SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
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Tema:A Poesia do Corpo |
Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem. |
Unidade Temática: Teatro 6ºAno Período:
13/10/2020 a 31/10/2020 Aulas: 06 |
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HABILIDADES
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(EF69AR024) Reconhecer
e apreciar artitas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de
diferentes epócas, investigando os modos de criação, produção, divulgação,
circulação e organização da atuação profissional em teatro. (EF69AR025)
Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no
tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética
teatral. (EF69AR031)
Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões de vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR035)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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·
Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade. ·
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos -Professor segue em anexo o slide 1º Aula: TEATRO 1ª Etapa: Apresentação
do projeto: Quem sabe canta, quem não sabe dança O professor deverá apresentar aos
alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o aluno
gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo,
desde que não faça apologia à droga, sexo e violência. O desenvolvimento do projeto
“Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as seguintes etapas: METODOLOGIA DO PROJETO O
desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as
seguintes etapas: I.
Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental
Anos Finais da Sede e Campo poderão participar; II.
Cada ano/série competirá somente entre
si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos
do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante; III.
A classificação dar-se-á da seguinte
forma: ü A
primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma
comissão julgadora que selecionará somente uma apresentação dentre as
melhores indicadas pelos professores do componente curricular; ü A
segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada
unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares. IV.
O desafio consiste em o (a) aluno (a)
gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode,
forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc) V.
O vídeo deverá ser gravado em casa e não
em locais públicos; VI.
Iniciar o vídeo apresentando o nome
do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence; VII.
O aluno deverá aparecer no vídeo com a
camisa do uniforme da escola, no momento da gravação; VIII.
O período para a realização da etapa
escolar será 01/10 a 30/10/2020 IX.
O aluno (a) poderá ser desclassificado
caso não seguir as descrições deste regulamento; X.
Os professores de Arte deverão
encaminhar em 02 a 06/11/2020 à Articulação de área os vídeos que foram
selecionados; XI.
Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e
3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais. XII
Na semana de 09 a 13/11/2020 será para a etapa final onde os alunos
serão julgados pela comissão da Secretaria de Eduçação e em seguida será
divulgado os vencedores. 2ª Etapa: Professor
este vídeo é o mesmo indicado no livro didático Assista o vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=emWXzCxmNC4&feature=youtu.beAcessado em 03/10/2020 Depois assistir
o vídeo com a turma, faça perguntas
para compará-los. Ø Além de sensações cotidianas como o sono ou
tristeza, o que mais o corpo pode comunicar? Ø Ao observar a imagem do livro página 80. O
que o corpo do mímico Miqueas Paz parece estar expressando? Estimule
todos a levantar e experimentar os movimentos de mímica por exemplo. Esse momento é excelente para sanar as
dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu. 3ª Etapa: Professoar nesse momento ideal pedir aos
alunos que façam essas observações anotadas no caderno. Definição de Teatro Teatro 1.TEATRO lugar ou edifício destinado à apresentação de obras
dramáticas, óperas ou outros espetáculos públicos. 1. 2. POR METONÍMIA•TEATRO o ofício ou a arte teatral. Conceito de Teatro O que é Teatro: 2º Aula 1ª Etapa:Assista o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=ZJnQeMn7d0k&feature=youtu.be
acessado em 03/10/2020 Agora é hora de deixar os alunos se expressarem, faça
questionamentos a respeito do vídeo, escute o que eles tem a dizer. ·
Quais as três dicas que o ator deixa em seu
vídeo sobre Expressão Corporal. 2ª Etapa:Começando por você
Professor fazer a leitura compartilhada e explicação do
conteúdo das páginas 82 Após explicação pedir aos alunos que façam atividade da
mesma página 82. Atividade:
Começando por você Página 82 O
Corpo é o ponto de partida para tudo que fazemos.Ele é a base de nossas ações
e está integrada a todos os gestos da nossa vida. Sempre que nos relacionamos
ou nos expressamos,o fazemos com o corpo. Sugerir
a turma que assista o vídeo:https://youtu.be/8ALzC0pXy6c, acessado em 07/10/20 Em seguida peça aos alunos que interpretem
as imagens. Reflita sobre as questões a seguir: 1-Você
já pensou nas possiblidades de expressão do corpo? De que maneiras você acha
que o seu corpo pode se expressar? 2- O corpo faz poesia? Você já pensou em
como fazer poesia com ele? Explique como: 3- É possível fazer poesia com as mais
diferentes linguagens.Com a linguagem do corpo não é diferente,nesse sentido
como você acha que é usado o corpo na arte? 4-Sobre os movimentos apresentado no vídeo
pela professora, qual lhe chamou mais atenção? Você seria capaz de reproduzir
algum deles? Quais? 5- A dança é uma manifestação artística
baseada em movimentos corporais,existem vários movimentos corporais,cite aqui
alguns deles: 3ª Etapa:Corpo no Teatro
Professor faça a Leitura compartilhada das páginas 83 e 84
já aproveitando o momento para explanar o conteúdo. Após realizar a atividade Abaixo. Obs: Perguntas com base
no texto do livro. Páginas 83 e 84 Como se chama
o personagem criado pelo mimico JEAN-GaspardDeburau? O que é
pantomina? Quais os
gestos que podem ser feitos com a
expressão corporal? Observe as
imagens no texto ,você consegue imaginar uma situação para cada uma das
fotos. O que
significa dizer que um espetáculo é realizado por meio de mímicas? >Mímica e
pantomima Vamos refletir sobre a relação entre a expressão
corporal e a linguagem teatral explorando a arte da mímica. A mímica é
uma forma de expressão na qual são utilizados gestos, movimentos corporais e
mudanças de fisionomia muito expressivos sem a utilização da fala e
conseguindo expor idéias e situações.Sua história começa no teatro da antiga
Grécia e se prolonga até os dias de hoje. A mímica é utilizada como
forma de diversão e como expressão artísticas pelos mímicos. Como diversão existem diversas
brincadeiras e jogos onde uma ou mais pessoas fazem mímica para que os outros
descubram alguma idéia,palavra ou termo previamente escolhido. A pantomima foi
criada pelos romanos. Na época de seu surgimento, foi influenciada pela
tragédia e pela comédia, tornando-se uma apresentação dramática muito popular
em Roma.Apesar de utilizar pouco as palavras,um espetáculo desta arte pode
envolver canto e música. Porém, os mimos (mímicos),atores que representam a
pantomima, utilizam-se apenas de gestos(mímicas) para representar.
Normalmente, o espetáculo era feito por apenas um ator,que,sozinho,
interpretava vários papéis. Fonte: www.augustogomes.com.br
acessado em 06/10/2020 Para entender melhor sobre o assunto
assistir ao vídeo: https://youtu.be/emWXzCxmNC4
acessado em 10/10/20 e sugira a leitura do texto acima logo após questione
os alunos: 1-
1- 1-Você já
viu uma apresentação de mímica? O que achou? 2-
2-Quem
faz esse tipo de apresentação? 3-Você e seus amigos já bricaram em
silêncio,apenas gesticulando?como foi? 4-Você acha fácil ou difícil
compreender uma cena que contenha apenas gestos? Por que? 5-após leitura e estudo, o que você
entende por mímica e pantomima? Observe
as imagens a seguir: página 83 Pierrot. https://rceliamendonca.com/2013/02/09/arlequim-colombina-e-pierrot/acessado em 10/10/2020 O Pierrot é um personagem tradicional,das
comédias populares européias,recriado muitas vezes por diferentes artistas. 1-
Repare
nos gestos de Pierrot,como o corpo do mímico está em cada uma das imagens? 2-
Que
ações ele aparece estar desempenhando? 3-
Você
consegue imaginar uma situação para cada uma das fotos? Qual? 4-
Que
nome você daria para cada uma das cenas apresentadas pelo Pierrot? 5-
Em
sua opinião o que as pessoas tem que fazer para transmitir uma mensagem
utilizando apenas mímica? 3ª Aula
1ª Etapa: Boas vindas >Faça um levantamento prévio dos
conteúdos trabalhados anteriormente >Dando continuidade a aula anterior, peça aos alunos, para
fazerem uma leitura compartilhada nas páginas 85, 86 e 87 do livro didático e
em seguida socialize e aplique a atividade da página 87. 2ºEtapa: Atividade de revisão Páginas 82 a 87 1)
Com base nos conceitos trazidos no livro defina: a)
Teatristas b)
Pantomima c)
Mímica objetiva d)
Mímica contemporânea e)
Mímica subjetiva f)
Máscara neutra g)
Mascareiros 4º Aula 1ª Etapa: Texto complementar Pantomima ou Mímica
Ainda
hoje, quando pensamos na arte da Mímica, imaginamos um personagem mudo, de
rosto pintado de branco, com luvas brancas, fazendo gestos ilustrativos tirando
objetos imaginários no espaço. Mas isso é mesmo Mímica? E o que é Pantomima?
O mímico fala? Não
só no Brasil, como também em varias partes do mundo, surgem muitas confusões
ao se tentar responder estas perguntas. Embora
o foco deste trabalho esteja no movimento da Mímica do século XX e mais
especificamente no Teatro Físico, nome dado à Mímica contemporânea, é
necessário, logo de início, fazer uma diferenciação entre a Mímica e a
Pantomima, freqüentemente confundidas como sinônimas. No entanto, há diferenças
importantes entre elas. A
partir do século XX, Mímica passa a designar a forma de artes e a Pantomima
como um dos seus Gêneros. A Pantomima, hoje, é definida principalmente pela
herança de Jean-GaspardDebureu e Marcel Marceau, caracterizada pela figura de
rosto pintando de branco e luvas, contador de histórias sem falas e que
comunica-ser por meio de gesto ilustrativos desenhados no espaço. Tem,
geralmente, fins cômicos. No
entanto, a Mímica possui uma atuação mais abrangente. Nela, o mímico utiliza
o potencial de seu corpo como um todo, isto é, corpo voz e pensamento
integrado em sua expressão. Nessas encenações, podemos encontrar o drama, a
tragédia e, também, a comicidade. A movimentação e a expressão não são
centradas somente na mímica objetiva (Nome dado a área da
mímica que cria e explora as ilusões de objetos no espaço. O gestual da
mímica objetiva é o mais fiel possível ás ilusões criadas, isto é, nela. A
parede será uma parede e a corda uma corda evitando as metáforas na
movimentação) isto é, na criação de objetos espaciais como a parede, a corda
e outros, mas também faz uso, principalmente, da mímica subjetiva (área
da mímica que explora as emoções e a sensibilidade. O gestual é centrado nas
metáforas. Isto é. Quando se cria uma ilusão como a parede, ela não
representa este objeto em si e sim um sentimento ou sensação. Neste caso a
parede criada pode representar a prisão dos pensamentos ou qualquer outro
estado interior). Na Idade Média,
a Pantomima se fortaleceu com os ritos carnavalescos que propiciavam uma
atmosfera favorável às danças e às mímicas macabras, inspiradas nas alegorias
sobre a vida e a morte, encontradas nas gravuras e afrescos da época. Eram
atuações em procissões, geralmente mudas, que, apesar da Igreja considerar
que despertavam sentimentos proibidos, acabaram sendo admitidas nas festas
religiosas. Numa reação
contrária à comédia dos senhores literatos do Renascimento, surgem, na metade
do século XVI, um novo fenômeno: A commédiaDell’arte. Os cômicos italianos
transmitiam de pai para filho a arte de fazer teatro. Eles se especializavam
através de uma técnica de mímica, de voz, acrobática e cultural. Na
CommédiaDell’Arte, a Pantomima, inspirada nos jograis medievais, herdeiros
das tradições dos mímicos romanos, retoma suas força e espalha-se por toda a
Europa, nas praças, feiras e teatros, numa popularidade massiva. As brincadeiras
pantomímicas, que os improvisadores fizeram por séculos, entram na
CommédiaDell’Arte como Lazzi, ou seja, repertório de tramas, com a diferenças
de que os comediantes italianos incluíam falas, diferente do silêncio da
Pantomima. AS
representações não tinham seus núcleos no texto literário ou na poesia, mas
na improvisação, na plasticidade e na mímica. Os atores da CommédiaDell’Arte
improvisavam não a partir do nada, mas através de ações e gestos corporais
definidos no repertório de seus personagens e, também, seguindo um roteiro
geral de ações chamado cannovaccio, Embora, durante toda a
história, encontremos falas na Mímica e Silêncio vocal na Pantomima, é no
final do século XVII que a diferença entre as duas será atenuada Em 1697, o rei Luiz XIV expulsou os comediantes italianos
de Paris por terem zombado de sua amante, Madame de Maintenon. A rivalidade
entre os comediantes Italianos. A ComédieFrançaise e a ópera (os dois últimos
considerados o teatro dos reis) cresceram de tal maneira que os comediantes
italianos foram exilados para o outro lado do Rio Sena e receberam a
permissão de atuarem somente sob as condições dos atores não falarem. Então a
pantomima silenciosa. Tão popular na frança e no resto da Europa, nasceu na
forma que a conhecemos e destacou-se na figura de Jean-GaspardDebureau,
representado por Jean Louis Barrault no clássico do cinema Frances, Lês
Enfantes Du Paradis, traduzido para o português como Boulevard do Crime. Em
1716, a proibição foi retirada e os comediantes puderam voltar para Paris,
embora ainda houvesse um forte controle de gênero e repertório nos teatros.Acesso em http://andreteatro.blogspot.com/2011/04/pantomima-ou-mimica.html?m=1 03/10/2020 Atividade com base no texto Diferencie: 1- Mímica e pantamima 2ºEtapa: Professor nesse momento vamos dar continuidade ao estudo da
Mímica com base nas páginas 88 Um bom momento para realizar a atividade da
página 88. Peça os alunos para responderem de forma explicativa, analisando
bem a fundo a questão. 5ºAula 1ª Etapa Cinema e
Mímica páginas 89 e 90 Professor
faça a Leitura Compartilhada e explanação do conteúdo aproveitando para
relembrar o início do capítulo 2ª Etapa Atividade
da página 91. 6ºAula 1ª Etapa Cada corpo
com sua potência Professor
faça a Leitura compartilhada e explanação do conteúdo Páginas 92 e 93 2ª Etapa Atividade
páginas 93 3º Etapa Potência do corpo humano
Potência do corpo humano é um termo
relacionado ao trabalho ou
à energia produzida a partir do corpo humano. O
termo potência se refere à taxa de trabalho realizado (ou recebido) por
unidade de tempo de um humano. A potência vem principalmente dos músculos, mas o corpo também
exerce trabalho por meio do calor corporal que
aquece o ambiente, alimentos ou outros seres humanos. Recordes mundiais de desempenho de energia obtidos por
seres humanos são de interesse para planejadores do trabalho e engenheiros de
processo de trabalho. O nível médio de potência que um ser humano pode manter
ao longo de um determinado período de tempo, tal como um minuto ou uma hora,
é um dado de interesse para engenheiros projetando operações de
trabalho na indústria. A potência do corpo humano é ocasionalmente usada para
gerar e, por vezes, armazenar energia elétrica em baterias para uso em
localidades inabitadas. Potêmcia
Disponível Um
metabolismo humano normal produz calor a uma taxa
metabólica basal de cerca de 80 watts.[1] Durante
uma corrida de bicicleta, um ciclista bem treinado pode produzir de forma sustentável perto de
400 watts de potência mecânica durante mais de
uma hora. Durante instantes de alto esforço, ele pode produzir mais que o
dobro: de 1000 a 1100 watts (bicicletas modernas de corrida possuem eficiência mecânica superior a 95%). Um adulto normal em boa forma,
entretanto, comumente exerce entre 50 e 150 watts durante uma hora de
exercício vigoroso. Um trabalhador manual médio, saudável, bem alimentado e
motivado pode sustentar uma potência de 75 watts durante um turno de trabalho de 8 horas.[2] No entanto, a
produção potencial a partir da energia humana é reduzida pela ineficiência
inerente a qualquer dispositivo gerador, uma vez que todos os geradores reais
incorrem em perdas consideráveis durante o processo de conversão
de energia. Embora
tenham sido feitas tentativas para adaptar geradores elétricos equipamentos de
exercício, o valor correspondente à energia coletada é baixo em comparação
com o custo dos equipamentos de conversão.[3] Atividade 1)
A potência do corpo vem principalmente de
onde? 2)
A que se refere o
tema potência do corpo? 3)
Defina: a)
Geradores elétricos
b)
Conversão de
energia https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596098?fbclid=IwAR2QXP9Hq7xRKCDgvQDVqPJdN5aD_QfRhCQ5YHpSJBAImhJ1DQjjqmEjM-A 6ºano acessado em 05/10/2020 |
RECURSOS:( ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; () Computador; ( ) Jogos; () Textos Informativos; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Atividade escrita; () Avaliação da
participação; Outros: |
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