1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:
A importância da escola como lugar de conhecimento, habilidade e afetividade/Qual
o lugar da arte na minha vida? |
Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da
Linguagem, Materialidades, Processos de Criação |
Unidade Temática: Artes Visuais/ Artes Integradas Ano: 6º e 7º ano Período:07/03 a 18/03/2022 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das
artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros
e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético (EF69AR118BA) Analisar os elementos constitutivos das Artes
Visuais: efeitos de luz e sombra, ilusão de ótica e a cor ligada ao
significado e a emoção, na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF15AR90BA) Experimentar diferentes formas de expressão
artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura,
modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de
materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não
convencionais (EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras,
jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e
culturais, valorizando o patrimônio artístico e cultural do lugar onde vive,
da sua região e nacionalidade. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
Explorar,
conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e
culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades
tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e
espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social
e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. Compreender
as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive
aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e
comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de
produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. Experienciar
a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro,
pesquisa e criação artística. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo,
compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de
circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas,
sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de
exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a
imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da
Arte. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Informações
para os alunos: Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos Boas-vindas. -
Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos 1ª AULA: 1º Momento: O professor irá preparar todo o material para aplicar à dinâmica:
Árvore das emoções. Peça aos alunos para escolherem os emojis que mais gostaram e que
desenhe e pinte para completar na árvore. Professor
este momento ideal para fazer uma motivação nos alunos, os professores devem
trazer um momento divertido e agradável, perguntando o que os alunos esperam
do ano de 2022, quais esperanças eles trazem consigo, e quais eles tem desse
momento de volta as aulas! Dinâmica: O
objetivo da dinâmica é desenvolver um momento de escuta entre os
participantes, o professor deve garantir que todos tenham o direito de
expressar seus sentimentos logo após o descritivo. Emojis: Em seguida monte a Árvore das emoções com os emojis criados
pelos alunos e expõe na sala ou no pátio da escola. 2º Momento: Professor após a socialização, peça aos alunos
que respondam: ·
Quais
os sentimentos que não quero ter; ·
Sentimentos
que me fazem bem; ·
Sentimentos
que quero transmitir ao próximo. ·
Peça
aos alunos para fazerem um pequeno texto falando o por que do emoji
escolhido. Em
seguida aplique o caça-palavras Caça-palavras
das emoções. Encontre no caça-palavras abaixo oito emoções e pinte cada
palavra com uma cor diferente:
2ª AULA O PROFESSOR FARÁ A LEITURA JUNTO COM OS
ALUNOS DO TEXTO “O primeiro dia na escola” 1º Momento: Leitura do Texto
1) Qual é o titulo do texto? 2) Quais são os principais personagens do texto? 3) Onde passa esta história? 4) Qual foi a sugestão da professora para alcamar os
alunos? 5) Quem falou das suas expectativas sobre o quinto
ano? E você quais são as suas expectativas sobre esse ano que está cursando? 6) Quem acalmou Rebeca? 7) Quem aplaudiu quando assistiu a apresentação da
dramatização do trabalho dos alunos? 8) Pesquise e copie no caderno o significado de
algumas palavras que estão no texto. A- Expectativas: D-
Ansiedade: G- Dramatização: B- Método:
E- Desafios: H-
Composto: C- Acumular:
F- Pensativo:
I- Expresso: 2º Momento: 3ª AULA 1º Momento: Professor explique a
importância de frequentar a escola, e em seguida fale sobre o dia da escola. Responda: 1º O nome da minha escola é_____________________________________________ 2º O nome da minha professora de arte
é___________________________________ 3º Minha escola fica no
bairro____________________________________________ 2º Momento: OBS: Professor
se caso o aluno não conseguir achar material escolar com algumas letras ex:
Y,Z,X etc..., peça para deixar em branco. 4ª AULA 1º Momento: O professor irá apresentar o
texto “A Arte na nossa vida”.
A
arte é importante pra você? A
arte está em nossa vida, embora na maioria das vezes não nos damos conta
disso. Você pode pensar que não conhece arte, que não convive com objetos
artísticos, mas estamos todos muito próximos dela. Ao acordar pela manhã e
olhar o relógio para saber a hora, você tem o primeiro contato do dia com a
arte. O relógio, qualquer que seja o seu modelo, passou por um processo de
produção que exigiu planejamento. A roupa que vestimos a caneta que utilizamos,
os móveis que usamos são claro exemplo de como a arte se faz presente no
nosso dia a dia. Por
meio da arte é possível nos comunicarmos com o mundo, expressarmos nossos
sentimentos e ideias. Por isso a arte pode divertir e incomodar as pessoas.
Ela pode nos fazer pensar em coisa que em geral não observamos, à primeira
vista, no dia a dia. http://fabianaeaarte.blogspot.com/2014/03/a-arte-na-nossa-vida.html Professor
explique aos alunos o que é arte, sobre a importância do estudo de arte e em
seguida faça o levantamento
de conhecimento prévio e aplique a atividade ·
O que
é Arte para você? ·
Você
gosta de estudar sobre a Arte? Como você gostaria de estudar esse componente? Observe as
imagens a seguir e responda às questões. 1 – Em
quais imagens estão representadas cenas ou objetos que você conhece? 2 – Em sua opinião, quais imagens podem ser
consideradas formas de arte? 3
- Responda: ·
Qual o
sentimento você tem quando está na aula de arte? ·
Você
acha que a aula de arte te ajuda no seu dia a dia? ·
Para
você o que é preciso para uma pessoa ser um artista? ·
Por
que o mundo precisa de arte? ·
Como
conseguimos ver as transformações do mundo através da arte? 2º Momento: O Monstro das Cores. O livro trabalha com cinco emoções
básicas: alegria, tristeza, raiva, medo e calma. Para cada uma foi designada
uma cor: amarelo, azul, vermelho, preto e verde, respectivamente.Um
monstrinho confuso não sabe expressar o que lhe passa. Ele conta com a ajuda
de uma amiguinha para colocar ordem em todas as emoções que não consegue
explicar. Nessa aula iremos trabalhar as emoções e cores. 1) Leia o livro “O monstro das
cores”, de Anna Llenas. Quem puder, pode assistir a leitura do livro nesse
link: https://www.youtube.com/watch?v=x5c2O90WsmQ.
Ou leia o texto. O monstro das cores Este é o monstro das cores. Hoje ele acordou se sentindo estranho, confuso, aturdido... Não sabe muito bem o que lhe passa. Enrolado de novo? Você não aprende nunca! Quanta bagunça você fez com suas emoções!! Assim, todas emboladas, não funcionam. Você tem que separá-las e colocá-las cada uma em seu pote. Se quiser, te ajudo a organizar. A alegria é contagiante. Brilha como o sol, pisca como as estrelas. Quando está alegre, você ri, pula, dança, brinca... e tem vontade de compartilhar sua alegria com todo mundo. A tristeza está sempre sentindo falta de algo. É suave como o mar, doce como os dias de chuva. Quando está triste, você se esconde e quer ficar só... e não tem vontade de fazer nada. A raiva arde como vermelho vivo e é feroz como o fogo que queima forte e é difícil de apagar. Quando está com raiva, você sente que cometeram uma injustiça e quer descarregar a fúria nos outros. O medo é covarde. Se esconde e foge como um ladrão na escuridão. Quando tem medo, você se sente pequeno e insignificante... e pensa que não conseguirá fazer o que te pedem. A calma é tranquila como as árvores, leve como uma folha ao vento. Quando você está calmo, respira pouco a pouco e profundamente. Você se sente em paz. Estas são suas emoções, cada uma tem uma cor diferente... ...e organizadas funcionam melhor. Veja que bom. Já estão todas em seus lugares. Amarelo – Alegria Azul – Tristeza Vermelho – Raiva Cinza – Medo Verde – Calma Mas... e agora? Sabe dizer o que você está sentindo?
3º Momento Agora você é o artista, mão na massa – Vamos
fazer um termômetro das emoções? O mais legal do termômetro das emoções que vamos confeccionar é que
pode ser feito pelo aluno. Isso é um plus, posto que
pode internalizar o significado das emoções, aprendendo a nomear o que sente
com mais facilidade. Material
necessário:
·
Fichas das emoções para colorir (ver mais abaixo) ·
Cartolina de cor ·
Lápis de cor ·
Pregadores de madeira ·
Caneta preta ·
Washitapes ( Fita decorativa) ·
Cola bastão Como
preparar:
Primeiramente você deve
fornecer os nomes das emoções a serem trabalhadas. Neste caso, optamos por
fazer umas fichas retangulares, em cartolina. Com uso do rotulador escrevi
cada emoção em uma ficha. A ideia é apresenta-las, uma ao lado da outra. Pergunte ao aluno se ele pode
descrever situações em que sente raiva, alegria, tristeza, calma, medo… Depois, apresente as fichas das
cinco emoções (imprime os desenhos disponíveis em anexo). Peça ao aluno que
observe as expressões do monstrinho e identifique que emoção está sentindo. Após relacionar emoção e
desenho dos monstrinhos, devemos dar uma cor a cada emoção. Seria legal
deixar que o aluno escolha as cores, ainda que sejam arbitrárias e não sejam
aquelas que previamente podemos conceber para tal emoção. https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro/ Feliz é aquele que nas aflições continua
fiel! Porque depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a
vida que Deus promete aos que o amam.
Tiago 1:12 Fonte de Pesquisa: https://atividadessuzaninho.com/2020/03/atividade-o-dia-da-escola.html https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte&tbm=isch&ved= https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte+moveis&tbm https://www.google.com/search?q=significado+de+Washitapes&sourc https://www.google.com/search?q&tbm=isch&ictx= https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro http://fabianaeaarte.blogspot.com/2014/03/a-arte-na-nossa-vida.html https://www.google.com/search?q=emojis+para+colorir& |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
_______________________________________________________________________________________________
ANEXO:
Calma
Tristeza Raiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário