7ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 7ºANO

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular:.Leitura e escrita; Itamaraju em foco

Tema Contemporâneo Integrador: Multiculturalismo,

diversidade cultural, ciência e tecnologia

Unidade Temática: Dança, Patrimônio Cultural     Ano: 7º       Período: 22/08 a 06/09/2024      Aulas: 04 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

Aula 01: Manifestações culturais na arte e na dança

Objeto de conhecimento: Contextos e Práticas, Sistemas de Linguagem,

Metodologia: Aula dialogada e observações da realidade através de vídeos.

Habilidades:

(EF69AR56BA) Identificar, validar e vivenciar práticas de dança na escola, na comunidade e em espaços culturais locais.

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR21) Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Converse com os estudantes sobre como a música ou a dança podem representar tanto manifestações culturais quanto ser uma parte tão íntegra da vida humana. É possível imaginar atualmente a vida do ser humano sem música, filmes sem trilhas sonoras, brincadeiras sem canto ou danças sem acompanhamento

rítmico?

A música é uma parte importante de diferentes momentos, rituais e celebrações, além de estar muitas vezes associada a experiências e vivências pessoais. Cada região de nosso país apresenta manifestações musicais características relacionadas a danças, festas e celebrações populares. Após a leitura compartilhada do texto, descreva os elementos visuais presentes na imagem. (Páginas 76 e 77 do livro didático)

2ºMomento: Retome o que foi conversado com a turma sobre a importância da música e da dança como expressões artísticas e culturais de um povo. Em seguida, realize a atividade proposta, elaborando uma lista com os momentos em que a música está presente na vida dos estudantes.

É interessante listar esses momentos na lousa, por exemplo.

3ªMomento: Assista ao vídeo e saiba como o Modo de fazer viola de cocho é Patrimônio Imaterial do Brasil. Disponível em: https://www. youtube.com/watch?v=it9Rbgnh1_s. Acesso em: 17 jun. 2022.

4ºMomento: Realize a leitura de maneira compartilhada e descreva os elementos visuais presentes nas imagens. Ao conferir a um saber cultural o status de patrimônio, o Iphan ajuda na sua preservação, possibilitando melhorias nas condições sociais e materiais da transmissão e da reprodução desse saber.

5º Momento: Após a leitura do texto e a descrição das imagens, solicite aos estudantes que respondam à pergunta individualmente. Oriente a turma no processo de criação do quadro de resumo com as informações, sugerindo que sejam feitas três ou quatro colunas que deverão ter, respectivamente, as informações sugeridas na própria atividade.

6ºMomento: Corrigir a atividade (páginas 77 e 78 do livro didático)

Avaliação: Observe a capacidade de síntese e pesquisa dos estudantes, durante a atividade, assim como as habilidades de reflexão, pesquisa e análise dos conteúdos artísticos apresentados na página. Caso o estudante não tenha alcançado os objetivos propostos, sugira que realize uma breve pesquisa sobre a viola de cocho feita de forma artesanal. Nesse caso, peça-lhe que se aprofunde no motivo para a produção da viola ter sido considerada patrimônio cultural pelo Iphan.

 

Aula 02: Carimbó

Objeto de conhecimento: Contextos e práticas

Metodologia: Tarefas de assimilação de conteúdo

Habilidade:

(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço,

de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial

a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Realize a leitura do texto de maneira compartilhada com a turma, descrevendo os elementos visuais das imagens. Nesse caso, converse com os estudantes sobre como a dança pode ser uma expressão da

cultura brasileira em diferentes épocas. Na música do carimbó, existem dois tipos de estrutura na construção das

estrofes: uma estrutura de “chamado/ resposta”, com versos curtos e repetitivos, e outra formada por frases ditas por um solista, muitas vezes improvisadas, e complementadas pelo coro que se repete. As duas estruturas apresentam características da música popular africana. O som do instrumento de percussão carimbó e a maneira como é tocado definem ritmicamente o carimbó e refletem a influência da tradição musical africana.

2ºMomento: Após a leitura do texto, peça aos estudantes que realizem a atividade proposta, montando um quadro de resumo com as informações pesquisas e encontradas sobre o carimbó.

3ªMomento: Aprofundando no tema, faça a correção da atividade e sane eventuais dúvidas.  Páginas 78 e 79

Avaliação: Observe, com base na atividade, se os estudantes conseguiram trabalhar a habilidade de síntese,

pesquisa e análise das diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança – nesse caso, o carimbó. Avalie também se souberam elencar resumidamente as informações pesquisadas no quadro de informações, além de terem compreendido a importância do carimbó para a manifestação cultural nacional. Caso o estudante não alcance os objetivos em questão, proponha que realize uma breve pesquisa sobre a história do carimbó e como ela se relaciona com a história brasileira.

 

Aula 03: Frevo: uma manifestação artística do carnaval

Objeto de conhecimento: Contextos e práticas, Matrizes Estéticas e Culturais,

Metodologia: Tarefas de assimilação de conteúdo

Habilidade:

(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

(EF69AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Retome com os estudantes o que foi aprendido anteriormente sobre o carimbó e a roda de cururu, perguntando se existe outra dança popularmente conhecida no Brasil.

2ºMomento: Converse com a turma sobre a história do frevo, que foi originado no fim do século XIX, nos primeiros clubes de Carnaval de Pernambuco.

3ªMomento: Realize, então, a leitura do texto de maneira compartilhada, descrevendo os elementos visuais das imagens presentes na página 80 do livro didático

4ºMomento: Faça a correção do texto e retire eventuais dúvidas na página 81do livro didático.

Avaliação: Observe se os estudantes compreenderam a importância do frevo para a cultura brasileira e da humanidade. Com base na atividade do quadro de resumos, veja se trabalharam as habilidades de pesquisa e análise do frevo quanto à forma de expressão, representação e encenação artística e cultural. Do contrário, é possível propor uma breve pesquisa sobre a importância e o impacto mundial do frevo.

 

Aula 04: Samba de roda

Objeto de conhecimento: Materialidades, Contextos e Práticas

Metodologia:  Leitura de aprofundamento (livro).

Habilidade:

(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de

diferentes épocas.

(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial

a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

(EF69AR53BA) Conhecer e se apropriar da história das estéticas da dança em estudos dirigidos sobre as danças circulares, samba de roda, forró, sapateado, jazz, dança afro-brasileira, hip hop, dança de rua e as diversas danças de salão, contextualizando-as no tempo e no espaço.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Ainda sobre as danças culturalmente importantes, convide a turma a realizar a leitura do texto de forma compartilhada, solicitando que um ou mais estudantes o leiam em voz alta para o restante da turma. Descreva também os elementos visuais presentes nas imagens da página 82 do livro didático.

2ºMomento: Pergunte se os estudantes já foram a algum samba de roda e se gostariam de compartilhar suas experiências. Em seguida, explique que a base do samba de roda combina tradições culturais dos africanos escravizados (que contribuíram com a “umbigada”, o culto a orixás e caboclos e o jogo da capoeira) e dos portugueses (que contribuíram com o uso da viola e do pandeiro no samba e com as formas poéticas da língua portuguesa). Não há vestimenta obrigatória no samba de roda, mas em algumas rodas de samba tradicionais, em geral as mulheres usam saias compridas e rodadas, e os homens, roupas comuns do dia a dia.

Momento: Após a leitura do texto, convide a turma a realizar a mesma atividade de quadro de resumo de informações, dessa vez sobre os sambas de roda. Nesse caso, mantenha a mesma metodologia e reforce à turma a importância das fontes confiáveis para a pesquisa na página 83 do livro didático.

4ºMomento: Corrigir a atividade com a turma e sanar possíveis dúvidas

Avaliação: Observe se os estudantes compreenderam a importância do samba de roda para a cultura brasileira e se trabalharam as habilidades de pesquisa e análise das expressões de dança e música no Brasil. Nesse caso, note também se trabalharam a habilidade de síntese das informações, para compor o quadro. É interessante propor, caso o estudante não atinja os objetivos propostos, uma pesquisa sobre a história do samba de roda e sua importância cultural.

 

Em Anexo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A ORGANIZAÇÃO DAS DANÇAS POPULARES

 

As danças populares brasileiras são manifestações culturais que, por meio de movimentos, narram trechos da história do país e de suas respectivas localidades. Em alguns estados do Brasil, elas são tão emblemáticas que se tornaram símbolos populares e impulsionam o turismo, especialmente durante os períodos festivos. Como brasileiros, somos conhecidos pela nossa alegria e animação, e é difícil resistir à tentação de se juntar à roda quando os instrumentos começam a tocar. Que tal conhecer um pouco mais sobre como as danças populares podem ser organizadas?

A organização das Danças Solo

 

 

 

 

 

É quando apenas um participante dança ou, quando em grupo, somente um dos participantes se destaca para dançar sozinho. Esse tipo de organização de dança pode se manifestar no frevo, no break dance, no samba, na dança contemporânea, dentre outros.

Par enlaçado

 

São chamadas também de danças de casal. Nessa organização, as danças acontecem a partir de pares de dançarinos que se movimentam, mantendo-se abraçados. A valsa, o forró e o samba de gafieira são exemplos dessa modalidade.

Par solto


Nessa organização, os pares de dançarinos realizam a dança em conjunto, mas mantendo seus corpos afastados. Algumas vezes durante a execução dessa dança, os dançarinos tocam, na maior parte das vezes, apenas as palmas das mãos. A chimarrita e o balaio são exemplos da dança de par solto.

IMPORTANTE: Algumas formas de dança podem mesclar os estilos acima, que os pares enlaçam e se separaram, como as quadrilhas juninas, onde há coreografias individuais e de par.

Fileiras

Nesse estilo de dança, os participantes se organizam em fileiras durante toda a dança, geralmente, duas filas, podendo ser compostas de homens, mulheres e crianças, onde também pode haver competições. A catira (a tradicional dança sertaneja) é um exemplo dessa organização.

Dança de Roda

São danças circulares e coletivas que têm como finalidade a integração do grupo. Geralmente, os participantes formam uma roda e um ou mais podem dançar no centro dela. No samba de roda e na dança da capoeira, os participantes que estão em círculo cantam e batem palmas enquanto acontecem as apresentações no centro da roda.

Os movimentos corporais

Os movimentos corporais podem ser classificados em diversas formas, principalmente em movimentos simétricos e assimétricos. Um elemento simétrico é aquele que possui duas metades que são correspondentes, assim, as duas partes do corpo se movem da mesma maneira. No movimento assimétrico, as duas metades do corpo se movem de formas diferentes. Portanto, na dança, os termos “simétricos” e “assimétricos” são utilizados para indicar como os dois lados do corpo se movimentam no espaço.


 


 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Refletindo

 

As danças populares podem se configurar como uma forma de expressar os costumes, as tradições e as histórias de diferentes povos. Com movimentos corporais precisos e uma exploração inteligente do espaço, essas danças são profundamente enraizadas em aspectos culturais, como a religiosidade, as festividades locais, as lendas e as brincadeiras populares. Assim, a dança é uma verdadeira celebração da diversidade cultural, uma forma única de expressão que merece ser valorizada e preservada.

Texto: Tudo Sala de Aula

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1.  Segundo o texto, o que são danças populares brasileiras?


 

 

 

2.     Classifique as imagens abaixo, conforme a organização da dança representada, em: solo, par enlaçado, par solto, fileiras ou dança de roda.

 


3.   A dança possui três elementos fundamentais que são: movimento corporal, tempo e espaço. Cada dança é organizada a partir desses elementos. A dança de solo acontece quando

a)  apenas um participante executa a dança.

b)  os dançarinos realizam a dança em conjunto.

c)  os participantes se organizam em fileiras.

d)  os dançarinos se movimentam abraçados.

 

4.  Quais são as duas modalidades abaixo que se enquadram na organização par enlaçado?

a)  Frevo e balaio.

b)  Catira e samba de roda.

c)  Valsa e samba de gafieira.

d)  Quadrilha e dança contemporânea.

5.     Os movimentos corporais são classificados como simétricos e assimétricos na dança. Como esses termos são definidos para indicar os movimentos do corpo no espaço?

a)    Movimentos simétricos e assimétricos são usados indistintamente na dança, sem diferença de significado ou função.

b)  Movimentos simétricos envolvem movimentos diferentes entre as duas metades do corpo, enquanto movimentos assimétricos envolvem duas metades correspondentes do corpo.

c)   Movimentos simétricos envolvem o uso de apenas um lado do corpo, enquanto movimentos assimétricos envolvem o uso dos dois lados do corpo.

d) Movimentos simétricos envolvem duas metades correspondentes do corpo, enquanto movimentos assimétricos envolvem movimentos diferentes entre as duas metades do corpo.

 

6.       Defina com suas palavras as seguintes organizações da dança.

a)  Par solto.


 

 

b)  Fileiras.


 

 

7.  Você gosta de dançar? Qual organização das danças apresentadas na aula de hoje você mais gosta de participar ou assistir?


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário