Objeto de conhecimento Contextos
e práticas |
Metodologia: Aula expositiva - O professor faz uma abordagem teórica
sobre a relação entre a arte e a ciência, utilizando exemplos históricos e
contemporâneos. Atividade
Interativa: Os estudantes divididos em grupos para discutir questões
propostas pelo professor, fomentando o debate e a troca de ideias. O
professor guia a discussão, incentivando perguntas e reflexões críticas. Prática - Os
estudantes criam desenhos baseados nos estudos anatômicos de Leonardo da
Vinci, explorando técnicas e conceitos científicos presentes em sua obra. A atividade
prática visa integrar teoria e prática, incentivando a experimentação e a
análise crítica. |
Habilidade: (EF69AR05)
Experimentar e analisar formas de expressões artísticas (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobraduras, esculturas, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia, etc.) (EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. |
Desenvolvimento: 1°Momento: Apresentar o artista Leonardo da Vinci, falar de suas contribuições
na arte e na ciência. 2°Momento: Realizar
a leitura compartilhada das páginas 148 e 149, mostrando as imagens dos
estudos anatômicos de Leonardo da Vinci página 149, observando atentamente as
imagens das ilustrações anatômicas. Apresentar questionamentos sobre quais
conhecimentos são necessários para realizar desenho do corpo humano similar
ao de Leonardo daVinci. 3°Momento: Pedir aos estudantes que façam um desenho do corpo humano com ossos
e músculos inspirados nos desenhos de Leonardo da Vinci. Seguir orientações
para atividade da página 149 do livro Superação. |
Aula 3: Arte e História - Leonardo da Vinci e o conhecimento e os estudos de
Michelangelo. |
Objeto de conhecimento Contextos
e práticas |
Metodologia: Expositiva
- O professor irá apresentar Leonardo
da Vinci, abordando a biografia do artista e suas principais obras e
invenções. |
Habilidade: (EF69AR05) Experimentar e analisar formas de expressões artísticas (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobraduras, esculturas, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, etc.). (EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões da vida
social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. |
Desenvolvimento: 1° Momento: Fazer leitura compartilhada das páginas 152 a 155, analisando as
pinturas e esculturas, e suas características. 2° Momento: Realizar atividade número 5 da página 155 e fazer compartilhamento
das produções. |
Aula 4: Técnicas de perspectivas
linear em pinturas e áreas. |
Objeto de conhecimento Contextos
e práticas |
Metodologia: Aula expositiva
onde o professor irá apresentar as
técnicas e as perspectivas usadas nas
pinturas de Leonardo da Vinci. |
Habilidade: (EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artísticos- visuais e cultivar a percepção, imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório magnético. (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,
escala, espaço, movimento ,etc.). |
Desenvolvimento: 1°Momento: Fazer leitura coletiva das páginas 156 a 159 analisando detalhadamente
as obras apresentadas. 2°Momento: Realizar a experiência da página 157 do livro didático ( Experiência
de observação da perspectiva)e em seguida fazer as atividades das páginas 160
e 161 aplicando a técnica do desenho em perspectiva. |
Aula 5 : Técnica do sfumato |
Objeto de conhecimento Contextos
e práticas |
Metodologia: Expositiva e explicativa explorando a técnica do
sfumato nas obras de Leonardo da Vinci. |
Habilidade: (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,
escala, espaço, movimento, etc.) (EF69AR05) Experimentar e analisar
formas de expressões artísticas (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobraduras, esculturas, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, etc.) |
Desenvolvimento: 1° Momento: Leitura e discussão inicial sobre a técnica do sfumato explorando as
obras de Leonardo da Vinci. 2° Momento: Realizar a atividade da página
165 aplicando a técnica do sfumato. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário