5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6º ANO 2023

 

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: Sustentabilidade no sentido mais significativo: Amor à vida, por todas as formas de vida e para vida(A Arte da Fotografia/

História do Cinema)

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Sistema de Linguagem, Matrizes Estéticas e Cultural, Processos de Criação.

Unidade Temática: Artes Visuais          Ano:  6º e 7º        Período:29/05 a 23/06/2023      Aulas: 09

HABILIDADES

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR031) Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões de vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF1505HI06) consiste em: Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

(EF1504HI02) - Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

(EF15AR87BA) Perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de investigação e manipulação de matéria (materiais: tinta, argila, sucata, cola, materiais naturais, etc e meios, tela, papel, tecido, madeira, aço, etc.)

(EF15AR06BA) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística. 

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1º AULA

1º Momento:

 

Levantamento dos conhecimentos prévios

1)      Você sabe fazer self?

2)      Você sabe o que é autorretrato?

3)      Você tem fotografias de quando era bebê?

 

Professor peça para os alunos assistirem o vídeo que fala sobre a história da câmera fotográfica

Vídeo: https://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/  acessado em 16/05/2023

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA

Professor trabalhe a reescrita do texto. Esse texto é ideal para trabalhar a pontuação e os parágrafos.

 

É muito gostoso pegar um álbum de fotografias e relembrar daquele passeio gostoso, da festa de aniversário, ou da apresentação de teatro na escola, não é mesmo? É claro que hoje existem as máquinas digitais e tudo pode ficar guardado no computador, mas muitas pessoas ainda preferem imprimir as fotos e montar álbuns, colocar em murais ou porta-retratos, pois fica mais fácil de ver e lembrar

Mas nem sempre foi fácil assim tirar uma foto e já colocar em um álbum ou porta-retratos. É o que vamos ficar sabendo através da história da fotografia.

História da Fotografia

A invenção da máquina fotográfica e fotografia não é mérito de uma única pessoa, mas sim de uma série de descobertas e invenções atribuídas a várias pessoas.

câmera escura foi a primeira invenção significativa anterior à máquina fotográfica. Ela tem como princípio básico a passagem de luz através de um pequeno orifício.

primeira imagem registrada foi mérito do francês Niépce que utilizou o betume branco, tipo de derivado do petróleo, como forma de registro. Ele chamou esse processo de heliografia.

Depois disso, os aperfeiçoamentos nos processos não demoraram: surgiu o daguerreótipo, processo mais perfeito para fotografar que já existiu, mas não conseguia fazer cópias, por isso o físico inglês William Talbot já tratou de desenvolver o processo negativo/positivo, que é usado ainda hoje; em seguida surgiram os filmes , que precisavam ser revelados até surgirem as máquinas fotográficas digitais , que dispensam qualquer um desses recursos.

 

2º Momento:                                                          Atividade

1)      Por quem foi retratado a primeira fotografia?

2)      O que foi a câmera escura?

3)      Desenha e pinte a câmera fotográfica abaixo:

2ºAULA

1º Momento:

Autorretrato - breve explicação

 Dá-se o nome de autorretrato, quando o retratista procura descrever o seu aspeto e o seu caráter, revelando o que captou da expressão mais profunda de si mesmo. O autorretrato constitui um exercício que permite revelar traços do criador artista. O mestre da pintura holandesa Rembrandt (1606-1669), através dos seus autorretratos, permite, por exemplo, conhecer o percurso da sua vida, desde a juventude à velhice, mostrando-nos o homem de vontade indomável, mas solitário.

 No autorretrato, o artista procura mostra-se (ou descobrir-se) de uma forma mais nítida, mais verdadeira e pode mesmo não gostar daquilo que vê, pode não aprovar, e, por isso, pode modificar a imagem que de si encontrou.

 Assim, um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista se faz de si mesmo. Muito usado na pintura, na literatura ou na escultura, o autorretrato nem sempre representa a imagem real da pessoa, mas sim como o artista se vê: aceita e assume ou tenta mudar e isso depende de cada pessoa ou mesmo de cada momento. 

 Alguns artistas afirmam que existe sempre algum temor em cada autorretrato, pintura, fotografia ou escultura. Teme-se a análise introspectiva, teme-se o conhecimento que ultrapasse a barreira da fantasia, que faça desmoronar um ideal. Como não é um desafio fácil para o artista, ele tende a esconder alguns traços físicos ou psicológicos.

 

2º Momento:                                                         Atividade:

 

1)      Agora é a sua vez. Faça o seu autorretrato em seu caderno ou folha sulfite, seguindo as orientações abaixo. O desenho não poderá ser muito pequeno, tem que ter mais ou menos a medida da palma da mão. 

Segue as orientações para se fazer um autorretrato:

1º Modelo: Autorretrato Maluco Você irá usar recortes de revistas diversas, para fazer as partes do seu rosto. Recorte orelhas, nariz, boca, olhos e monte um desenho com o formato do seu rosto. Dê uma olhadinha nos modelos abaixo para você se inspirar um pouquinho.

 

 

3ª AULA

1º Momento:

                                                                   O fotógrafo

    Um jovem coala trabalhava como fotógrafo independente.  Ele gostava muito do que fazia, mas como ganhava pouco, quase não conseguia sustentar sua família.  Por isso, pensava até em mudar de profissão. Procurou emprego em um escritório de contabilidade e trabalhou com muito afinco. Depois de alguns anos, já havia conseguido reunir algumas economias.

— Com esse dinheiro, já posso montar um pequeno estúdio de fotografia, que me dê o suficiente para viver! — Pensava ele, contente pelo esforço realizado.

    O coala voltou a exercer a sua vocação, e desta vez não teve dificuldades financeiras, pois seu estúdio estava funcionando melhor do que ele próprio havia imaginado. Quem sabe sacrificar-se por um ideal, acaba por vê-lo realizado.

2º Momento: Questões

1 – Segundo o narrador da história, o jovem coala “pensava até em mudar de profissão”, porque:

(     ) “trabalhava como fotógrafo independente”.

(     ) “gostava muito do que fazia”.

(     ) “ganhava pouco, quase não conseguia sustentar sua família.”

2 – Na parte “— Com esse dinheiro, já posso montar um pequeno estúdio de fotografia […]”, o travessão:

(     ) anuncia a fala do jovem coala.

(     ) marca o começo da fala do jovem coala.

(     ) sinaliza uma pausa na fala do jovem coala. 

3 – Releia este fragmento do texto:

 “Quem sabe sacrificar-se por um ideal, acaba por vê-lo realizado.” Com suas palavras explique o que ele quer dizer com esse fragmento de texto?

 

4ª AULA

1º Momento:  Construindo uma câmera fotográfica

                        

Professor, assista ao vídeo, faça um exemplo para mostrar aos alunos e se possível apresente o vídeo em sala para facilitar a produção das câmeras.

Link do vídeo: (862) Como fazer uma câmera de papel - YouTube Acessado em 16/05/2023

Em seguida construa com a turma uma câmera fotográfica rústica com caixa de papelão.

5° AULA

Tema Intercurricular: As diversas facetas do Consumo (História do Cinema)

1º Momento: Levantando conhecimentos prévios.  

                                  

                                                      HISTÓRIA DO CINEMA

                     

                                  

Ø  Você já foi a um cinema?

Ø  Descreva o que você sabe sobre o cinema:

 

O cinema está presente nos mais diferentes países e as histórias são contadas em praticamente todas as línguas. O cinema é expressão de um povo imortalizada na tela. Através dele, conhecemos os costumes e a cultura de povos que provavelmente jamais teríamos a oportunidade de conhecer de perto.

No início do cinema, os filmes eram acompanhados por música ao vivo e os atores dublavam o filme por trás da tela.

Cinema é arte. Como toda a arte, ele está à frente do seu tempo. E os verdadeiros artistas constrõem sua própria arte. Ele está em constante transformação assim como o próprio homem. É o cinema se transformando e contando a história dessa transformação.

 

2º Momento                                        Atividade

 

1)      De acordo com o texto o que é cinema?

2)      Como eram os filmes no início do cinema?

 

3º Momento:  Continuação          

                                                                      O CINEMA

Uma das tecnologias mais incríveis da nossa história é a possibilidade de deter imagens, diferente da fotografia que é apenas uma imagem, a filmagem consegue captar em média de 30 fotografias por segundo, e é isso que gera o movimento ao apreciarmos um vídeo. Quando você vê um filme de um cavalo correndo, por exemplo, na realidade é apresentação sucessiva de fotografias paradas. Elas se sucedem, uma à outra, tão rapidamente que os seus olhos não podem separar cada imagem da próxima, desta forma, o animal parece mover-se. Esse é o princípio básico do cinema e também das animações que estão nos sites, nas televisões e nas propagandas. Essa imagem-movimento só foi possível em 1889 com a invenção do cinetoscópio. A partir dessa criação, na década seguinte, ocorreu o desenvolvimento do cinema como conhecemos hoje. Em 1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière apresentaram o filme “A Chegada do Trem na Estação”. A primeira exibição foi tão impactante que os espectadores acreditaram que a locomotiva iria atropelá-los. Foi nessa época que nascia o cinema.

6°AULA

1º Momento:                      UM MUNDO EM PRETO E BRANCO

                                 

 

Em 1902 foi exibido o filme “ Viagem à lua”. Daí em diante, esse evento conquistou milhares de fãs em todo o mundo. Os filmes eram produzidos em preto e branco e as falas dos atores diversas vezes foram colocadas em legendas para que o público compreendesse a história. Todavia, contra toda a tecnologia que se apresentou rapidamente, um dos maiores gênios do cinema jamais precisou de uma única palavra para se expressar: Charlie Chaplin. 

No início do cinema, os filmes eram acompanhados por música ao vivo. Grandes orquestras acompanhavam as exibições. Em outros casos, atores dublavam o filme por trás da tela. Quando em 6 de outubro de 1927 foi exibido “ O cantor de jazz” o cinema jamais seria o mesmo. O som chegou definitivamente às telas e as estrelas do cinema mudo não resistiram a essa tecnologia. O público rendeu-se ao som e Hollywood tornou-se o maior centro de produção de filmes do mundo. Musicais invadiram as telas onde o som era a própria estrela. E em 1935 mais uma novidade: a cor. Agora o cinema já tinha som e cor, logo, não havia mais limites para a imaginação do cineasta.                                

                                                          O CINEMA NO MUNDO

 

O cinema está presente nos mais diferentes países e as histórias são contadas em praticamente todas as línguas. Com maior ou menor grau de profissionalismo, o cinema é a expressão de um povo imortalizada na tela. Através dele, conhecemos os costumes e a cultura de povos que provavelmente jamais teríamos a oportunidade de conhecer de perto.

 

                                                      O CINEMA NO BRASIL

 

A primeira exibição no Brasil aconteceu em 1896, no Rio de Janeiro. Todos os filmes eram documentais. Mas o passo decisivo para o desenvolvimento do cinema nacional veio quando os imigrantes italianos chegaram a São Paulo. Eles acabariam tomando conta do mercado nos próximos 30 anos.

 

Texto: Tudo Sala de Aula, 2021

 

 

2ºMomento:             ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

 

1. Sobre o cinema, assinale a alternativa FALSA.

a) O cinema é uma expressão artística e cultural de um povo.

b) A movimentação é o princípio básico do cinema.

c) O filme é uma sucessão de fotografias em movimentos. 

d) As animações também fazem parte da cultura cinematográfica. 

 

2. Como podemos definir a filmagem cinematográfica?

3. Qual foi a importante invenção que possibilitou o desenvolvimento do cinema no mundo? 4. Quais eram as características dos filmes logo no início do cinema?

5. A implementação de áudio nos filmes foi um desafio para os produtores do cinema, todavia, o mundo apreciou um grande artista na história do cinema que conseguiu interpretar narrativas sem a necessidade de falar uma palavra. Quem foi esse ator e compositor?

 

7º AULA

1º Momento:                         MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA

INTEGRANTES DA PRODUÇÃO DE UM FILME:

1-DIRETOR: manda no filme junto com o produtor, toma decisões, dirigir os atores, definir iluminação, cenário, as posições das câmeras, roupas, etc.

2-DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Transformar o roteiro em imagens e cuidar da estética do filme. Definirá luzes, cores, enquadramentos e ângulos que irão compor a imagem.

3-PRODUTOR: garante que a produção de um filme aconteça, tem a obrigação de se preocupar com os gastos de uma produção, tem o poder de vetar ações do diretor. Produtor manda mais que o diretor. Quando um filme ganha um Oscar, quem recebe o prêmio é o produtor.

4-DIRETOR DE ARTE: Consepção visual do filme, coordena os cenógrafos, figurinistas, maquiadores e, principalmente a ambientação.

5-PRODUTOR EXECUTIVO: trabalho voltado para a área administrativa, é quem faz a captação dos recursos financeiros e os supervisiona, estabelece o orçamento. Ele é quem se esforça para que o dinheiro seja o bastante.

6-ROTEIRISTA: Escreve o roteiro ( a história do filme), tem  que descrever tudo com os maiores detalhes possíveis para o diretor conseguir transformar o texto em imagens fielmente ao que está escrito.

7-FOQUISTA: responsável por cuidar do foco e do zoom.

8-CONTINUÍSTA: Anotador. Cuida dos detalhes da cena e do personagem.

9-MAQUINISTA: É responsável pelas maquinarias do set de filmagem.

10-PRODUTOR DE ELENCO: fazer teste com os atores, para saber se ele é ou não apto para a produção. Cuida da parte contratual com os atores e seus agentes.

2º Momento:

RELACIONE O PAPEL DE CADA INTEGRANTE DE UM FILME:

(  ) Manda no filme                                                    (  ) Transforma o roteiro em imagens

(  ) Toma decisões                                                      (  ) Cuida da estética do filme

(  ) Define iluminação                                                (  ) Define luzes, cores

(  ) define cenário                                                       (  ) Define enquadramentos e ângulos

(  ) Dirigir os atores                                                    (  ) Garante a produção de um filme

(  ) Define as posições da câmeras                             (  ) Se preocupa com os gastos de uma produção

(  ) define roupas                                                        (  ) pode vetar ações do diretor

(  ) Manda mais que o diretor                                     (  ) Recebe os prêmios pelo filme

(  ) Coordena os cenógrafos                                       (  ) Coordena os figurinistas

(   ) Coordena os maquiadores                                   (   ) Coordena a ambientação

(   ) Área administrativa                                             (   ) Captação dos recursos financeiros

(   ) Supervisiona e estabelece o orçamento               (   ) Escreve o roteiro

(   ) Escreve a história do filme                                  (   ) Descrever tudo com os maiores detalhes possíveis

(   ) Cuida do foco                                                       (   ) Cuida do zoom

(   ) Anotador                                                              (   ) Cuida dos detalhes da cena do personagem

(   ) Cuida das maquinarias do Set de filmagem        (   ) Cuida de fazer testes com os atores

(   ) Analisa se o ator é ou não apto para a produção (   ) Cuida da parte contratual dos atores

8°AULA

1º Momento:                        Diretor Cinematográfico

                                          

      O diretor brasileiro Jeferson De se incomodou com a forma como o negro sempre foi retratado no cinema nacional.

      Para tentar romper os estereótipos, ele e mais 13 cineastas lançaram em 2000, o manifesto chamado “Dogma feijoada”, que propôs sete mandamentos para a produção do cinema negro do Brasil.

2º Momento: Pesquise sobre os sete mandamentos do manifesto chamado Dogma Feijoada.

3º Momento: Professor, produza com os alunos cartazes em formato de filme fotográfico contendo fotos tiradas pelos próprios alunos.

Segue sugestão de cartaz 

                               

4º Momento: Responda as questões e socialize com a turma

1 - Qual o papel e importância da tecnologia na sua vida?

2 - Como você reflete sobre as imagens no mundo digital?

3 - Como você percebe a narrativa de uma história transformada em filme?

4 - Como você percebe a acessibilidade no meio audiovisual?

5 - Você produz vídeos para as redes sociais?

 

9ªAULA

1ºMomento: FILME: AGENTE 0 GATO

BAIXE O FILME NO YOU TUBE https://www.youtube.com/watch?v=LPHrpZfNGbQ

2º Momento: ATIVIDADE

1)   O que mais chamou atenção no filme?

2)   Quem é o personagem principal do filme? E qual sua missão no filme?

3)   A quem a personagem principal se une para consegui sua missão?

4)   Quem é o vilão do filme?

5)   Fale sobre as características dos animais do filme:

6)   Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar?

7)    Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?

8)   Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O que?

9)   Responda a ficha técnica do filme:

Título do filme:_________________________________________________

Atores principais:_______________________________________________

Direção:_______________________ Produção:_______________________

Ano:__________________________ Duração:________________________

 

Temas abordados:

(  ) Culturais                                  (  ) Científicos                            (  ) Políticos

(  ) Religiosos                                (   ) Psicológicos                        

(  ) Outros:__________________, __________________ ,________________

 

Gênero do filme:

(  ) Histórico   (  ) Comédia   (  ) Ficção   (  ) Romance   (  ) Animação   (  ) Documentário

(  ) Drama      (  ) Suspense  (  ) Ação     (  ) Outros

 

1)        Relacione as contribuições do filme para sua vida:

 

 

 

Fontes:

(862) Como fazer uma câmera de papel - YouTube Acessado em 16/05/2023

https://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/  acessado em 16/05/2023

Apostila Cinema Transforme Ação (Acesso em 18/05/2023)

 

 

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

Referências:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário