7ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Leitura
e escrita - Itamaraju em Foco-História da Música/Artistas da
Terra (Bruno Caliman/Ivone) Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e
Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem,Processos
de Criação,Contextos e Práticas, Cidade,
Cultura e Práticas Culturais |
Unidade Temática: Música
e Artes Integradas Ano:
6º e 7º Período: 05/09 a 01/10/2022 Aulas:8 |
|
HABILIDADES |
|
(EF15AR13)
Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão
musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos
contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana (EF15AR14) Perceber e explorar os elementos
constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.),
por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de
composição/criação, execução e apreciação musical. (EF15AR109BA) Explorar as propriedades do som
que influenciam as dimensões emocionais e espirituais. (EF15AR17) Experimentar improvisações,
composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons
corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de
modo individual, coletivo e colaborativo, percebendo-se em espaço e tempo
musical e corporal (EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as
diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das
produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura
local e das produções dos educandos dentro e fora da escola. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
·
Experimentar a ludicidade, a percepção,
a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora
dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
- Boas-vindas; Professor
apresente o mini projeto VEM CANTAR COMIGO aos alunos, explicando cada etapa O professor após os levantamentos
prévios deverá apresentar aos alunos o mini projeto “VEM
CANTAR COMIGO”,
no qual o aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer
estilo e ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo e violência. O desenvolvimento do projeto “VEM
CANTAR COMIGO”
seguirá as seguintes etapas:
I.
Todos
os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão
participar;
II.
Cada
ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano
competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo
ano, e assim por diante;
III.
A
classificação dar-se-á da seguinte forma: ü
A
primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma
comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores
indicadas pelos professores do componente curricular; ü
A
segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada
unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.
IV.
O
desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma
música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock,
fank, rap, etc)
V.
O
vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;
VI.
Iniciar
o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade
escolar a que pertence; VII.
O
aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento
da gravação; VIII.
O
período para a realização da etapa escolar será ________ a ________
IX.
O
aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste
regulamento;
X.
Os
professores de Arte deverão encaminhar em __________ à Articulação de área os
vídeos que foram selecionados; XI Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e
3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais. XII
No dia ___________será para a etapa final onde os alunos deverão se
apresentar a comissão julgadora e em seguida será divulgado os vencedores.
OBS:Os alunos já poderão começar as inscrições para
o desafio de cantar,as datas serão marcadas para o mês de Novembro 1ª AULA: Levantando conhecimentos prévios Você gosta de música? Quem canta a música que
você gosta? Você já estudou sobre música? Você
já ouviu falar sobre musicoterapia? Você
sabe quais são os benefícios que a música trás para a vida das pessoas Professor apresente a turma a MUSICOTERAPIA O que é musicoterapia? Trata-se de um híbrido entre arte e
saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além
disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus
pacientes. Pode ser utilizado em qualquer área
que haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida
de prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida. Além disso, existe a musicoterapia
comunitária, ou social, que visa emponderar grupos e possibilitar o
engajamento e organização necessários para que os indivíduos do grupo tenham
plenas capacidades de enfrentar os desafios comuns da vida em sociedade. Segundo a Federação Mundial de
Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e
restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma
melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor
qualidade de vida”.
Como a Música Age no Cérebro Um estudo publicado em 2014 analisou como
o cérebro funciona quando sob influência de música. Nesse estudo, os pesquisadores
colocaram músicos de jazz para tocar seus instrumentos enquanto faziam uma
ressonância magnética do cérebro. Essa prática serviu para averiguar quais
partes do cérebro se acendiam quando os músicos estavam tocando. Além de se constatar que todas aquelas
regiões foram de fato ativadas, os pesquisadores pediram que os músicos
improvisassem em conjunto. Isso possibilitou a constatação de que o cérebro,
quando estamos improvisando uma música em conjunto, funciona de uma maneira
muito similar a quando estamos conversando oralmente com outra pessoa. Essa descoberta serve de respaldo para
musicoterapia e seus benefícios para processos comunicativos, visto que as
mesmas áreas de comunicação se acendem tanto quando estamos conversando como
quando estamos tocando algum instrumento com outra pessoa. Além disso, a música ativa diversas
regiões do cérebro responsáveis pela memória, como o hipocampo. Isso faz com
que ela possa ser utilizada de forma terapêutica em pacientes que sofrem com
doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Atividade pratica e diversão Uma
sugestão de atividade é uma brincadeira clássica envolvendo música e
movimento. Se chama “Stop”. Então vamos lá; Vamos envolver todos os alunos! O
condutor da brincadeira prepara o ambiente, deixando-o mais livre possível,
sem risco de acidentes, e coloca uma música para tocar. Os
participantes dançam e se movimentam livremente. Quando o condutor pausar a
música, todos devem “congelar”, “paralisar”. Assim que a música voltar, todos seguem na
dança. Uma variação pode ser a do “Vivo ou Morto”.
A depender das condições da pessoa, ela
deita quando a música parar, e se levanta quando a música voltar. Após a
atividade do vivo ou morto proponha um momento de relaxamento,sugira a turma
que sentem e fechem os olhos e preste bastante atenção a música que será
tocada. Link: https://www.youtube.com/watch?v=RQuX0B0-AwQ Hallelujah -
Instrumental (Cover) | Piano Violin Cello
APLICANDO
CONHECIMENTO 1)
Você
gosta de ouvir música? Quais instrumentos se destacam na música que voê
acabou de ouvir? 2)
De
acordo com o texto para que serve a musicoterapia? 3)
Você
acha que a música promove relaxamento, e estimula os sentidos? Ao ouvir a
música você sentiu -se relaxado? 2ª AULA: História
da Música ATIVIDADE 2- Como o homem da pré-história começou a
fazer música? 3- Defina como era a música em: ·
Roma
– ·
Egito
– ·
África
– 4 – No Brasil a influência musical veio de: a) (
) Itamaraju b) ( ) Roma
c) ( ) Portugal d) Porto Seguro 5 – Faça uma pesquisa sobre a carreira de
Chiquinha Gonzaga 3ª AULA: A música é um dos elementos mais importantes das artes, visto que sua
origem nos leva aos tempos mais antigos da humanidade. As primeiras
civilizações já usavam a música em suas festas, em seus eventos religiosos e
culturais. A música é considerada a sucessão de sons e silêncio em um
determinado período de tempo. Hoje, a manifestação artística através da
música possui uma extrema importância na vida do homem. Ela está presente ao
nosso redor e sempre vamos identificá-la em nossas vidas: toques de
celulares, sons do computador, propagandas de TV, teatros, dentre outros.
ATIVIDADE 1-
Qual o significado da palavra música? 2-
Para você, por que a música é importante
para a humanidade? 3-
A música está presente em nossas vidas.
Como podemos identificá-la? 4-
O que é musicoterapia? 5-
Onde usamos musicoterapia? 6-
Como é a reação do celebro com
a musicoterapia? 4ª AULA: Criar,
combinar e integrar expressões sonoras
SOM Você já observou os sons à sua volta? Eles
são fortes ou fracos? São agudos ou graves? São agradáveis? O som é um fenômeno
acústico. São ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer,
transmitida por meio (gasoso, sólido ou líquido) de propagação de frequências
regulares ou não. Que são captadas
pelos nossos ouvidos e interpretadas pelo nosso cérebro. Os sons são
produzidos por vibrações. Quando agitamos ou
tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando
ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa propagação é
semelhante as ondulações que se formam na água de um lago quando jogamos uma pequena
pedra. Você percebe os sons
característicos de certos ambientes? Existem vários tipos de sons. Podemos percebê-los
e registrá-los. Os sons podem ser
classificados com base no estudo de características das fontes sonoras. Durante nossa vida,
temos experiências com inúmeras sonoridades diferentes. Com o tempo, criamos uma
espécie de memória sonora É por essa razão que
aprendemos a reconhecer os sons, seja a voz de uma pessoa ou o ruído de um carro ou de um lugar.
Assim, aprendemos a perceber parâmetros sonoros que são classificados, de
modo geral, em: timbre, intensidade, altura e duração. A música é formada
por três elementos: ritmo, harmonia e melodia. As notas formam a melodia, o
ritmo é que ordenará essa melodia no compasso, o compositor harmonizará todos
esses elementos e pensará nos instrumentos que tocarão essa música. Tudo deve
combinar e fazer sentido ao ouvido. Na música, até as pausas são importantes,
pois elas contribuem para a composição musical. Responda 1- O que é o som? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2- Como são produzidos os sons? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3- Quantos são os
elementos formadores do som? E quais são eles? ________________________________________________________________________________ 4-
Ouvir, cantar e desenhar; Ouça
sua música preferida.Faça desenhos enquanto as ouve ou crie imagens para
descrever as sensações que elas lhe provocam. Veja a tabela abaixo que mostra os
elementos de uma música: Altura - é por meio da altura que podemos
distinguir um som agudo(fininho), de um som grave( grosso).A
altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas
produzem sons agudos e as vibrações lentas produzem os sons graves. As
vibrações que definem cada uma das notas musicais são: Dó - ré- mi- fá
– sol – lá – si Duração –
a duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, isto é,
se o som é curto (rápido)
ou longo (demorado). É a característica que revela o tempo de emissão de um
som, depende do
tempo que duram as vibrações do objeto que os produz. Alguns
sons possuem ressonância curta, istoé, continuam soando por um breve período
de tempo , como o
som dos tambores, e outros que permanecem soando por um período de tempo
maior. uma
grande densidade sonora. Se possível assista aos
vídeos propriedades do som(4 a12 minutos) https://youtu.be/fLMnXXUGcac https://www.youtube.com/watch?v=JcniLxce83Q ATIVIDADES 1)
Podemos definar timbre
como: 2)
Quais são os elementos
musicais? 3)
O que é intensidade
musical? 4)
Explique com suas
palavras o que é densidade? 5)
Quais são as
propriedades do som? 6)
Complete de acordo com
as informações do vídeo: a) O som é a _____ do ar que é percebido pelos
nossos _______ b) As propriedades do som são as suas _____ c) As _______ fazem a diferença entre um som e
outro d) A ______ nos faz perceber se um som é mais fraco
ou mais forte que o outro e) A propriedade que diz se o som é grave ou agudo
é a ______ 6ª AULA A
CANTORA IVONE FERREIRA – Alguns nomes, ao longo da história de
nossa cidade, ganharam destaque na cultura local. E, no cenário musical,
temos uma mulher que, por onde passa, tem representado com muito orgulho a
nossa Itamaraju, levando a sua beleza, a sua graça e o encanto do seu canto
aos ouvidos amantes da boa música. Estamos falando da Itamarajuense IVONE,
que desde muito cedo dedica-se à música, não só como interprete das grandes
vozes nacionais da MPB, mas sobretudo como uma compositora que empresta sua
voz a belas canções. É
sem dúvida uma das maiores vozes da nossa cidade. Tal reconhecimento não vem
apenas do nosso povo, mas de todos aqueles que, em outros rincões, ouviram e
ainda ouvem essa mulher cantar. Ivone, mesmo sem o apoio merecido daqueles
que deveriam valorizar os talentos de nossa terra, representou Itamaraju em
dois grandes festivais musicais, a saber, o “Canta Bahia” e o “Canta
Nordeste”, nos quais foi destaque com a canção “Cristais de hoje”. Dada
a potência de sua voz, o grande cantor e compositor “Tau Brasil”, uma das
maiores estrelas da música de raiz da MPB, a convidou para integrar o seu
projeto musical de resgate da música de raíz, denominado “Nas trilhas do
Mucuri”, e com o qual cantaram em várias cidades baianas e mineiras, a
exemplo do show de que juntos realizaram, em Itamaraju, no ano de 2012, em
pleno São João, encantando os milhares de presentes na Praça do Rotary. Atualmente,
de forma aguerrida, Ivone Ferreira leva uma vida de dedicação à família e ao
trabalho diário no comércio itamarajuense, além de se envolver com projetos
da Associação Artística e Cultural de Itamaraju (AACI), através da qual,
juntamente com outros artistas locais, tem buscado a valorização da cultura
de nossa cidade, algo que o faz sem abandonar a sua paixão pela música. Autor: Sidney Oliveira Confira
a música Cristais de Hoje: https://www.youtube.com/watch?v=hcncAfLTqGE Aprofundando no tema 1)
A história por traz da cantora Ivone
Ferreira nos faz refletir sobre o trabalho de um compositor, você considera
essa profissão importante? Por quê? 2)
Quais investimentos você considera
importante, para que a cultura musical melhorasse em sua cidade? 3)
Cite 3 artistas atuais que façam parte
do cenário musical da cidade de Itamaraju: 4)
Pesquise e escreva em seu caderno o
significado de: Ø Melodia- Ø Talentos- Ø Cultura- Ø Destaque- Ø Integrar- Ø Aguerrida- Ø Valorização- Ø Paixão- Ø Abandonar- Ø Programação- Ø Carreira- Ø Fenômeno- Ø Extinção- Ø Saudosismo- Ø Orgulho- Ø Rincões 5) Ao
ouvir a música Cristais de Hoje quais palavras lhe chamou a atenção, enumere
algumas e em seguida procure o dicionário o seu significado 7ª AULA - 1º
MOMENTO Artista da Terra – Bruno Caliman Filho de pai capixaba e mãe
baiana, Bruno Caliman, viveu parte dos primeiros anos nas cidades Marilândia
e Vila Velha (ambas no Espírito Santo) e depois viveu também na cidade baiana
Itamaraju e até que se mudou para a cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia. Sendo
compositor letrista de grandes sucessos da música brasileira em vários
gêneros musicais, como Domingo de Manhã, Locutor, Seu polícia, 24 Horas Essas
são as mais famosas, mas o talentoso Bruno, tem um histórico gigante, de
grandes sucessos. Bruno começou a compor depois
que entrou em uma banda que chamava-se Panela Puc em Itamaraju, banda que
tocava besteirol estilo Mamonas Assassinas. A banda durou até meados de 1998,
e Bruno seguiu tocando nas calçadas, barzinhos acompanhado apenas de seu fiel
escudeiro, o violão, começou a gravar também, pequenos jingles publicitários,
e de tanto ouvir que cada jingle criado deveria ser tipo um chicletinho, no
sentido de ter que grudar, nesse caso, na mente das pessoas, não teve outro
caminho, Bruno criou os sucessos que ouvimos hoje e que ficam em nossa mente.
Segundo Bruno, o início de sua carreira, coincidiu com o novo boom da música
sertaneja no Brasil, mas como sempre ouvia muito Renato Teixeira, Almir
Sater, ele acabou se identificando com essa turma. Bruno se considera um
cientista maluco, onde seu dormitório é o seu laboratório, onde ele mistura
as coisas para ver se explode, não é à toa que o artista tem músicas
classificadas até em festivais de MPB, músicas gravadas na Espanha, Argentina
e Portugal, além de trilhas sonoras de novelas. Atividade 1)Quem
é Bruno Caliman? 2)Você
já ouviu falar em Bruno Caliman, sabia que ele era um artista de nossa
cidade? 3)Você
conhece mais músicas do artista? 4)Como
iniciou a história de Bruno Caliman na
música brasileira? 5) O que o autor quer dizer nas
estrofes abaixo: a) (...) vai sentar numa cadeira de
balanço e lembrar de quando tinha 20 anos (...). b) (...) na fila de um banco um lance
assim sem graça(...). 6)Qual
o estilo das músicas de Bruno Caliman? 8ª AULA 1º MOMENTO: O USO DE DROGAS NO MEIO
ARTÍSTICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS Levantando conhecimentos prévios Você conhece MC Kevin? Você já ouviu falar do envolvimento do MC Kevin com o
uso de drogas? Você gosta das músicas de MC Kevin? Professor ideial levar uma música do autor para sala de
aula. O sucesso e morte de MC Kevin
MC
Kevin estava emplacando vários hits e tinha uma carreira promissora como
funkeiro, sendo o ano de 2018 o seu auge musical. Já
no ano de 2020, ele se envolveu com polêmicas amorosas. Seu relacionamento
com a advogada Deolane ia e voltava sendo as brigas bastante comuns. Contudo,
no ano de 2021, eles se reconciliaram e casaram. Saber
que as drogas contribuem para morte de MC Kevin não é algo surpreendente,
pois o seu uso, todos os anos, contribui para diversos acidentes todos os
anos. No
entanto, a notícia da sua morte foi um grande choque, e o início do inquérito
teve poucas respostas. Dessa
forma, no ato, a perícia técnica começou com os depoimentos dos presentes no
dia do acidente e dos telefones apreendidos. Mas,
em uma investigação, no final de semana, o cantor usou uma grande quantidade
de diversas substâncias, como álcool, maconha e outras drogas sintéticas. Sua
esposa, em um depoimento, afirmou que estava cansada e chateada no momento em
que voltou para o quarto do hotel para descansar. Nesse
momento, o cantor não parava de ligar para que ela voltasse à praia. Contudo,
Deolane não queria voltar. Ao ser questionada por Lucas sobre onde Kevin
estava, ela disse não saber. Depois,
Lucas foi ao quarto de Deolane com MC Bruninho falando que o artista se jogou
do 5º andar. A esposa de Kevin tentou o ver enquanto estava no chão, mas os
amigos não deixaram. Todas as pessoas na sala estavam muito nervosas, com a
mão em sua cabeça, andando de um lado para o outro e gritando. Depois,
a história veio à tona: MC VK foi acompanhado ao hotel com uma mulher chamada
Bianca, que Kevin resolveu ir também. Por
fim, quando alguém bate na porta, Kevin se assusta, achando que era sua
esposa Deolane, pulando para a sacada, momento em que a tragédia acontece. Drogas e álcool Kevin
havia feito um show não aprovado em uma mansão no Rio de Janeiro, de acordo
com os depoimentos para a polícia e vazados pela imprensa, MC Kevin e os
integrantes da festa estavam em um final de semana cheio de álcool, maconha e MD. Portanto,
isso é outro fator que indica que drogas contribuem para morte de MC Kevin. Efeitos
do Ecstasy no corpo humano
Os
efeitos de qualquer droga, assim como o ecstasy, variam de pessoa para
pessoa. Dessa forma, como o ecstasy afeta uma pessoa depende de muitas coisas,
incluindo seu tamanho, peso e saúde, também se a pessoa está acostumada a
tomá-lo e se outras drogas são tomadas ao mesmo tempo. Os efeitos de qualquer
droga também dependem da quantidade tomada. Além disso, os efeitos do ecstasy podem começar a ser sentidos dentro
de 20 minutos a 1 hora depois que uma pílula de ecstasy foi engolida e pode
durar aproximadamente 6 horas. Por fim, período de tempo que podem ligar que drogas contribuem para
morte de MC Kevin. 2º MOMENTO Após a leitura do texto faça o momento de discussão e
conscientização com os alunos. Como sugestão para aprofundar o conhecimentos proponha
aos alunos uma confecção de um cartaz,que possa alertar os jovens quanto ao
uso de drogas. ATIVIDADE SOBRE O QUE ESTUDAMOS AGORA QUE VOCÊ JÁ
APRENDEU TODOS OS ELEMENTOS MUSICAIS VAMOS TRABALHAR NA CRIAÇÃO DE UMA MÚSICA
TEMA DIGA NÃO AS DROGAS EM GRUPOS OU DUPLA,
CRIE UMA MÚSICA OU UMA PARÓDIA QUE FAÇA UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE DROGAS. Atividade: a)
Escolher os três melhores poemas ou paródia da sala b)
Apresentar para as outras turmas no pátio da escola. Só ideias para melhor conscientizar os nossos
adolescentes. Pode
ter premiação.(
Fica a critério de cada professor) Fontes de Pesquisa: https://youtu.be/fLMnXXUGcac https://www.youtube.com/watch?v=JcniLxce83Q https://www.portalescolar.net/2014/01/atividades-de-arte-6-ano-exercicios.html?m=1 https://www.youtube.com/watch?v=PZxUd4XYGkc&ab_channel=MariaGad%C3%BA https://www.instagram.com/reel/CS7LWnkHsQY/?utm_medium=share_sheet https://www.youtube.com/watch?v=6KIWBkAikGs&ab_channel=FitDanceKids%26Teen |
RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; (x
) Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (
) Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário