6ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema Intercurricular:“As
diversas facetas do consumo” (Teatro
e Público: A Comunicação como
Aliada do Consumo e da Cultura) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência
e Tecnologia, Cidadania e Civismo, Educação para o Consumo. |
Objeto do
conhecimento: Criação e Repertório Cultural, Contextos e Práticas, Sistemas de linguagem, Elementos da linguagem, Processos de criação |
Unidade Temática: Teatro
Ano: 6ºe 7º Período: 02/08/2022 a 02/09/2022 Aulas:
08 |
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HABILIDADES
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(EF15AR18) Reconhecer e apreciar formas
distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos,
aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional. (EF69AR19). Descobrir teatralidades na vida cotidiana,
identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes
fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.). (EF69AR27) Pesquisar e
criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral,
em diálogo com o teatro contemporâneo. (EF69AR24) Reconhecer
e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação,
circulação e organização da atuação profissional em teatro. (EF69AR30) Compor
improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou
outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens
(com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando
a relação com o espectador. (EF69AR03IT) Estabelecer relações
entre música, dança, teatro, pintura e processos de criação artísticas dos
educandos. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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·
Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e
produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas,
das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em
distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural,
histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as
diversidades. ·
Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas
práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas
tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas
condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas
articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e
a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da
Arte. ·
Mobilizar recursos tecnológicos
como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer relações entre arte,
mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora,
modos de produção e de circulação da arte na sociedade.. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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3.Valorizar e fluir as
diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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Informações
para os alunos: Boas-vindas. 1º AULA: - Levantando
Conhecimentos prévios - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) 1) Você se
considera consumista? 2) O que você considera
um consumo exagerado? 3) Todos nós consumismo
todos os dias. Você concorda? 1º Momento: –Professor,
apresente o texto ao aluno: O Comércio e o Consumismo. O Comércio é a atividade que movimenta diferentes produtos, com uma
finalidade lucrativa, pela troca, venda ou compra de mercadorias. Podemos encontrar vários
tipos de estabelecimentos comerciais como lojas, shoppings, postos de
combustíveis, restaurantes, farmácias, padarias, dentro outros, cada um
mantendo um tipo diferente de atividade O Consumismo hoje é um estilo de vida orientado pelo que é
supérfluo, pela cultura do descartável, pelo desejo incessante de surfar
sempre a nova onda. Criou-se um presente perpétuo. O passado não serve mais
como orientação, o futuro não importa mais. O consumismo é o desejo de viver
o aqui e o agora, e com tudo o que isso tiver para oferecer, com o melhor
slogan, energizado pelos melhores insights publicitários, embalado pelas mais
criativas campanhas de marketing. A internet e as redes sociais elevaram essa
sensação a níveis estratosféricos. É o tempo em que o que se consome não
importa mais; o que esse consumo pode ostentar e o que ele pode proporcionar
para o status do consumidor, para a sua imagem, é o que conta. ATIVIDADE SOBRE O QUE
VOCÊ APRENDEU 1. Você
tem o hábito de comprar objetos não necessários? Por quê? 2. Ao
comprar um determinado produto, o que você prioriza: a marca, a qualidade ou
o preço? Justifique a sua escolha. 3. Com
suas palavras, defina o que é consumismo. 4. O comércio é uma atividade do setor? 5. O consumidor é quem? 6.O fornecedor é quem? https://www.tudosaladeaula.com/2020/08/atividade-de-religiao-materialismo-e_13.htmlacessado 24/07/2022 2ª AULA 1º
Momento: 1ª Atividades sobre o consumo: Leia as informações sobre consumo e consumismo: Ø Consumo é
quando a gente compra as coisas que nós realmente precisamos, nem mais, nem
menos, mas na quantidade necessária. Ø Consumismo é
quando nós exageramos no consumo, comprando tudo que queremos sem realmente
precisar e sem pensar antes de comprar. A publicidade
colabora muito para o consumismo, principalmente entre as crianças. Atividade a)
O que você acha que o menino está vendo na TV? b)
As propagandas estão falando sobre quais produtos? c)
Pela expressão do menino, você considera que qual poderá ser a reação dele
quando seus pais ou responsáveis chegarem em casa? d)
E você, que tipo de propagandas te atrai na televisão? e)Você
considera que tudo o que vê e gosta é necessário para seu consumo?
Justifique. f)
O
que pode ser feito para conscientizar as pessoas sobre esse exagero? PARA CASA
Nessa atividade você vai precisar da ajuda de sua família. ·
Olhe em suas coisas e enumere pelo menos 03 (três) objetos (brinquedos,
roupas) que você não utilizou neste ultimo ano, ou seja, de julho do ano
passado até hoje, e que está guardado. Depois,
responda: a)
Por que esses objetos ficaram tanto tempo guardados? b)
Esses objetos ficaram durante um tempo sem uso, será que eles são tão
importantes assim? c) Já que você não está usando, poderia
doá-los? 3ª AULA: Professor, inicie a aula fazendo a correção
da atividade anterior PARA
INTRODUZIR O TEMA TEATRO QUE TAL ASSISITI UMA PEÇA DE TEATRO COM SEUS ALUNOS? Vídeo:
Batalha da Natureza https://www.youtube.com/watch?v=lDmndKDNsRQ Acesso
em 24/07/2022 Atividade: Ø Qual
a dica que o cacto deu para os seres humanos? Ø Qual
o nome das equipes que participaram da batalha da natureza Ø Cite
duas perguntas que foram feitas na batalha da natureza: Ø Qual
o nome da peça? Crie
frases com as palavras que foram citadas na peça: Ø Lixo Ø Amigos Ø Saco
plástico Ø Tartaruga Ø Oceano Ø Mundo Ø Peixes Obs:
Em um bate papo com os alunos,tente sondar o que eles aprenderam com o vídeo
e com a atividade,ao mesmo tempo verifique junto à correção. 4º AULA:
Levantando conhecimentos prévios - Origem
do Teatro Você
sabe o que é teatro? Você
já assistiu uma apresentação de teatro? Você
sabe o que é preciso para que uma peça teatral aconteça? TEATRO
- A origem do teatro (Somente Leitura) A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades
primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes
sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência. Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar
lendas referentes aos deuses e heróis. O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em
decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e
da alegria. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como
o local físico em que tal arte se apresenta. A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do
empenho dos jesuítas em catequizar os índios. Vamos assisti o vídeo: https://youtu.be/ur0iL3CURIQ ( Como Surgiu o Teatro) Atividade sobre o que você aprendeu 1) Em que lugar a arte teatral teve sua
origem de forma oficial? a) Roma. b) Grécia.
c) Itália. d) Brasil 2) Como
surgiu o teatro na Grécia Antiga? 3) Qual
o significa teatro? 4) Como
se deu a implantação do teatro no Brasil? 5) Quando
se consolidou a manifestação teatral? 6) Em
que época o teatro ganhou força no Brasil? 5º AULA: Levantando conhecimentos prévios através da
correção da atividade da aula anterior Origem do Teatro no Brasil ( Continuação) Uma das primeiras manifestações do teatro no
Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era
utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O
padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de
representações que eram chamadas de teatro de catequese. Esse teatro possuía
uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram
amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram
encenadas em praças, ruas, colégios entre outros. Em 1855 surge o teatro realista no Brasil, o
teatro deixa de lado os dramalhões e visa o debate de temas atuais, problemas
sociais e conflitos psicológicos tentando mostras e revelar o cotidiano da
sociedade, o amor adúltero, a falsidade e o egoísmo humanos. Um dos mais
importantes autores dessa época é Joaquim Manoel de Macedo, autor da
obra-prima A Moreninha, de
Arthur Azevedo. Atividade sobre o que você aprendeu 1)
De acordo com o texto como iniciou as primeiras manifestações
de teatro no Brasil? 2)
Para que é utilizado o teatro do jesuítas no Brasil? 3)
Qual era a caracteristicas do teatro jesuíta de Padre
Anchieta? 4)
O que fez com que o Teatro brasileiro deu um salto? 5)
Qual o estilo de teatro surgiu em 1855? 6º AULA:
Levantando conhecimentos prévios Professor, faça o levantamento prévio a
partir da atividade anterior( Correção no quadro) Peça a turma que faça a
leitura do assunto teatro popular brasileiro e, em seguida sugere-se que seja
realizada a atividade abaixo: O
TEATRO POPULAR BRASILEIRO A
primeira manifestação do teatro no Brasil ocorreu no século XVI com o objetivo
de catequização. O teatro era usado pelos jesuítas para ensinar a religião
católica aos índios ou colonos. Durante esse tempo, o padre Anchieta foi um
dos principais jesuítas que mais utilizou esse tipo de representação
artística que era chamado de teatro de catequese. Na época, o teatro possuía
uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores
eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças
eram realizadas em praças, ruas ou escolas. O
TEATRO POPULAR Um
marco importante do teatro popular brasileiro foi a representação da tragédia
Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março
de 1838. O drama foi encenado por uma associação verdadeiramente brasileira,
com atores e intenções nacionalistas liderado pelo ator João Caetano. Posteriormente,
o teatro popular no Brasil conseguiu ganhar notoriedade na década de 1950 com
o crescimento de um público interessado em ver nos palcos as grandes questões
nacionais. O teatro popular é definido como uma atração cultural destinada às
camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em circos, praças
e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo voltado para o
gosto simples do povo brasileiro. Com o regime militar em 1964, inúmeras
peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70, o teatro novamente
ressurge mostrando produções constantes. CONCLUSÃO O
teatro popular é uma expressão artística realizada por um ator ou um grupo de
atores em um palco, em que é interpretada uma história fictícia ou não, com a
colaboração de técnicos e auxiliares, sob a orientação de um diretor que
monta a obra escrita por um dramaturgo. Desse modo, o teatro é a arte da
representação. Texto:
Tudo Sala de Aula, 2021 ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU 1- A
primeira manifestação teatral surgida no Brasil tinha a finalidade de: a)
ensinar a cultura dos portugueses aos índios. b)
transmitir as doutrinas religiosas do catolicismo. c)
representar as características do povo brasileiro. d)
incentivar a cultura popular nos ambientes escolares. 2- Como
foi chamado o primeiro teatro em território brasileiro? 3- O
que motivou o crescimento do teatro popular no Brasil? a) O
interesse das pessoas por assuntos religiosos. b) O
interesse do povo em assuntos nacionalistas. c) O
aumento das classes menos favorecidas. d) O apoio
do governo aos artistas brasileiros. 4- Como
podemos definir teatro popular? Como uma atração cultural
destinada às camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em
circos, praças e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo
voltado para o gosto simples do povo brasileiro. 5- Com
o regime militar em 1964, inúmeras peças teatrais foram proibidas no Brasil.
Isso significa que houve: a)
emancipação. b)
Independência. c)
censura. d)
calúnia. 6. Por
que a tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição foi um marco
importante para o teatro popular brasileiro? 7- Como
é chamada a pessoa responsável em elaborar um texto com o objetivo de
transportá-lo para os palcos? a)
Dramaturgo. b)
Diretor teatral. c) Ator
ou atriz. d)
Assistente técnico. 8- Para você, por que o teatro popular é
considerado uma arte? Obs: Peça aos alunos para trazerem maquiagens
para a próxima aula. 7ª AULA: Observa a imagem abaixo: Levantando Conhecimentos prévios. 1)
Qual a
relação dessa imagens ao teatro? 2)
Esses
atores parecem atores de teatro? 3)
Na sua
opinão a maquiagem é importante no teatro? Justifique: História da Maquiagem no Teatro
Desde o início do teatro, os atores usam
maquiagem no palco. Da Grécia antiga ao teatro do oriente e à Broadway atual,
a maquiagem teatral tem sido parte das peças. O uso e a aplicação da
maquiagem para o teatro evoluiu ao longos dos milhares de anos.
Grécia antiga
A
maioria das peças no teatro grego eram encenadas com atores mascarados e
existe pouca evidência de que a maquiagem era algo importante na aparência do
ator. As máscaras gregas agiam como um tipo de megafone, já que seus formatos
criavam uma maneira natural de amplificação vocal. Além disso, o que era
ainda mais importante, um ator podia fazer vários papéis. Em vez de mudanças
complexas de maquiagem, o ator podia simplesmente trocar de máscara para
indicar que estava interpretando um novo personagem. Há algumas evidências,
no entanto, que suportam que as primeiras peças gregas possam ter tido atores
que usavam maquiagem à base de chumbo branca com detalhes vermelhos. Essa
maquiagem tóxica continuou sendo popular por séculos, tanto no palco quanto
fora dele. Passando um grande período do tatra da antiguidade até os dias
atuais a maquiagem veio evoluindo. Teatro moderno
e tendências atuais
A
maquiagem conhecida como pancake foi desenvolvida em 1914 pela Max Factor.
Algumas marcas populares nos palcos são a Ben Nye e a Mehron. A maquiagem de
hoje é segura e não possui chumbo. A maquiagem teatral de hoje pode ser usada
para uma aparência natural ou para um ar criativo e detalhado, como no
musical "Cats". Com o advento do látex líquido, passou a ser possível
criar próteses grandes para qualquer papel. A maquiagem é parte da composição do
espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem
e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto à produção do
espetáculo, acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar
ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do
personagem. Atividade
sobre o texto 1) Como
é a maquiagem moderna? 2) Como
atua o maquiador de teatro? 3) Como
era a maquiagem na Grécia na Antiga? 4) De
acordo com o texto quando surgiu a maquiagem no teatro? 5) Qual era a função das máscaras no teatro na
Grécia? 6) Em
relação a maquiagem, qual alternativa está incorreta? a)
A maquiagem é
um instrumento que auxilia na criação do personagem e na transformação
estética dos atores. b)
O maquiador atua junto com toda a produção
do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo. c)
O maquiador ressalta e cria aspectos
importantes para a compreensão do personagem. d) A maquiagem trabalha os elementos sonoros
ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. 8º AULA: TEMA: TEATRO DE BONECOS Você curte desenhos ou
filmes de animação? Já percebeu que esses personagens animados vivem em um
mundo de sonhos onde tudo é possível? Você já assistiu a uma apresentação de
teatro de bonecos? O teatro de bonecos é muito fascinante porque a cena
geralmente acontece bem diante dos nossos olhos, ao vivo e a cores. Quando
entram em cena bonecos no lugar de atores, nos colocamos numa relação
diferenciada com o personagem, nos encantamos com as inúmeras possibilidades
criativas que o homem tem em criar bonecos das mais variadas formas e extrapolar
os limites do possível em cena. A ORIGEM O Teatro de Bonecos
surgiu há muito tempo no Antigo Oriente, entretanto, existem relatos que esse
tipo de arte já tenha sido praticado pelos primitivos, pois foram encontrados
desenhos nas paredes de cavernas que indicavam essa arte. Desde então, o
homem não estagnou seu impulso criativo. Logo, surgem os bonecos moldados com
barro, dotados de recursos artesanais e fantásticos. Eles eram criados com
tamanha perfeição que se tornavam idênticos aos seres vivos, muitas vezes
inspirados realmente em personagens reais. Evidências revelam que os egípcios
utilizaram figuras de madeira operadas por barbantes para contar,
possivelmente, histórias religiosas. O teatro de bonecos, de
marionetes ou de fantoches, como hoje conhecemos, surgiu na Itália, no século
XVII, porém, algo semelhante já era realizado desde a Grécia Antiga. Os
fantoches, também conhecidos como bonecos de luva, são feitos com feltro ou
outro tipo de material que o artista veste na mão. Nessa categoria de
arte, o boneco ganha existência nos palcos por meio do movimento das mãos do
ator que o manipula e narra as histórias criativamente, com muita magia e
sedução. Essas apresentações culturais possuem um alto potencial educativo,
podendo se converter em um poderoso instrumento nas mãos de um bom educador.
As mãos, os pés e a cabeça dos bonecos são presos por cordões a uma cruzeta,
onde os bonequeiros seguram para movimentá-los. Cada fio é responsável pelos
movimentos de um dos membros da marionete. BUNRAKU Bunraku é um teatro
profissional de bonecos do Japão, criado no século XVII. Foi um
entretenimento de rua, onde uma única pessoa manipulava os bonecos com as
duas mãos, num palco que consistia numa caixa pendurada em seu pescoço. Hoje,
a técnica do Bunraku consiste em três ou mais bonecos, manipulados por várias
pessoas vestidas de preto para se confundirem com o fundo preto. O TEATRO DE BONECOS NO
BRASIL No Brasil, o teatro de
bonecos surgiu no tempo dos Vice-reis (governadores e representantes do rei
numa província), sendo muito apreciados por essas autoridades. No Nordeste, o
teatro de bonecos ganhou destaque, principalmente, em Pernambuco, onde até
hoje é tradição. É o teatro Mamulengo, rico em situações cômicas e satíricas,
que se difundiu por todo o país por intermédio de artistas mambembes
(artistas amadores que percorriam cidades do interior). CONCLUSÃO O teatro de bonecos é
considerado a arte de “dar vida” a seres inanimados fazendo com que esses
exponham atitudes humanas em cenas. Desse modo, o teatro cumpre sua função
artística, como uma crítica ou exposição da realidade da sociedade. Texto: Tudo Sala de Aula:
https://www.tudosaladeaula.com/2021/12/atividade-de-arte-teatro-de-bonecos-texto-e-gabarito.html ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU 1- O Teatro de Bonecos
pode ser definido como: a) um
entretenimento voltado ao público infantil. b) uma
forma de animar e comunicar ideias. c) um
recurso utilizado apenas por animadores de festa. d) uma
linguagem teatral nova criada no século XXI. 2- Segundo o texto, por
que o público tem uma relação diferenciada com o boneco durante uma apresentação? 4- A pessoa responsável
em dar vida ao boneco, produzindo seus movimentos, é chamada de: a)
encenador. b)
dublador. c)
bonequeiro. d)
animador. 5- Existem registros
que, nos primórdios do teatro de bonecos, ele era utilizado para: a)
contar histórias religiosas. b)
divulgar festas e eventos. c)
narrar os fatos cotidianos. d)
entreter e animar crianças. 6- Como foram feitos os
primeiros bonecos para serem utilizados em peças teatrais? 7- O Bunraku é um Teatro
profissional de Bonecos do Japão, criado no século XVII, para: a)
crianças. b)
jovens. c)
adultos. d)
todas as idades. 8- Como são chamados os
bonecos manipulados pelas mãos sem a utilização de cordões? a)
Fantoches. b)
Marionetes. c)
Dedoches. d)
Mamulengos. 9- Assinale a afirmativa FALSA: a) O
teatro de bonecos também pode ser realizado por pessoas fantasiadas. b) O
teatro mamulengo é rico em situações cômicas e satíricas. c) O
teatro de bonecos é a arte de dar vida a seres inanimados. d) O
teatro de bonecos cumpre sua função artística de criticar. 10- Faça a leitura do
trecho do texto “O Teatro de Bonecos”, e use a pontuação adequada. FONTES:
ACESSO EM 25/07/2022 https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-sitio-do-picapau-amarelo-6o-ano/ https://www.tudosaladeaula.com/2022/04/atividade-de-arte-teatro-popular-brasileiro-6ao9ano-com- gabarito.html https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee- ngOa9MzjSdqNMXoI
7ºano acessado em 24/07/2022 https://youtu.be/cERyzrRgm5Uacessado
em 24/07/2022
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