6ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:A Poesia do Corpo

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem.

Unidade Temática: Teatro        6ºAno            Período: 13/10/2020 a 31/10/2020        Aulas: 06

HABILIDADES

(EF69AR024)  Reconhecer e apreciar artitas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes epócas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

(EF69AR025) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

(EF69AR031) Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões de vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR035) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

·         .

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

-Professor segue em anexo o slide

 

1º Aula: TEATRO

 

 

1ª Etapa: Apresentação do projeto: Quem sabe canta, quem não sabe dança

O professor deverá apresentar aos alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo e violência.

O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as seguintes etapas:

 

METODOLOGIA DO PROJETO

O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as seguintes etapas:

     I.        Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;

    II.        Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante;

  III.        A classificação dar-se-á da seguinte forma:

ü  A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão julgadora que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas pelos professores do componente curricular;

ü  A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.

  IV.        O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc)

   V.        O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;

  VI.        Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence;

VII.        O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação;

VIII.        O período para a realização da etapa escolar será 01/10 a 30/10/2020

  IX.        O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento;

   X.        Os professores de Arte deverão encaminhar em 02 a 06/11/2020 à Articulação de área os vídeos que foram selecionados;

  XI.        Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais.

XII    Na semana de 09 a 13/11/2020 será para a etapa final onde os alunos serão julgados pela comissão da Secretaria de Eduçação e em seguida será divulgado os vencedores.

 

2ª Etapa:

Professor este vídeo é o mesmo indicado no livro didático

Assista o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=emWXzCxmNC4&feature=youtu.beAcessado em 03/10/2020

 

Depois assistir o vídeo  com a turma, faça perguntas para compará-los.

 

Ø  Além de sensações cotidianas como o sono ou tristeza, o que mais o corpo pode comunicar?

Ø  Ao observar a imagem do livro página 80. O que o corpo do mímico Miqueas Paz parece estar expressando?

 

Estimule todos a levantar e experimentar os movimentos de mímica por exemplo.  Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu.

 

3ª Etapa:

Professoar nesse momento ideal pedir aos alunos que façam essas observações anotadas no caderno.

 

Definição de Teatro

Teatro

1.TEATRO

lugar ou edifício destinado à apresentação de obras dramáticas, óperas ou outros espetáculos públicos.

1.    2.

POR METONÍMIATEATRO

o ofício ou a arte teatral.

Conceito de Teatro

O que é Teatro:

Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.

 

2º Aula

1ª Etapa:Assista o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=ZJnQeMn7d0k&feature=youtu.be acessado em 03/10/2020

Agora é hora de deixar os alunos se expressarem, faça questionamentos a respeito do vídeo, escute o que eles tem a dizer.

·         Quais as três dicas que o ator deixa em seu vídeo sobre Expressão Corporal.

2ª Etapa:Começando por você

Professor fazer a leitura compartilhada e explicação do conteúdo das páginas 82

Após explicação pedir aos alunos que façam atividade da mesma página 82.

Atividade: Começando por você Página 82

O Corpo é o ponto de partida para tudo que fazemos.Ele é a base de nossas ações e está integrada a todos os gestos da nossa vida. Sempre que nos relacionamos ou nos expressamos,o fazemos com o corpo.

Sugerir a turma que assista o vídeo:https://youtu.be/8ALzC0pXy6c, acessado em 07/10/20

Em seguida peça aos alunos que interpretem as imagens.

 

                                       

Reflita sobre as questões a seguir:

1-Você já pensou nas possiblidades de expressão do corpo? De que maneiras você acha que o seu corpo pode se expressar?

2- O corpo faz poesia? Você já pensou em como fazer poesia com ele? Explique como:

3- É possível fazer poesia com as mais diferentes linguagens.Com a linguagem do corpo não é diferente,nesse sentido como você acha que é usado o corpo na arte?

4-Sobre os movimentos apresentado no vídeo pela professora, qual lhe chamou mais atenção? Você seria capaz de reproduzir algum deles? Quais?

5- A dança é uma manifestação artística baseada em movimentos corporais,existem vários movimentos corporais,cite aqui alguns deles:

3ª Etapa:Corpo no Teatro

 

Professor faça a Leitura compartilhada das páginas 83 e 84 já aproveitando o momento para explanar o conteúdo.

Após realizar a atividade Abaixo. Obs: Perguntas com base no texto do livro.

Páginas 83 e 84

Como se chama o personagem criado pelo mimico JEAN-GaspardDeburau?

O que é pantomina?

Quais os gestos que podem ser feitos  com a expressão corporal?

Observe as imagens no texto ,você consegue imaginar uma situação para cada uma das fotos.

O que significa dizer que um espetáculo é realizado por meio de mímicas?

>Mímica e pantomima

Vamos refletir sobre a relação entre a expressão corporal e a linguagem teatral explorando a arte da mímica.

mímica é uma forma de expressão na qual são utilizados gestos, movimentos corporais e mudanças de fisionomia muito expressivos sem a utilização da fala e conseguindo expor idéias e situações.Sua história começa no teatro da antiga Grécia e se prolonga até os dias de hoje.

A mímica é utilizada como forma de diversão e como expressão artísticas pelos mímicos.

Como diversão existem diversas brincadeiras e jogos onde uma ou mais pessoas fazem mímica para que os outros descubram alguma idéia,palavra ou termo previamente escolhido.

 

   Fonte: www.augustogomes.com.br acessado em 05/10/2020

 

pantomima foi criada pelos romanos. Na época de seu surgimento, foi influenciada pela tragédia e pela comédia, tornando-se uma apresentação dramática muito popular em Roma.Apesar de utilizar pouco as palavras,um espetáculo desta arte pode envolver canto e música. Porém, os mimos (mímicos),atores que representam a pantomima, utilizam-se apenas de gestos(mímicas) para representar. Normalmente, o espetáculo era feito por apenas um ator,que,sozinho, interpretava vários papéis.

       

                  Fonte: www.augustogomes.com.br acessado em 06/10/2020

Para entender melhor sobre o assunto assistir ao vídeo: https://youtu.be/emWXzCxmNC4 acessado em 10/10/20 e sugira a

 leitura do texto acima logo após questione os alunos:

1-      1-  1-Você já viu uma apresentação de mímica? O que achou?

2-       

2-Quem faz esse tipo de apresentação?

3-Você e seus amigos já bricaram em silêncio,apenas gesticulando?como foi?

4-Você acha fácil ou difícil compreender uma cena que contenha apenas gestos? Por que?

5-após leitura e estudo, o que você entende por mímica e pantomima?

Observe as imagens a seguir: página 83 Pierrot.

                      

https://rceliamendonca.com/2013/02/09/arlequim-colombina-e-pierrot/acessado em 10/10/2020

 O Pierrot é um personagem tradicional,das comédias populares européias,recriado muitas vezes

 por diferentes artistas.

1-    Repare nos gestos de Pierrot,como o corpo do mímico está em cada uma das imagens?

2-    Que ações ele aparece estar desempenhando?

3-    Você consegue imaginar uma situação para cada uma das fotos? Qual?

4-    Que nome você daria para cada uma das cenas apresentadas pelo Pierrot?

5-    Em sua opinião o que as pessoas tem que fazer para transmitir uma mensagem utilizando apenas mímica?

 

3ª Aula                                                                                                                                                                                                                                                

 

1ª Etapa:

Boas vindas

>Faça um levantamento prévio dos conteúdos trabalhados anteriormente

>Dando continuidade a aula anterior, peça aos alunos, para fazerem uma leitura compartilhada nas páginas 85, 86 e 87 do livro didático e em seguida socialize e aplique a atividade da página 87.

 

 

2ºEtapa:

 

Atividade de revisão Páginas 82 a 87

 

1)      Com base nos conceitos trazidos no livro defina:

a)      Teatristas

b)     Pantomima

c)      Mímica objetiva

d)     Mímica contemporânea

e)      Mímica subjetiva

f)       Máscara neutra

g)      Mascareiros

 

 

4º Aula

 

1ª Etapa:  Texto complementar

 

Pantomima ou Mímica

Ainda hoje, quando pensamos na arte da Mímica, imaginamos um personagem mudo, de rosto pintado de branco, com luvas brancas, fazendo gestos ilustrativos tirando objetos imaginários no espaço. Mas isso é mesmo Mímica? E o que é Pantomima? O mímico fala?

Não só no Brasil, como também em varias partes do mundo, surgem muitas confusões ao se tentar responder estas perguntas.

Embora o foco deste trabalho esteja no movimento da Mímica do século XX e mais especificamente no Teatro Físico, nome dado à Mímica contemporânea, é necessário, logo de início, fazer uma diferenciação entre a Mímica e a Pantomima, freqüentemente confundidas como sinônimas. No entanto, há diferenças importantes entre elas.

 

A partir do século XX, Mímica passa a designar a forma de artes e a Pantomima como um dos seus Gêneros. A Pantomima, hoje, é definida principalmente pela herança de Jean-GaspardDebureu e Marcel Marceau, caracterizada pela figura de rosto pintando de branco e luvas, contador de histórias sem falas e que comunica-ser por meio de gesto ilustrativos desenhados no espaço. Tem, geralmente, fins cômicos.

No entanto, a Mímica possui uma atuação mais abrangente. Nela, o mímico utiliza o potencial de seu corpo como um todo, isto é, corpo voz e pensamento integrado em sua expressão. Nessas encenações, podemos encontrar o drama, a tragédia e, também, a comicidade. A movimentação e a expressão não são centradas somente na mímica objetiva (Nome dado a área da mímica que cria e explora as ilusões de objetos no espaço. O gestual da mímica objetiva é o mais fiel possível ás ilusões criadas, isto é, nela. A parede será uma parede e a corda uma corda evitando as metáforas na movimentação) isto é, na criação de objetos espaciais como a parede, a corda e outros, mas também faz uso, principalmente, da mímica subjetiva (área da mímica que explora as emoções e a sensibilidade. O gestual é centrado nas metáforas. Isto é. Quando se cria uma ilusão como a parede, ela não representa este objeto em si e sim um sentimento ou sensação. Neste caso a parede criada pode representar a prisão dos pensamentos ou qualquer outro estado interior).

Na Idade Média, a Pantomima se fortaleceu com os ritos carnavalescos que propiciavam uma atmosfera favorável às danças e às mímicas macabras, inspiradas nas alegorias sobre a vida e a morte, encontradas nas gravuras e afrescos da época. Eram atuações em procissões, geralmente mudas, que, apesar da Igreja considerar que despertavam sentimentos proibidos, acabaram sendo admitidas nas festas religiosas.

Numa reação contrária à comédia dos senhores literatos do Renascimento, surgem, na metade do século XVI, um novo fenômeno: A commédiaDell’arte. Os cômicos italianos transmitiam de pai para filho a arte de fazer teatro. Eles se especializavam através de uma técnica de mímica, de voz, acrobática e cultural. Na CommédiaDell’Arte, a Pantomima, inspirada nos jograis medievais, herdeiros das tradições dos mímicos romanos, retoma suas força e espalha-se por toda a Europa, nas praças, feiras e teatros, numa popularidade massiva.

As brincadeiras pantomímicas, que os improvisadores fizeram por séculos, entram na CommédiaDell’Arte como Lazzi, ou seja, repertório de tramas, com a diferenças de que os comediantes italianos incluíam falas, diferente do silêncio da Pantomima.

AS representações não tinham seus núcleos no texto literário ou na poesia, mas na improvisação, na plasticidade e na mímica. Os atores da CommédiaDell’Arte improvisavam não a partir do nada, mas através de ações e gestos corporais definidos no repertório de seus personagens e, também, seguindo um roteiro geral de ações chamado cannovaccio, Embora, durante toda a história, encontremos falas na Mímica e Silêncio vocal na Pantomima, é no final do século XVII que a diferença entre as duas será atenuada

Em 1697, o rei Luiz XIV expulsou os comediantes italianos de Paris por terem zombado de sua amante, Madame de Maintenon. A rivalidade entre os comediantes Italianos. A ComédieFrançaise e a ópera (os dois últimos considerados o teatro dos reis) cresceram de tal maneira que os comediantes italianos foram exilados para o outro lado do Rio Sena e receberam a permissão de atuarem somente sob as condições dos atores não falarem. Então a pantomima silenciosa. Tão popular na frança e no resto da Europa, nasceu na forma que a conhecemos e destacou-se na figura de Jean-GaspardDebureau, representado por Jean Louis Barrault no clássico do cinema Frances, Lês Enfantes Du Paradis, traduzido para o português como Boulevard do Crime. Em 1716, a proibição foi retirada e os comediantes puderam voltar para Paris, embora ainda houvesse um forte controle de gênero e repertório nos teatros.Acesso em http://andreteatro.blogspot.com/2011/04/pantomima-ou-mimica.html?m=1 03/10/2020

 

Atividade com base no texto

  Diferencie:

   1- Mímica e pantamima

 

2ºEtapa: Professor nesse momento vamos dar continuidade ao estudo da Mímica com base nas páginas 88

 Um bom momento para realizar a atividade da página 88. Peça os alunos para responderem de forma explicativa, analisando bem  a fundo a questão.

 

5ºAula

1ª Etapa

Cinema e Mímica páginas 89 e 90

Professor faça a Leitura Compartilhada e explanação do conteúdo aproveitando para relembrar o início do capítulo

 

2ª Etapa

Atividade da página 91.

 

6ºAula

1ª Etapa

Cada corpo com sua potência

Professor faça a Leitura compartilhada e explanação do conteúdo Páginas 92 e 93

 

2ª Etapa

Atividade páginas 93

 

3º Etapa

Potência do corpo humano

Potência do corpo humano é um termo relacionado ao trabalho ou à energia produzida a partir do corpo humano. O termo potência se refere à taxa de trabalho realizado (ou recebido) por unidade de tempo de um humano. A potência vem principalmente dos músculos, mas o corpo também exerce trabalho por meio do calor corporal que aquece o ambiente, alimentos ou outros seres humanos.

Recordes mundiais de desempenho de energia obtidos por seres humanos são de interesse para planejadores do trabalho e engenheiros de processo de trabalho. O nível médio de potência que um ser humano pode manter ao longo de um determinado período de tempo, tal como um minuto ou uma hora, é um dado de interesse para  engenheiros projetando operações de trabalho na indústria. A potência do corpo humano é ocasionalmente usada para gerar e, por vezes, armazenar energia elétrica em baterias para uso em localidades inabitadas.

 

Potêmcia Disponível

Um metabolismo humano normal produz calor a uma taxa metabólica basal de cerca de 80 watts.[1]

Durante uma corrida de bicicleta, um ciclista bem treinado pode produzir de forma sustentável perto de 400 watts de potência mecânica durante mais de uma hora. Durante instantes de alto esforço, ele pode produzir mais que o dobro: de 1000 a 1100 watts (bicicletas modernas de corrida possuem eficiência mecânica superior a 95%). Um adulto normal em boa forma, entretanto, comumente exerce entre 50 e 150 watts durante uma hora de exercício vigoroso. Um trabalhador manual médio, saudável, bem alimentado e motivado pode sustentar uma potência de 75 watts durante um turno de trabalho de 8 horas.[2] No entanto, a produção potencial a partir da energia humana é reduzida pela ineficiência inerente a qualquer dispositivo gerador, uma vez que todos os geradores reais incorrem em perdas consideráveis durante o processo de conversão de energia.

Embora tenham sido feitas tentativas para adaptar  geradores elétricos equipamentos de exercício, o valor correspondente à energia coletada é baixo em comparação com o custo dos equipamentos de conversão.[3]

Atividade

1)      A  potência do corpo vem principalmente de onde?

2)      A que se refere o tema potência do corpo?

3)      Defina:

a)      Geradores elétricos

b)     Conversão de energia

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596098?fbclid=IwAR2QXP9Hq7xRKCDgvQDVqPJdN5aD_QfRhCQ5YHpSJBAImhJ1DQjjqmEjM-A 6ºano acessado em 05/10/2020

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; () Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     (  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário