SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenação do
Ensino Fundamental Anos Finais
6º |
Professores (as) de
Arte: Adriana Bastos dos Santos, Araci de Jesus Bertholdo, Beatriz
Santana Alves, Danilo Ribeiro Cunha, Jocinéia Braz de Araújo Mello, Marcela
Nascimento da Gama, Marizete da Silva Santos, Mojana Souza Mello Benedito, Niciara
Soares Mota, Nildo Celio Almeida da Conceição, Sirléia Costa de Brito, Solúvia
de Oliveira Cézar dos Santos, Susana Lúcia Ferreira Britto, Thaís de Moura
Andrade
Articuladora: Valdirene Soares de Almeida Pires
ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens COMPONENTE
CURRICULAR: Arte |
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PROFESSOR(A):
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TURNO: |
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O Componente Curricular de Arte contribui, para a
interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, propicia a troca
entre culturas, favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças, o
respeito, o diálogo intercultural, importantes para o exercício da cidadania.
De acordo a (BNCC) este componente está centrado em cinco Unidades Temáticas:
Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Artes Integradas. Essas linguagens
articulam saberem referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as
práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre
formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as
subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de
aprendizagem em Arte. A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule
seis dimensões do conhecimento (criação, crítica, estesia, expressão,
fruição, reflexão, que de forma indissociável e simultânea, caracterizam a
singularidade da experiência artística). Tais dimensões perpassam os
conhecimentos em todas as unidades temáticas. Não existe nenhuma hierarquia
entre essas dimensões, tampouco uma ordem para se trabalhar com cada uma no
campo pedagógico. A referência a essas dimensões busca facilitar o processo
de ensino e aprendizagem em Arte, integrando os conhecimentos do componente
curricular. Assim, é importante que o componente curricular Arte leve em
conta o diálogo entre essas linguagens, o diálogo com a literatura, além de
possibilitar o contato e a reflexão acerca das formas estéticas híbridas,
tais como as artes circenses, o cinema e a performance. Atividades que
facilitem um trânsito criativo, fluido e desfragmentado entre as linguagens
artísticas construindo uma rede de interlocução, inclusive, com a literatura
e com outros componentes curriculares. Em síntese, o componente Arte no
Ensino Fundamental articula manifestações culturais de tempos e espaços
diversos, incluindo o entorno artístico dos alunos e as produções artísticas
e culturais que lhes são contemporâneas. No que diz respeito ao currículo
local, foram realizadas discussões com todos os profissionais do Ensino
Fundamental da rede municipal de ensino para complementação e adequação dos
objetos de conhecimento de acordo a realidade do município, conforme tabela
abaixo. O Componente Curricular de Arte, está constituído por quatro
linguagens: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro. Sendo trabalhadas de forma
interdisciplinar, levando em consideração as especificidades dos grupos em
seus diversos contextos, tempos e territorialidades, abordados por uma
unidade do conhecimento denominada Artes Integradas. Vejamos sobre as
linguagens: As Artes Visuais são consideradas como um conjunto de
manifestações, produzidas nos diversos tempos históricos e contextos sociais
tendo a expressão visual como fonte principal de comunicação. O trabalho com Artes Visuais possibilita aos estudantes
explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer
outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar
os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de
produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas. (BAHIA, 2019,
p. 245). Vale salientar, que a área das Artes Visuais consta um repertório
gigantesco, que vai desde a pintura e escultura, até vídeo, animações,
colagens, arte urbana, instalações artísticas, performances, arte corporal,
apresentações de rua, histórias em quadrinhos, artes decorativas, arte
multimídia, design gráfico, de produtor e de moda, entre outros “[...] que
gere a necessidade de saber ver e perceber”. (BRASIL 1998, p. 63). A Dança é
vista como uma expressão corporal que faz parte de toda a atividade humana,
sendo ela essencial para o desenvolvimento integral e integrado, ao
movimentar-se a criança e o jovem constrói sua autonomia. A Dança
constitui-se como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo,
mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis
implicados no movimento dançado. Os processos de investigação e produção
artística da dança centram-se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo
e significando relações entre corporeidade e produção estética. (BAHIA, 2019,
p. 245). É pertinente frisar, que a dança propicia o entendimento de como o
corpo funciona, como se movimenta, trabalha a motricidade, cognição e a
afetividade, estabelecendo a interação e o fortalecimento das relações
sociais. Assim “ [...] a dança é forma de conhecimento que envolve a
intuição, a emoção, a imaginação e a capacidade de comunicação [...]. ”
(BRASIL, 1998, p. 74). 379 A Música faz parte de toda forma de expressão
artística que se materializa por meio dos sons, que ganham formas, sentidos e
significados no âmbito da sensibilidade subjetiva das interações sociais,
como resultado de saberes e valores diversos, estabelecidos no domínio de
cada cultura. Neste contexto, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular,
a Música proporciona: A ampliação e a produção dos conhecimentos musicais
passam pela percepção, experimentação, reprodução, manipulação e criação de
materiais sonoros diversos, dos mais próximos aos mais distantes da cultura
musical dos alunos. Esse processo lhes possibilita vivenciara música
interrelacionada à diversidade e desenvolver saberes musicais fundamentais
para sua inserção e participação crítica e ativa na sociedade. (BRASIL, 2017,
p. 196). É notório que a Música contribui para o desenvolvimento crítico dos
educandos, vivenciar a música, o sentir, expressar e pensar a realidade
sonora, as constantes mudanças levam os jovens a identificar as diversas
linguagens e sonoridades expressas, contribuindo para o desenvolvimento das
competências artísticas. Nisto, “[...] o aluno poderá, ao conectar o
imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver
o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano”. (BRASIL,
1998, p. 80). O Teatro é a área da linguagem que possibilita a intensa troca
de experiências entre os alunos, amplia a capacidade de dialogar, de
compartilhar ideias, atitudes e sentimentos, estabelecendo a relação coletiva
dos indivíduos. Nesse contexto: O Teatro instaura a experiência artística
multissensorial de encontro com o outro em performance. Nessa experiência, o
corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de
si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física. Os processos de
criação teatral passam por situações de criação coletiva e colaborativa, por
intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações, caracterizadas
pela interação entre atuantes e espectadores. (BAHIA, 2019, p. 246). Em
síntese, o componente Arte no Ensino Fundamental articula manifestações
culturais de tempos e espaços diversos, incluindo o entorno artístico dos
alunos e as produções artísticas e culturais que lhes são contemporâneas. Do
ponto de vista histórico, social e político, propicia a eles o entendimento
dos costumes e dos valores constituintes das culturas, manifestados em seus
processos e produtos artísticos, o que contribui para sua formação integral O planejamento anual foi elaborado sob
as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Documento Curricular
Referencial da Bahia(DCRB) e nos documentos orientadores do munícipio de
Itamaraju, Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju
(DCRMI). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
organizou o Componente Curricular de Arte, em uma área denominada Área das
Linguagens. Foi estruturado em cinco Unidades Temáticas comuns ao longo de
todo o Ensino Fundamental, porém com progressão nas Habilidades propostas
para cada Ano/Série.
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os
objetivos de Arte no ensino fundamental são concebidos para que o aluno
desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como
indivíduo e como cidadão. Proporcionando o desenvolvimento do pensamento
artístico e da percepção estética caracterizando um modo próprio de ordenar a dar sentido a experiência humana, desenvolvendo com o educando, a sensibilidade, a
percepção e a imaginação no domínio do conhecimento artístico, necessário
para compreender a Arte como meio de humanização da realidade. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 2. Exercitar a
curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências,
incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a
criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e
resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as
diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes
linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita),
corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens
artísticas, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7. Argumentar com base
em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender
ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os
direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado
de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na
diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza. 10. Agir pessoal e
coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos,
inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica estabelecido que os educadores
ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes
domínios que são entendidos como
cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão: determinação, organização, foco,
persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros:
iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional:
tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo:
curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO
COMPONENTE CURRICULAR ARTE PARA O
ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as
competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Arte deve garantir aos alunos o
desenvolvimento de algumas competências específicas: 1-Explorar,
conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e
culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades
tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços,
para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e
sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. 2.
Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas
integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias
de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições
particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas
articulações. 3.
Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente
aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade
brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as
nas criações em Arte. 4.
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação,
ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 5.
Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação
artística. 6.
Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de
forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte
na sociedade. 7.
Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas,
tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e
apresentações artísticas. 8.
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e
colaborativo nas artes. 9.
Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional,
material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo. |
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METODOLOGIAS ·
Sondagem dos conhecimentos prévios através
de imagens, ou atividades práticas; ·
Apresentação
de aulas com ferramentas digitais ( projetor, televisão, celular, etc...) ·
Vídeo
aula ·
Filmes ·
Leitura
e interpretação de textos; ·
Leituras
compartilhadas ·
Conversa informal; ·
Aula
expositiva utilizando o livro didático; ·
Atividades de desenho, pintura,
recorte e colagem ·
Resolução
de atividades individuais e/ou em grupos. ·
Visitas a espaços culturais. ·
Atividades
de pesquisa e construção; ·
Utilizar
desafios, jogos, atividades lúdicas, que ajudam o aluno a pensar, a relacionar
ideias e a realizar descobertas. As metodologias também devem vir
acompanhadas de recursos didáticos, o livro didático utilizado pelos
professores de arte deve ser visto como um recurso, mas não o único, muitos
professores sustentam a base do seu trabalho apenas no livro didático, mas
este não traz todo conhecimento necessário, abordado em sala, devem usar o
livro didático para complementar os debates. É necessário buscar outros
recursos, como por exemplo, o auxílio de computadores da informática, tv,
data show, câmera. Os recursos audiovisuais que dá suporte, a pratica
educativa, chamando atenção do aluno para o tema. Ao planejar a aula o
professor deve escolher diferentes recursos audiovisuais como filme, painel,
revistas, slides e o material confeccionado para despertar no estudante o
desejo de construir na aula prática, com o objetivo do aluno assimilar de
melhor forma os conteúdos, através da sua percepção visual, construindo assim
seu conhecimento. |
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6º ANO |
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I TRIMESTRE |
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UNIDADES TEMÁTICAS: Artes Visuais |
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TEMA INTER CURRICULAR |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
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Gestão da Sala
de Aula: Estratégias de Ensino Para a Promoção da Autonomia, Criatividade e
Protagonismo Docente e Estudantil Perante os Desafios Educacionais” (19/02 a 08/03)
Saúde Ambiental – Combate ao Aedes aegypti. (11/03 a 27/03)
|
Ø Saúde na Escola Ø
Educação
em Direitos Humanos Ø
Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo, Saúde na Escola |
Contextos e
Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de Criação (O Que é
Arte?/Quais emoções as cores me despertam nas obras de Luciano Martins)
Elementos da Linguagem,
Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas. (Combate ao Aedes aegypti) |
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1º TEMA HABILIDADES (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes
visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual,
coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos
convencionais, alternativos e digitais. (EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas,
repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais. (EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, performance etc.). (EF15AR90BA) Experimentar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo
uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais
e não convencionais (EF69AR118BA) Analisar os elementos
constitutivos das Artes Visuais: efeitos de luz e sombra, ilusão de ótica e a
cor ligada ao significado e a emoção, na apreciação de diferentes produções
artísticas. 2ºTEMA
UNIDADES TEMÁTICAS:
Artes Visuais, Dança, Música, Teatro |
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TEMA INTER CURRICULAR
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TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
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Juntos Pelo
Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal (01/04 a
16/05) |
Ø
Saúde na Escola, Cidadania e Civismo Ø
Cidadania
e Civismo, Ciência e Tecnologia Ø Diversidade cultural |
Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Materialidade, Processos
de Criação. (Intervenção Urbana)
Contextos
e Práticas, Materialidades, Processos de Criação Contextos
e Práticas, Processos de Criação Ritmo e Identidade (Arte-Fotografia, Cinema e Meio Ambiente)
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HABILIDADES (EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais
as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais
(cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de
textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão
artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura,
modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR06) Desenvolver processos de
criação em Artes Visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo
individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e
recursos convencionais, alternativos e digitais. (EF15AR07) Reconhecer algumas categorias
do sistema das Artes Visuais (museus, galerias, instituições, artistas,
artesãos, curadores etc.). (EF69AR32) Analisar e explorar, em
projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens
artísticas. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais
(ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento
etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística
(desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem,
instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais,
instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF69AR05) experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR23) Explorar e criar improvisações, composições,
arranjos, jingles,
trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos
acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando
ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa (EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos
cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a
capacidade de apreciação da estética teatral. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídia, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e
responsável. (EF69AR32) Analisar e explorar, em
projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens
artísticas. |
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II TRIMESTE |
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UNIDADES TEMÁTICAS: Teatro, Artes Visuais, Dança, Música,
Artes Integradas |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
|
Juntos
Pelo Planeta- Sustentabilidade
é o Novo Normal! (17/05 a 07/06)
Consumidor
Consciente Empreendedor Eficiente. (10/06 a
27/08) |
Ø Diversidade Cultural
Ø
Educação para valorização do
multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras |
Processos de Criação, Expressões no Teatro, no
Circo e na Mímica Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem,
Materialidades Elemento da linguagem, Processos de
Criação, Contextos e Prática Corpo e Movimento (Leonardo da Vinci e o corpo humano) Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem,
Patrimônio Cultural Contextos e Práticas Histórias
e Rituais (Arte
Rupestre) |
|
(EF69AR29)
Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira
imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico. (EF69AR01)Pesquisar,
apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas,
em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos
diversos etc.), cenográficas,
coreográficas, musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e
analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento
dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em
sua história tradicional e contemporânea. (EF69AR12)
Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do
movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios
próprios. (EF69AR15)
Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola
e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos. (EF69AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR19)
Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no
tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética
musical. (EF69AR29)
Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira
imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico. (EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
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III TRIMESTRE |
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UNIDADES TEMÁTICAS: Dança, Música, Teatro, Artes
Visuais,
Artes Integradas |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
|
Leitura, escrita em movimento. (28/08 a 18/10)
|
Ø Educação
para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais
brasileiras Ø Diversidade cultural |
Contextos e Práticas,
Contextos e Práticas Movimento na Arte Contextos
e Práticas, Processos de Criação, Arte e
Tecnologia (Artes Visuais e o
movimento) (Cantores da Terra) (Itamaraju
Ontem e Hoje) Projeto Quem Sabe
Canta!
Contextos
e Práticas, Processos de Criação Ritmos nas Artes |
|
Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da independência da Bahia. (19/10 a 24/11)
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Ø
Economia
(Educação Fiscal) Ø
Ciência
e Tecnologia Ø
Saúde
na Escola Ø
Cidadania
e Civismo
|
Contextos
e Práticas, Elementos da Linguagem, Materialidades, Linguagem de Sistema,
Processos de Criação, Elementos da Linguagem, Matrizes Esteticas e Culturais,
Patrimônio Cultural Expressão e Emoção |
|
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Ø
Educação
para as Relações Étnico-raciais Ø Educação para a Diversidade |
Contexto
e Práticas Processo
de Criação Matrizes
Estéticas e Culturais Consciência Negra |
|
HABILIDADES (EF69AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e
encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de ( EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da
apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e
circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida
social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
diferentes épocas. (EF69AR24)
Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros
de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação,
circulação e organização da atuação profissional em teatro. (EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos
diversos etc.), cenográficas,
coreográficas, musicais etc. (EF69AR32)
Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre
diversas linguagens artísticas. (EF69AR35)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. (EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço. (EF69AR07)
Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios
imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e
analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR08)
Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer,
entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das
artes visuais. (EF69AR13)
Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança
de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e
a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. (EF69AR19)
Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no
tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética
musical. (EF69AR20)
Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade,
timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais),
jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e
apreciação musicais. (EF69AR25)
Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no
tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética
teatral. (EF69AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na
composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário,
iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários (EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR33)
Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística,
problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da
arte (arte, artesanato, folclore, design etc.). (EF69AR34)
Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas
diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas,
africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de
vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. (EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões
artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira
cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos
educandos dentro e fora da escola. (EF69AR07IT) Proporcionar conhecimentos sobre os aspectos históricos socioculturais
identitários, o negro e suas diversidades e expressões artísticas,
valorizando a cultura Afro, a Consciência Negra, produzir espaços para
apreciação das produções artísticas no ambiente escolar. |
OBJETIVOS,
FUDAMENTOS LEGAIS E PEDAGÓGICOS
AVALIAÇÃO
O processo
de avaliação se dará através conceitos de acordo a Resolução CMEI No 001/2022,
aprovada
pelo Conselho Municipal de Educação em 19/05/2022, disposto no capítulo VI
sobre o
Ensino
Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais.
Art.
35-Usar-se-à no Ensino Fundamental anos iniciais e finais, conceitos como
instrumento de
registro,
com o intuito de informar os resultados obtidos no processo de ensino
aprendizagem.
I-Constituição
dos seguintes conceitos para fins de atividades avaliativas:
S-SATISFATÓRIO: O aluno alcançou os objetivos
determinados pelo componente curricular, em
relação às
atividades avaliativas, assim como inerentes aos bloco/ano que está inserido.
PS-PARTICALMENTE SATISFATÓRIO: O aluno alcançou em nível médio
em relação aos
objetivos
determinados para o componente curricular, inerentes aos bloco/ano que está
inserido,
assim
como, em relação à atividade avaliativa desenvolvida, porém precisa aperfeiçoar
o seu
resultado.
NS-NÃO SATISFATÓRIO:
Aplicar-se-á quando o aluno não alcançou resultados satisfatórios
em relação aos objetivos propostos pelo professor em
determinadas atividades avaliativas dos
componentes curriculares, assim como, inerentes aos
bloco/ano que está inserido.
Art. 36- Nos anos finais do Ensino Fundamental será
promovido para o ano seguinte o aluno que
até o terceiro trimestre atingir os conceitos PS e S. Caso
não atingir esses dois conceitos será
submetido à recuperação final.
MARANHÃO.
Governo do Estado Escola Digna: caderno de orientações pedagógicas - caderno de
Avaliação de Aprendizagem. / Secretaria de Estado da Educação. – São Luís, 2017.
A avaliação acontece no processo diário de ensino e
aprendizagem. Cada atividade, pesquisa, apresentações realizadas pelos alunos
tem como objetivo especifico a aquisição de determinado conhecimento
adquirido. Neste sentido serão utilizados os seguintes recursos avaliativos:
•Diagnóstico – leitura, compreensão dos textos,
expressão oral, expressão escrita e domínio do conhecimento explicita da
língua.
•Auto avaliação.
•Todos os indicadores apresentados no dispositivo de
avaliação do regimento da escola, através da observação, avaliação escrita,
resolução de exercícios, fichas de trabalhos (individuais e em grupo).
•Comportamento – (participação, assiduidade,
reponsabilidade, organização, etc.).
Exemplos de Auto
avaliação:
AUTOAVALIAÇÃO DO
PROFESSOR |
1.
Procuro dar assistência individual aos alunos, atendendo às suas
dificuldades? Como? 2.
Quais os aspectos atitudinais trabalhados nesse período? Como o grupo se
encontra quanto a esses objetivos? 3.
Quais assuntos foram objetos de conhecimento nesse período? Como o grupo se
encontra frente a eles? 4.
O que deve ser melhorado no componente curricular? 5.
Quais aspectos avalio como dificuldades da minha ação pedagógica? 6.
De que maneira conduzo a aula na educação online? 7.
Delego atribuições aos meus alunos para que busquem o conhecimento por si
interações em minhas aulas? São dominadas por poucos? Minhas aulas são
realmente interativas? 8.
Sinto-me à vontade quando meus alunos discordam do meu ponto de vista? Como
próprios? É rotina incorporar tarefa s e
exercícios colaborativos em minhas aulas? 9.
Como me sentiria se um aluno sugerisse algo que ele descobriu em seu processo
de aprendizagem? 10. Qual é a minha
definição de aprendizagem? Que resultados espero de uma aula online? |
AUTOAVALIAÇÃO DO ALUNO |
1.
Minhas contribuições foram significativas? 2.
Compartilhei com os colegas e professor o que aprendi? 3.
Senti-me à vontade para expressar abertamente os meus problemas e minhas
preocupações no grupo? 4. Fiz comentários substanciais sobre o
trabalho de outros participantes? 5.
O trabalho em grupo contribuiu para os meus objetivos de aprendizagem e para
os do componente curricular? 6.
O que foi mais útil e menos útil para mim no processo de aprendizagem? 7.
Alcancei meus objetivos de aprendizagem no estudo? Se não os alcancei, quais
foram os obstáculos? 8.
O que aprendi sobre meu processo de aprendizagem com este objeto de
conhecimento/conteúdo? 9.
O que aprendi nesta aula terá aplicação em outras áreas da minha vida? Onde
aplicarei este conhecimento? 10. Como foi minha participação
na aula? Estou satisfeito com o nível e com a qualidade de minha
participação?
|
Referências:
Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos orientadores do munícipio de
Itamaraju, Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju (DCRMI).
BRITTO, Fabiana Dultra. Temporalidades em dança: parâmetros para uma
história contemporânea. Belo Horizonte: Edição do Autor, 2008
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Música e meio
ambiente: ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.
GIL, José. O movimento total: corpo e dança. Lisboa: Relógio
D’Água Editores, 2001.
file:///C:/Users/User/Downloads/SE%20LIGA%20NA%20ARTE%206%C2%B0%20ANO.pdf (Editora Moderna- SUPERAÇÃO)6ºano
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