SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 04/10 A 30/10/2021

 

10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Itamaraju em Foco-História da Música(Educação Musical/Música Religiosa/Artistas da Terra)

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas,Matrizes Estéticas e Culturais Cidade, Cultura e Práticas Culturais  

Unidade Temática: Música e Artes Integradas     Ano:     Período:04/10  a 30/10/2021   Aulas:8                              

HABILIDADES

 

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacio - nando as práticas musicais às diferentes dimen - sões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR35)  Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF15AR98BA) Identificar, reconhecer e explorar fontes históricas de materiais sonoros provenien - tes dos sintetizadores de som, reconhecendo tim - bres de instrumentos musicais na sua diversidade artística e cultural

(EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 

                                     

 

PROJETO QUEM SABE CANTA, QUEM NÃO SABE DANÇA

O professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo e violência.

O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as seguintes etapas:

        I.            Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;

      II.            Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante;

   III.            A classificação dar-se-á da seguinte forma:

ü  A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas pelos professores do componente curricular;

ü  A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.

   IV.            O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc)

     V.            O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;

   VI.            Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence;

VII.            O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação;

VIII.            O período para a realização da etapa escolar será 09/10 a 23/10/2021

   IX.            O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento;

     X.            Os professores de Arte deverão encaminhar em 24/10/2021 à Articulação de área os vídeos que foram selecionados;

XI      Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais.

XII    No dia 30/10/2021 será para a etapa final onde os alunos deverão se apresentar a comissão julgadora e em seguida será divulgado os vencedores.

 

1ª Aula:

1º Etapa: Professor, pensando no momento pandêmico pelo qual estamos passando nada melhor do que entender um pouco mais sobre o universo musical e como ele pode nos ajudar. Apresente aos alunos o vídeo abaixo e em seguida faça os seguintes levantamentos prévios:

https://www.youtube.com/watch?v=6PpdlhZecVs – Música com sons da natureza

·         Você sabia que a música é a única capaz de mobilizar todas as áreas do cérebro?

·         É com a música que também podemos melhorar a nossa saúde mental. Você costuma ouvir músicas quando está triste? Explique

·         A música acende diversas áreas dos cérebros, transformando-o as três grandes áreas: mudanças estruturais, funcionais e de conectividade.  Você pode reproduzir o desenho do cérebro em seu caderno, fique à vontade para pintar da cor que melhor representar

 

Musicoterapia

2º Etapa: É hora de caracterizar o processo de musicoterapia. Apresente aos alunos os textos e em seguida faça a atividade.

 

O que é musicoterapia?

Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes.

Pode ser utilizado em qualquer área que haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida.

Como a música age no cérebro?

Um estudo publicado em 2014 analisou como o cérebro funciona quando sob influência de música.

Nesse estudo, os pesquisadores colocaram músicos de jazz para tocar seus instrumentos enquanto faziam uma ressonância magnética do cérebro. Essa prática serviu para averiguar quais partes do cérebro se acendiam quando os músicos estavam tocando.

Como funciona a musicoterapia?

É bastante difícil descrever o que acontece em uma sessão de musicoterapia, pois existem diversas abordagens de tratamento.

Ele pode ser realizado com o paciente passivo, somente escutando o musicoterapeuta tocando, ou ativo, ou seja, participando e fazendo música com o terapeuta. Essas sessões de terapia são muito úteis para ajudar no desenvolvimento de habilidades comunicativas e de autoexpressão.

Atividade

 

1.    De que forma a música está presente em sua vida?

2.    Você gosta de ouvir músicas? Quais ritmos você prefere?

3.    O que é a musicoterapia?

4.    Como a música age no cérebro?

5.    Qualquer tipo de música pode ser usado na musicoterapia? Explique:

 

2ªAula: MÚSICA RELIGIOSA

 

Música religiosa, ou música litúrgica é a música executada ou composta para fins religiosos. É oposta à música profana ou secular, e varia sua forma e seu propósito de acordo com a religião.

MÚSICA CRISTÃ

Não há registro da música cristã dos primórdios, à exceção de alguns poucos fragmentos do Novo Testamento que provavelmente eram hinos. Sendo judeuJesus Cristo e seus discípulos provavelmente cantavam salmos, assim como os seus discípulos à época.

Durante a Idade Média, o conceito de música sacra, para distingui-la da música do povo, e este é provavelmente o núcleo principal da tradição musical cristã. As vertentes pentecostais, no entanto, têm usado a chamada música gospel em seus cultos, que tendem a misturar a música popular com hinos de louvores a Deus. A versão católica deste novo movimento é a música católica popular.

Também existe a música bizantina, usada pela Igreja Ortodoxa e desenvolvida desde o século III, o Cristianismo é rico em diversidade musical sacra, como o canto gregoriano, bizantino e outros.

MÚSICA JUDAICA

A música mais antiga das sinagogas foi baseada no mesmo sistema musical do templo de Jerusalém. Um dos registros mais notáveis da música judaica eram os salmos de Davi.

A música dos sefarditas surgiu na Espanha medieval, com os cancioneros na corte real, e sofreram diversas influências externas de música popular. O texto geralmente era escrito em ladino ou em hebraico.

MÚSICA ISLÂMICA

A tradição musical islâmica recebeu influências da música erudita da Arábia, da Pérsia e da Índia, e segue certos princípios definidos pelo Alcorão. Devem sempre ser cantadas em árabe e sem acompanhamentos de qualquer instrumento musical que não sejam os de percussão.

Atividade:

1.    Faça um pequeno texto descrevendo o que é uma música cristâ para você.

2.    Qual o significado das palavras?

 

a)    Religiosos-

b)    Profana-

c)    Salmos-

d)    Pentecostais-

e)    Cristã-

f)     Hebraico-

g)    Sefarditas-

h)    Medieval

i)     Ladino-

j)     Alcorão-

k)    Sinagogas-

 

3ª Aula: Vamos revisar um pouco sobre a origem da música, e assim descobrir quais os aspectos dessa arte precisam ser reforçados para que os alunos entendam a semelhanças e diferenças entre os períodos.

 

 

 

Idade Média

 

Na Idade das Trevas ou Idade Média a Igreja tinha forte influência sobre os costumes e culturas dos povos em toda a Europa. Muitas restrições eram impostas e, por essa razão, observamos o predomínio do canto gregoriano ou cantochão, porém houve um grande desenvolvimento da música mesmo com o direcionamento da igreja nas produções culturais e nessa fase a música popular também merece destaque com o surgimento dos trovadores e menestreis. É importante citar, na Idade Média, Guido d'Arezzo, um monge católico que "criou a pauta de cinco linhas, na qual definiu as alturas das notas e o nome de cada uma (...). Nasciam, assim, os nomes das notas musicais que conhecemos: dó,ré, mi, fá, sol, lá e si." (LDP, p.264).

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=ok62FnzN-lY

Renascimento

Nesse período, na Europa, cresce o interesse pela música profana (que não era religiosa). A música também é trabalhada em várias melodias, porém ainda as melhores composições musicais dessa época foram feitas para as igrejas.

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NTaszsewfaI

 

 

 

 

 

Barroco

 

A música barroca foi assim designada para delimitar o período da história da música que vai do aparecimento da ópera e do oratório até a morte do compositor, maestro e instrumentista Johann Sebastian Bach. A música barroca foi muito fértil contendo elaborações, brilhantismo e imponência não vistos anteriormente na história da música, fato esse, talvez, devido à oposição aos modos gregorianos até então vigentes. A criação aflorou no período barroco e diversos gêneros musicais foram criados.

Ouça a música barroca:

https://www.youtube.com/watch?v=e9pVW679mok

Atividade

·         Faça um mapa mental que contenha as informações contidas no quadro de forma que fique tudo bem resumido e escrito com as suas próprias palavras

EX:

 

4ª Aula: Professor, é hora de trazer a música para sua aula! Apresente aos alunos a música “Amar é...” do grupo Roupa Nova, em seguida peça para que eles escolham um verso da música e façam a negativa desse verso, trazendo o conceito de: “não é amor quando...”. A ideia é que seja trabalhado aspectos da criticidade do aluno com relação a interpretação do ato de amar.

1ª Etapa: Esse momento é destinado para conhecer a música e identificar como o autor disse representa ao amor:

 

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=GwgXWbosORg – A canção do grupo Roupa Nova falar sobre o ato de amar. Veja também os versos:

 

Amar é...

Amar
É quando não dá mais pra disfarçar
Tudo muda de valor
Tudo faz lembrar você

Amar
É a lua ser a luz do seu olhar
Luz que debruçou em mim
Prata que caiu no mar

Suspirar sem perceber
Respirar o ar que é você
Acordar sorrindo
Ter o dia todo pra te ver

O amor é um furacão
Surge no coração
Sem ter licença pra entrar
Tempestade de desejos
Um eclipse no final de um beijo

O amor é estação
É inverno, é verão
É como um raio de sol
Que aquece e tira o medo
De enfrentar os riscos
Se entregar...

Amar
É envelhecer querendo te abraçar
Dedilhar num violão
A canção pra te ninar

Suspirar sem perceber
Respirar o ar que é você
Acordar sorrindo
Ter o dia todo pra te ver...

 

2ª Etapa: Reserve um tempo para explicar a atividade e assim conseguir extrair dos alunos exatamente o que se pede.

Atividade

1.     Vimos que através da música conseguimos expressar vários sentimentos. Identifique no texto e copie em seu caderno o verbo amar, e como o autor significou:

Ex: 1ª Estrofe: Verbo ≥ Amar

É a lua ser a luz do seu olhar

(estar com os olhos brilhando)

Luz que debruçou em mim

(a pessoa fica iluminada)

Prata que caiu no mar

 

2.    Os versos abaixo falam sobre amar, veja como autor significou:

                                   

 

 

 

·            “Amar é ver o outro como a ti mesmo.” Você conhece a origem dessa frase?

·         Segundo o autor o que é preciso para amar de coração puro?

·         Agora é sua vez de falar um pouco sobre esse sentimento! Tanto a música quanto o trecho acima falam sobre como amar, descreva com suas palavras o que não é amor.

Você pode começar assim... “Não é amor quando ...”

 

 

5ª Aula: A música pode ser vista também como uma ciência? Professor, é hora de trabalhar aspectos mais profissionais da música, e para isso vamos ver um pouco sobre notação musical

 

Notação Musical

 

·        Você já ouviu falar sobre as notas musicais DO – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI?

O sistema de notação ocidental moderno é o sistema gráfico que utiliza símbolos escritos sobre uma pauta de 5 linhas paralelas e eqüidistantes e que formam entre si quatro espaços.

A pauta onde ficam as notas

 A pauta musical também é chamada de PENTAGRAMA. Veja:

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Contam-se as linhas e os espaços da pauta de baixo para cima.

Primeiro: A nota que está num espaço não deve passar para a linha de cima nem para a de baixo.

 

Segundo: A nota que está numa linha ocupa a metade do espaço superior e a metade do espaço inferior.

 

O elemento básico de qualquer sistema de notação musical é a NOTA, que representa um único som e suas características básicas (parâmetros do som): DURAÇÃO e ALTURA. Veja:

                 

Os sistemas de notação também permitem representar diversas outras características, tais como variações de intensidade, expressão ou técnicas de execução instrumental.

Atividade:

1)      Quais são as notas musicais?

2)      Como é chamado o sistema de notação ocidental moderno? Como ele é escrito?

3)      Além de representar parâmetros básicos do som, que outras coisas são possíveis ver nesse sistema?

4)      Reproduza no seu caderno os desenhos das notas abaixo:

 

        

 

6ª Aula: É hora de retornar ao assunto Educação Musical. Explique como funciona a notação musical.

 

                          

Clave: o que é e para que serve?

 

 

          A notação musical é relativa e por isso, para escrevermos as notas na pauta(linhas) precisamos usar CLAVES, espécie de chaves auxiliares. A clave indica a posição de uma das notas. Assim, todas as demais

são lidas em referência a essa nota. Cada tipo de clave define uma nota diferente de referência. Dessa maneira, a "chave" usada para decifrar a pauta é a clave, pois é ela que vai dizer como as notas devem ser lidas.

 Se na 2ª linha tivermos um sol, no espaço seguinte teremos um lá e na 3ª linha um si.

As notas são nomeadas sucessivamente de acordo com a ordem das notas da escala. Atualmente usam-se três tipos de clave: de Sol, de Fá e de Dó

 

Veja como é fácil: https://www.youtube.com/watch?v=MRyy67TLXPQ – Notação musical

 

 

 

 

Atividade

 

1)      Identifique quais são as notas que produzem sons mais agudos:

2)      Localizada na primeira sequência no ciclo de 7 notas. Qual é a nota considerada mais grave?

3)      Como clave auxilia na leitura da pauta?

 

7ª Aula:

Artista da terra – Bruno Caliman

                Filho de pai capixaba e mãe baiana, Bruno Caliman, viveu parte dos primeiros anos nas cidades Marilândia e Vila Velha (ambas no Espírito Santo) e depois viveu também na cidade baiana Itamaraju e até que se mudou para a cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia.

Sendo compositor letrista de grandes sucessos da música brasileira em vários gêneros musicais, como Domingo de Manhã, Locutor, Seu polícia, 24 Horas Essas são as mais famosas, mas o talentoso Bruno, tem um histórico gigante, de grandes sucessos.

             Bruno começou a compor depois que entrou em uma banda que chamava-se Panela Puc em Itamaraju, banda que tocava besteirol estilo Mamonas Assassinas. A banda durou até meados de 1998, e Bruno seguiu tocando nas calçadas, barzinhos acompanhado apenas de seu fiel escudeiro, o violão, começou a gravar também, pequenos jingles publicitários, e de tanto ouvir que cada jingle criado deveria ser tipo um chicletinho, no sentido de ter que grudar, nesse caso, na mente das pessoas, não teve outro caminho, Bruno criou os sucessos que ouvimos hoje e que ficam em nossa mente. Segundo Bruno, o início de sua carreira, coincidiu com o novo boom da música sertaneja no Brasil, mas como sempre ouvia muito Renato Teixeira, Almir Sater, ele acabou se identificando com essa turma.

               Bruno se considera um cientista maluco, onde seu dormitório é o seu laboratório, onde ele mistura as coisas para ver se explode, não é à toa que o artista tem músicas classificadas até em festivais de MPB, músicas gravadas na Espanha, Argentina e Portugal, além de trilhas sonoras de novelas.

 

Calimanismo

 

Com o passar do tempo, Caliman foi criando um estilo próprio, que muita gente apelidou de calimanismo.  Segundo ele mesmo, é falar de amor sem usar o verbo amar. Suas músicas têm expressões mais autênticas e coloquiais, como "velhinha gagá" na música "Te Esperando" gravada e lançada por Luan Santana em 2013. Acaba criando canções mais modernas e que abordam o cotidiano das pessoas, sobretudo do jeito de amar.

 

Atividade

1)         Quem é Bruno Caliman?

 

2)         Você já ouviu falar em Bruno Caliman, sabia que ele era um artista de nossa cidade?

 

3)         Você conhece mais músicas do artista?

 

4)         Como iniciou a história de  Bruno Caliman na música brasileira?

 

5)         O que o autor quer dizer nas estrofes abaixo:

a)         (...) vai sentar numa cadeira de balanço e lembrar de quando tinha 20 anos (...).

b)         (...) na fila de um banco um lance assim sem graça(...).

 

6)         Qual o estilo das músicas de Bruno Caliman?

 

7)         O Calimanismo é um estilo próprio de compor músicas do Bruno. Ele diz que é falar de amor sem usar o verbo amar. Escreva 2 frases que falem de amor sem necessariamente usar o verbo amar.

 

8ª Aula:

  

 

 

 

Professor peça aos alunos que assistam o vídeo:

https://www.facebook.com/groups/2374083916225541/permalink/2391013247865941/?sfnsn=wiwspwa

 

 

 é FINCA °°///

 

MOMENTO FAMÍLIA:

1.    Pergunte a alguém da sua família se conhece ou ouviu falar sobre o professor Roque e sua família. Registre no seu caderno.

2.    Lembre-se de enviar a atividade para a sua professora.

 

 

 

Fontes:

 

 https://www.youtube.com/watch?v=MRyy67TLXPQ 

https://www.google.com/search?q=m%C3%BAsica+religiosa&rlz=

https://www.youtube.com/watch?v=6PpdlhZecVs

https://www.youtube.com/watch?v=GwgXWbosORg

Vídeo Crônica de Elias Botelho

 

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (x  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  ( ) Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

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