6ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 7ºANO

 

6ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: Consumidor consciente empreendedor eficiente (Criações Artísticas e Científicas)

Tema Contemporâneo Integrador:

Diversidade cultural

Unidade Temática: Artes visuais              Ano:        Período: 31/07 a 21/08/2024           Aulas: 05

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural e política.

5.Compreender,utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa ,reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares)para se comunicar, acessar e disseminar  informações ,produzir conhecimentos ,resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

Aula 1: Criações artísticas e científicas

 

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas/ Vida familiar e social

 

Metodologia: A metodologia proposta será ativa e participativa, onde os estudantes irão explorar e investigar o conteúdo de maneira colaborativa. Usaremos a metodologia de aprendizagem que permite que os estudantes desenvolvam habilidades ao trabalhar atividades que envolvam pesquisas, análise e apresentação.

 

Habilidade:

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF69AR05) Experimentar e  analisar formas de expressões artísticas (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobraduras, esculturas, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, etc.)

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

Desenvolvimento:

1º Momento: Explicar a importância da relação entre a Arte e a Ciência durante o Renascimento.

2° Momento: Apresentar o artista Michelangelo e suas contribuições para a arte e a ciência.

analisar a obra de Michelangelo, a Criação de Adão pagina 147, observando elementos da pintura, como apresentação de Deus a Adão, o uso das cores e das emoções transmitidas.

3ªMomento: Realizar a leitura compartilhada da página 150, explicando o que foi o Renascimento e em seguida realizar a atividade da página 151 do livro didático.

 

 

Aula 2: Arte e Ciência

Objeto de conhecimento

Contextos e práticas

Metodologia:

 

Aula expositiva  - O professor faz uma abordagem teórica sobre a relação entre a arte e a ciência, utilizando exemplos históricos e contemporâneos.

Atividade Interativa: Os estudantes divididos em grupos para discutir questões propostas pelo professor, fomentando o debate e a troca de ideias. O professor guia a discussão, incentivando perguntas e reflexões críticas.

Prática - Os estudantes criam desenhos baseados nos estudos anatômicos de Leonardo da Vinci, explorando técnicas e conceitos científicos presentes em sua obra. A atividade prática visa integrar teoria e prática, incentivando a experimentação e a análise crítica.

 

Habilidade:

 (EF69AR05) Experimentar e analisar formas de expressões artísticas (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobraduras, esculturas, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, etc.)

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Desenvolvimento:

1°Momento: Apresentar o artista Leonardo da Vinci, falar de suas contribuições na arte e na ciência. 2°Momento: Realizar a leitura compartilhada das páginas 148 e 149, mostrando as imagens dos estudos anatômicos de Leonardo da Vinci página 149, observando atentamente as imagens das ilustrações anatômicas. Apresentar questionamentos sobre quais conhecimentos são necessários para realizar desenho do corpo humano similar ao de Leonardo daVinci.

3°Momento: Pedir aos estudantes que façam um desenho do corpo humano com ossos e músculos inspirados nos desenhos de Leonardo da Vinci. Seguir orientações para atividade da página 149 do livro Superação.

 

 

Aula 3: Arte e História - Leonardo da Vinci e o conhecimento e os estudos de Michelangelo.

Objeto de conhecimento

Contextos e práticas

Metodologia:

Expositiva -  O professor irá apresentar Leonardo da Vinci, abordando a biografia do artista e suas principais obras e invenções.

Habilidade:

(EF69AR05) Experimentar e analisar formas de expressões artísticas (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobraduras, esculturas, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, etc.).

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Desenvolvimento:

1° Momento: Fazer leitura compartilhada das páginas 152 a 155, analisando as pinturas e esculturas, e suas características.

2° Momento: Realizar atividade número 5 da página 155 e fazer compartilhamento das produções.

 

Aula 4:  Técnicas de perspectivas linear em pinturas e áreas.

Objeto de conhecimento

Contextos e práticas

Metodologia:

Aula expositiva onde o professor irá apresentar  as técnicas e as perspectivas usadas  nas pinturas de Leonardo da Vinci.

Habilidade:

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artísticos- visuais e cultivar a percepção, imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório magnético.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, espaço, movimento ,etc.).

 

 

Desenvolvimento:

1°Momento: Fazer leitura coletiva das páginas 156 a 159 analisando detalhadamente as obras apresentadas.

2°Momento: Realizar a experiência da página 157 do livro didático ( Experiência de observação da perspectiva)e em seguida fazer as atividades das páginas 160 e 161 aplicando a técnica do desenho em perspectiva.

 

 

Aula 5 : Técnica do sfumato

Objeto de conhecimento

Contextos e práticas

Metodologia:

Expositiva  e explicativa explorando a técnica do sfumato nas obras de Leonardo da Vinci.

Habilidade:

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, espaço, movimento, etc.)

(EF69AR05) Experimentar e analisar formas de expressões artísticas (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobraduras, esculturas, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, etc.)

Desenvolvimento:

1° Momento: Leitura e discussão inicial sobre a técnica do sfumato explorando as obras de Leonardo da Vinci.

2° Momento: Realizar a atividade da página  165 aplicando a técnica do sfumato.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário