7ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 7ºANO 2023

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: As diversas facetas do Consumo  ( Dança)

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Contextos e práticas, Elementos da linguagem, processo de criação.

Unidade Temática: Danças/Artes Integradas          Ano: 7º         Período: 01/09 a 15/09/23     Aulas: 05

HABILIDADES

(EF69AR09) Pesquisar, apreciar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, influência e espaço) como elementos que. Combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

(EF69AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

(EF9AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica.

(EF69AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em danças vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social,

Dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

Compreender as relações entre as línguas da arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilidades pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e suas articulações.

Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

Mobilizar recursos tecnológicos como forma de registro, pesquisa e criação artística.

Estabelecer relações entre Arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

COMPETÊNCIAS GERAIS

Valorizar e fluir diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos: Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1ª Aula

1º Momento:                                                     O que é dança

 

1º Momento: Conhecimento prévio:

Professor, após a leitura de imagem, faça os seguintes questionamentos aos alunos e em seguida uma leitura compartilhada do texto abaixo:

-Você já foi a um show de dança?

-Com qual tipo de dança você se identifica ?

-Qual deles você gostaria de praticar?

 

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos.

Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História.

A dança é composta por vários elementos básicos que se inter-relacionam, conseguindo transmitir emoções ao público e ao próprio dançarino: Movimento, Ritmo, Expressão corporal, Expressão facial, Espaço e Estilo.

A linguagem corporal humana é uma forma de expressão que abrange vários planos. É uma comunicação espontânea e instintiva, mas ao mesmo tempo calculada.

O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, elas surgiram no Egito, dois mil anos antes de Cristo.

Nas cortes, as danças voltaram a ter caráter teatral, daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais

No século 19 surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e os ritmos das danças.

Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se fundindo.

Hoje em dia a dança contemporânea voltou-se muito para o lado da sensualidade, dentre os principais tipos de dança estão: a dança clássica ou balé, salsa, flamenco, tango, samba, Hip Hop, Funk, Dança de Break, entre outros.

 

2º Momento: Atividade de fixação

1- Qual a origem da dança?

 

2- Quais são os elementos que compõem a dança?

 

3- O que é linguagem corporal?

 

4- Quais são os principais tipos de danças?

 

5-Quais são os 5 tipos de danças mais dançadas hoje em dia?

 

6- Trabalho – Agora desenhe uma pessoa dançando em uma folha separada.

 

https://alunoica.wordpress.com/2020/05/08/roteiro-de-atividades-de-historia-e-arte-7o-ano/

2ª Aula

1ºMomento:                                         

 

OS ELEMENTOS DA DANÇA

 


A dança possui três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo. O movimento corporal é definido como oscilação do corpo ou parte dele em um determinado tempo e espaço. O espaço está relacionado a “kinesfera”, cujo limite de alcance é determinado pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores. E o tempo corresponde aos referenciais temporais que compõem a ligação entre a música e a dança. A partir do tempo é formado o compasso musical, que pode ser rápido, moderado ou lento. 

( Kinesfera- Rudolf Von Laban: Considerado o pai da dança/teatro

Estudou arquitetura para pensar a relação do corpo e o espaço KINESFERA – (Laban utiliza as figuras geométricas para dar suporte à movimentação do ator-dançarino.

CONCLUSÃO

 

Atualmente, a dança tem a finalidade de resgatar as manifestações expressivas da nossa cultura, incentivando a expressão de sentimentos e emoções que ajudam na integração social. Na prática da dança, são desenvolvidas a socialização, a linguagem estética, a arte corporal e outras formas de expressão. Como toda atividade de movimentação, a dança também ajuda a desenvolver a flexibilidade, a força, a coordenação motora e o equilíbrio. Portanto, pratique! Ela é cultura, é saúde, é vida!

 

Texto: Tudo Sala de Aula, 2021

 

2º Momento: ATIVIDADE

2- Assinale a alternativa FALSA:

a- (   ) A expressividade é um componente da prática de dança.

b- (   ) A dança é considerada a arte mais completa da humanidade.

c- (   ) Há danças que não exigem o movimento corporal, como o samba.

d- (   ) A música pode se relacionar diretamente com a dança. 

 

3- Segundo o texto, o que comprova que a dança sempre fez parte da cultura da humanidade, desde os tempos pré-históricos? 

 

4- Quais os povos que primeiro utilizaram a dança em suas culturas?

 

6- Associe os termos abaixo às suas respectivas características:

 

(A) Idolatria.

(B) Renascimento.

(C) Senzalas. 

(D) Romário.

(E) Kinesfera.

(F) Pernambuco.

 

(   ) Possibilidades de movimentos do nosso corpo no espaço sem haver um deslocamento.

(   ) Razão que levou a igreja na Idade Média a combater a prática de danças.

(   ) Lugar de alojamento de pessoas que inicialmente houve a prática do samba. 

(   ) Um dos movimentos e passos mais tradicionais da dança de samba. 

(   ) Estado brasileiro que primeiro desenvolveu a dança de forró.

(   ) Período da história da humanidade em que a música ganhou notoriedade. 

 

7- Quais são os elementos básicos da dança?

 

8- O compasso musical está associado sobretudo com

a- (   ) o tempo.

b- (   ) o movimento.

c- (   ) o espaço.

d- (   ) a dança. 

 

10. Segundo o texto, qual a principal finalidade da dança? Você realmente concorda que ela consegue expressar as nossas emoções? Por quê?

 

3ª Aula

1ºMomento:                                                                    

 

                                      HISTÓRIA DA DANÇA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL

 

Foi no século 20 que a dança começou a aparecer como é geralmente praticada hoje. Desejando se afastar

da reputação que o balé ganhou de dança "intelectual", alguns coreógrafos contribuíram para popularizar a dança

moderna, bem como a dança do jazz moderno. A dança clássica era considerada como uma prática voltada para

o grupo; já a dança moderna favoreceu a liberdade do dançarino como tal.

Após a Segunda Guerra Mundial, foi a vez da dança contemporânea se tornar popular. Alguns teóricos

remetem a origem da dança contemporânea aos experimentos dos artistas pós-modernos do movimento Judson

Dance Theater, iniciado na década de 1960, nos Estados Unidos. Incorporando movimentos de diferentes estilos

(jazz, dança moderna, dança clássica ...), a dança contemporânea tem foco na mudança de ritmo e na

improvisação. O dançarino de contemporânea busca, acima de tudo, expressar sua independência e criatividade

por meio de movimentos que são rápidos e lentos, exigindo uma técnica precisa.

Grupo Corpo é uma companhia brasileira de dança contemporânea reconhecida internacionalmente que atua há

mais de 40 anos desenvolvendo espetáculos de dança.

No Brasil, a dança contemporânea teve o seu início em meados da década de 40, por meio do casal Klauss

Ribeiro Viana e Angel Vianna. Preparador corporal, bailarino, professor, Klauss foi introdutor de um método

próprio voltado para a corporalidade expressiva de atores e bailarinos. Pioneiro na pesquisa e desenvolvimento

da técnica somática, criada com o objetivo de proporcionar a consciência corporal dos seus praticantes,

trabalhando corpo e mente, além da manutenção de sua saúde. Utilizou técnicas que ampliam o treinamento

técnico em dança. Ele também foi o primeiro bailarino a utilizar o termo “expressão corporal” no Brasil.

A dança surge de processos internos, de como nossos músculos se movem, como os ossos se encaixam e

como colocamos emoção em nossa massa. Daí a ideia de buscar a dança que existe dentro de cada um. Quanto

mais levarmos em conta essa dimensão existencial revelada por meio do nosso corpo, mais proveitoso poderá

vir a ser o trabalho realizado e mais rico o resultado, escreve Klauss

 

 

O contato improvisação é uma técnica de movimento criada na década de 1970 por um grupo de coreógrafos e

bailarinos norte-americanos, ligados à dança moderna, linguagem ainda emergente na época.

É pelas mãos de Klauss Vianna que os bailarinos brasileiros começam a abandonar as sapatilhas e a usar

o corpo como instrumento de criação pessoal. Seu trabalho no Teatro Ipanema permite ao grupo aprofundar sua

proposta não realista e definir, na linha de interpretação, o teatro ritualístico que caracteriza as montagens mais

importantes da equipe foi Klauss que assinou a expressão corporal de Roda Viva, de Chico Buarque, 1968.No

Rio de Janeiro, a Escola Angel Vianna continua a difundir seu método na formação profissional de bailarinos,

atores, coreógrafos e terapeutas corporais, escola que se torna curso superior em 2001.

 

2ºMomento:

1-      Em que século a dança começou aparecer como ela é realmente praticada hoje?

2-      Após a Segunda Guerra Mundial, foi a vez de qual dança se tornar popular?

3-      Quais os estilos os artistas pós-modernistas do movimento Judson Dance Theater incorporaram no grupo?

4-      Quem são  Klauss Ribeiro Viana e Angel Vianna?

       

5-      EXPERIMENTAÇÃO PRÁTICA – OBRA “CURVAS DA DANÇA”, DE WASSILY KANDINSKY

 

APRECIAÇÃO DA OBRA E LEITURA DE IMAGEM

 

 

                              

 

 

 

 

 

 

4° Aula

1ºMomento:

 

DANÇAS NACIONAIS

O Brasil é conhecido por ser um país de muitas culturas, já que é constituído por uma imensidade de povos e formado por diferentes tradições.

 

Há muitas danças conhecidas em todo Brasil e até admiradas em outros locais do planeta. Algumas são regionais e outras bem tradicionais para os brasileiros. Infelizmente, uma parte da população ainda não conhece as danças regionais e muitas pessoas precisam viajar para outra região do país para aprender sobre um estilo específico de dança exclusivo daquela região.

 

 

 

FREVO                          MARACATU                         SIRIRI                       BUMBA MEU BOI

Os ritmos acentuados, violentos e apressados da marcha fazem o maior sucesso no carnaval de Recife. Para eles, só a música já basta para a dança. As roupas bem coloridas e um pequeno guarda-chuva são as principais características do figurino usado nessa dança e os passos são um verdadeiro desafio para quem pensa em aprender.

Maracatu

É um dos ritmos mais importante do Nordeste. Está presente na cultura pernambucana e apresenta uma grande mistura de culturas indígenas e africanas, com dançarinos imitando personagens importantes como duques, reis e rainhas.
Siriri   

É uma dança folclórica predominante no Mato Grosso com origem indígena. A dança é uma reminiscência das brincadeiras indígenas, com ritmo e performance hispânicos. Fazem parte das festas de batizados, casamentos e festejos religiosos. Os homens tendem a usar calças compridas e camisas coloridas, enquanto as meninas usam saias rodadas estampadas com cores vivas.

Bumba meu boi

Dança regional típica do Norte e Nordeste do Brasil, onde a figura do boi é o componente principal. Essa dança promove a reverência ao boi livre e nativo da floresta Amazônica, assim como traz a alegria e a força das festas coletivas indígenas. Essa dança supera a brincadeira e se torna uma grande celebração, tendo o boi como peça central. O Bumba meu boi está intimamente associado ao cristianismo, principalmente ao catolicismo popular, pois traz a devoção aos santos juninos de São João, São Pedro e São Marçal.

 

REFLETINDO

Os brasileiros realizam muitas danças que mantêm viva a cultura, as tradições locais e a história do Brasil. Mais do que qualquer outra nação, o Brasil abraça a diversidade todos os dias. Aqui, o diferente convive em harmonia, lado a lado, e isso acontece porque o país reconhece e respeita a cultura de todos, através da Constituição Federal.

                                                                                                                                       Texto: Tudo Sala de Aula

2ºMomento:  ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

 

1. O mestre-sala e o porta-bandeira são ícones que simbolizam o samba. A dupla de dançarinos desfila com uma bandeira de sua escola de samba, sendo um objeto fundamental para sua apresentação. Assim como o samba, o frevo também tem seu objeto indispensável em suas apresentações. Que objeto é esse?

a) O triângulo.

b) O Violão.

c) O ganzá.

d) O guarda-chuva.

 

2. O Maracatu é uma dança regional e nacional criada para exaltar os negros e se contrapor à ideologia do embranquecimento. Quais personagens estão relacionados com essa dança?

_____________________


3. Leia o trecho abaixo.

 

“Esta dança é observada na Amazônia anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival Folclórico de Parintins, onde demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.”

A que dança o trecho acima se refere?

a) Maracatu.

b) Bumba meu boi.

c) Siriri.

d) Frevo.

 

4. Que razões podem ser apresentadas para que a cultura do Bumba meu boi esteja associada ao cristianismo? 

 

5. A festa em celebração ao Bumba meu boi inclui danças, músicas, desfiles e representação teatral. Nessas apresentações, o boi é o personagem principal. Assim sendo, estão presentes nessa apresentação

a) o fazendeiro, o vaqueiro e sua mulher.

b) o caçador, o leiteiro e sua mulher.

c) o agricultor, o lenhador e o fazendeiro.

d) o mensageiro, o agricultor e o cozinheiro.

 

6. Você já assistiu ou participou de alguma dança popular da sua região? Se sim, qual foi? Qual a dança popular que mais você gosta?

 

7. O folclore brasileiro é repleto de danças que figuram nas tradições e na cultura de uma determinada região. As danças folclóricas estão associadas a aspectos religiosos, festas, lendas, mitos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. Sendo assim, o folclore é o retrato da cultura brasileira porque revela

a) ser única e superior às outras culturas.

b) as expressões da identidade nacional.

c) os aspectos únicos e próprios do Nordeste.

d) os atributos nacionais e limitados do povo.

 

8. Com origem africana, a dança _______ lembra os divertimentos indígenas. Os dançarinos se movimentam ao som da viola de cocho, mocho e ganzá. 

A dança que completa esse trecho é:

a) bumba meu boi.

b) maracatu.

c) siriri.

d) frevo.

 

9. Conforme o estudo de hoje, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

( 1 ) FREVO             

( 2 ) MARACATU

( 3 ) SIRIRI               

( 4 ) BUMBA MEU BOI

 

(   ) Está associado ao cristianismo e ao catolicismo popular. 

(   ) Apresenta uma grande mistura de culturas indígenas e africanas.

(   ) Faz maior sucesso no carnaval de Recife.

(   )  É uma lembrança das brincadeiras indígenas.



10. A dança do frevo foi originalmente usada como uma arma defensiva para os passistas que expede diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira, onde usavam porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Segundo o texto, que marcas dessa dança fazem o maior sucesso no carnaval de Recife?

 

5ªAula

1ºMomento:

             

                                             

Levantando conhecimentos prévios.

-Você já ouviu falar de uma pessoa consumista?

-Você sabe a diferença entre consumo e consumismo?

 

                                       VOCÊ É CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?

 

CONSUMIDOR é quem pratica o CONSUMO, que é o ato de comprar produtos ou serviços visando a necessidade real,

ou seja, apenas para suprir as necessidades de sobrevivência.

CONSUMISTA é quem pratica o CONSUMISMO, que é o ato de comprar produtos ou serviços de forma compulsiva, sem necessidade e consciência. Onde se tem origem a perturbação emocional, a falta de recursos financeiros e, juntamente com a necessidade de suprir, a indiferença social e a baixa autoestima.

Consumo é quando a gente compra as coisas que nós realmente precisamos, nem mais, nem menos, mas na

quantidade necessária.

SOCIEDADE DE CONSUMO

O século XX pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico associado a um crescimento sem precedentes na produção e pela formação de uma sociedade fortemente estimulada ao consumo. Em determinados grupos sociais, o consumo passou a exercer papel fundamental nas relações entre seus integrantes.

Vivemos numa sociedade que valoriza as pessoas pelos objetos que possuem. Ter a posse de determinados bens é uma demonstração de sucesso social. A própria concepção de desenvolvimento econômico de um país está associada à capacidade de produzir e consumir bens materiais e outros serviços.

ATIVIDADE

 

CONSUMISMO

Os homens, através da tecnologia, inventam a cada dia novas formas de conforto e lazer. E objetos que possam

atender à demanda do consumo. Uma das formas de convencer o consumidor a compra os novos produtos é a publicidade. A publicidade é feita das formas mais variadas. Vai de um simples folheto distribuído nas ruas, ou pelos correios, até sofisticados filmes, que contam muito caro e que os anunciantes passam nas principais emissoras de televisão ou nos cinemas.

Nós falamos em televisão, mas é bom lembrar que outros veículos de comunicação – rádios e jornais – também vivem do que cobram pelos anúncios. Toda essa carga é jogada em cima das pessoas e fica difícil resistir à vontade de comprar. E comprar cada vez mais, mesmo que não se necessite deste ou daquele brinquedo, ou eletrodoméstico. Isto é consumismo. Ele atinge mais diretamente as crianças, que acabam sempre desejando tudo o que é anunciado. Até por que não têm a noção real do valor do dinheiro e a dificuldade que seus pais enfrentam para consegui-los.

O consumismo é um tal que deve ser combatido em todas as idades. Mas é difícil acabar com ele, porque as crianças vêem, nas ruas e em suas escolas, os colegas com um tênis da moda ou uma mochila nova e logo querem ter essas novidades. Esse espírito de competição também leva os adultos à compra de objetos que são absolutamente desnecessários. Se nosso vizinho compra um carro novo, logo queremos trocar o nosso.

A necessidade da conscientização do que é consumismo é uma busca constante das famílias hoje em dia. Também de uma grande parte da sociedade. E todos reconhecem que é preciso resistir ao consumismo.

(André Carvalho e Alencar Abujamra, Consumidor e consumismo, Coleção “Pegante ao José”, Lê, 1993.)

 

2ºMomento:

 

1) Segundo o texto, o que é consumismo:

2) De acordo com o texto, quem é diretamente mais atingida pela publicidade?

3) A publicidade é feita das formas mais variadas. Isso faz com que:

4) “Toda essa carga é jogada em cima das pessoas...”. Isso significa que:

5) Por que é difícil acabar com o consumismo?

6) Por que o consumismo atinge mais as crianças?

Fontes: Acessos em 09/08/2023

https://www.tudosaladeaula.com/2023/01/atividade-dancas-nacionais-anos-finais.html

https://alunoica.wordpress.com/202305/08/roteiro-de-atividades-de-historia-e-arte-7o-ano/

https://www.tudosaladeaula.com/2021/09/atividade-arte-danca-com-texto-6ao9ano.html

 

https://www.tudosaladeaula.com/2023/01/atividade-dancas-nacionais-anos-finais.html

file:///D:/Meus%20Arquivos/Downloads/arte_7oanos%20(5).pdf

https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee-

 

 

AVALIAÇÃO:( * ) Prova; ( * ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( * ) Observação do desempenho do grupo; ( * ) Cartaz; ( * ) Debate;(*  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário