7ª Sequência Didática 6º e 7º ano 2022

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Leitura e escrita - Itamaraju em Foco-História da Música/Artistas da Terra (Bruno Caliman/Ivone)

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem,Processos de Criação,Contextos e Práticas, Cidade, Cultura e Práticas Culturais  

Unidade Temática: Música e Artes Integradas     Ano: 6º e 7º     Período: 05/09  a 01/10/2022     Aulas:8                              

HABILIDADES

(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana

(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

(EF15AR109BA) Explorar as propriedades do som que influenciam as dimensões emocionais e espirituais.

(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo, percebendo-se em espaço e tempo musical e corporal

(EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

- Boas-vindas;

Professor apresente o mini projeto VEM CANTAR COMIGO aos alunos, explicando cada etapa

       

 

O professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos alunos o mini projeto “VEM CANTAR COMIGO”, no qual o aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo e violência.

O desenvolvimento do projeto “VEM CANTAR COMIGO” seguirá as seguintes etapas:

        I.            Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;

      II.            Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante;

   III.            A classificação dar-se-á da seguinte forma:

ü  A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas pelos professores do componente curricular;

ü  A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.

   IV.            O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc)

     V.            O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;

   VI.            Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence;

VII.            O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação;

VIII.            O período para a realização da etapa escolar será ________ a ________

   IX.            O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento;

     X.            Os professores de Arte deverão encaminhar em __________ à Articulação de área os vídeos que foram selecionados;

XI      Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais.

XII    No dia ___________será para a etapa final onde os alunos deverão se apresentar a comissão julgadora e em seguida será divulgado os vencedores.

OBS:Os alunos já poderão começar as inscrições para o desafio de cantar,as datas serão marcadas para o mês de Novembro

 1ª AULA:

 

Levantando conhecimentos prévios

 

 

Você gosta de música?

Quem canta a música que você gosta?

Você já estudou sobre música?

Você já ouviu falar sobre musicoterapia?

Você sabe quais são os benefícios que a música trás para a vida das pessoas

 

 

Professor apresente a turma a MUSICOTERAPIA

 

O que é musicoterapia?

Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes.

Pode ser utilizado em qualquer área que haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida.

Além disso, existe a musicoterapia comunitária, ou social, que visa emponderar grupos e possibilitar o engajamento e organização necessários para que os indivíduos do grupo tenham plenas capacidades de enfrentar os desafios comuns da vida em sociedade.

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”.

                                                

                                                Como a Música Age no Cérebro

Um estudo publicado em 2014 analisou como o cérebro funciona quando sob influência de música.

Nesse estudo, os pesquisadores colocaram músicos de jazz para tocar seus instrumentos enquanto faziam uma ressonância magnética do cérebro. Essa prática serviu para averiguar quais partes do cérebro se acendiam quando os músicos estavam tocando.

Além de se constatar que todas aquelas regiões foram de fato ativadas, os pesquisadores pediram que os músicos improvisassem em conjunto. Isso possibilitou a constatação de que o cérebro, quando estamos improvisando uma música em conjunto, funciona de uma maneira muito similar a quando estamos conversando oralmente com outra pessoa.

Essa descoberta serve de respaldo para musicoterapia e seus benefícios para processos comunicativos, visto que as mesmas áreas de comunicação se acendem tanto quando estamos conversando como quando estamos tocando algum instrumento com outra pessoa.

Além disso, a música ativa diversas regiões do cérebro responsáveis pela memória, como o hipocampo. Isso faz com que ela possa ser utilizada de forma terapêutica em pacientes que sofrem com doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Atividade  pratica e diversão

 

 Uma sugestão de atividade é uma brincadeira clássica envolvendo música e movimento. Se chama “Stop”.

Então vamos lá;

 Vamos envolver todos os alunos!

 O condutor da brincadeira prepara o ambiente, deixando-o mais livre possível, sem risco de acidentes, e coloca uma música para tocar.

 Os participantes dançam e se movimentam livremente. Quando o condutor pausar a música, todos devem “congelar”, “paralisar”.

Assim que a música voltar, todos seguem na dança.

Uma variação pode ser a do “Vivo ou Morto”.

A depender das condições da pessoa, ela deita quando a música parar, e se levanta quando a música voltar. Após a atividade do vivo ou morto proponha um momento de relaxamento,sugira a turma que sentem e fechem os olhos e preste bastante atenção a música que será tocada.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=RQuX0B0-AwQ Hallelujah - Instrumental (Cover) | Piano Violin Cello

 

                                                  APLICANDO CONHECIMENTO

1)    Você gosta de ouvir música? Quais instrumentos se destacam na música que voê acabou de ouvir?

2)    De acordo com o texto para que serve a musicoterapia?

3)    Você acha que a música promove relaxamento, e estimula os sentidos? Ao ouvir a música você sentiu -se relaxado?

2ª AULA: História da Música

                        

 

 

 

ATIVIDADE

 

2- Como o homem da pré-história começou a fazer música?

3- Defina como era a música em:

 

·         Roma –

·         Egito –

·         África –

 

4 – No Brasil a influência musical  veio de:

 

a) (    ) Itamaraju   b) (    ) Roma  c) (   ) Portugal   d) Porto Seguro

5 – Faça uma pesquisa sobre a carreira de Chiquinha Gonzaga

 

3ª AULA:

 

A música é um dos elementos mais importantes das artes, visto que sua origem nos leva aos tempos mais antigos da humanidade. As primeiras civilizações já usavam a música em suas festas, em seus eventos religiosos e culturais. A música é considerada a sucessão de sons e silêncio em um determinado período de tempo. Hoje, a manifestação artística através da música possui uma extrema importância na vida do homem. Ela está presente ao nosso redor e sempre vamos identificá-la em nossas vidas: toques de celulares, sons do computador, propagandas de TV, teatros, dentre outros.

              

                                                  ATIVIDADE

 

1-           Qual o significado da palavra música?

 

2-           Para você, por que a música é importante para a humanidade?

 

3-           A música está presente em nossas vidas. Como podemos identificá-la?

 

4-           O que é musicoterapia?

 

5-           Onde usamos musicoterapia?

 

6-           Como é a reação do celebro com a musicoterapia?

 

 

4ª AULA:  Criar, combinar e integrar expressões sonoras

 

                

                                                  SOM

Você já observou os sons à sua volta? Eles são fortes ou fracos? São agudos ou graves? São agradáveis?

O som é um fenômeno acústico. São ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por meio (gasoso, sólido ou líquido) de propagação de frequências regulares ou não.

Que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelo nosso cérebro. Os sons são produzidos por vibrações.

Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas

se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos.

Essa propagação é semelhante as ondulações que se formam na água de um lago quando

jogamos uma pequena pedra.

Você percebe os sons característicos de certos ambientes? Existem vários tipos de sons. Podemos percebê-los e registrá-los.

 

Os sons podem ser classificados com base no estudo de características das fontes sonoras.

Durante nossa vida, temos experiências com inúmeras sonoridades diferentes. Com o tempo, criamos uma espécie de memória sonora

É por essa razão que aprendemos a reconhecer os sons, seja a voz de uma pessoa ou o ruído

de um carro ou de um lugar. Assim, aprendemos a perceber parâmetros sonoros que são classificados, de modo geral, em: timbre, intensidade, altura e duração.

A música é formada por três elementos: ritmo, harmonia e melodia. As notas formam a melodia, o ritmo é que ordenará essa melodia no compasso, o compositor harmonizará todos esses elementos e pensará nos instrumentos que tocarão essa música. Tudo deve combinar e fazer sentido ao ouvido. Na música, até as pausas são importantes, pois elas contribuem para a composição musical. 

 

 

Responda

1- O que é o som?

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

 

2- Como são produzidos os sons?

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

3- Quantos são os elementos formadores do som? E quais são eles?

________________________________________________________________________________

4- Ouvir, cantar e desenhar;

Ouça sua música preferida.Faça desenhos enquanto as ouve ou crie imagens para descrever as sensações que elas lhe provocam.

 

 Veja a tabela abaixo que mostra os elementos de uma música:

 

 

                        

Altura -  é por meio da altura que podemos distinguir um som agudo(fininho), de um som grave(

grosso).A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e as vibrações lentas produzem os sons graves.

 

As vibrações que definem cada uma das notas musicais são: Dó - ré- mi- fá – sol – lá – si

 

 

Duração – a duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, isto é, se o som é curto

(rápido) ou longo (demorado). É a característica que revela o tempo de emissão de um som,

 

depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz.

Alguns sons possuem ressonância curta, istoé, continuam soando por um breve período de tempo

, como o som dos tambores, e outros que permanecem soando por um período de tempo maior.

uma grande densidade sonora.

 

Se possível assista aos vídeos propriedades do som(4 a12 minutos)

https://youtu.be/fLMnXXUGcac

https://www.youtube.com/watch?v=JcniLxce83Q

 

ATIVIDADES

 

1)    Podemos definar timbre como:

2)    Quais são os elementos musicais?

3)    O que é intensidade musical?

4)    Explique com suas palavras o que é densidade?

5)    Quais são as propriedades do som?

6)    Complete de acordo com as informações do vídeo:

 

a) O som é a _____ do ar que é percebido pelos nossos _______

b) As propriedades do som são as suas _____

c) As _______ fazem a diferença entre um som e outro

d) A ______ nos faz perceber se um som é mais fraco ou mais forte que o outro

e) A propriedade que diz se o som é grave ou agudo é a ______

 

 

 

6ª AULA

  

       

A CANTORA IVONE FERREIRA – Alguns nomes, ao longo da história de nossa cidade, ganharam destaque na cultura local. E, no cenário musical, temos uma mulher que, por onde passa, tem representado com muito orgulho a nossa Itamaraju, levando a sua beleza, a sua graça e o encanto do seu canto aos ouvidos amantes da boa música. Estamos falando da Itamarajuense IVONE, que desde muito cedo dedica-se à música, não só como interprete das grandes vozes nacionais da MPB, mas sobretudo como uma compositora que empresta sua voz a belas canções.

 

É sem dúvida uma das maiores vozes da nossa cidade. Tal reconhecimento não vem apenas do nosso povo, mas de todos aqueles que, em outros rincões, ouviram e ainda ouvem essa mulher cantar. Ivone, mesmo sem o apoio merecido daqueles que deveriam valorizar os talentos de nossa terra, representou Itamaraju em dois grandes festivais musicais, a saber, o “Canta Bahia” e o “Canta Nordeste”, nos quais foi destaque com a canção “Cristais de hoje”.

 

Dada a potência de sua voz, o grande cantor e compositor “Tau Brasil”, uma das maiores estrelas da música de raiz da MPB, a convidou para integrar o seu projeto musical de resgate da música de raíz, denominado “Nas trilhas do Mucuri”, e com o qual cantaram em várias cidades baianas e mineiras, a exemplo do show de que juntos realizaram, em Itamaraju, no ano de 2012, em pleno São João, encantando os milhares de presentes na Praça do Rotary.

 

Atualmente, de forma aguerrida, Ivone Ferreira leva uma vida de dedicação à família e ao trabalho diário no comércio itamarajuense, além de se envolver com projetos da Associação Artística e Cultural de Itamaraju (AACI), através da qual, juntamente com outros artistas locais, tem buscado a valorização da cultura de nossa cidade, algo que o faz sem abandonar a sua paixão pela música.

 

Autor: Sidney Oliveira

 

Confira a música Cristais de Hoje: https://www.youtube.com/watch?v=hcncAfLTqGE 

 

                                                  Aprofundando no tema

 

1)    A história por traz da cantora Ivone Ferreira nos faz refletir sobre o trabalho de um compositor, você considera essa profissão importante? Por quê?

 

2)    Quais investimentos você considera importante, para que a cultura musical melhorasse em sua cidade?

 

3)    Cite 3 artistas atuais que façam parte do cenário musical da cidade de Itamaraju:

 

4)    Pesquise e escreva em seu caderno o significado de:

     

Ø  Melodia-

Ø  Talentos-

Ø  Cultura-

Ø  Destaque-

Ø  Integrar-

Ø  Aguerrida-

Ø  Valorização-

Ø  Paixão-

Ø  Abandonar-

Ø  Programação-

Ø  Carreira-

Ø  Fenômeno-

Ø  Extinção-

Ø  Saudosismo-

Ø  Orgulho-

Ø  Rincões

 

5)    Ao ouvir a música Cristais de Hoje quais palavras lhe chamou a atenção, enumere algumas e em seguida procure o dicionário o seu significado

 

 

7ª AULA -  

1º MOMENTO

 

Artista da Terra – Bruno Caliman

 

 

                Filho de pai capixaba e mãe baiana, Bruno Caliman, viveu parte dos primeiros anos nas cidades Marilândia e Vila Velha (ambas no Espírito Santo) e depois viveu também na cidade baiana Itamaraju e até que se mudou para a cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia.

Sendo compositor letrista de grandes sucessos da música brasileira em vários gêneros musicais, como Domingo de Manhã, Locutor, Seu polícia, 24 Horas Essas são as mais famosas, mas o talentoso Bruno, tem um histórico gigante, de grandes sucessos.

             Bruno começou a compor depois que entrou em uma banda que chamava-se Panela Puc em Itamaraju, banda que tocava besteirol estilo Mamonas Assassinas. A banda durou até meados de 1998, e Bruno seguiu tocando nas calçadas, barzinhos acompanhado apenas de seu fiel escudeiro, o violão, começou a gravar também, pequenos jingles publicitários, e de tanto ouvir que cada jingle criado deveria ser tipo um chicletinho, no sentido de ter que grudar, nesse caso, na mente das pessoas, não teve outro caminho, Bruno criou os sucessos que ouvimos hoje e que ficam em nossa mente. Segundo Bruno, o início de sua carreira, coincidiu com o novo boom da música sertaneja no Brasil, mas como sempre ouvia muito Renato Teixeira, Almir Sater, ele acabou se identificando com essa turma.

               Bruno se considera um cientista maluco, onde seu dormitório é o seu laboratório, onde ele mistura as coisas para ver se explode, não é à toa que o artista tem músicas classificadas até em festivais de MPB, músicas gravadas na Espanha, Argentina e Portugal, além de trilhas sonoras de novelas.

 

Atividade

1)Quem é Bruno Caliman?

 

2)Você já ouviu falar em Bruno Caliman, sabia que ele era um artista de nossa cidade?

 

3)Você conhece mais músicas do artista?

 

4)Como iniciou a história de  Bruno Caliman na música brasileira?

 

5)        O que o autor quer dizer nas estrofes abaixo:

a)        (...) vai sentar numa cadeira de balanço e lembrar de quando tinha 20 anos (...).

b)        (...) na fila de um banco um lance assim sem graça(...).

 

6)Qual o estilo das músicas de Bruno Caliman?

 

8ª AULA

1º MOMENTO: O USO DE DROGAS NO MEIO ARTÍSTICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Levantando conhecimentos prévios

Você conhece MC Kevin?

Você já ouviu falar do envolvimento do MC Kevin com o uso de drogas?

Você gosta das músicas de MC Kevin?

 

Professor ideial levar uma música do autor para sala de aula.

 

 

                                       O sucesso e morte de MC Kevin

MC Kevin estava emplacando vários hits e tinha uma carreira promissora como funkeiro, sendo o ano de 2018 o seu auge musical.

Já no ano de 2020, ele se envolveu com polêmicas amorosas. Seu relacionamento com a advogada Deolane ia e voltava sendo as brigas bastante comuns.

Contudo, no ano de 2021, eles se reconciliaram e casaram.

Saber que as drogas contribuem para morte de MC Kevin não é algo surpreendente, pois o seu uso, todos os anos, contribui para diversos acidentes todos os anos.

No entanto, a notícia da sua morte foi um grande choque, e o início do inquérito teve poucas respostas.

Dessa forma, no ato, a perícia técnica começou com os depoimentos dos presentes no dia do acidente e dos telefones apreendidos.

Mas, em uma investigação, no final de semana, o cantor usou uma grande quantidade de diversas substâncias, como álcool, maconha e outras drogas sintéticas.

Sua esposa, em um depoimento, afirmou que estava cansada e chateada no momento em que voltou para o quarto do hotel para descansar.

Nesse momento, o cantor não parava de ligar para que ela voltasse à praia. Contudo, Deolane não queria voltar. Ao ser questionada por Lucas sobre onde Kevin estava, ela disse não saber.

Depois, Lucas foi ao quarto de Deolane com MC Bruninho falando que o artista se jogou do 5º andar. A esposa de Kevin tentou o ver enquanto estava no chão, mas os amigos não deixaram. Todas as pessoas na sala estavam muito nervosas, com a mão em sua cabeça, andando de um lado para o outro e gritando.

Depois, a história veio à tona: MC VK foi acompanhado ao hotel com uma mulher chamada Bianca, que Kevin resolveu ir também.

Por fim, quando alguém bate na porta, Kevin se assusta, achando que era sua esposa Deolane, pulando para a sacada, momento em que a tragédia acontece.

Drogas e álcool

Kevin havia feito um show não aprovado em uma mansão no Rio de Janeiro, de acordo com os depoimentos para a polícia e vazados pela imprensa, MC Kevin e os integrantes da festa estavam em um final de semana cheio de álcool, maconha e MD.

Portanto, isso é outro fator que indica que drogas contribuem para morte de MC Kevin.

Efeitos do Ecstasy no corpo humano

Os efeitos de qualquer droga, assim como o ecstasy, variam de pessoa para pessoa.

Dessa forma, como o ecstasy afeta uma pessoa depende de muitas coisas, incluindo seu tamanho, peso e saúde, também se a pessoa está acostumada a tomá-lo e se outras drogas são tomadas ao mesmo tempo. Os efeitos de qualquer droga também dependem da quantidade tomada.

Além disso, os efeitos do ecstasy podem começar a ser sentidos dentro de 20 minutos a 1 hora depois que uma pílula de ecstasy foi engolida e pode durar aproximadamente 6 horas.

Por fim, período de tempo que podem ligar que drogas contribuem para morte de MC Kevin.

2º MOMENTO

Após a leitura do texto faça o momento de discussão e conscientização com os alunos.

Como sugestão para aprofundar o conhecimentos proponha aos alunos uma confecção de um cartaz,que possa alertar os jovens quanto ao uso de drogas.

                                        ATIVIDADE SOBRE O QUE ESTUDAMOS

AGORA QUE VOCÊ JÁ APRENDEU TODOS OS ELEMENTOS MUSICAIS VAMOS TRABALHAR NA CRIAÇÃO DE UMA MÚSICA

                                              TEMA DIGA NÃO AS DROGAS

EM GRUPOS OU DUPLA, CRIE UMA MÚSICA OU UMA PARÓDIA QUE FAÇA UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE DROGAS.

Atividade:

a)    Escolher os três melhores poemas ou paródia da sala

b)    Apresentar para as outras turmas no pátio da escola.

Só ideias para melhor conscientizar os nossos adolescentes.

Pode ter premiação.( Fica a critério de cada professor)

 

Fontes de Pesquisa:

https://youtu.be/fLMnXXUGcac

https://www.youtube.com/watch?v=JcniLxce83Q

 

https://www.portalescolar.net/2014/01/atividades-de-arte-6-ano-exercicios.html?m=1

 

https://www.youtube.com/watch?v=PZxUd4XYGkc&ab_channel=MariaGad%C3%BA

https://www.instagram.com/reel/CS7LWnkHsQY/?utm_medium=share_sheet

https://www.youtube.com/watch?v=6KIWBkAikGs&ab_channel=FitDanceKids%26Teen

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (x  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  ( ) Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário