6ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE

Tema: Danças e Ritmos pelo Brasil

Unidade Temática: Artes Visuais

  Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas

Ano: 6º                           Período: 03 a 14/08                                Nº de Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

 (EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 (EF69AR23) Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1-Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.                                                                             3-Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.

4-Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

1ª Etapa: Levantando Conhecimentos Prévios ( páginas 100 a 102)

. Nesta aula vamos fazer uma breve recordação da Dança e Ritmos pelo Brasil.

.Comunidades de norte a sul do Brasil se reúnem por danças e músicas que têm origens em diferentes matrizes da cultura brasileira.

.Você conhece alguma festa popular brasileira? Qual?

.Como são as músicas e danças que fazem parte dessa festa?

2ª Etapa: APRENDER COM OS SENTIDOS ( página 101)

.Cada aluno vai contar uma história, inspirada em alguma narrativa tradicional ou local que todos conheçam. Para isso,cada aluno escolhe alguém para começar e decide para que lado gira a contação.

.Explique que cada um vai contar um trecho da história e lembre-os de que durante a contação podem inventar trechos ou adaptar a história.

.Todos precisam ficar atentos para emendar uma frase no que já foi contado pelos colegas anteriores.

.O objetivo é a experiência da criação coletiva,a liberdade de inventar com erros e acertos.

.Para deixar a história mais interessante, cada um pode experimentar entonações diferentes cantando e

Buscando um ritmo comum.

2ª Etapa: Ao final se houver tempo, um dos alunos pode fazer um resumo da história para toda a turma.

.Converse com a turma sobre a experiência.

.Questione-os:

.A história lembrou algum contou lenda conhecida? Qual?

.Como foi contar uma história de forma coletiva?

.O que você aprendeu com esta atividade?

.Os recursos sonoros contribuíram com a história?De que forma?

.Como ficou a história coletiva? Ela fez sentido?

                                                                         AULA 02

3ª Etapa: COMEÇANDO POR VOCÊ

.Peça aos alunos que façam a leitura no livro didático na página 102 e em seguida assista ao vídeo (Ritmos brasileiros)

Acessado em 30/07/2020https://www.youtube.com/watch?v=WFiSp5a-uJQ

.Após assistir o vídeo reflita sobre essas questões e compartilhe as respostas com os colegas e o professor através das questões da página 102.

Obs: Peça aos alunos que registrem as atividades no caderno não esquecendo do cabeçalho.

.Ao ver a posição do artista na página 103, que tipo de música você imagina que ele está dançando?

.Você acha que é uma música lenta ou rápida?

.Explore a figura do artista observando a posição, postural e o gestual. Questione-os se é possível sustentar-se naquelas posições por muito tempo ou se é mais provável que elas sejam posições transitórias

.Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre a vida do artista.

                                                                               AULA 03

4ª Etapa:

.Visite o site e acompanhe a ciranda da página 104 e após a leitura da página 107, responda em seu caderno as questões.

.Acessado em 30/07/2020https://www.youtube.com/watch?v=V9oEcjSx0Nk

.Converse com a turma sobre as estratégias utilizadas pelos negros e escravizados para preservar a sua cultura por meio de dança, poesia e da música e também como essa cultura os ligou, de algum modo, à culturas africanas e seus ancestrais

.Você já participou de uma ciranda?

.Para você, a quem remetem os movimentos da ciranda?

.Fale sobre a ciranda?

.Quem é o mestre cirandeiro?

.No vídeo quem está cantando?

.Cite os tipos de ciranda que você conhece?

.Pesquise o que é um Jongo.

.Quais os tipos de músicas e danças que vocês conhecem?

 

                                                                       AULA 04

5ª Etapa:

.Momento Recordação:

.Quais as danças que estudamos nas aulas anteriores?

.Questione aos alunos se já ouvirem falar nos artistas Antônio Nóbrega e  Tia Maria do Jongo.

.Vamos conhecê-los?

.Então abra o livro didático nas páginas 108 a 109, anotem no caderno as partes que vocês acharam interessantes e apresente ao professor.

Após essas anotações o professor irá esclarecer as dúvidas apontadas e em seguida fará algumas perguntas:

.Vocês já ouviram falar de Bumba meu Boi?

.Na festa do Boi-Bumbá?

.A festa do Boi. Ela acontece em qual região?

.Como ela se manifesta?

 

 

 

  

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (21) (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                       

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário