8ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 6ºANO E 7ºANO

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:Itamaraju em Foco/ História da Música –Artista da terra (Flaviana Cardoso)

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades,Processos de Criação,Contextos e Práticas, Cidade, Cultura e Práticas Culturais

Unidade Temática: Música, Artes Integradas  Ano: 6º e 7º  Período: 16/09 a 11/10/2024        Aulas: 08

HABILIDADES

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR05)Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance etc).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais,com base em temas ou interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais.

 (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF69AR35)  Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais,proposições temáticas ,repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, ins - tituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

(EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade..

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA


Boas-vindas.

Aula – CONHECENDO UM POUCO DA NOSSA CIDADE

http://semaita.blogspot.com/2013/04/o-municipio-de-itamaraju-ba-esta.html. Acessado: 10/09/2024

 

UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DO MUNICIPIO:

O atual município de Itamaraju nasceu de um povoado chamado Dois Irmãos, em homenagem aos padroeiros da cidade, Cosme e Damião. Está cidade está localizada no estado da Bahia e atualmente conta com uma população estimada em cerca de 65 mil habitantes.

O primeiro prefeito de Itamaraju foi Bonifácio José Dantas, o famoso “Chapéu de Couro” e o atual é o médico Marcelo Angenica e tem como vice Dalvadísio Lima.

ATIVIDADE

FOTO TIRADA 29/08/2021

2ª e 3ª Aula - ESTUDANDO SOBRE O HINO DE ITAMARAJU

1º MOMENTO

Professor faça uma leitura sobre:

Hino  - Qual a importância do hino para a cidade?

Hino Nacional Brasileiro é um símbolo brasileiro que representa a pátria e seu povo que construiu sua identidade nacional e que procura a valorização de sua cultura, história e sociedade até hoje. É uma poesia parnasiana que utiliza símbolos sagrados para remeter a ideia de solenidade e patriotismo no país.

 

O que representa o hino de uma cidade?

hino, ao ser entoado, (re)conta uma história ou (re)transmite uma mensagem que faz lembrar porque se está na comunidade, assim como indica o que se deve desejar ser e o que tem valor, entre outras possibilidades.

 

O que é um hino e qual sua finalidade?

Hino é uma composição musical. ' pode ser de espírito religioso, escrito especificamente para louvor ou adoração tipicamente endereçado a Deus. Além dos hinos religiosos, existem hinos patrióticos (Hino nacional), desportivos e outros.

O que chamamos de hino?

Significado de Hino

Cântico, poema de invocação ou adoração que se canta nas igrejas. Composição musical acompanhada de versos em louvor de algum herói, rei, partido, acontecimento ou nação: hino da Independência. [Figurado] Coro, canto; louvor.

 

Porque as cidades tem hino?

Então, em busca da satisfação de tal sensação, as sociedades antigas e modernas criaram e recriaram símbolos: bandeiras, selos, brasões e escudos - estampam a identidade de um povo - mas com todo o respeito às sociedades e aos referidos símbolos, o símbolo maior de um povo e de uma cidade é o seu hino.

 

 

Professor peça aos alunos para acessarem o site abaixo e ouça com eles o Hino de Itamaraju.

 

Hino de Itamaraju/ Ba

 

https://www.youtube.com/watch?v=txbnvD3y6Mc&ab_channel=ECHinos

Hino

Paraíso de amor e beleza
Junto às margens do Jucuruçu,
És do Sul a formosa Princesa,
Ó cidade de Itamaraju
Da Bahia heroica louçã,
És poema de graça gentil,
Terra Santa, feliz Canaã,
Esperança do nosso Brasil.

 

Terra querida,
Terra ideal,
És nossa vida,
Nosso fanal,
Nós te queremos
Com todo fervor,
Berço de amor
Nossa terra Natal !


O penhor desta grande vitória
Saberemos, unidos guardar,
Entoando um hino de glória,
De estrofes, de graça sem par
Mostraremos que somos herdeiros
De um passado de mil tradições
Junto aos nossos irmãos brasileiros,

Resplandece entre outras nações.

                                                  

 

Letra por Geraldo Magela Cantalice
Melodia por João Cantalice da Trindade

 

https://www.letras.mus.br/hinos-de-cidades/1787314/

 

 

AGORA VAMOS A ATIVIDADE:

COPIE E RESPONDAS AS QUESTÕES NO SEU CADERNO:

 

A) QUAL  A PARTE DO HINO QUE VOCÊ GOSTOU?

B)COPIE A LETRA DO HINO E CIRCULE  AS PALAVRAS QUE VOCÊ DESCONHECE.

C) COM A AJUDA DE UM DICIONÁRIO PROCURE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS QUE VOCÊ CIRCULOU.

 

M

        

ÃO NA MASSA

1.      Faça a ilustração do hino de Itamaraju. Capriche!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


CANTA CANTA  MINHA GENTE,         DEIXA A TRISTEZA PRA LÁ.

CANTA FORTE,

                      CANTA ALTO,

          QUE A VIDA VAI MELHORAR!

VOCÊ GOSTA DE CANTAR?

ATENÇÃO ALUNOS ARTISTAS!!!

Peço que grave seu vídeo cantando o hino de  Itamaraju e envie para  o seu professor até o dia:20/09/2024.

 

2º MOMENTO – CORDEL SOBRE O HINO DE ITAMARAJU

Cordel sobre o hino de Itamaraju

Para esta história contar

Nosso maravilhoso lugar

Amigo peço atenção

Uma canção gloriosa

Melódica maravilhosa

 

De outubro de sessenta e um

A abril de sessenta e três

Para o povo representar!

 

Trabalhou todo mês

Nosso primeiro prefeito

Veio gente de Caetité

Salvador e Caculé

 

Para habitar o Escondido

Outubro de sessenta e um

Que há pouco fora batizado

Com muita validez!

 

Foi do Prado desmembrado

Bonifácio convidou

Terra Santa dos dois meninos

Precisava de um belo hino

Para ficar organizado!

 

Na rua do maestro Carlos Gomes

Dois professores letrados

Residência do homem

Para dar conta do resultado

 

Músico de ouvido puro

Tinha sentido e precisão

A letra foi do professor Geraldo

Foi feito escrito e cantado!

 

Num tempo que musica

Eternizada nesta canção!

Fizeram sua história

Deixando sua memória

De tão bela melodia

 

Outro município quis fraudar

Para se beneficiar

Letra e melodia

 

Mas a verdade foi descoberta

Deus aje na hora certa

Ainda guarda na memória

Para o mistério desvendar!

 

Vivo pode falar

Seu Aloisio Azevedo Dantas

Santo e Harmonioso

Do hino maravilhoso

 

A data singular

A ditadura perseguiu

Também Bonifácio

Os professores compositores

Que só nos faz alegrar!

 

Teve momento de dores

Mas o hino permanece

Vivo nos engrandece

Lindo, vivo cheio de amores!

 

Poeta Cordelista - Prof.Armando Azevedo, natural de Itamaraju

Ano 2009 editora ixtlan

Autor da obra Itamaraju e o Monte pascoal!

 

ATIVIDADE:

a) Encontre as palavras que rimam no texto e escreva no seu caderno.

(RIMAS – são palavras que combinam)

 

b) Comecei a escrever um cordel “Hino de Itamaraju”, e preciso de sua ajuda pra terminar o texto com muita rima e alegria.

HINO DE ITAMARAJU

Estamos estudando                                                           _________________________

Sobre o hino da nossa  cidade                                          _________________________

Mesmo com pouca idade                                                   _________________________

Vem crescendo                                                                  _________________________

  

Junto as margens do rio Jucuruçu                                     ________________________

Nasceu Itamaraju                                                               ________________________

 Aluna Luiza Miranda Galli – 8º Ano/ Presidente Médici

 

 

4ªAula :

                          

 

 

            Musicoterapia: O que é, para que serve, como funciona e os benefícios.

 

O que é musicoterapia?

Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes.

Pode ser utilizado em qualquer área que haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida.

Além disso, existe a musicoterapia comunitária, ou social, que visa empoderar grupos e possibilitar o engajamento e organização necessários para que os indivíduos do grupo tenham plenas capacidades de enfrentar os desafios comuns da vida em sociedade.

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”.

Como a música age no cérebro?

Um estudo publicado em 2014 analisou como o cérebro funciona quando sob influência de música.

Nesse estudo, os pesquisadores colocaram músicos de jazz para tocar seus instrumentos enquanto faziam uma ressonância magnética do cérebro. Essa prática serviu para averiguar quais partes do cérebro se acendiam quando os músicos estavam tocando.

Além de se constatar que todas aquelas regiões foram de fato ativadas, os pesquisadores pediram que os músicos improvisassem em conjunto. Isso possibilitou a constatação de que o cérebro, quando estamos improvisando uma música em conjunto, funciona de uma maneira muito similar a quando estamos conversando oralmente com outra pessoa.

Essa descoberta serve de respaldo para musicoterapia e seus benefícios para processos comunicativos, visto que as mesmas áreas de comunicação se acendem tanto quando estamos conversando como quando estamos tocando algum instrumento com outra pessoa.

Além disso, a música ativa diversas regiões do cérebro responsáveis pela memória, como o hipocampo. Isso faz com que ela possa ser utilizada de forma terapêutica em pacientes que sofrem com doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Como funciona a musicoterapia?

 

É bastante difícil descrever o que acontece em uma sessão de musicoterapia, pois existem diversas abordagens de tratamento.

Ele pode ser realizado com o paciente passivo, somente escutando o musicoterapeuta tocando, ou ativo, ou seja, participando e fazendo música com o terapeuta.

Essas sessões de terapia são muito úteis para ajudar no desenvolvimento de habilidades comunicativas e de autoexpressão.

Também é possível que a musicoterapia seja utilizada em grupos, em que todos os membros tocam algum instrumento em conjunto e participam da execução de uma música. Segundo os estudos de caso, as sessões ajudam os pacientes a se soltarem mais e expressarem as próprias emoções com mais facilidade.

 

1ª sugestão:

 

 Uma sugestão de atividade é uma brincadeira clássica envolvendo música e movimento. Se chama “Stop”.

Então vamos lá;

 Vamos envolver a casa toda, família e cuidadores! O condutor da brincadeira prepara o ambiente, deixando-o mais livre possível, sem risco de acidentes, e coloca uma música para tocar.

 Os participantes dançam e se movimentam livremente. Quando o condutor pausar a música, todos devem “congelar”, “paralisar”. Assim que a música voltar, todos seguem na dança.

Uma variação pode ser a do “Vivo ou Morto”. A depender das condições da pessoa, ela deita quando a música parar, e se levanta quando a música voltar.

 

 Use o vídeo abaixo como sugestão para fazer o desafio da “Gata”.

Acesse:

https://www.instagram.com/reel/CS7LWnkHsQY/?utm_medium=share_sheet

 

2ª sugestão: Estátua - Xuxa | FitDance Kids (Coreografía Oficial

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=6KIWBkAikGs&ab_channel=FitDanceKids%26Teen

 

5ªAula: 1ªPARTE

 

A música é um dos elementos mais importantes das artes, visto que sua origem nos leva aos tempos mais antigos da humanidade. As primeiras civilizações já usavam a música em suas festas, em seus eventos religiosos e culturais. A música é considerada a sucessão de sons e silêncio em um determinado período de tempo. Hoje, a manifestação artística através da música possui uma extrema importância na vida do homem. Ela está presente ao nosso redor e sempre vamos identificá-la em nossas vidas: toques de celulares, sons do computador, propagandas de TV, teatros, dentre outros.

                                                                 ATIVIDADE

1-      Qual o significado da palavra música?

 

2-      Para você, por que a música é importante para a humanidade?

 

3-      A música está presente em nossas vidas. Como podemos identificá-la?

 

4 -       Ouvir, cantar e desenhar;

Ouça sua música preferida. Faça desenhos enquanto as ouve ou crie imagens para descrever as

sensações que elas lhe provocam.

 

 

6ªAula:

 

 

 

ATIVIDADE:

 

1- Como o homem da pré-história começou a fazer música?

2- Defina como era a música em:

 

  • Roma –
  • Egito –
  • África –

3 – No Brasil a influência musical  veio de:

a) (    ) Itamaraju   b) (    ) Roma  c) (   ) Portugal   d) Porto Seguro

 

 

 

7ªAula:

SOM

Você já observou os sons à sua volta? Eles são fortes ou fracos? São agudos ou graves? São agradáveis?

O som é um fenômeno acústico. São ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por meio (gasoso, sólido ou líquido) de propagação de frequências regulares ou não.

Que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelo nosso cérebro. Os sons são produzidos por vibrações.

Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas

se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos.

Essa propagação é semelhante as ondulações que se formam na água de um lago quando

jogamos uma pequena pedra.

Você percebe os sons característicos de certos ambientes? Existem vários tipos de sons. Podemos percebê-los e registrá-los.

 

Faça uma experiência auditiva. Preste atenção, por alguns instantes, nos sons do ambiente onde

você está e procure distingui-los.

1. Há sons muito longos?

2. Outros sons são

mais curtos?

3. Quais sons se repetem?

 4. Você percebe sons graves, agudos, fortes, fracos, de timbres

diferentes?

Os sons podem ser classificados com base no estudo de características das fontes sonoras.

Durante nossa vida, temos experiências com inúmeras sonoridades diferentes. Com o tempo, criamos uma espécie de memória sonora

É por essa razão que aprendemos a reconhecer os sons, seja a voz de uma pessoa ou o ruído

de um carro ou de um lugar. Assim, aprendemos a perceber parâmetros sonoros que são classificados, de modo geral, em: timbre, intensidade, altura e duração.

A música é formada por três elementos: ritmo, harmonia e melodia. As notas formam a melodia, o ritmo é que ordenará essa melodia no compasso, o compositor harmonizará todos esses elementos e pensará nos instrumentos que tocarão essa música. Tudo deve combinar e fazer sentido ao ouvido. Na música, até as pausas são importantes, pois elas contribuem para a composição musical. 

 

Responda

1- O que é o som?

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

 

2- Como são produzidos os sons?

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

3- Quantos são os elementos formadores do som? E quais são eles?

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

 Veja a tabela abaixo que mostra os elementos de uma música:

 

 

 

 

 

Timbre – Pode-se dizer que o Timbre é a “cor “do som. Aquilo que distingue a qualidade do som

ou a voz de um instrumento ou cantor. Por exemplo, diferenciar o som da flauta ao do clarinete

ou a voz de um soprano à de um tenor. Cada objeto ou material possui um timbre que é soprano à de um tenor Cada objeto ou material possui um timbre que é único, assim como cada pessoa possui um timbre próprio de voz , tão individual quanto as impressões digitais.

 

Intensidade- é a propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se ele é fraco (baixa

intensidade) ou se é forte( alta intensidade), Ao se propagar, as ondas sonoras transmitem energias que se espalham em todas as regiões, Quanto maior é a energia que a onda transporta, maior é a intensidade do som que nosso ouvido percebe.

E semelhante ao que habitualmente chamamos de volume.

 

Altura -  é por meio da altura que podemos distinguir um som agudo(fininho), de um som grave(

grosso).A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e as vibrações lentas produzem os sons graves.

 

As vibrações que definem cada uma das notas musicais são: Dó - ré- mi- fá – sol – lá – si

 

Duração – a duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, istoé, se o som é curto

(rápido) ou longo (demorado). É a característica que revela o tempo de emissão de um som, depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz.

Alguns sons possuem ressonância curta, istoé, continuam soando por um breve período de tempo

, como o som dos tambores, e outros que permanecem soando por um período de tempo maior.

 

 

Densidade-A densidade sonora é a qualidade que estabelece um

maior ou menor número de sons simultâneos (que são produzidos

ao mesmo tempo). Quando ouvimos um grande conjunto de

timbres simultaneamente dizemos que a música em questão tem

uma grande densidade sonora.

 

Se possível assista aos vídeos propriedades do som : https://youtu.be/fLMnXXUGcac

https://www.youtube.com/watch?v=JcniLxce83Q

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1.      Observe as figuras de acordo com a intensidade isso é, do som mais fraco para o mais forte.

a)Quais são as imagens que apresentam o som mais fraco –

b)Quais são as imagens que apresentam o som mais forte –

8ªAula

            

Nascida em 22 de Dezembro de 1984, nasceu na Beira Rio no Hospital Santa Rita. Filha de Ana Maria Cardoso dos Santos e Dalci Gomes dos Santos. A mãe tinha uma barraca de feira na Cidade Baixa  e era empregada da casa do Sr. Fernando Martins.

O primeiro contado com a música foi através de Chico do Acarajé  que eram vizinhos e que conhecia muitos músicos da época. Aos 9 anos de idade foi para a igreja presbiteriana onde fez aulas de músicas

É mãe de 4 filhos, no ano de 2021  o amigo Cleivan a convidou para cantar no seu aniversário e a partir dai começou a cantar nas casas de outros amigos. O gosto pela música veio crescendo e foi trabalhando e se dedicando.

 Trabalhou no São João de 2021 através de uma live promovida pela Prefeitura Municipal de Itamaraju. Fez live no São João no Bairro na Italagem.

O primeiro show nos palcos de Itamaraju, 2022, foi à festa com os músicos da cidade por conta da calamidade pública que ocorreu em junho desse ano. Participou do São João no Bairro Italagem,  no São João da Independência na Cidade Baixa, no Vista Bela, no Arraiá dos Amigos e em algumas confraternizações. Cantou em alguns lugares (Itabatã, Camamu, Nova Alegria, Guaratinga).

 Nasceu ouvindo músicas, sempre foi apaixonada pelo forró antigo, canta em bares músicas de alguns artistas famosos (Marília Mendonça, Valquiria Santos, Solange Almeida, Magníficos), mas canta de tudo (forró, sofrência, MPB).

A família é de suma importância na vida de Flaviana, o seu filho mais velho é um dos seus motivadores a seguir em frente.

Relatos da artista no dia 30/08/2022

                                                                   Contato para Shows: (73) 9841-7252

ATIVIDADE:

1-      Em que mês e ano a cantora Flaviana Cardoso nasceu?

2-      Flaviana Cardoso é mãe de quantos filhos?

3-      Quem fez o convite para a cantora Flaviana cantar no aniversário?

4-      Quais foram os bairros em Itamaraju que Flaviana cantou no ano 2022?

 

Acessado:15/09/2024

http://semaita.blogspot.com/2013/04/o-municipio-de-itamaraju-ba-esta.html.

https://www.youtube.com/watch?v=txbnvD3y6Mc&ab_channel=ECHinos

https://www.todamateria.com.br/historia-da-musica/ https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2019/09/26/pioneirismo-na-difusao-da-musica-contemporanea-brasileira-e-lembrado-no

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x ) Vídeo; (x ) Computador;  (  ) Jogos; (x) Textos Informativos;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO:  (  ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) , (  ) Seminários; (  )  Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;  ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros:

 

https://www.letras.mus.br/hinos-de-cidades/1787314/

 

 

 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário