9ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Consciência
Negra -“Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e culturais”.. (Instrumentos
musicais de Origem Africana) Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo |
Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Patrimônio Cultural, Matrizes
Estéticas e Culturais |
Unidade Temática: Artes Visuais,
Artes Integradas Ano: 8º Período:
06/11a 21/11/2023 Aulas: 05 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR34) Analisar e valorizar o
patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial
a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e européias, de
diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório
relativos às diferentes linguagens artísticas. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1ºAula
Br.pinterest.com (acessado em 30/10/2023) 1ºMomento: Faça
a leitura do texto e em seguida, responda as questões a seguir: Dia Nacional da
Consciência Negra O dia 20 de novembro faz menção à
consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há
séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do
Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser
traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo
ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga. O Quilombo dos
Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não
suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores,
como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e
sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de
vinte mil habitantes.
Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito,
passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para
prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições
desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas
serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e
capitães do mato, que depois as abandonavam. As casas dos escravos eram de
chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas dos
barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades de
suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com
respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo
pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os
índios durante o período de colonização.
Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois
muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi
a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos
escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários,
dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém, com a
Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos
conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande problema dessa
libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho,
continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a
tão esperada liberdade não chegou por completo. (Adaptado
de www.mundoeducacao.bol.uol.com.br)Acessado em 30/10/2023 2ºMomento: Questões 1
- De acordo com o texto, podemos afirmar que: a)
Existe uma comparação entre a escravidão dos negros e a dos índios. b)
A escravidão era natural e aceita por todos, inclusive pelos negros. c)
Os negros eram bem alimentados para trabalhar melhor. d)
Os índios eram responsáveis por cuidar de negros que ficavam doentes. e)
Antes de 1888, nem todos os negros eram livres no Brasil. 2 - Analise as alternativas a seguir acerca de
Zumbi: I
– Era conhecido como Antônio Soares. II
– Foi um dos primeiros líderes do Quilombo de Palmares. III
– Em homenagem a Zumbi, criou-se o dia 20 de novembro. Marque
a única alternativa que traz afirmação (ou afirmações) incorreta(s) é: a)
I b)
I e II. c)
II. d)
II e III. e)
I e III. 3
- Embora a libertação dos escravos tenha sido um avanço para o Brasil no diz
respeito aos direitos humanos, isso deixou aspectos nada negativos para os
negros conforme ilustra o texto? Justifique sua resposta. 4
- Nos dias de hoje, que problemas existem ainda em relação a esse fato histórico?
2ª Aula 1ªMomento: Realize a leitura do texto, em seguida
responda a atividade 2ºMomento:
ATIVIDADE 1 -Quais são os instrumentos musicais de origem africana citados acima? Escolha
um e fale sobre ele: 2
-Você conhece algum tipo de instrumento musical africana? Qual? 3
-Você ou sua família toca algum instrumento musical? Qual? 4
-Qual o ritmo musical que você gosta? 5
- Os instrumentos africanos eram feitos de produtos da natureza. O que eles
usavam para confeccionar esses instrumentos? 6
- Pesquise músicas, instrumentos musicais e danças de origem africana
presente na cultura brasileira. 7
-Tente construir um dos instrumentos musicais africanos que você pesquisou
usando a sua criatividade: 3ª Aula É hora de conhecer os
instrumentos usados nas culturas e religiões afro-brasileiras. 1ºMomento: Ø Iniciar
fazendo a correção das questões da etapa 2 da 1º aula e em seguida fale sobre
os instrumentos usados nas culturas e religiões afro-brasileiras. Slideshare.net(acessado
em 30/10/2023) 2ºMomento: Atividade 1 – Responda: a) –
Como é a música criada pelos afro-brasileiros? b) – Na
falta de instrumentos musicais, improvisavam com o que tinham na mão. O que
eles usavam? c) – O
que os povos africanos nos deixaram como herança? d) –
Segundo o texto, o que é a Cultura afro-brasileira? e) –
Responda com suas palavras: Qual é a influência da música e dos instrumentos
musicais africanos na cultura brasileira? 3ºMomento: Mãos na massa: É hora de confeccionar um
instrumento que remeta ao tambor. Veja no vídeo como deverá ser feito Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lOMPHwrZioM Obs. Fica a critério do professor de como o aluno deverá
confeccionar o tambor e apresentar na aula seguinte Material: 1 lata grande (de leite); 1 lata pequena (ervilha/ leite condensado); Fita adesiva Tesoura sem ponta 1 colher de sopa
4ª Aula Professor,
realize
a leitura dos textos, e peçam para que eles expliquem de que forma conhecer
um pouco da cultura afro-brasileira nos permite entender um pouco mais sobre
a história do nosso país. 1ºMomento: Instrumentos
Africanos na cultura brasileira São claras as influências da África
sobre a cultura brasileira, a maior parte da população brasileira é negra, e
até mesmo as pessoas que não são negras, têm origens africanas, isso por que
o povo brasileiro é um dos mais miscigenados do mundo, muitas vezes ocorre de
pessoas brancas, terem grande parte de seus antepassados negros, a
miscigenação é um efeito muito interessante. Os homens e mulheres que vieram
da África trouxeram consigo sua cultura, costumes, culinária e obviamente sua
música, há claras semelhanças entre os ritmos brasileiros e africanos. A capoeira é uma dança que surgiu no
Brasil, sendo uma mistura de lutas e passos de dança africanos, apesar de que
muitos acreditam que a capoeira surgiu na África, ela surgiu pela necessidade
dos escravos de manterem sua cultura e treinarem seu corpo. A capoeira usou
instrumentos africanos para dar ritmo a dança. Ela utiliza principalmente o
berimbau, que consiste em um arco feito de uma vara de madeira (verga) de
comprimento aproximado de 1,50m a 1,70m e um fio de aço (arame) preso nas
extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que
funciona como caixa de ressonância. O tocador de berimbau utiliza uma pedra e
uma vareta. 2ºMomento: ATIVIDADE 1 – Por que o povo brasileiro é um dos mais miscigenados
do mundo? 2 – O que os homens e mulheres da África trouxeram
consigo? 3 – Segundo o texto o que é a Capoeira? Onde surgiu e por
que surgiu? 4 – Por que a capoeira usou instrumentos? E quais são? 5 – Faça um desenho de um berimbau e pinte-o: 6 – Cite as expressões de músicas afro brasileira mais
conhecidas, segundo o texto: 7 – A música popular brasileira é fortemente influenciada
por quem? 3ºMomento: É hora de conhecer artistas negros que falam
sobre sua história. Professor, utilizando o link você pode ver de perto como
foi feita a exposição. Utilize essa etapa, se possível em um momento que eles
consigam participar ativamente. ARTE NEGRA Quando
se fala na contribuição que os negros deram à civilização e à cultura
brasileira, dificilmente se pensa de imediato em artes plásticas. Em geral, o
que vem à lembrança é a música, em primeiro lugar, e fenômenos a ela
relacionados, como os desfiles de escola de samba, o carnaval e outras
manifestações arquitetônicas e esculturais do Brasil Colônia e, mais
recentemente, talvez se fale em literatura, por se levarem em conta as
origens negras ou mestiças de escritores como Machado de Assis ou Mário de
Andrade. No entanto, não são poucos os brasileiros negros que se dedicam a compor o panorama da arte
contemporânea. Além disso, amostras como “EX África” são muito importantes
pois, evidenciam a herança e cultura afro com trabalhos de 18 artistas de
oriundos de oito países africanos. Acesse o link e veja de perto como foi feita essa exposição - https://artsandculture.google.com/exhibit/ex-africa-ccbb-bh/1gLiIaaW09YFLA?hl=pt-BR
5ª Aula 1ºMomento: Artista Negro: Keith Duncan Mallett Keith Duncan Mallett (nascido em 7 de outubro de 1948) é um artista americano que
trabalhou como pintor, gravador e artista de cerâmica . Seu assunto varia de figurativos a
naturezas mortas e abstratos. O trabalho de Mallett foi exibido em todo
o mundo e é destaque em coleções corporativas e privadas. Ele também
obteve um sucesso considerável com numerosas impressões de edição limitada
esgotadas e recebeu a comissão para criar a impressão de edição limitada
oficial que comemora o 50º aniversário da descoberta de Jackie
Robinson na liga principal de
beisebol . Mallett atualmente mora em San Diego com sua esposa Dianne. Eles
têm um filho, Christopher, violonista clássico que estuda na Universidade de Yale . 2ºMomento: ATIVIDADE 1.
Quem é Keith Duncan Mallet? 2.
Que cenas são
representadas nas telas? 3.
Como são as
roupas dos personagens das telas? 4.
Qual tela você
mais gostou? Por quê? 5.
Crie um título
para cada tela. RELEITURA
·
Atenção!
Escolha uma das telas e tente reproduzir em seu caderno 3ºMomento: Após a leitura das imagens
identifique as heranças culturais negras: Arte africana e suas riquezas O que é
arte africana? Compreende-se
por arte africana a totalidade de expressões artísticas presentes no
continente africano, sobretudo na região subsaariana. A África é grandiosa, tanto em termos
geográficos, como em diversidade cultural, pois são muitos países que a
compõe. Dessa forma, suas populações possuem particularidades e costumes
diferentes, o que, obviamente, se reflete na arte produzida por elas. Arte
africana na história Podemos dizer que os africanos conseguiram
produzir uma arte bastante livre, mas ainda assim preservando o rigor que
suas tradições exigiam em busca de um entendimento da espiritualidade e
ancestralidade. A história da arte africana originou-se no
período pré-histórico, quando a humanidade ainda não havia inventado a
escrita. Máscaras africanas As máscaras são recorrentes
na maior parte dos povos da África. Nas várias culturas que lá
existem, elas fazem parte do universo artístico e expressivo, além de serem
fortes elementos de conexão entre os seres humanos e o mundo espiritual. Outro
ponto importante é o fato de essas peças serem criações de uma pessoa
especial na comunidade. Lá, os artistas têm a responsabilidade de produzir
máscaras que representem toda a coletividade, e não apenas os anseios e
inspirações individuais, como no Ocidente. 4ºMomento: ATIVIDADE 1 – Segundo o texto: O que é a arte africana? 2 – A
riqueza da arte africana tem fornecido matéria-prima e inspiração para quem? 3 – A
história da arte africana remonta o período pré-histórico, quais são as
formas mais antigas dessa arte? 4 – Os
povos africanos faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos da
natureza, explique como a máscara faz parte desse universo 5 –
Quais temas eram retratados nas obras de arte? E o que eles esculpiam e
pintavam? 6 –
Como a arte africana chegou ao Brasil? |
http://www.sabercultural.com/template/especiais/MallettKeith1.html https://en.wikipedia.org/wiki/Keith_Mallett- Acessados
30/10/2023 |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação
da participação; |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário