7ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema Intercurricular:.Leitura
e escrita; Itamaraju em foco |
Tema
Contemporâneo Integrador:
Multiculturalismo, diversidade
cultural, ciência e tecnologia |
Unidade Temática: Dança, Patrimônio
Cultural Ano: 7º Período: 22/08 a 06/09/2024 Aulas: 04
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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5.
Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação
artística. 4.
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação,
ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 8.
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e
colaborativo nas artes. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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8. Conhecer-se, apreciar-se e
cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade
humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e
capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo,
a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
Aula 01: Manifestações culturais na arte e
na dança |
Objeto de conhecimento: Contextos e Práticas, Sistemas de Linguagem, |
Metodologia: Aula dialogada e observações da
realidade através de vídeos. |
Habilidades: (EF69AR56BA)
Identificar, validar e vivenciar práticas de dança na escola, na comunidade e
em espaços culturais locais. (EF69AR16) Analisar criticamente, por
meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de
produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética
e ética. (EF69AR21) Explorar e analisar fontes
e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação
musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais
diversos. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Converse com os estudantes sobre
como a música ou a dança podem representar tanto manifestações culturais
quanto ser uma parte tão íntegra da vida humana. É possível imaginar
atualmente a vida do ser humano sem música, filmes sem trilhas sonoras,
brincadeiras sem canto ou danças sem acompanhamento rítmico? A
música é uma parte importante de diferentes momentos, rituais e celebrações,
além de estar muitas vezes associada a experiências e vivências pessoais.
Cada região de nosso país apresenta manifestações musicais características
relacionadas a danças, festas e celebrações populares. Após a leitura
compartilhada do texto, descreva os elementos visuais presentes na imagem. (Páginas
76 e 77 do livro didático) 2ºMomento: Retome o que foi conversado com a
turma sobre a importância da música e da dança como expressões artísticas e
culturais de um povo. Em seguida, realize a atividade proposta, elaborando
uma lista com os momentos em que a música está presente na vida dos
estudantes. É
interessante listar esses momentos na lousa, por exemplo. 3ªMomento: Assista ao vídeo e saiba como o
Modo de fazer viola de cocho é Patrimônio Imaterial do Brasil. Disponível em:
https://www. youtube.com/watch?v=it9Rbgnh1_s.
Acesso em: 17 jun. 2022. 4ºMomento: Realize a leitura de maneira
compartilhada e descreva os elementos visuais presentes nas imagens. Ao
conferir a um saber cultural o status de patrimônio, o Iphan ajuda na sua
preservação, possibilitando melhorias nas condições sociais e materiais da
transmissão e da reprodução desse saber. 5º Momento: Após a leitura do texto e a
descrição das imagens, solicite aos estudantes que respondam à pergunta
individualmente. Oriente a turma no processo de criação do quadro de resumo
com as informações, sugerindo que sejam feitas três ou quatro colunas que
deverão ter, respectivamente, as informações sugeridas na própria atividade. 6ºMomento: Corrigir a atividade (páginas 77
e 78 do livro didático) |
Avaliação: Observe a capacidade de síntese e
pesquisa dos estudantes, durante a atividade, assim como as habilidades de
reflexão, pesquisa e análise dos conteúdos artísticos apresentados na página.
Caso o estudante não tenha alcançado os objetivos propostos, sugira que
realize uma breve pesquisa sobre a viola de cocho feita de forma artesanal.
Nesse caso, peça-lhe que se aprofunde no motivo para a produção da viola ter
sido considerada patrimônio cultural pelo Iphan. |
Aula 02: Carimbó |
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas |
Metodologia: Tarefas de assimilação de conteúdo |
Habilidade: (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão,
representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de
dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. (EF69AR19) Identificar e analisar
diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de
modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética. (EF69AR34) Analisar e valorizar o
patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a
brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de
diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório
relativos às diferentes linguagens artísticas. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Realize a leitura do texto de
maneira compartilhada com a turma, descrevendo os elementos visuais das
imagens. Nesse caso, converse com os estudantes sobre como a dança pode ser
uma expressão da cultura
brasileira em diferentes épocas. Na música do carimbó, existem dois tipos de
estrutura na construção das estrofes:
uma estrutura de “chamado/ resposta”, com versos curtos e repetitivos, e
outra formada por frases ditas por um solista, muitas vezes improvisadas, e
complementadas pelo coro que se repete. As duas estruturas apresentam
características da música popular africana. O som do instrumento de percussão
carimbó e a maneira como é tocado definem ritmicamente o carimbó e refletem a
influência da tradição musical africana. 2ºMomento: Após a leitura do texto, peça aos
estudantes que realizem a atividade proposta, montando um quadro de resumo
com as informações pesquisas e encontradas sobre o carimbó. 3ªMomento: Aprofundando no tema, faça a
correção da atividade e sane eventuais dúvidas. Páginas 78 e 79 |
Avaliação: Observe, com base na atividade, se
os estudantes conseguiram trabalhar a habilidade de síntese, pesquisa
e análise das diferentes formas de expressão, representação e encenação da
dança – nesse caso, o carimbó. Avalie também se souberam elencar resumidamente
as informações pesquisadas no quadro de informações, além de terem
compreendido a importância do carimbó para a manifestação cultural nacional.
Caso o estudante não alcance os objetivos em questão, proponha que realize
uma breve pesquisa sobre a história do carimbó e como ela se relaciona com a
história brasileira. |
Aula 03: Frevo: uma manifestação artística
do carnaval |
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas,
Matrizes Estéticas e Culturais, |
Metodologia: Tarefas de assimilação de conteúdo |
Habilidade: (EF69AR09) Pesquisar e analisar
diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança,
reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. (EF69AR12) Investigar e experimentar
procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a
construção de vocabulários e repertórios próprios. (EF69AR13) Investigar brincadeiras,
jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes
estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças
autorais, individualmente e em grupo. (EF69AR19) Identificar e analisar
diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de
modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. (EF69AR34) Analisar e valorizar o
patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial
a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de
diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório
relativos às diferentes linguagens artísticas. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Retome com os estudantes o que
foi aprendido anteriormente sobre o carimbó e a roda de cururu, perguntando
se existe outra dança popularmente conhecida no Brasil. 2ºMomento: Converse com a turma sobre a
história do frevo, que foi originado no fim do século XIX, nos primeiros
clubes de Carnaval de Pernambuco. 3ªMomento: Realize, então, a leitura do
texto de maneira compartilhada, descrevendo os elementos visuais das imagens
presentes na página 80 do livro didático 4ºMomento: Faça a correção do texto e retire
eventuais dúvidas na página 81do livro didático. |
Avaliação: Observe se os estudantes
compreenderam a importância do frevo para a cultura brasileira e da
humanidade. Com base na atividade do quadro de resumos, veja se trabalharam
as habilidades de pesquisa e análise do frevo quanto à forma de expressão,
representação e encenação artística e cultural. Do contrário, é possível
propor uma breve pesquisa sobre a importância e o impacto mundial do frevo. |
Em Anexo:
A ORGANIZAÇÃO DAS DANÇAS
POPULARES
As danças populares brasileiras são
manifestações culturais que, por meio de movimentos, narram trechos da história do país e de suas respectivas localidades. Em alguns estados do Brasil,
elas são tão emblemáticas que se tornaram símbolos populares e impulsionam o
turismo, especialmente durante os períodos festivos. Como brasileiros, somos conhecidos pela nossa alegria e animação, e é
difícil resistir à tentação de se juntar à roda quando os instrumentos começam
a tocar. Que tal conhecer um pouco mais sobre como as danças populares podem
ser organizadas?
É quando apenas um participante dança ou, quando
em grupo, somente um dos participantes se destaca para dançar sozinho. Esse tipo de organização de dança pode se manifestar
no frevo, no break dance, no samba, na dança contemporânea, dentre outros.
Par enlaçado
Nessa organização, os pares de dançarinos
realizam a dança em conjunto, mas mantendo seus corpos afastados. Algumas vezes
durante a execução dessa dança, os dançarinos tocam, na maior parte das vezes,
apenas as palmas das mãos. A chimarrita e o balaio são exemplos da dança de par
solto.
Fileiras
Nesse estilo de dança, os participantes se
organizam em fileiras durante toda a dança, geralmente, duas filas, podendo
ser compostas de homens, mulheres e crianças,
onde também pode haver competições. A catira (a
tradicional dança sertaneja) é um exemplo dessa organização.
Dança de Roda
São danças circulares e coletivas que têm como
finalidade a integração do grupo. Geralmente, os participantes formam uma roda
e um ou mais podem dançar no centro dela. No samba de roda e na dança da capoeira, os participantes que estão
em círculo cantam e batem palmas enquanto acontecem as apresentações no centro
da roda.
Os movimentos corporais
Os movimentos corporais
podem ser classificados em diversas formas, principalmente
em movimentos simétricos e assimétricos. Um elemento simétrico é aquele que
possui duas metades que são correspondentes, assim, as duas partes do corpo se
movem da mesma maneira. No movimento
assimétrico, as duas metades do corpo
se movem de formas diferentes. Portanto, na dança, os termos
“simétricos” e “assimétricos” são utilizados para indicar como os dois lados do corpo se movimentam no
espaço.
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Refletindo
As danças populares podem se configurar como uma
forma de expressar os costumes, as tradições e as histórias de diferentes
povos. Com movimentos corporais precisos e
uma exploração inteligente do espaço, essas danças são profundamente enraizadas em aspectos culturais, como a religiosidade, as
festividades locais, as lendas e as brincadeiras populares. Assim, a dança é
uma verdadeira celebração da diversidade cultural, uma forma única de expressão
que merece ser valorizada e preservada.
Texto: Tudo Sala de Aula
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. Segundo o texto, o que são danças populares brasileiras?
2. Classifique as imagens
abaixo, conforme a organização da dança
representada, em: solo,
par enlaçado, par solto, fileiras ou dança de roda.
3. A dança possui três elementos
fundamentais que são: movimento corporal, tempo e espaço. Cada dança é
organizada a partir desses elementos. A dança de solo acontece quando
a) apenas um participante
executa a dança.
b) os dançarinos realizam a dança em conjunto.
c) os participantes se organizam em fileiras.
d) os dançarinos se movimentam abraçados.
4. Quais são as duas modalidades abaixo que se enquadram na organização par enlaçado?
a) Frevo e balaio.
b) Catira e samba de roda.
c) Valsa e samba de gafieira.
d) Quadrilha e dança contemporânea.
5. Os movimentos corporais
são classificados como simétricos e assimétricos na dança. Como esses termos
são definidos para indicar os movimentos do corpo no espaço?
a) Movimentos simétricos e
assimétricos são usados indistintamente na dança, sem diferença de significado
ou função.
b) Movimentos simétricos
envolvem movimentos diferentes entre as duas metades do corpo, enquanto
movimentos assimétricos envolvem duas metades correspondentes do corpo.
c) Movimentos simétricos
envolvem o uso de apenas um lado do corpo, enquanto movimentos assimétricos
envolvem o uso dos dois lados do corpo.
d) Movimentos simétricos envolvem duas metades correspondentes do corpo, enquanto
movimentos assimétricos envolvem movimentos diferentes entre as duas
metades do corpo.
6. Defina com suas palavras
as seguintes organizações da dança.
a) Par solto.
b) Fileiras.
7. Você gosta de dançar?
Qual organização das danças apresentadas na aula de hoje você mais gosta de participar ou assistir?
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