6ª Sequência Didática 6º e 7ºano 2022

 

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular:“As diversas facetas do consumo”  

(Teatro e Público: A Comunicação como Aliada do Consumo e da Cultura)

 

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo, Educação para o Consumo.

Objeto do conhecimento:

Criação e Repertório Cultural, Contextos e Práticas, Sistemas de linguagem, Elementos da linguagem, Processos de criação

Unidade Temática: Teatro    Ano: 6ºe 7º      Período: 02/08/2022 a 02/09/2022                           Aulas: 08

HABILIDADES

 (EF15AR18)  Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.

 (EF69AR19). Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.).

(EF69AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

(EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

 (EF69AR03IT) Estabelecer relações entre música, dança, teatro, pintura e processos de criação artísticas dos educandos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade..

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 

1º AULA:

- Levantando Conhecimentos prévios

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

  1) Você se considera consumista?

  2) O que você considera um consumo exagerado?

  3) Todos nós consumismo todos os dias. Você concorda?

 

1º Momento: –Professor, apresente o texto ao aluno: O Comércio e o Consumismo.

O Comércio é a atividade que movimenta diferentes produtos, com uma finalidade lucrativa, pela troca, venda ou compra de mercadorias.

Podemos encontrar vários tipos de estabelecimentos comerciais como lojas, shoppings, postos de combustíveis, restaurantes, farmácias, padarias, dentro outros, cada um mantendo um tipo diferente de atividade

O Consumismo hoje é um estilo de vida orientado pelo que é supérfluo, pela cultura do descartável, pelo desejo incessante de surfar sempre a nova onda. Criou-se um presente perpétuo. O passado não serve mais como orientação, o futuro não importa mais. O consumismo é o desejo de viver o aqui e o agora, e com tudo o que isso tiver para oferecer, com o melhor slogan, energizado pelos melhores insights publicitários, embalado pelas mais criativas campanhas de marketing. A internet e as redes sociais elevaram essa sensação a níveis estratosféricos. É o tempo em que o que se consome não importa mais; o que esse consumo pode ostentar e o que ele pode proporcionar para o status do consumidor, para a sua imagem, é o que conta.

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Você tem o hábito de comprar objetos não necessários? Por quê?

 

2. Ao comprar um determinado produto, o que você prioriza: a marca, a qualidade ou o preço? Justifique a sua escolha.

3. Com suas palavras, defina o que é consumismo. 

 

4. O comércio é uma atividade do setor?

5. O consumidor é quem?

6.O fornecedor é quem?

https://www.tudosaladeaula.com/2020/08/atividade-de-religiao-materialismo-e_13.htmlacessado 24/07/2022

2ª AULA

1º Momento:

1ª Atividades sobre o consumo:

Leia as informações sobre consumo e consumismo:

Ø    Consumo é quando a gente compra as coisas que nós realmente precisamos, nem mais, nem menos, mas na quantidade necessária.

Ø    Consumismo é quando nós exageramos no consumo, comprando tudo que queremos sem realmente precisar e sem pensar antes de comprar.

 

A publicidade colabora muito para o consumismo, principalmente entre as crianças.

 

Atividade

 

 

a) O que você acha que o menino está vendo na TV?

b) As propagandas estão falando sobre quais produtos?

c) Pela expressão do menino, você considera que qual poderá ser a reação dele quando seus pais ou responsáveis chegarem em casa?

d) E você, que tipo de propagandas te atrai na televisão?

e)Você considera que tudo o que vê e gosta é necessário para seu consumo? Justifique.

f) O que pode ser feito para conscientizar as pessoas sobre esse exagero?

 

PARA CASA Nessa atividade você vai precisar da ajuda de sua família.

· Olhe em suas coisas e enumere pelo menos 03 (três) objetos (brinquedos, roupas) que você não utilizou neste ultimo ano, ou seja, de julho do ano passado até hoje, e que está guardado.

 

Depois, responda:

a) Por que esses objetos ficaram tanto tempo guardados?

 

b) Esses objetos ficaram durante um tempo sem uso, será que eles são tão importantes assim?

 

 c) Já que você não está usando, poderia doá-los?

 

3ª AULA: Professor, inicie a aula fazendo a correção da atividade anterior

PARA INTRODUZIR O TEMA TEATRO QUE TAL ASSISITI UMA PEÇA DE TEATRO COM SEUS ALUNOS?

Vídeo: Batalha da Natureza

https://www.youtube.com/watch?v=lDmndKDNsRQ  Acesso em 24/07/2022

Atividade:

Ø  Qual a dica que o cacto deu para os seres humanos?

Ø  Qual o nome das equipes que participaram da batalha da natureza

Ø  Cite duas perguntas que foram feitas na batalha da natureza:

Ø  Qual o nome da peça?

 

Crie frases com as palavras que foram citadas na peça:

Ø  Lixo

Ø  Amigos

Ø  Saco plástico

Ø  Tartaruga

Ø  Oceano

Ø  Mundo

Ø  Peixes

Obs: Em um bate papo com os alunos,tente sondar o que eles aprenderam com o vídeo e com a atividade,ao mesmo tempo verifique junto à correção.

 

4º AULA: Levantando conhecimentos prévios - Origem do Teatro

Você sabe o que é teatro?

Você já assistiu uma apresentação de teatro?

Você sabe o que é preciso para que uma peça teatral aconteça?

TEATRO - A origem do teatro (Somente Leitura)

A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.

Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.

O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.

A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.

A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios.

Vamos assisti o vídeo: https://youtu.be/ur0iL3CURIQ ( Como Surgiu o Teatro)

Atividade sobre o que você aprendeu

1)    Em que lugar a arte teatral teve sua origem de forma oficial?

        a) Roma.   b) Grécia.  c) Itália.  d) Brasil

2)    Como surgiu o teatro na Grécia Antiga?

3)    Qual o significa teatro?

4)    Como se deu a implantação do teatro no Brasil?

5)    Quando se consolidou a manifestação teatral?

6)    Em que época o teatro ganhou força no Brasil?

 

5º AULA: Levantando conhecimentos prévios através da correção da atividade da aula anterior

 

Origem do Teatro no Brasil ( Continuação)

Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese. Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram encenadas em praças, ruas, colégios entre outros.
Já no século XVII, além do teatro de catequese emerge outros tipos de teatros que celebram festas populares e acontecimentos políticos, alguns lembram muito o carnaval como conhecemos hoje, as pessoas saíam às ruas para comemorações vestidas com adereços, desfilando mascaradas, dançando, cantando e tocando instrumentos.
Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto. D. João VI assina um decreto de 28 de maio de 1810 que reconhece a necessidade da construção de "teatros decentes" para a nobreza que necessitava de diversão. Grandes espetáculos começaram a chegar no Brasil porém, além de serem estrangeiros e refletirem os gostos europeus da época eram somente para os aristocratas e o povo não tinha qualquer participação, o teatro não tinha uma identidade brasileira. No século XIX o teatro brasileiro começa a se configurar e um grande marco foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838. Esse drama foi encenado por uma companhia genuinamente brasileira, com atores e propósitos nacionalistas formado pelo ator João Caetano. Nessa época surgem as Comédias de Costume.

Em 1855 surge o teatro realista no Brasil, o teatro deixa de lado os dramalhões e visa o debate de temas atuais, problemas sociais e conflitos psicológicos tentando mostras e revelar o cotidiano da sociedade, o amor adúltero, a falsidade e o egoísmo humanos. Um dos mais importantes autores dessa época é Joaquim Manoel de Macedo, autor da obra-prima A Moreninha, de Arthur Azevedo.

Atividade sobre o que você aprendeu

1)    De acordo com o texto como iniciou as primeiras manifestações de teatro no Brasil?

2)    Para que é utilizado o teatro do jesuítas no Brasil?

3)    Qual era a caracteristicas do teatro jesuíta de Padre Anchieta?

4)    O que fez com que o Teatro brasileiro deu um salto?

5)    Qual o estilo de teatro surgiu em 1855?

 

6º AULA: Levantando conhecimentos prévios

Professor, faça o levantamento prévio a partir da atividade anterior( Correção no quadro)

 

Peça a turma que faça a leitura do assunto teatro popular brasileiro e, em seguida sugere-se que seja realizada a atividade abaixo:

 

O TEATRO POPULAR BRASILEIRO

 

A primeira manifestação do teatro no Brasil ocorreu no século XVI com o objetivo de catequização. O teatro era usado pelos jesuítas para ensinar a religião católica aos índios ou colonos. Durante esse tempo, o padre Anchieta foi um dos principais jesuítas que mais utilizou esse tipo de representação artística que era chamado de teatro de catequese. Na época, o teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os

atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram realizadas em praças, ruas ou escolas.

O TEATRO POPULAR

Um marco importante do teatro popular brasileiro foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838. O drama foi encenado por uma associação verdadeiramente brasileira, com atores e intenções nacionalistas liderado pelo ator João Caetano. Posteriormente, o teatro popular no Brasil conseguiu ganhar notoriedade na década de 1950 com o crescimento de um público interessado em ver nos palcos as grandes questões nacionais. O teatro popular é definido como uma atração cultural destinada às camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em circos, praças e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo voltado para o gosto simples do povo brasileiro. Com o regime militar em 1964, inúmeras peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70, o teatro novamente ressurge mostrando produções constantes.

CONCLUSÃO

O teatro popular é uma expressão artística realizada por um ator ou um grupo de atores em um palco, em que é interpretada uma história fictícia ou não, com a colaboração de técnicos e auxiliares, sob a orientação de um diretor que monta a obra escrita por um dramaturgo. Desse modo, o teatro é a arte da representação.

Texto: Tudo Sala de Aula, 2021

 

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

 

1- A primeira manifestação teatral surgida no Brasil tinha a finalidade de:

a) ensinar a cultura dos portugueses aos índios.

b) transmitir as doutrinas religiosas do catolicismo.

c) representar as características do povo brasileiro.

d) incentivar a cultura popular nos ambientes escolares.

2- Como foi chamado o primeiro teatro em território brasileiro?

3- O que motivou o crescimento do teatro popular no Brasil?

a) O interesse das pessoas por assuntos religiosos.

b) O interesse do povo em assuntos nacionalistas. 

c) O aumento das classes menos favorecidas.

d) O apoio do governo aos artistas brasileiros. 

4- Como podemos definir teatro popular?

Como uma atração cultural destinada às camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em circos, praças e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo voltado para o gosto simples do povo brasileiro. 

5- Com o regime militar em 1964, inúmeras peças teatrais foram proibidas no Brasil. Isso significa que houve:

a) emancipação.

b) Independência.

c) censura. 

d) calúnia. 

6. Por que a tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição foi um marco importante para o teatro popular brasileiro?

7- Como é chamada a pessoa responsável em elaborar um texto com o objetivo de transportá-lo para os palcos?

a) Dramaturgo. 

b) Diretor teatral.

c) Ator ou atriz.

d) Assistente técnico.

8- Para você, por que o teatro popular é considerado uma arte?

Obs: Peça aos alunos para trazerem maquiagens para a próxima aula.

 

7ª AULA:

Observa a imagem abaixo:

 

Levantando Conhecimentos prévios.

1)    Qual a relação dessa imagens ao teatro?

2)    Esses atores parecem atores de teatro?

3)    Na sua opinão a maquiagem é importante no teatro? Justifique:

 

 História da Maquiagem no Teatro

Desde o início do teatro, os atores usam maquiagem no palco. Da Grécia antiga ao teatro do oriente e à Broadway atual, a maquiagem teatral tem sido parte das peças. O uso e a aplicação da maquiagem para o teatro evoluiu ao longos dos milhares de anos.

Grécia antiga

A maioria das peças no teatro grego eram encenadas com atores mascarados e existe pouca evidência de que a maquiagem era algo importante na aparência do ator. As máscaras gregas agiam como um tipo de megafone, já que seus formatos criavam uma maneira natural de amplificação vocal. Além disso, o que era ainda mais importante, um ator podia fazer vários papéis. Em vez de mudanças complexas de maquiagem, o ator podia simplesmente trocar de máscara para indicar que estava interpretando um novo personagem. Há algumas evidências, no entanto, que suportam que as primeiras peças gregas possam ter tido atores que usavam maquiagem à base de chumbo branca com detalhes vermelhos. Essa maquiagem tóxica continuou sendo popular por séculos, tanto no palco quanto fora dele. Passando um grande período do tatra da antiguidade até os dias atuais a maquiagem veio evoluindo.

Teatro moderno e tendências atuais

A maquiagem conhecida como pancake foi desenvolvida em 1914 pela Max Factor. Algumas marcas populares nos palcos são a Ben Nye e a Mehron. A maquiagem de hoje é segura e não possui chumbo. A maquiagem teatral de hoje pode ser usada para uma aparência natural ou para um ar criativo e detalhado, como no musical "Cats". Com o advento do látex líquido, passou a ser possível criar próteses grandes para qualquer papel. A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto à produção do espetáculo, acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem. 

Atividade sobre o texto

1)   Como é a maquiagem moderna?

2)   Como atua o maquiador de teatro?

3)   Como era a maquiagem na Grécia na Antiga?

4)   De acordo com o texto quando surgiu a maquiagem no teatro?

5)   Qual  era a função das máscaras no teatro na Grécia?

6)   Em relação a maquiagem, qual alternativa está incorreta?

a)    A maquiagem é um instrumento que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores.

b)    O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo.

c)    O maquiador ressalta e cria aspectos importantes para a compreensão do personagem.

d)    A maquiagem trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações.

8º AULA:

TEMA: TEATRO DE BONECOS

Você curte desenhos ou filmes de animação? Já percebeu que esses personagens animados vivem em um mundo de sonhos onde tudo é possível? Você já assistiu a uma apresentação de teatro de bonecos? O teatro de bonecos é muito fascinante porque a cena geralmente acontece bem diante dos nossos olhos, ao vivo e a cores. Quando entram em cena bonecos no lugar de atores, nos colocamos numa relação diferenciada com o personagem, nos encantamos com as inúmeras possibilidades criativas que o homem tem em criar bonecos das mais variadas formas e extrapolar os limites do possível em cena.

A ORIGEM

O Teatro de Bonecos surgiu há muito tempo no Antigo Oriente, entretanto, existem relatos que esse tipo de arte já tenha sido praticado pelos primitivos, pois foram encontrados desenhos nas paredes de cavernas que indicavam essa arte. Desde então, o homem não estagnou seu impulso criativo. Logo, surgem os bonecos moldados com barro, dotados de recursos artesanais e fantásticos. Eles eram criados com tamanha perfeição que se tornavam idênticos aos seres vivos, muitas vezes inspirados realmente em personagens reais. Evidências revelam que os egípcios utilizaram figuras de madeira operadas por barbantes para contar, possivelmente, histórias religiosas.

O teatro de bonecos, de marionetes ou de fantoches, como hoje conhecemos, surgiu na Itália, no século XVII, porém, algo semelhante já era realizado desde a Grécia Antiga. Os fantoches, também conhecidos como bonecos de luva, são feitos com feltro ou outro tipo de material que o artista veste na mão. Nessa categoria de arte, o boneco ganha existência nos palcos por meio do movimento das mãos do ator que o manipula e narra as histórias criativamente, com muita magia e sedução. Essas apresentações culturais possuem um alto potencial educativo, podendo se converter em um poderoso instrumento nas mãos de um bom educador. As mãos, os pés e a cabeça dos bonecos são presos por cordões a uma cruzeta, onde os bonequeiros seguram para movimentá-los. Cada fio é responsável pelos movimentos de um dos membros da marionete.

BUNRAKU

Bunraku é um teatro profissional de bonecos do Japão, criado no século XVII. Foi um entretenimento de rua, onde uma única pessoa manipulava os bonecos com as duas mãos, num palco que consistia numa caixa pendurada em seu pescoço. Hoje, a técnica do Bunraku consiste em três ou mais bonecos, manipulados por várias pessoas vestidas de preto para se confundirem com o fundo preto.

O TEATRO DE BONECOS NO BRASIL

No Brasil, o teatro de bonecos surgiu no tempo dos Vice-reis (governadores e representantes do rei numa província), sendo muito apreciados por essas autoridades. No Nordeste, o teatro de bonecos ganhou destaque, principalmente, em Pernambuco, onde até hoje é tradição. É o teatro Mamulengo, rico em situações cômicas e satíricas, que se difundiu por todo o país por intermédio de artistas mambembes (artistas amadores que percorriam cidades do interior).

CONCLUSÃO

O teatro de bonecos é considerado a arte de “dar vida” a seres inanimados fazendo com que esses exponham atitudes humanas em cenas. Desse modo, o teatro cumpre sua função artística, como uma crítica ou exposição da realidade da sociedade.

Texto: Tudo Sala de Aula: https://www.tudosaladeaula.com/2021/12/atividade-de-arte-teatro-de-bonecos-texto-e-gabarito.html

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1- O Teatro de Bonecos pode ser definido como:

a) um entretenimento voltado ao público infantil.

b) uma forma de animar e comunicar ideias.

c) um recurso utilizado apenas por animadores de festa.

d) uma linguagem teatral nova criada no século XXI.

2- Segundo o texto, por que o público tem uma relação diferenciada com o boneco durante uma

apresentação?

4- A pessoa responsável em dar vida ao boneco, produzindo seus movimentos, é chamada de:

a) encenador.

b) dublador. 

c)  bonequeiro.

d) animador.

5- Existem registros que, nos primórdios do teatro de bonecos, ele era utilizado para:

a) contar histórias religiosas.

b) divulgar festas e eventos.

c) narrar os fatos cotidianos.

d) entreter e animar crianças.

6- Como foram feitos os primeiros bonecos para serem utilizados em peças teatrais?

7- O Bunraku é um Teatro profissional de Bonecos do Japão, criado no século XVII, para:

a) crianças.

b) jovens.

c) adultos.

d) todas as idades.

8- Como são chamados os bonecos manipulados pelas mãos sem a utilização de cordões?

a) Fantoches.

b) Marionetes.

c) Dedoches.

d) Mamulengos.

9-  Assinale a afirmativa FALSA:

a) O teatro de bonecos também pode ser realizado por pessoas fantasiadas.

b) O teatro mamulengo é rico em situações cômicas e satíricas.

c) O teatro de bonecos é a arte de dar vida a seres inanimados.

d) O teatro de bonecos cumpre sua função artística de criticar. 

10- Faça a leitura do trecho do texto “O Teatro de Bonecos”, e use a pontuação adequada.

 

FONTES: ACESSO EM 25/07/2022

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-sitio-do-picapau-amarelo-6o-ano/

https://www.tudosaladeaula.com/2022/04/atividade-de-arte-teatro-popular-brasileiro-6ao9ano-com-

gabarito.html

https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee-

ngOa9MzjSdqNMXoI 7ºano acessado em 24/07/2022

https://youtu.be/cERyzrRgm5Uacessado em 24/07/2022

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

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