1ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 8º E 9ºANO

 

                               SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: “A Gestão da Sala de Aula: Construindo Caminhos para a aprendizagem Significativa”

 Tema Intercurricular: “Gestão da Sala de Aula: Estratégias de Ensino Para a Promoção da Autonomia, Criatividade e Protagonismo Docente e Estudantil Perante os Desafios Educacionais”(O Que é Arte?/Psicologia das cores nas obras de Ivan Cruz)

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de Criação

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas  Ano: 8º e 9º   Período: 19/02 a 08/03/2024    Aulas: 06

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.
  2. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  3. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos: Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1ª AULA

 

1º Momento: ACOLHIMENTO, BOAS VINDAS!

 

- Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos

Professor, após a apresentação faça a dinâmica com os alunos

 

Sugestões de dinâmicas:

 

1- QUEM SOU EU?

A atividade tem o objetivo de promover o autoconhecimento, desenvolvimento e reflexão proporcionando aos estudantes um contato consigo mesmo.

A dinâmica funciona da seguinte forma: Cada aluno(a) escolhe um card, é instigado/provocado com uma pergunta e deve respondê-la perante a turma. Esse mesmo aluno escolhe quem será o próximo colega a participar da grande roda de perguntas e reflexões.

 

Segue o roteiro das perguntas da dinâmica Quem sou eu?

 

1.Quem é você na essência?

2.O que te faz feliz?

3.Qual é o seu propósito de vida?

4.Quais são os seus dons e talentos?

5.Onde e como você quer estar daqui a 5, 10 e 20 anos?

6.Quais são os seus principais objetivos para o futuro?

7.Qual legado você quer deixar para o mundo?

 

2- DINÂMICA DA CANETA

Essa dinâmica trabalha todos os sentimentos e aprende lidar com as diferenças também além de ser cooperativo onde todos trabalha em equipe para conseguir alcançar o objetivo. Se a caneta cai continua porque eles irão ver e entender que não é motivo de brigar por qualquer motivo, e saber lidar com as diferenças

https://youtu.be/A2BfhSebkNA?si=4wPXwj0tEmnv851U

 

3- PLANOS E PROJETOS

Trabalha a criatividade e o autoconhecimento

https://youtu.be/TbCvRuuizRk?si=K1iXwKi8IvNt7vfe

 

Professor explique aos alunos o que é arte, sobre a importância do estudo de arte e em seguida faça o levantamento de conhecimento prévio e aplique a atividade.

2º Momento:

Levar para os alunos o texto abaixo, fazendo a leitura e os conceitos de arte.

 

Para início de conversa, o que é arte?

                      

                                           O que é arte? Para que serve? Paulo Bruscky, 1978.

                          Uma das quatro fotografias expostas na 29ª Bienal de Arte de São Paulo, em 2010.

 

Muitos de nós nos fazemos essas perguntas quando, de alguma maneira, somos instigados por um objeto artístico que não vemos com frequência ou uma performance a qual nunca tivemos contato. Às vezes, o estranhamento nos faz questionar se aquilo que estamos contemplando, ou presenciando, ou produzindo se encaixa no conceito de arte. O fato é que “o conceito” de arte não se limita a um, mas em várias noções daquilo que é considerado arte em vários momentos da nossa história.

Produzir pinturas de vários tipos, objetos de uso cotidiano “enfeitados”, esculturas cerimoniais, ou apenas algo para ser contemplado é condição do ser humano. Todo homem nasce artista. Desde as origens da humanidade, o homem produz arte, isto é, o homem pré-histórico, muito antes do desenvolvimento da escrita, já fazia arte nas paredes das cavernas.

Ao longo dos tempos, a produção artística foi se diversificando, assim como o conceito de arte. Hoje em dia, temos variados suportes, isto é, meios pelos quais a arte se dá, como o grafite, que utiliza os muros e o mobiliário urbano para se manifestar. Temos também os objetos produzidos industrialmente, que quando apropriados e inseridos no sistema de arte, tornam-se objetos artísticos. Uma ação, sem a necessidade de um objeto, hoje também pode ser considerada arte.

No entanto, mesmo que num determinado momento da história, a arte se separou da vida cotidiana e foi parar nos museus e galerias como algo “superior”, ainda sim nos utilizamos de noções artísticas para viver, pois quando fazemos uma foto, um vídeo, uma tatuagem, uma maquiagem, escolhemos e combinamos nossas roupas estamos aplicando noções de cor, luz e sombra, enquadramento, equilíbrio. Por muitas vezes as definições de arte são divergentes e contraditórias, dadas as diferentes concepções sobre a sua natureza. No entanto, se perguntarmos a qualquer pessoa de nosso convívio, por exemplo, se conhece alguma obra de arte ou algum artista, certamente ela conhecerá. Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, ou Davi de Michelangelo, ou ainda Pablo Picasso são exemplo de obras de arte e artistas muito conhecidos e popularizados hoje. Dessa forma, mesmo não tendo clareza acerca de uma definição de arte, qualquer pessoa pode identificar produções da nossa cultura como “arte”.

 

3ºMomento: Atividade

a)      O aluno irá desenvolver o caderno do artista

O caderno do artista funciona mais como um diário do artista, um espaço para você experimentar, tentar, fazer esboços. É um caderno para anotar ideias, traçar desenhos, colar imagens de referências, escrever coisas que estamos sentindo, demonstrar nossas alegrias e angústias através de textos e imagens.

Que tal começar seu caderno do artista?  Pegue seu caderno de arte e o transforme em um lindo caderno do artista! Faça uma capa interessante! E comece seus primeiros registros! Que tal começar se expressando sobre as suas emoções?  Faça um desenho ou uma pintura que demonstre como sua perspectiva sobre o ano que se inicia e a possibilidade de se tornar um artista.

 

b)      Pesquise e copie no caderno o significado de algumas palavras que estão no texto.

1-      Noções-

2-      Conceito-

3-      Suportes-

4-      Performance-

 

2ªAula

1º Momento:

Leia o texto para responder as próximas 3 questões:

 

ARTES VISUAIS

O mundo da arte é concreto e vivo podendo ser observado, compreendido e apreciado. 

Através da experiência artística o ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar sua realidade. A arte dá e encontra forma e significado como instrumento de vida na busca do entendimento de quem somos, onde estamos e o que fazemos no mundo. 

Desta maneira, quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão. A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas sim, na representação simbólica do mundo humano

Para existir a arte são precisos três elementos: o artista, o observador e a obra de arte

O ser humano, ao longo de seu desenvolvimento, tem procurado encontrar formas de registrar essa imaginação ou realidade captada, através de pinturas, desenhos, esculturas, gravuras ou filmes, ou seja, através de representações imagéticas.

A principal diferença entre imagem e representação imagética é que imagem é tudo aquilo que nosso sentido da visão pode captar registrando tanto o que é realidade quanto imaginação, e representação imagética são imagens carregadas de significados organizados ou não de maneira consciente – com valores artísticos. 

Hoje em dia, além das formas tradicionais (desenho, pintura, escultura, gravura, arquitetura), existe o cinema, a televisão, o computador e a Internet. Através dessas novas tecnologias surgiram também várias manifestações artísticas que são produzidas basicamente utilizando-se das suas possibilidades e inovações. Através da TV encontramos várias manifestações de produções artísticas, como, por exemplo, telenovelas, seriados, filmes ou desenhos animados. Estes ligados diretamente às artes cênicas, porém utilizando mecanismo de representação imagética das artes visuais, como o vídeo. Nesse caso, são linguagens artísticas que se fundem, se unem. Podemos denominar essa linguagem artística como “audiovisual” – união de som e de imagem. Outras manifestações com elementos artísticos que estão presentes nas imagens do nosso cotidiano são as publicações gráficas como os jornais, as revistas, os livros, os outdoors, os panfletos, entre outras. 

Azevedo Junior

1ª)  Quais os elementos necessários para que possa existir Arte? 

_____________________________________________________________________________________________________

 

2ª)  O que acontece quando o ser humano faz Arte? 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3ª)  Cite diferentes manifestações artísticas encontradas na TV, segundo o texto? 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2ºMomento: Professor, peça aos alunos para assistirem ao vídeo

https://youtu.be/NW4z_db_2AI?si=okn3Verkn6Vtj_RT

 

3ª Aula

1º Momento: Relembrando Cores

 

O QUE SÃO CORES PSICOLOGICAS?

A psicologia das cores estuda o significado e a emoção que cada uma delas causam ao ser humano.

 

1 – Cor amarela: significado

Por ser uma cor forte, o amarelo chama a atenção de quem o vê. Ela é comprada ao sol e remete também à luz e ao calor. Além do mais, alguns estudiosos acreditam que o amarelo pode estimular a fome. Não à toa, marcas como Mc Donalds e Burguer King a utilizam para estimular o consumo.

 

*Sensações causadas pelo amarelo: Advertência, alegria, juventude, fome e calor.

 

2 – Cor vermelha: significado

Na psicologia das cores, a cor vermelha é uma de maiores destaques. Dessa forma, ela pode representar diferentes emoções, tais como amor e raiva. Além disso, a psicologia diz que ela ainda provoca a excitação e também a fome.

 

*Sensações causadas pelo vermelho: Extroversão, amor, ansiedade, intensidade e velocidade

 

3 – Significado da cor verde

É uma cor conectada à natureza e, por isso, traz leveza, tranquilidade e harmonia. Essa cor também possui relação com a esperança e também remete à saúde.

 

*Sensações promovidas pelo verde: Riqueza, saúde, equilíbrio, natureza e esperança

 

4 – Significado da cor rosa

O rosa claro, transmite a tranquilidade e a inocência, portanto remete à infância. Já o rosa mais escuro remete à paixão e a sedução.

 

*Sensações promovidas pelo rosa: Tranquilidade, maciez, infância, paixão e inocência.

 

5 – Significado da cor laranja

O laranja possui diversas características em comum com o vermelho e o amarelo. É uma cor alegre e, por isso, transmite energia ao público e estimula a criatividade. No entanto, como é uma cor secundária, ela é menos impactante que as primárias.

 

*Sensações promovidas pelo laranja: Estimulante, entretenimento, alegria, confiança e sabedoria

 

6 – Significado da cor azul

O azul é uma cor unânime. Em tons mais claros transmite sensação de leveza e tranquilidade. Enquanto o azul mais escuro é utilizado para demonstrar segurança e poder, esta cor é muito utilizada por empresas que desejam passar credibilidade e confianças. No setor de tecnologia ela é muito presente.

 

*Sensações promovidas pela cor azul: Confiança, força, poder, tranquilidade e frio, Natureza, rústico, aromas, conforto e elegância

 

7 – Significado da cor roxa

A psicologia diz que o roxo ou violeta possui ligação com a antiguidade. Antigamente, somente nobres, bispos e família real podiam utilizar vestimentas dessa cor. Dessa forma, ela significa poder, sabedoria e respeito. Além de transmitir uma ideia de criatividade.

 

*Sensações promovidas pela cor roxa: Calma, extravagância, luxo, poder e sabedoria

 

8 – Significado da cor preta

É a mais elegante das cores! Por isso, remete ao sofisticado, modernidade e luxo. Ela pode ser vinculada também a situações de medo ou curiosidade.

 

*Sensações promovidas pela cor preta: Mal, elegância, credibilidade, sofisticação e mistério

 

 

2º Momento: Atividade

1- Quais sensações são promovidas pelas cores?

Rosa:

Preto:

Verde:

Amarelo:

Azul:

 

2- Qual o significado das cores?

Roxo:

Branco:

Vermelho:

Laranja:

 

3- Complete com a letra que está faltando.

 

Confia_ça:

Tra__quilidade:

Extravagâ__cia:

Tra__smitir:

Ci__za:

Se__sação:

Sig__ificado:

Impacta__te:

 

3º Momento:

 Desenhe e pinte um quadro desse em seu caderno.

 

4ªAula

1º Momento: O CÍRCULO CROMÁTICO

Círculo Cromático é composto por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias. Este instrumento é utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é um guia rápido com a qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as meio-complementares e triádica: escolhe-se três cores que possuem a mesma distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os detalhes. Outras combinações harmónicas possíveis e nos ajuda a descobrir combinações, comparações.

 

Veja como é fácil combinar as cores no círculo cromático:

É bem simples: escolha uma cor no círculo cromático, pule três cores e escolha a próxima cor, pule outras três cores e terá a tríade formada. Alguns exemplos de combinação de cor tríade são: verde, laranja e violeta; vermelho, amarelo e azul; roxo, verde e vermelho alaranjado.

Assim, a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores complementares: O azul (primária) e o laranja (secundária) O vermelho (primária) e o verde (secundária)

 

Classificação das cores que compõem o círculo cromático:

·         Cores primárias: azul, vermelho e amarelo.

·         Cores secundárias: verde, laranja e roxo/violeta.

·         Cores terciárias: Vermelho-arroxeado, Vermelho-alaranjado, Amarelo-alaranjado, Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-arroxeado.

 

 

 

2º Momento:

Obs: Peça aos alunos que assistam o Vídeo

Vídeo: Como combinar as cores através do círculo cromático? https://www.youtube.com/watch?v=Kskd0ircZb8

 

APÓS ASSISTIR O VÍDEO, RESPONDA AS QUESTÕES:

 

1- Cite o nome das classificações das cores que fazem parte do círculo cromático.

 

2- Quais são as cores complementares?

 

3- Como podemos obter a tríade?

 

4- Faça um círculo cromático usando o passo a passo:

a- Com o compasso faça um círculo, e divida em quatro partes.

b- Divida cada quadrante em mais duas partes.

c- Com o compasso faça mais um círculo.

 

 

 

 

5ª Aula

1º Momento: IVAN CRUZ

Ivan Cruz e suas obras retratando a infância 

a)    Quem aqui já ouviu falar do artista Ivan Cruz?

Arte-educadora e artista visual

Ivan Cruz é conhecido por retratar em telas as diversas brincadeiras antigas de criança.

Suas obras exibem o universo infantil de forma alegre e colorida e, por isso, encantam os pequenos e trazem aos adultos a nostalgia da infância.

O artista e suas pinturas-Ivan Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1947 e teve uma infância muito rica do ponto de vista lúdico. Se formou em direito em 1970, mas sempre esteve envolvido com o universo das artes. Assim, em 1986 passa a se dedicar à pintura, quando já estava morando em Cabo Frio.

Seu objetivo sempre foi exercitar a criatividade, sem necessariamente entrar para algum movimento artístico. Fez aulas na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro no final dos anos 80 e passou a expor seu trabalho na região. Nessa época, as pinturas exibiam temas variados.

A temática lúdica-Foi no início dos anos 90 que Ivan Cruz realiza sua primeira obra abordando as brincadeiras de criança. A tela iria para uma exposição em Portugal, mas devido ao sucesso que teve na sua cidade, o artista decidiu cancelar a mostra na Europa e se dedicar a expor em seu país. Foi a partir de então que começa a explorar ainda mais as diferentes brincadeiras em seus quadros, sempre retratando o divertimento que ele próprio tinha em seus tempos de criança.

Nas obras as crianças aparecem pulando corda, brincando de bonecas, empinando pipa, pulando carniça, jogando pião e realizando muitas outras atividades lúdicas tão importantes para o desenvolvimento e interação social. Sua produção chama atenção, principalmente, de professores e professoras, pelo interesse em trabalhar com as crianças diversas competências a partir das brincadeiras.

As obras procuram também estimular as crianças a brincar umas com as outras, realizando atividades que estão cada vez mais distantes do mundo infantil por conta da intensa relação desenvolvida entre elas e a tecnologia

O artista optou por retratar as figuras humanas sem feições, pois assim é possível que o público que observa possa se imaginar na cena. A ideia é que as crianças consigam inventar uma face e uma identidade para cada personagem, o que enriquece a obra.

Ivan relata que, às vezes, as pessoas conseguem captar a alegria e o sorriso das figuras, mesmo que ele não esteja estampado. Isso acontece porque toda a construção da cena é feliz e as memórias de quem observa também contribuem para terminar de criar a obra.

2º Momento:

 

Responda:

1- Por que o artista fez essas pinturas?

 

2- Cite quais emoções você sente ao observar as obras de Ivan Cruz?

 

3- Em quais momentos você gosta de pintar?

 

4- Quais brincadeiras você gosta? escolha uma e faça um desenho com muito capricho!

 

5- Pesquise com seus familiares a respeito das brincadeiras que eles faziam quando eram crianças e em seguida fazer um relatório para ser socializado em sala de aula.  Após a pesquisa executar brincadeiras infantis da época dos seus pais e registrar através de vídeos e fotos.

 

6ª AULA

1º Momento: IVAN CRUZ

As brincadeiras sempre estiveram presentes na vida cotidiana do ser humano como criança. É importante ressaltar que brincar é fundamental para o processo de desenvolvimento infantil e também na sua aprendizagem.

Através da brincadeira é possível descobrir os limites do corpo, a afetividade e, lidar com suas frustrações.

Segundo Ivan Cruz “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto quando criança que não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.

 

2º Momento:

Momento de apresentação da pesquisa da aula anterior ( Atividade de número 5)

 

3º Momento:

 

1-Peça aos alunos para assistirem o vídeo de Ivan Cruz

Ivan Cruz – vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s5HrZ-LneCE (Ivan Cruz – Brincadeiras de crianças)

1- Releitura- Crie uma obra com recortes de meninos e meninas brincando ou siga a orientação do vídeo e em seguida cole em uma folha de papel ofício criando um cenário.

Observe o exemplo:(Segue em anexo o molde)

ANEXO:

 

Acessados em 10/02/2024

https://www.google.com/search?q=circulo+cromatico&tbm=isch&ved=2ahUKEwjehe2h5dHvAh

https://www.culturagenial.com/ivan-cruz-obras-sobre-a-infancia/

http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com/2012/01/

https://brasilescola.uol.com.br/artes/cores-primarias.htm

https://www.youtube.com/watch?v=NW4z_db_2AI

https://www.youtube.com/watch?si=K1iXwKi8IvNt7vfe&v=TbCvRuuizRk&feature=youtu.be

 

O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?    (Salmos 27:1 )

 

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (x) Revista; () Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  ( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;      ( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário