SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:
AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE
PANDEMIA (Dança, Ação e Emoção- Região Norte) |
Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da
Linguagem, Processos de Criação |
Unidade Temática: Dança Ano: 6º Período:19/04 a 23/04/2021 Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e
encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas
e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. (EF69AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado,
abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua
história tradicional e contemporânea. (EF69AR11)
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e
espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o
movimento dançado. (EF69AR12)
Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento
como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. (EF69AR13)
Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança
de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e
a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. (EF69AR14)
Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha
sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição
cênica e apresentação coreográfica. (EF69AR15)
Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola
e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
Explorar,
conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e
culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades
tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e
espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social
e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. Compreender
as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive
aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e
comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de
produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. Experienciar
a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro,
pesquisa e criação artística. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo,
compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação
da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais,
econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios,
produções, intervenções e apresentações artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e
internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões
de mundo. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1ª AULA: Danças 1º Momento: Levantamento de Conhecimento Prévio Ø O
que é dança para você? Ø Quais
sentimentos a dança te traz? O QUE É DANÇA? Dança é a
arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em
geral ao som de música. O povo primitivo iniciou a arte e a praticava em
diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na
época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou
ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa das artes,
pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a
escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quando as mais
fortes emoções. O significado da dança vai além da expressão
artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como
opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante
forma de comunicação. Para
ampliar o conhecimento segue uma sugestão de vídeo: Acesse- Danças
folclóricas da região norte
https://www.youtube.com/watch?v=J8R_4aV_k4o 2º Momento: Após a leitura e
explanação do texto acima, em seguida assistir ao vídeo, copiar e responder
as questões abaixo no caderno.
ATIVIDADE a) Por que a dança é considerada a arte mais
completa e em que ocasiões ela era praticada? b) Cada tipo de dança trás consigo emoções, qual
estilo de dança desperta em você alegria ou boas recordações? c) Além da expressão artística, como a dança pode ser
vista? d) Que influências a dança tem na sociedade de
acordo com o texto? e) Você já participou ou assistiu algum evento de
dança? Quais as sensações que você vivenciou no momento da dança? f) O que significa a expressão entrar na dança? g) Porque podemos afirmar que o significado de
dança vai além da expressão? h) O que são danças folclóricas? i) Você gostou do vídeo? Descreva o que mais lhe
chamou a atenção no vídeo. 2ª AULA: Danças da Região Norte 1º Momento: CARIMBÓ ·
O carimbó é uma dança de
roda típica do nordeste do Pará, estado da Região Norte do
Brasil, popular entre os nortistas e nordestinos. Também chamado de Pau e
Corda, Samba de roda do Marajó e Baião típico de Marajó, a dança do carimbó é
realizada em pares e marcada por movimentos giratórios. um patrimônio cultural
brasileiro e também um gênero de dança de roda de origem indígena
típica da região norte brasileira. O carimbo nasceu das mãos calejadas e dos pés descalços dos
agricultores paraenses. Um ritmo, uma dança, uma identidade. O nome carimbó ou
curimbó vem do tupi: curi é pau oco e m'bó é furado. A dança do carimbó
é feita em pares, que formam uma roda. O rapaz convida a moça para
a dança batendo palmas na frente dela. Com as saias, as mulheres
executam movimentos tentando cobrir a cabeça dos seus pares.
á passos que imitam movimentos de animais. O som do tambor que marca a sonoridade do carimbó.
Para além de um ritmo, ele expressa a identidade cultural, artística, social,
ambiental e histórica da região amazônica no estado do Pará. A manifestação
traz em seu bojo as influências culturais indígenas, africanas e portuguesa.
Difícil afirmar com exatidão onde surgiu o ritmo, disputam a
localidade de Marapanim e a Ilha de Marajó. Sabe-se que originalmente é um
ritmo criado no século XVII por índios tupinambás, influenciado por negros
africanos (ex-escravos) da região nordeste do estado do Pará.O cantor e
compositor paraense Aurino Quirino Gonçalves (Pinduca), é considerado o “Rei
do Carimbó”. ·
·
Para ampliar o conhecimento, segue uma
sugestão de vídeo: Acesse- Carimbó Flor de Liz: https://www.youtube.com/watch?v=E_GtjV05oag ·
2º Momento:
ATIVIDADE 1-
Quais são os movimentos da dança carimbó? Com
suas próprias palavras descreva sobre as percepções e sensações que você
sentiu ao assistir o vídeo. 2-
Qual a origem da dança carimbó? 3-
Em que século foi criado o carimbó? 4-
Qual o nome do cantor que é considerado o rei
do carimbó? 5-
O carimbó sofreu influência de quem? Como
surgiu? 6-
Agora ponha uma música e tente fazer alguns
passos da dança, peça para alguém filmar. 7-
Qual a sensação do seu corpo durante a
movimentação das partes corporais? 8-
Qual (is) parte (s) do corpo que você mais
gostou de mover? 9- Quais
foram os movimentos que você conseguiu criar durante a sua dança? 3º Momento: Vamos colorir as roupas dos dançarinos! Feliz é aquele que nas aflições continua
fiel! Porque depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida
que Deus promete aos que o amam.
Tiago 1:12 Fonte de Pesquisa: Acessados em 15/04/2021 Carimbó: https://www.todamateria.com.br/carimbo/ Desenho para colorir:
https://www.google.com/search?q=desenho+para+colorir+dan%C3%A7a+carimb%C3%B3& Carimbó
Flor de Liz : https://www.youtube.com/watch?v=E_GtjV05oag Danças Folclóricas da Região Norte: https://www.youtube.com/watch?v=J8R_4aV_k4o |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário