8ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema: Itamaraju
em Foco-História da Música Musicoterapia/Bruno
Caliman Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e
Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem,
Materialidades,Processos de Criação,Contextos e Práticas, Cidade, Cultura e Práticas
Culturais |
Unidade Temática:Artes
Visuais e Artes Integradas Ano: 6º e 7º Período: 09/10 a
03/11/2023 Aulas:8 |
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HABILIDADES |
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(EF15AR01) Identificar e apreciar formas
distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu
contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional,
cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o
repertório imagético. (EF69AR05)Experimentar e analisar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance
etc). (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em
artes visuais,com base em temas ou interesses artísticos,de modo
individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de materiais ,instrumentos e
recursos convencionais,alternativos e digitais. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes
tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e
responsável. (EF69AR07) Dialogar com princípios
conceituais,proposições temáticas ,repertórios imagéticos e processos de
criação nas suas produções visuais. (EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do
sistema das artes visuais (museus, galerias, ins - tituições, artistas,
artesãos, curadores etc.). (EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as
diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das
produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura
local e das produções dos educandos dentro e fora da escola. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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Experimentar a ludicidade, a percepção,
a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora
dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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1ª Aula: 1ºMomento: ITAMARAJU Ø Levantando conhecimentos
prévios. -Os seus pais nasceram em Itamaraju? -Você já teve interesse de pesquisar sobre sua cidade? -Você conhece essa cidade na fotografia? Quais mudanças
ocorreram nesse lugar?
HISTÓRIA
DE ITAMARAJU Em 22 de abril de 1500, a frota portuguesa
de Pedro
Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, no atual município de
Prado. Itamaraju é um pedaço destas terras que no passado pertenceu a Prado,
através da Lei Estadual n.º 1.509 de 5 de outubro de 1961, foi obtida a
emancipação política, passando o município a chamar-se “Itamaraju”. A
emancipação política administrativa foi idealizada por José Gomes de Almeida
e Antônio Fontes Mascarenhas. Em
1860, a região, habitada pelos índios pataxós, passou a atrair diversos
exploradores para a atividade de extração de madeira, facilitada o acesso
pelo Rio Jucuruçu, navegável por mais de cinquenta quilômetros em linha reta
se medidos por terra, paralelamente ao curso do rio, para pequenas
embarcações. Por
volta de 1895, a atual cidade de Itamaraju nascia de um povoado denominado
Dois Irmãos, em louvor aos Santos Padroeiros Cosme e Damião. Durante a Guerra
do Paraguai,
ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o
topônimo de Escondido. Tinha uma pequena rua, tortuosa (atual 5 de outubro)
com menos de 150 casas, inclusive barracos, na sua maioria construídos de
taipas, cobertas com telhas de tabica, palha, de tijolos e telhas de barro. Embora
fizesse parte do município de Prado, existia uma sociedade particular que o
administrava e cobrava aforamento aos seus habitantes. Fazia parte dessa
sociedade Virgulino Pereira, Cândido Nascimento, José Guilherme da Rosa,
Nestor Camão e outros, quase todos falecidos. A
vila de Escondido que se tornaria Itamaraju mais tarde, se impulsionou com a
febre do comércio de jacarandá, alto preço do cacau, onde surgiram novas
fazendas, não só de cacau, tendo Arthur Fontes Mascarenhas como o maior
incentivador, como também as fazendas de pecuária e muitos emigrantes,
destacando-se a família Barros (Demétrio, Ruy e Ailton) e outros, que muito
contribuíram para o desenvolvimento e aspecto urbano da vila. O
então prefeito José Gomes de Almeida foi a alavanca propulsora desse
desenvolvimento, construindo o campo de pouso para pequenos aviões (atual
Praça 2 de julho), abertura de estradas para os povoados do Farol (Pirajá),
Futuca (Pirají), Arraial do Almeida (São Paulinho), além dos melhoramentos na
estrada Guarany-Rio Chay e Prado-Itamaraju, com os desvios das ladeiras da
Atividade para o Tururim e do Ribeirão para mais acima, assim como limpeza
periódica do Rio Jucuruçu e a construção de um mercado na atual Rua 5 de
Outubro. Essa
série de progresso, trouxe ainda na administração do prefeito José Almeida a
ideia da emancipação do Escondido, surgindo, portanto, o município de
Itamaraju. O
nome Itamaraju foi poeticamente ciado pelo pioneiro do cacau, senhor Moisés
dos Santos Almeida, a partir dos termos indígenas dos Tupis: ITA – Pedra (Pedra do
Monte Pascoal) MARA – Matas JU – Primeira sílaba do
nome do Rio Jucuruçu 2ºMomento ATIVIDADE 1- Responda: a) Qual foi o primeiro
nome dado a cidade de Itamaraju? b)
Por que Itamaraju recebeu o nome de escondido? c)
O que você sabe
sobre a cidade de Itamaraju? 2- Observe as imagens: https://i.pinimg.com/736x/de/0c/91/de0c91c3b78ceecebbb64a2cbb4a1c3b.jpg https://sigaanoticia.com.br/wp-content/uploads/2019/04/b2-1.jpg
(Acervo:
Valdeci Rosa de Almeida) Acessos em 02/10/2023 a- Descreva detalhadamente
o que você ver nas imagens. b- Qual a emoção que cada
figura pode transmitir? c- Nas figuras acima vimos
o rio Jucuruçu, em diferentes épocas. Por que o rio está diferente nas duas
imagens? O que pode ter ocorrido? d- Qual a importância da
construção da ponte para o município? Professor, converse com os
alunos sobre as transformações ocorridas ao longo do tempo, sobre as belezas,
os pontos turísticos e os monumentos construídos, na atividade 3 explique aos
alunos que em cada foto pesquisada deverá falar sobre os acontecimentos da
época, cada localidade pode trabalhar também sua realidade como os rios
citados no texto dentre outros. a- Faça um desenho que
melhor representa na sua opinião a Cidade de Itamaraju, usando tinta ou lápis
de cor (use sua criatividade). b- Pesquisar fotos de
Itamaraju e fazer uma interpretação cronológica de cada imagem. Das praças,
igrejas, padarias... 2ªAula: 1ºMomento Professor peça aos alunos que assistam o
vídeo: https://www.facebook.com/groups/2374083916225541/permalink/2391013247865941/?sfnsn=wiwspwa (Acesso em 02/10/2023) 2ºMomento: MOMENTO
FAMÍLIA: 1.
Pergunte
a alguém da sua família se conhece ou ouviu falar sobre o professor Roque e
sua família. Registre no seu caderno. 2.
Lembre-se
de enviar a atividade para a sua professora. 3ªAula: 1ºMomento: Artista da terra – Bruno Caliman
Filho de pai capixaba e mãe baiana, Bruno Caliman, viveu parte dos
primeiros anos nas cidades Marilândia e Vila Velha (ambas no Espírito Santo)
e depois viveu também na cidade baiana Itamaraju e até que se mudou para a
cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia. Sendo compositor letrista de grandes sucessos da
música brasileira em vários gêneros musicais, como Domingo de Manhã, Locutor,
Seu polícia, 24 Horas Essas são as mais famosas, mas o talentoso Bruno, tem
um histórico gigante, de grandes sucessos.
Bruno começou a compor depois que entrou em uma banda que chamava-se
Panela Puc em Itamaraju, banda que tocava besteirol estilo Mamonas Assassinas.
A banda durou até meados de 1998, e Bruno seguiu tocando nas calçadas,
barzinhos acompanhado apenas de seu fiel escudeiro, o violão, começou a
gravar também, pequenos jingles publicitários, e de tanto ouvir que cada
jingle criado deveria ser tipo um chicletinho, no sentido de ter que grudar,
nesse caso, na mente das pessoas, não teve outro caminho, Bruno criou os
sucessos que ouvimos hoje e que ficam em nossa mente. Segundo Bruno, o início
de sua carreira, coincidiu com o novo boom da música sertaneja no Brasil, mas
como sempre ouvia muito Renato Teixeira, Almir Sater, ele acabou se
identificando com essa turma.
Bruno se considera um cientista maluco, onde seu dormitório é o seu
laboratório, onde ele mistura as coisas para ver se explode, não é à toa que
o artista tem músicas classificadas até em festivais de MPB, músicas gravadas
na Espanha, Argentina e Portugal, além de trilhas sonoras de novelas. Calimanismo Com o passar do tempo, Caliman foi criando um
estilo próprio, que muita gente apelidou de calimanismo. Segundo ele mesmo, é falar de amor sem usar
o verbo amar. Suas músicas têm expressões mais autênticas e coloquiais, como
"velhinha gagá" na música "Te Esperando" gravada e
lançada por Luan Santana em 2013. Acaba criando canções mais modernas e que
abordam o cotidiano das pessoas, sobretudo do jeito de amar. 2ºMomento: Atividade 1) Quem
é Bruno Caliman? 2) Você
já ouviu falar em Bruno Caliman, sabia que ele era um artista de nossa
cidade? 3) Você
conhece mais músicas do artista? 4) Como
iniciou a história de Bruno Caliman na
música brasileira? 5) O
que o autor quer dizer nas estrofes abaixo: a) (...)
vai sentar numa cadeira de balanço e lembrar de quando tinha 20 anos (...). b) (...)
na fila de um banco um lance assim sem graça(...). 6) Qual
o estilo das músicas de Bruno Caliman? 7) O
Calimanismo é um estilo próprio de compor músicas do Bruno. Ele diz
que é falar de amor sem usar o verbo amar. Escreva 2 frases que falem de amor
sem necessariamente usar o verbo amar. 4ªAula: 1ºMomento: Professor apresente a turma o tema: MUSICOTERAPIA Musicoterapia: O que é, para que serve, como funciona e os benefícios. O que é musicoterapia? Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e
serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca
facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes. Pode ser utilizado em qualquer área que
haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de
prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida. Além disso, existe a musicoterapia
comunitária, ou social, que visa empoderar grupos e possibilitar o
engajamento e organização necessários para que os indivíduos do grupo tenham
plenas capacidades de enfrentar os desafios comuns da vida em sociedade. Segundo a Federação Mundial de
Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e
restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma
melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor
qualidade de vida”. Como a música age no cérebro? Um estudo publicado em 2014 analisou como o
cérebro funciona quando sob influência de música. Nesse estudo, os pesquisadores colocaram
músicos de jazz para tocar seus instrumentos enquanto faziam uma ressonância
magnética do cérebro. Essa prática serviu para averiguar quais partes do
cérebro se acendiam quando os músicos estavam tocando. Além de se constatar que todas aquelas
regiões foram de fato ativadas, os pesquisadores pediram que os músicos
improvisassem em conjunto. Isso possibilitou a constatação de que o cérebro,
quando estamos improvisando uma música em conjunto, funciona de uma maneira
muito similar a quando estamos conversando oralmente com outra pessoa. Essa descoberta serve de respaldo para
musicoterapia e seus benefícios para processos comunicativos, visto que as
mesmas áreas de comunicação se acendem tanto quando estamos conversando como
quando estamos tocando algum instrumento com outra pessoa. Além disso, a música ativa diversas regiões
do cérebro responsáveis pela memória, como o hipocampo. Isso faz com que ela
possa ser utilizada de forma terapêutica em pacientes que sofrem com doenças
neurodegenerativas, como o Alzheimer. Como funciona a musicoterapia? É bastante difícil descrever o que acontece
em uma sessão de musicoterapia, pois existem diversas abordagens de
tratamento. Ele pode ser realizado com o paciente
passivo, somente escutando o musicoterapeuta tocando, ou ativo, ou seja,
participando e fazendo música com o terapeuta. Essas sessões de terapia são muito úteis
para ajudar no desenvolvimento de habilidades comunicativas e de
autoexpressão. Também é possível que a musicoterapia seja
utilizada em grupos, em que todos os membros tocam algum instrumento em
conjunto e participam da execução de uma música. Segundo os estudos de caso,
as sessões ajudam os pacientes a se soltarem mais e expressarem as próprias
emoções com mais facilidade. 2ºMomento: Atividade
5ª Aula: 1ºMomento: A música é um dos elementos mais importantes das artes, visto que sua
origem nos leva aos tempos mais antigos da humanidade. As primeiras
civilizações já usavam a música em suas festas, em seus eventos religiosos e
culturais. A música é considerada a sucessão de sons e silêncio em um determinado
período de tempo. Hoje, a manifestação artística através da música possui uma
extrema importância na vida do homem. Ela está presente ao nosso redor e
sempre vamos identificá-la em nossas vidas: toques de celulares, sons do
computador, propagandas de TV, teatros, dentre outros. 2ºMomento: ATIVIDADE 1-
Qual o
significado da palavra música? 2-
Para
você, por que a música é importante para a humanidade? 3-
A
música está presente em nossas vidas. Como podemos identificá-la? 4 - Ouvir, cantar e desenhar; Ouça sua música
preferida. Faça desenhos enquanto as ouve ou crie imagens para descrever as sensações
que elas lhe provocam. 6ª Aula: 1ºMomento: História da Música
https://www.portalescolar.net/2014/01/atividades-de-arte-6-ano-exercicios.html?m=1Acessado:02/10/2023 2ºMomento: ATIVIDADE 2- Como o homem da pré-história começou a fazer música? 3- Defina como era a música em: ·
Roma – ·
Egito – ·
África – 4 – No Brasil a influência musical
veio de: a) ( ) Itamaraju b) (
) Roma c) ( ) Portugal d) Porto Seguro 7ªAula: 1ºMomento: Criar,
combinar e integrar expressões sonoras SOM Você já observou os sons à sua volta? Eles
são fortes ou fracos? São agudos ou graves? São agradáveis? O som é um fenômeno
acústico. São ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer,
transmitida por meio (gasoso, sólido ou líquido) de propagação de frequências
regulares ou não. Que são captadas
pelos nossos ouvidos e interpretadas pelo nosso cérebro. Os sons são
produzidos por vibrações. Quando agitamos ou
tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando
ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa propagação é
semelhante as ondulações que se formam na água de um lago quando jogamos uma pequena
pedra. Você percebe os sons
característicos de certos ambientes? Existem vários tipos de sons. Podemos percebê-los
e registrá-los. Faça uma experiência auditiva. Preste atenção, por
alguns instantes, nos sons do ambiente onde você está e procure
distingui-los. 1. Há sons muito
longos? 2. Outros sons são mais curtos? 3. Quais sons se
repetem? 4. Você percebe sons graves, agudos, fortes,
fracos, de timbres diferentes? Os sons podem ser
classificados com base no estudo de características das fontes sonoras. Durante nossa vida,
temos experiências com inúmeras sonoridades diferentes. Com o tempo, criamos uma
espécie de memória sonora É por essa razão que
aprendemos a reconhecer os sons, seja a voz de uma pessoa ou o ruído de um carro ou de um lugar.
Assim, aprendemos a perceber parâmetros sonoros que são classificados, de
modo geral, em: timbre, intensidade, altura e duração. A música é formada
por três elementos: ritmo, harmonia e melodia. As notas formam a melodia, o
ritmo é que ordenará essa melodia no compasso, o compositor harmonizará todos
esses elementos e pensará nos instrumentos que tocarão essa música. Tudo deve
combinar e fazer sentido ao ouvido. Na música, até as pausas são importantes,
pois elas contribuem para a composição musical. 2ºMomento: Responda 1- O que é o som? ________________________________________________________________________________ 2- Como são produzidos os sons? ________________________________________________________________________________ 3-Quantos
são os elementos formadores do som? E quais são eles? _______________________________________________________________________________________ 8ª Aula 1ºMomento:
Continuando
Timbre – Pode-se dizer que o
Timbre é a “cor “do som. Aquilo que distingue a qualidade do som ou a voz de um
instrumento ou cantor. Por exemplo, diferenciar o som da flauta ao do clarinete ou a voz de um soprano
à de um tenor. Cada objeto ou material possui um timbre que é soprano à de um
tenor Cada objeto ou material possui um timbre que é único, assim como cada
pessoa possui um timbre próprio de voz , tão individual quanto as impressões
digitais. Intensidade-
é a propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se ele
é fraco (baixa intensidade)
ou se é forte( alta intensidade), Ao se propagar, as ondas sonoras transmitem
energias que se espalham em todas as regiões, Quanto maior é a energia que a
onda transporta, maior é a intensidade do som que nosso ouvido percebe. E
semelhante ao que habitualmente chamamos de volume. Altura - é por meio da altura que podemos
distinguir um som agudo(fininho), de um som grave( grosso).A
altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas
produzem sons agudos e as vibrações lentas produzem os sons graves. As
vibrações que definem cada uma das notas musicais são: Dó - ré- mi- fá
– sol – lá – si Duração –
a duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos,
istoé, se o som é curto (rápido)
ou longo (demorado). É a característica que revela o tempo de emissão de um
som, depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz. Alguns
sons possuem ressonância curta, istoé, continuam soando por um breve período
de tempo como o
som dos tambores, e outros que permanecem soando por um período de tempo
maior. Densidade-A
densidade sonora é a qualidade que estabelece um maior ou menor número de
sons simultâneos (que são produzidos ao mesmo tempo). Quando ouvimos um
grande conjunto de timbres
simultaneamente dizemos que a música em questão tem uma grande densidade
sonora. Se possível assista aos
vídeos propriedades do som : https://youtu.be/fLMnXXUGcac
https://www.youtube.com/watch?v=JcniLxce83Q (Acesso
em 02/10/2023)
CONCLUSÃO Portanto, a música
é uma modalidade que contribui para o desenvolvimento da mente humana,
promovendo o equilíbrio, proporcionando bem-estar, ajudando na concentração e
no desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas
para o pensamento. Fontes: www.infoescola.com
/ www.arte.seed.pr.gov.br/ www.significados.com.br
/ www.sabra.org.br (Texto adaptado
por Tudo Sala de Aula 2ºMomento: ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU 1. Observe as figuras de acordo com a intensidade isso é,
do som mais fraco para o mais forte. a)Quais são as imagens que apresentam
o som mais fraco – b)Quais são as imagens que apresentam o som mais forte - 2. Recorte de revista ou desenhe três
imagens. Descreva as propriedades do som que essa imagem produz. O som é alto
ou baixo. É curto ou longo. É grave ou agudo? Alguns exemplos: apito, leão, flauta,
violino, contrabaixo, trovão, sirene da ambulância, telefone tocando.
Fontes:Acessados
em 02/10/2023 |
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RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; (x
) Outros: |
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AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (
) Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
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