8ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 8ºANO E 9ºANO

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA ARTE

Tema: Itamaraju em Foco / História da Música -Artistas da Terra (Ivone Ferreira e Banda Césio 137)

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento:  Contextos e Práticas, Elementos da linguagem, Materialidades, Processos de Criação, Arte e Tecnologia. Cidade, Cultura e Práticas Culturais

Unidade Temática: Música, Artes Integrada       Ano: 8º e 9º        Período: 16/09 a 11/10/2024       Aulas:07

HABILIDADES

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,

política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas

linguagens artísticas.

(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística,

problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte,

artesanato, folclore, design etc.).

(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

(EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e

estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

(EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª Aula:

1º Momento:

Nesse primeiro momento é importante relembrar a história da cidade, trazendo um pouco do contexto histórico em que a cidade foi se desenvolvendo. Após a leitura do texto, copie e responda as atividades, no caderno:

Aspectos Históricos de Itamaraju-Bahia

                                                                                                        Arquivo pessoal- Lorrana do Nascimento Paes

          A cidade que já foi a maior potência da região por causa de atividades como: a cultura e produção do cacau, café, madeira de lei, é hoje o 5º município em arrecadação do extremo sul, ocupa a quarta posição populacional da região com 64.455 habitantes, no entanto ainda possui o segundo maior território do extremo sul baiano com 2.370 km2, menor apenas que Porto Seguro.

         Itamaraju em 5 de outubro completará 60 anos de emancipação política administrativa, resistindo a tudo e a todos. O munícipio ainda é dono de 100% das melhores fontes de água corrente e de uma grande massa de rios que produzem a segunda melhor água do Brasil, perdendo apenas para Cuiabá, capital do Mato Grosso, esses dados foram colhidos por institutos científicos ligados à Coca-Cola.

         A atual cidade de Itamaraju nasceu de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos nosso Santos Padroeiros Cosme e Damião. Antes disso, porém, a região foi chamada Dois Irmãos em função da seguinte história:

 

 

“É aqui que você se esconde?”

Durante a Guerra do Paraguai, fazia-se sorteio entre homens em idade variada para o serviço   militar ingressarem-se às fileiras do exército. Foi então que foram sorteados Francisco Nascimento dos Santos e o seu genro, Teoclosio Batista, que tomaram a decisão drástica de não atenderem ao chamado da lei. Perseguidos foram presos. Certa noite, ainda antes de entrarem em mobilização depois de um ligeira luta no acampamento desamarraram e dominaram o sentinela e conseguiram fugir enquanto o resto dormia. Assim eles foram levados para exploração de madeira ao sul.

Ficaram 3 anos sem se comunicarem com os familiares, que até aquele momento desconheciam seu paradeiro. Eles já se achavam adaptados ao novo ambiente, e não queriam abandonara terra de proteção, aqui seria sua terra, e de seus entes queridos. Pediram a Olinto Garcia Marcial que trouxesse lhe todos os familiares. Ainda temerosos, nem lá iriam busca-los.

Ao todo 12 familiares aqui chegaram. Armaram barracas junto as que já existiam, inicialmente eram palhoças. A mulher de Francisco a Dona Martinha ficou surpresa com o cenário de imensidão da floresta e a precariedade do ambiente e da vida onde foram bruscamente arrastadas, ela então exclamou “É nesse lugar Francisco, que você está escondido?”

Importante: Essa história foi contada por Cândido Nascimento dos Santos, neto de Francisco aqui nascido em 1893.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

2ºMomento Professor, é hora de trabalhar a interpretação e também a escrita com os alunos. Para isso, peçam que reescrevam essa história mudando alguns aspectos que ficarão a escolha do aluno:

 

Atividade

 

1.      Quais os nomes anteriores dado a Itamaraju-Ba?

 

2.      No setor econômico, quais foram as atividades que impulsionaram o progresso do povoado naquela época?

 

3.      Explique o por quê da cidade ter sido chamada de Escondido?

 

4.      “O café tornou-se a principal fonte de produção da região por volta de 1895, no arraial do Escondido. Interessados na cultura e comércio do café, muitos começaram a deslocar para o vilarejo”.  Ainda hoje, é possível dizer que a cidade preserva esse tipo de produção? (a do café). Cite os nomes das empresas que fazem parte da colheita anual de café:

 

5.      Após a leitura do texto “É aqui que se esconde?”, é hora de escrever um novo final para história de seu Francisco e Dona martinha. Complete a história a partir desse ponto:

 

    Armaram barracas junto as que já existiam, inicialmente eram palhoças. A mulher de Francisco a Dona Martinha ficou surpresa com o cenário de imensidão da floresta e a precariedade do ambiente e da vida onde foram bruscamente arrastadas, ela então exclamou “É nesse lugar Francisco, que você está escondido?” .

Professor, faça a leitura dos textos que contam a história de Itamaraju com relação a cultura e a arte. Apresente alguns slides que possam auxiliar

 

3º Momento: É hora de saber um pouco mais sobre a nossa cidade, faça a leitura atenciosa juntos com os alunos, em seguida responda a atividade:

 

2ªAula

1ºMomento:

 

2º Momento:                                            ATIVIDADE

1-      Qual a origem do nome Itamaraju?

2-      Em qual ano Itamaraju foi emancipado? Quem era o atual prefeito?

3-      É hora de recriar a nossa bandeira, reproduza-a no caderno

 

                         

 

3º Momento: Recordar é viver! Faça um levantamento prévio com os alunos, sobre os concursos de bandas marciais, e toda a sua representatividade em nosso munícipio:

                          

 

·          A foto acima faz parte da cultura da nossa cidade, você seria capaz de dizer sobre qual momento ela foi feita?

·         Muitas coisas mudaram de lá para cá, você já participou de algum evento assim na sua escola?

·         Assinale quais itens não podem faltar em desfiles como esse:

(     ) roupas coloridas; estandarte da escola; bandeiras; instrumentos de percussão; chapéus.

(     ) microfone; cavaquinho; bateria; guitarra.

(     ) corpo de baile; ritmo; coreografia.

(     ) música; peça teatral; atores;

 

 

3ªAula

1ºMomento:

                                                           MUSICOTERAPIA

                                     

O que é Musicoterapia

Musicoterapia, como o nome já diz, é uma forma de tratar os pacientes através da música. É uma técnica que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos.

         A música faz com que sintamos emoções positivas ou negativas. Ela evoca emoções que são ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo e etc. Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente ao serem trabalhadas com a música. Melhora o humor, a atenção, concentração, a memória e lembranças profundas.

        São feitas sessões com o paciente ativo, ao se colocar a tocar e cantar junto com o psicoterapeuta. Pode-se trabalhar sessões individuais ou em grupos, e cada um vai fazendo de acordo com o seu ritmo e/ou juntamente com o terapeuta, porém, ambos trabalhando as técnicas juntos, de forma ativa ou passiva, quando o paciente apenas vai percebendo o que o terapeuta faz, toca ou canta. A musicoterapia é feita com a execução de uma música ou trecho musical, por meio do qual o paciente vai acompanhando e participando ativamente.

       Os benefícios são comprovados pelos estudos científicos e vistos no processo da terapia, os quais são observados um bom desenvolvimento dos pacientes nas sessões, melhor desempenho em suas sensações corporais e na capacidade que vão desenvolvendo em expressar suas emoções com mais facilidade.

Os benefícios da musicoterapia

       O ato de ouvir música e/ou tocar, ajuda a melhorar as frequências cardíacas e respiratórias e pressão de pacientes portadores de doença arterial coronária. Ajudam em transtornos neurológicos, pois tem se mostrado muito eficaz nos sintomas da ansiedadedepressão e de isolamento. e de isolamento.

       A musicoterapia tem efeitos surpreendente também no tratamento de pacientes vítimas de AVC. Sabe-se que a música desperta emoções nos pacientes vitimizados e ainda por cima estimulam as interações sociais; o que ajuda muito no processo do tratamento.

Pacientes com Mal de Alzheimer e outros tipos de Doenças Neurodegenerativas também são beneficiados com a Musicoterapia, pois o tratamento faz com que os pacientes tenham certa ativação neural.

       Na vida social, a musicoterapia estimula a capacidade interativa e de comunicação, promovendo a socialização e melhora dos aspectos emocionais, físicos, biológicos e culturais. Ela une as pessoas e trata o humor, depressão, ansiedade, estresse e motiva cada vez mais os pacientes a encararem a vida com mais energia, motivação e determinação.

Procure se informar mais sobre a musicoterapia e comece também a ouvir músicas que te agradam. Comece a perceber como a troca de experiências entre pessoas e pacientes podem lhe dar mais força, energia e assim enfrentar melhor as dificuldades e ter uma qualidade de vida melhor.

Procure um profissional de saúde para lhe ajudar em seus medos e ansiedades. Saiba que com o tratamento adequado você pode ter uma vida mais feliz, saudável e com mais harmonia em tudo.

 

(Professor se possível leve um som para a sala de aula, faça um momento de relaxamento de descontração com os alunos ou peça aos alunos para acessar o link)

Oriente os alunos a estarem em silêncio e prestar atenção na música

Link: https://www.youtube.com/watch?v=RQuX0B0-AwQ

 

2ºMomento:

Atividade sobre o que Aprendeu

1)    Defina o que é musicoterapia:

2)    Quais os benefícios que a música pode trazer para o ouvinte?

3)    Como é feita a musicoterapia?

4)    Como a musicoterapia pode ajudar a melhorar a vida social de quem utiliza o tratamento?

4ªAula

1ºMomento:                 

                                                         HISTÓRIA DA MÚSICA

                                        

 

A História da música é muito antiga, visto que desde os primórdios os homens produziam diversas formas de sonoridade.

Lembre-se, portanto, que a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz.
Todos esses elementos são importantes e podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.

Veremos como essa linguagem artística caminhou durante os séculos até os nossos dias para adquirir as características que possui hoje no Ocidente.

Música na Pré-História

A humanidade possui uma relação longa com a música, sendo essa umas das formas de manifestação cultural mais antigas.

Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação dos fenômenos da natureza.

Os ruídos das ondas quebrando na praia, os trovões, a comunicação entre os animais, o barulho do vento balançando as árvores, as batidas do coração; tudo isso influenciou as pessoas a também explorarem os sons que seus próprios corpos produziam. Como, por exemplo, os sons das palmas, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros.

Nessa época, tais experimentações não eram consideradas arte propriamente e estavam relacionadas à comunicação, aos ritos sagra

A Evolução da Música - Música no Egito

 

No Egito Antigo, ainda em 4.000 a.C., a música era muito presente, configurando um importante elemento religioso. Os egípcios consideravam que essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e que outro deus, Osíris, a utilizou como uma maneira para civilizar o mundo.

A música era empregada de forma a complementar os rituais sagrados em torno da agricultura, que era farta na região e os instrumentos utilizados eram harpas, flautas, instrumentos de percussão e cítara - que é um instrumento de cordas derivado da lira.

Música na Mesopotâmia

Na região da Mesopotâmia, localizada entre os rios Tigre e Eufrates, habitavam os povos sumérios, assírios e babilônios. Foram encontradas harpas de 3 a 20 cordas na região onde os sumérios viviam e estima-se que sejam objetos com mais de 5 mil anos. Também foram descobertas cítaras que pertenceram ao povo assírio.

Música na China e na Índia

Na Ásia - em torno de 3.000 a.C. - a atividade musical prosperou na Índia e China. Nessas regiões, ela também estava fortemente relacionada à espiritualidade.

O instrumento mais popular entre os chineses era a cítara e o sistema musical utilizado era a escala de cinco tons - pentatônica.

Já na Índia, em 800 a.C., o método musical era o de "ragas", que não utilizava notas musicais e era composto de tons e semitons.

Música na Grécia e em Roma

Podemos observar que a cultura musical na Grécia Antiga funcionava como uma espécie de elo entre os homens e as divindades. Tanto que a palavra "música" provém do termo grego mousikē, que significa "a arte das musas". As musas eram as deusas que guiavam e inspiravam as ciências e as artes.

É importante ressaltar que Pitágoras, grande filósofo grego, foi o responsável por estabelecer relações entre a matemática e a música, descobrindo as notas e os intervalos musicais.

Sabe-se que na Roma Antiga, muitas manifestações artísticas foram heranças da cultura grega, como a pintura e a escultura. Supõe-se, dessa forma, que o mesmo ocorreu com a música. Entretanto, diferente dos gregos, os romanos usufruíam dessa arte de maneira mais ampla e cotidiana.

2ºMomento:

Atividade sobre o que você aprendeu

1.      Marque V ou F para as afirmações abaixo. Quando terminar, reescreva a afirmação falsa tornando-as verdadeiras.

a)      (     ) A história da música é recente e produz diversas formas de sonoridade.

b)      (    )  A música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz.

c)      (    ) A música podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.

d)      (     ) Nem todos os  elementos são importantes na música.

e)      (     ) Pitagóras, grande filósofo grego, foi o responsável por estabelecer relações entre a matemática e a música, descobrindo as notas e os intervalos musicais.

 

2.      Qual a importância da música no Egito antigo?

3.      Tanto na China quanto na Índia, a música estava fortemente ligada a espiritualidade. Que instrumento ou método era mais utilizado por cada um?

4.      A palavra "música" provém do termo grego mousikē, que significa "a arte das musas".Quem eram essas musas?

3ºMomento

CONTINUAÇÃO HISTÓRIA DA MÚSICA - Música na Mesopotâmia

 

        Na Suméria, a música era tão importante que os músicos dos povos conquistados eram poupados da morte e de outros castigos e levados para as cidades para que ensinassem sua arte ao povo. Foi ainda nessa cultura que a primeira orquestra foi formada. Uma orquestra composta por 150 componentes entre instrumentistas e cantores, segundo fontes documentais.

       Os sumérios, deixaram numerosos documentos que mostravam como a música eram importantes para eles. Documentos em forma de pinturas, esculturas, baixo-relevo e em textos literários. Os músicos tinham o maior prestígio nessa sociedade e eram reverenciados como sábios.

Atividade

 

1.      A  Mesopatâmia é um dos berços da música, e nos ajuda entender a origem dessa arte. Copie no caderno o mapa mental e em seguida utilize o lápis de cor para fazer desenhos que represente esta cultura.

                                             

         

 

 

 

5ªAula                                                                            

1ºMomento:                                      MÚSICA MODERNA

                                                   

A música do século XX traz uma mistura complexa de muitas tendências. A maioria das tendências compartilha uma coisa em comum: uma reação contra o estilo romântico do século XIX. Tal fato fez com que certos críticos descrevessem a música do século XX como “Antirromântica".

 

Técnicas de composição da Música Moderna/Impressionismo

> originando-se na França,  a música impressionista era caracterizada por sugestão e atmosfera;

> surgiu de uma reação aos excessos da Era Romântica;

> o Impressionismo musical está baseado no francês Claude Debussy, o pai da música moderno;

> faz mais uso de dissonância com escalas não tão comuns, tal como a escala hexafônica;

> utiliza o efeito de planar sobre uma frase melódica.

Técnicas de composição da Música Moderna/Expressionismo

      a música expressionista caracteriza-se pela emotividade intensa, dissonâncias extremas, melodias ásperas e angulosas;

      compositor deposita em sua música seus sentimentos mais profundos, extremos e desesperados, dando à obra um caráter exagerado.

Técnicas de composição da Música Moderna/Dodecafonismo

 

·         Arnold Schoenberg e seus alunos, Alban Berg e Anton Werber, passaram a compor obras conhecidas como dodecafônicas.

·         Esse método de composição sugere a utilização das doze notas do sistema musical, de uma maneira organizada de tal forma que um som apenas venha a ser repetido após a execução de todos os outros onze sons.

Exemplificando...

A nota Dó apenas será repetida após a execução de todas as outras notas. É notável, dessa maneira, uma espécie de “democracia” musical.

Técnicas de composição da Música Moderna/Atonalismo

·         Total ausência de uma nota central, que pode causar um certo sentimento de “confusão” e “aleatoriedade” nas primeiras audições de músicas atonais.

·         É considerado por alguns críticos como o tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade” jamais experimentada antes.

·         Não existe algo como um acorde maior ou menor, e tampouco escalas ou modos como dórico, frígio etc.

2ºMomento:                  Atividade sobre o que você aprendeu

 

1)      Quais as características da música moderna no geral?

2)      O que é Atonalismo?

3)      Como é o método de composição da música dodecafônica?

4)      O que caracteriza a música expressionista?

5)      Cite todas as características da música moderna impressionista?

6)       Bandas que utilizam este tipo de música misturam diversos gêneros opostos, como música eletrônica e música clássica.

a)      Experimenta

b)      Impressionista

c)      Expressionista

d)      Aleatória

 

7)      É considerado por alguns críticos como o tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade” jamais experimentada antes.

a. Impressionismo

b. Expressionismo

c. Atonalismo

d. Dodecafonismo

 

6ªAula

1ºMomento: Relembre alguns artistas que fizeram sucesso na cidade, e em seguida discuta com os alunos, sobre as questões;

                                Artistas que fizeram história na cidade Itamaraju

                                    

 

“Banda Césio 137” – Na primeira metade da década de 1990, nossa cidade se surpreendeu com uma banda itamarajuense que passou a ter suas músicas sempre tocadas nas emissoras de rádio de Minas Gerais, Espirito Santo e Bahia. Tratava-se da Banda “Césio 137”, encabeçada pelos jovens “Gery” e “Geraldo”, dois irmãos apaixonados pela música que já eram muito conhecidos dos itamarajuenses, dada às participações em shows de calouros e festivais musicais da época.

 

No ano de 1993, depois de terem sidos apresentados ao cantor e produtor musical Marcus Pitter  e a Cícero Pestana, líder do grupo de rock "Dr. Silvana & Cia", um dos ícones musicais das décadas de 80 e 90, gravaram o seu primeiro Long Play “A essência Final”, disponível em Vinil, CD e K7. Nesse trabalho da "CÉSIO 137", considerado de excelente qualidade pelos críticos e apreciadores do estilo musical rock e MPB, três músicas se destacaram, sendo elas Késsia, Pirâmide e Soldados, que, em Itamaraju, sempre estavam entre as mais pedidas nas paradas de sucesso das rádios "99 FM" e "Extremo Sul 830/AM", disputando com grandes nomes da época a exemplo dos "Engenheiros do Hawaii", "Paralamas do Sucesso", "Legião Urbana", etc.

 

A carreira desses dois grandes cantores ficou marcada com um grande show realizado pela Banda Césio 137 em Porto Seguro, quando da primeira visita do então Presidente Fernando Henrique Cardoso àquela cidade, ocasião em que o fenômeno musical regional foi convidado pelos organizadores a fazer parte da programação.

 

Embora tenha sido extinta, a banda em questão segue sendo lembrada com saudosismo, por ter com a sua letra e melodia marcado uma época para muitos jovens itamarajuenses. Mesmo com a extinção da banda, “Geraldo Mell” e “Gery Gomes” seguem em carreira solo, alimentando suas paixões pela música.

Autor: SidneyOliveira

Confira a música Késia: https://www.youtube.com/watch?v=FOl4fqZb8-E

 

7ªAula

1ºMomento: IVONE FERREIRA

 

A CANTORA IVONE FERREIRA – Alguns nomes, ao longo da história de nossa cidade, ganharam destaque na cultura local. E, no cenário musical, temos uma mulher que, por onde passa, tem representado com muito orgulho a nossa Itamaraju, levando a sua beleza, a sua graça e o encanto do seu canto aos ouvidos amantes da boa música. Estamos falando da Itamarajuense IVONE, que desde muito cedo dedica-se à música, não só como interprete das grandes vozes nacionais da MPB, mas sobretudo como uma compositora que empresta sua voz a belas canções.

 

É sem dúvida uma das maiores vozes da nossa cidade. Tal reconhecimento não vem apenas do nosso povo, mas de todos aqueles que, em outros rincões, ouviram e ainda ouvem essa mulher cantar. Ivone, mesmo sem o apoio merecido daqueles que deveriam valorizar os talentos de nossa terra, representou Itamaraju em dois grandes festivais musicais, a saber, o “Canta Bahia” e o “Canta Nordeste”, nos quais foi destaque com a canção “Cristais de hoje”.

 

Dada a potência de sua voz, o grande cantor e compositor “Tau Brasil”, uma das maiores estrelas da música de raiz da MPB, a convidou para integrar o seu projeto musical de resgate da música de raíz, denominado “Nas trilhas do Mucuri”, e com o qual cantaram em várias cidades baianas e mineiras, a exemplo do show de que juntos realizaram, em Itamaraju, no ano de 2012, em pleno São João, encantando os milhares de presentes na Praça do Rotary.

 

Atualmente, de forma aguerrida, Ivone Ferreira leva uma vida de dedicação à família e ao trabalho diário no comércio itamarajuense, além de se envolver com projetos da Associação Artística e Cultural de Itamaraju (AACI), através da qual, juntamente com outros artistas locais, tem buscado a valorização da cultura de nossa cidade, algo que o faz sem abandonar a sua paixão pela música.

 

Autor: Sidney Oliveira

 

Confira a música Cristais de Hoje: https://www.youtube.com/watch?v=hcncAfLTqGE 

 

2ºMomento:                                           Atividade

 

1)      Ao analisar as músicas compostas pela banda Césio 137, assinale a alternativa correspondente ao seu estilo musical:

 

a)      Samba e Pagode

b)      Axé

c)      Rock e MPB

d)      Bossa Nova

 

2)      A história por traz da cantora Ivone Ferreira nos faz refletir sobre o trabalho de um compositor, você considera essa profissão importante? Por quê?

 

3)      Quais investimentos você considera importante, para que a cultura musical melhorasse em sua cidade?

 

4)      Cite 3 artistas atuais que façam parte do cenário musical da cidade de Itamaraju:

 

5)      Pesquise e escreva em seu caderno o significado de:

     

Ø  Melodia-

Ø  Talentos-

Ø  Cultura-

Ø  Destaque-

Ø  Integrar-

Ø  Aguerrida-

Ø  Valorização-

Ø  Paixão-

Ø  Abandonar-

Ø  Programação-

Ø  Carreira-

Ø  Fenômeno-

Ø  Extinção-

Ø  Saudosismo-

Ø  Orgulho-

Ø  Rincões-

 

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;(  ) Relatórios;    ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros:

 

REFERÊNCIAS:16/09/2024

https://www.slideshare.net/Alvarenga-48/atividade-de-arte-msica-101929460

 

Arquivo pessoal- Lorrana do Nascimento Paes

Textos (Artistas) Sidney Oliveira

ACERVO: VALDECI ROSA DE ALMEIDA

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário