Sequência Didática 03/11 a 30/11/2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Consciência Negra -“Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais”. (Máscaras Africana)

Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo

Objeto do conhecimento: Matrizes Estéticas e Culturais,

Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas    Ano:      Período: 03/11 a 30/11/2021    Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

 (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 (EF69AR78BA) Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

1ª AULA

 CONSCIÊNCIA NEGRA

 

 

1ª Etapa: Influência da cultura africana no Brasil

Professor essa aula visa que os alunos pensem na valorização da cultura afro-brasileira e promover uma reflexão sobre um imenso universo a ser descoberto, resinificado e reapropriado pelos alunos no dia a dia, para além da sala de aula, elucidando questões como a escravidão, as influências africanas na constituição do povo brasileiro e o respeito às diferenças.

 

 

https://www.google.com.br/urlbrasilescola.uol.com.br/cultura-africana.Acessado em 26/10/2021

Faça os seguintes levantamentos prévios?

 

>O que sabem sobre a escravidão?

> Se vocês vivessem no tempo da escravidão o que fariam?

> O que vocês já ouviram falar sobre a África?

> Qual manifestação cultural africana você já vivenciou no seu dia a dia?

>Como você vivenciou essa manifestação? O que achou dela?

> Em sua opinião, qual é o significado da expressão afro-brasileira?

 

2ª Etapa:

O professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos alunos os slides e atividade proposta (segue em anexo).  Logo após peça aos alunos que façam a atividade de releitura da arte africana (segue em anexo).

 

2ª AULA

 

 1ª Etapa: Máscaras africanas

 

Nesta aula os alunos deverão identificar a função das máscaras na cultura africana; e os diferentes modos de construção das máscaras africanas;

 Professor a aula terá início com uma roda de conversa sobre a presença da máscara na cultura africana. Para ilustrar e motivar o grupo o professor apresentará texto e imagens de diferentes tipos, formas e estilos de máscaras africanas.

Apresente o texto a seguir:

A máscara é a forma mais conhecida da arte africana e constitui um processo de formação muito apreciado por essa cultura. Em geral a máscara tem um papel sagrado em sua representação. Elas podem ser criadas para garantir boas colheitas, para identificar famílias, para cerimônias de iniciação masculina e feminina, para casamentos, nascimentos e funerais.

A linguagem da arte das máscaras só poderá ser analisada em seu caráter universal se estivermos atentos para conhecer o contexto histórico e sociocultural no qual cada obra de arte foi realizada.

Para os africanos, uma máscara protege quem a carrega. Ela se destina a captar a força vital de um ser humano ou de um animal. Essa energia capitada na máscara é controlada e, posteriormente redistribuída em benefício da coletividade.

 

 

http://www.escritoriodearte.com/leilao/2008/setembro/http://3.bp.blogspot.com/26/10/20221

 

No momento da apresentação das imagens sugere-se que o professor faça alguns questionamentos que orientem o olhar do aluno para a leitura das imagens através de perguntas como:

Ø  Todas as máscaras são produzidas com uma mesma finalidade

Ø  Quais os materiais que fazem as máscaras?

Ø  Que cores estão mais presentes?

 

 

 

 

 

2ª Etapa: Mão na massa

 

O professor propõe neste momento a construção de um tipo de máscara.

Para construir a máscara serão necessários os seguintes materiais:

1-      Tesoura

2-      Cola

3-      Revistas velhas ou jornais

4-      Bexiga

5-      Tinta guache

6-      Pincel

Sugere-se que o professor encaminhe os seguintes passos, ou vídeo a seguir https://youtu.be/cRC002AHJ1g acessado em 26/10/20201:

 

Passo a passo:

1-      Corte os jornais em pedacinhos quadrados.

2-      Deixe os recortes de lado e prepare a bexiga, o ideal é enchê-la de ar até que ela fique no tamanho aproximado do rosto de quem irá utilizá-la.

3-      Com a bexiga pronta, inicie a parte de colagem: com um pincel, passe cola em apenas um dos lados da bexiga em seguida os quadradinhos de jornais ou revistas devem ser colados (repetir era operação três vezes para formar camadas.

4-      Depois que o jornal estiver seco, estoure a bexiga.

5-      Corte as sobras de jornal ao redor da máscara para dar acabamento

6-      Recorte o lugar dos olhos e da boca

7-      Comece a fazer a pintura

8-      Primeiro passe guache branco para servir de base para a máscara

9-      Desenhe com lápis as figuras que você deseja pintar.

10-   Depois pinte como você quiser.

 

 

 

https://www.criandocomapego.com/como-fazer-uma-mascara-africana/Acessado em 26/10/2021

Obs: Sugestão de atividades em anexo

 

 

 

 

3ª AULA

 

1ª Etapa: Racismo no Brasil

Professor nesta etapa os alunos devem desenvolver em um pensamento reflexivo, que vai leva-las a ver o diferencial de respeitar o outro. Tem como objetivo conhecer e valorizar as origens dos negros que vivem no Brasil, ampliando os conhecimentos sobre a cultura africana para saber que muito dos nossos costumes vieram dos negros, desenvolvendo atitudes de respeito pela diferença.

Apresente aos alunos os slides Racismo no Brasil (segue em anexo).

Sugere-se que sejam feitos os seguintes questionamentos:

Ø  O que você entende por racismo?

Ø  Como o racismo pode afetar a vida de uma pessoa?

Ø  O que deve fazer uma pessoa que for vítima do racismo

Ø  O racismo é crime?

Ø  Como acabar com o racismo?

2ª Etapa: A valorização do ser negro e negra no Brasil

 

Nesta etapa propõe-se valorizar a identidade negra e combater as ações de discriminação e preconceito.

Professor após os levantamentos prévios feitos aos alunos sugere-se a leitura do poema, seguido de alguns questionamentos:

SER NEGRO

Ser negro...

Não se resume à questão de pele.

Não se resume à questão dos cabelos crespos.

Ser negro é...

Sentir-se negro num país miscigenado

Assumir as suas raízes.

Ser negro é ter ...

Coragem

Atitude

Ser negro é ...

Lutar para ser igual nas diferenças.

Acreditar que não é inferior a ninguém.

Ser negro

Ter princípios.

Valorizar a beleza

Ser capaz

Fazer acontecer neste país onde pessoas ainda são influenciadas por idéias  pré-concebidas.

Enfim, ser negro é ...

“Ser humano”!  

                                                                       Robélia Aragão

https://almapreta.com/editorias/ brasil-ser-negro-e-uma-escolha/Acessado em 20/11/20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questionamentos:

Ø  Para você ser negro é? O que o título desse poema lhe sugere?

Ø  “Sentir-se negro num país miscigenado”. Que sentido esse trecho do poema tem para você?

Ø  Em sua opinião o povo brasileiro demonstra atitudes de respeito em relação aos afro-brasileiros?

Ø  A diferença entre os povos pode levar à discriminação? Justifique sua resposta:

Ø  Por outro lado as diferenças podem enriquecer as relações entre as pessoas? Como?

Ø  Quais são os principais problemas enfrentados pela população negra no Brasil?

Ø  Qual é a sua reação, atitude ao ouvir apelidos depreciativos ou brincadeiras, piadas em relação às pessoas de origem africana e afro-brasileira?

Ø  Leia a seguinte expressão “ A alma não tem cor, ela é colorida sim ela é multicor” O que você acha que essas expressões querem dizer?

Ø  Há igualdade de oportunidades e de tratamento entre negros e brancos no Brasil? Justifique sua resposta:

Ø  Como você age em relação ao jeito de ser e de comportar do outro? Costuma respeitar o outro apesar das diferenças?

 

4ª AULA

 

1ª Etapa: Aceite o diferente

 

Professor o objetivo da aula consiste em promover a reflexão sobre as construções sociais, políticas, históricas, e culturais sobre os sentidos atribuídos ao ser negro. Romper com formas de preconceito racial no ambiente escolar. Fomentar o exercício da alteridade e da diversidade entre educandos (as), professores (as) e funcionários (as) das escolas.

Nesta aula iremos trabalhar um tema que está muito na atualidade: preconceito e racismo.

Sugere-se assistir o curta metragem “Vista Minha Pele” em seguida propõe-se uma atividade de interpretação.

Sinopse: Uma divertida paródia da realidade brasileira, que serve de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala de aula. Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados.

Acesse juntamente com os alunos:https://www.youtube.com/watch?v=LWBodKwuHCMacessado em 26/10/2021.

Sugestão de atividade de interpretação

1) Que parte do filme mais incomodou você? Justifique sua escolha:

2) Justifique o título do curta, relacionando-o ao seu conteúdo:

3) O que o filme denúncia? Qual o seu objetivo? Você acha que esse objetivo foi cumprido? Justifique sua resposta:

4) Qual a primeira surpresa apresentada no curta? O que isso provoca?

5) O que é "caminhar com os pés no chão"? Note que essa expressão foi bastante explorada no curta. A solução seria mesmo está? Por quê?

6) De que parte do curta você mais gostou? Explique sua escolha:

7) O Brasil está mudando com relação RACISMO? Se sim, para melhor ou para pior? Posicione-se sobre esse assunto, argumente, da melhor maneira possível, o seu ponto de vista:

8) Até que ponto a realização de um sonho interfere na questão das desigualdades sociais, principalmente na racial? Explique seu raciocínio:

 9) Na sua opinião, quais seriam as principais soluções para o problema do preconceito racial em nosso país? Por onde começar?

10) Que mensagem o curta lhe transmitiu?

 

5ª AULA

Leia o texto abaixo

 

RACISMO

 

Entenda o que é o racismo, qual é a sua origem e o que representou para o mundo durante os séculos XIX e XX.

Fonte do texto: https://escolakids.uol.com.br

       Para se compreender bem o que é o racismo, é necessário saber, antes de tudo, que a própria palavra racismo tem uma origem relativamente recente. Ela apareceu pela primeira vez em um artigo publicado em uma revista francesa intitulada Revue Blanche, no ano de 1902. Nas décadas que se seguiram, o termo começou a se popularizar em quase todas as línguas europeias (inglês, português, espanhol etc.), sendo usado para denominar as concepções sobre superioridade e inferioridade racial que começaram a vigorar na Europa a partir do século XIX.

        Em pouco tempo, essas concepções, que tinham aprovação de muitos cientistas da época, passaram a “justificar” ações políticas racistas em várias partes do mundo. Três exemplos podem ser dados de imediato (depois voltaremos a eles): 1) a política antissemita (relativa à perseguição aos judeus – povo semita) na Alemanha nazista, que culminou no holocausto; 2) o apartheid, na África do Sul; 3) as leis de segregação racial no sul dos Estados Unidos da América.

Quais são as origens do racismo?

         O racismo tem uma origem cientificista, isto é, ele se originou a partir de determinadas teses de cientistas europeus do século XIX, sobretudo médicos e antropólogos, que usaram de seus conhecimentos para elaborar doutrinas raciais. Um dos procedimentos utilizados por esses médicos consistia em medir o tamanho do crânio de indivíduos de “raças” diferentes. Os crânios maiores, que supostamente comportavam mais massa cerebral, eram indicativo de superioridade racial. Outro procedimento consistia em analisar os traços fisionômicos (relativos à feição humana, aos traços faciais), como nariz, lábios, orelhas, cor dos olhos, para que fosse determinado o grau de “pureza racial” atingido por determinada raça ao longo da evolução do homem.

Racismo no Brasil

        Em outras regiões do mundo, como o Brasil, o racismo existiu e ainda existe, mas com uma diferença grande para os exemplos citados acima: no Brasil, nunca houve, após a abolição da escravatura, em 1888, leis (nem federais nem estaduais) que segregassem (separassem e diferenciassem) negros de brancos.

        Muitos autores da virada do século XIX para o século XX acreditavam que os vários surtos de doenças que haviam no interior do Brasil eram resultado da contaminação da raça negra sobre a branca, que resultara na figura do mestiço, anêmico e doente. Monteiro Lobato, quando elaborou pela primeira vez seu personagem “Jeca Tatu”, tinha isso em mente. Depois, com o início das pesquisas sanitaristas (pesquisas médicas que tinham a missão de esclarecer os agentes de transmissão de doenças, como mosquitos, ratos etc.), Lobato e vários outros escritores e intelectuais abandonaram as antigas concepções racista

1. O texto tem a finalidade de:

a) revelar os impactos causados pelo racismo no mundo.

b) apresentar as características do racismo como também sua origem.

c) diferenciar os tipos de racismo no Brasil.

d) criticar as pessoas que praticam racismo.

 

2. Segundo o texto, racismo é definido como

a) termos populistas surgidos em diversos países.

b) todo ato de preconceitos causados pelos seres humanos.

c) conceitos de superioridade e inferioridades sobre uma determinada raça.

d) igualdade e fraternidade entre as raças e etnias.

 

3. Segundo o texto, o racismo no Brasil

a) deixou de existir após a abolição da escravatura em 1888.

b) ainda possui leis que segreguem os brancos dos negros.

c) ainda permeia na sociedade brasileira.

d) continua semelhante como antes de 1888.

4. O principal objetivo do texto que você leu foi

a) propagar uma ideia.

b) trazer uma informação ao leitor.

c) argumentar sobre os impactos causados pelo racismo.

d) criticar atitudes racistas e preconceituosas.

 

 

6ª AULA

 


Observe as imagens a seguir:

 

        https://images.app.goo.gl/cQXkTtwi1Br9CvwX8/ACESSO EM 26/10/2021

1ª Atividade.

1)      O quê as imagens representam?

2)      Qual sensação as imagens transmite em você?

3)      Você gostou da ornamentação das figuras? Justifique:

4)      Qual figura você achou mais interessante?

 

 

2ª Agora que você já escolheu a figura mais interessante, mão na massa: Em uma folha de papel ofício desenhe a figura que você escolheu, e faça a ornamentação usando alguns alimentos que tem em sua casa. Após socialize com os colegas.

7ª AULA

 

ATIVIDADE 1

 

Consciência negra

 

Minha consciência negra

É a expansão da arte

Feita por aqueles

Que sentem a ancestralidade africana

Em seu âmago

Todos os dias

Herdada em milênios.

 

Minha consciência negra

Atravessa os horizontes,

Ultrapassa as estatísticas,

Vira o jogo

Promovendo reparações

E assumindo o que lhe é por direito.

 

Minha consciência negra

Não depende do seu olhar,

Ela advém de referências outras:

Aqualtune, Dandara, Elisa, Lélia, Beatriz, Carolina,

Conceição, Hildália, Vilma

Para dentro de mim,

E no abraço com as irmãs

Nessa luta milenar.

 

(Ana Fátima dos Santos)

 

01) Justifique o título dado ao poema acima:

 

02) O que significam as palavras destacadas no texto?

 

03) De que maneira a consciência negra da poeta é construída?

 

04) Qual a importância da enumeração dos nomes próprios no poema? O que todas essas mulheres têm em comum?

 

05) Faça uma pequena pesquisa sobre cada uma dessas mulheres citadas:

 

06) Por que todas elas são referências para a autora do texto na construção de sua consciência negra?

 

07) Por que a poeta se refere a essas mulheres como irmãs?

 

08) Que mensagem o texto transmite? Comente:

 

8ª AULA

 

Zumbi, o herói negro

       Em meados do século XVII, muitos escravos haviam fugido das fazendas e dos engenhos de açúcar, ajuntando-se em lugares seguros, onde gozavam de certa liberdade e sobreviviam da cultura e da terra. Esses lugares eram chamados de quilombos, e seus habitantes, de quilombolas. Houve muitos quilombos no Brasil, mas o mais importante foi o Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga, Alagoas.

    Na verdade, Palmares era composto de várias aldeias, que, para se defender dos caçadores de negros fugitivos, formaram a Confederação dos Palmares, liderada por Ganga Zumba, o Grande Senhor, que tinha status de rei.

        Quando o Nordeste do Brasil foi invadido pelos holandeses, muitos senhores de engenho e suas famílias fugiram dos invasores, e seus escravos aproveitaram para fugir também.

        Nesse período em que brasileiros e portugueses se encontravam ocupados em combater os holandeses, as aldeias da serra da Barriga atingiram o seu auge. Os quilombolas gozaram de mais liberdade e tiveram tempo suficiente para fortalecer as suas defesas. Quando a atenção dos governantes e fazendeiros voltou-se para Palmares, já era tarde demais. A partir de 1674, várias expedições militares foram enviadas à serra da Barriga com a intensão de destruir Palmares. Após várias derrotas, o governador da Capitania de Pernambuco decidiu buscar a conciliação em um acordo de paz. Foi assim que, em 1678, Recife recebeu com pompas uma comitiva vinda de Palmares. O acordo, porém, não vingou.

        Por essa época, Ganga Zumba havia morrido e um novo líder despontava. Era Zumbi, um jovem inteligente e corajoso. Zumbi não acreditava em acordos com o governo. Achava que eram pretextos para atraí-los e, então, destruí-los. As expedições militares a Palmares acirraram e todas voltaram derrotadas. Os Quilombos estavam bem reforçados e os negros lutavam pela própria liberdade. A vitória passou a ser ponto de honra para o governo da Capitania, que contratou Domingos Jorge Velho, um experiente bandeirante acostumado à lida do sertão, para juntar-se às tropas no combate a Palmares. Nas primeiras tentativas, ele também fracassou, porém não desistiu. Formou um exército poderoso e bem armado, mas os Quilombolas resistiram bravamente. O exército cercou toda a região construindo aldeias, fossos e canais, isolando os palmarinos que ficaram sem meios de fugir e de receber munições. A cada aldeia que o exército conseguia destruir, os quilombolas fugiam para outra. Assim, a luta durou três anos. Finalmente, em 20 de novembro de 1695, a principal aldeia de Palmares foi tomada. Ao ver que estavam cercados, Zumbi buscou um penhasco bem alto e jogou-se no abismo. Muitos de seus companheiros seguiram seu exemplo – preferiram a morte a voltar à escravidão.

        A História confirma que Zumbi realmente existiu e alguns documentos afirmam que sua morte aconteceu no dia 20 de novembro, data oficializada como o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil.

                                                                                                               Raquel Teles e Isabel Paraíso, Histórias Encantadoras.

                                                                                                                                                  Ed. Leitura, Belo Horizonte, 2003.

Entendendo o texto:

01 – Coloque (V) se for verdadeira ou (F) se for falso:

(   ) Zumbi não representa nada para os negros brasileiros.

(   ) Com 19 anos, Zumbi voltou ao Quilombo dos Palmares.

(   ) O quilombo era situado no interior da Bahia.

(   ) Zumbi nasceu em 1655.

02 – Responda com respostas completas:

a)   O que Zumbi representa para os negros?

b)   Qual o local em que Zumbi nasceu?

c)   Quem cuidou de Zumbi logo depois de seu nascimento?

03 – Complete as frases de acordo com seus conhecimentos:

a)   Zumbi teve a educação cristã e estudou português e _______________.

b)   No dia ________________________ comemoramos o dia da “consciência negra.”

c)   Zumbi foi batizado com nome de _______________________________.

d)  O Quilombo dos Palmares era formado por _____________________________________.

04 – Qual (is) das frases abaixo é falsa(s):

a)   Zumbi nunca abandonou as suas raízes.

b)   O Quilombo dos Palmares era uma comunidade totalmente dependente do governo português.

c)   Zumbi nunca foi estrategista militar.

d)   Zumbi foi capturado ainda bebê.

05 – Marque com um X a resposta certa:

a)   Os escravos escapavam das _______________ para se refugiarem no Quilombo dos Palmares.

(   ) Cidades           (   ) Fazendas             (   ) Florestas.

b)   Zumbi dos Palmares é considerado como o ______________.

(   ) Médico do futuro.

(   ) Homem negro.

(   ) Herói negro.

 

 

 

ANEXOS:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTES: 7ºano acessados em 26/10/2021

 

 https://images.app.goo.gl/cQXkTtwi1Br9CvwX8

 

 https://images.app.goo.gl/cQXkTtwi1Br9CvwX8

 

Fonte de Pesquisa: Fábio M. Júnior- Apostila Pintart

 

https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2021/01/atividade-sobre-o-poema-consciencia.html

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; ( x ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador;

(  ) Jogos; (x ) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; (x ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo;  ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

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