5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema
Intercurricular: Sustentabilidade no
sentido mais significativo: Amor à vida, por todas as formas de vida e para
vida(A Arte
da Fotografia/ História
do Cinema) Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência
e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto
do conhecimento: Contextos e Práticas, Sistema de
Linguagem, Matrizes Estéticas e Cultural, Processos de Criação. |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano:
6º e 7º Período:29/05 a 23/06/2023 Aulas: 09 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR02) Pesquisar e
analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no
espaço. (EF69AR03) Analisar
situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens
audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros,
ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais
etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. (EF69AR031)
Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões de vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF1505HI06)
consiste em: Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no
processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e
culturais atribuídos a elas. (EF1504HI02)
- Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os
sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo,
desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). (EF15AR87BA)
Perceber
e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de investigação e
manipulação de matéria (materiais: tinta, argila, sucata, cola, materiais
naturais, etc e meios, tela, papel, tecido, madeira, aço, etc.) (EF15AR06BA)
Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos
plurais. (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR35)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. (EF15AR26) Explorar
diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos
eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos
processos de criação artística. (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais,
instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Experimentar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
1º AULA 1º Momento: Levantamento
dos conhecimentos prévios 1) Você sabe fazer self? 2) Você sabe o que é autorretrato? 3) Você tem fotografias de quando
era bebê? Professor peça para os alunos assistirem o
vídeo que fala sobre a história da câmera fotográfica Vídeo: https://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/ acessado em 16/05/2023 HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA Professor trabalhe a reescrita do texto. Esse
texto é ideal para trabalhar a pontuação e os parágrafos. É muito gostoso pegar um álbum de fotografias e relembrar daquele
passeio gostoso, da festa de aniversário, ou da apresentação de teatro na
escola, não é mesmo? É claro que hoje existem as máquinas digitais e tudo
pode ficar guardado no computador, mas muitas pessoas ainda preferem imprimir
as fotos e montar álbuns, colocar em murais ou porta-retratos, pois fica mais
fácil de ver e lembrar Mas nem sempre foi fácil assim tirar uma foto e já colocar em um álbum
ou porta-retratos. É o que vamos ficar sabendo através da história da
fotografia. História da Fotografia A invenção da máquina fotográfica e fotografia não é mérito de uma
única pessoa, mas sim de uma série de descobertas e invenções atribuídas a
várias pessoas. A câmera escura foi a primeira invenção
significativa anterior à máquina fotográfica. Ela tem como princípio básico a
passagem de luz através de um pequeno orifício. A primeira imagem registrada
foi mérito do francês Niépce que utilizou o betume branco, tipo de derivado
do petróleo, como forma de registro. Ele chamou esse processo de heliografia. Depois disso, os aperfeiçoamentos nos processos não demoraram: surgiu
o daguerreótipo, processo mais perfeito para fotografar
que já existiu, mas não conseguia fazer cópias, por isso o físico inglês
William Talbot já tratou de desenvolver o processo negativo/positivo,
que é usado ainda hoje; em seguida surgiram os filmes ,
que precisavam ser revelados até surgirem as máquinas fotográficas
digitais , que dispensam qualquer um desses recursos. 2º Momento: Atividade 1)
Por quem foi
retratado a primeira fotografia? 2)
O que foi a
câmera escura? 3)
Desenha e pinte a
câmera fotográfica abaixo: 2ºAULA 1º Momento: Autorretrato - breve explicação Dá-se o nome de autorretrato, quando o
retratista procura descrever o seu aspeto e o seu caráter, revelando o que
captou da expressão mais profunda de si mesmo. O autorretrato constitui um
exercício que permite revelar traços do criador artista. O mestre da pintura
holandesa Rembrandt (1606-1669), através dos seus autorretratos, permite, por
exemplo, conhecer o percurso da sua vida, desde a juventude à velhice,
mostrando-nos o homem de vontade indomável, mas solitário. No autorretrato, o artista procura mostra-se
(ou descobrir-se) de uma forma mais nítida, mais verdadeira e pode mesmo não
gostar daquilo que vê, pode não aprovar, e, por isso, pode modificar a imagem
que de si encontrou. Assim, um autorretrato é um retrato, uma
imagem, que o artista se faz de si mesmo. Muito usado na pintura, na
literatura ou na escultura, o autorretrato nem sempre representa a imagem
real da pessoa, mas sim como o artista se vê: aceita e assume ou tenta mudar
e isso depende de cada pessoa ou mesmo de cada momento. Alguns artistas afirmam que existe sempre
algum temor em cada autorretrato, pintura, fotografia ou escultura. Teme-se a
análise introspectiva, teme-se o conhecimento que ultrapasse a barreira da
fantasia, que faça desmoronar um ideal. Como não é um desafio fácil para o
artista, ele tende a esconder alguns traços físicos ou psicológicos. 2º
Momento: Atividade: 1) Agora é a sua vez. Faça o seu
autorretrato em seu caderno ou folha sulfite, seguindo as orientações abaixo.
O desenho não poderá ser muito pequeno, tem que ter mais ou menos a medida da
palma da mão. Segue
as orientações para se fazer um autorretrato: 1º Modelo: Autorretrato Maluco Você irá
usar recortes de revistas diversas, para fazer as partes do seu rosto.
Recorte orelhas, nariz, boca, olhos e monte um desenho com o formato do seu
rosto. Dê uma olhadinha nos modelos abaixo para você se inspirar um
pouquinho. 3ª AULA 1º Momento:
O fotógrafo
Um jovem coala trabalhava como fotógrafo
independente. Ele gostava muito do que fazia, mas como ganhava pouco,
quase não conseguia sustentar sua família. Por isso, pensava até em
mudar de profissão. Procurou emprego em um escritório de contabilidade e
trabalhou com muito afinco. Depois de alguns anos, já havia conseguido reunir
algumas economias. — Com esse dinheiro, já posso montar um pequeno estúdio
de fotografia, que me dê o suficiente para viver! — Pensava ele, contente
pelo esforço realizado. O coala voltou a exercer a sua vocação, e
desta vez não teve dificuldades financeiras, pois seu estúdio estava
funcionando melhor do que ele próprio havia imaginado. Quem sabe sacrificar-se
por um ideal, acaba por vê-lo realizado. 2º
Momento: Questões
1 – Segundo o narrador da história, o jovem coala “pensava até em
mudar de profissão”, porque:
( ) “trabalhava como fotógrafo
independente”. ( ) “gostava muito do que fazia”. ( ) “ganhava pouco, quase não
conseguia sustentar sua família.” 2 – Na parte “— Com esse dinheiro, já posso montar um
pequeno estúdio de fotografia […]”, o travessão: ( ) anuncia a fala do jovem
coala. ( ) marca o começo da fala do jovem
coala. ( ) sinaliza uma pausa na fala
do jovem coala. 3 – Releia este fragmento do texto: “Quem sabe sacrificar-se por um ideal, acaba por vê-lo
realizado.” Com suas palavras explique o que ele quer
dizer com esse fragmento de texto? 4ª AULA 1º
Momento: Construindo
uma câmera fotográfica Professor,
assista ao vídeo, faça um exemplo para mostrar aos alunos e se possível
apresente o vídeo em sala para facilitar a produção das câmeras. Link
do vídeo: (862)
Como fazer uma câmera de papel - YouTube Acessado em
16/05/2023 Em
seguida construa com a turma uma câmera fotográfica rústica com caixa de
papelão. 5° AULA Tema
Intercurricular: As diversas
facetas do Consumo (História do Cinema) 1º Momento: Levantando
conhecimentos prévios.
HISTÓRIA
DO CINEMA
Ø Você já foi a um cinema? Ø Descreva o que você sabe sobre o
cinema: O
cinema está presente nos mais diferentes países e as histórias são contadas
em praticamente todas as línguas. O cinema é expressão de um povo
imortalizada na tela. Através dele, conhecemos os costumes e a cultura de
povos que provavelmente jamais teríamos a oportunidade de conhecer de perto. No
início do cinema, os filmes eram acompanhados por música ao vivo e os atores
dublavam o filme por trás da tela. Cinema
é arte. Como toda a arte, ele está à frente do seu tempo. E os verdadeiros
artistas constrõem sua própria arte. Ele está em constante transformação
assim como o próprio homem. É o cinema se transformando e contando a história
dessa transformação. 2º Momento
Atividade 1) De
acordo com o texto o que é cinema? 2) Como
eram os filmes no início do cinema? 3º Momento: Continuação
O CINEMA Uma das tecnologias mais incríveis da
nossa história é a possibilidade de deter imagens, diferente da fotografia
que é apenas uma imagem, a filmagem consegue captar em média de 30
fotografias por segundo, e é isso que gera o movimento ao apreciarmos um
vídeo. Quando você vê um filme de um cavalo correndo, por exemplo, na
realidade é apresentação sucessiva de fotografias paradas. Elas se sucedem,
uma à outra, tão rapidamente que os seus olhos não podem separar cada imagem
da próxima, desta forma, o animal parece mover-se. Esse é o princípio básico
do cinema e também das animações que estão nos sites, nas televisões e nas
propagandas. Essa imagem-movimento só foi possível em 1889 com a invenção do
cinetoscópio. A partir dessa criação, na década seguinte, ocorreu o
desenvolvimento do cinema como conhecemos hoje. Em
1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière apresentaram o filme “A Chegada do
Trem na Estação”. A primeira exibição foi tão impactante que os espectadores
acreditaram que a locomotiva iria atropelá-los. Foi nessa época que nascia o
cinema. 6°AULA 1º
Momento: UM MUNDO EM PRETO
E BRANCO Em 1902 foi exibido
o filme “ Viagem à lua”. Daí em diante, esse evento conquistou milhares de
fãs em todo o mundo. Os filmes eram produzidos em preto e branco e as falas
dos atores diversas vezes foram colocadas em legendas para que o público
compreendesse a história. Todavia, contra toda a tecnologia que se apresentou
rapidamente, um dos maiores gênios do cinema jamais precisou de uma única
palavra para se expressar: Charlie Chaplin. No início do cinema, os filmes eram
acompanhados por música ao vivo. Grandes orquestras acompanhavam as
exibições. Em outros casos, atores dublavam o filme por trás da tela. Quando
em 6 de outubro de 1927 foi exibido “ O cantor de jazz” o cinema jamais seria
o mesmo. O som chegou definitivamente às telas e as estrelas do cinema mudo
não resistiram a essa tecnologia. O público rendeu-se ao som e Hollywood
tornou-se o maior centro de produção de filmes do mundo. Musicais invadiram
as telas onde o som era a própria estrela. E em 1935 mais uma novidade: a
cor. Agora o cinema já tinha som e cor, logo, não havia mais limites para a
imaginação do cineasta.
O CINEMA NO MUNDO O cinema está
presente nos mais diferentes países e as histórias são contadas em praticamente
todas as línguas. Com maior ou menor grau de profissionalismo, o cinema é a
expressão de um povo imortalizada na tela. Através dele, conhecemos os
costumes e a cultura de povos que provavelmente jamais teríamos a
oportunidade de conhecer de perto.
O CINEMA NO BRASIL A primeira exibição
no Brasil aconteceu em 1896, no Rio de Janeiro. Todos os filmes eram
documentais. Mas o passo decisivo para o desenvolvimento do cinema nacional
veio quando os imigrantes italianos chegaram a São Paulo. Eles acabariam
tomando conta do mercado nos próximos 30 anos. Texto: Tudo Sala
de Aula, 2021 2ºMomento: ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ
APRENDEU 1. Sobre o cinema,
assinale a alternativa FALSA. a) O cinema é uma
expressão artística e cultural de um povo. b) A movimentação é
o princípio básico do cinema. c) O filme é uma
sucessão de fotografias em movimentos. d) As animações
também fazem parte da cultura cinematográfica. 2. Como podemos
definir a filmagem cinematográfica? 3. Qual foi a importante invenção que
possibilitou o desenvolvimento do cinema no mundo? 4. Quais eram as características dos
filmes logo no início do cinema? 5. A implementação
de áudio nos filmes foi um desafio para os produtores do cinema, todavia, o
mundo apreciou um grande artista na história do cinema que conseguiu
interpretar narrativas sem a necessidade de falar uma palavra. Quem foi esse
ator e compositor? 7º AULA 1º Momento: MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA INTEGRANTES
DA PRODUÇÃO DE UM FILME: 1-DIRETOR:
manda no filme junto com o produtor, toma decisões, dirigir os atores,
definir iluminação, cenário, as posições das câmeras, roupas, etc. 2-DIRETOR
DE FOTOGRAFIA: Transformar o roteiro em imagens e cuidar da estética do
filme. Definirá luzes, cores, enquadramentos e ângulos que irão compor a
imagem. 3-PRODUTOR:
garante que a produção de um filme aconteça, tem a obrigação de se preocupar
com os gastos de uma produção, tem o poder de vetar ações do diretor.
Produtor manda mais que o diretor. Quando um filme ganha um Oscar, quem
recebe o prêmio é o produtor. 4-DIRETOR
DE ARTE: Consepção visual do filme, coordena os cenógrafos, figurinistas,
maquiadores e, principalmente a ambientação. 5-PRODUTOR
EXECUTIVO: trabalho voltado para a área administrativa, é quem faz a captação
dos recursos financeiros e os supervisiona, estabelece o orçamento. Ele é
quem se esforça para que o dinheiro seja o bastante. 6-ROTEIRISTA:
Escreve o roteiro ( a história do filme), tem
que descrever tudo com os maiores detalhes possíveis para o diretor
conseguir transformar o texto em imagens fielmente ao que está escrito. 7-FOQUISTA:
responsável por cuidar do foco e do zoom. 8-CONTINUÍSTA:
Anotador. Cuida dos detalhes da cena e do personagem. 9-MAQUINISTA:
É responsável pelas maquinarias do set de filmagem. 10-PRODUTOR
DE ELENCO: fazer teste com os atores, para saber se ele é ou não apto para a
produção. Cuida da parte contratual com os atores e seus agentes. 2º Momento: RELACIONE O
PAPEL DE CADA INTEGRANTE DE UM FILME: ( ) Manda no filme
( ) Transforma o roteiro em imagens ( ) Toma decisões
( ) Cuida da estética do filme ( ) Define iluminação
( ) Define luzes, cores ( ) define cenário
( ) Define enquadramentos e ângulos ( ) Dirigir os atores ( )
Garante a produção de um filme ( ) Define as posições da câmeras ( )
Se preocupa com os gastos de uma produção ( ) define roupas
( ) pode vetar ações do diretor ( ) Manda mais que o diretor ( )
Recebe os prêmios pelo filme ( ) Coordena os cenógrafos ( )
Coordena os figurinistas ( ) Coordena os maquiadores ( ) Coordena a ambientação ( ) Área administrativa ( )
Captação dos recursos financeiros ( ) Supervisiona e estabelece o orçamento ( )
Escreve o roteiro ( ) Escreve a história do filme ( ) Descrever tudo com os maiores detalhes
possíveis ( ) Cuida do foco
( )
Cuida do zoom ( ) Anotador (
) Cuida dos detalhes da cena do personagem ( ) Cuida das maquinarias do Set de
filmagem ( )
Cuida de fazer testes com os atores ( ) Analisa se o ator é ou não apto para a
produção ( ) Cuida da parte
contratual dos atores 8°AULA 1º Momento: Diretor
Cinematográfico • O diretor brasileiro Jeferson De se
incomodou com a forma como o negro sempre foi retratado no cinema nacional. • Para tentar romper os estereótipos, ele e
mais 13 cineastas lançaram em 2000, o manifesto chamado “Dogma feijoada”, que
propôs sete mandamentos para a produção do cinema negro do Brasil. 2º
Momento: Pesquise sobre os sete mandamentos do manifesto chamado
Dogma Feijoada. 3º Momento: Professor, produza com os alunos
cartazes em formato de filme fotográfico contendo fotos tiradas pelos
próprios alunos. Segue sugestão de
cartaz 4º Momento: Responda as questões e socialize com a
turma 1 - Qual o papel e
importância da tecnologia na sua vida? 2 - Como você
reflete sobre as imagens no mundo digital? 3 - Como você
percebe a narrativa de uma história transformada em filme? 4 - Como você
percebe a acessibilidade no meio audiovisual? 5 - Você produz vídeos para as redes sociais? 9ªAULA 1ºMomento: FILME: AGENTE 0 GATO BAIXE O
FILME NO YOU TUBE https://www.youtube.com/watch?v=LPHrpZfNGbQ 2º Momento: ATIVIDADE
1) O que mais chamou atenção no
filme? 2) Quem é o personagem principal
do filme? E qual sua missão no filme? 3) A quem a personagem principal
se une para consegui sua missão? 4) Quem é o vilão do filme? 5) Fale sobre as características
dos animais do filme: 6) Descreva o uso da cor no filme.
Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? 7) Qual o seu personagem favorito no filme? Por
quê? 8) Você assimilou/aprendeu alguma
coisa com este filme? O que? 9) Responda a ficha técnica do
filme: Título
do filme:_________________________________________________ Atores principais:_______________________________________________ Direção:_______________________ Produção:_______________________ Ano:__________________________ Duração:________________________ Temas abordados: ( ) Culturais ( ) Científicos ( ) Políticos ( ) Religiosos ( )
Psicológicos ( ) Outros:__________________, __________________
,________________ Gênero do filme: ( ) Histórico ( )
Comédia ( ) Ficção
( ) Romance ( )
Animação ( ) Documentário ( ) Drama (
) Suspense ( ) Ação
( ) Outros 1)
Relacione as contribuições do filme para sua vida: Fontes: (862)
Como fazer uma câmera de papel - YouTube Acessado em
16/05/2023 https://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/ acessado em 16/05/2023 Apostila Cinema Transforme
Ação (Acesso em 18/05/2023) |
AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( )
( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
Referências: |
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