SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2021

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Itamaraju em foco (Fotografia)

 

Temas Contemporâneos/Integradores:

 Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia

Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais       Ano: 7º                  Período: 30/08 a 10/09/2021              Aulas: 04

HABILIDADES

 

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

 (EF69AR05) experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

 (EF69AR05P6) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção artística.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF69AR35)  Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma crítica e problematizada a, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3.  Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

1ª Aula

 

 

Ø  Levantamento conhecimento prévio.

Ø   Você sabe para que serve uma fotografia?

Ø  Você conhece, já viu ou já usou uma câmera fotográfica analógica?

 

FOTOGRAFIA

A palavra fotografia vem do grego e significa "desenhos de luz". Foram assim chamadas porque para se conseguir as imagens utiliza-se luz e alguns materiais específicos como um rolo de filme para fotos e papel fotográfico, que se torna mais escuro com a luz. As fotografias não servem apenas para fazer retratos pessoais, também encontramos em jornais e revistas para informar, em livros como ilustração, e muitas são artes. Embora as fotografias pareçam semelhantes à realidade, nunca são iguais a ela. Por isso, permitem que a pessoa que faz fotografia possa se expressar de várias maneiras, utilizando diferentes recursos. O primeiro recurso de que se dispõe é a escolha do que vai ser fotografado, ou seja, o enquadramento. Mediante o enquadramento, a pessoa que tira a fotografia presta atenção a uma parte do que está vendo, e essa imagem é o que sua câmera registrará. Também é possível intervir no tamanho das coisas fotografadas. Para isso, pode-se usar a escala de planos, que consiste em fazer com que o objeto ou as pessoas que vamos fotografar ocupe toda a imagem ou só parte dela.

 

 

EXERCÍCIO

 

 

 

1) Qual a origem e o que significa a palavra fotografia?

2) Cite 3 utilidades da fotografia.

3) Para que serve o enquadramento na fotografia?

4) Como podemos intervir no tamanho do objeto fotografado?

5) Sabemos que a fotografia como arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa e com contextos diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se pede:

 

 

 

 

 

 

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-menina-do-napalm-a-iconica-foto-que-revelou-o-horror-da-guerra-do-vietna.phtml(acesso em 24/08/2021)

 

1) A fotografia acima foi tirada durante a Guerra do Vietnã. Observando a figura quais sensações e emoções ela transmite?

2) Narre a situação em que ela foi tirada, o que você acha que estava acontecendo?

3) Analisando o foco que o artista deu a foto o que você acha que ele quis transmitir? Ele conseguiu?

 

2ª Aula

 

Professor, leia juntamente com os alunos as informações a seguir e peça que realizem a atividade em seguida;

 

                                                         A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA

 

Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível, isto é, que apresenta sensibilidade à luz. A origem da palavra “fotografia” vem do grego e significa “gravar com luz”: “foto” (luz) e “graphein” (escrever,gravar). A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. O desenvolvimento da fotografia colorida foi também um processo lento e que necessitou de muitos testes.  A primeira fotografia colorida seria criada alguns anos depois, em 1861, pelo físico escocês James Clerk Maxwell. 

Durante o século XIX, a fotografia começa a fazer parte do dia a dia, mas apenas os fotógrafos profissionais, que trabalhavam em estúdios, conseguiam comprar um aparelho. A fotografia passou a registrar momentos específicos tais quais casamentos, aniversários e solenidades públicas. Para que tudo ficasse perfeito, os fotografados deveriam permanecer imóveis a fim de que a imagem fosse captada e impressa no papel.

A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam? Nesta aula vamos conhecer um pouco mais sobre a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular.

Assista o vídeo: https://youtu.be/9TLJ2ZYPqs0

 

O QUE É FOTOGRAFIA?

 

Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia.

Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo.

Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno.

Antes do Facebook, os selfies eram chamados de autorretratos, e só eram exibidos vez ou outra, em situações eventuais, como em uma exposição de um renomado artista. Agora eles estão por toda parte: basta um acesso rápido em uma rede social no celular. Hoje todos os nossos amigos fazem selfie

 

A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA

 

 

FOTOGRAFIA ANALÓGICA

 

Se você não conhece muito sobre o processo da fotografia analógica, abaixo segue o trecho de um texto que retirei do blog Emania onde explicam como funciona direitinho este tipo de fotografia.

“O filme que é colocado no compartimento da câmera vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. Depois que todas as poses foram usadas (os filmes geralmente vêm com 24 e 36 poses), o fotógrafo deve levar o filme para um laboratório, ou fazer a impressão em casa (se houver os equipamentos necessários).

O resultado das câmeras analógicas demora mais para serem vistos do que o das câmeras digitais. Alguns filmes podem durar meses para serem usados completamente, inclusive. ”

 

VANTAGENS DA FOTOGRAFIA ANÁLOGICA:

 

Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoors, sem ficar com a imagem cheia de pixels.

 

                                                              FOTOGRAFIA DIGITAL

 

Este tipo de fotografia é o mais utilizado atualmente. Pode-se contar nos dedos quem não possui uma câmera digital.

 

 

 

 

COMO FUNCIONA A FOTOGRAFIA DIGITAL

 

 

 

 O funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória.

Hoje em dia os celulares possuem câmeras de excelente qualidade o que facilita o registro e armazenamento de diversas imagens.

 

Agora mãos na massa!!!

 

01 – Você tem o hábito de fotografar? E o que você mais gosta de registrar?

 

02 – Você conhece, já viu ou já usou uma câmera fotográfica analógica?

 

03 – Solicite para um responsável as fotografias antigas da sua família. Compare com as fotografias de sua família hoje em dia. Anote as diferenças que você encontra. Lembre-se, a fotografia registra o momento/época, um tempo, uma ocasião etc. Preste atenção em tudo: roupas, cortes de cabelo, o que é antigo, o que não se usa mais, etc.! Depois anote aqui as suas descobertas.

 

04-Tire fotos com o seu celular, teste posições diferentes, lugares diferentes abuse da sua imaginação.

 Depois vamos compartilhar!!!

Envie as fotos para o professor por e-mail ou pelo whatsapp.

 

 

3ª Aula

 

Observe a fotografia atentamente:

 

                                     

 

 

 

 

1 – Responda as questões a seguir:

 

a) O que você vê?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

b) Quem aparece em destaque na fotografia?

___________________________________________________________________________

c) Analise a expressão fisionômica da mulher. O que ela demonstra sentir?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

d) A mão no rosto parece dar suporte para o rosto ou para suas emoções? Como você interpreta o gesto nesse contexto?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

e) Por que a mãe não abraça seus filhos que parecem tristes? Quantas crianças você vê?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

 

f) Observe as crianças em pé, ao lado da mãe. Na sua opinião, estão confortando a mãe, buscando o conforto dela, ou nenhuma dessas alternativas? Explique:

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

g) Que impressão causa o fato de não vermos os rostos dos meninos em pé?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

Para melhor compreensão desta fotografia, podemos ler a respeito: saber sobre o contexto histórico, contexto de produção, intenção do autor, etc. Quanto mais soubermos sobre o assunto, mais compreensão teremos da imagem. A fotografia registra momentos, situações que ficaram congeladas. Porém, não se trata da imagem estática; é dinâmica, viva, é o retrato histórico de acontecimentos, que para buscarmos significado, além da cuidadosa observação podemos pesquisar a seu respeito.

 

Leia mais! Disponível em: <http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpAcessado em 24/08/2021

 

                                                         

 

    

      

 

 

 

 

4ª Aula

 

A fotografia e suas técnicas – Conceituação e experimentação prática – Leitura de mundo.

 

 

 

 

 

 

Acesso em:24/08/2021

 http://arteeformas-sidneytorres.blogspot.com/2012/10/7-ano-e-b-fotografia-exercicio.htmlhttps://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/

Leia mais! Disponível em: <http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpg >

 

RECURSOS:(x) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   ( x ) Outros:

AVALIAÇÃO:( +) Prova; (+) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (+) 

( ) Seminários; (+ ) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo;  ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário