SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: O Ser Humano e a Paisagem Natural |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da linguagem, Materialidades, Processos
de Criação, Matrizes Estéticas e Culturais, Arte e Tecnologia |
Unidade Temática: Artes Visuais,
Artes Integradas Ano: 8º Período: 03 a 14/11/2020
Aulas:
02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01)
Pesquisar,
apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas,
em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes, estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02)
Pesquisar
e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no
espaço. (EF69AR04)
Analisar
os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor,
tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes
produções artísticas. (EF69AR05)
Experimentar
e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia, performance etc. (EF69AR06)
Desenvolver
processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses
artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de
materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais. (EF69AR07)
Dialogar
com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e
processos de criação nas suas produções visuais. (EF69AR31) Relacionar as
práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e
ética. (EF69AR33) Analisar aspectos
históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e
as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.). (EF69AR35) Identificar e
manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar
práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético
e responsável. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos. 1ª
Aula Santoexpeditodosul.rs.gov.br(acessado em 29/10/2020 1ª Etapa: O(A) professor(a) deverá socializar com os
alunos sobre “O Projeto Consciência Negra”, após essa socialização fazer a
leitura do texto, em seguida copiar e responder as atividades no caderno: Dia Nacional da Consciência Negra O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de
ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data
foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em
consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares,
um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de
Alagoas, na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares foi levantado para
abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar
maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos
troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O
local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes. Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito,
passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para
prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições
desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas
serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e
capitães do mato, que depois as abandonavam. As casas dos escravos eram de
chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas dos
barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades de
suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com
respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo
pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os
índios durante o período de colonização. Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois
muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi
a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos
escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários,
dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém, com a
Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os
escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande problema dessa
libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho,
continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a
tão esperada liberdade não chegou por completo. (Adaptado de http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-consciencia-negra.htm) www.acessaber.com.br (acessado em 29/10/2020) Atividade 1
– Responda: a)
De
acordo com o texto o Dia 20 de Novembro faz menção a que? b)
20
de Novembro foi criada em homenagem a Zumbi. Quem foi Zumbi? c)
Fale
a localização do Quilombo dos Palmares e por que ele foi levantado? d)
Zumbi
foi traído por quem? 2
– Segundo o texto, ao longo da história o que aconteceu com os Negros? 3
– Embora a libertação dos escravos tenha sido um avanço para o Brasil no que
diz respeito aos Direitos Humanos, ainda assim deixou aspectos negativos para
os negros. Cite quais são esses pontos negativos de acordo com o texto. 4
– Nos dias de hoje, que problemas existem ainda em relação a esse fato
histórico? A libertação dos Escravos. 5
– Fale com suas palavras: Qual a sua opinião sobre as diversas formas de
discriminação que existe em nosso meio? 6
– Use sua criatividade e faça um desenho em homenagem ao “Dia da Consciência
Negra”: Cachosefatos.com.br(acessado em 29/10/2020) 2ª
Aula 1ª Etapa: Após
a leitura, copiar e responder as
atividades no caderno: O
Ser Humano e a Paisagem Natural Escolakids.uol.com.br Paisagem
natural é
a paisagem que não foi modificada pelo homem, a paisagem
cultural é uma paisagem criada pela
identidade cultural do
homem na sociedade. Atividade 1 - Enumere a
segunda coluna a partir da primeira com base nos conceitos de paisagem
natural e paisagem cultural: Coluna 01 (1) Paisagem Natural (2) Paisagem Cultural Coluna 02 ( ) Parque ambiental criado no espaço urbano de uma
cidade ( ) Reserva ambiental em área rural ( ) Hotel fazenda reservado para o turismo ( ) Floresta equatorial não ocupada pelo homem ( ) A rua de uma cidade industrializada ( ) Área do espaço urbano dedicada à promoção de práticas
culturais 2 - A paisagem reproduz a
expressão de vários tempos, ou seja, o contexto histórico em que ela foi
construída. Caracteriza-se pelos elementos que foram inseridos ao longo do
tempo e que coexistem com os atuais. Construções, casas, prédios, armazéns,
ruas praças e a distribuição deles no espaço compõem os elementos de uma
paisagem e podem sofrer transformações ou permanecer inalterados. MARTINS, D. et al. Geografia sociedade e
cotidiano: fundamentos. Volume 01, 3ª ed. São Paulo: escala educacional,
2013. p.27 – Acessado em 23/10/2020 Diante dessa perspectiva, pode-se afirmar que: I. Toda paisagem resulta da transformação ocasionada pela
ação humana. II. A paisagem expressa a história das práticas sociais e
naturais. III. Os elementos de uma paisagem podem transformar-se ao
longo do tempo. IV. A construção do espaço geográfico corresponde a uma
transformação das paisagens. Estão corretas as afirmativas: a) I e II b) II e III c) II, III e IV d) I, III e IV e) Todas estão corretas. 3 - A paisagem resguarda
em si uma combinação de elementos do presente e do passado. Mais do que uma
expressão puramente visual, muitas vezes ela resulta de uma interação entre o
ser humano e o ambiente, podendo alcançar um aspecto até mesmo emocional. Nesse sentido, podemos considerar a paisagem cultural
como: a) instrumento mecânico de percepção da realidade. b) produtora de discursos individualmente percebidos. c) reflexo direto da compreensão humana. d) resultado dos significados subjetivos. e) reprodução visual das atividades afetivas sociais. : : |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; () Computador; (
) Jogos; () Textos Informativos;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
() Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (
) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário