9ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema Consciência
Negra -“Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e culturais”. (Máscaras
Africana) Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo |
Objeto do conhecimento: Matrizes Estéticas e Culturais, Contextos e Práticas, Elementos da
Linguagem |
Unidade Temática: Artes Visuais,
Artes Integradas Ano: 7º Período: 06/11 a 21/11/2023 Aulas: 05 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas
distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de
artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes
matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com
diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço. (EF69AR03) Analisar
situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens
audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros,
ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais
etc. (EF69AR05) Experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR78BA) Reconhecer, identificar e
recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico
e identitário. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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1ª AULA CONSCIÊNCIA NEGRA 1ºMomento: Influência
da cultura africana no Brasil Professor essa aula visa que os alunos pensem na
valorização da cultura afro-brasileira e promover uma reflexão sobre um
imenso universo a ser descoberto, resinificado e reapropriado pelos alunos no
dia a dia, para além da sala de aula, elucidando questões como a escravidão,
as influências africanas na constituição do povo brasileiro e o respeito às
diferenças. https://www.google.com.br/urlbrasilescola.uol.com.br/cultura-africana.Acessado
em 30/10/2023 Faça os seguintes levantamentos prévios? >O que sabem sobre a escravidão? > Se vocês vivessem no tempo da escravidão o que
fariam? > O que vocês já ouviram falar sobre a África? > Qual manifestação cultural africana você já vivenciou
no seu dia a dia? >Como você vivenciou essa manifestação? O que achou
dela? > Em sua opinião, qual é o significado da expressão
afro-brasileira? 2ºMomento: Máscaras africanas Nesta aula os alunos deverão identificar a função das máscaras na
cultura africana; e os diferentes modos de construção das máscaras africanas; Professor a aula terá início com uma roda de
conversa sobre a presença da máscara na cultura africana. Para ilustrar e
motivar o grupo o professor apresentará texto e imagens de diferentes tipos,
formas e estilos de máscaras africanas. Apresente o texto a seguir: A máscara é a forma mais conhecida da arte africana e constitui um
processo de formação muito apreciado por essa cultura. Em geral a máscara tem
um papel sagrado em sua representação. Elas podem ser criadas para garantir
boas colheitas, para identificar famílias, para cerimônias de iniciação
masculina e feminina, para casamentos, nascimentos e funerais. A linguagem da arte das máscaras só poderá ser analisada em seu
caráter universal se estivermos atentos para conhecer o contexto histórico e
sociocultural no qual cada obra de arte foi realizada. Para os africanos, uma máscara protege quem a carrega. Ela se destina
a captar a força vital de um ser humano ou de um animal. Essa energia
capitada na máscara é controlada e, posteriormente redistribuída em benefício
da coletividade. No momento da apresentação das imagens sugere-se que o professor faça
alguns questionamentos que orientem o olhar do aluno para a leitura das
imagens através de perguntas como: Ø Todas as máscaras são produzidas com uma mesma finalidade Ø Quais os materiais que fazem as máscaras? Ø Que cores estão mais presentes? 3ºMomento:
Mão na massa Professor peça aos
alunos para desenhar uma máscara e em seguida passe a lista dos materiais que
eles irão precisar para construir a máscara na próxima aula. Para construir a máscara serão necessários os seguintes
materiais: 1-
Tesoura 2-
Cola 3-
Revistas velhas
ou jornais 4-
Bexiga 5-
Tinta guache 6-
Pincel
2ª AULA 1ºMomento: Professor inicie a aula com um vídeo mostrando o passo a
passo da máscara e em seguida construa uma com os alunos. Acesse o vídeo a seguir https://youtu.be/cRC002AHJ1g
acessado em 30/10/2023: 2ºMomento: Passo a passo: 1-
Corte os jornais
em pedacinhos quadrados. 2-
Deixe os
recortes de lado e prepare a bexiga, o ideal é enchê-la de ar até que ela
fique no tamanho aproximado do rosto de quem irá utilizá-la. 3-
Com a bexiga
pronta, inicie a parte de colagem: com um pincel, passe cola em apenas um dos
lados da bexiga em seguida os quadradinhos de jornais ou revistas devem ser
colados (repetir era operação três vezes para formar camadas. 4-
Depois que o
jornal estiver seco, estoure a bexiga. 5-
Corte as sobras
de jornal ao redor da máscara para dar acabamento 6-
Recorte o lugar
dos olhos e da boca 7-
Comece a fazer a
pintura 8-
Primeiro passe
guache branco para servir de base para a máscara 9-
Desenhe com
lápis as figuras que você deseja pintar. 10- Depois pinte como você quiser. https://www.criandocomapego.com/como-fazer-uma-mascara-africana/Acessado
em 30/10/2023 Obs: Sugestão de atividades em
anexo 3ª AULA 1ºMomento:
A
valorização do ser negro e negra no Brasil Nesta
etapa propõe-se valorizar a identidade negra e combater as ações de
discriminação e preconceito. Professor
após os levantamentos prévios feitos aos alunos sugere-se a leitura do poema,
seguido de alguns questionamentos: SER NEGRO Ser
negro... Não se
resume à questão de pele. Não se
resume à questão dos cabelos crespos. Ser
negro é... Sentir-se
negro num país miscigenado Assumir
as suas raízes. Ser
negro é ter ... Coragem Atitude Ser
negro é ... Lutar
para ser igual nas diferenças. Acreditar
que não é inferior a ninguém. Ser
negro Ter
princípios. Valorizar
a beleza Ser
capaz Fazer
acontecer neste país onde pessoas ainda são influenciadas por idéias pré-concebidas. Enfim,
ser negro é ... “Ser
humano”!
Robélia
Aragão https://almapreta.com/editorias/
brasil-ser-negro-e-uma-escolha/Acessado em 20/11/20 2ºMomento: Questionamentos Ø Para você
ser negro é? O que o título desse poema lhe sugere? Ø “Sentir-se
negro num país miscigenado”. Que sentido esse trecho do poema tem para você? Ø Em sua
opinião o povo brasileiro demonstra atitudes de respeito em relação aos
afro-brasileiros? Ø A
diferença entre os povos pode levar à discriminação? Justifique sua resposta: Ø Por outro
lado as diferenças podem enriquecer as relações entre as pessoas? Como? Ø Quais são
os principais problemas enfrentados pela população negra no Brasil? Ø Qual é a
sua reação, atitude ao ouvir apelidos depreciativos ou brincadeiras, piadas
em relação às pessoas de origem africana e afro-brasileira? Ø Leia a
seguinte expressão “ A alma não tem cor, ela é colorida sim ela é multicor” O
que você acha que essas expressões querem dizer? Ø Há
igualdade de oportunidades e de tratamento entre negros e brancos no Brasil?
Justifique sua resposta: Ø Como você
age em relação ao jeito de ser e de comportar do outro? Costuma respeitar o
outro apesar das diferenças? 4ª AULA 1ºMomento: Aceite o diferente Professor o objetivo da aula consiste em
promover a reflexão sobre as construções sociais, políticas, históricas, e
culturais sobre os sentidos atribuídos ao ser negro. Romper com formas de
preconceito racial no ambiente escolar. Fomentar o exercício da alteridade e
da diversidade entre educandos (as), professores (as) e funcionários (as) das
escolas. Nesta aula iremos trabalhar um tema que
está muito na atualidade: preconceito e racismo. Sugere-se assistir o curta metragem “Vista
Minha Pele” em seguida propõe-se uma atividade de interpretação. Sinopse: Uma
divertida paródia da realidade brasileira, que serve de material básico para
discussão sobre racismo e preconceito em sala de aula. Nesta história
invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Acesse juntamente
com os alunos:https://www.youtube.com/watch?v=LWBodKwuHCMacessado
em 30/10/2023. 2ºMomento: Sugestão de atividade de
interpretação 1) Que
parte do filme mais incomodou você? Justifique sua escolha: 2)
Justifique o título do curta, relacionando-o ao seu conteúdo: 3) O que o
filme denúncia? Qual o seu objetivo? Você acha que esse objetivo foi
cumprido? Justifique sua resposta: 4) Qual a
primeira surpresa apresentada no curta? O que isso provoca? 5) O que é
"caminhar com os pés no chão"? Note que essa expressão foi bastante
explorada no curta. A solução seria mesmo está? Por quê? 6) De que
parte do curta você mais gostou? Explique sua escolha: 7) O
Brasil está mudando com relação RACISMO? Se sim, para melhor ou para pior?
Posicione-se sobre esse assunto, argumente, da melhor maneira possível, o seu
ponto de vista: 8) Até que
ponto a realização de um sonho interfere na questão das desigualdades
sociais, principalmente na racial? Explique seu raciocínio: 9) Na sua opinião, quais seriam as
principais soluções para o problema do preconceito racial em nosso país? Por
onde começar? 10) Que
mensagem o curta lhe transmitiu?
5ª AULA 1ºMomento: Consciência negra Minha consciência negra É a expansão da arte Feita por aqueles Que sentem a ancestralidade
africana Em seu âmago Todos os dias Herdada em milênios. Minha consciência negra Atravessa os horizontes, Ultrapassa as estatísticas, Vira o jogo Promovendo reparações E assumindo o que lhe é por
direito. Minha consciência negra Não depende do seu olhar, Ela advém de referências outras: Aqualtune, Dandara, Elisa, Lélia,
Beatriz, Carolina, Conceição, Hildália, Vilma Para dentro de mim, E no abraço com as irmãs Nessa luta milenar. (Ana Fátima dos Santos) 2ºMomento: 01) Justifique o título dado ao poema
acima: 02) O que significam as palavras
destacadas no texto? 03) De que maneira a consciência negra
da poeta é construída? 04) Qual a importância da enumeração
dos nomes próprios no poema? O que todas essas mulheres têm em comum? 05) Faça uma pequena pesquisa sobre
cada uma dessas mulheres citadas: ANEXOS: FONTES: 7ºano acessados em
30/11/2023 https://images.app.goo.gl/cQXkTtwi1Br9CvwX8 https://images.app.goo.gl/cQXkTtwi1Br9CvwX8 Fábio M. Júnior- Apostila
Pintart https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2023/01/atividade-sobre-o-poema-consciencia.html |
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RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( x ) Jornal; ( ) Revista; ( x ) Vídeo; ( ) Computador; (
) Jogos; (x ) Textos Informativos;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO:(
) Prova; (x ) Trabalho; ( ) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
(x) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: |
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