Prefeitura
Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal
de Educação
Ensino Fundamental:
Anos Finais
2ª COLETÂNEA DE
REVISÃO
6º ANO
AGOSTO/2021
Período:16/08
a 28/08/2021
1ª ATIVIDADE DE
REVISÃO TEATRO
FUNÇÃO
NO TEATRO
1)
ASSISTA
AO VÍDEO DOS BONECOS DO TEATRO, acessando ao vídeo; Cultura Popular - Show de Mamulengos - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=8X9GwufqNmo&ab_channel=RedePotiguardeTelevis%C3%A3oEducativaeCultural(Acesso em 12/08/2021
A Série Cultura Popular apresenta o show de
mamulengos de Haroldo Lins com o episódio "Chuveiro".
O Mamulengo é um teatro de
características inteiramente populares, onde os atores são bonecos que falam,
dançam, brigam e quase sempre, morrem. ... Geralmente, o mamulengo utiliza
a modalidade do boneco de luva. Mas encontramos também os mamulengueiros que
preferem brincar – realizar apresentações - com bonecos de
vara.
(Acessado
em 12/08/2021)
2. Agora, faça desenhos de mamulengos
criando uma história bem divertida. Registre no seu caderno.
2ª ATIVIDADE DE REVISÃO – ( Dança Contemporânea)
PÁGINAS
PARA CONSULTAS, 124 A 139 DO LIVRO DIDÁTICO
1)
Sobre dança Contemporânea
I)
Algumas danças têm códigos bem definidos, que,
orientam como o dançarino deve se movimentar os passos que deve fazer e até
como deve ocupar o espaço da cena, como por exemplo, o balé clássico.
II)
A coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaker
(1960) desenvolveu, em 1983, uma peça de dança que expõe e transforma as
repetições que o corpo faz diariamente, como por exemplo cruzar as pernas e
jogar os cabelos.
III)
Gestos associados ao feminino eram repetidos
pelas 4 bailarinas que na época compunham o grupo Flores.
Estão corretas:
a)
I e II
b)
II e III
c)
I, II e III
d)
I e III
2)
Marque
certo ou errado:
a)
Algumas histórias não podem ser contadas nem
com palavras nem com imagens.
( ) certo (
) errado
b)
No espetáculo Uma história invisível cada dançarino representa cada um dos 5
sentidos: o tato, a visão, o olfato, o paladar e a audição.
( ) certo (
) errado
c)
Em Embodied
Voodoo Game, o grupo Cena 11 Cia. de dança não explora as possibilidades de
movimento proporcionadas pela interação com o público, que participa ativamente
da criação da coreografia.
( ) certo (
) errado
d)
Sediado em Recife – PE, o grupo Cena 11 sempre
se interessou pela relação entre dança e tecnologia.
( ) certa (
) errada
3)
Complete:
a) O
livro A queda do céu, relato de Xamã yanomami Davi Kopenawa (1956), serviu de
ponto de partida para a elaboração da peça ______________________, da
_____________________ Companhia de Dança.
b)
A pesquisa artística da companhia de dança contemporânea ____________________,
sediada em Natal no Rio Grande do Norte, está apoiada na ideia de que cada
corpo tem ____________________ e _____________________, e de que todos dançam
respeitando essas diferenças.
c)
O grupo Giradança é dirigido por _____________________ e __________________, e
conta com a participação de dançarino com e sem deficiências e
____________________.
d)
Na obra dirigida por Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, a
___________________ foi construída pelos dançarinos com base em
____________________ da dupla de coreógrafos.
3ª
Atividade de revisão –
Corpo e Expressão
Nada como relaxar, meditar e ao mesmo tempo
exercitar o corpo. Vamos movimentar o esqueleto???
Chame sua
família para te ajudar nos exercícios que foram selecionados. Peça alguém pra filmar ou
fotografar os seus movimentos. Preparados???
Dança
Para os mais agitados, a dança é
uma forma divertida e bastante funcional de extravasar toda a energia acumulada.
Você pode selecionar uma playlist bem agitada ou seguir algumas aulas de dança
indicadas para adultos e crianças.
O mais legal desta atividade é
soltar a criatividade, se divertir e estar junto com a família.
Bicicleta
imaginária
Essa atividade consiste em deitar sob um tapete de yoga ou outra
superfície plana e confortável, e pedalar no ar como se estivesse pedalando em
uma bicicleta. Crie séries para essa atividade, por exemplo: 3 séries de 10
pedaladas.
Corrida estacionária
Quem foi que disse que você
precisa ir ao parque para correr? Dá para correr dentro de casa com as crianças
através da corrida estacionária. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma
corrida em que você não sai do lugar. Basta imitar os movimentos de uma
corrida, só que sem sair do lugar. Nesse caso, você pode cronometrar quanto
tempo as crianças conseguem correr e estimar um percurso de acordo com os
números do cronômetro. Por exemplo, a cada 1 minuto de corrida é igual a 200
metros percorridos.
4ª
Atividade de revisão – Pré-história
A i
A i m A imagem, de um personagem em
qu quadrinhos, mostra um
homem das cave cavernas caçando
um dinossauro. Ela conte contém
um erro histórico, por quê? um
1.Observe a imagem abaixo e assinale a resposta correta:
a) os dinossauros eram muito grandes para serem caçados pelos homens.
b) os dinossauros é que eram carnívoros e caçavam os homens.
c) os dinossauros entraram em extinção antes dos homens povoarem a
terra.
d) os dinossauros nunca existiram.
2.Observe esta Pintura Rupestre e responda.
b) O que ela está representando?
c) Que tipo
de arte era feita pelos homens pré-históricos nas paredes das Cavernas, onde utilizavam
os desenhos como uma forma de comunicação?
a) Pinturas rupestres b) Arte cênica
c) Pintura moderna d)
Cerâmica e)
Artesanato
3. Observe a imagem abaixo e responda:
a)Desde a descoberta do fogo, o ser
humano já sabia como produzi-lo e quais eram as suas utilidades.
b) Uma das maneiras que o homem
encontrou na Pré-história para produzir o fogo foi através do uso
da pólvora.
c) O homem utilizava o fogo para
produzir fogueiras e assim suportar melhor as noites frias.
d) O homem pré-histórico não utilizava
o fogo para se defender dos animais selvagens.
e) O ser humano não gostava de usar o fogo para cozinhar https://www.xixdemarco.com.br/provas/2016/ef-6ano/historia/1pp.historia.6ano-ivana.pdfseus
alimentos.
5ª
Atividade de revisão – Covid-19
LEIA O TEXTO ABAIXO:
COMO O VÍRUS RESPONSÁVEL PELA COVID-19
SE PROPAGA?
O VÍRUS
CAUSADOR DA COVID-19 PODE SE PROPAGAR DE PESSOA PARA PESSOA POR MEIO DE
GOTÍCULAS DO NARIZ OU DA BOCA QUE SE ESPALHAM.
QUANDO
UMA PESSOA COM COVID-19 TOSSE OU ESPIRRA. A MAIORIA DESSAS GOTÍCULAS CAI EM
SUPERFÍCIES E OBJETOS PRÓXIMOS – COMO MESAS OU TELEFONES QUE PODEM PROMOVER O
CONTÁGIO INDIRETO DA DOENÇA.
AS
PESSOAS TAMBÉM PODEM PEGAR COVID-19 SE RESPIRAREM
GOTÍCULAS
DE UMA PESSOA COM COVID-19 QUE TOSSE OU ESPIRRA. É POR ISSO QUE É IMPORTANTE
FICAR DISTANTE A MAIS DE 1 METRO DE UMA
PESSOA DOENTE.
COM BASE NO TEXTO ACIMA, QUAL A AÇÃO
CORRETA PARA EVITAR O CONTÁGIO DIRETO DA COVID – 19.
OBSERVE:
:
OBSERVE OS OBJETOS E SUPERFÍCIES QUE
PODEM PROMOVER CONTÁGIO INDIRETO E EXPLIQUE COMO ESSE CONTÁGIO PODE ACONTECER.
Será que você consegue?
Desenhe as imagens e letras no seu
caderno de acordo o exemplo abaixo:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
_____ |
|
|
||
|
|
|
|
|
|
|
|
OBSERVE
AS PEÇAS DO JOGO, DESENHE NO SEU CADERNO OU EM UM PAPEL OFÍCIO.
Em
seguida pinte e recorte as peças para o jogo.
Convide
alguém de sua família para brincar com você.
Divirta-se!
Registre os momentos da produção e jogando através de fotos. Envie as fotos pro
seu professor. Bom Estudo e produção!
https://www.indagacao.com.br/2020/05/atividade-jogo-da-velha-do-coronavirus-baixar-em-pdf.html
Acessados em 12/08/2021
Livro Mosaico 6º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário