7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema
Intercurricular: Leitura e escrita; Itamaraju em foco |
Tema
Contemporâneo Integrador:
Educação em direitos humanos, diversidade cultural e multiculturalismo. |
Unidade
Temática: Artes visuais e Artes Integradas Ano:
9º Período: 22/08 a
06/09/2024 Aulas: 04 |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
1:
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 3: Experimentar,
fruir e analisar criticamente práticas artísticas diversas, valorizando a
arte como forma de expressão cultural, identidade e visão de mundo. 5:
Explorar, analisar e criar obras de arte que articulem diferentes linguagens
artísticas, considerando as transformações tecnológicas e sociais. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Expressão
e gestão das emoções através da criação artística. Desenvolvimento
da empatia e compreensão das diferentes perspectivas culturais. |
Aula 1:
Arte Contemporânea |
Objeto de conhecimento: Processos de criação/Elementos da linguagem |
Metodologia: Aula expositiva dialogada; leitura e discussão das
páginas do livro didático, com foco em técnicas e conceitos artísticos. Criação
de obras de arte utilizando as técnicas discutidas. Apresentação e discussão
das obras criadas, promovendo uma análise coletiva. |
Habilidade:
(EF69AR38BA) Experimentar e aplicar
diferentes técnicas de produção manual em artes visuais (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas as diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Inicie a aula com a
leitura coletiva das páginas 44 e 45 do livro, que abordam diferentes
manifestações artísticas contemporâneas. Proponha uma discussão sobre as técnicas, cores e
movimentos utilizados nas obras apresentadas. Pergunte aos alunos quais elementos
chamam mais atenção e como esses elementos contribuem para a expressividade
da obra. 2ºMomento: Iniciar propondo a
atividade, que consistem em criar um desenho que represente uma memória
afetiva importante para eles. Essa memória pode estar relacionada a uma
pessoa, um lugar, um objeto, ou uma experiência especial que marcou suas
vidas. Solicite que o desenho seja feito no caderno e peça aos alunos que
comecem a desenhar suas memórias afetivas. Eles podem escolher representar a
memória de forma literal ou abstrata, utilizando cores e formas que expressem
os sentimentos associados a essa lembrança. 3ºMomento: Solicite que os
estudantes tragam na próxima aula um objeto, foto ou pertences que represente
uma memória pessoal. |
|
Aula 2: A arte ativa nas nossas
memórias.
|
Objeto de conhecimento Elementos da linguagem/Processo de criação |
Metodologia: Roda de conversa. |
Habilidade: (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas as diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Iniciar a aula enfatizando a importância das
memórias afetivas, que são lembranças que carregam consigo uma carga
emocional significativa, e muitas vezes estão intimamente ligadas a objetos
ou pertences de pessoas que marcaram nossas vidas. 2ºMomento: Após aberta a roda de conversa, solicite que os
estudantes prepare um breve discurso sobre o objeto que trouxeram, devendo
incluir: a descrição do objeto, a memória associada a esse objeto e a
importância do objeto para eles. |
Aula 3: Instalação
|
Objeto
de conhecimento: Contextos e Práticas/ Elementos
da Linguagem/ |
Metodologia:
Leitura do texto e análises das imagens. |
Habilidade:
(EF69AR32)
Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre
diversas linguagens artísticas. |
Desenvolvimento: 1º Momento: Leitura do texto e análise das imagens.
(Páginas 48 e 49 do livro didático) 2º Momento: Solicite que os estudantes
realizem a atividade das páginas 48 (Questão 1 e 2) e 49 (Questão 3). |
Aula 4:
Arte e acessibilidade |
Objeto
de conhecimento: Contextos e práticas/ Processo
de Criação |
Metodologia:
Aula explicativa
dialogada; Técnicas sensoriais |
Habilidades:
(EF69AR01) Pesquisar e analisar formas
distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de
artistas brasileiros, estrangeiros, de diferentes épocas e em diferentes
matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar as experiencias com
diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. |
Desenvolvimento: 1º Momento: Comece a atividade com
uma breve discussão sobre o que é acessibilidade na arte (Páginas: 52 e 53 do
livro didático). Explique que acessibilidade envolve criar ou adaptar obras
para que todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiências visuais,
auditivas, motoras ou cognitivas, possam apreciar a arte. 2º Momento: O professor deve contar com o auxilio de uma
venda e de objetos e materiais de diferentes texturas (ex: algodão, folhas,
objetos plásticos, slimes, etc.), após dividir os alunos em grupos, de forma
que, cada um dos componentes devam ser vendados e acertar qual objeto e
material está sendo tocado. Dessa forma, o estudante compreenderá a
importância da inclusão no mundo da arte e como a criatividade pode ajudar a
superar barreiras para que todos possam ter acesso à cultura e à expressão
artística. Avaliação:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário