5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema
Intercurricular: Sustentabilidade no
sentido mais significativo: Amor à vida, por todas as formas de vida e para
vida (A Arte
da Fotografia/História do Cinema) Temas Contemporâneos/ Integradores: Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia |
Objeto do Conhecimento:
Elementos
da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas e
Sistema de Linguagem |
Unidade Temática: Artes Visuais,
Artes Integradas Ano:
8º Período: 29/05 a 07/07/2023 Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF69AR05) experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR056) Experimentar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance
etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção
artística. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35) Identificar e manipular
diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo, ético e responsável. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
5. Mobilizar recursos tecnológicos como
formas de registro, pesquisa e criação artística. 6. Estabelecer relações
entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e
problematizada, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1°AULA
1ºMomento: FOTOGRAFIA E SUA ORIGEM
Ø Levantando conhecimentos prévios. ·
Você tem o costume de tirar
selfies? Quais equipamentos costumam utilizar, celular ou câmeras
fotográficas? ·
Qual App que você mais gosta de usar, para
edição? ·
Você sabe o que é revelar fotos? Possui
fotos impressas em sua casa? 2ª
Momento: Faça a
leitura compartilhada com os alunos, de maneira que seja trabalhada a oralidade
e a interpretação textual. O QUE É FOTOGRAFIA? •
Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão
de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um
clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do
observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em
seus detalhes e guardá-lo por muito tempo. •
Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e
detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo
observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno ORIGEM DA FOTOGRAFIA A origem etimológica de “fotografia” vem
do grego e significa "gravar com luz": "foto" (luz)
e "graphein" (escrever, gravar).
As primeiras experiências
fotográficas de químicos e alquimistas datam da antiguidade. Na Grécia Antiga, foi
criado um aparelho chamado "câmera obscura", capaz
de criar imagens invertidas. Ele é considerado o precursor das câmeras
fotográficas. A autoria do dispositivo é comumente atribuída a Aristóteles. O
aparelho foi sendo ajustado e usado por artistas e cientistas até a invenção
da fotografia. Ilustração do século
XIX mostra pessoa usando uma câmera escura. Foto: domínio público Foi em meados do século
X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se
projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar. Em 1525, já se dominava
a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico
italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata
oxidavam quando expostos à luz do Sol. Por sua vez, o
farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a contribuir com
esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais expostos à
ação da luz. No ano de 1725, foi a
vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma
imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas
Wedgwood (1771-1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes. COMO SURGIU A IMAGEM COLORIDA · As
imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com os estudos de muitas
pessoas, houve a primeira imagem colorida. • A primeira imagem com cor foi apresentada
em 1861 por William Talbot utilizando recursos com papeis fotossensíveis e
outras folhas de papel para produzir imagens positivas. William Talbot •
William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu
inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo
desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse
projeto que se chamava Photographie. 3ºMomento:
Atividade 1) Qual a origem
e o que significa a palavra fotografia? 2) Cite 3
utilidades da fotografia. 3) Como surgiram
as imagens coloridas? 4) Qual o nome do
brasileiro que desenvolveu negativos? Explique por que ele demorou a ser
reconhecido? 5) Sabemos que a
fotografia como arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa
e com contextos diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se
pede: ·
A fotografia acima foi tirada
durante a Guerra do Vietnã. Observando a figura quais sensações e emoções ela
transmite? ·
Narre a situação em que ela foi
tirada, o que você acha que estava acontecendo? ·
Analisando o foco que o artista deu
a foto o que você acha que ele quis transmitir? Ele conseguiu? Obs.:
Como sugestão de atividade interativa com a turma pode-se utilizar o anexo
“Brincadeira com fotografias” Obs: Para próxima aula ( Peça para que os alunos tragam xerox de suas fotos antigas até os dias
atuais para que montem em sala de aula a sua própria linha do tempo
descrevendo cada foto com data, local e uma descrição sobre cada período). 2° AULA 1ºMomento: Evolução das máquinas fotográficas Utilize o anexo 1 para abordar
sobre a linha do tempo da máquina fotográfica.
O Professor pode
imprimir as imagens do anexo e expor para os alunos ou exibir com algum
suporte tecnológico (TV, Vídeo show, etc...) Caso queira aprofundar
um pouco mais sobre o assunto assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uGpiMj-UiKE&t=551s 2ªMomento:
É hora de construirmos uma linha do tempo da
evolução da fotografia sobre a vida do próprio aluno: Peçam para que os alunos tragam xerox de suas
fotos antigas até os dias atuais para que montem em sala de aula a sua
própria linha do tempo descrevendo cada foto com data, local e uma descrição
sobre cada período. 3°AULA 1ºMomento:
TIPOS DE FOTOGRAFIA Faça a leitura compartilhada com os alunos
e em seguida peça para que expliquem as principais diferenças encontradas
entre um e outro tipo. Indicação de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sYXVQPNJBEQ – Fine Art o que define uma fotografia artística
(acessado em 18/05/2023) ·
Fotografia jornalística ou documental
– ilustra ou registra algum momento histórico ou notícia. Sendo de golpes às
mudanças climáticas. Este tipo de fotografia revela verdades desagradáveis, e
grava para a posteridade aqueles eventos que alguns preferiam esquecer. ·
Fotografia de moda – servem para destacar as
roupas dos grandes estilistas e os modelos. ·
Fotografia publicitária ou de objeto – é a
fotografia que tem como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou
serviço. ·
Fotografia artística ou Fine Art – é o meio de
expressão de um artista. Neste tipo de fotografia o mais importante são as
coleções de imagens que se relacionam entre si. Contam uma história. ·
Fotografias privados ou pessoais – retratam
momentos importantes da vida das pessoas como casamentos, aniversários,
nascimentos, formaturas, etc. Também estão nos documentos como o RG, no
passaporte e na carteira de motorista. ·
Fotografia de paisagens – é comparada à
pintura de paisagens, retrata lugares. ·
Fotografia de vida selvagem – retratam os animais
na natureza e despertam o senso de respeito e admiração e responsabilidade
pelo meio ambiente. 2ºMomento: Atividade 1.
O que é a fotografia Fine Art? 2.
Qual a diferença entre a fotografia
de paisagens e a fotografia de vida selvagem? 3.
Qual o objetivo da fotografia de
moda? 4.
Pesquise: Quem é o fotografo Vik
Muniz? 5.
De que forma você tem acesso ao
universo fotográfico? 6.
Você será o artista: CRIE TRÊS
FOTOGRAFIAS COM PERSPECTIVA Exemplos: 4°AULA 1ºMomento:
Fotografia e Colagem COMO SURGIU A ARTE DE CORTAR E COLAR
– E POR QUE ELA SE ENCAIXA TÃO BEM COM A FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA O que
você pensa quando escuta a palavra “colagem”? É provável que você imagine
tiras de jornais ou fotos remontados para criar uma nova imagem. Algumas
colagens são obras de arte, penduradas em museus e galerias, outras são muito
usadas em cartões de aniversário e só chegam às portas da geladeira. É uma
forma de arte que percorreu um longo caminho e foi popularizada ao longo dos
anos. O SURGIMENTO DA COLAGEM A
colagem – como o nome sugere – tem suas raízes na França, onde foi pioneira
pelos artistas modernistas Georges Braque e Pablo Picasso, por volta de 1911.
É um pouco injusto creditar os dois como inventores da técnica, já que
exemplos anteriores de colagens remontam à Inglaterra vitoriana – mas os dois
certamente foram um dos principais precursores da colagem. O que é
isso, exatamente? O Museu de Arte Moderna define uma colagem como uma “técnica
e obra de arte resultante na qual fragmentos de papel e outros materiais são
dispostos e colados a uma superfície de suporte”. Georges Braque – Violon et verre – 1914 A
colagem era sua maneira de romper essa limitação: os artistas usaram recortes
de papel para estender seu conjunto de ferramentas além da tinta: colar peças
na tela fazia com que a superfície se tornasse tridimensional, muito mais
parecidas com esculturas do que com pinturas. Os objetos que aparecem em uma
colagem variam de artista para artista e podem incluir quase tudo o que você
possa imaginar. 2ºMomento: UMA MANEIRA DE INTERPRETAR A REALIDADE Essa
técnica também deu aos artistas novas maneiras poderosas de imaginar suas
realidades: lembre-se de que mesmo a melhor pintura é apenas uma reprodução
da realidade, mas usar objetos em uma colagem significa içar elementos
físicos precisos na tela. É por isso que os recortes de jornais se tornaram
elementos tão populares nas colagens: seu texto adiciona uma mensagem precisa
a uma colagem e muitas vezes fazia referência a eventos atuais. Nenhuma forma
de arte surge em um vácuo, e a popularização da colagem foi fortemente
influenciada pelo clima político da época: o início do século XX foi
caracterizado pelas consequências da industrialização e uma batalha contra o
capitalismo. Você não só pode ver muitas mensagens políticas em colagens,
como a própria forma de arte também fez uma declaração: muitos artistas
acreditavam que suas criações tinham que ser um contraponto à produção
mecanizada de sua época. Criar colagens intrincadas era uma maneira de
mostrar habilidades humanas, uma maneira eficaz de mostrar a humanidade na
vanguarda. A
colagem foi rapidamente adotada por outros artistas, principalmente nas
inclinações surrealistas ou dadaístas. Artistas famosos de colagem incluem
nomes famosos como Henri Matisse, Hannah Höch, Man Ray e outros. 3ªMomento: Agora é a sua vez:
Após mostrar alguns exemplos em imagens de colagens para a
turma, distribua ou peça para a turma providenciar livros velhos, revistas, jornais,
fotografia, cola, tesoura e outros tipos de materiais para que a turma crie
suas próprias colagens. 5ªAULA 1ºMomento: 1 – Responda as questões a seguir: a) O que você vê? b) Quem aparece em destaque na fotografia? c) Analise a expressão fisionômica da
mulher. O que ela demonstra sentir? d) A mão no rosto parece dar suporte para o
rosto ou para suas emoções? Como você interpreta o gesto nesse contexto? e) Por que a mãe não abraça seus filhos que
parecem tristes? Quantas crianças você vê? f) Observe as crianças em pé, ao lado da
mãe. Na sua opinião, estão confortando a mãe, buscando o conforto dela, ou
nenhuma dessas alternativas? Explique: g) Que impressão causa o fato de não vermos
os rostos dos meninos em pé? OBS: Para melhor compreensão desta fotografia,
podemos ler a respeito: saber sobre o contexto histórico, contexto de
produção, intenção do autor, etc. Quanto mais soubermos sobre o assunto, mais
compreensões terão da imagem. A fotografia registra momentos, situações que
ficaram congeladas. Porém, não se trata da imagem estática; é dinâmica, viva,
é o retrato histórico de acontecimentos, que para buscarmos significado, além
da cuidadosa observação podemos pesquisar a seu respeito. Leia mais! Disponível em:
<http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpAcessado em
19/05/2023 Tema Intercurricular: As Diversas
Facetas do Consumo (História do Cinema) 6° AULA 1ºMomento: O
CINEMA E SUA ORIGEM Ø Levantando
conhecimentos prévios. Você já foi a
algum cinema? Na sua cidade
tem quantos cinemas? Gostou do filme
que você assistiu? Relacione alguns filmes famosos da história do cinema, e verifique
quanto eles sabem sobre a sétima arte. É hora de entender a origem do cinema. Apresente
aos alunos um pouco sobre o histórico desta arte. 2ºMomento: Origem do Cinema O CINEMA Cinetoscópio
de Edison: a primeira câmera cinematográfica. O
cinema está presente nos mais diferentes países e as histórias são contadas
em praticamente todas as línguas. O cinema é expressão de um povo
imortalizada na tela. Através dele, conhecemos os costumes e a cultura de
povos que provavelmente jamais teríamos a oportunidade de conhecer de perto. No
início do cinema, os filmes eram acompanhados por música ao vivo e os atores
dublavam o filme por trás da tela. Cinema
é arte. Como toda a arte, ele está a frente do seu tempo. E os verdadeiros
artistas constroem sua própria arte. Ele está em constante transformação
assim como o próprio homem. É o cinema se transformando e contando a história
dessa transformação. Uma
das tecnologias mais incríveis da nossa história é a possibilidade de deter
imagens, diferente da fotografia que é apenas uma imagem fixa, a filmagem
consegue captar em média 30 fotografias por segundo, e é isso que gera o
movimento ao apreciarmos um vídeo. Quando você vê um filme de um cavalo
correndo, por exemplo, na realidade é apresentação sucessiva de fotografias
paradas. Elas se sucedem, uma à outra, tão rapidamente que os seus olhos não
podem separar cada imagem da próxima, desta forma, o animal parece mover-se.
Esse é o princípio básico do cinema e também das animações que estão nos
sites, nas televisões e nas propagandas. Essa imagem-movimento só foi
possível em 1889 com a invenção do cinetoscópio. A partir dessa criação, na
década seguinte, ocorreu o desenvolvimento do cinema como conhecemos hoje. 3ª Momento: Professor peça para os alunos
assistirem o vídeo e em seguida responder as questões: https://www.youtube.com/watch?v=KV9JqZPo26Y De acordo com o texto o que
é cinema? Como eram os filmes no
início do cinema? 7ªAULA 1ºMomento: Atividade prática:
https://www.youtube.com/watch?v=kpjPo8zsmSo.Mostre
o vídeo aos alunos e peça para produzirem o flipbook! Obs:
Orientações para o professor levem um flipbook pronto para mostrar para os
alunos. VEJA O QUE É
FLIP BOOK E APRENDA COMO CRIAR UM! Mesmo que você não saiba o
que é um flip book, com certeza já deve ter visto um. Eles são aqueles
livrinhos (no diminutivo mesmo, pois a maior parte deles são pequenos no
formato!) que quando folheados rapidamente com o polegar criam um curto
desenho animado. Eles surgiram lá no século
19, entre a passagem da fotografia para o cinema, quando o inglês John Barnes
Linnett patenteou sua invenção com o nome de Kineograph (“moving picture” ou imagem em movimento) e
apesar de não ter um nome oficial em português, já ganhou muitas variações:
livro animado, cinema de bolso, animação de bolso, cinema de polegar, entre
outros. Eram feitos inicialmente com desenhos, mas logo passaram a usar
também fotografias e depois surgiram máquinas que, usando manivelas,
facilitavam a visualização das animações. 8°AULA 1ºMomento: 2ºMomento:
Filme
a ser trabalhado (Uma Verdade Inconveniente)
1 – Qual o tema do filme? O que os
realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua resposta. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 2 – Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este
filme? O que? _______________________________________________________________________________________ 9° AULA 1°Momento: O CINEMA E A MÚSICA No
início do cinema, os filmes eram acompanhados por música ao vivo. Grandes
orquestras acompanhavam as exibições. Em outros casos, atores dublavam o
filme por trás da tela. Quando em 6 de outubro de 1927 foi exibido “O cantor
de jazz” o cinema jamais seria o mesmo. O som chegou definitivamente às telas
e as estrelas do cinema mudo não resistiram a essa tecnologia. O público
rendeu-se ao som e Hollywood tornou-se o maior centro de produção de filmes
do mundo. Musicais invadiram as telas onde o som era a própria estrela. E em
1935 mais uma novidade: a cor. Agora o cinema já tinha som e cor, logo, não
havia mais limites para a imaginação do cineasta.
O CINEMA NO BRASIL A
primeira exibição no Brasil aconteceu em 1896, no Rio de Janeiro. Todos os
filmes eram documentais. Mas o passo decisivo para o desenvolvimento do
cinema nacional veio quando os imigrantes italianos chegaram a São Paulo.
Eles acabariam tomando conta do mercado nos próximos 30 anos. Por
fim, podemos dizer que Cinema é Arte. Como
toda a arte, ele está à frente de seu tempo. E os verdadeiros artistas
contestam sua própria arte. Ela está em constante transformação assim como o
próprio homem. E o cinema continuará se transformando e contando, lindamente,
a história desta transformação. Texto:
Tudo Sala de Aula, 2021. 2ºMomento: ATIVIDADE Depois
de aprendermos tanto sobre o início do cinema e sua história, vamos fazer
alguns exercícios de aprendizagem. 1. Sobre
o cinema, assinale a alternativa FALSA. a) O
cinema é uma expressão artística e cultural de um povo. b) A
movimentação é o princípio básico do cinema. c) O
filme é uma sucessão de fotografias em movimentos. d) As
animações também fazem parte da cultura cinematográfica. 2. Como
podemos definir a filmagem cinematográfica? 3. Qual
foi a importante invenção que possibilitou o desenvolvimento do cinema no
mundo? 4. Quais
eram as características dos filmes logo no início do cinema? 5. A
implementação de áudio nos filmes foi um desafio para os produtores do
cinema, todavia, o mundo apreciou um grande artista na história do cinema que
conseguiu interpretar narrativas sem a necessidade de falar uma palavra. Quem
foi esse ator e compositor? 6. Escreva
os marcos importantes do cinema na linha de tempo abaixo: a) 1889: b) 1895: c) 1896: d) 1927: e) 1935: 7. Assinale
a alternativa FALSA: a) Os
italianos contribuíram para o desenvolvimento do cinema no Brasil. b) O
primeiro filme apresentado no cinema foi à exibição da chegada de um trem. c) A
fotografia foi uma invenção importante para o desenvolvimento do cinema. d) O
Brasil foi um grande produtor de filmes de ficção no início do cinema. 8. O
que mais chamou sua atenção na história do cinema? 10ªAULA 1ºMomento: FUNÇÃO DA CLAQUETE E SUA IMPORTÂNCIA NO CINEMA Criada na década de 1920 por F. W.
Thring, chefe dos estúdios Efftee em Melbourne, a claquete era uma pequena
placa de madeira e acrílico que continha, à primeira vista, diversos escritos
em sua superfície. Mas o que poucos sabem é o tamanho da importância desses
escritos. Eles eram, e continuam sendo, registros importantíssimos sobre o
que está sendo gravado no momento. Na claquete, podemos ver o título do filme, a data da gravação, o nome
da produtora, o nome do diretor, do diretor de fotografia, e mais importante:
o número do plano em sua ordem de montagem, e o take que está sendo gravado.
Todas essas informações são essenciais para facilitar o trabalho dos editores
durante a fase da pós-produção, ajudando-os a mapear o material gravado.
Assim, eles não irão ter problemas na hora da montagem do filme. Mas a
claquete desempenha um outro papel fundamental, igualmente importante para
auxiliar na montagem e edição da produção. No cinema, as imagens e os sons são gravados separadamente, captados e
arquivados em dispositivos diferentes. Para que haja uma sincronia entre os
dois tipos de arquivos, é utilizada a claquete. No momento em que tudo está pronto para ser captado, o operador da
claquete se posiciona em frente a câmera, para mostrar bem o objeto e suas
informações, e após ler o que está escrito em voz alta, ele bate a claquete,
produzindo um som semelhante a uma palma, para que assim seja registrado o
som tanto pela câmera, que capta a imagem, quanto pelo equipamento de áudio.
Sendo assim, a sincronia é feita a partir da junção das duas capturas. No início do cinema, para fazer o papel da claquete, uma pessoa
segurava uma placa com as informações da cena em frente à câmera, enquanto
uma segunda pessoa batia uma vara de encontro a outra, simulando o som das
palmas. A junção das duas funções fez com que somente uma pessoa fosse
necessária para desempenhar a função de manusear a claquete. As informações
escritas são até hoje feitas em giz ou marcador. Com a modernização dos
objetos, surgiram as placas de acrílico, e mais recentemente, as chamadas
“smart slates”, claquetes com visor de LED, com muitos modelos deixando o som
de palmas de lado, substituindo-o por barulhos eletrônicos. A claquete é um objeto essencial para que a produção de um filme seja
bem organizada e pensada. E além de suas funções e importância dentro da
própria produção, justamente por ser tão fundamental na história do cinema,
ela se tornou um símbolo, uma imagem que representa o cinema em si,
representando visualmente a sétima arte.
Acesso em: 22/05/2023, disponível: https://institutodecinema.com.br/mais/conteudo/funcao-da-claquete-e-sua-importancia-no-cinema- 2ºMomento: Assista
ao vídeo do youtube, e seguindo o passo a passo, faça uma claquete. https://www.youtube.com/watch?v=T_HiFiKpc5A Acesso em 19/05/2023 3ºMomento: Pesquise no dicionário o
significado de: Ø Led- Ø Junção- Ø Claquete- Ø Capturas- Ø Sincronia- Ø Dispositivos- Ø Arquivados- Ø Take- Ø Fotografia- Ø
Montagem- Fonte:
Acessos em 19/05/2023 Apostila:
Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane Roldan Apostila:
Praticar Arte – volume 10 /Professor Fabrício Sechin http://arteeformas-sidneytorres.blogspot.com/2012/10/7-ano-e-b-fotografia-exercicio.htmlhttps://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/ ACESSADO EM
19/05/2023 Leia mais!
Disponível em: http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpg
ACESSADO EM 19/05/2023 https://professorajuce.blogspot.com/2020/04/plano-de-aula-arte-5ano-ensino.html ACESSADO EM
19/05/2023 https://www.smartkids.com.br/atividade/fotografia-cruzadinha ACESSADO EM
19/05/2023 |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( x ) Data show; ( x
) Jornal; ( x ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação
da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário