Sequência didática 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Consciência Negra -“Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais”.. (Instrumentos musicais de Origem Africana)

Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo

Objeto do conhecimento:  Contextos e Práticas,Patrimônio Cultural,Matrizes  Estéticas e Culturais

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas      Ano: 8º      Período: 03/11a 30/11/2021    Aulas: 08

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e européias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.
  2. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  3. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

 

 1ª AULA

 

                                                                                                         Br.pinterest.com (acessado em 26/10/2021)

2ª Etapa: Faça a leitura do texto e em seguida, responda as questões a seguir:

 

Dia Nacional da Consciência Negra

 

   O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.

    Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam. As casas dos escravos eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas dos barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades de suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os índios durante o período de colonização.

    Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande problema dessa libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho, continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a tão esperada liberdade não chegou por completo.

(Adaptado de www.mundoeducacao.bol.uol.com.br)Acessado em 26/10/2021

 

Questões

1 - De acordo com o texto, podemos afirmar que:

a) Existe uma comparação entre a escravidão dos negros e a dos índios.

b) A escravidão era natural e aceita por todos, inclusive pelos negros.

c) Os negros eram bem alimentados para trabalhar melhor.

d) Os índios eram responsáveis por cuidar de negros que ficavam doentes.

e) Antes de 1888, nem todos os negros eram livres no Brasil.

 

2 - Analise as alternativas a seguir acerca de Zumbi:

I – Era conhecido como Antônio Soares.

II – Foi um dos primeiros líderes do Quilombo de Palmares.

III – Em homenagem a Zumbi, criou-se o dia 20 de novembro.

 

Marque a única alternativa que traz afirmação (ou afirmações) incorreta(s) é:

a) I

b) I e II.

c) II.

d) II e III.

e) I e III.

 

 

3 - Embora a libertação dos escravos tenha sido um avanço para o Brasil no diz respeito aos direitos humanos, isso deixou aspectos nada negativos para os negros conforme ilustra o texto? Justifique sua resposta.

 

4 - Nos dias de hoje, que problemas existem ainda em relação a esse fato histórico?

 

 

2ª AULA: Realize a leitura do texto, em seguida responda a atividade

 

    

 

   

 

 

   

 

 

       

      

 

      

                                                                             

 

ATIVIDADE

1 -Quais são os instrumentos musicais de origem africana citados acima? Escolha um e fale sobre ele:

2 -Você conhece algum tipo de instrumento musical africana? Qual?

3 -Você ou sua família toca algum instrumento musical? Qual?

4 -Qual o ritmo musical que você gosta?

5 - Os instrumentos africanos eram feitos de produtos da natureza. O que eles usavam para confeccionar esses instrumentos?

6 - Pesquise músicas, instrumentos musicais e danças de origem africana presente na cultura brasileira. ​

7 -Tente construir um dos instrumentos musicais africanos que você pesquisou usando a sua criatividade:

 

3ª AULA: É hora de conhecer os instrumentos usados nas culturas e religiões afro-brasileiras. Professor, se possível utilize slides.

1º Etapa

Ø  Iniciar fazendo a correção das questões da etapa 2 da 1º aula e em seguida fale sobre os instrumentos usados nas culturas e religiões afro-brasileiras.

 

Slideshare.net(acessado em 26/10/2021)

Atividade

1 – Responda:

a)    – Como é a música criada pelos afro-brasileiros?

b)    – Na falta de instrumentos musicais, improvisavam com o que tinham na mão. O que eles usavam?

c)    – O que os povos africanos nos deixaram como herança?

d)    – Segundo o texto, o que é a Cultura afro-brasileira?

e)    – Responda com suas palavras: Qual é a influência da música e dos instrumentos musicais africanos na cultura brasileira?

2- Mãos na massa: É hora de confeccionar um instrumento que remeta ao tambor. Veja no vídeo como deverá ser feito

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lOMPHwrZioM  

Obs. Fica a critério do professor de como o aluno deverá confeccionar o tambor e apresentar na aula seguinte

Material:

1 lata grande (de leite);

1 lata pequena (ervilha/ leite condensado);

Fita adesiva

Tesoura sem ponta

1 colher de sopa

4ª AULA:  Professor, realize a leitura dos textos, e peçam para que eles expliquem de que forma conhecer um pouco da cultura afro-brasileira nos permite entender um pouco mais sobre a história do nosso país.

1ª Etapa:

Instrumentos Africanos na cultura brasileira

 

São claras as influências da África sobre a cultura brasileira, a maior parte da população brasileira é negra, e até mesmo as pessoas que não são negras, têm origens africanas, isso por que o povo brasileiro é um dos mais miscigenados do mundo, muitas vezes ocorre de pessoas brancas, terem grande parte de seus antepassados negros, a miscigenação é um efeito muito interessante. Os homens e mulheres que vieram da África trouxeram consigo sua cultura, costumes, culinária e obviamente sua música, há claras semelhanças entre os ritmos brasileiros e africanos.

A capoeira é uma dança que surgiu no Brasil, sendo uma mistura de lutas e passos de dança africanos, apesar de que muitos acreditam que a capoeira surgiu na África, ela surgiu pela necessidade dos escravos de manterem sua cultura e treinarem seu corpo. A capoeira usou instrumentos africanos para dar ritmo a dança. Ela utiliza principalmente o berimbau, que consiste em um arco feito de uma vara de madeira (verga) de comprimento aproximado de 1,50m a 1,70m e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que funciona como caixa de ressonância. O tocador de berimbau utiliza uma pedra e uma vareta.

ATIVIDADE

1 – Por que o povo brasileiro é um dos mais miscigenados do mundo?

2 – O que os homens e mulheres da África trouxeram consigo?

3 – Segundo o texto o que é a Capoeira? Onde surgiu e por que surgiu?

4 – Por que a capoeira usou instrumentos? E quais são?

5 – Faça um desenho de um berimbau e pinte-o:

6 – Cite as expressões de músicas afro brasileira mais conhecidas, segundo o texto:

7 – A música popular brasileira é fortemente influenciada por quem?

 

2ª Etapa: É hora de conhecer artistas negros que falam sobre sua história. Professor, utilizando o link você pode ver de perto como foi feita a exposição. Utilize essa etapa, se possível em um momento que eles consigam participar ativamente.

 

ARTE NEGRA

 

          Quando se fala na contribuição que os negros deram à civilização e à cultura brasileira, dificilmente se pensa de imediato em artes plásticas. Em geral, o que vem à lembrança é a música, em primeiro lugar, e fenômenos a ela relacionados, como os desfiles de escola de samba, o carnaval e outras manifestações arquitetônicas e esculturais do Brasil Colônia e, mais recentemente, talvez se fale em literatura, por se levarem em conta as origens negras ou mestiças de escritores como Machado de Assis ou Mário de Andrade. No entanto, não são poucos os brasileiros negros que se dedicam a compor o panorama da arte contemporânea. Além disso, amostras como “EX África” são muito importantes pois, evidenciam a herança e cultura afro com trabalhos de 18 artistas de oriundos de oito países africanos.

 

Acesse o link e veja de perto como foi feita essa exposição -  https://artsandculture.google.com/exhibit/ex-africa-ccbb-bh/1gLiIaaW09YFLA?hl=pt-BR

5ª AULA:

1ª Etapa: Fazer a leitura do texto (O Movimento Negro no Brasil )

XXV. O MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL.

 

O maior desafio do Movimento Negro no Brasil é acabar com o preconceito racial. Essa luta não vem de hoje. O movimento começou a ganhar força na década de 30, com a Frente Negra Brasileira. Mas somente em 1978 nasceu o Movimento Negro Unificado, que deu origem a vários grupos de combate ao racismo, como associações de bairro, terreiros de candomblé, blocos carnavalescos, núcleos de pesquisa e várias organizações não-governamentais.

 

Lei contra pré- conceito -A Lei Afonso Arinos (1951) considerava o preconceito racial uma contravenção e não um crime. Ofender um negro não resultava em punição. Em 1989 a comunidade negra de SPfez um enterro simbólico dessa lei e, no mesmo ano, foi aprovada a Lei Caó, que transformou o preconceito em crime. Hoje o Congressoestá estudando uma proposta de lei apresentada pelo Movimento pelas Reparações dos Afro-descendentes (MPR), que propõe que o governo  indenize todos os 70 milhões de afro-descendentes no Brasil de hoje pelo crime cometido pela escravidão. Cada um receberia 102 mil reais. Comissões de direitos humanos e ONGs avaliam formas de obrigar o governo a investir esse dinheiro nas chamadas ações afirmativas, como cotas para negros em universidades, no mercado de trabalho e nos meios de comunicação.

 

Democracia Racial é um termo usado para descrever as relações raciais no Brasil. O termo denota a crença de que o Brasil escapou do racismo e da discriminação racial vista em outros países, como  EUA. Pesquisadores notam que a maioria dos brasileiros não se veem pelas lentes da discriminação racial, e não prejudicam ou promovem pessoas baseadas na raça. Graças a isso, enquanto a mobilidade social dos brasileiros pode ser reduzida por vários fatores, como sexo e classe social, a discriminação racial é considerada irrelevante.

O mito da democracia racial no Brasil-Pierson concluiu que praticamente não havia problemas raciais no Brasil. Harris, embora não comungasse da idéia de um "paraíso tropical", classificou a discriminação existente como de classe e não de raça. Assim, nessa visão, o indivíduo negro ocupava as posições mais baixas na estratificação social, não porque sofresse discriminação de raça, mas sim pela condição de pobreza de seus ancestrais. Assim, segundo o autor, "só acidentalmente, e sem nenhuma relevância, existiria o fato de que o negro e o mulato concentram-se nas classes proletárias ou mais pobres do campo e da cidade, da pequena e da grande aglomeração urbana."

O ideal do embranquecimento, relata Hasenbalg , criou raízes profundas na sociedade brasileira, levando o próprio negro a sua autonegação. Expõe que a hierarquização das pessoas em termos de sua proximidade a uma aparência branca, ajudou a fazer com que indivíduos de pigmentação escura desprezassem a sua origem africana, cedendo assim a forte pressão do branqueamento, levando-os a fazer o melhor possível para parecerem mais brancos.

Clóvis Moura, apresentando uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no recenseamento de 1980, verificou que os não brancos, ao serem inquiridos sobre qual seria a sua cor, tiveram dificuldade em assumir sua condição de negros ou mestiços, surgindo nas respostas um total de cento e trinta e seis cores diferentes. Para Moura, tal resultado indica que o brasileiro foge da sua realidade étnica, procurando, através de simbolismos de fuga, situar-se o mais próximo do modelo tido como superior e levanta o seguinte questionamento: O que significa isto em um país que se diz uma democracia racial? Significa que, por mecanismos alienadores, a ideologia da elite dominadora introjetou em vastas camadas de não-brancos os seus valores fundamentais. Significa, também, que a nossa realidade étnica, ao contrário do que se diz, não iguala pela miscigenação, mas, pelo contrário, diferencia, hierarquiza e inferioriza socialmente de tal maneira que esses não-brancos procuram criar uma realidade simbólica onde se refugiam, tentando escapar da inferiorização que a sua cor expressa nesse tipo de sociedade..

 

Fatos alegados pelos críticos- Não é necessário grandes estudos para perceber quão desigual é a distribuição de oportunidades no Brasil, entretanto, quando se pretende uma análise científica sobre as questões sociais brasileiras, torna-se imprescindível que tal afirmação tenha respaldo em dados concretos. No rol das desigualdades, os cidadãos da raça negra parecem estar entre os grandes prejudicados.Segundo dados do Censo de 2000 , promovido pelo IBGE, o Brasil possui 169,8 milhões de habitantes, dentre os quais 76,4 milhões são pessoas negras (pardos e pretos), o que corresponde a 45% dos habitantes, o que tem levado à afirmação de que o Brasil seria a segunda maior nação negra do mundo fora do Continente africano, como informa Jaccoud e Beghin, o que tem sido contestado pelo movimento mestiço que entende esta idéia despreza as populações mestiças (pardas) de regiões como a Amazônia, onde os caboclos formam a absoluta maioria dos pardos, e também a auto-identificação dos mestiços afrodescendentes.Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), constante na obra de Ricardo Henriques, um de seus pesquisadores, revelam que o Brasil possui um contigente de 53 milhões de pobres e 22 milhões de indigentes. Verificou-se que os negros em 1999 representavam 64% da população pobre e 69% da população indigente. Os brancos por sua vez, sendo 54% da população total brasileira, representavam somente 36% dos pobres e 31% dos indigentes.

Sistema de cotas entende-se comouma medida governamental que cria uma reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para determinados segmentos sociais. É considerada uma forma de ação afirmativa, segundo conceito surgido nos Estados Unidos na década de 1960.A elaboração do conceito. A superação das desigualdades socioecônomicas impõe-se como uma das metas de qualquer sociedade que aspira a uma maior equidade social. Em face aos problemas sociais, algumas alternativas são propostas para atenuação de desigualdades que mantém em condições díspares cidadãos de estratos distintos. Uma das alternativas propostas é o sistema de cotas que visaria a acelerar um processo de inclusão social de grupos à margem da sociedade.

O conceito de cotização de vagas aplica-se a populações específicas, geralmente por tempo determinado. Estas populações podem ser grupos étnicos ou "raciais", classes sociais, imigrantes, deficientes físicos, mulheres, idosos, dentre outros.A justificativa para o sistema de cotas é que certos grupos específicos, em razão de algum processo histórico depreciativo, teriam maior dificuldade para aproveitarem as oportunidades que surgem no mercado de trabalho, bem como seriam vítimas de discriminações nas suas interações com a sociedade.

 

 

 

ATIVIDADE

 

1- Identifique as principais reivindicações e estratégias adotadas pelo movimento negro no Brasil.
2- Existe realmente uma  democracia racial no Brasil?

3- O que é a teoria do branqueamento?

4- O que é o sistema de cotas?

5- Onde existe o maior contingente de negros fora da África?

6-Qual é a porcentagem de negros no Brasil?

7-O que foi a lei Afonso Arinos?

8-O que foi a lei Caó?

9-O que seria uma democracia racial?

10- Quais são os principais problemas enfrentados pela população negra no Brasil?

11-O que é o sistema de cotas e que parcelas da população pode beneficiar?

 

                                                                                                                                          br.pinterest.com (acessado em 26/10/2021

6ª AULA:

Artista Negro: Keith Duncan  Mallett

 

 

Keith Duncan Mallett (nascido em 7 de outubro de 1948) é um artista americano que trabalhou como pintor, gravador e artista de cerâmica . Seu assunto varia de figurativos a naturezas mortas e abstratos. O trabalho de Mallett foi exibido em todo o mundo e é destaque em coleções corporativas e privadas. Ele também obteve um sucesso considerável com numerosas impressões de edição limitada esgotadas e recebeu a comissão para criar a impressão de edição limitada oficial que comemora o 50º aniversário da descoberta de Jackie Robinson na liga principal de beisebol .

Mallett atualmente mora em San Diego com sua esposa Dianne. Eles têm um filho, Christopher, violonista clássico que estuda na Universidade de Yale .

ATIVIDADE

1.      Quem é Keith Duncan Mallet?

2.      Que cenas são representadas nas telas?

3.      Como são as roupas dos personagens das telas?

4.      Qual tela você mais gostou? Por quê?

5.      Crie um título para cada tela.

        RELEITURA

            

                                               

·         Atenção! Escolha uma das telas e tente reproduzir em seu caderno

 

7ª AULA:  Após a leitura das imagens identifique as heranças culturais negras:

 

Arte africana e suas riquezas

O que é arte africana?

Compreende-se por arte africana a totalidade de expressões artísticas presentes no continente africano, sobretudo na região subsaariana.

A África é grandiosa, tanto em termos geográficos, como em diversidade cultural, pois são muitos países que a compõe. Dessa forma, suas populações possuem particularidades e costumes diferentes, o que, obviamente, se reflete na arte produzida por elas.

Arte africana na história

Podemos dizer que os africanos conseguiram produzir uma arte bastante livre, mas ainda assim preservando o rigor que suas tradições exigiam em busca de um entendimento da espiritualidade e ancestralidade.

A história da arte africana originou-se no período pré-histórico, quando a humanidade ainda não havia inventado a escrita.

Máscaras africanas

As máscaras são recorrentes na maior parte dos povos da África.

Nas várias culturas que lá existem, elas fazem parte do universo artístico e expressivo, além de serem fortes elementos de conexão entre os seres humanos e o mundo espiritual. Outro ponto importante é o fato de essas peças serem criações de uma pessoa especial na comunidade. Lá, os artistas têm a responsabilidade de produzir máscaras que representem toda a coletividade, e não apenas os anseios e inspirações individuais, como no Ocidente.

 

 ATIVIDADE:

1 – Segundo o texto: O que é a arte africana?

2 – A riqueza da arte africana tem fornecido matéria-prima e inspiração para quem?

3 – A história da arte africana remonta o período pré-histórico, quais são as formas mais antigas dessa arte?

4 – Os povos africanos faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos da natureza, explique como a máscara faz parte desse universo

5 – Quais temas eram retratados nas obras de arte? E o que eles esculpiam e pintavam?

6 – Como a arte africana chegou ao Brasil?

 

            

                                                                                                                             br.pinterest.com (acessado em 26/10/2021)

1- ___________________        2-________________________  3-_____________________

4- _____________________         5-__________________________  6- _______________________

 7-_____________________          8-__________________________                 

8ª AULA: Professor, apresente aos alunos a música “Negro é lindo” de Jorge Ben Jor. Em seguida, proponha uma discussão a respeito da música.

Negro é lindo – Jorge Bem Jor

Negro é lindo
Negro é lindo
Negro é amigo
Negro também é
Filho de Deus
Eu só quero que
Deus me ajude
A ver meu filho
Nascer e crescer
E ser um campeão
Sem prejudicar
Ninguém porque
Negro é lindo
Negro é amor
Negro é amigo
Negro também é
Filho de Deus
Negro também é
Filho Deus
Preto velho tem
Tanta canjira
Que todo o povo
De Angola
Que todo o povo
De Angola
Mandou preto velho
Chamar eu quero ver
Preto velho dizer
Eu quero ver preto
Velho cantar e dizer
Negro é lindo
Negro é amor
Negro é amigo
Negro também é
Filho de Deus
Negro também é
Filho de Deus

·         No trecho “Eu quero ver preto /Velho cantar e dizer/ Negro é lindo/ Negro é amor” . Podemos dizer que é correto utilizar o termo preto, ao se referir a alguém?

 

·         Para entender melhor esse tema, leia a reportagem abaixo. Em seguida, faça um texto que argumente a sua opinião sobre o assunto.

Negro ou preto? Lideranças negras refletem sobre o uso dos termos ao longo da história

            O olhar atento aos dois termos revela uma trajetória de luta do movimento negro que foi além de positivar esses termos, do ponto de vista semântico. Ela ajuda a descortinar questões que envolvem a população negra, por exemplo, ao preencher formulários nas redes de atendimento à saúde no momento de autodeclarar a cor. A medida é uma forma de saber como determinadas doenças impactam esse segmento da população e ajudam também na definição de políticas públicas.

           Foi realizado um levantamento no imenso manancial que é a música brasileira para entender como esses termos foram empregados ao longo dos anos. A maneira como os termos aparecem, quase sempre, demonstra momentos importantes da história brasileira e como a questão racial foi tratada no país. As músicas são chaves para reflexões, são fonte de construção de identidade e autoestima e, muitas vezes, são denúncias. A semântica positiva foi dada aos termos muito em função da música e da literatura.

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/pintores-negros-contribuicao-negra-a-arte-brasileira.htm?cmpid=copiaecola

http://www.sabercultural.com/template/especiais/MallettKeith1.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Keith_Mallett-  Acessados 26/10/2021

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação;

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário