8ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: O Ser Humano e a Paisagem Natural

Objeto do conhecimento:  Contextos e Práticas, Elementos da linguagem, Materialidades, Processos de Criação, Matrizes Estéticas e Culturais, Arte e Tecnologia

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas

Ano: 8º                                                    Período: 03 a 14/11/2020                   Aulas: 02

HABILIDADES

 

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes, estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

 

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

 

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.

 

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

 

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

 

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,

política, histórica, econômica, estética e ética.

 

(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística,

problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte,

artesanato, folclore, design etc.).

 

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar,

apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo,

ético e responsável.

 

 

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

 

 

 

 

1ª Aula

 

Santoexpeditodosul.rs.gov.br(acessado em 29/10/2020

 

1ª Etapa: O(A)  professor(a) deverá socializar com os alunos sobre “O Projeto Consciência Negra”, após essa socialização fazer a leitura do texto, em seguida copiar e responder as atividades no caderno:

 

Dia Nacional da Consciência Negra

O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.

Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam. As casas dos escravos eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas dos barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades de suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os índios durante o período de colonização.

Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande problema dessa libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho, continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a tão esperada liberdade não chegou por completo.

(Adaptado de http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-consciencia-negra.htm)

www.acessaber.com.br (acessado em 29/10/2020)

 

Atividade

 

1 – Responda:

a)    De acordo com o texto o Dia 20 de Novembro faz menção a que?

b)    20 de Novembro foi criada em homenagem a Zumbi. Quem foi Zumbi?

c)    Fale a localização do Quilombo dos Palmares e por que ele foi levantado?

d)    Zumbi foi traído por quem?

 

2 – Segundo o texto, ao longo da história o que aconteceu com os Negros?

 

3 – Embora a libertação dos escravos tenha sido um avanço para o Brasil no que diz respeito aos Direitos Humanos, ainda assim deixou aspectos negativos para os negros. Cite quais são esses pontos negativos de acordo com o texto.

 

4 – Nos dias de hoje, que problemas existem ainda em relação a esse fato histórico? A libertação dos Escravos.

 

5 – Fale com suas palavras: Qual a sua opinião sobre as diversas formas de discriminação que existe em nosso meio?

 

6 – Use sua criatividade e faça um desenho em homenagem ao “Dia da Consciência Negra”:

 

 

 

Cachosefatos.com.br(acessado em 29/10/2020)

                       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª Aula

 

1ª Etapa: Após a leitura, copiar e responder  as atividades no caderno:

 

O Ser Humano e a Paisagem Natural

Escolakids.uol.com.br

Paisagem natural é a paisagem que não foi modificada pelo homem, a paisagem cultural é uma paisagem criada pela identidade cultural do homem na sociedade.

Atividade

1 -  Enumere a segunda coluna a partir da primeira com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem cultural:

Coluna 01

(1) Paisagem Natural

(2) Paisagem Cultural

Coluna 02

( ) Parque ambiental criado no espaço urbano de uma cidade

( ) Reserva ambiental em área rural

( ) Hotel fazenda reservado para o turismo

( ) Floresta equatorial não ocupada pelo homem

( ) A rua de uma cidade industrializada

( ) Área do espaço urbano dedicada à promoção de práticas culturais

2 - A paisagem reproduz a expressão de vários tempos, ou seja, o contexto histórico em que ela foi construída. Caracteriza-se pelos elementos que foram inseridos ao longo do tempo e que coexistem com os atuais. Construções, casas, prédios, armazéns, ruas praças e a distribuição deles no espaço compõem os elementos de uma paisagem e podem sofrer transformações ou permanecer inalterados.

MARTINS, D. et al. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos. Volume 01, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.27 – Acessado em 23/10/2020

Diante dessa perspectiva, pode-se afirmar que:

I. Toda paisagem resulta da transformação ocasionada pela ação humana.

II. A paisagem expressa a história das práticas sociais e naturais.

III. Os elementos de uma paisagem podem transformar-se ao longo do tempo.

IV. A construção do espaço geográfico corresponde a uma transformação das paisagens.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II

b) II e III

c) II, III e IV

d) I, III e IV

e) Todas estão corretas.

3 - A paisagem resguarda em si uma combinação de elementos do presente e do passado. Mais do que uma expressão puramente visual, muitas vezes ela resulta de uma interação entre o ser humano e o ambiente, podendo alcançar um aspecto até mesmo emocional.

Nesse sentido, podemos considerar a paisagem cultural como:

a) instrumento mecânico de percepção da realidade.

b) produtora de discursos individualmente percebidos.

c) reflexo direto da compreensão humana.

d) resultado dos significados subjetivos.

e) reprodução visual das atividades afetivas sociais.

 

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-paisagem-natural-cultural.htm - Acessado em 23/10/2020

:

 

 

 

 

 

 

:

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; () Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;      (  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário