7ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 9ºANO

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: Leitura e escrita; Itamaraju em foco

Tema Contemporâneo Integrador: Educação em direitos humanos, diversidade cultural e multiculturalismo.

Unidade Temática:  Artes visuais e Artes Integradas   Ano: 9º   Período: 22/08 a 06/09/2024       Aulas: 04

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3: Experimentar, fruir e analisar criticamente práticas artísticas diversas, valorizando a arte como forma de expressão cultural, identidade e visão de mundo.

5: Explorar, analisar e criar obras de arte que articulem diferentes linguagens artísticas, considerando as transformações tecnológicas e sociais.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Expressão e gestão das emoções através da criação artística.

Desenvolvimento da empatia e compreensão das diferentes perspectivas culturais.

 

Aula 1: Arte Contemporânea

Objeto de conhecimento:

Processos de criação/Elementos da linguagem

Metodologia:

Aula expositiva dialogada; leitura e discussão das páginas do livro didático, com foco em técnicas e conceitos artísticos. Criação de obras de arte utilizando as técnicas discutidas. Apresentação e discussão das obras criadas, promovendo uma análise coletiva.

Habilidade:

(EF69AR38BA) Experimentar e aplicar diferentes técnicas de produção manual em artes visuais

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Inicie a aula com a leitura coletiva das páginas 44 e 45 do livro, que abordam diferentes manifestações artísticas contemporâneas.

Proponha uma discussão sobre as técnicas, cores e movimentos utilizados nas obras apresentadas. Pergunte aos alunos quais elementos chamam mais atenção e como esses elementos contribuem para a expressividade da obra.

2ºMomento: Iniciar propondo a atividade, que consistem em criar um desenho que represente uma memória afetiva importante para eles. Essa memória pode estar relacionada a uma pessoa, um lugar, um objeto, ou uma experiência especial que marcou suas vidas. Solicite que o desenho seja feito no caderno e peça aos alunos que comecem a desenhar suas memórias afetivas. Eles podem escolher representar a memória de forma literal ou abstrata, utilizando cores e formas que expressem os sentimentos associados a essa lembrança.

3ºMomento: Solicite que os estudantes tragam na próxima aula um objeto, foto ou pertences que represente uma memória pessoal.

 

 

 

Aula 2:  A arte ativa nas nossas memórias.                               

Objeto de conhecimento

Elementos da linguagem/Processo de criação

Metodologia: Roda de conversa.

Habilidade:

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Desenvolvimento:

1ºMomento:  Iniciar a aula enfatizando a importância das memórias afetivas, que são lembranças que carregam consigo uma carga emocional significativa, e muitas vezes estão intimamente ligadas a objetos ou pertences de pessoas que marcaram nossas vidas.

2ºMomento: Após aberta a roda de conversa, solicite que os estudantes prepare um breve discurso sobre o objeto que trouxeram, devendo incluir: a descrição do objeto, a memória associada a esse objeto e a importância do objeto para eles.

 

 

 

Aula 3: Instalação

Objeto de conhecimento:

Contextos e Práticas/ Elementos da Linguagem/

Metodologia: Leitura do texto e análises das imagens.

Habilidade:

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.   

 

Desenvolvimento:

1º Momento: Leitura do texto e análise das imagens. (Páginas 48 e 49 do livro didático)

2º Momento: Solicite que os estudantes realizem a atividade das páginas 48 (Questão 1 e 2) e 49 (Questão 3).

 

 

Aula 4: Arte e acessibilidade

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas/ Processo de Criação

Metodologia:

Aula explicativa dialogada; Técnicas sensoriais

Habilidades:

(EF69AR01) Pesquisar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros, estrangeiros, de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar as experiencias com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Desenvolvimento:

1º Momento: Comece a atividade com uma breve discussão sobre o que é acessibilidade na arte (Páginas: 52 e 53 do livro didático). Explique que acessibilidade envolve criar ou adaptar obras para que todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiências visuais, auditivas, motoras ou cognitivas, possam apreciar a arte.

2º Momento: O professor deve contar com o auxilio de uma venda e de objetos e materiais de diferentes texturas (ex: algodão, folhas, objetos plásticos, slimes, etc.), após dividir os alunos em grupos, de forma que, cada um dos componentes devam ser vendados e acertar qual objeto e material está sendo tocado. Dessa forma, o estudante compreenderá a importância da inclusão no mundo da arte e como a criatividade pode ajudar a superar barreiras para que todos possam ter acesso à cultura e à expressão artística.

      

Avaliação:

  • Participação na discussão e atividade prática
  • Criatividade
  • Clareza na apresentação

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário