SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE |
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Tema: Danças e Ritmos pelo Brasil |
Unidade Temática: Artes Visuais |
Objetos de Conhecimento: Contextos e
Práticas |
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Ano: 6º Período: 03 a 14/08 Nº de Aulas: 04 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de
expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando
composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas. (EF69AR16) Analisar
criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em
seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às
diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética. (EF69AR23) Explorar
e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre
outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos,
convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais de maneira
individual, coletiva e colaborativa. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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1-Explorar, conhecer,
fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do
seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais
brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para
reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a
diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
3-Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais –
especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a
identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas,
reelaborando- -as nas criações em Arte. 4-Experienciar a
ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA
01 1ª Etapa: Levantando Conhecimentos
Prévios ( páginas 100 a 102) . Nesta
aula vamos fazer uma breve recordação da Dança e Ritmos pelo Brasil. .Comunidades de norte a sul do
Brasil se reúnem por danças e músicas que têm origens em diferentes matrizes
da cultura brasileira. .Você conhece alguma festa popular
brasileira? Qual? .Como são as músicas e danças que
fazem parte dessa festa? 2ª Etapa: APRENDER COM OS SENTIDOS ( página 101) .Cada aluno vai contar uma
história, inspirada em alguma narrativa tradicional ou local que todos
conheçam. Para isso,cada aluno escolhe alguém para começar e decide para que
lado gira a contação. .Explique que cada um vai contar
um trecho da história e lembre-os de que durante a contação podem inventar
trechos ou adaptar a história. .Todos precisam ficar atentos para
emendar uma frase no que já foi contado pelos colegas anteriores. .O objetivo é a experiência da
criação coletiva,a liberdade de inventar com erros e acertos. .Para deixar a história mais
interessante, cada um pode experimentar entonações diferentes cantando e Buscando um ritmo comum. 2ª Etapa: Ao final se houver
tempo, um dos alunos pode fazer um resumo da história para toda a turma. .Converse
com a turma sobre a experiência. .Questione-os: .A história lembrou algum contou
lenda conhecida? Qual? .Como foi contar uma história de
forma coletiva? .O que você aprendeu com esta
atividade? .Os recursos sonoros contribuíram
com a história?De que forma? .Como ficou a história coletiva?
Ela fez sentido? AULA 02 3ª Etapa: COMEÇANDO
POR VOCÊ .Peça aos
alunos que façam a leitura no livro didático na página 102 e em seguida assista
ao vídeo (Ritmos brasileiros) Acessado em 30/07/2020https://www.youtube.com/watch?v=WFiSp5a-uJQ .Após assistir o vídeo reflita sobre essas
questões e compartilhe as respostas com os colegas e o professor através das
questões da página 102. Obs: Peça aos alunos que registrem as atividades
no caderno não esquecendo do cabeçalho. .Ao ver a posição do artista na página 103, que
tipo de música você imagina que ele está dançando? .Você acha que é uma música lenta ou rápida? .Explore a figura do artista observando a
posição, postural e o gestual. Questione-os se é possível sustentar-se
naquelas posições por muito tempo ou se é mais provável que elas sejam
posições transitórias .Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre a
vida do artista. AULA 03 4ª Etapa: .Visite o site e acompanhe a
ciranda da página 104 e após a leitura da página 107, responda em seu caderno
as questões. .Acessado em 30/07/2020https://www.youtube.com/watch?v=V9oEcjSx0Nk .Converse com a turma sobre as
estratégias utilizadas pelos negros e escravizados para preservar a sua
cultura por meio de dança, poesia e da música e também como essa cultura os
ligou, de algum modo, à culturas africanas e seus ancestrais .Você já participou de uma
ciranda? .Para você, a quem remetem os movimentos da ciranda? .Fale sobre a ciranda? .Quem é o mestre cirandeiro? .No vídeo quem está cantando? .Cite os tipos de ciranda que você conhece? .Pesquise o que é um Jongo. .Quais os tipos de músicas e danças que vocês conhecem?
AULA 04 5ª
Etapa: .Momento
Recordação: .Quais
as danças que estudamos nas aulas anteriores? .Questione
aos alunos se já ouvirem falar nos artistas Antônio Nóbrega e Tia Maria do Jongo. .Vamos
conhecê-los? .Então
abra o livro didático nas páginas 108 a 109, anotem no caderno as partes que
vocês acharam interessantes e apresente ao professor. Após
essas anotações o professor irá esclarecer as dúvidas apontadas e em seguida
fará algumas perguntas: .Vocês
já ouviram falar de Bumba meu Boi? .Na
festa do Boi-Bumbá? .A
festa do Boi. Ela acontece em qual região? .Como
ela se manifesta? |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (21) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
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