10ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema: Itamaraju
em Foco-História da Música(Educação Musical/Música Religiosa/Artistas da
Terra) Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e
Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas,Matrizes
Estéticas e Culturais
Cidade, Cultura e
Práticas Culturais |
Unidade Temática: Música
e Artes Integradas Ano:
8º Período:04/10 a 30/10/2021
Aulas:8 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da
apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e
circulação, relacio - nando as práticas musicais às diferentes dimen - sões
da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes
tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e
responsável. (EF15AR98BA)
Identificar, reconhecer e explorar fontes históricas de materiais sonoros
provenien - tes dos sintetizadores de som, reconhecendo tim - bres de
instrumentos musicais na sua diversidade artística e cultural (EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as
diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das
produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura
local e das produções dos educandos dentro e fora da escola. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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Experimentar a ludicidade, a percepção,
a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora
dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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PROJETO QUEM SABE CANTA, QUEM NÃO SABE DANÇA O professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos
alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o aluno
gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo,
desde que não faça apologia à droga, sexo e violência. O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança”
seguirá as seguintes etapas:
I.
Todos os alunos e alunas do Ensino
Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar; II.
Cada ano/série competirá somente
entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto,
alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante; III.
A classificação dar-se-á da seguinte
forma: ü A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de
uma comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as
melhores indicadas pelos professores do componente curricular; ü A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de
cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares. IV.
O desafio consiste em o (a) aluno (a)
gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode,
forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc) V.
O vídeo deverá ser gravado em casa e
não em locais públicos; VI.
Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a)
aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence; VII.
O aluno deverá aparecer no vídeo com
a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação; VIII.
O período para a realização da etapa
escolar será 09/10 a 23/10/2021 IX.
O aluno (a) poderá ser desclassificado
caso não seguir as descrições deste regulamento; X.
Os professores de Arte deverão
encaminhar em 24/10/2021 à Articulação de área os vídeos que foram
selecionados; XI Os vídeos e fotos dos
campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes
sociais. XII No dia 30/10/2021 será
para a etapa final onde os alunos deverão se apresentar a comissão julgadora
e em seguida será divulgado os vencedores. 1ª Aula:
1º Etapa: Professor, pensando no momento
pandêmico pelo qual estamos passando nada melhor do que entender um pouco
mais sobre o universo musical e como ele pode nos ajudar. Apresente aos
alunos o vídeo abaixo e em seguida faça os seguintes levantamentos prévios:
https://www.youtube.com/watch?v=6PpdlhZecVs
– Música com sons da natureza ·
Você sabia que a música é a única capaz de
mobilizar todas as áreas do cérebro? ·
É com a música que também podemos melhorar a
nossa saúde mental. Você costuma ouvir músicas quando está triste? Explique ·
A música acende diversas áreas dos cérebros,
transformando-o as três grandes áreas: mudanças estruturais, funcionais e de
conectividade. Você pode reproduzir o
desenho do cérebro em seu caderno, fique à vontade para pintar da cor que
melhor representar Musicoterapia 2º Etapa: É hora de caracterizar o processo de
musicoterapia. Apresente aos alunos os textos e em seguida faça a atividade. O que é musicoterapia? Trata-se
de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação,
expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma
de se relacionar dos seus pacientes. Pode
ser utilizado em qualquer área que haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando
ou atuando como medida de prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade
de vida. Como a
música age no cérebro?
Um
estudo publicado em 2014 analisou como o cérebro funciona quando sob
influência de música. Nesse
estudo, os pesquisadores colocaram músicos de jazz para tocar seus
instrumentos enquanto faziam uma ressonância magnética do cérebro. Essa
prática serviu para averiguar quais partes do cérebro se acendiam quando os
músicos estavam tocando. Como
funciona a musicoterapia?
É
bastante difícil descrever o que acontece em uma sessão de musicoterapia,
pois existem diversas abordagens de tratamento. Ele
pode ser realizado com o paciente passivo, somente escutando o
musicoterapeuta tocando, ou ativo, ou seja, participando e fazendo música com
o terapeuta. Essas sessões de terapia são muito úteis para ajudar no
desenvolvimento de habilidades comunicativas e de autoexpressão. Atividade 1.
De que forma a música está presente em
sua vida? 2.
Você gosta de ouvir músicas? Quais
ritmos você prefere? 3.
O que é a musicoterapia? 4.
Como a música age no cérebro? 5.
Qualquer tipo de música pode ser usado
na musicoterapia? Explique: 2ªAula: MÚSICA RELIGIOSA Música religiosa, ou música litúrgica é a
música executada ou composta para fins religiosos. É oposta à música profana ou secular, e varia sua forma e seu
propósito de acordo com a religião. MÚSICA
CRISTÃ Não há registro da música cristã dos
primórdios, à exceção de alguns poucos fragmentos do Novo Testamento que provavelmente
eram hinos. Sendo judeu, Jesus Cristo e seus discípulos
provavelmente cantavam salmos, assim como os seus discípulos
à época. Durante a Idade Média, o conceito de música sacra, para distingui-la da música
do povo, e este é provavelmente o núcleo principal da tradição musical
cristã. As vertentes pentecostais, no entanto, têm usado a
chamada música gospel em seus cultos, que tendem a misturar a música popular com hinos
de louvores a Deus. A
versão católica deste novo movimento é a música católica popular. Também existe a música
bizantina, usada pela Igreja Ortodoxa e desenvolvida desde o século III, o
Cristianismo é rico em diversidade musical sacra, como o canto gregoriano,
bizantino e outros. MÚSICA JUDAICA A
música mais antiga das sinagogas foi
baseada no mesmo sistema musical do templo de Jerusalém.
Um dos registros mais notáveis da música judaica eram os salmos de Davi. A
música dos sefarditas surgiu
na Espanha medieval,
com os cancioneros na corte real, e sofreram diversas
influências externas de música popular. O texto geralmente era escrito
em ladino ou
em hebraico. MÚSICA ISLÂMICA A tradição musical islâmica recebeu
influências da música erudita da Arábia, da Pérsia e da Índia, e segue certos
princípios definidos pelo Alcorão. Devem sempre ser cantadas em árabe e sem
acompanhamentos de qualquer instrumento musical que não sejam os de percussão. Atividade: 1.
Faça um pequeno texto descrevendo o que
é uma música cristâ para você. 2.
Qual o significado das palavras? a)
Religiosos- b)
Profana- c)
Salmos- d)
Pentecostais- e)
Cristã- f)
Hebraico- g)
Sefarditas- h)
Medieval i)
Ladino- j)
Alcorão- k)
Sinagogas- 3ª Aula:
Vamos
revisar um pouco sobre a origem da música, e assim descobrir quais os
aspectos dessa arte precisam ser reforçados para que os alunos entendam a
semelhanças e diferenças entre os períodos.
Atividade ·
Faça um mapa mental que contenha as
informações contidas no quadro de forma que fique tudo bem resumido e escrito
com as suas próprias palavras EX: 4ª Aula:
Professor,
é hora de trazer a música para sua aula! Apresente aos alunos a música “Amar
é...” do grupo Roupa Nova, em seguida peça para que eles escolham um verso da
música e façam a negativa desse verso, trazendo o conceito de: “não é amor
quando...”. A ideia é que seja trabalhado aspectos da criticidade do aluno
com relação a interpretação do ato de amar. 1ª
Etapa: Esse momento é destinado para conhecer a música
e identificar como o autor disse representa ao amor: Assista
ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GwgXWbosORg
– A canção do grupo Roupa Nova falar sobre o ato de amar. Veja também os
versos: Amar é... Amar Amar Suspirar sem perceber O amor é um furacão O amor é estação Amar Suspirar sem perceber 2ª
Etapa: Reserve um tempo para explicar a atividade e
assim conseguir extrair dos alunos exatamente o que se pede. Atividade 1.
Vimos que através da música
conseguimos expressar vários sentimentos. Identifique no texto e copie em seu
caderno o verbo amar, e como o autor significou: Ex: 1ª
Estrofe: Verbo ≥ Amar ❤ É
a lua ser a luz do seu olhar (estar com os olhos brilhando) Luz
que debruçou em mim (a pessoa fica iluminada) Prata
que caiu no mar 2.
Os versos abaixo falam sobre amar, veja
como autor significou: ·
“Amar
é ver o outro como a ti mesmo.” Você conhece a origem dessa frase? ·
Segundo o autor o que é preciso para
amar de coração puro? ·
Agora é sua vez de falar um pouco sobre
esse sentimento! Tanto a música quanto o trecho acima falam sobre como amar,
descreva com suas palavras o que não é amor. Você pode começar assim... “Não é amor quando
...” 5ª Aula:
A
música pode ser vista também como uma ciência? Professor, é hora de trabalhar
aspectos mais profissionais da música, e para isso vamos ver um pouco sobre
notação musical Notação Musical ·
Você já ouviu falar sobre as notas
musicais DO – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI? O sistema de notação ocidental moderno é o
sistema gráfico que utiliza símbolos escritos sobre uma pauta de 5 linhas
paralelas e eqüidistantes e que formam entre si quatro espaços. A pauta onde
ficam as notas _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Contam-se
as linhas e os espaços da pauta de baixo para cima. Primeiro:
A nota que está num espaço não deve passar para a linha de cima nem para a de
baixo. Segundo:
A nota que está numa linha ocupa a metade do espaço superior e a metade do
espaço inferior. O
elemento básico de qualquer sistema de notação musical é a NOTA, que
representa um único som e suas características básicas (parâmetros do som):
DURAÇÃO e ALTURA. Veja: Os
sistemas de notação também permitem representar diversas outras
características, tais como variações de intensidade, expressão ou técnicas de
execução instrumental. Atividade: 1)
Quais são as notas musicais? 2)
Como é chamado o sistema de notação
ocidental moderno? Como ele é escrito? 3)
Além de representar parâmetros
básicos do som, que outras coisas são possíveis ver nesse sistema? 4)
Reproduza no seu caderno os
desenhos das notas abaixo:
6ª Aula: É hora de retornar ao
assunto Educação Musical. Explique como funciona a notação musical. Clave: o que
é e para que serve? A
notação musical é relativa e por isso, para escrevermos as notas na pauta(linhas)
precisamos usar CLAVES, espécie de chaves auxiliares. A clave indica a
posição de uma das notas. Assim, todas as demais são lidas em referência a essa nota. Cada tipo de clave define uma nota diferente de referência.
Dessa maneira, a "chave" usada para decifrar a pauta é a clave,
pois é ela que vai dizer como as notas devem ser lidas. Se na 2ª
linha tivermos um sol, no espaço seguinte teremos um lá e na 3ª linha um si. As notas são nomeadas sucessivamente de acordo
com a ordem das notas da escala. Atualmente usam-se três tipos de clave: de
Sol, de Fá e de Dó Veja como é fácil: https://www.youtube.com/watch?v=MRyy67TLXPQ – Notação musical Atividade 1) Identifique
quais são as notas que produzem sons mais agudos: 2) Localizada
na primeira sequência no ciclo de 7 notas. Qual é a nota considerada mais
grave? 3) Como
clave auxilia na leitura da pauta? 7ª Aula: Artista da terra – Bruno
Caliman
Filho de pai capixaba e mãe baiana, Bruno Caliman, viveu parte dos
primeiros anos nas cidades Marilândia e Vila Velha (ambas no Espírito Santo)
e depois viveu também na cidade baiana Itamaraju e até que se mudou para a
cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia. Sendo compositor letrista de grandes sucessos da
música brasileira em vários gêneros musicais, como Domingo de Manhã, Locutor,
Seu polícia, 24 Horas Essas são as mais famosas, mas o talentoso Bruno, tem
um histórico gigante, de grandes sucessos.
Bruno começou a compor depois que entrou em uma banda que chamava-se
Panela Puc em Itamaraju, banda que tocava besteirol estilo Mamonas
Assassinas. A banda durou até meados de 1998, e Bruno seguiu tocando nas
calçadas, barzinhos acompanhado apenas de seu fiel escudeiro, o violão,
começou a gravar também, pequenos jingles publicitários, e de tanto ouvir que
cada jingle criado deveria ser tipo um chicletinho, no sentido de ter que
grudar, nesse caso, na mente das pessoas, não teve outro caminho, Bruno criou
os sucessos que ouvimos hoje e que ficam em nossa mente. Segundo Bruno, o
início de sua carreira, coincidiu com o novo boom da música sertaneja no
Brasil, mas como sempre ouvia muito Renato Teixeira, Almir Sater, ele acabou
se identificando com essa turma.
Bruno se considera um cientista maluco, onde seu dormitório é o seu
laboratório, onde ele mistura as coisas para ver se explode, não é à toa que
o artista tem músicas classificadas até em festivais de MPB, músicas gravadas
na Espanha, Argentina e Portugal, além de trilhas sonoras de novelas. Calimanismo Com o passar do tempo, Caliman foi criando um
estilo próprio, que muita gente apelidou de calimanismo. Segundo ele mesmo, é falar de amor sem usar
o verbo amar. Suas músicas têm expressões mais autênticas e coloquiais, como
"velhinha gagá" na música "Te Esperando" gravada e
lançada por Luan Santana em 2013. Acaba criando canções mais modernas e que
abordam o cotidiano das pessoas, sobretudo do jeito de amar. Atividade 1) Quem
é Bruno Caliman? 2) Você
já ouviu falar em Bruno Caliman, sabia que ele era um artista de nossa
cidade? 3) Você
conhece mais músicas do artista? 4) Como
iniciou a história de Bruno Caliman na
música brasileira? 5) O
que o autor quer dizer nas estrofes abaixo: a) (...)
vai sentar numa cadeira de balanço e lembrar de quando tinha 20 anos (...). b) (...)
na fila de um banco um lance assim sem graça(...). 6) Qual
o estilo das músicas de Bruno Caliman? 7) O
Calimanismo é um estilo próprio de compor músicas do Bruno. Ele diz
que é falar de amor sem usar o verbo amar. Escreva 2 frases que falem de amor
sem necessariamente usar o verbo amar. 8ª Aula: Professor peça aos alunos que assistam o
vídeo: https://www.facebook.com/groups/2374083916225541/permalink/2391013247865941/?sfnsn=wiwspwa é
FINCA °°/// MOMENTO FAMÍLIA: 1.
Pergunte
a alguém da sua família se conhece ou ouviu falar sobre o professor Roque e
sua família. Registre no seu caderno. 2.
Lembre-se
de enviar a atividade para a sua professora. Fontes: https://www.youtube.com/watch?v=MRyy67TLXPQ https://www.google.com/search?q=m%C3%BAsica+religiosa&rlz= https://www.youtube.com/watch?v=6PpdlhZecVs https://www.youtube.com/watch?v=GwgXWbosORg Vídeo Crônica de Elias Botelho |
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RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; (x
) Outros: |
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AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (
) Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
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