SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema Consciência
Negra -“Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e culturais”. (Máscaras
Africana) Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo |
Objeto do conhecimento: Matrizes Estéticas e Culturais, Contextos e Práticas, Elementos da
Linguagem |
Unidade Temática: Artes Visuais,
Artes Integradas Ano: 7º Período: 03/11 a 30/11/2021 Aulas: 04 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas
distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de
artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes
matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com
diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço. (EF69AR03) Analisar
situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens
audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros,
ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais
etc. (EF69AR05) Experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR78BA) Reconhecer, identificar e
recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico
e identitário. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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1º Momento:
Informações
para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos. 1ª AULA CONSCIÊNCIA NEGRA 1ª Etapa: Influência
da cultura africana no Brasil Professor essa aula visa que os alunos pensem na
valorização da cultura afro-brasileira e promover uma reflexão sobre um
imenso universo a ser descoberto, resinificado e reapropriado pelos alunos no
dia a dia, para além da sala de aula, elucidando questões como a escravidão,
as influências africanas na constituição do povo brasileiro e o respeito às
diferenças. https://www.google.com.br/urlbrasilescola.uol.com.br/cultura-africana.Acessado
em 26/10/2021 Faça os seguintes levantamentos prévios? >O que sabem sobre a escravidão? > Se vocês vivessem no tempo da escravidão o que
fariam? > O que vocês já ouviram falar sobre a África? > Qual manifestação cultural africana você já vivenciou
no seu dia a dia? >Como você vivenciou essa manifestação? O que achou
dela? > Em sua opinião, qual é o significado da expressão
afro-brasileira? 2ª Etapa: O
professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos alunos os slides
e atividade proposta (segue em anexo).
Logo após peça aos alunos que façam a atividade de releitura
da arte africana (segue em anexo). 2ª AULA 1ª Etapa: Máscaras africanas Nesta aula os alunos deverão identificar a função das máscaras na
cultura africana; e os diferentes modos de construção das máscaras africanas; Professor a aula terá início com uma roda de
conversa sobre a presença da máscara na cultura africana. Para ilustrar e
motivar o grupo o professor apresentará texto e imagens de diferentes tipos,
formas e estilos de máscaras africanas. Apresente o texto a seguir: A máscara é a forma mais conhecida da arte africana e constitui um
processo de formação muito apreciado por essa cultura. Em geral a máscara tem
um papel sagrado em sua representação. Elas podem ser criadas para garantir
boas colheitas, para identificar famílias, para cerimônias de iniciação
masculina e feminina, para casamentos, nascimentos e funerais. A linguagem da arte das máscaras só poderá ser analisada em seu
caráter universal se estivermos atentos para conhecer o contexto histórico e
sociocultural no qual cada obra de arte foi realizada. Para os africanos, uma máscara protege quem a carrega. Ela se destina
a captar a força vital de um ser humano ou de um animal. Essa energia
capitada na máscara é controlada e, posteriormente redistribuída em benefício
da coletividade. http://www.escritoriodearte.com/leilao/2008/setembro/http://3.bp.blogspot.com/26/10/20221 No momento da apresentação das imagens sugere-se que o professor faça
alguns questionamentos que orientem o olhar do aluno para a leitura das
imagens através de perguntas como: Ø Todas as máscaras são produzidas com uma mesma finalidade Ø Quais os materiais que fazem as máscaras? Ø Que cores estão mais presentes? 2ª Etapa: Mão
na massa O professor
propõe neste momento a construção de um tipo de máscara. Para construir a máscara serão necessários os seguintes
materiais: 1-
Tesoura 2-
Cola 3-
Revistas velhas
ou jornais 4-
Bexiga 5-
Tinta guache 6-
Pincel Sugere-se que o professor
encaminhe os seguintes passos, ou vídeo a seguir https://youtu.be/cRC002AHJ1g acessado em
26/10/20201: Passo a passo: 1-
Corte os jornais em pedacinhos quadrados. 2-
Deixe os recortes de lado e prepare a bexiga, o ideal é enchê-la de ar
até que ela fique no tamanho aproximado do rosto de quem irá utilizá-la. 3-
Com a bexiga pronta, inicie a parte de colagem: com um pincel, passe
cola em apenas um dos lados da bexiga em seguida os quadradinhos de jornais
ou revistas devem ser colados (repetir era operação três vezes para formar
camadas. 4-
Depois que o jornal estiver seco, estoure a bexiga. 5-
Corte as sobras de jornal ao redor da máscara para dar acabamento 6-
Recorte o lugar dos olhos e da boca 7-
Comece a fazer a pintura 8-
Primeiro passe guache branco para servir de base para a máscara 9-
Desenhe com lápis as figuras que você deseja pintar. 10-
Depois pinte como você quiser. https://www.criandocomapego.com/como-fazer-uma-mascara-africana/Acessado
em 26/10/2021 Obs: Sugestão de atividades em
anexo 3ª AULA 1ª Etapa: Racismo no Brasil Professor nesta
etapa os alunos devem desenvolver em um pensamento reflexivo, que vai
leva-las a ver o diferencial de respeitar o outro. Tem como objetivo conhecer
e valorizar as origens dos negros que vivem no Brasil, ampliando os
conhecimentos sobre a cultura africana para saber que muito dos nossos
costumes vieram dos negros, desenvolvendo atitudes de respeito pela
diferença. Apresente aos
alunos os slides Racismo no Brasil (segue em anexo). Sugere-se que
sejam feitos os seguintes questionamentos: Ø O que você
entende por racismo? Ø Como o racismo
pode afetar a vida de uma pessoa? Ø O que deve fazer
uma pessoa que for vítima do racismo Ø O racismo é
crime? Ø Como acabar com o
racismo? 2ª Etapa: A valorização do ser negro e
negra no Brasil Nesta
etapa propõe-se valorizar a identidade negra e combater as ações de
discriminação e preconceito. Professor
após os levantamentos prévios feitos aos alunos sugere-se a leitura do poema,
seguido de alguns questionamentos: SER NEGRO Ser
negro... Não se
resume à questão de pele. Não se
resume à questão dos cabelos crespos. Ser
negro é... Sentir-se
negro num país miscigenado Assumir
as suas raízes. Ser
negro é ter ... Coragem Atitude Ser
negro é ... Lutar
para ser igual nas diferenças. Acreditar
que não é inferior a ninguém. Ser
negro Ter
princípios. Valorizar
a beleza Ser
capaz Fazer
acontecer neste país onde pessoas ainda são influenciadas por idéias pré-concebidas. Enfim,
ser negro é ... “Ser
humano”!
Robélia Aragão https://almapreta.com/editorias/
brasil-ser-negro-e-uma-escolha/Acessado em 20/11/20 Questionamentos: Ø Para você
ser negro é? O que o título desse poema lhe sugere? Ø “Sentir-se
negro num país miscigenado”. Que sentido esse trecho do poema tem para você? Ø Em sua
opinião o povo brasileiro demonstra atitudes de respeito em relação aos
afro-brasileiros? Ø A
diferença entre os povos pode levar à discriminação? Justifique sua resposta: Ø Por outro
lado as diferenças podem enriquecer as relações entre as pessoas? Como? Ø Quais são
os principais problemas enfrentados pela população negra no Brasil? Ø Qual é a
sua reação, atitude ao ouvir apelidos depreciativos ou brincadeiras, piadas
em relação às pessoas de origem africana e afro-brasileira? Ø Leia a
seguinte expressão “ A alma não tem cor, ela é colorida sim ela é multicor” O
que você acha que essas expressões querem dizer? Ø Há
igualdade de oportunidades e de tratamento entre negros e brancos no Brasil?
Justifique sua resposta: Ø Como você
age em relação ao jeito de ser e de comportar do outro? Costuma respeitar o
outro apesar das diferenças? 4ª AULA 1ª Etapa: Aceite o diferente Professor o objetivo da aula consiste em
promover a reflexão sobre as construções sociais, políticas, históricas, e
culturais sobre os sentidos atribuídos ao ser negro. Romper com formas de
preconceito racial no ambiente escolar. Fomentar o exercício da alteridade e
da diversidade entre educandos (as), professores (as) e funcionários (as) das
escolas. Nesta aula iremos trabalhar um tema que
está muito na atualidade: preconceito e racismo. Sugere-se assistir o curta metragem “Vista
Minha Pele” em seguida propõe-se uma atividade de interpretação. Sinopse: Uma
divertida paródia da realidade brasileira, que serve de material básico para
discussão sobre racismo e preconceito em sala de aula. Nesta história
invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Acesse juntamente
com os alunos:https://www.youtube.com/watch?v=LWBodKwuHCMacessado
em 26/10/2021. Sugestão de atividade de interpretação 1) Que
parte do filme mais incomodou você? Justifique sua escolha: 2)
Justifique o título do curta, relacionando-o ao seu conteúdo: 3) O que o
filme denúncia? Qual o seu objetivo? Você acha que esse objetivo foi
cumprido? Justifique sua resposta: 4) Qual a
primeira surpresa apresentada no curta? O que isso provoca? 5) O que é
"caminhar com os pés no chão"? Note que essa expressão foi bastante
explorada no curta. A solução seria mesmo está? Por quê? 6) De que
parte do curta você mais gostou? Explique sua escolha: 7) O
Brasil está mudando com relação RACISMO? Se sim, para melhor ou para pior?
Posicione-se sobre esse assunto, argumente, da melhor maneira possível, o seu
ponto de vista: 8) Até que
ponto a realização de um sonho interfere na questão das desigualdades
sociais, principalmente na racial? Explique seu raciocínio: 9) Na sua opinião, quais seriam as
principais soluções para o problema do preconceito racial em nosso país? Por
onde começar? 10) Que
mensagem o curta lhe transmitiu? 5ª AULA Leia
o texto abaixo RACISMO Entenda o que é o racismo, qual é a sua origem e o
que representou para o mundo durante os séculos XIX e XX. Fonte
do texto: https://escolakids.uol.com.br Para se compreender bem o que é o
racismo, é necessário saber, antes de tudo, que a própria palavra racismo tem
uma origem relativamente recente. Ela apareceu pela primeira vez em um artigo
publicado em uma revista francesa intitulada Revue Blanche, no ano de 1902.
Nas décadas que se seguiram, o termo começou a se popularizar em quase todas
as línguas europeias (inglês, português, espanhol etc.), sendo usado para
denominar as concepções sobre superioridade e inferioridade racial que
começaram a vigorar na Europa a partir do século XIX. Em pouco tempo, essas concepções, que
tinham aprovação de muitos cientistas da época, passaram a “justificar” ações
políticas racistas em várias partes do mundo. Três exemplos podem ser dados
de imediato (depois voltaremos a eles): 1) a política antissemita (relativa à
perseguição aos judeus – povo semita) na Alemanha nazista, que culminou no
holocausto; 2) o apartheid, na África do Sul; 3) as leis de segregação racial
no sul dos Estados Unidos da América. Quais são as origens do racismo? O
racismo tem uma origem cientificista, isto é, ele se originou a partir de
determinadas teses de cientistas europeus do século XIX, sobretudo médicos e
antropólogos, que usaram de seus conhecimentos para elaborar doutrinas
raciais. Um dos procedimentos utilizados por esses médicos consistia em medir
o tamanho do crânio de indivíduos de “raças” diferentes. Os crânios maiores,
que supostamente comportavam mais massa cerebral, eram indicativo de
superioridade racial. Outro procedimento consistia em analisar os traços
fisionômicos (relativos à feição humana, aos traços faciais), como nariz,
lábios, orelhas, cor dos olhos, para que fosse determinado o grau de “pureza
racial” atingido por determinada raça ao longo da evolução do homem. Racismo no Brasil Em
outras regiões do mundo, como o Brasil, o racismo existiu e ainda existe, mas
com uma diferença grande para os exemplos citados acima: no Brasil, nunca
houve, após a abolição da escravatura, em 1888, leis (nem federais nem
estaduais) que segregassem (separassem e diferenciassem) negros de brancos. Muitos
autores da virada do século XIX para o século XX acreditavam que os vários
surtos de doenças que haviam no interior do Brasil eram resultado da
contaminação da raça negra sobre a branca, que resultara na figura do
mestiço, anêmico e doente. Monteiro Lobato, quando elaborou pela primeira vez
seu personagem “Jeca Tatu”, tinha isso em mente. Depois, com o início das
pesquisas sanitaristas (pesquisas médicas que tinham a missão de esclarecer os
agentes de transmissão de doenças, como mosquitos, ratos etc.), Lobato e
vários outros escritores e intelectuais abandonaram as antigas concepções
racista 1. O texto tem a finalidade de: a) revelar os impactos causados
pelo racismo no mundo. b)
apresentar as características do racismo como também sua origem. c) diferenciar os tipos de racismo
no Brasil. d) criticar as pessoas que praticam
racismo. 2. Segundo o texto, racismo é definido como a) termos populistas surgidos em
diversos países. b) todo ato de preconceitos
causados pelos seres humanos. c)
conceitos de superioridade e inferioridades sobre uma determinada raça. d) igualdade e fraternidade entre
as raças e etnias. 3. Segundo o texto, o racismo no Brasil a) deixou de existir após a
abolição da escravatura em 1888. b) ainda possui leis que segreguem
os brancos dos negros. c)
ainda permeia na sociedade brasileira. d) continua semelhante como antes
de 1888. 4. O principal objetivo do texto que você leu foi a) propagar uma ideia. b)
trazer uma informação ao leitor. c) argumentar sobre os impactos
causados pelo racismo. d) criticar atitudes racistas e
preconceituosas. 6ª AULA
https://images.app.goo.gl/cQXkTtwi1Br9CvwX8/ACESSO EM
26/10/2021 1ª Atividade. 1)
O quê as imagens representam? 2)
Qual sensação as imagens transmite em você? 3)
Você gostou da ornamentação das figuras? Justifique: 4)
Qual figura você achou mais interessante? 2ª Agora
que você já escolheu a figura mais interessante, mão na massa: Em uma folha
de papel ofício desenhe a figura que você escolheu, e faça a ornamentação
usando alguns alimentos que tem em sua casa. Após socialize com os colegas. 7ª AULA ATIVIDADE 1 Consciência negra Minha consciência negra É a expansão da arte Feita por aqueles Que sentem a ancestralidade
africana Em seu âmago Todos os dias Herdada em milênios. Minha consciência negra Atravessa os horizontes, Ultrapassa as estatísticas, Vira o jogo Promovendo reparações E assumindo o que lhe é por
direito. Minha consciência negra Não depende do seu olhar, Ela advém de referências outras: Aqualtune, Dandara, Elisa, Lélia,
Beatriz, Carolina, Conceição, Hildália, Vilma Para dentro de mim, E no abraço com as irmãs Nessa luta milenar. (Ana Fátima dos Santos) 01) Justifique o título dado ao poema
acima: 02) O que significam as palavras
destacadas no texto? 03) De que maneira a consciência negra
da poeta é construída? 04) Qual a importância da enumeração
dos nomes próprios no poema? O que todas essas mulheres têm em comum? 05) Faça uma pequena pesquisa sobre
cada uma dessas mulheres citadas: 06) Por que todas elas são referências
para a autora do texto na construção de sua consciência negra? 07) Por que a poeta se refere a essas
mulheres como irmãs? 08) Que mensagem o texto transmite?
Comente: 8ª AULA Zumbi, o herói negro Em meados do século XVII, muitos
escravos haviam fugido das fazendas e dos engenhos de açúcar, ajuntando-se em
lugares seguros, onde gozavam de certa liberdade e sobreviviam da cultura e
da terra. Esses lugares eram chamados de quilombos, e seus habitantes, de
quilombolas. Houve muitos quilombos no Brasil, mas o mais importante foi o
Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga, Alagoas. Na verdade, Palmares era composto de
várias aldeias, que, para se defender dos caçadores de negros fugitivos, formaram
a Confederação dos Palmares, liderada por Ganga Zumba, o Grande Senhor, que
tinha status de rei. Quando o Nordeste do Brasil foi
invadido pelos holandeses, muitos senhores de engenho e suas famílias fugiram
dos invasores, e seus escravos aproveitaram para fugir também. Nesse período em que brasileiros e
portugueses se encontravam ocupados em combater os holandeses, as aldeias da
serra da Barriga atingiram o seu auge. Os quilombolas gozaram de mais
liberdade e tiveram tempo suficiente para fortalecer as suas defesas. Quando
a atenção dos governantes e fazendeiros voltou-se para Palmares, já era tarde
demais. A partir de 1674, várias expedições militares foram enviadas à serra
da Barriga com a intensão de destruir Palmares. Após várias derrotas, o
governador da Capitania de Pernambuco decidiu buscar a conciliação em um
acordo de paz. Foi assim que, em 1678, Recife recebeu com pompas uma comitiva
vinda de Palmares. O acordo, porém, não vingou. Por essa época, Ganga Zumba havia
morrido e um novo líder despontava. Era Zumbi, um jovem inteligente e
corajoso. Zumbi não acreditava em acordos com o governo. Achava que eram
pretextos para atraí-los e, então, destruí-los. As expedições militares a
Palmares acirraram e todas voltaram derrotadas. Os Quilombos estavam bem
reforçados e os negros lutavam pela própria liberdade. A vitória passou a ser
ponto de honra para o governo da Capitania, que contratou Domingos Jorge
Velho, um experiente bandeirante acostumado à lida do sertão, para juntar-se
às tropas no combate a Palmares. Nas primeiras tentativas, ele também
fracassou, porém não desistiu. Formou um exército poderoso e bem armado, mas
os Quilombolas resistiram bravamente. O exército cercou toda a região
construindo aldeias, fossos e canais, isolando os palmarinos que ficaram sem
meios de fugir e de receber munições. A cada aldeia que o exército conseguia
destruir, os quilombolas fugiam para outra. Assim, a luta durou três anos.
Finalmente, em 20 de novembro de 1695, a principal aldeia de Palmares foi
tomada. Ao ver que estavam cercados, Zumbi buscou um penhasco bem alto e
jogou-se no abismo. Muitos de seus companheiros seguiram seu exemplo –
preferiram a morte a voltar à escravidão. A História confirma que Zumbi
realmente existiu e alguns documentos afirmam que sua morte aconteceu no dia
20 de novembro, data oficializada como o Dia Nacional da Consciência Negra no
Brasil.
Raquel Teles e Isabel Paraíso, Histórias Encantadoras.
Ed. Leitura, Belo Horizonte, 2003. Entendendo o texto: 01 – Coloque (V) se for verdadeira ou (F) se for falso: ( ) Zumbi não
representa nada para os negros brasileiros. ( ) Com 19 anos,
Zumbi voltou ao Quilombo dos Palmares. ( ) O quilombo era
situado no interior da Bahia. ( ) Zumbi nasceu
em 1655. 02 – Responda com respostas completas: a) O que Zumbi
representa para os negros? b) Qual o local em
que Zumbi nasceu? c) Quem cuidou de
Zumbi logo depois de seu nascimento? 03 – Complete as frases de acordo com seus conhecimentos: a) Zumbi teve a
educação cristã e estudou português e _______________. b) No dia
________________________ comemoramos o dia da “consciência negra.” c) Zumbi foi
batizado com nome de _______________________________. d) O Quilombo dos
Palmares era formado por _____________________________________. 04 – Qual (is) das frases abaixo é falsa(s): a) Zumbi nunca
abandonou as suas raízes. b) O Quilombo dos Palmares era
uma comunidade totalmente dependente do governo português. c) Zumbi
nunca foi estrategista militar. d) Zumbi foi
capturado ainda bebê. 05 – Marque com um X a resposta certa: a) Os escravos
escapavam das _______________ para se refugiarem no Quilombo dos Palmares. ( ) Cidades (
) Fazendas ( )
Florestas. b) Zumbi dos
Palmares é considerado como o ______________. ( ) Médico do futuro. ( ) Homem negro. ( ) Herói negro. ANEXOS: FONTES: 7ºano acessados em
26/10/2021 https://images.app.goo.gl/cQXkTtwi1Br9CvwX8 https://images.app.goo.gl/cQXkTtwi1Br9CvwX8 Fonte de Pesquisa: Fábio M.
Júnior- Apostila Pintart https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2021/01/atividade-sobre-o-poema-consciencia.html |
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RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( x ) Jornal; ( ) Revista; ( x ) Vídeo; ( ) Computador; (
) Jogos; (x ) Textos Informativos;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO:(
) Prova; (x ) Trabalho; ( ) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
(x) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: |
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