SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTES Nº 2
|
|
Tema: Vivência
e práticas educacionais no mundo tecnológico
|
Unidade Temática: Ciências e tecnologia
|
Objeto de Conhecimento: A
Origem do dia da Mulher e sua luta.
A Arte e os Tipos de Artes
|
|
Ano: 6º Período: 09 a 23/03/2020 Nº de Aulas: 4
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas
às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética.
(EF69AR02)
Reconhecer a apreciar o papel a mulher no meio em que vive.
(EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço e utilizar fontes documentais para pesquisas sobre arte.
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
|
· Reconhecer
através da história a origem do dia da mulher e o seu papel na sociedade.
· Pesquisar
e apreciar o conceito de Arte e os tipos de Arte.
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
|
1ª ETAPA:
Levantamento de Conhecimentos Prévio – As
diferentes imagens e suas características.
O professor dividirá a turma em pequenos
grupos e entregará o texto “Origem da data do dia da
Mulher”, em anexo. Fará a leitura e a socialização, em seguida aplicará
a atividade.
Pedir aos grupos que levem
imagens de mulheres que se destacam e destacaram na sociedade. Ex: Tipos de
profissões (jogadora de futebol, cantora, atriz, dona de casa). Para montagem
de cartazes.
2ª ETAPA:
O professor irá orientar os alunos na
montagem dos cartazes que serão apresentados a classe. Fará a socialização
dos trabalhos apresentados.
Apresentar a turma um
roteiro de entrevista e pedir aos alunos que entrevistem mulheres de idades
acima de 60 anos para serem socializadas na próxima aula.
Fica a critério do
professor em montar uma lembrança sobre o Dia da Mulher. Essas lembranças
serão distribuídas entre as mulheres entrevistadas
3ª ETAPA:
O professor terá uma
conversa informal com os alunos a respeito das entrevistas.
Apresentar a turma
imagens de algumas artes e fazer uma socialização. Em seguida distribuir o
texto: A ARTE EM NOSSA VIDA, em anexo.
4ª ETAPA:
O professor irá introduzir o conteúdo e atividade
– O que é Arte e tipos de Arte.
Texto em anexo
.
|
RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( X )
Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente a
produção; ( ) Informativos; ( )
Outros:
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; (X ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo e
ou do aluno; ( ) Cartaz;
( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ( )Outros:
|
Anexo:
ORIGEM DA DATA
Em Nova Iorque, operárias de uma fábrica de
tecidos, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais
como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam
16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as
mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar
o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A
manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas
dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram
carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910,
durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março
passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as
mulheres que morreram.
MULHERES INESQUECIVEIS
Muitas mulheres tiveram grande importância em seus países. Selecionamos algumas para que vocês conheçam:
Muitas mulheres tiveram grande importância em seus países. Selecionamos algumas para que vocês conheçam:
·
Anna Pimentel
·
Chiquinha Gonzaga
·
Tarsila do Amaral
·
Irmã Dulce
·
Maria da Penha
Anna Pimentel
Esposa
de Martim Afonso de Souza governou a Capitania de São Vicente e foi quem
ordenou o cultivo de cana-de-açúcar, laranja, arroz, trigo e criação de gado na
região.
Chiquinha Gonzaga
Pianista, primeira maestrina, ativista do abolicionismo e da proclamação da república.
Pianista, primeira maestrina, ativista do abolicionismo e da proclamação da república.
Tarsila do Amaral
Fase Pau Brasil
‘Encontrei
em Minas as cores que adorava em criança. Ensinaram-me depois que eram feias e
caipiras. Mas depois me vinguei da opressão, passando-as para as minhas telas:
o azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo, verde cantante,… ’E essas cores
tornaram-se uma das marcas da sua obra, assim como a temática brasileira, com
as paisagens rurais e urbanas do nosso país, além da nossa fauna, flora, folclore e
do nosso povo.
Ela dizia que queria ser a pintora do Brasil.
Fase Antropofagia
Iniciou com a pintura do quadro “Abaporu” que significa homem
que come carne humana. A figura do Abaporu simbolizou o Movimento que queria
deglutir, engolir, a cultura europeia, que era a cultura vigente na época, e
transformá-la em algo bem brasileiro. Valorizando o nosso país.
Nasceu no interior de São Paulo. Teve uma filha. Faleceu aos
87 anos
Irmã Dulce
Anjo bom da Bahia
Maria
da Penha
A
farmacêutica Maria da Penha foi torturada e violentada pelo marido durante
anos. Em 1983, por duas vezes, o marido – que justificava o ciúme com violência
- tentou assassiná-la. Na primeira vez, com um revólver, deu um tiro nas costas
e a deixou paraplégica.
Na
segunda, tentou matá-la por eletrocussão e afogamento. Maria da Penha denunciou
o homem com quem casou. Somente após 19 anos ele foi julgado e condenado. O
espancador ficou apenas dois anos em regime fechado.
Maria
da Penha não aceitou a pena branda dada ao marido. O caso ganhou repercussão
internacional. No Brasil, um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria
Especial de Políticas para as Mulheres, encaminhou proposta de lei ao Congresso
Nacional. A proposta foi aprovada no Congresso e se transformou na Lei 11.34º Hoje,
a brasileira Maria da Penha atua na coordenação de estudos da Associação de
Estudos, Pesquisas e Publicações da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas
de Violência (APAVV), no Ceará.
OBSERVAÇÃO:
FICA A
CRITÉRIO DO PROFESSOR DEFINIR QUAIS
MULHERES QUE OS ALUNOS IRÃO APRESENTAR.
ATIVIDADE
1.
A finalidade do texto é:
(a) Informar.
(b) Fazer humor.
(c) Defender opiniões sobre um tema.
(d) Emocionar.
(b) Fazer humor.
(c) Defender opiniões sobre um tema.
(d) Emocionar.
2. Segundo o texto, as mulheres da fábrica reivindicavam.
(a) Melhores condições de moradia.
(b) Melhores condições de estudo.
(c) Melhores condições de trabalho.
(d) Melhores condições de transporte.
3. Qual foi o motivo da greve que as operárias organizaram em
1857?
4. Qual foi a consequência da greve para as operárias?
5. Qual foi o objetivo da criação da data 8 de Março?
ROTEIRO PARA UMA
ENTREVISTA 6º E 7º ANO
Peçam aos alunos
para entrevistarem pessoas com idades acima de 60 anos.
·
O professor poderá acrescentar mais perguntas ao
roteiro abaixo. Lembrando-se de compartilhar com os colegas.
"A arte em nossa vida"
|
1-Do que a nossa vida está cercada?
R: Está cercada de arte por todos os lados.
2-O que podemos observar nos nossos objetos e do nosso
cotidiano?
R: Podemos observar a presença da arte.
3-O que há em todos os objetos?
R: Em todos os objetos há um pouco da ARTE APLICADA.
4-O que está em todas as culturas?
R: Está o esforço para produzir objetos bonitos, agradáveis ao
olhar, atraentes e harmoniosos.
BREVE INTRODUÇÃO AO
ESTUDO DA ARTE
Arte é o conjunto de conhecimento e técnicas para se praticar qualquer
atividade humana.
Um artista precisa ser um inovador, criar e estar ou não a frente do seu
tempo.
A arte é um estilo de mostrar o
homem e o mundo através dos olhos de um artista.
·
Interpretar o mundo.
·
Provocar emoção e reflexão.
·
Expressar pensamento e visão.
·
Explicar e refletir a história.
·
Questionar a
realidade.
·
Representar
crenças e homenagear deuses; ideias; pessoas; entre muitas outras coisas.
·
Fugir da realidade.
·
Conhecer o mundo.
·
Expressar sentimento.
·
Usufruir do prazer estético.
·
Além de causar distração e entretenimento.
Tipos de Arte
ARTES CÊNICAS
Entende-se por artes cênicas toda a criação artística que necessita
obrigatoriamente da presença física de um ator interpretando ou de um
dançarino.
ARTES PLÁSTICAS.
Entende-se por artes plásticas todo trabalho manual realizado com um fim
artístico-estético.
Exemplos: Pintura, Escultura; Arquitetura.
ARTES VISUAIS
As artes visuais representam
um conjunto de manifestações artísticas, por exemplo, a pintura,
escultura, desenho, arquitetura, artesanato, teatro, fotografia, cinema, dança,
design, arte urbana, dentre outros.
Portanto, podemos concluir que a
arte desde os primeiros tempos serve para além de distrair... ... Ajudar o
homem a compreender a si mesmo!
Entenda a
arte (atividades)
Com base no material de apoio construa uma
definição de arte?
1. Podemos definir a arte:
(a) como a produção simbólica do ser humano.
(b) através do meio usado para a expressão artística.
(c) conforme sua utilidade.
(d) como uma manifestação natural do desenvolvimento humano.
(e) todas as anteriores.
2. Quais são os tipos de arte que homens produzem?
(a) visual
(b) corporal
(c) musical
(d) verbal
(e) mista
(f) todas as anteriores
3. O que é arte visual?
(a) É o tipo de arte captada pela visão.
(b) É uma
manifestação natural do ser humano.
(c) É um tipo de arte útil.
(d) É um tipo de arte feita para a apreciação.
(e) Todas as anteriores se completam.
4. Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso.
Em relação à Arte:
( ) A arte é o
conjunto das atividades humanas que visam a expressão de um ideal de beleza
estética, moral ou material através de uma atividade criativa.
( ) A definição de arte, no entanto é fruto de um processo
sócio cultural e depende do momento histórico em questão, variando bastante ao
longo do tempo
( ) A arte registra
as ideias e os ideais das culturas e etnias, sendo assim, importante para a
compreensão da história do homem e do mundo.
( ) A experiência do belo também se da através do contato
com coisas que não são arte, a natureza por exemplo.
( ) Deus colocou na natureza e no homem ideais de bom e de belo e cabe
ao homem através de sua evolução cultural entender e comunicar esses valores
através de códigos e signos desenvolvidos ao longa da historia.
5. Cite um exemplo de qualquer manifestação artística que
você presenciou.
6. O QUE ESPERA APRENDER COM A DISCIPLINA?
7. Cite 3 funções da arte e de um exemplo para cada função?
COMUNICAÇÃO VISUAL
Encontrem em revistas, gestos, expressões ou situações que
representam visualmente uma ideia, um sentimento ou um comunicado.
Em seguida cole a figura escolhida e acrescente a ela uma
frase chave que a represente:
Descreva abaixo com palavras e com imagens o significado
dos temas:
LIBERDADE –
__________________________________
CONHECIMENTO –
__________________________________
AMOR - __________________________________
OBSERVAÇÃO:
COMENTE COM SUA ARTICULADORA OS CONTEÚDOS QUE VOCÊ APLICOU E SE HOUVE MUDANÇAS.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTES Nº 2
|
|
Tema: Vivência
e práticas educacionais no mundo tecnológico
|
Unidade Temática: Ciências e tecnologia
|
Objetos de Conhecimento: A
Origem do dia da Mulher e sua luta.
A Arte e os Tipos de Artes
|
|
Ano: 7º Período: 09 a 23/03/2020 Nº de Aulas: 4
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF69AR02) Reconhecer a apreciar o papel a
mulher no meio em que vive.
(EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes
estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Reconhecer
a importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos.
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
|
· Reconhecer
através da história a origem do dia da mulher e o seu papel na sociedade.
· Pesquisar
e apreciar o conceito de Arte e os tipos de Arte.
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
|
1ª ETAPA:
O professor dividirá a turma em pequenos
grupos e entregará o texto “Origem da data do dia da
Mulher”, em anexo. Fará a leitura e a socialização, em seguida aplicará
a atividade.
Pedir aos grupos que
levem imagens de mulheres que se destacam e se destacaram na sociedade.
Ex: Tipos de profissões
- jogadora de futebol, cantora, atriz, dona de casa etc.
2ª ETAPA:
O professor irá orientar os alunos na
montagem dos cartazes que serão apresentados a classe. Fará a socialização
dos trabalhos apresentados.
Apresentará a turma um
roteiro de entrevista e pedirá aos alunos que entrevistem mulheres de idades
acima de 60 anos para serem socializadas na próxima aula.
Ou fazer um convite a
uma mulher para ser entrevistada.
Fica a critério de o
professor montar uma lembrança com a turma.
3ª ETAPA:
O professor terá uma
conversa informal com os alunos a respeito da Arte, em seguida aplicará
o texto: A ARTE EM NOSSA VIDA, em anexo.
4ª ETAPA:
O professor irá introduzir o conteúdo – O que é
Arte e tipos de Arte.
Texto em anexo
.
|
RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( X )
Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente a
produção; ( ) Informativos; ( )
Outros:
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; (X ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo e
ou do aluno; ( ) Cartaz;
( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ( )Outros:
|
Anexo:
ORIGEM DA DATA
Em Nova Iorque, operárias de uma fábrica de
tecidos, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais
como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam
16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as
mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar
o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A
manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas
dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram
carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910,
durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março
passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as
mulheres que morreram.
MULHERES INESQUECIVEIS
Muitas mulheres tiveram grande importância em seus países. Selecionamos algumas para que vocês conheçam:
Muitas mulheres tiveram grande importância em seus países. Selecionamos algumas para que vocês conheçam:
·
Anna Pimentel
·
Chiquinha Gonzaga
·
Tarsila do Amaral
·
Irmã Dulce
·
Maria da Penha
Anna Pimentel
Esposa
de Martim Afonso de Souza governou a Capitania de São Vicente e foi quem
ordenou o cultivo de cana-de-açúcar, laranja, arroz, trigo e criação de gado na
região.
Chiquinha Gonzaga
Pianista, primeira maestrina, ativista do abolicionismo e da proclamação da república.
Pianista, primeira maestrina, ativista do abolicionismo e da proclamação da república.
Tarsila do Amaral
Fase Pau Brasil
‘Encontrei
em Minas as cores que adorava em criança. Ensinaram-me depois que eram feias e
caipiras. Mas depois me vinguei da opressão, passando-as para as minhas telas:
o azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo, verde cantante,… ’E essas cores
tornaram-se uma das marcas da sua obra, assim como a temática brasileira, com
as paisagens rurais e urbanas do nosso país, além da nossa fauna, flora, folclore e
do nosso povo.
Ela dizia que queria ser a pintora do Brasil.
Fase Antropofagia
Iniciou com a pintura do quadro “Abaporu” que significa homem
que come carne humana. A figura do Abaporu simbolizou o Movimento que queria
deglutir, engolir, a cultura europeia, que era a cultura vigente na época, e
transformá-la em algo bem brasileiro. Valorizando o nosso país.
Nasceu no interior de São Paulo. Teve uma filha. Faleceu aos
87 anos
Irmã Dulce
Anjo bom da Bahia
Maria
da Penha
A
farmacêutica Maria da Penha foi torturada e violentada pelo marido durante
anos. Em 1983, por duas vezes, o marido – que justificava o ciúme com violência
- tentou assassiná-la. Na primeira vez, com um revólver, deu um tiro nas costas
e a deixou paraplégica.
Na
segunda, tentou matá-la por eletrocussão e afogamento. Maria da Penha denunciou
o homem com quem casou. Somente após 19 anos ele foi julgado e condenado. O
espancador ficou apenas dois anos em regime fechado.
Maria
da Penha não aceitou a pena branda dada ao marido. O caso ganhou repercussão
internacional. No Brasil, um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria
Especial de Políticas para as Mulheres, encaminhou proposta de lei ao Congresso
Nacional. A proposta foi aprovada no Congresso e se transformou na Lei 11.34º Hoje,
a brasileira Maria da Penha atua na coordenação de estudos da Associação de
Estudos, Pesquisas e Publicações da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas
de Violência (APAVV), no Ceará.
OBSERVAÇÃO:
FICA A
CRITÉRIO DO PROFESSOR DEFINIR QUAIS
MULHERES QUE OS ALUNOS IRÃO APRESENTAR.
ATIVIDADE
2.
A finalidade do texto é:
(a) Informar.
(b) Fazer humor.
(c) Defender opiniões sobre um tema.
(d) Emocionar.
2. Segundo o texto, as mulheres da fábrica reivindicavam.
(a) Melhores condições de moradia.
(b) Melhores condições de estudo.
(c) Melhores condições de trabalho.
(d) Melhores condições de transporte.
3. Qual foi o motivo da greve que as operárias organizaram em
1857?
4. Qual foi a consequência da greve para as operárias?
5. Qual foi o objetivo da criação da data 8 de Março?
ROTEIRO PARA UMA
ENTREVISTA 6º E 7º ANO
Peçam aos alunos
para entrevistarem pessoas com idades acima de 60 anos.
·
O professor poderá acrescentar mais perguntas ao
roteiro abaixo. Lembrando-se de compartilhar com os colegas.
"A arte em nossa vida"
|
1-Do que a nossa vida está cercada?
R: Está cercada de arte por todos os lados.
2-O que podemos observar nos nossos objetos e do nosso
cotidiano?
R: Podemos observar a presença da arte.
3-O que há em todos os objetos?
R: Em todos os objetos há um pouco da ARTE APLICADA.
4-O que está em todas as culturas?
R: Está o esforço para produzir objetos bonitos, agradáveis ao
olhar, atraentes e harmoniosos.
BREVE INTRODUÇÃO AO
ESTUDO DA ARTE
Arte é o conjunto de conhecimento e técnicas para se praticar qualquer
atividade humana.
Um artista precisa ser um inovador, criar e estar ou não a frente do seu
tempo.
A arte é um estilo de mostrar o
homem e o mundo através dos olhos de um artista.
·
Interpretar o mundo.
·
Provocar emoção e reflexão.
·
Expressar pensamento e visão.
·
Explicar e refletir a história.
·
Questionar a
realidade.
·
Representar
crenças e homenagear deuses; ideias; pessoas; entre muitas outras coisas.
·
Fugir da realidade.
·
Conhecer o mundo.
·
Expressar sentimento.
·
Usufruir do prazer estético.
·
Além de causar distração e entretenimento.
Tipos de Arte
ARTES CÊNICAS
Entende-se por artes cênicas toda a criação artística que necessita
obrigatoriamente da presença física de um ator interpretando ou de um
dançarino.
ARTES PLÁSTICAS.
Entende-se por artes plásticas todo trabalho manual realizado com um fim
artístico-estético.
Exemplos: Pintura, Escultura; Arquitetura.
ARTES VISUAIS
As artes visuais representam
um conjunto de manifestações artísticas, por exemplo, a pintura,
escultura, desenho, arquitetura, artesanato, teatro, fotografia, cinema, dança,
design, arte urbana, dentre outros.
Portanto, podemos concluir que a
arte desde os primeiros tempos serve para além de distrair... ... Ajudar o
homem a compreender a si mesmo!
Entenda a
arte (atividades)
Com base no material de apoio construa uma
definição de arte?
1. Podemos definir a arte:
(a) como a produção simbólica do ser humano.
(b) através do meio usado para a expressão artística.
(c) conforme sua utilidade.
(d) como uma manifestação natural do desenvolvimento humano.
(e) todas as anteriores.
2. Quais são os tipos de arte que homens produzem?
(a) visual
(b) corporal
(c) musical
(d) verbal
(e) mista
(f) todas as anteriores
3. O que é arte visual?
(a) É o tipo de arte captada pela visão.
(b) É uma
manifestação natural do ser humano.
(c) É um tipo de arte útil.
(d) É um tipo de arte feita para a apreciação.
(e) Todas as anteriores se completam.
4. Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso.
Em relação à Arte:
( ) A arte é o
conjunto das atividades humanas que visam a expressão de um ideal de beleza
estética, moral ou material através de uma atividade criativa.
( ) A definição de arte, no entanto é fruto de um processo
sócio cultural e depende do momento histórico em questão, variando bastante ao
longo do tempo
( ) A arte registra
as ideias e os ideais das culturas e etnias, sendo assim, importante para a
compreensão da história do homem e do mundo.
( ) A experiência do belo também se da através do contato
com coisas que não são arte, a natureza por exemplo.
( ) Deus colocou na natureza e no homem ideais de bom e de belo e cabe
ao homem através de sua evolução cultural entender e comunicar esses valores
através de códigos e signos desenvolvidos ao longa da historia.
5. Cite um exemplo de qualquer manifestação artística que
você presenciou.
6. O QUE ESPERA APRENDER COM A DISCIPLINA?
7. Cite 3 funções da arte e de um exemplo para cada função?
1)________________________________ 2)________________________________
3)________________________________
COMUNICAÇÃO VISUAL
Encontrem em revistas, gestos, expressões ou situações que
representam visualmente uma ideia, um sentimento ou um comunicado.
Em seguida cole a figura escolhida e acrescente a ela uma
frase chave que a represente:
Descreva abaixo com palavras e com imagens o significado
dos temas:
LIBERDADE –
__________________________________
CONHECIMENTO –
__________________________________
AMOR - __________________________________
OBSERVAÇÃO: COMENTE COM SUA
ARTICULADORA OS CONTEÚDOS QUE VOCÊ APLICOU E SE HOUVE MUDANÇAS.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
ARTES Nº 02
|
|
Tema: Vivência
e práticas educacionais no mundo tecnológico
|
Unidade Temática: Ciências e tecnologia
|
Objeto do conhecimento: A
Mulher na sociedade
A Arte em nossas vidas- e os
tipos de Arte
|
|
Ano: 8º Período: 09 a 23/03/2020 Nº de Aulas: 4
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF69AR02) Reconhecer a apreciar o papel a
mulher na sociedade e no meio em que vive.
(EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço.
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
|
· Conhecer mulheres que por meio da
relação com a arte realizou seus trabalhos no enfrentamento de diversos
preconceitos e resistência.
· Reconhecer, pesquisar e apreciar o
conceito de Arte e os tipos de Arte.
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
1ª
ETAPA:
Levantamento de Conhecimentos Prévio – As
diferentes imagens e suas características.
Na
primeira aula, o professor apresentará à classe o texto (Origem do dia
Internacional da mulher), fará a leitura e a socialização. Depois dividirá a
turma em grupos e pedirá a eles que leiam sobre MULHERES
INESQUECÍVEIS. Cada grupo irá falar oralmente sobre
elas.
Em seguida fará um sorteio sobre algumas
profissões de mulheres, seguindo o roteiro em anexo e distribuirá aos grupos.
2ª ETAPA:
Ao
iniciar a aula fará uma socialização sobre mulheres inesquecíveis, em seguida
dará oportunidade aos grupos para as apresentações dos trabalhos.
3ª
ETAPA:
O professor terá uma
conversa informal com os alunos a respeito da Arte, em seguida aplicará o
texto e a atividade: A ARTE EM NOSSA VIDA, em
anexo.
.
4ª
ETAPA:
O professor irá introduzir o conteúdo – O que é
Arte e tipos de Arte.
Texto em anexo
|
|
RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( X )
Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente a
produção; ( ) Informativos; ( )
Outros:
|
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( )
Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou
do aluno; ( ) Cartaz;
( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ( )Outros:
|
|
Trabalho em Grupo
8º e 9º ano
Qual o papel da mulher na sociedade brasileira?
Dividir a turma em grupos. Cada grupo pesquisará um dos seguintes itens,
que serão sorteados. A pesquisa será apresentada oralmente, e deverá contar um
recurso audiovisual. Para cada assunto, trazer a biografia de uma mulher que
foi destaque.
Conquistas das mulheres brasileiras:
- Mulher no esporte
- Mulher na cultura (Música)
- Mulher na cultura (Educação)
- Mulher na cultura (Literatura)
- Mulher na cultura (Arte)
- Lei Maria da Penha
- A mulher e o mercado de trabalho
- Evolução da moda feminina
- Direito ao voto e à carreira política
1-Do que a nossa vida está cercada?
R: Está cercada de arte por todos os lados.
2-O que podemos observar nos nossos objetos e do nosso
cotidiano?
R: Podemos observar a presença da arte.
3-O que há em todos os objetos?
R: Em todos os objetos há um pouco da ARTE APLICADA.
4-O que está em todas as culturas?
R: Está o esforço para produzir objetos bonitos, agradáveis ao
olhar, atraentes e harmoniosos.
BREVE INTRODUÇÃO AO
ESTUDO DA ARTE
Arte é o conjunto de conhecimento e técnicas para se praticar qualquer
atividade humana.
Um artista precisa ser um inovador, criar e estar ou não a frente do seu
tempo.
A arte é um estilo de mostrar o
homem e o mundo através dos olhos de um artista.
·
Interpretar o mundo.
·
Provocar emoção e reflexão.
·
Expressar pensamento e visão.
·
Explicar e refletir a história.
·
Questionar a
realidade.
·
Representar
crenças e homenagear deuses; ideias; pessoas; entre muitas outras coisas.
·
Fugir da realidade.
·
Conhecer o mundo.
·
Expressar sentimento.
·
Usufruir do prazer estético.
·
Além de causar distração e entretenimento.
Tipos de Arte
ARTES CÊNICAS
Entende-se por artes cênicas toda a criação artística que necessita
obrigatoriamente da presença física de um ator interpretando ou de um
dançarino.
ARTES PLÁSTICAS.
Entende-se por artes plásticas todo trabalho manual realizado com um fim
artístico-estético.
Exemplos: Pintura, Escultura; Arquitetura.
ARTES VISUAIS
As artes visuais representam
um conjunto de manifestações artísticas, por exemplo, a pintura,
escultura, desenho, arquitetura, artesanato, teatro, fotografia, cinema, dança,
design, arte urbana, dentre outros.
Portanto, podemos concluir que a
arte desde os primeiros tempos serve para além de distrair... ... Ajudar o
homem a compreender a si mesmo!
Entenda a
arte (atividades)
Com base no material de apoio construa uma
definição de arte?
1. Podemos definir a arte:
(a) como a produção simbólica do ser humano.
(b) através do meio usado para a expressão artística.
(c) conforme sua utilidade.
(d) como uma manifestação natural do desenvolvimento humano.
(e) todas as anteriores.
2. Quais são os tipos de arte que homens produzem?
(a) visual
(b) corporal
(c) musical
(d) verbal
(e) mista
(f) todas as anteriores
3. O que é arte visual?
(a) É o tipo de arte captada pela visão.
(b) É uma
manifestação natural do ser humano.
(c) É um tipo de arte útil.
(d) É um tipo de arte feita para a apreciação.
(e) Todas as anteriores se completam.
4. Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso.
Em relação à Arte:
( ) A arte é o
conjunto das atividades humanas que visam a expressão de um ideal de beleza
estética, moral ou material através de uma atividade criativa.
( ) A definição de arte, no entanto é fruto de um processo
sócio cultural e depende do momento histórico em questão, variando bastante ao
longo do tempo
( ) A arte registra
as ideias e os ideais das culturas e etnias, sendo assim, importante para a
compreensão da história do homem e do mundo.
( ) A experiência do belo também se da através do contato
com coisas que não são arte, a natureza por exemplo.
( ) Deus colocou na natureza e no homem ideais de bom e de belo e cabe
ao homem através de sua evolução cultural entender e comunicar esses valores
através de códigos e signos desenvolvidos ao longa da historia.
5. Cite um exemplo de qualquer manifestação artística que
você presenciou.
6. O QUE ESPERA APRENDER COM A DISCIPLINA?
7. Cite 3 funções da arte e de um exemplo para cada função?
1)________________________________ 2)________________________________
3)________________________________]
COMUNICAÇÃO VISUAL
COMUNICAÇÃO VISUAL
Encontrem em revistas, gestos, expressões ou situações que
representam visualmente uma ideia, um sentimento ou um comunicado.
Em seguida cole a figura escolhida e acrescente a ela uma
frase chave que a represente:
Descreva abaixo com palavras e com imagens o significado
dos temas:
LIBERDADE –
__________________________________
CONHECIMENTO –
__________________________________
AMOR - __________________________________
OBSERVAÇÃO: COMENTE COM SUA
ARTICULADORA OS CONTEÚDOS QUE VOCÊ APLICOU E SE HOUVE MUDANÇAS.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
– ARTES
Nº 02
|
|
Tema: Vivência
e práticas educacionais no mundo tecnológico
|
Unidade Temática: Ciências e tecnologia
|
Objeto
do conhecimento: A Mulher na sociedade
A Arte
em nossas vidas- e os tipos de Arte
|
|
Ano: 9º Período: 09 a 23/03/2020 Nº de Aulas: 4
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF69AR02) Reconhecer a apreciar o papel a
mulher na sociedade e no meio em que vive.
(EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço.
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
|
· Conhecer mulheres que por meio da
relação com a arte realizou seus trabalhos no enfrentamento de diversos
preconceitos e resistência.
· Reconhecer, pesquisar e apreciar o
conceito de Arte e os tipos de Arte.
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
1ª
ETAPA:
Levantamento de Conhecimentos Prévio – As
diferentes imagens e suas características.
Na
primeira aula, o professor apresentará à classe o texto (Origem do dia
Internacional da mulher), faça a leitura da origem e socialize. Depois divida
a turma em grupos e peçam a eles que leiam sobre MULHERES
INESQUECÍVEIS. Cada grupo irá falar oralmente sobre
elas.
Em seguida faça um sorteio sobre algumas
profissões de mulheres, seguindo o roteiro em anexo e distribua aos grupos.
2ª ETAPA:
Ao
iniciar a aula faça uma socialização sobre mulheres inesquecíveis, em seguida
dê oportunidade aos grupos para as apresentações dos trabalhos.
3ª
ETAPA:
O professor terá uma
conversa informal com os alunos a respeito da Arte, em seguida aplicar o
texto e a atividade: A ARTE EM NOSSA VIDA, em
anexo.
4ª
ETAPA:
O professor irá
introduzir o conteúdo – O que é Arte e tipos de Arte.
Texto em anexo
|
|
RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( X )
Jornal; ( X ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente a
produção; ( ) Informativos; ( )
Outros:
|
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( )
Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo e ou
do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X )
Avaliação da participação; ( )Outros:
|
|
Trabalho em Grupo
8º e 9º ano
Qual o papel da mulher na sociedade brasileira?
Dividir a turma em grupos. Cada grupo pesquisará um dos seguintes itens,
que serão sorteados. A pesquisa será apresentada oralmente, e deverá contar um
recurso audiovisual. Para cada assunto, trazer a biografia de uma mulher que
foi destaque.
Conquistas das mulheres brasileiras:
- Mulher no esporte
- Mulher na cultura (Música)
- Mulher na cultura (Educação)
- Mulher na cultura (Literatura)
- Mulher na cultura (Arte)
- Lei Maria da Penha
- A mulher e o mercado de trabalho
- Evolução da moda feminina
- Direito ao voto e à carreira política
1-Do que a nossa vida está cercada?
R: Está cercada de arte por todos os lados.
2-O que podemos observar nos nossos objetos e do nosso
cotidiano?
R: Podemos observar a presença da arte.
3-O que há em todos os objetos?
R: Em todos os objetos há um pouco da ARTE APLICADA.
4-O que está em todas as culturas?
R: Está o esforço para produzir objetos bonitos, agradáveis ao
olhar, atraentes e harmoniosos.
BREVE INTRODUÇÃO AO
ESTUDO DA ARTE
Arte é o conjunto de conhecimento e técnicas para se praticar qualquer
atividade humana.
Um artista precisa ser um inovador, criar e estar ou não a frente do seu
tempo.
A arte é um estilo de mostrar o
homem e o mundo através dos olhos de um artista.
·
Interpretar o mundo.
·
Provocar emoção e reflexão.
·
Expressar pensamento e visão.
·
Explicar e refletir a história.
·
Questionar a
realidade.
·
Representar
crenças e homenagear deuses; ideias; pessoas; entre muitas outras coisas.
·
Fugir da realidade.
·
Conhecer o mundo.
·
Expressar sentimento.
·
Usufruir do prazer estético.
·
Além de causar distração e entretenimento.
Tipos de Arte
ARTES CÊNICAS
Entende-se por artes cênicas toda a criação artística que necessita
obrigatoriamente da presença física de um ator interpretando ou de um
dançarino.
ARTES PLÁSTICAS.
Entende-se por artes plásticas todo trabalho manual realizado com um fim
artístico-estético.
Exemplos: Pintura, Escultura; Arquitetura.
ARTES VISUAIS
As artes visuais representam
um conjunto de manifestações artísticas, por exemplo, a pintura,
escultura, desenho, arquitetura, artesanato, teatro, fotografia, cinema, dança,
design, arte urbana, dentre outros.
Portanto, podemos concluir que a
arte desde os primeiros tempos serve para além de distrair... ... Ajudar o
homem a compreender a si mesmo!
Entenda a
arte (atividades)
Com base no material de apoio construa uma
definição de arte?
1. Podemos definir a arte:
(a) como a produção simbólica do ser humano.
(b) através do meio usado para a expressão artística.
(c) conforme sua utilidade.
(d) como uma manifestação natural do desenvolvimento humano.
(e) todas as anteriores.
2. Quais são os tipos de arte que homens produzem?
(a) visual
(b) corporal
(c) musical
(d) verbal
(e) mista
(f) todas as anteriores
3. O que é arte visual?
(a) É o tipo de arte captada pela visão.
(b) É uma
manifestação natural do ser humano.
(c) É um tipo de arte útil.
(d) É um tipo de arte feita para a apreciação.
(e) Todas as anteriores se completam.
4. Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso.
Em relação à Arte:
( ) A arte é o
conjunto das atividades humanas que visam a expressão de um ideal de beleza
estética, moral ou material através de uma atividade criativa.
( ) A definição de arte, no entanto é fruto de um processo
sócio cultural e depende do momento histórico em questão, variando bastante ao
longo do tempo
( ) A arte registra
as ideias e os ideais das culturas e etnias, sendo assim, importante para a
compreensão da história do homem e do mundo.
( ) A experiência do belo também se da através do contato
com coisas que não são arte, a natureza por exemplo.
( ) Deus colocou na natureza e no homem ideais de bom e de belo e cabe
ao homem através de sua evolução cultural entender e comunicar esses valores
através de códigos e signos desenvolvidos ao longa da historia.
5. Cite um exemplo de qualquer manifestação artística que
você presenciou.
6. O QUE ESPERA APRENDER COM A DISCIPLINA?
7. Cite 3 funções da arte e de um exemplo para cada função?
1)________________________________ 2)________________________________ 3)________________________________
COMUNICAÇÃO VISUAL
Encontrem em revistas, gestos, expressões ou situações que
representam visualmente uma ideia, um sentimento ou um comunicado.
Em seguida cole a figura escolhida e acrescente a ela uma
frase chave que a represente:
Descreva abaixo com palavras e com imagens o significado
dos temas:
LIBERDADE –
__________________________________
CONHECIMENTO –
__________________________________
AMOR - __________________________________
|
OBSERVAÇÃO: COMENTE COM SUA
ARTICULADORA OS CONTEÚDOS QUE VOCÊ APLICOU E SE HOUVE MUDANÇAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário