1ª Articulação 2021/Pauta

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO                 DE ITAMARAJU

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

Jornada Pedagógica 2021

Data:  25/02/2020 (Quinta-feira)

Horário: Manhã (08h às 11h)

Tema: “As competências socioemocionais em tempo de pandemia”

Componente Curricular: Arte

Articulador: Valdirene Soares de Almeida Pires

PAUTA I - 2021

1. Boas vindas/ Oração (30 min)

  • Quais sentimentos/emoções trago na bagagem em relação a 2020?
  • Quais são as expectativas para este ano de 2021?

 

2. Curta Metragem: Fragmentos para pensar habilidades socioemocionais

https://www.youtube.com/watch?v=V-rXgE_ZDLg

Duração: (03min:10)

Leitura do Poema: Pedaços de mim (Bráulio Bessa)

Discussão dos questionamentos acerca do curta (15 min)

  • Quais emoções estiveram presentes em você ao assistir esse curta metragem?
  • Qual das capacidades que as habilidades socioemocionais proporcionam se identifica com o vídeo? Explique.
  • Que relação existe entre a história do curta metragem com o autoconhecimento?
  • Por que crianças, adolescentes e adultos aparecem com partes do corpo rachadas?
  • Reflita sobre as características da liderança. Esclareça por que ela tem relação com o autoconhecimento.

 3. Fundamentação teórica: Competências Socioemocionais (25 minutos)

Levantamento de conhecimentos prévios

Fazer a relação das competências gerais com as competências socioemocionais (slides)

4. Diagnóstico (20 minutos)

. O que é Diagnóstico de Aprendizagem?

. Qual é o objetivo da avaliação diagnóstica na retomada das aulas?

. Como fazer um Diagnóstico?

5. Planejamento da semana diagnóstica (1h e meia)

Duração da sequência (3 semanas)

6º ao 9º ano

Ø  SUGESTÕES DE VÍDEOS PARA A ACOLHIDA:

Ø  https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY

Ø  https://www.youtube.com/watch?v=VccFfc68VHw

Vídeo 1: MENSAGEM DE VOLTA ÀS AULAS 2021

 

Ø  COMBINADO:

Ø  SUBTEMAS POR ANO:

 

6º ano (Quais emoções as cores me despertam nas obras de Luciano Martins?)

Levantamento de conhecimentos prévios: Dinâmica- O meme ou post da minha quarentena

Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA

Cores:  https://www.youtube.com/watch?v=qFF6IL-1o-k

7º ano ( Cores, emoções e sensações nas obras de Gustavo Rosa)

Levantamento de conhecimentos prévios: Dinâmica- O meme ou post da minha quarentena

Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY

8º ano (Psicologia das cores nas obras de Ivan Cruz)

Levantamento de conhecimentos prévios: Dinâmica- O meme ou post da minha quarentena

Como combinar as cores: https://www.youtube.com/watch?v=Kskd0ircZb8

Ivan Cruz: https://www.youtube.com/watch?v=s5HrZ-LneCE

9º ANO (Misturando as cores com as minhas emoções nas obras de Gildásio Jardim)

Levantamento de conhecimentos prévios: Dinâmica- O meme ou post da minha quarentena

Sugestões de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Kskd0ircZb8

Pintura em tecido com Gildásio Jardim: https://www.youtube.com/watch?v=z1Kywij7SoQ

 

Observação: No decorrer na sequência didática o professor deverá preencher a ficha de avaliação diagnóstica.           

Atividade individual: Domínios de personalidades e suas facetas /Aplicabilidade em sala de aula, responder e depois abrir debate.

6-Vídeo: Assim é a vida

https://www.youtube.com/watch?v=t0XkIZeYc7s            

Duração: 02:15          

Nenhum comentário:

Postar um comentário