7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Itamaraju em foco (Fotografia) Temas Contemporâneos/Integradores: Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia |
Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e
Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano:
7º Período: 30/08 a 10/09/2021
Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF69AR05) experimentar e analisar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance
etc.). (EF69AR05P6) Experimentar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance
etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção
artística. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes
tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e
responsável. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos. 1ª
Aula Ø Levantamento conhecimento prévio. Ø Você sabe para que serve uma fotografia? Ø Você
conhece, já viu ou já usou uma câmera fotográfica analógica? FOTOGRAFIA A palavra fotografia vem do grego e
significa "desenhos de luz". Foram assim chamadas porque para se
conseguir as imagens utiliza-se luz e alguns materiais específicos como um
rolo de filme para fotos e papel fotográfico, que se torna mais escuro com a
luz. As fotografias não servem apenas para fazer retratos pessoais, também
encontramos em jornais e revistas para informar, em livros como ilustração, e
muitas são artes. Embora as fotografias pareçam semelhantes à realidade,
nunca são iguais a ela. Por isso, permitem que a pessoa que faz fotografia
possa se expressar de várias maneiras, utilizando diferentes recursos. O
primeiro recurso de que se dispõe é a escolha do que vai ser fotografado, ou seja,
o enquadramento. Mediante o enquadramento, a pessoa que tira a fotografia
presta atenção a uma parte do que está vendo, e essa imagem é o que sua
câmera registrará. Também é possível intervir no tamanho das coisas
fotografadas. Para isso, pode-se usar a escala de planos, que consiste em
fazer com que o objeto ou as pessoas que vamos fotografar ocupe toda a imagem
ou só parte dela. EXERCÍCIO 1) Qual a origem e o que significa
a palavra fotografia? 2) Cite 3 utilidades da fotografia. 3) Para que serve o enquadramento
na fotografia? 4) Como podemos intervir no tamanho
do objeto fotografado? 5) Sabemos que a fotografia como
arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa e com contextos
diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se pede: 1) A fotografia acima foi tirada
durante a Guerra do Vietnã. Observando a figura quais sensações e emoções ela
transmite? 2) Narre a situação em que ela foi
tirada, o que você acha que estava acontecendo? 3) Analisando o foco que o artista
deu a foto o que você acha que ele quis transmitir? Ele conseguiu? 2ª
Aula Professor, leia juntamente com os alunos as informações a
seguir e peça que realizem a atividade em seguida;
A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA Fotografia é a
técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície
fotossensível, isto é, que apresenta sensibilidade à luz. A origem da palavra
“fotografia” vem do grego e significa “gravar com luz”: “foto” (luz) e
“graphein” (escrever,gravar). A primeira fotografia reconhecida é uma imagem
produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. O desenvolvimento da
fotografia colorida foi também um processo lento e que necessitou de muitos
testes. A primeira fotografia colorida seria criada alguns anos depois,
em 1861, pelo físico escocês James Clerk Maxwell. Durante o século XIX,
a fotografia começa a fazer parte do dia a dia, mas apenas os fotógrafos
profissionais, que trabalhavam em estúdios, conseguiam comprar um aparelho. A
fotografia passou a registrar momentos específicos tais quais casamentos,
aniversários e solenidades públicas. Para que tudo ficasse perfeito, os
fotografados deveriam permanecer imóveis a fim de que a imagem fosse captada
e impressa no papel. A utilização de
imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano.
Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam? Nesta
aula vamos conhecer um pouco mais sobre a linguagem fotográfica e sua
história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o
telefone celular. Assista o vídeo:
https://youtu.be/9TLJ2ZYPqs0 O QUE É
FOTOGRAFIA? Fotografia é desenhar
com luz. Sem luz, não há fotografia. Engana-se quem acha
que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina
fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o
registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na
fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e
guardá-lo por muito tempo. Uma fotografia boa é
aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um
momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique
no momento oportuno. Antes do Facebook, os
selfies eram chamados de autorretratos, e só eram exibidos vez ou outra, em
situações eventuais, como em uma exposição de um renomado artista. Agora eles
estão por toda parte: basta um acesso rápido em uma rede social no celular.
Hoje todos os nossos amigos fazem selfie A
EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA FOTOGRAFIA
ANALÓGICA Se você não conhece muito sobre o processo da
fotografia analógica, abaixo segue o trecho de um texto que retirei do blog
Emania onde explicam como funciona direitinho este tipo de fotografia. “O filme que é colocado no compartimento
da câmera vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai
formar as imagens no filme. Depois que todas as poses foram usadas (os filmes
geralmente vêm com 24 e 36 poses), o fotógrafo deve levar o filme para um
laboratório, ou fazer a impressão em casa (se houver os equipamentos
necessários). O resultado das câmeras analógicas
demora mais para serem vistos do que o das câmeras digitais. Alguns filmes podem
durar meses para serem usados completamente, inclusive. ” VANTAGENS DA
FOTOGRAFIA ANÁLOGICA: Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia
pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoors,
sem ficar com a imagem cheia de pixels.
FOTOGRAFIA
DIGITAL Este tipo de
fotografia é o mais utilizado atualmente. Pode-se contar nos dedos quem não
possui uma câmera digital. COMO
FUNCIONA A FOTOGRAFIA DIGITAL O
funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um
sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código
eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória. Hoje em dia os celulares possuem câmeras de excelente qualidade o que
facilita o registro e armazenamento de diversas imagens. Agora mãos na massa!!! 01 – Você tem o
hábito de fotografar? E o que você mais gosta de registrar? 02 – Você conhece, já
viu ou já usou uma câmera fotográfica analógica? 03 – Solicite para um
responsável as fotografias antigas da sua família. Compare com as fotografias
de sua família hoje em dia. Anote as diferenças que você encontra. Lembre-se,
a fotografia registra o momento/época, um tempo, uma ocasião etc. Preste
atenção em tudo: roupas, cortes de cabelo, o que é antigo, o que não se usa
mais, etc.! Depois anote aqui as suas descobertas. 04-Tire fotos com o
seu celular, teste posições diferentes, lugares diferentes abuse da sua
imaginação. Depois vamos compartilhar!!! Envie as fotos para o
professor por e-mail ou pelo whatsapp. 3ª
Aula Observe a fotografia
atentamente: 1 –
Responda as questões a seguir: a) O que você vê? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ b) Quem aparece em destaque na fotografia? ___________________________________________________________________________ c) Analise a expressão fisionômica da
mulher. O que ela demonstra sentir? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ d) A mão no rosto parece dar suporte para o
rosto ou para suas emoções? Como você interpreta o gesto nesse contexto? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ e) Por que a mãe não abraça seus filhos que
parecem tristes? Quantas crianças você vê? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________
f) Observe as crianças em pé, ao lado da
mãe. Na sua opinião, estão confortando a mãe, buscando o conforto dela, ou
nenhuma dessas alternativas? Explique: ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ g) Que impressão causa o fato de não vermos
os rostos dos meninos em pé? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________ Para melhor compreensão desta fotografia,
podemos ler a respeito: saber sobre o contexto histórico, contexto de
produção, intenção do autor, etc. Quanto mais soubermos sobre o assunto, mais
compreensão teremos da imagem. A fotografia registra momentos, situações que
ficaram congeladas. Porém, não se trata da imagem estática; é dinâmica, viva,
é o retrato histórico de acontecimentos, que para buscarmos significado, além
da cuidadosa observação podemos pesquisar a seu respeito. Leia mais! Disponível
em: <http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpAcessado em
24/08/2021
4ª
Aula A fotografia
e suas técnicas – Conceituação e experimentação prática – Leitura de mundo. Acesso em:24/08/2021 http://arteeformas-sidneytorres.blogspot.com/2012/10/7-ano-e-b-fotografia-exercicio.htmlhttps://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/ Leia
mais! Disponível em:
<http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpg > |
RECURSOS:(x)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
( x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
+) Prova; (+) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (+) ( ) Seminários; (+ ) Apresentação oral;
(x) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário