1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: “A Gestão da
Sala de Aula: Construindo Caminhos para a aprendizagem Significativa” Tema Intercurricular: “Gestão da Sala
de Aula: Estratégias de Ensino Para a Promoção da Autonomia, Criatividade e
Protagonismo Docente e Estudantil Perante os Desafios Educacionais”(O Que é Arte?/Psicologia das cores nas
obras de Ivan Cruz) |
Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas,
Elementos da Linguagem, Processos de Criação |
Unidade Temática: Artes Visuais/Artes
Integradas Ano: 8º e 9º Período:
19/02 a 08/03/2024
Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,
escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes
produções artísticas. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos 1ª AULA 1º Momento:
ACOLHIMENTO, BOAS VINDAS! -
Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos Professor, após a apresentação faça a dinâmica com os alunos Sugestões de dinâmicas: 1- QUEM SOU EU? A
atividade tem o objetivo de promover o autoconhecimento, desenvolvimento e
reflexão proporcionando aos estudantes um contato consigo mesmo. A
dinâmica funciona da seguinte forma: Cada aluno(a) escolhe um card, é
instigado/provocado com uma pergunta e deve respondê-la perante a turma. Esse
mesmo aluno escolhe quem será o próximo colega a participar da grande roda de
perguntas e reflexões. Segue
o roteiro das perguntas da dinâmica Quem sou eu? 1.Quem
é você na essência? 2.O
que te faz feliz? 3.Qual
é o seu propósito de vida? 4.Quais
são os seus dons e talentos? 5.Onde
e como você quer estar daqui a 5, 10 e 20 anos? 6.Quais
são os seus principais objetivos para o futuro? 7.Qual
legado você quer deixar para o mundo? 2- DINÂMICA DA CANETA Essa
dinâmica trabalha todos os sentimentos e aprende lidar com as diferenças
também além de ser cooperativo onde todos trabalha em equipe para conseguir
alcançar o objetivo. Se a caneta cai continua porque eles irão ver e entender
que não é motivo de brigar por qualquer motivo, e saber lidar com as
diferenças https://youtu.be/A2BfhSebkNA?si=4wPXwj0tEmnv851U
3- PLANOS E PROJETOS Trabalha
a criatividade e o autoconhecimento https://youtu.be/TbCvRuuizRk?si=K1iXwKi8IvNt7vfe
Professor explique aos alunos o que é arte,
sobre a importância do estudo de arte e em seguida faça o levantamento de conhecimento prévio e
aplique a atividade. 2º
Momento: Levar para os alunos o texto abaixo,
fazendo a leitura e os conceitos de arte. Para início de conversa, o que é arte? O
que é arte? Para que serve? Paulo Bruscky, 1978. Uma das quatro
fotografias expostas na 29ª Bienal de Arte de São Paulo, em 2010. Muitos de nós nos fazemos essas perguntas quando,
de alguma maneira, somos instigados por um objeto artístico que não vemos com
frequência ou uma performance a qual nunca tivemos contato. Às vezes,
o estranhamento nos faz questionar se aquilo que estamos contemplando, ou
presenciando, ou produzindo se encaixa no conceito de arte. O fato é que “o
conceito” de arte não se limita a um, mas em várias noções daquilo que é
considerado arte em vários momentos da nossa história. Produzir pinturas de vários tipos, objetos de uso
cotidiano “enfeitados”, esculturas cerimoniais, ou apenas algo para ser
contemplado é condição do ser humano. Todo homem nasce artista. Desde as
origens da humanidade, o homem produz arte, isto é, o homem pré-histórico,
muito antes do desenvolvimento da escrita, já fazia arte nas paredes das
cavernas. Ao longo dos tempos, a produção artística foi se
diversificando, assim como o conceito de arte. Hoje em dia, temos variados
suportes, isto é, meios pelos quais a arte se dá, como o grafite, que utiliza
os muros e o mobiliário urbano para se manifestar. Temos também os objetos
produzidos industrialmente, que quando apropriados e inseridos no sistema de
arte, tornam-se objetos artísticos. Uma ação, sem a necessidade de um objeto,
hoje também pode ser considerada arte. No entanto, mesmo que num determinado momento da
história, a arte se separou da vida cotidiana e foi parar nos museus e
galerias como algo “superior”, ainda sim nos utilizamos de noções artísticas
para viver, pois quando fazemos uma foto, um vídeo, uma tatuagem, uma
maquiagem, escolhemos e combinamos nossas roupas estamos aplicando noções de
cor, luz e sombra, enquadramento, equilíbrio. Por muitas vezes as definições
de arte são divergentes e contraditórias, dadas as diferentes concepções
sobre a sua natureza. No entanto, se perguntarmos a qualquer pessoa de nosso
convívio, por exemplo, se conhece alguma obra de arte ou algum artista,
certamente ela conhecerá. Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, ou Davi de
Michelangelo, ou ainda Pablo Picasso são exemplo de obras de arte e artistas
muito conhecidos e popularizados hoje. Dessa forma, mesmo não tendo clareza
acerca de uma definição de arte, qualquer pessoa pode identificar produções
da nossa cultura como “arte”. 3ºMomento: Atividade a)
O aluno irá desenvolver o caderno do artista O caderno do artista funciona mais como um
diário do artista, um espaço para você experimentar, tentar, fazer esboços. É
um caderno para anotar ideias, traçar desenhos, colar imagens de referências,
escrever coisas que estamos sentindo, demonstrar nossas alegrias e angústias
através de textos e imagens. Que tal começar seu caderno do
artista? Pegue seu caderno de arte e o
transforme em um lindo caderno do artista! Faça uma capa interessante! E
comece seus primeiros registros! Que tal começar se expressando sobre as suas
emoções? Faça um desenho ou uma
pintura que demonstre como sua perspectiva sobre o ano que se inicia e a
possibilidade de se tornar um artista. b) Pesquise e copie no caderno o
significado de algumas palavras que estão no texto. 1- Noções- 2- Conceito- 3- Suportes- 4- Performance- 2ªAula 1º Momento: Leia o texto para responder as próximas 3 questões: ARTES VISUAIS O mundo da arte é concreto e vivo
podendo ser observado, compreendido e apreciado. Através da experiência artística o
ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus
semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar sua realidade. A
arte dá e encontra forma e significado como instrumento de vida na busca do entendimento
de quem somos, onde estamos e o que fazemos no mundo. Desta maneira, quando o ser humano
faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente
como as coisas são no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem
ser, de acordo com a sua visão. A função da arte e o seu valor,
portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas sim, na representação
simbólica do mundo humano. Para existir a arte são precisos três
elementos: o artista, o observador e a obra de arte. O ser humano, ao longo de seu
desenvolvimento, tem procurado encontrar formas de registrar essa imaginação
ou realidade captada, através de pinturas, desenhos, esculturas, gravuras ou
filmes, ou seja, através de representações imagéticas. A principal diferença entre imagem e
representação imagética é que imagem é tudo aquilo que nosso sentido da visão
pode captar registrando tanto o que é realidade quanto imaginação, e
representação imagética são imagens carregadas de significados organizados ou
não de maneira consciente – com valores artísticos. Hoje em dia, além das formas
tradicionais (desenho, pintura, escultura, gravura, arquitetura), existe o
cinema, a televisão, o computador e a Internet. Através dessas novas
tecnologias surgiram também várias manifestações artísticas que são
produzidas basicamente utilizando-se das suas possibilidades e inovações.
Através da TV encontramos várias manifestações de produções artísticas, como,
por exemplo, telenovelas, seriados, filmes ou desenhos animados. Estes ligados
diretamente às artes cênicas, porém utilizando mecanismo de representação
imagética das artes visuais, como o vídeo. Nesse caso, são linguagens
artísticas que se fundem, se unem. Podemos denominar essa linguagem artística
como “audiovisual” – união de som e de imagem. Outras manifestações
com elementos artísticos que estão presentes nas imagens do nosso cotidiano
são as publicações gráficas como os jornais, as revistas, os livros, os outdoors,
os panfletos, entre outras. Azevedo Junior 1ª) Quais os elementos necessários para que possa existir
Arte? _____________________________________________________________________________________________________ 2ª) O que acontece quando o ser humano faz Arte? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3ª) Cite diferentes manifestações artísticas encontradas na TV,
segundo o texto? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2ºMomento: Professor, peça aos alunos para assistirem ao vídeo https://youtu.be/NW4z_db_2AI?si=okn3Verkn6Vtj_RT 3ª
Aula 1º Momento:
Relembrando Cores O QUE
SÃO CORES PSICOLOGICAS? A psicologia das cores estuda o significado e a emoção que cada uma
delas causam ao ser humano. 1 – Cor amarela: significado Por ser uma cor forte, o amarelo chama a atenção de quem o vê. Ela é
comprada ao sol e remete também à luz e ao calor. Além do mais, alguns
estudiosos acreditam que o amarelo pode estimular a fome. Não à toa, marcas
como Mc Donalds e Burguer King a utilizam para estimular o consumo. *Sensações
causadas pelo amarelo: Advertência, alegria, juventude, fome e calor. 2 – Cor vermelha: significado Na psicologia das cores, a cor vermelha é uma de maiores destaques.
Dessa forma, ela pode representar diferentes emoções, tais como amor e raiva.
Além disso, a psicologia diz que ela ainda provoca a excitação e também a
fome. *Sensações
causadas pelo vermelho: Extroversão, amor, ansiedade, intensidade e velocidade 3 – Significado da cor verde É uma cor conectada à natureza e, por isso, traz leveza, tranquilidade
e harmonia. Essa cor também possui relação com a esperança e também remete à
saúde. *Sensações
promovidas pelo verde: Riqueza, saúde, equilíbrio, natureza e esperança 4 – Significado da cor rosa O rosa claro, transmite a tranquilidade e a inocência, portanto remete
à infância. Já o rosa mais escuro remete à paixão e a sedução. *Sensações
promovidas pelo rosa: Tranquilidade, maciez, infância, paixão e inocência. 5 – Significado da cor laranja O laranja possui diversas características em comum com o vermelho e o
amarelo. É uma cor alegre e, por isso, transmite energia ao público e estimula
a criatividade. No entanto, como é uma cor secundária, ela é menos impactante
que as primárias. *Sensações
promovidas pelo laranja: Estimulante, entretenimento, alegria, confiança e sabedoria 6 – Significado da cor azul O azul é uma cor unânime. Em tons mais claros transmite sensação de leveza e tranquilidade.
Enquanto o azul mais escuro é utilizado para demonstrar segurança e poder, esta
cor é muito utilizada por empresas que desejam passar credibilidade e
confianças. No setor de tecnologia ela é muito presente. *Sensações promovidas pela cor azul: Confiança, força, poder,
tranquilidade e frio, Natureza, rústico, aromas, conforto e elegância 7 – Significado da cor roxa A psicologia diz que o roxo ou violeta possui ligação com a
antiguidade. Antigamente, somente nobres, bispos e família real podiam
utilizar vestimentas dessa cor. Dessa forma, ela significa poder, sabedoria e
respeito. Além de transmitir uma ideia de criatividade. *Sensações
promovidas pela cor roxa: Calma, extravagância, luxo, poder e sabedoria 8 – Significado da cor preta É a mais elegante das cores! Por isso, remete ao sofisticado,
modernidade e luxo. Ela pode ser vinculada também a situações de medo ou
curiosidade. *Sensações promovidas pela cor
preta: Mal,
elegância, credibilidade, sofisticação e mistério 2º Momento: Atividade 1- Quais sensações são promovidas pelas cores? Rosa: Preto: Verde: Amarelo: Azul: 2- Qual o significado das cores? Roxo: Branco: Vermelho: Laranja: 3- Complete com a letra que está faltando. Confia_ça: Tra__quilidade: Extravagâ__cia: Tra__smitir: Ci__za: Se__sação: Sig__ificado: Impacta__te: 3º
Momento: Desenhe
e pinte um quadro desse em seu caderno. 4ªAula 1º Momento: O CÍRCULO CROMÁTICO O Círculo Cromático é composto por 12 cores: as três
primárias, as três secundárias e as seis terciárias. Este instrumento é
utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é um guia rápido com a
qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as
meio-complementares e triádica: escolhe-se três cores que possuem a
mesma distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os
detalhes. Outras
combinações harmónicas possíveis e nos ajuda a descobrir combinações,
comparações. Veja como é fácil
combinar as cores no círculo cromático: É bem
simples: escolha uma cor no círculo cromático, pule três cores e
escolha a próxima cor, pule outras três cores e
terá a tríade formada. Alguns exemplos de combinação de cor tríade
são: verde, laranja e violeta; vermelho, amarelo e azul; roxo, verde e
vermelho alaranjado. Assim,
a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores
complementares: O azul (primária) e o laranja (secundária) O vermelho
(primária) e o verde (secundária) Classificação das
cores que compõem o círculo cromático: ·
Cores primárias: azul, vermelho e amarelo. ·
Cores secundárias: verde, laranja e roxo/violeta. ·
Cores terciárias: Vermelho-arroxeado, Vermelho-alaranjado,
Amarelo-alaranjado, Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-arroxeado. 2º Momento: Obs: Peça aos alunos
que assistam o Vídeo Vídeo: Como combinar as cores através do círculo cromático? https://www.youtube.com/watch?v=Kskd0ircZb8 APÓS ASSISTIR
O VÍDEO, RESPONDA AS QUESTÕES: 1- Cite o nome das classificações das cores que fazem parte do círculo
cromático. 2- Quais são as cores complementares? 3- Como podemos obter a tríade? 4- Faça um círculo cromático usando o passo a passo: a-
Com o compasso faça um círculo, e divida em quatro partes. b-
Divida cada quadrante em mais duas partes. c-
Com o compasso faça mais um círculo. 5ª Aula 1º Momento: IVAN CRUZ Ivan Cruz e suas obras retratando a infância a)
Quem
aqui já ouviu falar do artista Ivan Cruz? Arte-educadora e artista visual Ivan
Cruz é conhecido por retratar em telas as diversas brincadeiras antigas de
criança. Suas
obras exibem o universo infantil de forma alegre e colorida e, por isso,
encantam os pequenos e trazem aos adultos a nostalgia da infância. O
artista e suas pinturas-Ivan Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1947 e
teve uma infância muito rica do ponto de vista lúdico. Se formou em direito
em 1970, mas sempre esteve envolvido com o universo das artes. Assim, em 1986
passa a se dedicar à pintura, quando já estava morando em Cabo Frio. Seu
objetivo sempre foi exercitar a criatividade, sem necessariamente entrar para
algum movimento artístico. Fez aulas na Escola de Belas Artes do Rio de
Janeiro no final dos anos 80 e passou a expor seu trabalho na região. Nessa
época, as pinturas exibiam temas variados. A
temática lúdica-Foi no início dos anos 90 que Ivan Cruz
realiza sua primeira obra abordando as brincadeiras de criança. A tela iria
para uma exposição em Portugal, mas devido ao sucesso que teve na sua cidade,
o artista decidiu cancelar a mostra na Europa e se dedicar a expor em seu
país. Foi a partir de então que começa a explorar ainda mais as diferentes
brincadeiras em seus quadros, sempre retratando o divertimento que ele
próprio tinha em seus tempos de criança. Nas obras as crianças aparecem pulando
corda, brincando de bonecas, empinando pipa, pulando carniça, jogando pião e
realizando muitas outras atividades lúdicas tão importantes para o
desenvolvimento e interação social. Sua produção chama atenção,
principalmente, de professores e professoras, pelo interesse em trabalhar com
as crianças diversas competências a partir das brincadeiras. As obras procuram também estimular as
crianças a brincar umas com as outras, realizando atividades que estão cada
vez mais distantes do mundo infantil por conta da intensa relação
desenvolvida entre elas e a tecnologia O artista optou por retratar as
figuras humanas sem feições, pois assim é possível que o público que observa
possa se imaginar na cena. A ideia é que as crianças consigam inventar uma
face e uma identidade para cada personagem, o que enriquece a obra. Ivan relata que, às vezes, as pessoas
conseguem captar a alegria e o sorriso das figuras, mesmo que ele não esteja
estampado. Isso acontece porque toda a construção da cena é feliz e as
memórias de quem observa também contribuem para terminar de criar a obra. 2º Momento: Responda: 1- Por que o artista fez essas pinturas? 2- Cite quais emoções você sente ao observar as
obras de Ivan Cruz? 3- Em quais momentos você gosta de pintar? 4- Quais brincadeiras você gosta? escolha uma e
faça um desenho com muito capricho! 5- Pesquise
com seus familiares a respeito das brincadeiras que eles faziam quando eram
crianças e em seguida fazer um relatório para ser socializado em sala de
aula. Após a pesquisa executar
brincadeiras infantis da época dos seus pais e registrar através de vídeos e
fotos. 6ª AULA 1º Momento: IVAN CRUZ As brincadeiras
sempre estiveram presentes na vida cotidiana do ser humano como criança. É
importante ressaltar que brincar é fundamental para o processo de
desenvolvimento infantil e também na sua aprendizagem. Através da brincadeira
é possível descobrir os limites do corpo, a afetividade e, lidar com suas
frustrações. Segundo Ivan Cruz
“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto quando criança que não
brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. 2º Momento: Momento de apresentação da pesquisa da
aula anterior ( Atividade de número 5) 3º Momento: 1-Peça aos
alunos para assistirem o vídeo de Ivan Cruz Ivan Cruz
– vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s5HrZ-LneCE
(Ivan Cruz – Brincadeiras de crianças) 1- Releitura- Crie uma obra com recortes de meninos e
meninas brincando ou siga a orientação do vídeo e em seguida cole em uma
folha de papel ofício criando um cenário. Observe o exemplo:(Segue
em anexo o molde) ANEXO: Acessados em 10/02/2024 https://www.google.com/search?q=circulo+cromatico&tbm=isch&ved=2ahUKEwjehe2h5dHvAh https://www.culturagenial.com/ivan-cruz-obras-sobre-a-infancia/ http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com/2012/01/ https://brasilescola.uol.com.br/artes/cores-primarias.htm https://www.youtube.com/watch?v=NW4z_db_2AI https://www.youtube.com/watch?si=K1iXwKi8IvNt7vfe&v=TbCvRuuizRk&feature=youtu.be O Senhor é a
minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida;
de quem me recearei? (Salmos 27:1 ) |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; (x) Revista; () Vídeo; (x)
Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (
) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário