8ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 6ºANO E 7ºANO 2023

 

 8ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Itamaraju em Foco-História da Música

Musicoterapia/Bruno Caliman

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades,Processos de Criação,Contextos e Práticas, Cidade, Cultura e Práticas Culturais  

Unidade Temática:Artes Visuais e Artes Integradas Ano: 6º e 7º  Período: 09/10 a 03/11/2023   Aulas:8                              

HABILIDADES

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR05)Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance etc).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais,com base em temas ou interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais.

 (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF69AR35)  Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais,proposições temáticas ,repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, ins - tituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

(EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª Aula:

1ºMomento: ITAMARAJU

    

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

-Os seus pais nasceram em Itamaraju?

-Você já teve interesse de pesquisar sobre sua cidade?

-Você conhece essa cidade na fotografia? Quais mudanças ocorreram nesse lugar?

 

                                                          HISTÓRIA DE ITAMARAJU

Em 22 de abril de 1500, a frota portuguesa de Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, no atual município de Prado. Itamaraju é um pedaço destas terras que no passado pertenceu a Prado, através da Lei Estadual n.º 1.509 de 5 de outubro de 1961, foi obtida a emancipação política, passando o município a chamar-se “Itamaraju”. A emancipação política administrativa foi idealizada por José Gomes de Almeida e Antônio Fontes Mascarenhas.

  Em 1860, a região, habitada pelos índios pataxós, passou a atrair diversos exploradores para a atividade de extração de madeira, facilitada o acesso pelo Rio Jucuruçu, navegável por mais de cinquenta quilômetros em linha reta se medidos por terra, paralelamente ao curso do rio, para pequenas embarcações.

  Por volta de 1895, a atual cidade de Itamaraju nascia de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos Santos Padroeiros Cosme e Damião. Durante a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o topônimo de Escondido. Tinha uma pequena rua, tortuosa (atual 5 de outubro) com menos de 150 casas, inclusive barracos, na sua maioria construídos de taipas, cobertas com telhas de tabica, palha, de tijolos e telhas de barro.

  Embora fizesse parte do município de Prado, existia uma sociedade particular que o administrava e cobrava aforamento aos seus habitantes. Fazia parte dessa sociedade Virgulino Pereira, Cândido Nascimento, José Guilherme da Rosa, Nestor Camão e outros, quase todos falecidos.

  A vila de Escondido que se tornaria Itamaraju mais tarde, se impulsionou com a febre do comércio de jacarandá, alto preço do cacau, onde surgiram novas fazendas, não só de cacau, tendo Arthur Fontes Mascarenhas como o maior incentivador, como também as fazendas de pecuária e muitos emigrantes, destacando-se a família Barros (Demétrio, Ruy e Ailton) e outros, que muito contribuíram para o desenvolvimento e aspecto urbano da vila.

 O então prefeito José Gomes de Almeida foi a alavanca propulsora desse desenvolvimento, construindo o campo de pouso para pequenos aviões (atual Praça 2 de julho), abertura de estradas para os povoados do Farol (Pirajá), Futuca (Pirají), Arraial do Almeida (São Paulinho), além dos melhoramentos na estrada Guarany-Rio Chay e Prado-Itamaraju, com os desvios das ladeiras da Atividade para o Tururim e do Ribeirão para mais acima, assim como limpeza periódica do Rio Jucuruçu e a construção de um mercado na atual Rua 5 de Outubro.

  Essa série de progresso, trouxe ainda na administração do prefeito José Almeida a ideia da emancipação do Escondido, surgindo, portanto, o município de Itamaraju.

  O nome Itamaraju foi poeticamente ciado pelo pioneiro do cacau, senhor Moisés dos Santos Almeida, a partir dos termos indígenas dos Tupis:

ITA – Pedra (Pedra do Monte Pascoal)

MARA – Matas

JU – Primeira sílaba do nome do Rio Jucuruçu

2ºMomento                                            ATIVIDADE

1- Responda:

a) Qual foi o primeiro nome dado a cidade de Itamaraju?

b) Por que Itamaraju recebeu o nome de escondido?

c) O que você sabe sobre a cidade de Itamaraju?

2- Observe as imagens:

https://i.pinimg.com/736x/de/0c/91/de0c91c3b78ceecebbb64a2cbb4a1c3b.jpg  

      https://sigaanoticia.com.br/wp-content/uploads/2019/04/b2-1.jpg

                                                                                                                  (Acervo: Valdeci Rosa de Almeida) Acessos em 02/10/2023

 

a- Descreva detalhadamente o que você ver nas imagens.

b- Qual a emoção que cada figura pode transmitir?

c- Nas figuras acima vimos o rio Jucuruçu, em diferentes épocas. Por que o rio está diferente nas duas imagens? O que pode ter ocorrido?

d- Qual a importância da construção da ponte para o município?

Professor, converse com os alunos sobre as transformações ocorridas ao longo do tempo, sobre as belezas, os pontos turísticos e os monumentos construídos, na atividade 3 explique aos alunos que em cada foto pesquisada deverá falar sobre os acontecimentos da época, cada localidade pode trabalhar também sua realidade como os rios citados no texto dentre outros.

a- Faça um desenho que melhor representa na sua opinião a Cidade de Itamaraju, usando tinta ou lápis de cor (use sua criatividade).

b- Pesquisar fotos de Itamaraju e fazer uma interpretação cronológica de cada imagem. Das praças, igrejas, padarias...

2ªAula:

1ºMomento

  

 

 

 

Professor peça aos alunos que assistam o vídeo:

https://www.facebook.com/groups/2374083916225541/permalink/2391013247865941/?sfnsn=wiwspwa (Acesso em 02/10/2023)

2ºMomento:

 

MOMENTO FAMÍLIA:

1.    Pergunte a alguém da sua família se conhece ou ouviu falar sobre o professor Roque e sua família. Registre no seu caderno.

2.    Lembre-se de enviar a atividade para a sua professora.

 

3ªAula:

1ºMomento:                                         Artista da terra – Bruno Caliman

                                                   

                Filho de pai capixaba e mãe baiana, Bruno Caliman, viveu parte dos primeiros anos nas cidades Marilândia e Vila Velha (ambas no Espírito Santo) e depois viveu também na cidade baiana Itamaraju e até que se mudou para a cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia.

Sendo compositor letrista de grandes sucessos da música brasileira em vários gêneros musicais, como Domingo de Manhã, Locutor, Seu polícia, 24 Horas Essas são as mais famosas, mas o talentoso Bruno, tem um histórico gigante, de grandes sucessos.

             Bruno começou a compor depois que entrou em uma banda que chamava-se Panela Puc em Itamaraju, banda que tocava besteirol estilo Mamonas Assassinas. A banda durou até meados de 1998, e Bruno seguiu tocando nas calçadas, barzinhos acompanhado apenas de seu fiel escudeiro, o violão, começou a gravar também, pequenos jingles publicitários, e de tanto ouvir que cada jingle criado deveria ser tipo um chicletinho, no sentido de ter que grudar, nesse caso, na mente das pessoas, não teve outro caminho, Bruno criou os sucessos que ouvimos hoje e que ficam em nossa mente. Segundo Bruno, o início de sua carreira, coincidiu com o novo boom da música sertaneja no Brasil, mas como sempre ouvia muito Renato Teixeira, Almir Sater, ele acabou se identificando com essa turma.

               Bruno se considera um cientista maluco, onde seu dormitório é o seu laboratório, onde ele mistura as coisas para ver se explode, não é à toa que o artista tem músicas classificadas até em festivais de MPB, músicas gravadas na Espanha, Argentina e Portugal, além de trilhas sonoras de novelas.

Calimanismo

 

Com o passar do tempo, Caliman foi criando um estilo próprio, que muita gente apelidou de calimanismo.  Segundo ele mesmo, é falar de amor sem usar o verbo amar. Suas músicas têm expressões mais autênticas e coloquiais, como "velhinha gagá" na música "Te Esperando" gravada e lançada por Luan Santana em 2013. Acaba criando canções mais modernas e que abordam o cotidiano das pessoas, sobretudo do jeito de amar.

 

2ºMomento:                                        Atividade

1)         Quem é Bruno Caliman?

2)         Você já ouviu falar em Bruno Caliman, sabia que ele era um artista de nossa cidade?

3)         Você conhece mais músicas do artista?

4)         Como iniciou a história de  Bruno Caliman na música brasileira?

5)         O que o autor quer dizer nas estrofes abaixo:

a)         (...) vai sentar numa cadeira de balanço e lembrar de quando tinha 20 anos (...).

b)         (...) na fila de um banco um lance assim sem graça(...).

6)         Qual o estilo das músicas de Bruno Caliman?

7)         O Calimanismo é um estilo próprio de compor músicas do Bruno. Ele diz que é falar de amor sem usar o verbo amar. Escreva 2 frases que falem de amor sem necessariamente usar o verbo amar.

 

4ªAula:

1ºMomento:

Professor apresente a turma o tema: MUSICOTERAPIA

 

 

Musicoterapia: O que é, para que serve, como funciona e os benefícios.

 

O que é musicoterapia?

Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes.

Pode ser utilizado em qualquer área que haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida.

Além disso, existe a musicoterapia comunitária, ou social, que visa empoderar grupos e possibilitar o engajamento e organização necessários para que os indivíduos do grupo tenham plenas capacidades de enfrentar os desafios comuns da vida em sociedade.

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”.

Como a música age no cérebro?

Um estudo publicado em 2014 analisou como o cérebro funciona quando sob influência de música.

Nesse estudo, os pesquisadores colocaram músicos de jazz para tocar seus instrumentos enquanto faziam uma ressonância magnética do cérebro. Essa prática serviu para averiguar quais partes do cérebro se acendiam quando os músicos estavam tocando.

Além de se constatar que todas aquelas regiões foram de fato ativadas, os pesquisadores pediram que os músicos improvisassem em conjunto. Isso possibilitou a constatação de que o cérebro, quando estamos improvisando uma música em conjunto, funciona de uma maneira muito similar a quando estamos conversando oralmente com outra pessoa.

Essa descoberta serve de respaldo para musicoterapia e seus benefícios para processos comunicativos, visto que as mesmas áreas de comunicação se acendem tanto quando estamos conversando como quando estamos tocando algum instrumento com outra pessoa.

Além disso, a música ativa diversas regiões do cérebro responsáveis pela memória, como o hipocampo. Isso faz com que ela possa ser utilizada de forma terapêutica em pacientes que sofrem com doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Como funciona a musicoterapia?

É bastante difícil descrever o que acontece em uma sessão de musicoterapia, pois existem diversas abordagens de tratamento.

Ele pode ser realizado com o paciente passivo, somente escutando o musicoterapeuta tocando, ou ativo, ou seja, participando e fazendo música com o terapeuta.

Essas sessões de terapia são muito úteis para ajudar no desenvolvimento de habilidades comunicativas e de autoexpressão.

Também é possível que a musicoterapia seja utilizada em grupos, em que todos os membros tocam algum instrumento em conjunto e participam da execução de uma música. Segundo os estudos de caso, as sessões ajudam os pacientes a se soltarem mais e expressarem as próprias emoções com mais facilidade.

 

2ºMomento:

Atividade

 

  1. De que forma a música está presente em sua vida?
  2. Você gosta de ouvir músicas? Quais ritmos você prefere?
  3. O que é a musicoterapia?
  4. Como a música age no cérebro?
  5. Qualquer tipo de música pode ser usado na musicoterapia? Explique:

 

 

5ª Aula:

1ºMomento:

 

A música é um dos elementos mais importantes das artes, visto que sua origem nos leva aos tempos mais antigos da humanidade. As primeiras civilizações já usavam a música em suas festas, em seus eventos religiosos e culturais. A música é considerada a sucessão de sons e silêncio em um determinado período de tempo. Hoje, a manifestação artística através da música possui uma extrema importância na vida do homem. Ela está presente ao nosso redor e sempre vamos identificá-la em nossas vidas: toques de celulares, sons do computador, propagandas de TV, teatros, dentre outros.

 2ºMomento:                                               ATIVIDADE

1-           Qual o significado da palavra música?

 

2-           Para você, por que a música é importante para a humanidade?

 

3-           A música está presente em nossas vidas. Como podemos identificá-la?

 

4 -       Ouvir, cantar e desenhar;

Ouça sua música preferida. Faça desenhos enquanto as ouve ou crie imagens para descrever as

sensações que elas lhe provocam.

 

6ª Aula:                                         

1ºMomento:                                      História da Música

 

 

                              

https://www.portalescolar.net/2014/01/atividades-de-arte-6-ano-exercicios.html?m=1Acessado:02/10/2023

 

2ºMomento:                                                    ATIVIDADE

 

2- Como o homem da pré-história começou a fazer música?

3- Defina como era a música em:

 

·         Roma –

·         Egito –

·         África –

 

4 – No Brasil a influência musical  veio de:

a) (    ) Itamaraju   b) (    ) Roma  c) (   ) Portugal   d) Porto Seguro

 

 

7ªAula: 

1ºMomento: Criar, combinar e integrar expressões sonoras

 

SOM

Você já observou os sons à sua volta? Eles são fortes ou fracos? São agudos ou graves? São agradáveis?

O som é um fenômeno acústico. São ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por meio (gasoso, sólido ou líquido) de propagação de frequências regulares ou não.

Que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelo nosso cérebro. Os sons são produzidos por vibrações.

Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas

se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos.

Essa propagação é semelhante as ondulações que se formam na água de um lago quando

jogamos uma pequena pedra.

Você percebe os sons característicos de certos ambientes? Existem vários tipos de sons. Podemos percebê-los e registrá-los.

 

Faça uma experiência auditiva. Preste atenção, por alguns instantes, nos sons do ambiente onde

você está e procure distingui-los.

1. Há sons muito longos?

2. Outros sons são

mais curtos?

3. Quais sons se repetem?

 4. Você percebe sons graves, agudos, fortes, fracos, de timbres

diferentes?

Os sons podem ser classificados com base no estudo de características das fontes sonoras.

Durante nossa vida, temos experiências com inúmeras sonoridades diferentes. Com o tempo, criamos uma espécie de memória sonora

É por essa razão que aprendemos a reconhecer os sons, seja a voz de uma pessoa ou o ruído

de um carro ou de um lugar. Assim, aprendemos a perceber parâmetros sonoros que são classificados, de modo geral, em: timbre, intensidade, altura e duração.

A música é formada por três elementos: ritmo, harmonia e melodia. As notas formam a melodia, o ritmo é que ordenará essa melodia no compasso, o compositor harmonizará todos esses elementos e pensará nos instrumentos que tocarão essa música. Tudo deve combinar e fazer sentido ao ouvido. Na música, até as pausas são importantes, pois elas contribuem para a composição musical. 

 

 

 2ºMomento: Responda

1- O que é o som?

________________________________________________________________________________

2- Como são produzidos os sons?

________________________________________________________________________________

3-Quantos são os elementos formadores do som? E quais são eles?

_______________________________________________________________________________________

 

                         

                        

8ª Aula 

1ºMomento:                                      Continuando

                                                         

 

Timbre – Pode-se dizer que o Timbre é a “cor “do som. Aquilo que distingue a qualidade do som

ou a voz de um instrumento ou cantor. Por exemplo, diferenciar o som da flauta ao do clarinete

ou a voz de um soprano à de um tenor. Cada objeto ou material possui um timbre que é soprano à de um tenor Cada objeto ou material possui um timbre que é único, assim como cada pessoa possui um timbre próprio de voz , tão individual quanto as impressões digitais.

Intensidade- é a propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se ele é fraco (baixa

intensidade) ou se é forte( alta intensidade), Ao se propagar, as ondas sonoras transmitem energias que se espalham em todas as regiões, Quanto maior é a energia que a onda transporta, maior é a intensidade do som que nosso ouvido percebe.

E semelhante ao que habitualmente chamamos de volume.

Altura -  é por meio da altura que podemos distinguir um som agudo(fininho), de um som grave(

grosso).A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e as vibrações lentas produzem os sons graves.

As vibrações que definem cada uma das notas musicais são: Dó - ré- mi- fá – sol – lá – si

Duração – a duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, istoé, se o som é curto

(rápido) ou longo (demorado). É a característica que revela o tempo de emissão de um som, depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz.

Alguns sons possuem ressonância curta, istoé, continuam soando por um breve período de tempo

como o som dos tambores, e outros que permanecem soando por um período de tempo maior.

Densidade-A densidade sonora é a qualidade que estabelece um maior ou menor número de sons simultâneos (que são produzidos ao mesmo tempo). Quando ouvimos um grande conjunto de

timbres simultaneamente dizemos que a música em questão tem uma grande densidade sonora.

 

Se possível assista aos vídeos propriedades do som : https://youtu.be/fLMnXXUGcac

                                                                                                                              https://www.youtube.com/watch?v=JcniLxce83Q (Acesso em 02/10/2023)

                                                              CONCLUSÃO

 

Portanto, a música é uma modalidade que contribui para o desenvolvimento da mente humana, promovendo o equilíbrio, proporcionando bem-estar, ajudando na concentração e no desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

 

Fontes:

www.infoescola.com / www.arte.seed.pr.gov.br/ 

www.significados.com.br / www.sabra.org.br 

(Texto adaptado por Tudo Sala de Aula

 

 

2ºMomento:                           ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Observe as figuras de acordo com a intensidade isso é, do som mais fraco para o mais forte.

a)Quais são as imagens que apresentam o som mais fraco –

b)Quais são as imagens que apresentam o som mais forte -

2. Recorte de revista ou desenhe três imagens. Descreva as propriedades do som que essa imagem produz. O som é alto ou baixo. É curto ou longo. É grave ou agudo?

Alguns exemplos: apito, leão, flauta, violino, contrabaixo, trovão, sirene da ambulância, telefone tocando.

Imagens ou desenhos

descrição dos sons

 

Agudo/ baixo

 

 

 

 

 

 

Fontes:Acessados em 02/10/2023

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (x  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  ( ) Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

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