2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6º ANO 2023

 

2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:A Tecnologia e as Competência Socioemocionais: Reflexões Necessárias

  Tema Intercurricular: Valores em Pauta: Aprendizagens Significativas e Inovadoras em Sala de Aula (As Primeiras Expressões Artísticas)  

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Sistema de Linguagem, Matrizes Estéticas e Cultural, Processos de Criação.

Unidade Temática: Artes Visuais    Ano:  6º        Período:20/03/2023 a 01/04/2023         Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR031) Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões de vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF1505HI06) consiste em: Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

(EF1504HI02) - Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

(EF15AR87BA) Perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de investigação e manipulação de matéria (materiais: tinta, argila, sucata, cola, materiais naturais, etc e meios, tela, papel, tecido, madeira, aço, etc.)

(EF15AR06BA) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

-Professor segue em anexo o slide: A História da Arte

 

1ª AULA: A Arte na Pré-História

 

Levantamento de Conhecimentos Prévios

1º Momento:

 Para falar sobre a Pré-história, o professor deverá apresentar a charge abaixo e propor os seguintes questionamentos a turma:

1.     Qual a atividade os dois personagens estão executando?

2.     Como estão vestidos os homens da imagem?

3.     Os dois personagens são homens pré-históricos? Justifique com elementos da charge.

                                 

   Disponível em: < http://prof-maurosergio.blogspot.com.br/2011/02/atividade-1a.html > Acesso em: 15/03/23 

Em seguida o professor irá apresentar o texto a seguir:

                                     

2ºMomento: Aprofundando no texto

                             Forme Palavras com cada letra

 

A -    G-     M-       S-      Y-

 

B-     H-     N-      T-        Z-

 

C-     I-      O-       U-

 

D-     J-      P-       V-

 

E-      K-    Q-       X-

 

F-       L-    R-       W-

 

Questões:

 

a)    O que os pré-históricos fizeram quando descobriram que não podiam levar os registros das pedras?

b)    Onde os pré-históricos viviam?

 

Agora crie frases usando as palavras:

a)    Desenho:

b)    Caverna:

c)    Símbolos:

 

2ª AULA

1º Momento: Aprofundando no tema

Inicie perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre a pré-história e em seguida peça para eles assistirem o filme croods

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=WftxgamswBU

 

RELEMBRANDO OS PERSONAGENS

 

Complete com as palavras do quadro:

2º Momento

Peçam aos alunos que respondam:

a)    O que fez com que Eep saísse da caverna a noite?

b)    Como a família costumava dormir?

c)    Por que os croods se escondiam na caverna a noite?

d)    Em que época acontece a história do filme?

Ø  (  )Moderna

Ø  (  )Pré-história

Ø  (  )Idade Média

e)    O que diferencia a família de hoje com a da pré-história?

 

 

3ª AULA

 

1º Momento

Em uma roda de conversa leia o texto abaixo e faça a socialização.

Animais Pré-Históricos

                                                   

Existem animais que só vemos em filmes e desenhos animados, são tão estranhos e diferentes dos que conhecemos que até parece que são somente fruto da imaginação de alguém, mas na verdade eles já existiram… São os animais pré-históricos.

São chamados de pré-históricos porque já viveram há aproximadamente 6.000 anos atrás, mas já foram extintos, ou seja, não existe mais nenhum deles na Terra atualmente.

É possível saber como eles eram graças ao trabalho dos paleontólogos que fazem a reconstituições a partir dos fósseis encontrados.

A partir de agora não se assuste, pois vamos conhecer alguns deles!

Iniciaremos com os mamutes. Fazem parte da mesma família dos elefantes atuais com trombas e presas de marfim. Foram extintos no final da última Era Glacial, há cerca de 10 mil anos atrás. Seus fósseis foram principalmente na Europa, América do Norte e Ásia permitiram com que soubéssemos um pouco mais sobre esses animais. Eram animais muito fortes, com o corpo coberto por pelos e se alimentavam somente de plantas. Eram caçados pelos homens pré-históricos para servir de alimento e sua pele servia de abrigo.

Os tigres dente de sabre eram bem maiores e mais fortes do que os tigres que conhecemos hoje.  Tinham dentes grandes e patas tão pesadas que bastava um golpe para derrubar as presas. Entraram em extinção a cerca de 10 mil anos atrás. Viveram principalmente na América do Sul e do Norte

 Mão na massa

 

Sugestão de atividades

 

       Papel ofício

       Tinta guache

       Lápis de escrever

 

Professor mostre aos alunos essas imagens e peça a eles que criem um dos animais da pré-história.

 

 

2º Momento: Sugestão colocar o pequeno texto no quadro e em seguida fazer a leitura compartilhada.

                                            Hominídeos

 Eles são grupos de seres pré-históricos bem parecidos com o homem atual. Os gêneros de hominídeos variaram tanto quanto sua temporalidade que era de cinco milhões de anos até, mais ou menos 120 mil anos.

Os grupos de hominídeos são classificados como:

  • Caçadores – Aqueles que dependiam da caça para sua sobrevivência
  • Coletores - os que saciavam suas necessidades valendo-se de frutas e plantas
  • Os hominídeos não possuíam o costume de fixarem território. Não tinham morada certa, portanto, migravam cada vez que a necessidade de sobrevivência os instigava.

3º Momento:

1- Como era a vida dos hominídeos?

2- Complete de acordo com o texto

a)     Aqueles que dependiam da ______para sua _________________.

b)    Os que ___________suas __________valendo-se de _______e plantas

 

4ª AULA

1º Momento: Inicie a aula com o desafio do alfabeto morto-vivo

 

com Alfabeto

Desafio

Brinque de vivo-morto e dê as instruções normalmente. Quem perder deve responder:

1-      Diga algo que comece com a letra B

2-      Fale uma fruta com a letra U

3-      Fale um animal que comece com a letra M

4-      Diga um nome que começa com a letra C

Já deixe preparados vários desafios como estes

                           INTERAÇÃO

Você se lembra de todas as palavras? Diga por favor.

Quais tem no seu nome?

           Agora escreva em seu caderno

 

2ºMomento:

 

                                     ATIVIDADE MÃO NEGATIVA

Professor o vídeo é opcional na hora da aula.

https://www.youtube.com/watch?v=6v8gnQ1YYP8   acessado em 15/03/2023

Descrição da Atividade

MATERIAIS: folhas de jornal ou revistas

Palha de aço/Bombril       

 Caderno de desenho ou Folha de A4

Mãos à Obra:

Desenhe a sua mão no papel de jornal ou revista, recorte-a de modo a formar o molde de sua mão; coloque o molde sobre a folha em branco e passe a palha de aço/Bombril com movimentos leves de dentro para fora; vá sobrepondo as mãos de modo a criar uma composição. Em seguida faça na sala um mural ou em um varal exponha os desenhos

3ºMomento

Brincando com as sílabas

1-AL                   6-GU                       11-VER               16-LA

2-PE                   7-TO                      12-AR                  17-GI

3-FI                    8-DRA                    13-DE                  18-MA

4-RA                  9-BE                       14-NA                  19-NO

5-FA                  10-PA                     15-CA                   20-LA

Agora forme as palavras juntando os números

a)      1,5,9,7-_______________________

b)      2,8-__________________________

c)      3,6,4-________________________

d)      10,16,13-_____________________

e)      15,11,14-_____________________

f)       12,17,20-_____________________

g)      19,18,13-_____________________

4º Momento: Ditado divertindo- Professor monte e use os dados para o ditado.

Após a montagem acrescente a letra referente a imagem,o aluno terá que falar uma palavra que comece com a letra e em seguida escrever no quadro. Sugiro que o professor faça a leitura das palavras que estarão no quadro.

 

Imagens em anexo:

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA:

 

https://br.pinterest.com/pin/500532946096200474/

https://www.youtube.com/watch?v=6v8gnQ1YYP8   acessado em 15/03/2023

 http://prof-maurosergio.blogspot.com.br/2011/02/atividade-1a.htm

 

https://www.youtube.com/watch?v=WftxgamswBU

 

 

 

                                            ANEXO

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

Referências:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário