9ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 7ºANO 2022

 

9ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Consciência Negra -“Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais”. (Máscaras Africana)

Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo

Objeto do conhecimento: Matrizes Estéticas e Culturais,

Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas    Ano:      Período: 16/11 a 30/11/2022    Aulas: 05

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

 (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 (EF69AR78BA) Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª AULA

 CONSCIÊNCIA NEGRA

 

 

1ª Etapa: Influência da cultura africana no Brasil

Professor essa aula visa que os alunos pensem na valorização da cultura afro-brasileira e promover uma reflexão sobre um imenso universo a ser descoberto, resinificado e reapropriado pelos alunos no dia a dia, para além da sala de aula, elucidando questões como a escravidão, as influências africanas na constituição do povo brasileiro e o respeito às diferenças.

 

 

https://www.google.com.br/urlbrasilescola.uol.com.br/cultura-africana.Acessado em 26/10/2022

Faça os seguintes levantamentos prévios?

 

>O que sabem sobre a escravidão?

> Se vocês vivessem no tempo da escravidão o que fariam?

> O que vocês já ouviram falar sobre a África?

> Qual manifestação cultural africana você já vivenciou no seu dia a dia?

>Como você vivenciou essa manifestação? O que achou dela?

> Em sua opinião, qual é o significado da expressão afro-brasileira?

 

 

 

 2ª Etapa: Máscaras africanas

 

Nesta aula os alunos deverão identificar a função das máscaras na cultura africana; e os diferentes modos de construção das máscaras africanas;

 Professor a aula terá início com uma roda de conversa sobre a presença da máscara na cultura africana. Para ilustrar e motivar o grupo o professor apresentará texto e imagens de diferentes tipos, formas e estilos de máscaras africanas.

Apresente o texto a seguir:

A máscara é a forma mais conhecida da arte africana e constitui um processo de formação muito apreciado por essa cultura. Em geral a máscara tem um papel sagrado em sua representação. Elas podem ser criadas para garantir boas colheitas, para identificar famílias, para cerimônias de iniciação masculina e feminina, para casamentos, nascimentos e funerais.

A linguagem da arte das máscaras só poderá ser analisada em seu caráter universal se estivermos atentos para conhecer o contexto histórico e sociocultural no qual cada obra de arte foi realizada.

Para os africanos, uma máscara protege quem a carrega. Ela se destina a captar a força vital de um ser humano ou de um animal. Essa energia capitada na máscara é controlada e, posteriormente redistribuída em benefício da coletividade.

 

 

http://www.escritoriodearte.com/leilao/2008/setembro/http://3.bp.blogspot.com03/11/2022

 

No momento da apresentação das imagens sugere-se que o professor faça alguns questionamentos que orientem o olhar do aluno para a leitura das imagens através de perguntas como:

Ø  Todas as máscaras são produzidas com uma mesma finalidade

Ø  Quais os materiais que fazem as máscaras?

Ø  Que cores estão mais presentes?

 

3ª Etapa: Mão na massa

Professor peça aos alunos para desenhar uma máscara e em seguida passe a lista dos materiais que eles irão precisar para construir a máscara na próxima aula.

 

Para construir a máscara serão necessários os seguintes materiais:

1-      Tesoura

2-      Cola

3-      Revistas velhas ou jornais

4-      Bexiga

5-      Tinta guache

6-      Pincel

                                                                       2ª AULA

1ª Etapa: Professor inicie a aula com um vídeo mostrando o passo a passo da máscara e em seguida construa uma com os alunos.

 

Acesse o vídeo a seguir https://youtu.be/cRC002AHJ1g acessado em 26/10/2022:

 

Passo a passo:

1-      Corte os jornais em pedacinhos quadrados.

2-      Deixe os recortes de lado e prepare a bexiga, o ideal é enchê-la de ar até que ela fique no tamanho aproximado do rosto de quem irá utilizá-la.

3-      Com a bexiga pronta, inicie a parte de colagem: com um pincel, passe cola em apenas um dos lados da bexiga em seguida os quadradinhos de jornais ou revistas devem ser colados (repetir era operação três vezes para formar camadas.

4-      Depois que o jornal estiver seco, estoure a bexiga.

5-      Corte as sobras de jornal ao redor da máscara para dar acabamento

6-      Recorte o lugar dos olhos e da boca

7-      Comece a fazer a pintura

8-      Primeiro passe guache branco para servir de base para a máscara

9-      Desenhe com lápis as figuras que você deseja pintar.

10-   Depois pinte como você quiser.

2ª Etapa:

 

 

 

https://www.criandocomapego.com/como-fazer-uma-mascara-africana/Acessado em 26/10/2022

Obs: Sugestão de atividades em anexo

 

 

 

 

3ª AULA

 

1ª Etapa: A valorização do ser negro e negra no Brasil

 

Nesta etapa propõe-se valorizar a identidade negra e combater as ações de discriminação e preconceito.

Professor após os levantamentos prévios feitos aos alunos sugere-se a leitura do poema, seguido de alguns questionamentos:

SER NEGRO

Ser negro...

Não se resume à questão de pele.

Não se resume à questão dos cabelos crespos.

Ser negro é...

Sentir-se negro num país miscigenado

Assumir as suas raízes.

Ser negro é ter ...

Coragem

Atitude

Ser negro é ...

Lutar para ser igual nas diferenças.

Acreditar que não é inferior a ninguém.

Ser negro

Ter princípios.

Valorizar a beleza

Ser capaz

Fazer acontecer neste país onde pessoas ainda são influenciadas por idéias  pré-concebidas.

Enfim, ser negro é ...

“Ser humano”!  

                                                                       Robélia Aragão

https://almapreta.com/editorias/ brasil-ser-negro-e-uma-escolha/Acessado em 20/11/20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questionamentos:

Ø  Para você ser negro é? O que o título desse poema lhe sugere?

Ø  “Sentir-se negro num país miscigenado”. Que sentido esse trecho do poema tem para você?

Ø  Em sua opinião o povo brasileiro demonstra atitudes de respeito em relação aos afro-brasileiros?

Ø  A diferença entre os povos pode levar à discriminação? Justifique sua resposta:

Ø  Por outro lado as diferenças podem enriquecer as relações entre as pessoas? Como?

Ø  Quais são os principais problemas enfrentados pela população negra no Brasil?

Ø  Qual é a sua reação, atitude ao ouvir apelidos depreciativos ou brincadeiras, piadas em relação às pessoas de origem africana e afro-brasileira?

Ø  Leia a seguinte expressão “ A alma não tem cor, ela é colorida sim ela é multicor” O que você acha que essas expressões querem dizer?

Ø  Há igualdade de oportunidades e de tratamento entre negros e brancos no Brasil? Justifique sua resposta:

Ø  Como você age em relação ao jeito de ser e de comportar do outro? Costuma respeitar o outro apesar das diferenças?

 

4ª AULA

 

1ª Etapa: Aceite o diferente

Professor o objetivo da aula consiste em promover a reflexão sobre as construções sociais, políticas, históricas, e culturais sobre os sentidos atribuídos ao ser negro. Romper com formas de preconceito racial no ambiente escolar. Fomentar o exercício da alteridade e da diversidade entre educandos (as), professores (as) e funcionários (as) das escolas.

Nesta aula iremos trabalhar um tema que está muito na atualidade: preconceito e racismo.

Sugere-se assistir o curta metragem “Vista Minha Pele” em seguida propõe-se uma atividade de interpretação.

Sinopse: Uma divertida paródia da realidade brasileira, que serve de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala de aula. Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados.

Acesse juntamente com os alunos:https://www.youtube.com/watch?v=LWBodKwuHCMacessado em 26/10/2022.

Sugestão de atividade de interpretação

1) Que parte do filme mais incomodou você? Justifique sua escolha:

2) Justifique o título do curta, relacionando-o ao seu conteúdo:

3) O que o filme denúncia? Qual o seu objetivo? Você acha que esse objetivo foi cumprido? Justifique sua resposta:

4) Qual a primeira surpresa apresentada no curta? O que isso provoca?

5) O que é "caminhar com os pés no chão"? Note que essa expressão foi bastante explorada no curta. A solução seria mesmo está? Por quê?

6) De que parte do curta você mais gostou? Explique sua escolha:

7) O Brasil está mudando com relação RACISMO? Se sim, para melhor ou para pior? Posicione-se sobre esse assunto, argumente, da melhor maneira possível, o seu ponto de vista:

8) Até que ponto a realização de um sonho interfere na questão das desigualdades sociais, principalmente na racial? Explique seu raciocínio:

 9) Na sua opinião, quais seriam as principais soluções para o problema do preconceito racial em nosso país? Por onde começar?

10) Que mensagem o curta lhe transmitiu?

 

                                                                                    5ª AULA

1ª Etapa: Consciência negra

 

Minha consciência negra

É a expansão da arte

Feita por aqueles

Que sentem a ancestralidade africana

Em seu âmago

Todos os dias

Herdada em milênios.

 

Minha consciência negra

Atravessa os horizontes,

Ultrapassa as estatísticas,

Vira o jogo

Promovendo reparações

E assumindo o que lhe é por direito.

 

Minha consciência negra

Não depende do seu olhar,

Ela advém de referências outras:

Aqualtune, Dandara, Elisa, Lélia, Beatriz, Carolina,

Conceição, Hildália, Vilma

Para dentro de mim,

E no abraço com as irmãs

Nessa luta milenar.

 

(Ana Fátima dos Santos)

 

01) Justifique o título dado ao poema acima:

 

02) O que significam as palavras destacadas no texto?

 

03) De que maneira a consciência negra da poeta é construída?

 

04) Qual a importância da enumeração dos nomes próprios no poema? O que todas essas mulheres têm em comum?

 

05) Faça uma pequena pesquisa sobre cada uma dessas mulheres citadas:

 

ANEXOS:

 

 

 

 

 

 

FONTES: 7ºano acessados em 26/10/2022

 

 https://images.app.goo.gl/cQXkTtwi1Br9CvwX8

 

 https://images.app.goo.gl/cQXkTtwi1Br9CvwX8

 

Fonte de Pesquisa: Fábio M. Júnior- Apostila Pintart

 

https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2022/01/atividade-sobre-o-poema-consciencia.html

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; ( x ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador;

(  ) Jogos; (x ) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; (x ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo;  ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

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