7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema
Intercurricular: As diversas facetas do Consumo ( Dança) Temas Contemporâneos/
Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Contextos e práticas, Elementos da linguagem,
processo de criação. |
Unidade
Temática: Danças/Artes Integradas Ano:
7º Período: 01/09 a 15/09/23
Aulas: 05 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR09)
Pesquisar, apreciar e analisar diferentes formas de expressão, representação
e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. (EF69AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento
dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em
sua história tradicional e contemporânea. (EF69AR11)
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, influência e
espaço) como elementos que. Combinados, geram as ações corporais e o
movimento dançado. (EF69AR12) Investigar e
experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte
para a construção de vocabulários e repertórios próprios. (EF69AR13) Investigar
brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de
diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a
composição de danças autorais, individualmente e em grupo. (EF9AR14)
Analisar
e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha
sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição
cênica e apresentação coreográfica. (EF69AR15)
Discutir as experiências pessoais e coletivas em danças vivenciadas na
escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e
produções artísticas e culturais do seu entorno social, Dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de
diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte
como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. Compreender as relações entre as línguas da arte e suas práticas
integradas, inclusive aquelas possibilidades pelo uso das novas tecnologias de
informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições
particulares de produção, na prática de cada linguagem e suas articulações. Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a
imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da
Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como forma de registro, pesquisa e
criação artística. Estabelecer relações entre Arte, mídia, mercado e consumo,
compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação
da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas,
científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções,
intervenções e apresentações artísticas. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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Valorizar
e fluir diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos 1ª Aula 1º
Momento:
O que é dança 1º Momento: Conhecimento prévio: Professor, após a leitura de imagem, faça os seguintes
questionamentos aos alunos e em seguida uma leitura compartilhada do texto
abaixo: -Você já foi a
um show de dança? -Com qual tipo de dança você se identifica ? -Qual deles você gostaria de praticar? A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma
cadência de movimentos e ritmos. Não é somente através do som de uma música que se
pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se
ouve, e até mesmo sem ele. A história da dança retrata que seu surgimento se
deu ainda na Pré-História. A dança é composta por vários elementos básicos
que se inter-relacionam, conseguindo transmitir emoções ao público e ao
próprio dançarino: Movimento, Ritmo, Expressão corporal, Expressão facial,
Espaço e Estilo. A linguagem corporal humana é uma forma de
expressão que abrange vários planos. É uma comunicação espontânea e
instintiva, mas ao mesmo tempo calculada. O surgimento das danças em grupo aconteceu através
dos rituais religiosos, elas surgiram no Egito, dois mil anos antes de
Cristo. Nas cortes, as danças voltaram a ter caráter
teatral, daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como
espetáculos teatrais No século 19 surgiram as danças feitas em pares,
como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Até que no século XX surgiu o
rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e os ritmos das danças. Assim como a mistura dos povos foram acontecendo,
os aspectos culturais foram se fundindo. Hoje em dia a dança contemporânea voltou-se muito
para o lado da sensualidade, dentre os principais tipos de dança estão: a
dança clássica ou balé, salsa, flamenco, tango, samba, Hip Hop, Funk, Dança
de Break, entre outros. 2º
Momento: Atividade de fixação 1- Qual a origem da dança? 2- Quais são os elementos que compõem a dança? 3- O que é linguagem corporal? 4- Quais são os principais tipos de danças? 5-Quais são os 5 tipos de danças mais
dançadas hoje em dia? 6- Trabalho – Agora desenhe uma pessoa dançando em
uma folha separada. https://alunoica.wordpress.com/2020/05/08/roteiro-de-atividades-de-historia-e-arte-7o-ano/ 2ª
Aula 1ºMomento: OS
ELEMENTOS DA DANÇA
( Kinesfera- Rudolf Von Laban: Considerado o pai da dança/teatro Estudou arquitetura para pensar a relação do corpo
e o espaço KINESFERA – (Laban utiliza as figuras geométricas para
dar suporte à movimentação do ator-dançarino. CONCLUSÃO Atualmente, a dança tem a finalidade de resgatar
as manifestações expressivas da nossa cultura, incentivando a expressão de
sentimentos e emoções que ajudam na integração social. Na prática da dança,
são desenvolvidas a socialização, a linguagem estética, a arte corporal e
outras formas de expressão. Como toda atividade de movimentação, a dança
também ajuda a desenvolver a flexibilidade, a força, a coordenação motora e o
equilíbrio. Portanto, pratique! Ela é cultura, é saúde, é vida! Texto: Tudo Sala de Aula, 2021 2º
Momento:
ATIVIDADE 2- Assinale a alternativa FALSA: a- ( ) A
expressividade é um componente da prática de dança. b- ( ) A
dança é considerada a arte mais completa da humanidade. c- ( ) Há
danças que não exigem o movimento corporal, como o samba. d- ( ) A
música pode se relacionar diretamente com a dança. 3- Segundo o texto, o que comprova que a dança
sempre fez parte da cultura da humanidade, desde os tempos
pré-históricos? 4- Quais os povos que primeiro utilizaram a dança
em suas culturas? 6- Associe os termos abaixo às suas respectivas
características: (A) Idolatria. (B) Renascimento. (C) Senzalas. (D) Romário. (E) Kinesfera. (F) Pernambuco. ( ) Possibilidades de movimentos do
nosso corpo no espaço sem haver um deslocamento. ( ) Razão que levou a igreja na Idade
Média a combater a prática de danças. ( ) Lugar de alojamento de pessoas que
inicialmente houve a prática do samba. ( ) Um dos movimentos e passos mais
tradicionais da dança de samba. ( ) Estado brasileiro que primeiro
desenvolveu a dança de forró. ( ) Período da história da humanidade
em que a música ganhou notoriedade. 7- Quais são os elementos básicos da dança? 8- O compasso musical está associado sobretudo com a- ( ) o
tempo. b- ( ) o
movimento. c- ( ) o
espaço. d- ( ) a
dança. 10. Segundo o texto, qual a principal finalidade
da dança? Você realmente concorda que ela consegue expressar as nossas
emoções? Por quê? 3ª Aula 1ºMomento: HISTÓRIA
DA DANÇA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL Foi no
século 20 que a dança começou a aparecer como é geralmente praticada hoje.
Desejando se afastar da
reputação que o balé ganhou de dança "intelectual", alguns
coreógrafos contribuíram para popularizar a dança moderna,
bem como a dança do jazz moderno. A dança clássica era considerada como uma
prática voltada para o grupo; já
a dança moderna favoreceu a liberdade do dançarino como tal. Após a
Segunda Guerra Mundial, foi a vez da dança contemporânea se tornar popular.
Alguns teóricos remetem a
origem da dança contemporânea aos experimentos dos artistas pós-modernos do
movimento Judson Dance
Theater, iniciado na década de 1960, nos Estados Unidos. Incorporando
movimentos de diferentes estilos (jazz,
dança moderna, dança clássica ...), a dança contemporânea tem foco na mudança
de ritmo e na improvisação.
O dançarino de contemporânea busca, acima de tudo, expressar sua
independência e criatividade por meio de
movimentos que são rápidos e lentos, exigindo uma técnica precisa. Grupo Corpo
é uma companhia brasileira de dança contemporânea reconhecida
internacionalmente que atua há mais de 40
anos desenvolvendo espetáculos de dança. No Brasil,
a dança contemporânea teve o seu início em meados da década de 40, por meio
do casal Klauss Ribeiro
Viana e Angel Vianna. Preparador corporal, bailarino, professor, Klauss foi
introdutor de um método próprio
voltado para a corporalidade expressiva de atores e bailarinos. Pioneiro na
pesquisa e desenvolvimento da técnica
somática, criada com o objetivo de proporcionar a consciência corporal dos
seus praticantes, trabalhando
corpo e mente, além da manutenção de sua saúde. Utilizou técnicas que ampliam
o treinamento técnico em
dança. Ele também foi o primeiro bailarino a utilizar o termo “expressão corporal”
no Brasil. A dança
surge de processos internos, de como nossos músculos se movem, como os ossos
se encaixam e como
colocamos emoção em nossa massa. Daí a ideia de buscar a dança que existe
dentro de cada um. Quanto mais
levarmos em conta essa dimensão existencial revelada por meio do nosso corpo,
mais proveitoso poderá vir a ser o
trabalho realizado e mais rico o resultado, escreve Klauss O contato
improvisação é uma técnica de movimento criada na década de 1970 por um grupo
de coreógrafos e bailarinos
norte-americanos, ligados à dança moderna, linguagem ainda emergente na
época. É pelas
mãos de Klauss Vianna que os bailarinos brasileiros começam a abandonar as
sapatilhas e a usar o corpo
como instrumento de criação pessoal. Seu trabalho no Teatro Ipanema permite
ao grupo aprofundar sua proposta
não realista e definir, na linha de interpretação, o teatro ritualístico que
caracteriza as montagens mais importantes
da equipe foi Klauss que assinou a expressão corporal de Roda Viva, de Chico
Buarque, 1968.No Rio de
Janeiro, a Escola Angel Vianna continua a difundir seu método na formação
profissional de bailarinos, atores,
coreógrafos e terapeutas corporais, escola que se torna curso superior em
2001. 2ºMomento: 1- Em que século a dança começou aparecer como ela é
realmente praticada hoje? 2-
Após a Segunda
Guerra Mundial, foi a vez de qual dança se tornar popular? 3- Quais os estilos os artistas pós-modernistas do
movimento Judson Dance Theater incorporaram no grupo? 4- Quem são Klauss Ribeiro
Viana e Angel Vianna? 5- EXPERIMENTAÇÃO PRÁTICA – OBRA “CURVAS DA DANÇA”, DE
WASSILY KANDINSKY APRECIAÇÃO DA OBRA E LEITURA DE IMAGEM 4° Aula 1ºMomento: DANÇAS NACIONAIS O Brasil é conhecido por ser um país de
muitas culturas, já que é constituído por uma imensidade de povos e formado
por diferentes tradições. Há muitas danças conhecidas em todo Brasil e
até admiradas em outros locais do planeta. Algumas são regionais e outras bem
tradicionais para os brasileiros. Infelizmente, uma parte da população ainda
não conhece as danças regionais e muitas pessoas precisam viajar para outra
região do país para aprender sobre um estilo específico de dança exclusivo
daquela região. FREVO MARACATU SIRIRI BUMBA MEU BOI Os ritmos acentuados, violentos e apressados
da marcha fazem o maior sucesso no carnaval de Recife. Para eles, só a música
já basta para a dança. As roupas bem coloridas e um pequeno guarda-chuva são
as principais características do figurino usado nessa dança e os passos são
um verdadeiro desafio para quem pensa em aprender. Maracatu É um dos ritmos mais importante do Nordeste.
Está presente na cultura pernambucana e apresenta uma grande mistura de
culturas indígenas e africanas, com dançarinos imitando personagens
importantes como duques, reis e rainhas. É uma dança folclórica predominante no Mato
Grosso com origem indígena. A dança é uma reminiscência das brincadeiras
indígenas, com ritmo e performance hispânicos. Fazem parte das festas de
batizados, casamentos e festejos religiosos. Os homens tendem a usar calças
compridas e camisas coloridas, enquanto as meninas usam saias rodadas
estampadas com cores vivas. Bumba
meu boi Dança regional típica do Norte e Nordeste do
Brasil, onde a figura do boi é o componente principal. Essa dança promove a
reverência ao boi livre e nativo da floresta Amazônica, assim como traz a
alegria e a força das festas coletivas indígenas. Essa dança supera a
brincadeira e se torna uma grande celebração, tendo o boi como peça central.
O Bumba meu boi está intimamente associado ao cristianismo, principalmente ao
catolicismo popular, pois traz a devoção aos santos juninos de São João, São
Pedro e São Marçal. REFLETINDO Os brasileiros realizam muitas danças que
mantêm viva a cultura, as tradições locais e a história do Brasil. Mais do
que qualquer outra nação, o Brasil abraça a diversidade todos os dias. Aqui,
o diferente convive em harmonia, lado a lado, e isso acontece porque o país
reconhece e respeita a cultura de todos, através da Constituição Federal.
Texto:
Tudo Sala de Aula 2ºMomento:
ATIVIDADE DE
FIXAÇÃO 1. O mestre-sala e o porta-bandeira são
ícones que simbolizam o samba. A dupla de dançarinos desfila com uma bandeira
de sua escola de samba, sendo um objeto fundamental para sua apresentação.
Assim como o samba, o frevo também tem seu objeto indispensável em suas
apresentações. Que objeto é esse? a) O triângulo. b) O Violão. c) O ganzá. d) O guarda-chuva. 2. O Maracatu é uma dança regional e
nacional criada para exaltar os negros e se contrapor à ideologia do
embranquecimento. Quais personagens estão relacionados com essa dança? _____________________
“Esta dança é observada na Amazônia
anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival
Folclórico de Parintins, onde demonstra sempre o contraste entre a
fragilidade do homem e a força bruta de um boi.” A que dança o trecho acima se refere? a) Maracatu. b) Bumba meu boi. c) Siriri. d) Frevo. 4. Que razões podem ser apresentadas para
que a cultura do Bumba meu boi esteja associada ao cristianismo? 5. A festa em celebração ao Bumba meu boi
inclui danças, músicas, desfiles e representação teatral. Nessas
apresentações, o boi é o personagem principal. Assim sendo, estão presentes
nessa apresentação a) o fazendeiro, o vaqueiro e sua mulher. b) o caçador, o leiteiro e sua mulher. c) o agricultor, o lenhador e o fazendeiro. d) o mensageiro, o agricultor e o
cozinheiro. 6. Você já assistiu ou participou de alguma
dança popular da sua região? Se sim, qual foi? Qual a dança popular que mais
você gosta? 7. O folclore brasileiro é repleto de danças
que figuram nas tradições e na cultura de uma determinada região. As danças
folclóricas estão associadas a aspectos religiosos, festas, lendas, mitos,
acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. Sendo assim, o folclore é o
retrato da cultura brasileira porque revela a) ser única e superior às outras culturas. b) as expressões da identidade nacional. c) os aspectos únicos e próprios do
Nordeste. d) os atributos nacionais e limitados do
povo. 8. Com origem africana, a dança _______
lembra os divertimentos indígenas. Os dançarinos se movimentam ao som da
viola de cocho, mocho e ganzá. A dança que completa esse trecho é: a) bumba meu boi. b) maracatu. c) siriri. d) frevo. 9. Conforme o estudo de hoje, relacione a
segunda coluna de acordo com a primeira. ( 1 ) FREVO ( 2 ) MARACATU ( 3 ) SIRIRI ( 4 ) BUMBA MEU BOI ( ) Está associado ao
cristianismo e ao catolicismo popular. ( ) Apresenta uma grande mistura
de culturas indígenas e africanas. ( ) Faz maior sucesso no
carnaval de Recife. ( ) É uma lembrança das
brincadeiras indígenas.
10. A dança do frevo foi originalmente usada
como uma arma defensiva para os passistas que expede diretamente a luta,
resistência e camuflagem, herdada da capoeira, onde usavam porretes ou cabos
de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Segundo o texto, que
marcas dessa dança fazem o maior sucesso no carnaval de Recife? 5ªAula 1ºMomento:
Levantando conhecimentos prévios. -Você já ouviu falar de uma pessoa consumista? -Você sabe a diferença entre consumo e
consumismo? VOCÊ É
CONSUMIDOR OU CONSUMISTA? CONSUMIDOR é quem pratica o CONSUMO, que é o
ato de comprar produtos ou serviços visando a necessidade real, ou seja, apenas para suprir as necessidades
de sobrevivência. CONSUMISTA é quem pratica o CONSUMISMO, que
é o ato de comprar produtos ou serviços de forma compulsiva, sem necessidade
e consciência. Onde se tem origem a perturbação emocional, a falta de
recursos financeiros e, juntamente com a necessidade de suprir, a indiferença
social e a baixa autoestima. Consumo é quando a gente compra as coisas
que nós realmente precisamos, nem mais, nem menos, mas na quantidade necessária. SOCIEDADE DE CONSUMO O século XX pode ser caracterizado pelo
desenvolvimento tecnológico associado a um crescimento sem precedentes na produção
e pela formação de uma sociedade fortemente estimulada ao consumo. Em
determinados grupos sociais, o consumo passou a exercer papel fundamental nas
relações entre seus integrantes. Vivemos numa sociedade que valoriza as
pessoas pelos objetos que possuem. Ter a posse de determinados bens é uma demonstração
de sucesso social. A própria concepção de desenvolvimento econômico de um
país está associada à capacidade de produzir e consumir bens materiais e
outros serviços. ATIVIDADE CONSUMISMO Os homens, através da tecnologia, inventam a
cada dia novas formas de conforto e lazer. E objetos que possam atender à demanda do consumo. Uma das formas
de convencer o consumidor a compra os novos produtos é a publicidade. A
publicidade é feita das formas mais variadas. Vai de um simples folheto
distribuído nas ruas, ou pelos correios, até sofisticados filmes, que contam
muito caro e que os anunciantes passam nas principais emissoras de televisão
ou nos cinemas. Nós falamos em televisão, mas é bom lembrar
que outros veículos de comunicação – rádios e jornais – também vivem do que
cobram pelos anúncios. Toda essa carga é jogada em cima das pessoas e fica difícil
resistir à vontade de comprar. E comprar cada vez mais, mesmo que não se
necessite deste ou daquele brinquedo, ou eletrodoméstico. Isto é consumismo.
Ele atinge mais diretamente as crianças, que acabam sempre desejando tudo o
que é anunciado. Até por que não têm a noção real do valor do dinheiro e a
dificuldade que seus pais enfrentam para consegui-los. O consumismo é um tal que deve ser combatido
em todas as idades. Mas é difícil acabar com ele, porque as crianças vêem,
nas ruas e em suas escolas, os colegas com um tênis da moda ou uma mochila
nova e logo querem ter essas novidades. Esse espírito de competição também
leva os adultos à compra de objetos que são absolutamente desnecessários. Se
nosso vizinho compra um carro novo, logo queremos trocar o nosso. A necessidade da conscientização do que é
consumismo é uma busca constante das famílias hoje em dia. Também de uma
grande parte da sociedade. E todos reconhecem que é preciso resistir ao
consumismo. (André Carvalho e Alencar Abujamra,
Consumidor e consumismo, Coleção “Pegante ao José”, Lê, 1993.) 2ºMomento: 1) Segundo o texto, o que é consumismo: 2) De acordo com o texto, quem é diretamente
mais atingida pela publicidade? 3) A publicidade é feita das formas mais
variadas. Isso faz com que: 4) “Toda essa carga é jogada em cima das
pessoas...”. Isso significa que: 5) Por que é difícil acabar com o
consumismo? 6) Por que o consumismo atinge mais as
crianças? Fontes: Acessos em 09/08/2023 https://www.tudosaladeaula.com/2023/01/atividade-dancas-nacionais-anos-finais.html https://alunoica.wordpress.com/202305/08/roteiro-de-atividades-de-historia-e-arte-7o-ano/ https://www.tudosaladeaula.com/2021/09/atividade-arte-danca-com-texto-6ao9ano.html https://www.tudosaladeaula.com/2023/01/atividade-dancas-nacionais-anos-finais.html file:///D:/Meus%20Arquivos/Downloads/arte_7oanos%20(5).pdf https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee- AVALIAÇÃO:( * ) Prova; ( * )
Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; (
* ) Observação do desempenho do grupo; ( * ) Cartaz; ( * ) Debate;(* ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: : |
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