6ºANO

 

                             P refeitura Municipal de Itamaraju-Ba

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

 

ATIVIDADES REMOTAS

6º ANO

2021

 

 

PERÍODO:  03/05 A 14/05/2021

 

 

 

1ª ATIVIDADE

 

Os emojis foram criados para expressar sentimentos nas mensagens de texto. Nem sempre é tão simpático ou carinhoso responder alguém só com palavras. Os desenhos, que agora são até animados, começaram bem mais simples em 1999.

A ideia foi do japonês ShigetakaKurita que usou pixels coloridos para criar 176 elementos do cotidiano. O nome escolhido surgiu a partir da fusão das palavras em japonês “e” (imagem) e “moji” (personagem).

Em 2008, os desenhos já eram um sucesso entre os japoneses, mas ainda não era uma mania no mundo todo. A mudança aconteceu quando os emojis foram disponibilizados para o iPhone. Logo em seguida, os usuários de celulares de outras marcas também tiveram acesso à novidade.

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lhbslkj-Jv4

Nesse momento de pandemia, a internet permite que nos conectemos com nossos amigos e vejamos eles em tempo real, não importa onde eles estiverem. Isso facilita a manutenção dos laços sociais e de aproximação com o outro. Afinal, o outro está na mesma situação que eu, e eu vou até ele ao mesmo tempo em que ele vem a mim para conversarmos.

ATIVIDADE:

COMPLETE AS QUESTÕES DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA:

A) Os _________________ foram criados para expressar ______ nas mensagens de texto.

B) A ideia foi do japonês ______________________ que usou pixels coloridos para criar ______  _________ do cotidiano.

C) Em 2008 os, ____________ já eram um sucesso entre os ____________,mais ainda não era uma mania do mundo todo.

D) A mudança aconteceu quando os foram__________ para o iphone.

 

 

2ª ATIVIDADE: Revendo -  Cores

As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais o ser humano precisa para se desenvolver.

Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa.

Classificação das cores

As cores podem ser classificadas como primárias, secundárias ou terciárias. ... São também definidas como cores puras porque elas não são obtidas através da mistura de cores.

O vermelho, o amarelo e o azul são cores primárias.

Já o roxo, verde e laranja são cores secundárias.

Atividade:

Desenhe esses emojis no seu caderno.

Cada emoji foi numerado. Pinte de acordo as cores pedidas:

5 e 8 – pinte com cores primárias;

2 e 4 – pinte com as cores terciárias;

1 e 6 – pinte com cores secundárias;

3 e 7 – pinte com cores quaternárias;

GALERA PEÇO QUE JUNTE ALGUNS MATERIAIS PARA TRABALHARMOS NA PRÓXIMA AULA.

Rolo de papel higiênico, papel colorido, cola, tesoura, lápis de cor.

SUGESTÕES:

      REVISANDO CORES.

OBSERVEM A IMAGEM ABAIXO.

 FAÇAM ESSE LINDO CARTÃO PARA VOCÊ PRESENTEAR A SUA MÃE.

 

VAMOS USAR E ABUSAR DAS CORES QUE APRENDEMOS FAZENDO ESSE CARTÃO NO SEU CADERNO.

 

 

 

 

3ª ATIVIDADE: ARTISTA – LUCIANO MARTINS

Luciano Martins nasceu em setembro de 1966 em Porto Alegre e foi na infância que pegou gosto por desenhos e o universo das cores.

Observe uma de suas obras.

Vamos fazer uma borboleta igual a essa? Use os materiais que foram pedidos na aula anterior.

1 - Sugestão:

Modo de fazer:

         Encape o rolinho de papel higiênico com o papel colorido ou pinte com as cores que gosta, reserve.

        Recorte duas asas duplas no papel colorido. Reserve.

        Decore as asas. Cole as asas pelo meio atrás do rolinho encapado.

        Faça a carinha no papel branco, em seguida pinte, recorte e cole no rolinho.

        Use sua criatividade. Assim que terminar tire fotos e envie para sua professora.

 

2ª SUGESTÃO:

 

 

Modo de fazer:

 

Obs: Sugira que fiquem em frente ao espelho, se observem e façam o autorretrato no caderno.

Pinte bem bonito em seguida recorte. Faça a roupa com o colorido.

Desenhe o gato. Recorte o gato preto.

Cole o gato e por cima dele a menina. Com Lápis de Cor faça as bochechas. Cole os botões (olhos).

Risque uma margem da largura de uma régua nas quatro bordas.

 

 

 

 

 

 

 

RELEMBRANDO DANÇA

Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não pare agora..Tem mais depois da publicidade;

 Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independentes do som que se ouve, e até mesmo sem ele.

 

Observemos movimentos das danças:

Agora responda:

a) O que essa galera está fazendo? _________________________________________

b) Você gosta de dançar que tipo de música? _________________________________

c) Podemos dançar sem música? Justifique sua resposta ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2ª QUESTÃO:

Desenhe as imagens, organize em sequência coreográfica sem esquecer  de colocar um nome da música para acompanhar.

 

4ª ATIVIDADE: DANÇAS DA REGIÃO NORTE

 

CONHEÇA AS PRINCIPAIS DANÇAS TÍPICAS DA REGIÃO NORTE

(LastUpdatedOn: 25 de março de 2020)

A região Norte do Brasil é a maior do país, e é constituída por sete estados e apresenta uma cultura bastante diversificada e peculiar.

É uma das regiões mais ricas culturalmente do Brasil, com forte influência dos povos indígenas e africanos, por isso, as manifestações artísticas locais são bem coloridas, têm muitos ritmos, sabores, danças e etc. 

A música e a dança são as manifestações de maior abrangência cultural característico do norte. A movimentação de forte presença sempre acompanhada de uma música singular, faz da dança um espetáculo.

As danças típicas da região norte do Brasil são uma mistura de ritmos latinos e africanos, bem sincronizadas e muito alegres.

  

DANÇAS TÍPICAS MAIS POPULARES DA REGIÃO NORTE

A história das danças dos estados do norte teve influência dos povos africanos, indígenas e até mesmo portugueses. A maior região do país apresenta manifestação cultural de maior afluência a dança, que se destaca pela beleza, tradição e popularidade. 

A seguir, confira as principais e mais populares danças da região norte.

 

      MARAMBIRÉ

      LUNDU MARAJOARA

      MARUJADA

      DANÇA DO SIRIÁ

      RETUMBÃO

      JACUNDÁ

      DESFEITEIRA

      CAMALEÃO

 

IMPORTANTE DESTACAR QUE A REGIÃO COMPREENDE OS ESTADOS DO ACRÉ, AMAPÁ, PARÁ, RONDÔNIA, RORAIMA E TOCANTINS.

 

      Vamos conhecer algumas dessas danças

Camaleão

Essa dança utiliza pares separados, que fazem uma coreografia com passos distintos, chamados de jornadas. São duas fileiras de mulheres e homens, realizando diversos passos, os quais terminam no passo inicial. As roupas também são importantes; os homens usam fraque de abas, colete, meias longas, gravata e sapato preto. Já para as mulheres, a vestimenta é composta por saias longas, meias brancas, sapatos e blusas folgadas. A música que embala os dançarinos utiliza o violão, cavaquinho e rabeca.

Dança do Maçarico

Essa dança é constituída de dançarinos em duplas que fazem cinco movimentos durante a Dança do Maçarico: Charola, Roca-roca, Repini-co, Maçaricado e 'Geleia de Mocotó'. Os passos variam entre lentos e ligeiros e a umbigada. As músicas que embalam os dançarinos são tocadas com a ajuda da viola, tambores, rabeca e sanfonas.

Desfeitera

Essa dança é constituída de pares que dançam de forma livre e os dançarinos devem apenas passar pelo menos uma vez na frente do grupo musical. Caso a banda encerre a música no momento em que um casal estiver passando, é feita a escolha do homem ou da mulher para que declame versos. Caso ele não consiga esse feito, a pessoa será vaiada e terá que pagar uma prenda, ou seja, será 'desfeitado'.

Carimbó

O nome da dança é de origem indígena com os nomes Curi, que significa pau oco, e M'bó, que significa furado. Os homens devem trajar uma calça curta no estilo pescador e uma camisa que contenha estampas. As mulheres utilizam uma saia rodada e com estampas, uma blusa, colares e flores presas aos cabelos. Os dançarinos a executam com os pés no chão.

Os homens batem palmas para as dançarinas e isso é o indício de que elas estão sendo chamadas para dançar também. Em forma de roda, as mulheres balançam a saia para que ela atinja a cabeça de seu parceiro. O ato é realizado no intuito de humilhar o homem para que ele saia da dança. Um dos momentos mais importantes ocorre quando cada casal vai para o centro da roda e o homem deve apanhar um lenço com a boca, que foi jogado no chão pelo seu par. Se o feito for satisfatório, ele recebe aplausos. Caso ele não consiga, a mulher joga a saia em seu rosto e ele deve sair da dança.

 

 

Agora, responda:

a)    No texto acima como são as vestimentas na dança do Camaleão dos:

      Homens- __________________________________________________

      Mulheres  __________________________________________________

b) Quais os instrumentos utilizados para embalar os dançarinos?

c) Quais são os movimentos embalados na dança do Maçarico?

d) Qual a dança que os dançarinos devem passar pelo menos uma vez em frente do grupo musical?

e) O que acontece com o casal se a banda parar ele não declamar o verso?

f) Qual dança é considerada patrimônio cultura do Brasil?

g) Qual a origem do nome da dança carimbó?

 

Boa Sorte! Saiba que você é capaz.

 

 

FONTES DE PESQUISA: ACESSADO EM 21/04/2021

(LastUpdatedOn: 25 de março de 2020)/ acessado em 21/04/2021

https://www.google.com/search?q=Luciano+Martins+artista&rlz=1C1GCEA_e

https://www.google.com/search?q=dan%C3%A7as+tipicas+regi%C3%A3o+norte&rlz=1C1GCE

 

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SUZENY, SIRLÉIA,BETE, TAMIRES,CARINE AJURIMÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário