8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA ARTE |
|
Tema: Itamaraju em Foco / História
da Música -Artistas da Terra (Ivone Ferreira e Banda Césio 137) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e
Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da linguagem, Materialidades, Processos
de Criação, Arte e Tecnologia. Cidade, Cultura e Práticas Culturais |
Unidade
Temática: Música, Artes Integrada Ano:
8º e 9º Período: 16/09
a 11/10/2024 Aulas:07 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as
relações processuais entre diversas linguagens artísticas. (EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e
políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as
diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.). (EF15AR14) Perceber e
explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre,
melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas
diversas de composição/criação, execução e apreciação musical. (EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos e
grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o
desenvolvimento de formas e gêneros musicais. (EF69AR06IT) Conhecer,
valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas
culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural,
favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos
dentro e fora da escola. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
||
1ª Aula: 1º
Momento: Nesse primeiro momento é importante relembrar a história da cidade,
trazendo um pouco do contexto histórico em que a cidade foi se desenvolvendo.
Após a leitura do texto, copie e responda as atividades, no caderno:
Aspectos
Históricos de Itamaraju-Bahia
Arquivo pessoal- Lorrana do Nascimento Paes A cidade que já foi a maior potência da
região por causa de atividades como: a cultura e produção do cacau, café,
madeira de lei, é hoje o 5º município em arrecadação do extremo sul, ocupa a
quarta posição populacional da região com 64.455 habitantes, no entanto ainda
possui o segundo maior território do extremo sul baiano com 2.370 km2, menor
apenas que Porto Seguro. Itamaraju em 5 de outubro completará
60 anos de emancipação política administrativa, resistindo a tudo e a todos.
O munícipio ainda é dono de 100% das melhores fontes de água corrente e de uma
grande massa de rios que produzem a segunda melhor água do Brasil, perdendo
apenas para Cuiabá, capital do Mato Grosso, esses dados foram colhidos por
institutos científicos ligados à Coca-Cola. A atual cidade de Itamaraju nasceu
de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos nosso Santos
Padroeiros Cosme e Damião. Antes disso, porém, a região foi chamada Dois
Irmãos em função da seguinte história:
2ºMomento
Professor, é hora de trabalhar a interpretação e também a escrita
com os alunos. Para isso, peçam que reescrevam essa história mudando alguns
aspectos que ficarão a escolha do aluno: Atividade 1.
Quais os nomes anteriores dado a Itamaraju-Ba? 2.
No setor econômico, quais foram as atividades que
impulsionaram o progresso do povoado naquela época? 3.
Explique o por quê da cidade ter sido chamada de
Escondido? 4.
“O café tornou-se a principal fonte de
produção da região por volta de 1895, no arraial do Escondido. Interessados
na cultura e comércio do café, muitos começaram a deslocar para o
vilarejo”. Ainda hoje, é
possível dizer que a cidade preserva esse tipo de produção? (a do café). Cite
os nomes das empresas que fazem parte da colheita anual de café: 5.
Após a leitura do texto “É aqui que se esconde?”, é
hora de escrever um novo final para história de seu Francisco e Dona
martinha. Complete a história a partir desse ponto:
Armaram barracas junto as que já existiam, inicialmente eram palhoças.
A mulher de Francisco a Dona Martinha ficou surpresa com o cenário de
imensidão da floresta e a precariedade do ambiente e da vida onde foram
bruscamente arrastadas, ela então exclamou “É nesse lugar Francisco, que
você está escondido?” . Professor, faça a leitura dos textos que
contam a história de Itamaraju com relação a cultura e a arte. Apresente
alguns slides que possam auxiliar 3º
Momento: É hora de saber um pouco mais sobre a
nossa cidade, faça a leitura atenciosa juntos com os alunos, em seguida
responda a atividade: 2ªAula 1ºMomento: 2º
Momento: ATIVIDADE 1- Qual
a origem do nome Itamaraju? 2- Em
qual ano Itamaraju foi emancipado? Quem era o atual prefeito? 3- É
hora de recriar a nossa bandeira, reproduza-a no caderno 3º
Momento: Recordar é viver! Faça um levantamento
prévio com os alunos, sobre os concursos de bandas marciais, e toda a sua
representatividade em nosso munícipio: ·
A foto acima faz parte da cultura da nossa
cidade, você seria capaz de dizer sobre qual momento ela foi feita? ·
Muitas coisas mudaram de lá para
cá, você já participou de algum evento assim na sua escola? ·
Assinale quais itens não podem
faltar em desfiles como esse: ( ) roupas coloridas; estandarte da
escola; bandeiras; instrumentos de percussão; chapéus. ( ) microfone; cavaquinho; bateria;
guitarra. ( ) corpo de baile; ritmo; coreografia. ( ) música; peça teatral; atores; 3ªAula 1ºMomento:
MUSICOTERAPIA O que é Musicoterapia Musicoterapia, como o nome já diz, é uma forma de tratar os
pacientes através da música. É uma técnica que trabalha com a saúde ao
utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e arte. Trazendo
prevenção e promoção de saúde para todos. A música faz com
que sintamos emoções positivas ou negativas. Ela evoca emoções que são
ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala,
cerebelo, hipocampo e etc. Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas
positivamente ao serem trabalhadas com a música. Melhora o humor, a atenção, concentração, a memória e lembranças profundas. São feitas sessões
com o paciente ativo, ao se colocar a tocar e cantar junto com o
psicoterapeuta. Pode-se trabalhar sessões individuais ou em grupos, e cada um
vai fazendo de acordo com o seu ritmo e/ou juntamente com o terapeuta, porém,
ambos trabalhando as técnicas juntos, de forma ativa ou passiva, quando o
paciente apenas vai percebendo o que o terapeuta faz, toca ou canta. A
musicoterapia é feita com a execução de uma música ou trecho musical, por
meio do qual o paciente vai acompanhando e participando ativamente. Os benefícios são
comprovados pelos estudos científicos e vistos no processo da terapia, os
quais são observados um bom desenvolvimento dos pacientes nas sessões, melhor
desempenho em suas sensações corporais e na capacidade que vão desenvolvendo
em expressar suas emoções com mais facilidade. Os benefícios da musicoterapia
O ato de ouvir
música e/ou tocar, ajuda a melhorar as frequências cardíacas e respiratórias
e pressão de pacientes portadores de doença arterial coronária. Ajudam em
transtornos neurológicos, pois tem se mostrado muito eficaz nos sintomas
da ansiedade, depressão e de isolamento. e
de isolamento. A musicoterapia tem
efeitos surpreendente também no tratamento de pacientes vítimas de AVC.
Sabe-se que a música desperta emoções nos pacientes vitimizados e ainda por
cima estimulam as interações sociais; o que ajuda muito no processo do
tratamento. Pacientes com Mal de Alzheimer e outros tipos de Doenças
Neurodegenerativas também são beneficiados com a Musicoterapia, pois o
tratamento faz com que os pacientes tenham certa ativação neural. Na vida
social, a musicoterapia estimula a capacidade interativa e de
comunicação, promovendo a socialização e melhora dos aspectos emocionais, físicos,
biológicos e culturais. Ela une as pessoas e trata o humor, depressão,
ansiedade, estresse e motiva cada vez mais os pacientes a encararem a vida
com mais energia, motivação e determinação. Procure se informar mais sobre a musicoterapia e comece também a
ouvir músicas que te agradam. Comece a perceber como a troca de experiências
entre pessoas e pacientes podem lhe dar mais força, energia e assim enfrentar
melhor as dificuldades e ter uma qualidade de vida melhor. Procure um profissional de saúde para lhe ajudar em seus medos e
ansiedades. Saiba que com o tratamento adequado você pode ter uma vida mais
feliz, saudável e com mais harmonia em tudo. (Professor se possível leve um som para a sala de aula,
faça um momento de relaxamento de descontração com os alunos ou peça aos
alunos para acessar o link) Oriente os alunos a estarem em silêncio e prestar atenção
na música Link: https://www.youtube.com/watch?v=RQuX0B0-AwQ 2ºMomento: Atividade sobre o que Aprendeu 1) Defina o que é musicoterapia: 2) Quais os benefícios que a música
pode trazer para o ouvinte? 3) Como é feita a musicoterapia? 4) Como a musicoterapia pode ajudar a
melhorar a vida social de quem utiliza o tratamento? 4ªAula 1ºMomento:
HISTÓRIA DA MÚSICA A História da
música é muito antiga, visto que desde os primórdios os homens produziam
diversas formas de sonoridade. Lembre-se,
portanto, que a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os
sons, o ritmo, a melodia, a voz. Veremos como essa linguagem
artística caminhou durante os séculos até os nossos dias para adquirir as
características que possui hoje no Ocidente. Música na Pré-História
A humanidade possui uma relação longa com a
música, sendo essa umas das formas de manifestação cultural mais antigas. Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os
seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação
dos fenômenos da natureza. Os ruídos das ondas quebrando na praia, os
trovões, a comunicação entre os animais, o barulho do vento balançando as
árvores, as batidas do coração; tudo isso influenciou as pessoas a também
explorarem os sons que seus próprios corpos produziam. Como, por exemplo, os
sons das palmas, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros. Nessa época, tais experimentações não eram
consideradas arte propriamente e estavam relacionadas à comunicação, aos
ritos sagra A Evolução da Música - Música no Egito
No Egito Antigo, ainda em 4.000 a.C., a música
era muito presente, configurando um importante elemento religioso. Os
egípcios consideravam que essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e
que outro deus, Osíris, a utilizou como uma maneira para
civilizar o mundo. A música era empregada de forma a complementar os
rituais sagrados em torno da agricultura, que era farta na região e os
instrumentos utilizados eram harpas, flautas, instrumentos de percussão e
cítara - que é um instrumento de cordas derivado da lira. Música
na Mesopotâmia
Na região da Mesopotâmia,
localizada entre os rios Tigre e Eufrates, habitavam os povos sumérios,
assírios e babilônios. Foram encontradas harpas de 3 a 20 cordas na região
onde os sumérios viviam e estima-se que sejam objetos com mais de 5 mil anos.
Também foram descobertas cítaras que pertenceram ao povo assírio. Música
na China e na Índia
Na Ásia - em torno de 3.000
a.C. - a atividade musical prosperou na Índia e China. Nessas regiões, ela
também estava fortemente relacionada à espiritualidade. O instrumento mais popular
entre os chineses era a cítara e o sistema musical
utilizado era a escala de cinco tons - pentatônica. Já na Índia, em 800 a.C., o
método musical era o de "ragas", que não utilizava notas musicais e
era composto de tons e semitons. Música
na Grécia e em Roma
Podemos observar que a
cultura musical na Grécia Antiga funcionava como uma espécie de elo entre os
homens e as divindades. Tanto que a palavra "música" provém do
termo grego mousikē, que significa "a arte das
musas". As musas eram as deusas que guiavam e inspiravam as ciências e
as artes. É importante ressaltar
que Pitágoras, grande filósofo grego, foi o responsável por estabelecer
relações entre a matemática e a música, descobrindo as notas e os intervalos
musicais. Sabe-se que na Roma Antiga,
muitas manifestações artísticas foram heranças da cultura grega, como a
pintura e a escultura. Supõe-se, dessa forma, que o mesmo ocorreu com a
música. Entretanto, diferente dos gregos, os romanos usufruíam dessa arte de
maneira mais ampla e cotidiana. 2ºMomento: Atividade sobre o que você aprendeu 1. Marque
V ou F para as afirmações abaixo. Quando terminar, reescreva a afirmação
falsa tornando-as verdadeiras. a) ( )
A história da música é recente e produz diversas formas de sonoridade. b)
(
) A música é um tipo de arte
que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz. c)
(
) A música podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias
e reacender emoções. d)
( ) Nem todos os elementos são importantes na música. e)
( ) Pitagóras, grande filósofo
grego, foi o responsável por estabelecer relações entre a matemática e a
música, descobrindo as notas e os intervalos musicais. 2.
Qual a importância da música no
Egito antigo? 3.
Tanto na China quanto na Índia, a
música estava fortemente ligada a espiritualidade. Que instrumento ou método
era mais utilizado por cada um? 4.
A palavra "música" provém
do termo grego mousikē, que significa "a arte das
musas".Quem eram essas musas? 3ºMomento CONTINUAÇÃO
HISTÓRIA DA MÚSICA - Música
na Mesopotâmia
Na Suméria, a música era tão importante que os músicos dos povos
conquistados eram poupados da morte e de outros castigos e levados para as
cidades para que ensinassem sua arte ao povo. Foi ainda nessa cultura que a
primeira orquestra foi formada. Uma orquestra composta por 150 componentes
entre instrumentistas e cantores, segundo fontes documentais.
Os sumérios, deixaram numerosos documentos que mostravam como a música
eram importantes para eles. Documentos em forma de pinturas, esculturas,
baixo-relevo e em textos literários. Os músicos tinham o maior prestígio
nessa sociedade e eram reverenciados como sábios. Atividade 1.
A
Mesopatâmia é um dos berços da música, e nos ajuda entender a origem
dessa arte. Copie no caderno o mapa mental e em seguida utilize o lápis de
cor para fazer desenhos que represente esta cultura.
5ªAula 1ºMomento: MÚSICA
MODERNA
A música do século XX traz uma mistura complexa de muitas tendências. A
maioria das tendências compartilha uma coisa em comum: uma reação contra o
estilo romântico do século XIX. Tal fato fez com que certos críticos
descrevessem a música do século XX como “Antirromântica". Técnicas de composição
da Música Moderna/Impressionismo > originando-se na França, a música impressionista era caracterizada
por sugestão e atmosfera; > surgiu de uma
reação aos excessos da Era Romântica; > o Impressionismo
musical está baseado no francês Claude Debussy, o pai da música moderno; > faz mais uso
de dissonância com escalas não tão comuns, tal como a escala
hexafônica; > utiliza o efeito
de planar sobre uma frase melódica. Técnicas de composição
da Música Moderna/Expressionismo • a música
expressionista caracteriza-se pela emotividade intensa, dissonâncias
extremas, melodias ásperas e angulosas; • compositor
deposita em sua música seus sentimentos mais profundos, extremos e
desesperados, dando à obra um caráter exagerado. Técnicas de composição
da Música Moderna/Dodecafonismo ·
Arnold Schoenberg e seus alunos,
Alban Berg e Anton Werber, passaram a compor obras conhecidas como
dodecafônicas. ·
Esse método de composição sugere a
utilização das doze notas do sistema musical, de uma maneira organizada de
tal forma que um som apenas venha a ser repetido após a execução de todos os
outros onze sons. Exemplificando... A
nota Dó apenas será repetida após a execução de todas as outras notas. É
notável, dessa maneira, uma espécie de “democracia” musical.
Técnicas de composição
da Música Moderna/Atonalismo ·
Total ausência de uma nota central,
que pode causar um certo sentimento de “confusão” e “aleatoriedade” nas
primeiras audições de músicas atonais. ·
É considerado por alguns críticos como
o tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade”
jamais experimentada antes. ·
Não existe algo como um acorde
maior ou menor, e tampouco escalas ou modos como dórico, frígio etc. 2ºMomento: Atividade sobre o que você
aprendeu 1) Quais
as características da música moderna no geral? 2) O
que é Atonalismo? 3) Como
é o método de composição da música dodecafônica? 4) O
que caracteriza a música expressionista? 5) Cite
todas as características da música moderna impressionista? 6) Bandas que utilizam
este tipo de música misturam diversos gêneros opostos, como música
eletrônica e música clássica. a)
Experimenta b) Impressionista c) Expressionista d) Aleatória
7) É
considerado por alguns críticos como o tonalismo levado ao extremo, que
trouxe para a música uma “liberdade” jamais experimentada antes. a.
Impressionismo b.
Expressionismo c. Atonalismo d.
Dodecafonismo 6ªAula 1ºMomento:
Relembre alguns artistas que fizeram sucesso na
cidade, e em seguida discuta com os alunos, sobre as questões; Artistas que
fizeram história na cidade Itamaraju “Banda
Césio 137” – Na primeira metade da década de 1990,
nossa cidade se surpreendeu com uma banda itamarajuense que passou a ter suas
músicas sempre tocadas nas emissoras de rádio de Minas Gerais, Espirito Santo
e Bahia. Tratava-se da Banda “Césio 137”, encabeçada pelos jovens “Gery” e
“Geraldo”, dois irmãos apaixonados pela música que já eram muito conhecidos
dos itamarajuenses, dada às participações em shows de calouros e festivais
musicais da época. No
ano de 1993, depois de terem sidos apresentados ao cantor e produtor musical
Marcus Pitter e a Cícero Pestana,
líder do grupo de rock "Dr. Silvana & Cia", um dos ícones
musicais das décadas de 80 e 90, gravaram o seu primeiro Long Play “A
essência Final”, disponível em Vinil, CD e K7. Nesse trabalho da "CÉSIO
137", considerado de excelente qualidade pelos críticos e apreciadores
do estilo musical rock e MPB, três músicas se destacaram, sendo elas Késsia,
Pirâmide e Soldados, que, em Itamaraju, sempre estavam entre as mais pedidas
nas paradas de sucesso das rádios "99 FM" e "Extremo Sul
830/AM", disputando com grandes nomes da época a exemplo dos
"Engenheiros do Hawaii", "Paralamas do Sucesso",
"Legião Urbana", etc. A
carreira desses dois grandes cantores ficou marcada com um grande show
realizado pela Banda Césio 137 em Porto Seguro, quando da primeira visita do
então Presidente Fernando Henrique Cardoso àquela cidade, ocasião em que o
fenômeno musical regional foi convidado pelos organizadores a fazer parte da
programação. Embora
tenha sido extinta, a banda em questão segue sendo lembrada com saudosismo,
por ter com a sua letra e melodia marcado uma época para muitos jovens itamarajuenses.
Mesmo com a extinção da banda, “Geraldo Mell” e “Gery Gomes” seguem em
carreira solo, alimentando suas paixões pela música. Autor: SidneyOliveira Confira
a música Késia: https://www.youtube.com/watch?v=FOl4fqZb8-E
7ªAula 1ºMomento: IVONE
FERREIRA A
CANTORA IVONE FERREIRA – Alguns nomes, ao longo da história
de nossa cidade, ganharam destaque na cultura local. E, no cenário musical,
temos uma mulher que, por onde passa, tem representado com muito orgulho a
nossa Itamaraju, levando a sua beleza, a sua graça e o encanto do seu canto
aos ouvidos amantes da boa música. Estamos falando da Itamarajuense IVONE,
que desde muito cedo dedica-se à música, não só como interprete das grandes
vozes nacionais da MPB, mas sobretudo como uma compositora que empresta sua
voz a belas canções. É
sem dúvida uma das maiores vozes da nossa cidade. Tal reconhecimento não vem
apenas do nosso povo, mas de todos aqueles que, em outros rincões, ouviram e
ainda ouvem essa mulher cantar. Ivone, mesmo sem o apoio merecido daqueles
que deveriam valorizar os talentos de nossa terra, representou Itamaraju em
dois grandes festivais musicais, a saber, o “Canta Bahia” e o “Canta
Nordeste”, nos quais foi destaque com a canção “Cristais de hoje”. Dada
a potência de sua voz, o grande cantor e compositor “Tau Brasil”, uma das
maiores estrelas da música de raiz da MPB, a convidou para integrar o seu
projeto musical de resgate da música de raíz, denominado “Nas trilhas do
Mucuri”, e com o qual cantaram em várias cidades baianas e mineiras, a
exemplo do show de que juntos realizaram, em Itamaraju, no ano de 2012, em
pleno São João, encantando os milhares de presentes na Praça do Rotary. Atualmente,
de forma aguerrida, Ivone Ferreira leva uma vida de dedicação à família e ao
trabalho diário no comércio itamarajuense, além de se envolver com projetos
da Associação Artística e Cultural de Itamaraju (AACI), através da qual,
juntamente com outros artistas locais, tem buscado a valorização da cultura
de nossa cidade, algo que o faz sem abandonar a sua paixão pela música. Autor: Sidney Oliveira Confira
a música Cristais de Hoje: https://www.youtube.com/watch?v=hcncAfLTqGE 2ºMomento: Atividade 1)
Ao analisar as músicas compostas
pela banda Césio 137, assinale a alternativa correspondente ao seu
estilo musical: a) Samba
e Pagode b) Axé c) Rock
e MPB d) Bossa
Nova 2)
A história por traz da cantora
Ivone Ferreira nos faz refletir sobre o trabalho de um compositor, você
considera essa profissão importante? Por quê? 3)
Quais investimentos você considera
importante, para que a cultura musical melhorasse em sua cidade? 4)
Cite 3 artistas atuais que façam
parte do cenário musical da cidade de Itamaraju: 5)
Pesquise e escreva em seu caderno o
significado de: Ø Melodia- Ø Talentos- Ø Cultura- Ø Destaque- Ø Integrar- Ø Aguerrida- Ø Valorização- Ø Paixão- Ø Abandonar- Ø Programação- Ø Carreira- Ø Fenômeno- Ø Extinção- Ø Saudosismo- Ø Orgulho- Ø Rincões- |
||
|
||
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( )
Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação
da participação; Outros: REFERÊNCIAS:16/09/2024 https://www.slideshare.net/Alvarenga-48/atividade-de-arte-msica-101929460 |
||
Arquivo pessoal- Lorrana do
Nascimento Paes Textos (Artistas) Sidney Oliveira ACERVO: VALDECI ROSA DE ALMEIDA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário