8ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema:Itamaraju em Foco/ História da
Música –Artista da terra (Flaviana Cardoso) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e
Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos
da Linguagem, Materialidades,Processos de Criação,Contextos e Práticas, Cidade, Cultura
e Práticas Culturais |
Unidade Temática: Música, Artes Integradas Ano:
6º e 7º Período: 16/09 a
11/10/2024 Aulas:
08 |
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HABILIDADES
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(EF15AR01)
Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas
manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR05)Experimentar
e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance
etc). (EF69AR06)
Desenvolver processos de criação em artes visuais,com base em temas ou
interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso
de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes
tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e
responsável. (EF69AR07)
Dialogar com princípios conceituais,proposições temáticas ,repertórios
imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais. (EF15AR07)
Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias,
ins - tituições, artistas, artesãos, curadores etc.). (EF69AR06IT) Conhecer,
valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas
culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo
o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora
da escola. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade.. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Boas-vindas. 1ª Aula – CONHECENDO UM
POUCO DA NOSSA CIDADE http://semaita.blogspot.com/2013/04/o-municipio-de-itamaraju-ba-esta.html. Acessado: 10/09/2024 UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DO MUNICIPIO: O atual município de
Itamaraju nasceu de um povoado chamado Dois
Irmãos, em homenagem aos padroeiros da cidade, Cosme e Damião. Está cidade está localizada no estado da Bahia e
atualmente conta com uma população estimada em cerca de 65 mil habitantes. O primeiro prefeito de
Itamaraju foi Bonifácio José Dantas,
o famoso “Chapéu de Couro” e o atual é o médico Marcelo Angenica e tem como vice Dalvadísio
Lima. ATIVIDADE
1º MOMENTO Professor faça uma leitura sobre: Hino - Qual a importância do hino
para a cidade? Hino Nacional Brasileiro é um símbolo brasileiro que representa a
pátria e seu povo que construiu sua identidade nacional e que procura a
valorização de sua cultura, história e sociedade até hoje. É uma poesia
parnasiana que utiliza símbolos sagrados para remeter a ideia de solenidade e
patriotismo no país. O que representa o hino de uma cidade? O hino, ao ser entoado, (re)conta uma história ou (re)transmite
uma mensagem que faz lembrar porque se está na comunidade, assim como indica
o que se deve desejar ser e o que tem valor, entre outras possibilidades. O que é um hino e qual sua
finalidade? Hino é uma composição musical. ' pode ser de espírito religioso,
escrito especificamente para louvor ou adoração tipicamente endereçado a
Deus. Além dos hinos religiosos, existem hinos patrióticos
(Hino nacional), desportivos e outros. O que chamamos de hino? Significado
de Hino Porque as cidades tem hino? Então, em busca da satisfação de tal sensação, as sociedades antigas e
modernas criaram e recriaram símbolos: bandeiras, selos, brasões e escudos -
estampam a identidade de um povo - mas com todo o respeito às sociedades e
aos referidos símbolos, o símbolo maior de um povo e de uma cidade é
o seu hino. Professor peça aos alunos para acessarem o site abaixo e ouça com eles
o Hino de Itamaraju. Hino de Itamaraju/ Ba https://www.youtube.com/watch?v=txbnvD3y6Mc&ab_channel=ECHinos Hino Paraíso de amor e
beleza Terra querida,
Letra por Geraldo Magela Cantalice https://www.letras.mus.br/hinos-de-cidades/1787314/ AGORA
VAMOS A ATIVIDADE: COPIE E RESPONDAS AS QUESTÕES NO SEU
CADERNO: A) QUAL
A PARTE DO HINO QUE VOCÊ GOSTOU? B)COPIE A LETRA DO HINO E CIRCULE AS PALAVRAS QUE VOCÊ DESCONHECE. C) COM A AJUDA DE UM DICIONÁRIO PROCURE
O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS QUE VOCÊ CIRCULOU. M
1. Faça a ilustração do hino de Itamaraju.
Capriche!
2º MOMENTO –
CORDEL SOBRE O HINO DE ITAMARAJU Cordel sobre o hino de
Itamaraju Para
esta história contar Nosso
maravilhoso lugar Amigo
peço atenção Uma
canção gloriosa Melódica
maravilhosa De
outubro de sessenta e um A
abril de sessenta e três Para
o povo representar! Trabalhou
todo mês Nosso
primeiro prefeito Veio
gente de Caetité Salvador
e Caculé Para
habitar o Escondido Outubro
de sessenta e um Que
há pouco fora batizado Com
muita validez! Foi
do Prado desmembrado Bonifácio
convidou Terra
Santa dos dois meninos Precisava
de um belo hino Para
ficar organizado! Na
rua do maestro Carlos Gomes Dois
professores letrados Residência
do homem Para
dar conta do resultado Músico
de ouvido puro Tinha
sentido e precisão A
letra foi do professor Geraldo Foi
feito escrito e cantado! Num
tempo que musica Eternizada
nesta canção! Fizeram
sua história Deixando
sua memória De
tão bela melodia Outro
município quis fraudar Para
se beneficiar Letra
e melodia Mas
a verdade foi descoberta Deus
aje na hora certa Ainda
guarda na memória Para
o mistério desvendar! Vivo
pode falar Seu
Aloisio Azevedo Dantas Santo
e Harmonioso Do
hino maravilhoso A
data singular A
ditadura perseguiu Também
Bonifácio Os professores
compositores Que
só nos faz alegrar! Teve
momento de dores Mas
o hino permanece Vivo
nos engrandece Lindo,
vivo cheio de amores! Poeta
Cordelista - Prof.Armando Azevedo, natural de Itamaraju Ano 2009 editora ixtlan Autor da obra Itamaraju e o Monte pascoal! ATIVIDADE: a) Encontre
as palavras que rimam no texto e escreva no seu caderno. (RIMAS – são
palavras que combinam) b)
Comecei a escrever um cordel “Hino de Itamaraju”, e preciso de sua ajuda pra
terminar o texto com muita rima e alegria. HINO
DE ITAMARAJU Estamos
estudando
_________________________ Sobre
o hino da nossa cidade
_________________________ Mesmo
com pouca idade
_________________________ Vem
crescendo _________________________ Junto
as margens do rio Jucuruçu ________________________ Nasceu
Itamaraju ________________________
4ªAula : Musicoterapia: O que é, para que serve,
como funciona e os benefícios. O que é musicoterapia? Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e
serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca
facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes. Pode ser utilizado em qualquer área que
haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de
prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida. Além disso, existe a musicoterapia
comunitária, ou social, que visa empoderar grupos e possibilitar o
engajamento e organização necessários para que os indivíduos do grupo tenham
plenas capacidades de enfrentar os desafios comuns da vida em sociedade. Segundo a Federação Mundial de
Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e
restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma
melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor
qualidade de vida”. Como a música age no cérebro? Um estudo publicado em 2014 analisou como o
cérebro funciona quando sob influência de música. Nesse estudo, os pesquisadores colocaram
músicos de jazz para tocar seus instrumentos enquanto faziam uma ressonância
magnética do cérebro. Essa prática serviu para averiguar quais partes do
cérebro se acendiam quando os músicos estavam tocando. Além de se constatar que todas aquelas
regiões foram de fato ativadas, os pesquisadores pediram que os músicos
improvisassem em conjunto. Isso possibilitou a constatação de que o cérebro,
quando estamos improvisando uma música em conjunto, funciona de uma maneira
muito similar a quando estamos conversando oralmente com outra pessoa. Essa descoberta serve de respaldo para
musicoterapia e seus benefícios para processos comunicativos, visto que as
mesmas áreas de comunicação se acendem tanto quando estamos conversando como
quando estamos tocando algum instrumento com outra pessoa. Além disso, a música ativa diversas regiões
do cérebro responsáveis pela memória, como o hipocampo. Isso faz com que ela
possa ser utilizada de forma terapêutica em pacientes que sofrem com doenças
neurodegenerativas, como o Alzheimer. Como funciona a musicoterapia? É bastante difícil descrever o que acontece
em uma sessão de musicoterapia, pois existem diversas abordagens de
tratamento. Ele pode ser realizado com o paciente
passivo, somente escutando o musicoterapeuta tocando, ou ativo, ou seja,
participando e fazendo música com o terapeuta. Essas sessões de terapia são muito úteis
para ajudar no desenvolvimento de habilidades comunicativas e de
autoexpressão. Também é possível que a musicoterapia seja
utilizada em grupos, em que todos os membros tocam algum instrumento em
conjunto e participam da execução de uma música. Segundo os estudos de caso,
as sessões ajudam os pacientes a se soltarem mais e expressarem as próprias
emoções com mais facilidade. 1ª sugestão: Uma
sugestão de atividade é uma brincadeira clássica envolvendo música e
movimento. Se chama “Stop”. Então vamos lá; Vamos envolver a casa toda, família e
cuidadores! O condutor da brincadeira prepara o ambiente, deixando-o mais
livre possível, sem risco de acidentes, e coloca uma música para tocar. Os
participantes dançam e se movimentam livremente. Quando o condutor pausar a
música, todos devem “congelar”, “paralisar”. Assim que a música voltar, todos
seguem na dança. Uma variação pode ser a do “Vivo ou Morto”.
A depender das condições da pessoa, ela deita quando a música parar, e se
levanta quando a música voltar. Use
o vídeo abaixo como sugestão para fazer o desafio da “Gata”. Acesse: https://www.instagram.com/reel/CS7LWnkHsQY/?utm_medium=share_sheet 2ª sugestão: Estátua
- Xuxa | FitDance Kids (Coreografía Oficial Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=6KIWBkAikGs&ab_channel=FitDanceKids%26Teen 5ªAula: 1ªPARTE A música é um dos elementos mais importantes das artes, visto que sua
origem nos leva aos tempos mais antigos da humanidade. As primeiras
civilizações já usavam a música em suas festas, em seus eventos religiosos e
culturais. A música é considerada a sucessão de sons e silêncio em um
determinado período de tempo. Hoje, a manifestação artística através da
música possui uma extrema importância na vida do homem. Ela está presente ao
nosso redor e sempre vamos identificá-la em nossas vidas: toques de
celulares, sons do computador, propagandas de TV, teatros, dentre outros.
ATIVIDADE 1-
Qual
o significado da palavra música? 2- Para você, por que a música é importante
para a humanidade? 3-
A
música está presente em nossas vidas. Como podemos identificá-la? 4 - Ouvir, cantar e desenhar; Ouça sua música
preferida. Faça desenhos enquanto as ouve ou crie imagens para descrever as sensações
que elas lhe provocam. 6ªAula: ATIVIDADE: 1- Como o homem da pré-história começou a fazer música? 2- Defina como era a música em:
3 – No Brasil a influência musical
veio de: a) ( ) Itamaraju b) (
) Roma c) ( ) Portugal d) Porto Seguro 7ªAula: SOM Você já observou os sons à sua volta? Eles
são fortes ou fracos? São agudos ou graves? São agradáveis? O som é um fenômeno
acústico. São ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer,
transmitida por meio (gasoso, sólido ou líquido) de propagação de frequências
regulares ou não. Que são captadas
pelos nossos ouvidos e interpretadas pelo nosso cérebro. Os sons são
produzidos por vibrações. Quando agitamos ou
tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando
ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa propagação é
semelhante as ondulações que se formam na água de um lago quando jogamos uma pequena
pedra. Você percebe os sons
característicos de certos ambientes? Existem vários tipos de sons. Podemos
percebê-los e registrá-los. Faça uma experiência auditiva. Preste atenção, por
alguns instantes, nos sons do ambiente onde você está e procure
distingui-los. 1. Há sons muito
longos? 2. Outros sons são mais curtos? 3. Quais sons se
repetem? 4. Você percebe sons graves, agudos, fortes,
fracos, de timbres diferentes? Os sons podem ser
classificados com base no estudo de características das fontes sonoras. Durante nossa vida,
temos experiências com inúmeras sonoridades diferentes. Com o tempo, criamos
uma espécie de memória sonora É por essa razão que
aprendemos a reconhecer os sons, seja a voz de uma pessoa ou o ruído de um carro ou de um lugar.
Assim, aprendemos a perceber parâmetros sonoros que são classificados, de
modo geral, em: timbre, intensidade, altura e duração. A música é formada
por três elementos: ritmo, harmonia e melodia. As notas formam a melodia, o
ritmo é que ordenará essa melodia no compasso, o compositor harmonizará todos
esses elementos e pensará nos instrumentos que tocarão essa música. Tudo deve
combinar e fazer sentido ao ouvido. Na música, até as pausas são importantes,
pois elas contribuem para a composição musical. Responda 1- O que é o som? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2- Como são produzidos os sons? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3- Quantos são os elementos
formadores do som? E quais são eles? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Veja a tabela abaixo que mostra os
elementos de uma música: Timbre – Pode-se dizer que o
Timbre é a “cor “do som. Aquilo que distingue a qualidade do som ou a voz de um
instrumento ou cantor. Por exemplo, diferenciar o som da flauta ao do clarinete ou a voz de um
soprano à de um tenor. Cada objeto ou material possui um timbre que é soprano
à de um tenor Cada objeto ou material possui um timbre que é único, assim
como cada pessoa possui um timbre próprio de voz , tão individual quanto as
impressões digitais. Intensidade-
é a propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se ele
é fraco (baixa intensidade)
ou se é forte( alta intensidade), Ao se propagar, as ondas sonoras transmitem
energias que se espalham em todas as regiões, Quanto maior é a energia que a
onda transporta, maior é a intensidade do som que nosso ouvido percebe. E
semelhante ao que habitualmente chamamos de volume. Altura
- é por meio da altura que
podemos distinguir um som agudo(fininho), de um som grave( grosso).A
altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas
produzem sons agudos e as vibrações lentas produzem os sons graves. As
vibrações que definem cada uma das notas musicais são: Dó - ré- mi- fá
– sol – lá – si Duração –
a duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos,
istoé, se o som é curto (rápido)
ou longo (demorado). É a característica que revela o tempo de emissão de um
som, depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz. Alguns
sons possuem ressonância curta, istoé, continuam soando por um breve período
de tempo , como o
som dos tambores, e outros que permanecem soando por um período de tempo
maior. Densidade-A
densidade sonora é a qualidade que estabelece um maior ou
menor número de sons simultâneos (que são produzidos ao mesmo
tempo). Quando ouvimos um grande conjunto de timbres
simultaneamente dizemos que a música em questão tem uma
grande densidade sonora. Se
possível assista aos vídeos propriedades do som : https://youtu.be/fLMnXXUGcac https://www.youtube.com/watch?v=JcniLxce83Q ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU 1.
Observe as figuras de acordo com a
intensidade isso é, do som mais fraco para o mais forte. a)Quais
são as imagens que apresentam o som mais fraco – b)Quais são as
imagens que apresentam o som mais forte – 8ªAula Nascida em 22 de
Dezembro de 1984, nasceu na Beira Rio no Hospital Santa Rita. Filha de Ana
Maria Cardoso dos Santos e Dalci Gomes dos Santos. A mãe tinha uma barraca de
feira na Cidade Baixa e era empregada
da casa do Sr. Fernando Martins. O primeiro contado com
a música foi através de Chico do Acarajé
que eram vizinhos e que conhecia muitos músicos da época. Aos 9 anos
de idade foi para a igreja presbiteriana onde fez aulas de músicas É mãe de 4 filhos, no
ano de 2021 o amigo Cleivan a convidou
para cantar no seu aniversário e a partir dai começou a cantar nas casas de
outros amigos. O gosto pela música veio crescendo e foi trabalhando e se
dedicando. Trabalhou no São João de 2021 através de uma
live promovida pela Prefeitura Municipal de Itamaraju. Fez live no São João
no Bairro na Italagem. O primeiro show nos
palcos de Itamaraju, 2022, foi à festa com os músicos da cidade por conta da
calamidade pública que ocorreu em junho desse ano. Participou do São João no
Bairro Italagem, no São João da
Independência na Cidade Baixa, no Vista Bela, no Arraiá dos Amigos e em
algumas confraternizações. Cantou em alguns lugares (Itabatã, Camamu, Nova
Alegria, Guaratinga). Nasceu ouvindo músicas, sempre foi
apaixonada pelo forró antigo, canta em bares músicas de alguns artistas
famosos (Marília Mendonça, Valquiria Santos, Solange Almeida, Magníficos),
mas canta de tudo (forró, sofrência, MPB). A família é de suma
importância na vida de Flaviana, o seu filho mais velho é um dos seus
motivadores a seguir em frente. Relatos da artista no
dia 30/08/2022 Contato para
Shows: (73) 9841-7252 ATIVIDADE: 1- Em
que mês e ano a cantora Flaviana Cardoso nasceu? 2- Flaviana
Cardoso é mãe de quantos filhos? 3- Quem
fez o convite para a cantora Flaviana cantar no aniversário? 4- Quais
foram os bairros em Itamaraju que Flaviana cantou no ano 2022? Acessado:15/09/2024 http://semaita.blogspot.com/2013/04/o-municipio-de-itamaraju-ba-esta.html. https://www.youtube.com/watch?v=txbnvD3y6Mc&ab_channel=ECHinos https://www.todamateria.com.br/historia-da-musica/ https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2019/09/26/pioneirismo-na-difusao-da-musica-contemporanea-brasileira-e-lembrado-no
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