6ºANO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:  AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA (Dança, Ação e Emoção- Região Norte)

Objeto do conhecimento:  Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de Criação

Unidade Temática: Dança

Ano: 6º                                                       Período:19/04 a 23/04/2021           Aulas: 02

HABILIDADES

(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

(EF69AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

(EF69AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica.

(EF69AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

1ª AULA: Danças

 

1º Momento:

Levantamento de Conhecimento Prévio

 

Ø  O que é dança para você?

Ø  Quais sentimentos a dança te traz?

 

O QUE É DANÇA?

Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. O povo primitivo iniciou a arte e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quando as mais fortes emoções. O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação.         
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas, nas escolas a dança como disciplina acadêmica integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanas e é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para a manutenção da saúde física e mental. Entrar na dança ̈ é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado.

    

Para ampliar o conhecimento segue uma sugestão de vídeo:

Acesse- Danças folclóricas da região norte

https://www.youtube.com/watch?v=J8R_4aV_k4o

 

2º Momento: Após a leitura e explanação do texto acima, em seguida assistir ao vídeo, copiar e responder as questões abaixo no caderno.

 

                                                                       ATIVIDADE

 

a)    Por que a dança é considerada a arte mais completa e em que ocasiões ela era praticada?

b)    Cada tipo de dança trás consigo emoções, qual estilo de dança desperta em você alegria ou boas recordações?

c)    Além da expressão artística, como a dança pode ser vista?

d)    Que influências a dança tem na sociedade de acordo com o texto?

e)    Você já participou ou assistiu algum evento de dança? Quais as sensações que você vivenciou no momento da dança?

f)     O que significa a expressão entrar na dança?

g)    Porque podemos afirmar que o significado de dança vai além da expressão?

h)    O que são danças folclóricas?

i)     Você gostou do vídeo? Descreva o que mais lhe chamou a atenção no vídeo.

2ª AULA: Danças da Região Norte

1º Momento: CARIMBÓ

                   

·         carimbó é uma dança de roda típica do nordeste do Pará, estado da Região Norte do Brasil, popular entre os nortistas e nordestinos. Também chamado de Pau e Corda, Samba de roda do Marajó e Baião típico de Marajó, a dança do carimbó é realizada em pares e marcada por movimentos giratórios. um patrimônio cultural brasileiro e também um gênero de dança de roda de origem indígena típica da região norte brasileira. O carimbo nasceu das mãos calejadas e dos pés descalços dos agricultores paraenses. Um ritmo, uma dança, uma identidade. O nome carimbó ou curimbó vem do tupi: curi é pau oco e m'bó é furado. A dança do carimbó é feita em pares, que formam uma roda. O rapaz convida a moça para a dança batendo palmas na frente dela. Com as saias, as mulheres executam movimentos tentando cobrir a cabeça dos seus pares. á passos que imitam movimentos de animais. O som do tambor que marca a sonoridade do carimbó. Para além de um ritmo, ele expressa a identidade cultural, artística, social, ambiental e histórica da região amazônica no estado do Pará. A manifestação traz em seu bojo as influências culturais indígenas, africanas e portuguesa. Difícil afirmar com exatidão onde surgiu o ritmo, disputam a localidade de Marapanim e a Ilha de Marajó. Sabe-se que originalmente é um ritmo criado no século XVII por índios tupinambás, influenciado por negros africanos (ex-escravos) da região nordeste do estado do Pará.O cantor e compositor paraense Aurino Quirino Gonçalves (Pinduca), é considerado o “Rei do Carimbó”.

·        

·         Para ampliar o conhecimento, segue uma sugestão de vídeo:

Acesse- Carimbó Flor de Liz: https://www.youtube.com/watch?v=E_GtjV05oag

·          

2º Momento:

                                                                    ATIVIDADE

 

1-    Quais são os movimentos da dança carimbó? Com suas próprias palavras descreva sobre as percepções e sensações que você sentiu ao assistir o vídeo.

2-    Qual a origem da dança carimbó?

3-    Em que século foi criado o carimbó?

4-    Qual o nome do cantor que é considerado o rei do carimbó?

5-    O carimbó sofreu influência de quem? Como surgiu?

6-    Agora ponha uma música e tente fazer alguns passos da dança, peça para alguém filmar.

7-    Qual a sensação do seu corpo durante a movimentação das partes corporais?

8-    Qual (is) parte (s) do corpo que você mais gostou de mover?

9-    Quais foram os movimentos que você conseguiu criar durante a sua dança?

3º Momento: Vamos colorir as roupas dos dançarinos!

 

 

 

Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.

                                                                                                           Tiago 1:12

Fonte de Pesquisa: Acessados em 15/04/2021

Carimbó: https://www.todamateria.com.br/carimbo/

Desenho para colorir: https://www.google.com/search?q=desenho+para+colorir+dan%C3%A7a+carimb%C3%B3&

Carimbó Flor de Liz : https://www.youtube.com/watch?v=E_GtjV05oag

Danças Folclóricas da Região Norte: https://www.youtube.com/watch?v=J8R_4aV_k4o

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário