5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8ºANO 2023

 

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: Sustentabilidade no sentido mais significativo: Amor à vida, por todas as formas de vida e para vida (A Arte da Fotografia/História do Cinema)

Temas Contemporâneos/ Integradores:

 Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia

Objeto do Conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas     Ano: 8º      Período: 29/05 a 07/07/2023    Aulas: 10

HABILIDADES

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

 (EF69AR05) experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

 (EF69AR056) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção artística.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

 

6. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1°AULA

1ºMomento: FOTOGRAFIA E SUA ORIGEM

 

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

·         Você tem o costume de tirar selfies? Quais equipamentos costumam utilizar, celular ou câmeras fotográficas?

·          Qual App que você mais gosta de usar, para edição?

·          Você sabe o que é revelar fotos? Possui fotos impressas em sua casa?

2ª Momento: Faça a leitura compartilhada com os alunos, de maneira que seja trabalhada a oralidade e a interpretação textual.

 

O QUE É FOTOGRAFIA?

 

• Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo.

 

• Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno

 

 

ORIGEM DA FOTOGRAFIA

 

A origem etimológica de “fotografia” vem do grego e significa "gravar com luz": "foto" (luz) e "graphein" (escrever, gravar).

 

As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam da antiguidade.

Na Grécia Antiga, foi criado um aparelho chamado "câmera obscura", capaz de criar imagens invertidas. Ele é considerado o precursor das câmeras fotográficas. A autoria do dispositivo é comumente atribuída a Aristóteles. O aparelho foi sendo ajustado e usado por artistas e cientistas até a invenção da fotografia.

 

                          

                                   Ilustração do século XIX mostra pessoa usando uma câmera escura. Foto: domínio público

Foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.

Em 1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol.

Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a contribuir com esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais expostos à ação da luz.

No ano de 1725, foi a vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood (1771-1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes.

COMO SURGIU A IMAGEM COLORIDA

 

·  As imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com os estudos de muitas pessoas, houve a primeira imagem colorida.

 

 • A primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot utilizando recursos com papeis fotossensíveis e outras folhas de papel para produzir imagens positivas.

 

          

        William Talbot

 

• William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse projeto que se chamava Photographie.

 

3ºMomento: Atividade

 

1) Qual a origem e o que significa a palavra fotografia?

2) Cite 3 utilidades da fotografia.

3) Como surgiram as imagens coloridas?

4) Qual o nome do brasileiro que desenvolveu negativos? Explique por que ele demorou a ser reconhecido?

5) Sabemos que a fotografia como arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa e com contextos diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se pede:

·         A fotografia acima foi tirada durante a Guerra do Vietnã. Observando a figura quais sensações e emoções ela transmite?

·         Narre a situação em que ela foi tirada, o que você acha que estava acontecendo?

·         Analisando o foco que o artista deu a foto o que você acha que ele quis transmitir? Ele conseguiu?

 

Obs.: Como sugestão de atividade interativa com a turma pode-se utilizar o anexo “Brincadeira com fotografias”

Obs: Para próxima aula ( Peça para que os alunos tragam xerox de suas fotos antigas até os dias atuais para que montem em sala de aula a sua própria linha do tempo descrevendo cada foto com data, local e uma descrição sobre cada período).

 

2° AULA

1ºMomento: Evolução das máquinas fotográficas

Utilize o anexo 1 para abordar sobre a linha do tempo da máquina fotográfica.

O Professor pode imprimir as imagens do anexo e expor para os alunos ou exibir com algum suporte tecnológico (TV, Vídeo show, etc...)

           

Caso queira aprofundar um pouco mais sobre o assunto assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uGpiMj-UiKE&t=551s

 

2ªMomento:

É hora de construirmos uma linha do tempo da evolução da fotografia sobre a vida do próprio aluno:

Peçam para que os alunos tragam xerox de suas fotos antigas até os dias atuais para que montem em sala de aula a sua própria linha do tempo descrevendo cada foto com data, local e uma descrição sobre cada período.

 

 

3°AULA  

1ºMomento: TIPOS DE FOTOGRAFIA

Faça a leitura compartilhada com os alunos e em seguida peça para que expliquem as principais diferenças encontradas entre um e outro tipo.

Indicação de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sYXVQPNJBEQ – Fine Art o que define uma fotografia artística (acessado em 18/05/2023)

·         Fotografia jornalística ou documental – ilustra ou registra algum momento histórico ou notícia. Sendo de golpes às mudanças climáticas. Este tipo de fotografia revela verdades desagradáveis, e grava para a posteridade aqueles eventos que alguns preferiam esquecer.

·          Fotografia de moda – servem para destacar as roupas dos grandes estilistas e os modelos.

·          Fotografia publicitária ou de objeto – é a fotografia que tem como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou serviço.

·         Fotografia artística ou Fine Art – é o meio de expressão de um artista. Neste tipo de fotografia o mais importante são as coleções de imagens que se relacionam entre si. Contam uma história.

               

·         Fotografias privados ou pessoais – retratam momentos importantes da vida das pessoas como casamentos, aniversários, nascimentos, formaturas, etc. Também estão nos documentos como o RG, no passaporte e na carteira de motorista.

·         Fotografia de paisagens – é comparada à pintura de paisagens, retrata lugares.

·         Fotografia de vida selvagem – retratam os animais na natureza e despertam o senso de respeito e admiração e responsabilidade pelo meio ambiente.

 

2ºMomento:       Atividade

1.      O que é a fotografia Fine Art?

2.      Qual a diferença entre a fotografia de paisagens e a fotografia de vida selvagem?

3.      Qual o objetivo da fotografia de moda?

4.      Pesquise: Quem é o fotografo Vik Muniz?

5.      De que forma você tem acesso ao universo fotográfico?

6.      Você será o artista: CRIE TRÊS FOTOGRAFIAS COM PERSPECTIVA

Exemplos:

       

     

4°AULA

1ºMomento: Fotografia e Colagem

 

COMO SURGIU A ARTE DE CORTAR E COLAR – E POR QUE ELA SE ENCAIXA TÃO BEM COM A FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA

O que você pensa quando escuta a palavra “colagem”? É provável que você imagine tiras de jornais ou fotos remontados para criar uma nova imagem. Algumas colagens são obras de arte, penduradas em museus e galerias, outras são muito usadas em cartões de aniversário e só chegam às portas da geladeira. É uma forma de arte que percorreu um longo caminho e foi popularizada ao longo dos anos.

O SURGIMENTO DA COLAGEM

A colagem – como o nome sugere – tem suas raízes na França, onde foi pioneira pelos artistas modernistas Georges Braque e Pablo Picasso, por volta de 1911. É um pouco injusto creditar os dois como inventores da técnica, já que exemplos anteriores de colagens remontam à Inglaterra vitoriana – mas os dois certamente foram um dos principais precursores da colagem.

O que é isso, exatamente? O Museu de Arte Moderna define uma colagem como uma “técnica e obra de arte resultante na qual fragmentos de papel e outros materiais são dispostos e colados a uma superfície de suporte”.

Georges Braque – Violon et verre – 1914

A colagem era sua maneira de romper essa limitação: os artistas usaram recortes de papel para estender seu conjunto de ferramentas além da tinta: colar peças na tela fazia com que a superfície se tornasse tridimensional, muito mais parecidas com esculturas do que com pinturas. Os objetos que aparecem em uma colagem variam de artista para artista e podem incluir quase tudo o que você possa imaginar. 

2ºMomento: UMA MANEIRA DE INTERPRETAR A REALIDADE

Essa técnica também deu aos artistas novas maneiras poderosas de imaginar suas realidades: lembre-se de que mesmo a melhor pintura é apenas uma reprodução da realidade, mas usar objetos em uma colagem significa içar elementos físicos precisos na tela. É por isso que os recortes de jornais se tornaram elementos tão populares nas colagens: seu texto adiciona uma mensagem precisa a uma colagem e muitas vezes fazia referência a eventos atuais. Nenhuma forma de arte surge em um vácuo, e a popularização da colagem foi fortemente influenciada pelo clima político da época: o início do século XX foi caracterizado pelas consequências da industrialização e uma batalha contra o capitalismo. Você não só pode ver muitas mensagens políticas em colagens, como a própria forma de arte também fez uma declaração: muitos artistas acreditavam que suas criações tinham que ser um contraponto à produção mecanizada de sua época. Criar colagens intrincadas era uma maneira de mostrar habilidades humanas, uma maneira eficaz de mostrar a humanidade na vanguarda.

A colagem foi rapidamente adotada por outros artistas, principalmente nas inclinações surrealistas ou dadaístas. Artistas famosos de colagem incluem nomes famosos como Henri Matisse, Hannah Höch, Man Ray e outros.

3ªMomento: Agora é a sua vez:

Após mostrar alguns exemplos em imagens de colagens para a turma, distribua ou peça para a turma providenciar livros velhos, revistas, jornais, fotografia, cola, tesoura e outros tipos de materiais para que a turma crie suas próprias colagens.

5ªAULA

1ºMomento:

                                  

1 – Responda as questões a seguir:

a) O que você vê?

b) Quem aparece em destaque na fotografia?

c) Analise a expressão fisionômica da mulher. O que ela demonstra sentir?

d) A mão no rosto parece dar suporte para o rosto ou para suas emoções? Como você interpreta o gesto nesse contexto?

e) Por que a mãe não abraça seus filhos que parecem tristes? Quantas crianças você vê?

f) Observe as crianças em pé, ao lado da mãe. Na sua opinião, estão confortando a mãe, buscando o conforto dela, ou nenhuma dessas alternativas? Explique:

g) Que impressão causa o fato de não vermos os rostos dos meninos em pé?

OBS: Para melhor compreensão desta fotografia, podemos ler a respeito: saber sobre o contexto histórico, contexto de produção, intenção do autor, etc. Quanto mais soubermos sobre o assunto, mais compreensões terão da imagem. A fotografia registra momentos, situações que ficaram congeladas. Porém, não se trata da imagem estática; é dinâmica, viva, é o retrato histórico de acontecimentos, que para buscarmos significado, além da cuidadosa observação podemos pesquisar a seu respeito.

 

Leia mais! Disponível em: <http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpAcessado em 19/05/2023

 

Tema Intercurricular: As Diversas Facetas do Consumo (História do Cinema)

6° AULA

1ºMomento: O CINEMA E SUA ORIGEM

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

Você já foi a algum cinema?

Na sua cidade tem quantos cinemas?

Gostou do filme que você assistiu?

Relacione alguns filmes famosos da história do cinema, e verifique quanto eles sabem sobre a sétima arte.

É hora de entender a origem do cinema. Apresente aos alunos um pouco sobre o histórico desta arte.

2ºMomento:  Origem do Cinema

                                                                      O CINEMA

                         

            Cinetoscópio de Edison: a primeira câmera cinematográfica.

 

O cinema está presente nos mais diferentes países e as histórias são contadas em praticamente todas as línguas. O cinema é expressão de um povo imortalizada na tela. Através dele, conhecemos os costumes e a cultura de povos que provavelmente jamais teríamos a oportunidade de conhecer de perto.

No início do cinema, os filmes eram acompanhados por música ao vivo e os atores dublavam o filme por trás da tela.

Cinema é arte. Como toda a arte, ele está a frente do seu tempo. E os verdadeiros artistas constroem sua própria arte. Ele está em constante transformação assim como o próprio homem. É o cinema se transformando e contando a história dessa transformação.

Uma das tecnologias mais incríveis da nossa história é a possibilidade de deter imagens, diferente da fotografia que é apenas uma imagem fixa, a filmagem consegue captar em média 30 fotografias por segundo, e é isso que gera o movimento ao apreciarmos um vídeo. Quando você vê um filme de um cavalo correndo, por exemplo, na realidade é apresentação sucessiva de fotografias paradas. Elas se sucedem, uma à outra, tão rapidamente que os seus olhos não podem separar cada imagem da próxima, desta forma, o animal parece mover-se. Esse é o princípio básico do cinema e também das animações que estão nos sites, nas televisões e nas propagandas. Essa imagem-movimento só foi possível em 1889 com a invenção do cinetoscópio. A partir dessa criação, na década seguinte, ocorreu o desenvolvimento do cinema como conhecemos hoje.

 

3ª Momento: Professor peça para os alunos assistirem o vídeo e em seguida responder as questões: https://www.youtube.com/watch?v=KV9JqZPo26Y

 

De acordo com o texto o que é cinema?

Como eram os filmes no início do cinema?

 

7ªAULA

1ºMomento: Atividade prática: https://www.youtube.com/watch?v=kpjPo8zsmSo.Mostre o vídeo aos alunos e peça para produzirem o flipbook!

 

Obs: Orientações para o professor levem um flipbook pronto para mostrar para os alunos.

VEJA O QUE É FLIP BOOK E APRENDA COMO CRIAR UM!

Mesmo que você não saiba o que é um flip book, com certeza já deve ter visto um. Eles são aqueles livrinhos (no diminutivo mesmo, pois a maior parte deles são pequenos no formato!) que quando folheados rapidamente com o polegar criam um curto desenho animado.

Eles surgiram lá no século 19, entre a passagem da fotografia para o cinema, quando o inglês John Barnes Linnett patenteou sua invenção com o nome de Kineograph (“moving picture” ou imagem em movimento) e apesar de não ter um nome oficial em português, já ganhou muitas variações: livro animado, cinema de bolso, animação de bolso, cinema de polegar, entre outros. Eram feitos inicialmente com desenhos, mas logo passaram a usar também fotografias e depois surgiram máquinas que, usando manivelas, facilitavam a visualização das animações.

8°AULA

1ºMomento:

2ºMomento: Filme a ser trabalhado (Uma Verdade Inconveniente)

                 Questões

1 – Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar

sua mensagem? Justifique sua resposta.

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

2 – Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O que?

_______________________________________________________________________________________

9° AULA

1°Momento: O CINEMA E A MÚSICA

No início do cinema, os filmes eram acompanhados por música ao vivo. Grandes orquestras acompanhavam as exibições. Em outros casos, atores dublavam o filme por trás da tela. Quando em 6 de outubro de 1927 foi exibido “O cantor de jazz” o cinema jamais seria o mesmo. O som chegou definitivamente às telas e as estrelas do cinema mudo não resistiram a essa tecnologia. O público rendeu-se ao som e Hollywood tornou-se o maior centro de produção de filmes do mundo. Musicais invadiram as telas onde o som era a própria estrela. E em 1935 mais uma novidade: a cor. Agora o cinema já tinha som e cor, logo, não havia mais limites para a imaginação do cineasta.

 

 

                                                        O CINEMA NO BRASIL

 

A primeira exibição no Brasil aconteceu em 1896, no Rio de Janeiro. Todos os filmes eram documentais. Mas o passo decisivo para o desenvolvimento do cinema nacional veio quando os imigrantes italianos chegaram a São Paulo. Eles acabariam tomando conta do mercado nos próximos 30 anos.

 

Por fim, podemos dizer que Cinema é Arte.

Como toda a arte, ele está à frente de seu tempo. E os verdadeiros artistas contestam sua própria arte. Ela está em constante transformação assim como o próprio homem. E o cinema continuará se transformando e contando, lindamente, a história desta transformação.

Texto: Tudo Sala de Aula, 2021.

 

2ºMomento: ATIVIDADE

 

Depois de aprendermos tanto sobre o início do cinema e sua história, vamos fazer alguns exercícios de aprendizagem.

 

1.      Sobre o cinema, assinale a alternativa FALSA.

 

a)      O cinema é uma expressão artística e cultural de um povo.

 

b)      A movimentação é o princípio básico do cinema.

 

c)      O filme é uma sucessão de fotografias em movimentos.

 

d)      As animações também fazem parte da cultura cinematográfica.

 

2.      Como podemos definir a filmagem cinematográfica?

 

3.      Qual foi a importante invenção que possibilitou o desenvolvimento do cinema no mundo?

 

4.      Quais eram as características dos filmes logo no início do cinema?

 

5.      A implementação de áudio nos filmes foi um desafio para os produtores do cinema, todavia, o mundo apreciou um grande artista na história do cinema que conseguiu interpretar narrativas sem a necessidade de falar uma palavra. Quem foi esse ator e compositor?

 

6.      Escreva os marcos importantes do cinema na linha de tempo abaixo:

 

a)      1889:

 

b)      1895:

 

c)      1896:

 

d)      1927:

 

e)      1935:

 

7.      Assinale a alternativa FALSA:

 

a)      Os italianos contribuíram para o desenvolvimento do cinema no Brasil.

 

b)      O primeiro filme apresentado no cinema foi à exibição da chegada de um trem.

 

c)      A fotografia foi uma invenção importante para o desenvolvimento do cinema.

 

d)      O Brasil foi um grande produtor de filmes de ficção no início do cinema.

 

8.      O que mais chamou sua atenção na história do cinema?

 

10ªAULA

1ºMomento: FUNÇÃO DA CLAQUETE E SUA IMPORTÂNCIA NO CINEMA

                            

Criada na década de 1920 por F. W. Thring, chefe dos estúdios Efftee em Melbourne, a claquete era uma pequena placa de madeira e acrílico que continha, à primeira vista, diversos escritos em sua superfície. Mas o que poucos sabem é o tamanho da importância desses escritos. Eles eram, e continuam sendo, registros importantíssimos sobre o que está sendo gravado no momento.

Na claquete, podemos ver o título do filme, a data da gravação, o nome da produtora, o nome do diretor, do diretor de fotografia, e mais importante: o número do plano em sua ordem de montagem, e o take que está sendo gravado. Todas essas informações são essenciais para facilitar o trabalho dos editores durante a fase da pós-produção, ajudando-os a mapear o material gravado. Assim, eles não irão ter problemas na hora da montagem do filme. Mas a claquete desempenha um outro papel fundamental, igualmente importante para auxiliar na montagem e edição da produção.

No cinema, as imagens e os sons são gravados separadamente, captados e arquivados em dispositivos diferentes. Para que haja uma sincronia entre os dois tipos de arquivos, é utilizada a claquete.

No momento em que tudo está pronto para ser captado, o operador da claquete se posiciona em frente a câmera, para mostrar bem o objeto e suas informações, e após ler o que está escrito em voz alta, ele bate a claquete, produzindo um som semelhante a uma palma, para que assim seja registrado o som tanto pela câmera, que capta a imagem, quanto pelo equipamento de áudio. Sendo assim, a sincronia é feita a partir da junção das duas capturas.

No início do cinema, para fazer o papel da claquete, uma pessoa segurava uma placa com as informações da cena em frente à câmera, enquanto uma segunda pessoa batia uma vara de encontro a outra, simulando o som das palmas. A junção das duas funções fez com que somente uma pessoa fosse necessária para desempenhar a função de manusear a claquete. As informações escritas são até hoje feitas em giz ou marcador. Com a modernização dos objetos, surgiram as placas de acrílico, e mais recentemente, as chamadas “smart slates”, claquetes com visor de LED, com muitos modelos deixando o som de palmas de lado, substituindo-o por barulhos eletrônicos.

A claquete é um objeto essencial para que a produção de um filme seja bem organizada e pensada. E além de suas funções e importância dentro da própria produção, justamente por ser tão fundamental na história do cinema, ela se tornou um símbolo, uma imagem que representa o cinema em si, representando visualmente a sétima arte.


Por Pedro Dourado.

Acesso em: 22/05/2023, disponível: https://institutodecinema.com.br/mais/conteudo/funcao-da-claquete-e-sua-importancia-no-cinema-

2ºMomento:

Assista ao vídeo do youtube, e seguindo o passo a passo, faça uma claquete.

https://www.youtube.com/watch?v=T_HiFiKpc5A Acesso em 19/05/2023

3ºMomento: Pesquise no dicionário o significado de:

Ø  Led-

Ø  Junção-

Ø  Claquete-

Ø  Capturas-

Ø  Sincronia-

Ø  Dispositivos-

Ø  Arquivados-

Ø  Take-

Ø  Fotografia-

Ø  Montagem-

Fonte: Acessos em 19/05/2023

Apostila: Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane Roldan

Apostila: Praticar Arte – volume 10 /Professor Fabrício Sechin

http://arteeformas-sidneytorres.blogspot.com/2012/10/7-ano-e-b-fotografia-exercicio.htmlhttps://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/ ACESSADO EM 19/05/2023

Leia mais! Disponível em: http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpg  ACESSADO EM 19/05/2023

https://professorajuce.blogspot.com/2020/04/plano-de-aula-arte-5ano-ensino.html ACESSADO EM 19/05/2023

https://www.smartkids.com.br/atividade/fotografia-cruzadinha ACESSADO EM 19/05/2023

RECURSOS:( ) Livro didático; ( x ) Data show; ( x  ) Jornal; ( x ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;    ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário