9ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
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Tema: Consciência
Negra -“Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e cultural (Conhecendo artistas negros.) Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo |
Objeto do Conhecimento: Contextos
e Práticas, Elementos da Linguagem,Matrizes Estéticas e Culturais |
Unidade Temática:Artes Visuais,Arte Integrada 9ºAno Período: 16/11 a 31/11/2022 Aulas:05 |
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HABILIDADES
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(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético (EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões de vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR35)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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CONSCIÊNCIA NEGRA 1ª
Etapa: Dia
Nacional da Consciência Negra O dia 20 de
novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades
que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi,
o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi
foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A
localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da
Barriga. O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos
fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e
castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol
ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma
população de mais de vinte mil habitantes. Ao longo da
história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes
sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados
aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro
de senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais
para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as
abandonavam. As casas dos escravos eram de chão batido, não tinham móveis nem
utensílios para cozinhar. As esposas dos barões é quem lhes concedia alguns
objetos, para diminuir as dificuldades de suas vidas. Nem mesmo estando
doentes eram tratados de forma diferente, com respeito e dignidade. Ficavam
sem remédios e sem atendimento médico, motivo pelo qual inventaram
medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os índios durante o
período de colonização. Algumas
leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas
não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira
delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos
após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade
aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém, com a Lei Áurea,
assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos
conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande problema dessa
libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho,
continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a
tão esperada liberdade não chegou por completo. (Adaptado de http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-consciencia-negra.htm) 2ª
Etapa: 1. De acordo com o
texto, podemos afirmar que: a) existe uma comparação
entre a escravidão dos negros e a dos índios. b) a escravidão era natural
e aceita por todos, inclusive pelos negros. c) os negros eram bem
alimentados para trabalhar melhor. d) os índios eram
responsáveis por cuidar de negros que ficavam doentes. e) Antes de 1888, nem todos
os negros eram livres no Brasil. 2. Analise as
alternativas a seguir acerca de Zumbi: I – Era conhecido como
Antônio Soares. II – Foi um dos primeiros
líderes do Quilombo de Palmares. III – Em homenagem a Zumbi,
criou-se o dia 20 de novembro. A única alternativa que traz
afirmação (ou afirmações) incorreta(s) é: a) I. b) I e II. c) II. d)
II e III. e) I e III. 3. A palavra
“menção” na primeira linha do texto pode ser substituída, sem prejuízo para o
sentido do texto e para a correção gramatical por: a) referência. b) consequência. c) orientação. d) miram. e) interligação. 4. Embora a libertação
dos escravos tenha sido um avanço para o Brasil no diz respeito aos direitos
humanos, isso deixou aspectos nada negativos para os negros conforme ilustra
o texto? Justifique sua resposta. 5. Nos dia de hoje,
que problemas existem ainda em relação a esse fato histórico? Gabarito:1 –A, 2 –B, 3 –A 2ª Aula 1ª Etapa: BREVE HISTÓRIA DO SURGIMENTO DOS TURBANTES https://www.emporiocharme.com.br/blog/turbante-origem-costumes-e-moda/Acessado em 26/10/2022
A origem datada dos turbantes
é desconhecida, mas acredita-se que este elemento cultural já é
usado no Oriente antes mesmo do surgimento do Islamismo, diferente do que
muitas pessoas pensam. Ou seja, o uso turbante como símbolo e expressão
de fé não está ligado apenas às religiões islâmicas, mas também
ao Sikh indiano. Ainda na Índia, os turbantes também podem representar a
casta e o status financeiro, além da religião.
Já na África os
turbantes são elementos estruturais da cultura que carregam um significado em
cada tipo de amarração diferente. Nas religiões presentes no continente, o
uso do Ojá, um tipo de turbante específico, além de representar aspectos
culturais e estéticos daquele povo, também possui função social e religiosa,
podendo apresentar as mais diversas cores e estampas, cada uma delas
representando significados diversos e profundos. Nestes casos, o uso do
turbante na cabeça não é por acaso, isso porque tem a função de proteger a cabeça
e a mente, fonte de pensamentos e cultivo da fé.
Aqui no Brasil, o
turbante representa a afirmação da identidade cultural que foi trazida pelos
negros que vieram da África quando foram escravizados. Aqui, estes tentavam
reproduzir os tecidos, estampas e colorações que tinham em seus países de
origem. As peças eram usadas como símbolo de resistência da sua
cultura e reafirmação da sua identidade africana. O uso do turbante no
Brasil hoje também tem a função de relembrar e reforçar os aspectos da
cultura negra africana, resistindo e lutando contra o racismo e o
preconceito. Os turbantes também podem ser incorporados a religiões
africanas como o Candomblé, vinda da África e implantada no Brasil
pelos negros que foram escravizados e trazidos para cá. Também podem fazer
parte do vestuário de seguidores da Umbanda, religião criada no Brasil
com inspiração em elementos do Candomblé, mas que também abrange
traços do catolicismo e do espiritismo.
Com o avanço da história
e o comércio entre Ocidente e Oriente as trocas culturais foram
ficando mais comuns, o que levou os turbantes para o mundo da moda,
especialmente na Europa, nas décadas de 20 e 30, se popularizando cada
vez mais desde então e, posteriormente, em todo o mundo.
file:///C:/Users/adm/Downloads/Pintart_especial_da_consciencia_negra_2.pdf/Acessado em 26/10/2022 2ª Etapa: MODELOS
DE TURBANTES
Turbante africano: geralmente são bem
coloridos e podem ser encontrados com as mais diferentes estampas. Quando for
comprar o seu turbante, você pode ir a uma loja de moda africana e lá
perguntar um sobre a procedência do tecido e história por trás do turbante
escolhido. Com eles você poderá fazer a amarração africana que quiser.
Turbante com box braids: esse modelo é
aplicado em cima dos cabelos com tranças box braids, ou seja, tranças soltas.
Há diversas maneiras de usar turbante com box braids, mas uma delas é fazendo
um coque alto com as tranças, passando o turbante aberto atrás da cabeça,
puxando as pontas para frente e dando um laço bem no topo. Depois é só
esconder as pontas soltas d achar melhor.
Faixa turbante: para este modelo também não
é necessário um turbante de metragem muito grande, ok!? Aí é só dobrar o
turbante em faixa e passar pela parte de trás da cabeça, traz as. Depois
essas pontas são jogadas para trás e devem enrolar a cabeça até o comprimento
acabar. Por fim, esconda as pontinhas no próprio turbante, prendendo com
firmeza para não soltar.
Turbante fechado: mais uma vez, existem
várias maneiras de usar o turbante fechado, vamos ensinar uma delas. Para
isso prenda o cabelo em um coque abacaxi ou afropuff para dar estrutura e
volume para o seu turbante. Então passe o turbante fechado por trás da cabeça
trazendo as pontas p na outra. Um dos lados deve ser maior e, com este, você
vai enrolar todo o cabelo e esconder a ponta na própria estrutura do
turbante. Ajeite-o do jeito que você se sentir mais confortável.
Turbante com legging: para este tipo do
quadril e passá-la por trás da cabeça, de modo que a parte do quadril fique
na nuca e as pernas da calça subam em direção à frente da cabeça. Entrelace
as duas pernas da calça na pa pela lateral e esconda a pontinha na própria
estrutura do turbante. Faça o mesmo do outro lado. Por fim é só ajeitar as
pontas que ficarem aparecendo.
MODELOS DE TURBANTES : geralmente são bem
coloridos e podem ser encontrados com as mais diferentes estampas. Quando for
comprar o seu turbante, você pode ir a uma loja de moda africana e lá
perguntar um sobre a procedência do tecido e história por trás do turbante
escolhido. Com eles você poderá fazer a amarração
https://www.baladain.com.br/notas/museu-da-fotografia-celebra-o-dia-da-consciencia-negra-com-programacao-especial/Acessado
em 26/10/2022 3ª Etapa: APLICAR A ATIVIDADE:( Desenhar os
tipos de turbantes correspondente o que está indicando a placa) CHEGOU A HORA DE CRIATIVIDADE ASSEMBLAGEM
DE TURBANTES AFRICANOS Muito tem se falado sobre como o turbante
está “na moda”, mas, na verdade, este adorno representa muito mais do que
um acessório estético que virou tendência. Vem com a gente conhecer um
pouco da história do turbante, sobre o que ele representa, seus tipos e
claro, descobrir como aderi-lo ao seu visual. Fique por aqui! Atividade AGORA É SUA VEZ! DECORE O TURBANTE,USANDO MATERIAIS
DIFERENTES COMO: BOTÕES, RETALHOS COLORIDOS, LÁPIS DE COR, TINTAS .... USE
SUA IMAGINAÇÃO . Ou pesquise como fazer turbantes e faça o que você mais
gostou em você ou em alguém da família, fotografe e mande para o seu
professor. DESENHE O QUE SE
PEDE:
Questões 1ª Fale
um pouco sobre o que você aprendeu
sobre a origem dos turbantes? 2ª Fale
sobre o significado do turbante na África e o significado do turbante no
Brasil e qual a diferença entre eles? 3ª Quais
as religiões que fazem uso dos turbantes? 4ª O que
aconteceu com o uso do turbante na década de 20 e 30? 5ª Quais
as características do turbante africano e da faixa turbante?
3ª Aula 1ª Etapa: Professor, apresente a turma a matéria do
link abaixo: Artistas brasileiros NEGROS. SLIDE EM
ANEXO Você
provavelmente já conhece Beyonce, Rihanna, Bruno Mars,50 Cent e muitos outros
artistas que fazem sucesso mundialmente. Mas você conhece esses artistas
negros brasileiros? https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05 2ª
Etapa: Atividade Em seguida peça aos alunos
para realizarem atividade de pesquisa abaixo. A VEZ AGORA É SUA! RESPONDA AS QUESTÕES: 1ª Qual a porcentagem da
população brasileira que se autodeclara preta ou parda? 2ª Quantos artistas
brasileiros negros você conhece ou escuta diariamente? 3ª Cite alguns dos artistas
negros da atualidade aqui no Brasil. 4ª Se você lembrou de alguém
que não está na lista dos slides comente sobre ele. 5ª Qual o título da música
que levou a cantora Iza a ser indicada ao Grammy Latino em 2018? 6ª Qual a mensagem que as
músicas de Iza transmite? 7ª Cite 3 músicas mais
conhecidas da Iza? 8ª Emicida é um dos rappers
mais conhecidos do país revelado nos anos 2000. Quais foram os prêmios que
ele venceu? 9ª Qual o nome do livro
infantil que Emicida escreveu? 10ª O rapper Criolo em 2011
e 2012 foi indicado ao prêmio Hútuz,qual o significado dessa palavra? 11ª A funkeira Ludmilla
começou sua carreira com um nome artístico.Qual era esse nome? 12ªQual desses artistas
desenvolveu oficinas e atividades sociais em favelas? 13ª Além de cantora quais as
outras profissões de Karol Conka? 14ª Ela participou da banda
Ara Ketu suas músicas falam sobre racismo,feminismo e negritude. De quem
estou falando? 15ª Quais os estilos
musicais que o cantor Flávio Renegado canta?
4º Aula 1ª Etapa: Pintores negros que
você precisa conhecer. A lista inclui pintores brasileiros e estrangeiros. PDF COM SLIDE E ATIVIDADE ENVIADO EM ANEXO. Em
seguida peça aos alunos para realizarem atividade de pesquisa que está no
final do slide.
5º Aula 1ª Etapa: Cota não é esmola Acesse o vídeo abaixo e em seguida faça a atividade https://www.youtube.com/watch?v=QcQIaoHajoM acessado em 29/10/2022 2ª
Etapa: Questões 1- Que mensagem a canção transmite Cota não
é esmola? 2- De quem é a voz que é representada pela
letra da música Cota não é esmola? 3- Qual é a realidade abordada na música
esmola? 4- Porque se escolheu usar a palavra "
preto" e não " negro" ? 5- Porque a protagonista da história acaba
desistindo de ir a escola? 6- Você acha que a escola é um lugar que
exclui mais do que acolhe? Justifiquem sua resposta. 7- Porque a menina se atrasa? É pelo menos
motivo dos demais, em geral? 8- Você acha que existe vitimismo com relação ao negro? Porque?. Atividade 1)
Produzir
uma música com o tema racismo e preconceito. Fonte: Apostila Pintart https://www.youtube.com/watch?v=QcQIaoHajoM acessado em 29/10/2022 https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05 https://www.baladain.com.br/notas/museu-da-fotografia-celebra-o-dia-da-consciencia-negra-com-programacao-especial/Acessado
em 26/10/2022 file:///C:/Users/adm/Downloads/Pintart_especial_da_consciencia_negra_2.pdf/Acessado em 26/10/2022 |
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ntRECURSOS:( ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; ( )
Outros: |
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AVALIAÇÃO:( ) Prova; (x) Trabalho; (x) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação
da participação; Outros: |
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