1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6º E 7ºANO/2022

 

1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: A importância da escola como lugar de conhecimento, habilidade e afetividade/Qual o lugar da arte na minha vida?

Objeto do conhecimento:  Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação  

Unidade Temática:  Artes Visuais/ Artes Integradas

Ano: 6º e 7º ano                                 Período:07/03 a 18/03/2022                         Aulas: 04                                     

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético

(EF69AR118BA) Analisar os elementos constitutivos das Artes Visuais: efeitos de luz e sombra, ilusão de ótica e a cor ligada ao significado e a emoção, na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF15AR90BA) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais, valorizando o patrimônio artístico e cultural do lugar onde vive, da sua região e nacionalidade.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

COMPETÊNCIAS GERAIS

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos: Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

Boas-vindas.

- Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos

 

1ª AULA: 1º Momento:

O professor irá preparar todo o material para aplicar à dinâmica: Árvore das emoções.

Peça aos alunos para escolherem os emojis que mais gostaram e que desenhe e pinte para completar na árvore.

Professor este momento ideal para fazer uma motivação nos alunos, os professores devem trazer um momento divertido e agradável, perguntando o que os alunos esperam do ano de 2022, quais esperanças eles trazem consigo, e quais eles tem desse momento de volta as aulas!

Dinâmica:

O objetivo da dinâmica é desenvolver um momento de escuta entre os participantes, o professor deve garantir que todos tenham o direito de expressar seus sentimentos logo após o descritivo.

 

 

Emojis:

 

 

 

Em seguida monte a Árvore das emoções com os emojis criados pelos alunos e expõe na sala ou no pátio da escola.

   

 

2º Momento:

Professor após a socialização, peça aos alunos que respondam:

·         Quais os sentimentos que não quero ter;

·         Sentimentos que me fazem bem;

·         Sentimentos que quero transmitir ao próximo.

·         Peça aos alunos para fazerem um pequeno texto falando o por que do emoji escolhido.

 

Em seguida aplique o caça-palavras

Caça-palavras das emoções. Encontre no caça-palavras abaixo oito emoções e pinte cada palavra com uma cor diferente:

    F

T

E

R

Y

I

A

D

B

G

    D

Z

A

C

D

U

V

I

D

A

    X

S

B

W

P

L

Q

W

K

R

    C

H

O

R

O

T

L

T

R

G

    M

N

R

A

L

E

G

R

I

A

    E

Y

X

I

Z

V

M

I

K

L

    D

F

T

V

H

N

R

S

Q

H

    O

S

J

A

B

W

Z

T

Ç

A

    Ç

V

Q

T

I

A

U

E

O

D

 

    Y

R

F

A

C

X

R

Z

P

A

 

    S

U

R

P

R

E

S

A

K

R

 

 

2ª AULA

O PROFESSOR FARÁ A LEITURA JUNTO COM OS ALUNOS DO TEXTO “O primeiro dia na escola”

1º Momento: Leitura do Texto

                                                   

1) Qual é o titulo do texto?

2) Quais são os principais personagens do texto?

3) Onde passa esta história?

4) Qual foi a sugestão da professora para alcamar os alunos?

5) Quem falou das suas expectativas sobre o quinto ano? E você quais são as suas expectativas sobre esse ano que está

cursando?

6) Quem acalmou Rebeca?

7) Quem aplaudiu quando assistiu a apresentação da dramatização do trabalho dos alunos?

8) Pesquise e copie no caderno o significado de algumas palavras que estão no texto.

A- Expectativas:                                          D- Ansiedade:                                     G- Dramatização:

B- Método:                                                  E- Desafios:                                          H- Composto:

C- Acumular:                                                F- Pensativo:                                       I- Expresso:

2º Momento:

3ª AULA

1º Momento: Professor explique a importância de frequentar a escola, e em seguida fale sobre o dia da escola.

Responda:

1º O nome da minha escola é_____________________________________________

2º O nome da minha professora de arte é___________________________________

3º Minha escola fica no bairro____________________________________________

2º Momento:

 

OBS: Professor se caso o aluno não conseguir achar material escolar com algumas letras ex: Y,Z,X etc..., peça para deixar em branco.

 

4ª AULA

1º Momento:

O professor irá apresentar o texto “A Arte na nossa vida”.

                                                      

 

A arte é importante pra você?

 

            A arte está em nossa vida, embora na maioria das vezes não nos damos conta disso. Você pode pensar que não conhece arte, que não convive com objetos artísticos, mas estamos todos muito próximos dela. Ao acordar pela manhã e olhar o relógio para saber a hora, você tem o primeiro contato do dia com a arte. O relógio, qualquer que seja o seu modelo, passou por um processo de produção que exigiu planejamento. A roupa que vestimos a caneta que utilizamos, os móveis que usamos são claro exemplo de como a arte se faz presente no nosso dia a dia.

            Por meio da arte é possível nos comunicarmos com o mundo, expressarmos nossos sentimentos e ideias. Por isso a arte pode divertir e incomodar as pessoas. Ela pode nos fazer pensar em coisa que em geral não observamos, à primeira vista, no dia a dia.

http://fabianaeaarte.blogspot.com/2014/03/a-arte-na-nossa-vida.html

 

                    Professor explique aos alunos o que é arte, sobre a importância do estudo de arte e em seguida faça o levantamento de conhecimento prévio e aplique a atividade

·         O que é Arte para você?

·         Você gosta de estudar sobre a Arte? Como você gostaria de estudar esse componente?

 

Observe as imagens a seguir e responda às questões.

 

1 – Em quais imagens estão representadas cenas ou objetos que você conhece?

 

2 – Em sua opinião, quais imagens podem ser consideradas formas de arte?

 

3 - Responda:

·         Qual o sentimento você tem quando está na aula de arte?

·         Você acha que a aula de arte te ajuda no seu dia a dia?

·         Para você o que é preciso para uma pessoa ser um artista?

·         Por que o mundo precisa de arte?

·         Como conseguimos ver as transformações do mundo através da arte?

2º Momento:

 O Monstro das Cores. O livro trabalha com cinco emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, medo e calma. Para cada uma foi designada uma cor: amarelo, azul, vermelho, preto e verde, respectivamente.Um monstrinho confuso não sabe expressar o que lhe passa. Ele conta com a ajuda de uma amiguinha para colocar ordem em todas as emoções que não consegue explicar. Nessa aula iremos trabalhar as emoções e cores.

1) Leia o livro “O monstro das cores”, de Anna Llenas. Quem puder, pode assistir a leitura do livro nesse link:  https://www.youtube.com/watch?v=x5c2O90WsmQ. Ou leia o texto.

 

O monstro das cores 

 

Este é o monstro das cores.

Hoje ele acordou se sentindo estranho, 

confuso, aturdido... 

Não sabe muito bem o que lhe passa. 

 

Enrolado de novo? 

Você não aprende nunca! 

 

Quanta bagunça você fez com suas emoções!! 

Assim, todas emboladas, não funcionam.

 

Você tem que separá-las 

e colocá-las cada uma em seu pote. 

Se quiser, te ajudo a organizar.

 

A alegria é contagiante. 

Brilha como o sol, 

pisca como as estrelas.

 

Quando está alegre, você ri, pula, dança, brinca... 

e tem vontade de compartilhar sua alegria com todo mundo.

 

A tristeza está sempre sentindo falta de algo. 

É suave como o mar, 

doce como os dias de chuva.  

 

 

Quando está triste, você se esconde 

e quer ficar só... 

e não tem vontade de fazer nada.

 

A raiva 

arde como vermelho vivo e é feroz 

como o fogo 

que queima forte e é difícil de apagar. 

 

Quando está com raiva, 

você sente que cometeram uma injustiça 

e quer descarregar a fúria nos outros.

 

O medo é covarde. 

Se esconde e foge 

como um ladrão 

na escuridão. 

 

Quando tem medo, 

você se sente pequeno e insignificante... 

e pensa que não conseguirá fazer 

o que te pedem.

 

A calma é 

tranquila como as árvores, 

leve como uma folha ao vento. 

 

Quando você está calmo, 

respira pouco a pouco e profundamente. 

Você se sente em paz. 

 

Estas são suas emoções, 

cada uma tem uma cor diferente... 

 

...e organizadas funcionam melhor. 

Veja que bom. Já estão todas em seus lugares.

 

 

Amarelo – Alegria

Azul – Tristeza

Vermelho – Raiva

Cinza – Medo

Verde – Calma

 

Mas... e agora? 

Sabe dizer o que você está sentindo?  

 


2) Agora responda:

 

3º Momento

Agora você é o artista, mão na massa – Vamos fazer um termômetro das emoções?

 

O mais legal do termômetro das emoções que vamos confeccionar é que pode ser feito pelo aluno. Isso é um plus, posto que pode internalizar o significado das emoções, aprendendo a nomear o que sente com mais facilidade.

 

Material necessário:

·         Fichas das emoções para colorir (ver mais abaixo)

·         Cartolina de cor

·         Lápis de cor

·         Pregadores de madeira

·         Caneta preta

·         Washitapes ( Fita decorativa)

·         Cola bastão

Como preparar:

Primeiramente você deve fornecer os nomes das emoções a serem trabalhadas. Neste caso, optamos por fazer umas fichas retangulares, em cartolina. Com uso do rotulador escrevi cada emoção em uma ficha. A ideia é apresenta-las, uma ao lado da outra.

Pergunte ao aluno se ele pode descrever situações em que sente raiva, alegria, tristeza, calma, medo…

Depois, apresente as fichas das cinco emoções (imprime os desenhos disponíveis em anexo). Peça ao aluno que observe as expressões do monstrinho e identifique que emoção está sentindo.

Após relacionar emoção e desenho dos monstrinhos, devemos dar uma cor a cada emoção. Seria legal deixar que o aluno escolha as cores, ainda que sejam arbitrárias e não sejam aquelas que previamente podemos conceber para tal emoção.

https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro/

 

Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.

                                                                                                           Tiago 1:12

Fonte de Pesquisa:

https://atividadessuzaninho.com/2020/03/atividade-o-dia-da-escola.html

https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte&tbm=isch&ved=

https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte+moveis&tbm

https://www.google.com/search?q=significado+de+Washitapes&sourc

https://www.google.com/search?q&tbm=isch&ictx=

https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro

http://fabianaeaarte.blogspot.com/2014/03/a-arte-na-nossa-vida.html

https://www.google.com/search?q=emojis+para+colorir&

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

_______________________________________________________________________________________________

ANEXO:

             Calma                                          Tristeza                                    Raiva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário