SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DE ITAMARAJU
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2022
COMPONENTE
CURRICULAR: Arte
ARTICULADOR: Valdirene
Soares de Almeida Pires
DATA: 20/09/2022
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º
Momento: Acolhida/Oração (05min)
2º
Momento: Motivação (15min)
A ARTE DE PRODUZIR
FOME
Rubem Alves
Adélia Prado me
ensina pedagogia. Diz ela: "Não quero faca nem queijo; quero é fome".
O comer não começa com o queijo. O comer começa na fome de comer queijo. Se não
tenho fome é inútil ter queijo. Mas se tenho fome de queijo e não tenho queijo,
eu dou um jeito de arranjar um queijo...
Sugeri, faz
muitos anos, que, para se entrar numa escola, alunos e professores deveriam
passar por uma cozinha. Os cozinheiros bem que podem dar lições aos
professores. Foi na cozinha que a Babette e a Tita realizaram suas
feitiçarias... Se vocês, por acaso, ainda não as conhecem, tratem de
conhecê-las: a Babette, no filme "A Festa de Babette", e a Tita, em
"Como Água para Chocolate". Babette e Tita, feiticeiras, sabiam que
os banquetes não começam com a comida que se serve. Eles se iniciam com a fome.
A verdadeira cozinheira é aquela que sabe a arte de produzir fome...
Quando vivi nos
Estados Unidos, minha família e eu visitávamos, vez por outra, uma parenta
distante, nascida na Alemanha. Seus hábitos germânicos eram rígidos e
implacáveis.
Não admitia que
uma criança se recusasse a comer a comida que era servida. Meus dois filhos,
meninos, movidos pelo medo, comiam em silêncio. Mas eu me lembro de uma vez em
que, voltando para casa, foi preciso parar o carro para que vomitassem. Sem
fome, o corpo se recusa a comer. Forçado, ele vomita.
Toda experiência
de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. É a fome que põe em
funcionamento o aparelho pensador. Fome é afeto. O pensamento nasce do afeto,
nasce da fome. Não confundir afeto com beijinhos e carinhos. Afeto, do latim
"affetare", quer dizer "ir atrás". É o movimento da alma na
busca do objeto de sua fome. É o Eros platônico, a fome que faz a alma voar em
busca do fruto sonhado.
Eu era menino.
Ao lado da pequena casa onde morava, havia uma casa com um pomar
enorme que eu
devorava com os olhos, olhando sobre o muro. Pois aconteceu que uma árvore
cujos galhos chegavam a dois metros do muro se cobriu de frutinhas que eu não
conhecia. Eram pequenas, redondas, vermelhas, brilhantes. A simples visão
daquelas frutinhas vermelhas provocou o meu desejo. Eu queria comê-las. E foi
então que, provocada pelo meu desejo, minha máquina de pensar se pôs a
funcionar. Anote isso: o pensamento é a ponte que o corpo constrói a fim de
chegar ao objeto do seu desejo.
Se eu não
tivesse visto e desejado as ditas frutinhas, minha máquina de pensar teria
permanecido parada. Imagine se a vizinha, ao ver os meus olhos desejantes sobre
o muro, com dó de mim, tivesse me dado um punhado das ditas frutinhas, as
pitangas. Nesse caso, também minha máquina de pensar não teria funcionado. Meu
desejo teria se realizado por meio de um atalho, sem que eu tivesse tido
necessidade de pensar. Anote isso também: se o desejo for satisfeito, a máquina
de pensar não pensa. Assim, realizando-se o desejo, o pensamento não acontece.
A maneira mais fácil de abortar o pensamento é realizando o desejo. Esse é o
pecado de muitos pais e professores que ensinam as respostas antes que tivesse
havido perguntas.
Provocada pelo
meu desejo, minha máquina de pensar me fez uma primeira sugestão, criminosa.
"Pule o muro à noite e roube as pitangas." Furto, fruto, tão
próximos... Sim, de fato era uma solução racional. O furto me levaria ao fruto
desejado. Mas havia um senão: o medo. E se eu fosse pilhado no momento do meu
furto? Assim, rejeitei o pensamento criminoso, pelo seu perigo.
Mas o desejo
continuou e minha máquina de pensar tratou de encontrar outra solução:
"Construa uma maquineta de roubar pitangas". McLuhan nos ensinou que
todos os meios técnicos são extensões do corpo. Bicicletas são extensões das
pernas, óculos são
extensões dos
olhos, facas são extensões das unhas.
Uma maquineta de
roubar pitangas teria de ser uma extensão do braço. Um braço comprido, com
cerca de dois metros. Peguei um pedaço de bambu. Mas um braço comprido de
bambu, sem uma mão, seria inútil: as pitangas cairiam.
Achei uma lata
de massa de tomates vazia. Amarrei-a com um arame na ponta do bambu. E lhe fiz
um dente, que funcionasse como um dedo que segura a fruta. Feita a minha
máquina, apanhei todas as pitangas que quis e satisfiz meu desejo. Anote isso
também: conhecimentos são extensões do corpo para a realização do desejo.
Imagine agora se
eu, mudando-me para um apartamento no Rio de Janeiro, tivesse a idéia de
ensinar ao menino meu vizinho a arte de fabricar maquinetas de roubar pitangas.
Ele me olharia com desinteresse e pensaria que eu estava louco. No prédio, não
havia pitangas para serem roubadas. A cabeça não pensa aquilo que o coração não
pede. E anote isso também: conhecimentos que não são nascidos do desejo são
como uma maravilhosa cozinha na casa de um homem que sofre de anorexia. Homem
sem fome: o fogão nunca será aceso. O banquete nunca será servido.
Dizia Miguel de
Unamuno: "Saber por saber: isso é inumano..."
Então que moral
podemos tirar dessa história? A tarefa do professor é a mesma da cozinheira:
antes de dar faca e queijo ao aluno, provocar a fome... Se ele tiver fome,
mesmo que não haja queijo, ele acabará por fazer uma maquineta de roubá-los.
Toda tese acadêmica deveria ser isso: uma maquineta de roubar o objeto que se
deseja...
3º Momento: Vídeo - Empatia e Gratidão:
https://www.youtube.com/watch?v=aSVBakv_2jY
Ø Um vídeo tão curtinho mas expressa
nitidamente a EMPATIA, como pequenas ações no nosso dia a dia, situações que
vivenciamos e precisamos nos comover e agir, entender a necessidade do próximo,
e quando temos atitudes generosa o retorno positivo é certo, a gratidão e
reconhecimento, vale a pena.
Ø Esse pequeno vídeo nos faz refletir bastante
à respeito das relações cotidianas. Muitas vezes não damos a devida atenção
para quem merece ou realmente precisa da nossa ajuda.
Ø PRECISAMOS melhorar nossas AÇÕES HUMANAS
TODOS os dias!
4º Momento: A Mostra Cultural da
Educação Municipal
Dar
mais detalhes sobre este dia. Pedir que escolham seus trabalhos.
5º Momento:
Lanche
6º Momento: Sistematização e
Conclusão das Sequências Didáticas
Os
grupos deverão pontuar aspectos selecionados sobre a sequência do grupo oposto,
a partir da observação criteriosa de aula por aula, fazendo as anotações e
acréscimos do que for necessário. Observar se é fiel ao direcionamento? o que
está proposto cabe no espaço de aulas sugeridas? o
tempo de cada etapa condiz com o que está sendo proposto? A metodologia
favorece o desenvolvimento das habilidades? Os objetivos específicos estão de
acordo as habilidades? Eles terão que alterar as sequências. Em seguida
farão as apresentações através da leitura oral. Entregar um roteiro do que será
observado e pontuado.
8ª
Sequência Didática - Setembro
6º Ano:
Tema
Inter Curricular: Leitura e Escrita Itamaraju em foco
Unidade Temática: Artes Visuais e
Artes Integradas
Tema Integrador: Ciência e
Tecnologia, Cidadania e Civismo
Objetos de Conhecimento e Habilidades
Contextos e Práticas: (EF69AR01),
(EF69AR101BA
Matrizes Estéticas e Culturais:
(EF15AR03)
Materialidades: (EF15AR05)
Processos de Criação: (EF15AR23)
Patrimônio Cultural: (EF15AR26)
Artes e Tecnologia: (EF69AR35)
7º Ano:
Tema
Inter Curricular: Leitura e Escrita Itamaraju em foco
Unidade Temática: Artes Visuais e
Artes Integradas
Tema Integrador: Ciência e
Tecnologia, Cidadania e Civismo
Objetos de Conhecimento e Habilidades
Contextos e Práticas: (EF69AR01),
(EF69AR03), (EF69AR119BA
Matrizes Estéticas e Culturais:
(EF69AR78BA)
Materialidades: (EF15AR05)
Processos de Criação: (EF69AR43BA),(EF69AR06)
Sistemas de Linguagem: (EF69AR46BA)
Processos de Criação:
(EF69AR31) Artes Integradas
Artes e Tecnologia: (EF69AR35)
8ºAno:
Tema
Inter Curricular: Leitura e Escrita Itamaraju em foco
Unidade Temática: Artes Visuais e
Artes Integradas
Tema Integrador: Ciência e
Tecnologia, Cidadania e Civismo
Objetos de Conhecimento e Habilidades
Contextos e Práticas:
(EF69AR119BA
Matrizes Estéticas e Culturais:
(EF69AR78BA)
Materialidades: (EF15AR90BA),(EF15AR91BA)
Processos de Criação: (EF69AR06)
Processos de Criação: (EF69AR31)
Artes Integradas
Artes e Tecnologia: (EF69AR35)
Tema Inter Curricular: Leitura e
Escrita Itamaraju em foco
Unidade
Temática: Artes Visuais e Artes Integradas
Tema
Integrador: Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo
Objetos
de Conhecimento e Habilidades
Contextos
e Práticas: (EF69AR01), (EF69AR03), (EF69AR119BA
Processos
de Criação: (EF69AR108BA)
Sistemas
de Linguagem: (EF69AR109BA)
Artes
Integradas: (EF69AR31)
Artes
e Tecnologia: (EF69AR35)
7º Momento: Fechamento
(EF69AR109BA) Pesquisar, analisar e
reconhe - cer situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram
às linguagens audiovisuais (cinema, animações,
vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.),
cenográficas, coreográficas, musicais etc.
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