
Compreendi bem; ·
Entendi, mas tenho dúvidas; ·
Não entendi. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (63, 67,
69, 74, 75, 76 e 79)
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema: Composição do Ar
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Unidade Temática: Terra e Universo |
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Objetos de Conhecimento: Composição
do ar; Propriedades do ar; A Atmosfera |
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Ano: 7º Período: 14 a 23/12 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI12) Demonstrar
que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir
fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Reconhecer
que o ar existe, identificando fatores que constatem sua presença. Identificar
as substâncias que compõem a atmosfera e quais ciclos biogeoquímicos (ciclo
do nitrogênio, do oxigênio, do carbono e da água) que ocorrem em parte
na atmosfera. Distinguir
as diferentes camadas da atmosfera, identificando as características
específicas de cada uma delas. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Etapa
1:
Levantamentos de conhecimentos prévios: Inicie a aula
verificando as concepções dos estudantes a respeito dos gases atmosféricos.
Levante questões como: “É possível ver o ar?”, “Podemos sentir o ar?”, “De
que o ar é feito?”. Espera-se que os estudantes digam que não é possível ver
o ar, mas que podemos perceber seus efeitos, como a brisa, o movimento das
folhas das plantas, o voo das pipas e dos aviões, a fumaça, a presença de
água no ar próximo a objetos quentes, entre outras situações. Explique,
então, que quando vemos fumaça ou neblina não estamos vendo o ar, mas
substâncias misturadas no ar, como, por exemplo, partículas resultantes de
combustão (no caso da fumaça) e gotículas de água (no caso da neblina). É
provável que os estudantes saibam que o ar contém gás oxigênio. Esclareça que
é não possível ver os gases que formam o ar, como o gás carbônico, o gás
oxigênio e o vapor de água. Após esse momento inicial, explique aos
estudantes que o ar é constituído de uma mistura de diversos gases, como o
nitrogênio (cerca de 78%), o oxigênio (cerca de 21%) e o gás carbônico
(0,03%). Em conjunto com a ajuda da turma, construa no quadro textos
explicativos com informações sobre os gases nitrogênio, oxigênio e carbônico
(disponibilizados por whatsapp e e-mail). Para
a aula seguinte, peça aos estudantes que pensem em formas de verificar a
presença de algum desses gases e do vapor de água no ar atmosférico. No
caderno, eles deverão descrever pelo menos um experimento simples que indique
a presença de um gás no ar. O planejamento do experimento deve conter os materiais,
os procedimentos e os possíveis resultados que levam à conclusão de que o ar
contém aquele determinado gás. Etapa 2: Conforme a disponibilidade de
tempo, peça a dois ou mais estudantes que apresentem suas ideias de
experimentos solicitadas na aula anterior como tarefa de casa. Nesse momento,
não é necessário avaliar detalhadamente o experimento, mas apenas discutir
sua viabilidade e se ele funcionaria ou não para investigar a presença de
determinado gás. Essa discussão pode ser feita coletivamente, sempre com o
estímulo da participação de todos e do respeito para com as diferentes
ideias. Etapa 3: No
segundo momento da aula, realize três experimentos que demonstrem que o ar é
uma mistura de gases. Para isso, providencie frutas que escurecem facilmente
quando deixadas em contato com o ar, como a maçã ou a banana, dois copos de
vidro, uma vela pequena e água gelada. Caso não haja bebedouro ou fonte
similar de água gelada, leve uma garrafa térmica com água gelada, ou ainda
gelo em um isopor para colocar na água no momento do experimento. É
importante que a vela seja menor que o copo, de forma que caiba acesa dentro
dele. Conduza os ensaios de forma visível a todos os estudantes. Se não puder
fazer de forma síncrona grave o experimento e apresente em forma de vídeo aos
alunos, ou sugira que eles executem o experimento. ( arquivo com o
direcionamento dos experimento e tabelas serão disponibilizados por whatsapp
e e-mail.) AULA
02 Etapa 4: POR QUE O AR É TÃO IMPORTANTE? Nesse
momento o professor deverá sondar os alunos a fim de perceber o nível de
conhecimento dos mesmos a respeito do tema "A composição do ar",
não se preocupe em responder pois os mesmos irão relatar várias importâncias. Depois
de ouvi-los diga a eles os motivos que tornam o ar tão importante, não apenas
para o ser humano, mas para todos os seres vivos. Etapa 5: Para aprofundarmos nos
conhecimentos sobre a importância do ar. Peça para os alunos observarem as
imagens e fazerem a leitura das páginas 84 e 85 do livro Inspire Ciências do
7º ano, e para que respondam no caderno as questões para início de conversa
da página 85. Não esqueça de lembrá-los para tirarem fotos das respostas e
enviarem ao professor. Pedir
para que o aluno Assista o vídeo disponível no link abaixo. O AR que respiramos. https://youtu.be/UMSV2JLNWdA. Etapa 6: Correção da atividade do livro
página 85 proposta na etapa 2 Etapa 7: Iniciar aula falando da
composição do ar, perguntando aos alunos se eles sabem quais são esses gases
e pedindo para os mesmos abrirem o livro Inspire Ciências do 7° ano nas
páginas 86 e 87, observarem e analisarem alguns dos componentes do ar. Em
seguida, fazer algumas perguntas, para verificar a aprendizagem, tais como: 1_
O que você entendeu sobre composição do ar? 2_
Quais são os gases que compõem o ar atmosféricos? 3_
Quais são os gases mais abundantes? 4_Agora
relate um pouco sobre o gás nitrogênio. AULA
03 Etapa 8: Socialização e correção da etapa
5 Etapa 9:
Para conhecer mais sobre o assunto peça para assistirem ao vídeo sobre
composição do ar. Etapa 10: Em seguida diga aos alunos que
eles irão produzir um gráfico sobre a composição do ar, podendo usar o modelo
que eles viram no vídeo. AULA
04 Etapa 11:
Inicie a aula socializando os gráficos solicitados na etapa 10. Etapa 12: Faça uma breve revisão sobre os
gases que compõem o ar atmosférico, fazendo leitura compartilhada e parando
para reforçar e dar exemplos do nosso cotidiano para facilitar o entendimento
do conteúdo. Para isso, utilizar os textos do livro sobre cada gás, nas
páginas 87, 88 e 90. Etapa 13: Solicitar
que realizem a atividade contida na página 92, corrigindo e socializando a
mesma posteriormente. Etapa 14: Fazer a leitura compartilhada
dos textos propriedades do ar, massa e volume existente na página 93 e do
texto expansibilidade e compressibilidade na página 94 do livro de ciências. Solicite
aos alunos que realizem as atividades da página 95 AULA
05 Etapa 15:
Correção das atividades da etapa 14 Etapa 16: Para
introduzir o conteúdo, fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Em seguida, pedir que assistam o vídeo disponível
no link: https://www.youtube.com/watch?v=-VpwDlndCKo Etapa 17: Abordar
o conteúdo através de leitura compartilhada das páginas 96 a 101 ou através
dos slides disponíveis no link: https://pt.slideshare.net/edsonluz/atmosfera-camadas AULA 06 Etapa 18:
Verificação da Aprendizagem Realizar as atividades da página 102 do livro
didático “Inspire Ciências” 7ºano. Etapa 19: Correção da Atividade Etapa 20: Hora do Jogo Solicitar que testem os conhecimentos respondendo
os quizzes abaixo. https://quizizz.com/admin/quiz/5adfcf19cd8387001905bdba/atmosfera-terrestre
http://www.cmcmc.pt/CN/CN5/13_AR/QUEST/rec_cn5_at_camad_q1.asp |
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RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; ( )Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 85, 92, 95,102 ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema: Sistema Solar, Terra e Lua e respectivos
movimentos. |
Unidade
Temática: Terra e Universo |
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Objetos
de Conhecimento: Nosso lugar no Universo; O Sol e a
Terra; A Lua |
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Ano: 8º Período: 14 a 23/12 Nº
de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI12)
Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu,
a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas
entre Sol, Terra e Lua. (EF08CI13)
Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel
da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na
ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Refletir sobre o cuidado e
preservação do nosso planeta, já que este é o único lugar possível para
abrigar vida. Identificar o endereço da Terra no
Universo e relacionar a Terra dentro de uma organização na qual os astros se
encontram.
Distinguir as principais características do movimento de rotação e de
translação da Terra. Distinguir e explicar as diferentes
fases da lua. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Aula 01 Tema: Nosso
lugar no universo Etapa 01: Levantamento de
Conhecimentos Prévios Levantamento de Conhecimentos Prévios a partir das questões das
páginas 190 e 191 do livro Inspire Ciências 8º Ano, nesse
momento, deixar os alunos a vontade para opinarem. Orientações:
Sempre ouvir as
opiniões dos alunos e promover um ambiente democrático, em que todos se sintam respeitados e incentivados a falar. Etapa 02: Atividade de
desenho (10 minutos) Oriente os alunos a desenharem no caderno: ▪ A Terra, a Lua
e o Sol; ▪ Onde estamos no
planeta; ▪ Outros corpos celestes
que conhecem. Incentive os alunos a organizar com cabeçalho e o tema da
aula, escreverem legendas ou comentários na folha. Etapa
03: Aprofundando no Tema Como sugestão para
aprofundar conhecimentos sugerir aos alunos que assistam os vídeos sobre “O
Nosso Lugar no Universo”, “As ideias de Aristóteles e Ptolomeu” e “Copérnico
e o Heliocentrismo” disponíveis nos links abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=HL1AKRx28Js https://www.youtube.com/watch?v=WtwXxgp76RM Aula 02 Tema: As ideias de Aristóteles e Ptolomeu Copérnico e o heliocentrismo Etapa 04: Fazer
a leitura compartilhada com os alunos das
páginas 192 a 196 sobre o universo, fazendo considerações a cerca do tema de modo a sanar
possíveis dúvidas, que venham a surgir durante a ação. Etapa 05: Para verificação da aprendizagem solicitar aos alunos que
façam a atividade da página 198 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Aula 03 Tema: O Sol e a Terra Etapa
06: Corrigir a atividade da aula
anterior da página 198, esclarecendo as dúvidas surgidas durante a execução
da atividade. Etapa 07:
Como sugestão para aprofundar conhecimentos convide
os alunos que assistam os vídeos “A rotação da Terra e o dia e a noite” https://youtu.be/gHMPQC84ALg “Movimento
aparente do Sol em diferentes locais da Terra” https://youtu.be/VDvmFYBhQ-Y “Rotação
e Translação da Terra - Os Movimentos do Planeta Terra” https://youtu.be/TUy6SC2MRig Após assistir o vídeo levante os
questionamentos: ● O que é a
rotação da Terra? ● O que é o
movimento de translação? ● Por que
dizemos movimento aparente do Sol? ● O que são
solstícios e equinócios? Ainda com intuito de aprender um pouco mais sobre a temática
da aula, fica a sugestão de pesquisa: https://www.youtube.com/watch?v=a3YgLJ-ymEM http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3423.pdf Aula 04 Etapa 07: Sistematização do Conteúdo Fazer a leitura compartilhada com os alunos das páginas 199 a 203 e 205 a 207 para compreender os movimentos de Rotação e Translação, fazendo considerações acerca do
tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a surgir durante a ação. Etapa 08: Verificando a Aprendizagem Solicitar
aos alunos que realizem a atividade de 1 a 6 da página 204 e a atividade de 1
a 4 da página 208 do livro didático Inspire Ciências 8º Ano. Aula 05 Tema: A lua Etapa 09: Correção e Socialização Corrigir as
atividades das páginas 204 e 208 de forma coletiva, oralmente afim de sanar as
dúvidas surgidas. Etapa 10: Aprofundamento
no tema Convidar os alunos a assistirem aos vídeos
disponíveis nos links abaixo: “A lua e suas fases” https://youtu.be/3Wefx4Vpx1M “Eclipse
para crianças - Eclipse solar e eclipse lunar - O que é um eclipse? https://youtu.be/Ujy6xcuecK4 Obs:
Momento muito importante que ilustra esses fenômenos, fortalecendo o
entendimento do objeto em estudo. Etapa 11:
Atividade prática Orientar os alunos a realizarem
a atividade prática da página 222 do livro Inspire Ciências 8º ano. E depois
responder as questões de reflexão da página 223. Aula 06 Tema: Fases da lua Etapa 12: Aprofundando no Tema
Coordenar
a leitura de forma coletiva das páginas 209 a 211 e 213 a 216 para
compreender melhor o assunto, fazendo intervenções a cerca do tema de modo a sanar
possíveis dúvidas, que venham a surgir durante a ação. Depois solicitar
que façam a atividade das páginas 212 e 217 do livro Inspire Ciências 8º ano. Etapa 13: Lendo e Interpretando Sugestão de atividade
complementar: Fazer a leitura
de forma coletiva seguida de discussão e interpretação do texto “Conquista da
Lua foi motivada por disputa de poder”, nas páginas 224 e 225 do livro Inspire Ciências 8º ano. |
RECURSOS: (X) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; (X) Computador; ( ) Jogos; (X)
Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (190, 191, 198, 204, 208, 212, 217, 223 );
( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
Tema: Estrutura da
matéria |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Ideias
sobre a Matéria; Modelos atômicos; Eletrosfera
em camadas; Átomos e Elementos
Químicos; Classificação dos elementos químicos. |
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Ano:
9º Período: 14 a 23/12 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem
a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas
simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EF09CI01IT) Relacionar a disposição dos
elementos químicos na Tabela Periódica com suas propriedades atômicas,
físicas ou químicas. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Conhecer a
estrutura básica do átomo atualmente e os modelos atômicos anteriores. Compreender
que a eletricidade é definida como a parte da ciência que estuda fenômenos
que ocorrem graças à existência de cargas elétricas nos átomos que compõem a
matéria. Identificar
isótopos, isóbaros e isótonos. Conceituar
elementos químicos. Identificar
os elementos químicos pelo símbolo. Utilizar
tabela periódica como instrumento de consulta. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Ideias sobre a Matéria Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios Você se lembra dos níveis de
organização da vida? Pois bem, eles organizavam os componentes estruturais
que todos os seres vivos tem. Mas, além de seres, vivos, o que formam todas
as coisas? É fácil perceber que os objetos, utensílios, alimentos,
ferramentas, móveis etc. são feitos dos mais variados tipos de materiais. Mas
será que eles têm algo em comum? Afinal, eles são formados de quê? Se você
pegar uma laranja e for dividindo, dividindo e dividindo cada vez mais em
partes menores, você consegue chegar à alguma estrutura? Você já ouviu falar
em átomo e dimensões subatômicas? Átomos são observáveis à olho nu? Será que
todos os átomos são iguais? Substâncias compostas possuem constituição
atômica semelhante? Nesse momento, acolha as respostas dos alunos,
deixando-os livres para expressar seus conhecimentos à respeito do tema. Para
exemplificar, exiba uma imagem de peças lego soltas (https://drive.google.com/file/d/1dbgpr_ontQRrqoS8dO19r5Ojk9LEH0Rw/view?usp=sharing) e pergunte aos alunos: Quantas cores
de peças você observa? Quantos tipos de peças diferentes aparecem na imagem?
Você saberia dizer quantas combinações ou encaixes diferentes poderíamos
fazer com as peças mostradas acima? Após questionar, evidencie alguns
resultados de casinhas e automóveis montados em lego (https://drive.google.com/file/d/1cf7PdaNS79KZkvHFx2jD7YJlHhoY_MXa/view?usp=sharing),
fazendo a seguinte comparação: imagine que tudo o que existe na
natureza e no mundo de modo geral tenha sido formado pela ligação de pequenas
peças. Imagine que cada tipo de peça tenha sido combinado de formas
diferentes, em quantidades bastante variáveis. Pois é assim que tudo
acontece. Na natureza, cada peça individual de Lego pode ser comparada com a
menor parte de uma coisa qualquer e ser chamada de átomo. A união de duas ou
mais peças, iguais ou diferentes, é chamada de molécula. Então, para
construir todo e qualquer tipo de objeto, substância ou material, basta
juntarmos moléculas diversas e teremos como resultado diferentes tipos de
matéria. Deixe claro que tudo que existe é feito de matéria. Matéria é tudo
que possui massa (pode ser colocado numa balança e medido) e que possui
volume, ocupa lugar no espaço. A matéria é aquilo que existe, aquilo que
forma as coisas e que pode ser observado como tal; é sempre constituída de
partículas elementares, que possuem determinada massa. Etapa 2: Aprofundando no tema Aula
expositiva apresentando conceitos relacionados à matéria, constituição atômica
e modelos atômicos, utilizando o livro didático (páginas 86, 87 e 92). Você
pode exibir o vídeo a seguir que evidencia o histórico relacionado aos
modelos atômicos: https://www.youtube.com/watch?v=YMyyg1hzNfw Etapa
3: Algo Mais Continue explanando o assunto
associado à constituição atômica, evidenciando o objeto de conhecimento das
páginas 88 e 89. Você pode usar o vídeo a seguir para melhor compreensão: https://www.youtube.com/watch?v=JvA4tKRDgzE AULA 02 Tema: Modelos Atômicos Etapa
4: Ilustrando Peça aos alunos que vejam a
explicação a seguir sobre os modelos atômicos e que copiem no caderno a
ilustração produzida ao final dele, como um mapa mental ilustrado: https://www.youtube.com/watch?v=lDrKIqubzdw
Essa ilustração será importante para que o aluno tenha segurança para
desenvolver o modelo atômico proposto a seguir, e apresentar informações
sobre ele. Etapa
5: Mão na Massa Agora que os alunos já sabem
diferenciar os modelos atômicos, solicite que eles façam um modelo atômico
comestível, evidenciando a estrutura atômica. Nesse momento o professor pode
optar em fazer sorteio dos temas, ou deixar livre para que os alunos
selecionem o modelo de preferência. Pode também solicitar que os alunos façam
uma edição de fotos/vídeo com seu modelo atômico e que invistam na explicação
do conteúdo, evidenciando: características do modelo e a história sobre sua
criação (como o autor chegou à ideia, que experimentos realizou, como outros
pesquisadores colaboraram etc). AULA 03 Tema:
Estrutura do Átomo e Elemento Químico Etapa
6: Verificação da Aprendizagem Solicite aos alunos que respondam
as questões 1 a 5 da página 93, do livro Inspire de Ciências 9º Ano. Etapa
7: Exposição de Conteúdo Aula expositiva utilizando a
tabela periódica sobre Átomos, número atômico, estrutura do átomo, os
elétrons e sua organização no átomo, cálculo de massa e nêutrons, isótopos,
isóbaros e isótonos. (Utilize o Livro Inspire Ciências 9º Ano, páginas 94 a
96) Você pode utilizar a vídeo-aula a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=3wai3Wib5sY AULA
04 Tema:
Classificação Periódica dos Elementos Químicos Etapa
08: Levantamento de Conhecimentos Prévios Agora que já se sabe o que é um
elemento químico, podemos perguntar: como estão organizados todos esses
elementos? Como são classificados? Questione os alunos como eles imaginam que
ocorra essa classificação. Acolha as respostas que surgirem para dar seguimento
à próxima etapa. Etapa
09: Exposição do Conteúdo Utilizando o livro Inspire
Ciências 9º Ano, página 96 a 99, aborde sobre a Classificação dos elementos
químicos, o histórico da tabela periódica, e como ler a tabela periódica. É
interessante que seja mostrado para os alunos as mudanças pelas quais a
tabela periódica passou até chegar nesse modelo atual, utilize imagens do
livro ou imagens disponíveis na internet e até mesmo, esse vídeo para apoio nessa abordagem https://www.youtube.com/watch?v=yv5168bi1X4.
Etapa
10: Hora do Jogo Após abordar sobre a tabela
periódica, exibir imagens, explicar sua organização, partilhe o link a
seguir: https://rachacuca.com.br/passatempos/clickclick/6/elementos-da-tabela-periodica/
com os estudantes e peça para que eles joguem o desafio de associar o
elemento químico para os símbolos. Não é obrigatório que os alunos saibam
associar todos os elementos químicos aos símbolos, é um bom momento para
conhecer mais sobre a tabela. Etapa
11: Verificação da Aprendizagem Para finalizar, após os alunos
terem participado do desafio, peça para que encontrem na tabela periódica,
elementos químicos que eles sabem que fazem parte do dia-a-dia deles de
alguma forma. Oriente que ele anote qual o elemento, onde ele se encontra e
que traga essas informações na próxima aula. AULA 05 Tema:
Classificação Periódica dos Elementos Químicos ETAPA
12: Aprofundando no Tema Exiba o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VZp2WA3Wz8Q
que aborda sobre como ler a tabela periódica e como estão classificados os
elementos que a compõem. Conteúdo também disponível nas páginas 100 e 101 do
livro Inspire Ciências. ETAPA
13: Verificação da Aprendizagem Sugira aos alunos que respondam às
questões de 1 a 6 da página 102 do livro Inspire Ciências 9º Ano. ETAPA
14: Para pensar Peça que os alunos façam a leitura
do texto “Memórias de uma infância química” disponibilizado no WhatsApp,
e-mail ou no link abaixo. Em seguida solicite que respondam aos
questionamentos relacionados ao texto. https://drive.google.com/file/d/1kuWClo4KpubN7gnvMul5J1W7_hiAsYXA/view?usp=sharing AULA 06 Tema:
Origens da Química ETAPA
15: Aprofundando no Tema A Química está presente em atividades humanas desde a antiguidade. Os
antigos egípcios já fabricavam vidro em 4000 a.c., os gregos já sabiam da
existência de átomo em 500 a.c, os chineses desenvolveram a porcelana no
século VI, entre outras civilizações que contribuíram para Química ao longo
dos séculos. Após abordar sobre a Origens da
Química, em seguida solicite que os alunos façam a leitura do texto nos links
a seguir: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/origens-da-quimica-quimica-ja-teve-relacao-com-alquimia.htm e
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc01/historia.pdf ETAPA
16: Curiosidades Curiosidades da Origem da Química
e Alquimia, disponíveis no link a seguir. https://www.youtube.com/watch?v=y7Wj4CH2ReY e https://www.youtube.com/watch?v=E-fsgXaAdOQ Essas curiosidades, além de enriquecerem o entendimento
do conteúdo de Química, dão também mais sentido ao que está sendo aprendido e
nos mostra que a Química é uma ciência que pode ser divertida e que podemos
ter prazer no seu estudo, pois está presente em nossa vida cotidiana e pode
nos ajudar a resolver inúmeros problemas. ETAPA 17: Leitura e
Interpretação Peça que
os alunos façam a leitura compartilhada do texto das páginas 116 e 117 do livro Inspire Ciências
9º Ano, em seguida orientar a discussão sobre o texto e interpretação oral. ETAPA
14: Verificação da Aprendizagem Solicite aos alunos que respondam
às questões 1, 2, 3 e 4 do livro Inspire de Ciências, página 117. ETAPA
15: Correção Correção da última atividade
proposta. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; (
) Revista; (X) Vídeo; ( )
Microscópio; (X ) Computador; (X) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (93, 102, 117 )
( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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