2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:A Tecnologia e as
Competência Socioemocionais: Reflexões Necessárias Tema Intercurricular: Valores em Pauta:
Aprendizagens Significativas e Inovadoras em Sala de Aula (As Primeiras Expressões Artísticas) |
Objeto do conhecimento:
Contextos e
Práticas, Sistema de Linguagem, Matrizes Estéticas e Cultural, Processos de
Criação. |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano: 6º Período:20/03/2023 a 01/04/2023 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de
artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes
matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com
diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes
estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as
linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema,
animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos
diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes
visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço,
movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR031) Relacionar as práticas artísticas ás
diferentes dimensões de vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética. (EF1505HI06) consiste em: Comparar o uso de
diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os
significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas. (EF1504HI02) - Identificar mudanças e permanências
ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da
humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação
da indústria etc.). (EF15AR87BA) Perceber e construir as materialidades
que exigem fazer escolhas, de investigação e manipulação de matéria
(materiais: tinta, argila, sucata, cola, materiais naturais, etc e meios,
tela, papel, tecido, madeira, aço, etc.) (EF15AR06BA) Dialogar sobre a sua criação e as dos
colegas, para alcançar sentidos plurais. (EF15AR04) Experimentar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo
uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais
e não convencionais. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
·
Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Experimentar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
-Professor segue em
anexo o slide: A História da Arte 1ª AULA: A Arte na Pré-História Levantamento de Conhecimentos Prévios 1º
Momento: Para falar sobre a Pré-história, o professor
deverá apresentar a charge abaixo e propor os seguintes questionamentos a
turma: 1. Qual a atividade
os dois personagens estão executando? 2. Como estão
vestidos os homens da imagem? 3. Os dois
personagens são homens pré-históricos? Justifique com elementos da charge. Disponível em: < http://prof-maurosergio.blogspot.com.br/2011/02/atividade-1a.html > Acesso em: 15/03/23 Em
seguida o professor irá apresentar o texto a seguir: 2ºMomento:
Aprofundando no texto Forme Palavras com cada letra A - B- C- D- E- F- Questões: a) O que
os pré-históricos fizeram quando descobriram que não podiam levar os
registros das pedras? b) Onde
os pré-históricos viviam? Agora crie frases usando as palavras: a) Desenho: b) Caverna: c) Símbolos: 2ª AULA 1º Momento: Aprofundando no tema Inicie
perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre a pré-história e em
seguida peça para eles assistirem o filme croods Acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=WftxgamswBU RELEMBRANDO
OS PERSONAGENS Complete
com as palavras do quadro: 2º Momento Peçam aos alunos que
respondam: a)
O
que fez com que Eep saísse da caverna a noite? b)
Como
a família costumava dormir? c)
Por
que os croods se escondiam na caverna a noite? d)
Em
que época acontece a história do filme? Ø
( )Moderna Ø
( )Pré-história Ø
( )Idade Média e)
O
que diferencia a família de hoje com a da pré-história? 3ª AULA 1º Momento Em uma roda de
conversa leia o texto abaixo e faça a socialização. Animais Pré-Históricos
Existem animais que só vemos em filmes e desenhos animados,
são tão estranhos e diferentes dos que conhecemos que até parece que são
somente fruto da imaginação de alguém, mas na verdade eles já existiram… São
os animais
pré-históricos. São chamados de pré-históricos porque já viveram há
aproximadamente 6.000 anos atrás, mas já foram extintos, ou seja, não existe
mais nenhum deles na Terra atualmente. É possível saber como eles eram graças ao trabalho dos
paleontólogos que fazem a reconstituições a partir dos fósseis encontrados. A partir de agora não se assuste, pois vamos conhecer alguns
deles! Iniciaremos com os mamutes. Fazem parte da mesma
família dos elefantes atuais com trombas e presas de marfim. Foram extintos
no final da última Era Glacial, há cerca de 10 mil anos atrás. Seus fósseis
foram principalmente na Europa, América do Norte e Ásia permitiram com que
soubéssemos um pouco mais sobre esses animais. Eram animais muito fortes, com
o corpo coberto por pelos e se alimentavam somente de plantas. Eram caçados
pelos homens pré-históricos para servir de alimento e sua pele servia de
abrigo. Os tigres dente de sabre eram bem maiores e mais fortes do que
os tigres que conhecemos hoje. Tinham
dentes grandes e patas tão pesadas que bastava um golpe para derrubar as
presas. Entraram em extinção a cerca de 10 mil anos atrás. Viveram
principalmente na América do Sul e do Norte Mão na massa Sugestão de atividades ●
Papel ofício ●
Tinta guache ●
Lápis de
escrever Professor mostre aos alunos essas imagens e
peça a eles que criem um dos animais da pré-história. 2º
Momento: Sugestão colocar o pequeno texto no quadro e em
seguida fazer a leitura compartilhada.
Hominídeos Eles são grupos de seres pré-históricos bem parecidos com
o homem atual. Os gêneros de hominídeos variaram tanto quanto sua
temporalidade que era de cinco milhões de anos até, mais ou menos 120 mil
anos. Os grupos de
hominídeos são classificados como:
3º Momento: 1- Como
era a vida dos hominídeos? 2- Complete de acordo com o
texto a)
Aqueles que dependiam da ______para
sua _________________. b)
Os que ___________suas __________valendo-se de _______e plantas 4ª AULA 1º Momento: Inicie a aula com o
desafio do alfabeto morto-vivo Desafio
Brinque
de vivo-morto e dê as instruções normalmente. Quem perder deve responder: 1-
Diga algo que comece com a letra B 2-
Fale uma fruta com a letra U 3-
Fale um animal que comece com a letra M 4-
Diga um nome que começa com a letra C Já deixe preparados vários desafios como
estes INTERAÇÃO Você se lembra de todas as palavras?
Diga por favor. Quais tem no seu nome? Agora escreva em seu caderno 2ºMomento:
ATIVIDADE MÃO NEGATIVA Professor o vídeo é opcional na hora da aula. https://www.youtube.com/watch?v=6v8gnQ1YYP8 acessado em 15/03/2023 Descrição da Atividade MATERIAIS:
folhas de jornal ou revistas Palha de
aço/Bombril Caderno de desenho ou Folha de A4 Mãos à
Obra: Desenhe a
sua mão no papel de jornal ou revista, recorte-a de modo a formar o molde de
sua mão; coloque o molde sobre a folha em branco e passe a palha de
aço/Bombril com movimentos leves de dentro para fora; vá sobrepondo as mãos
de modo a criar uma composição. Em seguida faça na sala um mural ou em um
varal exponha os desenhos 3ºMomento Brincando
com as sílabas 1-AL 6-GU 11-VER 16-LA 2-PE 7-TO 12-AR 17-GI 3-FI 8-DRA 13-DE 18-MA 4-RA 9-BE 14-NA 19-NO 5-FA 10-PA 15-CA 20-LA Agora forme as palavras juntando os números a)
1,5,9,7-_______________________ b)
2,8-__________________________ c)
3,6,4-________________________ d)
10,16,13-_____________________ e)
15,11,14-_____________________ f)
12,17,20-_____________________ g)
19,18,13-_____________________ 4º Momento: Ditado divertindo-
Professor monte e use os dados para o ditado. Após a montagem
acrescente a letra referente a imagem,o aluno terá que falar uma palavra que
comece com a letra e em seguida escrever no quadro. Sugiro que o professor
faça a leitura das palavras que estarão no quadro. Imagens em anexo: BIBLIOGRAFIA: https://br.pinterest.com/pin/500532946096200474/ https://www.youtube.com/watch?v=6v8gnQ1YYP8 acessado em 15/03/2023 http://prof-maurosergio.blogspot.com.br/2011/02/atividade-1a.htm https://www.youtube.com/watch?v=WftxgamswBU ANEXO |
AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( )
( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
Referências: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário