2ª COLETÂNEA DE REVISÃO DE 16/08 A 26/08/2021

 

                             Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba

                          Secretaria Municipal de Educação      

                             Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

 

          2ª COLETÂNEA DE REVISÃO

                           6º ANO

                      AGOSTO/2021

 

 

 

Período:16/08 a 28/08/2021

 

  ATIVIDADE DE REVISÃO TEATRO

 

FUNÇÃO NO TEATRO

 

1)          ASSISTA AO VÍDEO DOS BONECOS DO TEATRO, acessando ao vídeo; Cultura Popular - Show de Mamulengos - YouTube

 

https://www.youtube.com/watch?v=8X9GwufqNmo&ab_channel=RedePotiguardeTelevis%C3%A3oEducativaeCultural(Acesso em 12/08/2021

 

A Série Cultura Popular apresenta o show de mamulengos de Haroldo Lins com o episódio "Chuveiro".

Mamulengo é um teatro de características inteiramente populares, onde os atores são bonecos que falam, dançam, brigam e quase sempre, morrem. ... Geralmente, o mamulengo utiliza a modalidade do boneco de luva. Mas encontramos também os mamulengueiros que preferem brincar – realizar apresentações - com bonecos de vara.

https://www.google.com/search?q=Cultura+Popular+-+Show+de+Mamulengos+-+YouTube&oq=Cultura+Popular+-+Show+de+Mamulengos+-+YouTube&aqs=chrome.0.69i59.1845591j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

                                                   (Acessado em 12/08/2021)

2. Agora, faça desenhos de mamulengos criando uma história bem divertida. Registre no seu caderno.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


2ª ATIVIDADE DE REVISÃO – ( Dança Contemporânea)

PÁGINAS PARA CONSULTAS, 124 A 139 DO LIVRO DIDÁTICO

1)        Sobre dança Contemporânea

 

I)             Algumas danças têm códigos bem definidos, que, orientam como o dançarino deve se movimentar os passos que deve fazer e até como deve ocupar o espaço da cena, como por exemplo, o balé clássico.

 

II)           A coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaker (1960) desenvolveu, em 1983, uma peça de dança que expõe e transforma as repetições que o corpo faz diariamente, como por exemplo cruzar as pernas e jogar os cabelos.

 

III)          Gestos associados ao feminino eram repetidos pelas 4 bailarinas que na época compunham o grupo Flores.

Estão corretas:

a)           I e II

b)           II e III

c)            I, II e III

d)           I e III

 

2)           Marque certo ou errado:

a)           Algumas histórias não podem ser contadas nem com palavras nem com imagens.

(    ) certo          (    ) errado

b)           No espetáculo Uma história invisível cada dançarino representa cada um dos 5 sentidos: o tato, a visão, o olfato, o paladar e a audição.

(    ) certo          (    ) errado

c)            Em Embodied Voodoo Game, o grupo Cena 11 Cia. de dança não explora as possibilidades de movimento proporcionadas pela interação com o público, que participa ativamente da criação da coreografia.

(    ) certo          (    ) errado

d)           Sediado em Recife – PE, o grupo Cena 11 sempre se interessou pela relação entre dança e tecnologia.

(    ) certa          (    ) errada

3)           Complete:

 

 

a) O livro A queda do céu, relato de Xamã yanomami Davi Kopenawa (1956), serviu de ponto de partida para a elaboração da peça ______________________, da _____________________ Companhia de Dança.

 

b) A pesquisa artística da companhia de dança contemporânea ____________________, sediada em Natal no Rio Grande do Norte, está apoiada na ideia de que cada corpo tem ____________________ e _____________________, e de que todos dançam respeitando essas diferenças.

c) O grupo Giradança é dirigido por _____________________ e __________________, e conta com a participação de dançarino com e sem deficiências e ____________________.

d) Na obra dirigida por Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, a ___________________ foi construída pelos dançarinos com base em ____________________ da dupla de coreógrafos.

3ª Atividade de revisão – Corpo e Expressão

Nada como relaxar, meditar e ao mesmo tempo exercitar o corpo. Vamos movimentar o esqueleto???

Chame sua família para te ajudar nos exercícios que foram selecionados. Peça alguém pra filmar ou fotografar os seus movimentos. Preparados???

Dança

Para os mais agitados, a dança é uma forma divertida e bastante funcional de extravasar toda a energia acumulada. Você pode selecionar uma playlist bem agitada ou seguir algumas aulas de dança indicadas para adultos e crianças. 

O mais legal desta atividade é soltar a criatividade, se divertir e estar junto com a família.

Bicicleta imaginária  

Essa atividade consiste em deitar sob um tapete de yoga ou outra superfície plana e confortável, e pedalar no ar como se estivesse pedalando em uma bicicleta. Crie séries para essa atividade, por exemplo: 3 séries de 10 pedaladas.

Corrida estacionária

 

Quem foi que disse que você precisa ir ao parque para correr? Dá para correr dentro de casa com as crianças através da corrida estacionária. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma corrida em que você não sai do lugar. Basta imitar os movimentos de uma corrida, só que sem sair do lugar. Nesse caso, você pode cronometrar quanto tempo as crianças conseguem correr e estimar um percurso de acordo com os números do cronômetro. Por exemplo, a cada 1 minuto de corrida é igual a 200 metros percorridos. 

 

4ª Atividade de revisão – Pré-história

A i                                                                              

A i  m         A imagem, de um personagem em qu          quadrinhos, mostra um homem das cave      cavernas caçando um dinossauro. Ela conte     contém um erro histórico, por quê?

um 

 

 


 

 

1.Observe a imagem abaixo e assinale a resposta correta:

a) os dinossauros eram muito grandes para serem caçados pelos homens.

b) os dinossauros é que eram carnívoros e caçavam os homens.

c) os dinossauros entraram em extinção antes dos homens povoarem a terra.

d) os dinossauros nunca existiram.

2.Observe esta Pintura Rupestre e responda.

a) Descreva os elementos que aparecem nessa pintura.

b) O que ela está representando?

c) Que tipo de arte era feita pelos homens pré-históricos nas paredes das Cavernas, onde utilizavam os desenhos como uma forma de comunicação?

 

a) Pinturas rupestres                             b) Arte cênica  

    

c) Pintura moderna     d) Cerâmica         e) Artesanato

 

 

 

 

3. Observe a imagem abaixo e responda:   O quadrinho ao lado mostra o personagem Piteco utilizando o fogo. Sabemos que uma das principais evoluções do homem pré-histórico foi o controle do fogo. A partir dessa informação, assinale a afirmativa correta:

a)Desde a descoberta do fogo, o ser humano já sabia como produzi-lo e quais eram as suas utilidades.

 

b) Uma das maneiras que o homem encontrou na Pré-história para produzir o fogo foi através do uso

da pólvora.

c) O homem utilizava o fogo para produzir fogueiras e assim suportar melhor as noites frias.

d) O homem pré-histórico não utilizava o fogo para se defender dos animais selvagens.

e) O ser humano não gostava de usar o fogo para cozinhar https://www.xixdemarco.com.br/provas/2016/ef-6ano/historia/1pp.historia.6ano-ivana.pdfseus alimentos.

5ª Atividade de revisão – Covid-19

LEIA O TEXTO ABAIXO:

COMO O VÍRUS RESPONSÁVEL PELA COVID-19 SE PROPAGA?

O VÍRUS CAUSADOR DA COVID-19 PODE SE PROPAGAR DE PESSOA PARA PESSOA POR MEIO DE GOTÍCULAS DO NARIZ OU DA BOCA QUE SE ESPALHAM.

QUANDO UMA PESSOA COM COVID-19 TOSSE OU ESPIRRA. A MAIORIA DESSAS GOTÍCULAS CAI EM SUPERFÍCIES E OBJETOS PRÓXIMOS – COMO MESAS OU TELEFONES QUE PODEM PROMOVER O CONTÁGIO INDIRETO DA DOENÇA.

AS PESSOAS TAMBÉM PODEM PEGAR COVID-19 SE RESPIRAREM

GOTÍCULAS DE UMA PESSOA COM COVID-19 QUE TOSSE OU ESPIRRA. É POR ISSO QUE É IMPORTANTE FICAR DISTANTE  A MAIS DE 1 METRO DE UMA PESSOA DOENTE.

 

COM BASE NO TEXTO ACIMA, QUAL A AÇÃO CORRETA PARA EVITAR O CONTÁGIO DIRETO DA COVID 19.

OBSERVE:

:

 

 

OBSERVE OS OBJETOS E SUPERFÍCIES QUE PODEM PROMOVER CONTÁGIO INDIRETO E EXPLIQUE COMO ESSE CONTÁGIO PODE ACONTECER.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Temos um enigma para ser decifrado!

Será que você consegue?

Desenhe as imagens e letras no seu caderno de acordo o exemplo abaixo:

 

A –

 

 

E -

I -

U -

C -

 

D –

 

 

F -

M -

Q -

S -

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

   _____

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBSERVE AS PEÇAS DO JOGO, DESENHE NO SEU CADERNO OU EM UM PAPEL OFÍCIO.

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida pinte e recorte as peças para o jogo.

Convide alguém de sua família para brincar com você.

Divirta-se! Registre os momentos da produção e jogando através de fotos. Envie as fotos pro seu professor.    Bom Estudo e produção!

 

https://www.indagacao.com.br/2020/05/atividade-jogo-da-velha-do-coronavirus-baixar-em-pdf.html

 

Acessados em 12/08/2021

Livro Mosaico 6º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário