SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2021

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:“As diversas facetas do

consumo”(CORPO E EXPRESSÃO)

 

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

 

Objeto do conhecimento:Elementos da Linguagem, Materialidades,Processos de Criação e Contextos e Práticas.

Unidade Temática: O Corpo Nas Artes Visuais     Ano:       Período: 02/08/2021 a 14/08/2021    Aulas: 04

HABILIDADES

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR05)Experimentar e analisar diferentes formas de expressão cartística(desenho,pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance etc).

(EF69AR06)Desenvolver processos de criação em artes visuais,com base em temas ou interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais.

(EF69AR07)Dialogar com princípios conceituais,proposições temáticas ,repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, ins - tituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade..

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

Professor apresentará o tema: CORPO E EXPRESSÃO / 2ª momento daremos seguimento ao capítulo 2.

Que foram divididos por aulas e falaremos sobre “ As diversas facetas do consumismo”.

 

1º AULA: Uso do livro didático Mosaico Arte 6º ano nas páginas: 48 à 50 - PERFORMANCE

 

1º Momento:

PROFESSOR FAÇA A LEITURA JUNTO COM OS ALUNOS DAS PÁGINAS 48 À 50 DO LIVRO DIDÁTICO

PEÇA AOS ALUNOS PARA OBSERVAREM A IMAGEM ABAIXO:

 

Para melhor aprendizagem questione os alunos sobre:

·         O que acharam da imagem?

·         O que chamou sua atenção ao observar a imagem?

·         Você usaria esse tipo de objeto?

 

Em seguida aplique a atividade a seguir:

 

1. Qual o nome desse artista?

 

2. Qual a decisão que ele tomou no ano de 2011 a 2012?

 

3. Durante a viagem ele não lavava os pés,por qual motivo?

 

4. Em relação o corpo o que o seu trabalho mostra?

 

2º MomentoRelembre com a turma o que é Consumismo e em seguida apresente o texto: O comércio e o consumismo.

 

O Comércio é a atividade que movimenta diferentes produtos, com uma finalidade lucrativa, pela troca, venda ou compra de mercadorias.

Podemos encontrar vários tipos de estabelecimentos comerciais como lojas, shoppings, postos de combustíveis, restaurantes, farmácias, padarias, dentro outros, cada um mantendo um tipo diferente de atividade.

O consumismo hoje é um estilo de vida orientado pelo que é supérfluo, pela cultura do descartável, pelo desejo incessante de surfar sempre a nova onda. Criou-se um presente perpétuo. O passado não serve mais como orientação, o futuro não importa mais. O consumismo é o desejo de viver o aqui e o agora, e com tudo o que isso tiver para oferecer, com o melhor slogan, energizado pelos melhores insights publicitários, embalado pelas mais criativas campanhas de marketing. A internet e as redes sociais elevaram essa sensação a níveis estratosféricos. É o tempo em que o que se consome não importa mais; o que esse consumo pode ostentar e o que ele pode proporcionar para o status do consumidor, para a sua imagem, é o que conta.

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU



1. Você tem o hábito de comprar objetos não necessários? Por quê?

 

2. Ao comprar um determinado produto, o que você prioriza: a marca, a qualidade ou o preço? Justifique a sua escolha.

3. Com suas palavras, defina o que é consumismo. 

 

4. O comércio é uma atividade do setor?

5. O consumidor é quem?

6.O fornecedor é quem?

https://www.tudosaladeaula.com/2020/08/atividade-de-religiao-materialismo-e_13.htmlacessado 28/07/2021

 

 

2ª AULA

1º Momento:

 

Pintura Corporal nos Povos Indígenas

 

Iniciaremos a aula realizando a leitura do livro didático nas páginas: 51, 52 e 53. Leitura compartilhada.

Logo após disponibilize o link do vídeo abaixo para melhor compreensão do assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=TzsSjv_veYU / acessado em 27/07/2021

Esse vídeo fala um pouco da pintura,que foi feito em aldeia velha no município de Cabrália.

 

2º Momento:

 

                                  Agora o artista vai ser você!!!

ATIVIDADE 1

Pegue seu caderno, lápis preto e lápis de cor.

Observe a tabela abaixo, ela mostra vários grafismos usados na Arte Indígenas. Reproduza no seu caderno as faixas abaixo. Pinte com as cores que você observou que os índios usam em suas peças.

 

  ATIVIDADE 2

Agora vamos usar um rolo de papel higiênico para fazer um bracelete indígena, usando os grafismos acima. Pinte com lápis de cor e canetinha ou use tinta se preferir.

 

 

 

TIRE UMA FOTO DA SUA PRODUÇÃO ARTÍSTICA E COMPARTILHE CONOSCO.

Boa aula!!!

 

3ª AULA

Professor apresente ou peça aos alunos para acessar o  link : https://getsnap.link/eHsU5vK1oHh sobre EXPOSIÇÃO CARMEM MIRANDA. (Acessado em 28/07/2021)

FAÇA O QUESTIONAMENTO APÓS A APRESENTAÇÃO DO VÍDEO:

·         O que acharam do vídeo?

·         O vídeo apresenta diversos adereços da artista Carmen Miranda? Quais?

 

Peça aos alunos que façam a leitura dos textos nas páginas 54 e 55 do livro didático, em seguida aplique a atividade.

Ø  Adorno Corporal e Identidade.

 

Atividade

1- Defina as gueixas no Japão.

2- Onde e quando nasceu Carmen Miranda.

3- Qual foi a gravação mais conhecida de Carmen Miranda?

4- Em que ano o nigeriano J.D.’OKHAI OJEIKERE (1930-2014)interessou-se em fotografar as mulheres do seu país?

5- ONILE GOGORO OR AKABA mostra alguns penteados, esses penteados eram inspirados em que?

 

4ª AULA: Continuando com o tema da aula anterior, utilize o livro didático nas páginas 56 à 59.

1º Momento:

Levantamentos prévios

·         Você já pintou seu corpo por algum motivo? Se sim, qual foi o seu motivo?

·         Você sabe por quais motivos as pessoas pintam o próprio corpo?

·         Qual a sua opinião sobre essa técnica?

Professor faça Leitura compartilha das páginas 56, 57e 58 do livro didático,explicando o conteúdo

                                         Atividade

1-    Qual é a importância da pintura corporal na cultura indígena?

2-    Como são elaboradas as tintas indígenas no Brasil?

3-    Os índios têm o costume de macerar a polpa do jenipapo, o que quer dizer macerar?

 

Abaixo, vamos criar uma tinta usada pelos índios.

Duas cores mais comuns: a vermelha que é feita com o pó da semente do urucum

 

A preta azulada, feita com a polpa do jenipapo (obs. essa tinta pode durar até 15 dias na pele).

 

A tinta que vem da natureza

 

Professor peça aos alunos para assitirem ao vídeo:

 https://www.youtube.com/watch?v=q_wCni9KRyE&ab_channel=CarinaSouza acessado:28/07/2021-

 

Tinta de jenipapo

Faça um levantamento se na turma têm alunos indígenas que possam ensinar a pintura corporal.  ( Caso tenha, combine com os alunos para se prepararem para esse momento).

 

O pó de café resulta na cor marrom. Do urucum vem a cor laranja. Do açafrão, a amarela... O processo de produção de tinta artesanal é simples e divertido: basta misturar água e cola branca a um ingrediente natural.

 

 

                         

 

Agora é sua vez!

Certificando que você não tenha alergia a nenhuma dessas tintas, escolha uma delas e faça uma pintura em seu corpo,tire foto e envie ao professor.

 

Página 59 do livro didático

 

Retomando os registros de atividade que você fez, reflita sobre seu aprendizado. Depois, responda às questões no caderno.

 

1-              O estudo da relação entre o corpo e mensagem alterou de algum modo a visão que você tem sobre sua própria identidade?

2-              Você se divertiu durante as atividades? Que propostas proporcionaram uma ampliação da percepção ou da imaginação?

 

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596098?fbclid=IwAR2QXP9Hq7xRKCDgvQDVqPJdN5aD_QfRhCQ5YHpSJBAImhJ1DQjjqmEjM-A6ºano

 

Professores responsáveis pela sequência:

1ª AULA: PÁGINAS 48 E 50 - AJURIMÁ

CONSUMISMO SUZENY

2ª AULA: PÁGINAS 51 E 53 - CARINE

 

3ª AULA: PÁGINAS 54 E 55 - TAMIRES

 

4ª AULA: PÁGINAS 56 E 59 - SIRLÉIA

 

 

 

 

 

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário